BRPI0611551A2 - montagem tridimensional - Google Patents

montagem tridimensional Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611551A2
BRPI0611551A2 BRPI0611551-9A BRPI0611551A BRPI0611551A2 BR PI0611551 A2 BRPI0611551 A2 BR PI0611551A2 BR PI0611551 A BRPI0611551 A BR PI0611551A BR PI0611551 A2 BRPI0611551 A2 BR PI0611551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
slot
piece
pieces
dimensional
dimensional structure
Prior art date
Application number
BRPI0611551-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Fabio Eduardo Elias
Original Assignee
Fabio Eduardo Elias
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fabio Eduardo Elias filed Critical Fabio Eduardo Elias
Publication of BRPI0611551A2 publication Critical patent/BRPI0611551A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63FCARD, BOARD, OR ROULETTE GAMES; INDOOR GAMES USING SMALL MOVING PLAYING BODIES; VIDEO GAMES; GAMES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • A63F9/00Games not otherwise provided for
    • A63F9/06Patience; Other games for self-amusement
    • A63F9/12Three-dimensional jig-saw puzzles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H33/00Other toys
    • A63H33/04Building blocks, strips, or similar building parts
    • A63H33/06Building blocks, strips, or similar building parts to be assembled without the use of additional elements
    • A63H33/08Building blocks, strips, or similar building parts to be assembled without the use of additional elements provided with complementary holes, grooves, or protuberances, e.g. dovetails
    • A63H33/084Building blocks, strips, or similar building parts to be assembled without the use of additional elements provided with complementary holes, grooves, or protuberances, e.g. dovetails with grooves
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44CPRODUCING DECORATIVE EFFECTS; MOSAICS; TARSIA WORK; PAPERHANGING
    • B44C5/00Processes for producing special ornamental bodies
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63FCARD, BOARD, OR ROULETTE GAMES; INDOOR GAMES USING SMALL MOVING PLAYING BODIES; VIDEO GAMES; GAMES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • A63F9/00Games not otherwise provided for
    • A63F9/06Patience; Other games for self-amusement
    • A63F9/12Three-dimensional jig-saw puzzles
    • A63F9/1208Connections between puzzle elements
    • A63F2009/1228Connections between puzzle elements slidable connections

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Toys (AREA)

Abstract

MONTAGEM TRIDIMENSIONAL. Uma montagem tridimensional é construída de três peças bi-dimensionais. Cada peça é formada com duas fendas de modo que as peças são operacionalmente idênticas e são intercambiáveis, e de modo que as peças podem ser formadas em uma estrutura sem que haja dobramento/flexão das peças e de modo que nem todas as peças compartilhem uma linha comum de intersecção/cruzamento; a estrutura tridimensional resultante pode ser utilizada como um brinquedo, quebra-cabeça, ornamento, estrutura de engenharia, etc.

Description

"MONTAGEM TRIDIMENSIONAL".
Campo da Invenção
Esta invenção refere-se a uma montagemdecorativa tridimensional. Mais especificamente, esta invenção estárelacionada a uma estrutura tridimensional que é montada a partir de3 (três) peças planas e que pode ser usada como quebra-cabeças,brinquedo, decoração, estrutura de engenharia, etc.
Tecnologia de Ponta.
Estruturas tridimensionais são desejáveis paramuitas utilizações tais como decorações ou brinquedos. Além disso,estruturas que requerem montagem são freqüentemente usadas comoquebra-cabeças, brinquedos e semelhantes. As estruturas existentessão um tanto limitadas quanto à maneira que podem ser montadas.
Por exemplo, algumas estruturas tridimensionais contêm peças queestão todas direcionadas de forma que cada peça plana incide aolongo de um eixo comum. Outras estruturas tridimensionais requeremo dobramento das peças individuais para montar as peças em umaestrutura final, o que limita a escolha dos materiais usados para fazera estrutura.
É, portanto, desejável uma estruturatridimensional que possa ser montada com um mínimo ou semdobramento das peças ou então que permita que as peças individuaissejam montadas de forma a ficarem dispostas em diversos planos quese cruzam.
RESUMO DA INVENÇÃO
Um dos objetivos desta invenção é ofereceruma estrutura tridimensional aprimorada. Mais especificamente,trata-se de uma estrutura que pode ser montada engatando-se peçasbi-dimensionais.De acordo com um dos aspectos destainvenção, uma estrutura é fornecida em que peças bi-dimensionaispodem ser montadas formando uma estrutura tridimensional.
As peças podem ser dispostas em ângulosretos umas com as outras quando montadas. De acordo com outroaspecto da invenção, as peças bi-dimensionais poder ser formadas demodo que cada uma das peças seja funcionalmente idêntica. Assim,cada peça pode ter fendas ou cortes inter-conectados idênticos e aspeças são intercambiáveis na construção da montagem tridimensionalresultante.
Estes e outros aspectos desta invenção sãorealizados em uma montagem tridimensional como mostrado edescrito abaixo nas figuras e na descrição relacionada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Diversas representações desta invenção sãomostradas e descritas com referências aos desenhos numerados:
FIG.l mostra uma vista de cima de uma peçade uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG.2 mostra uma vista de cima de uma outrapeça de uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG 3 mostra uma vista lateral da peçaestrutural da FIG.2 tirada ao longo da linha 3-3;
FIG.4 mostra uma vista lateral da peçaestrutural da FIG.2 tirada ao longo da linha 4-4;
FIG. 5 mostra uma vista de cima de uma outrapeça de uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG.6 mostra uma vista de cima de uma outrapeça de uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;FIG.7 mostra uma vista de cima de uma outrapeça de uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG.8 mostra uma vista de cima de uma outrapeça de uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG.9 mostra uma vista de cima de uma outrapeça de uma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG.10 mostra uma vista em perspectiva deuma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
FIG.ll mostra uma outra vista emperspectiva de uma estrutura tridimensional de acordo com estainvenção;
FIG. 12 mostra ainda outra vista emperspectiva de uma estrutura tridimensional de acordo com estainvenção;
FIG. 13 mostra vistas de cima de peças deuma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção; e
FIG. 14 mostra uma vista em perspectiva deuma estrutura tridimensional de acordo com esta invenção;
Fica entendido que os desenhos sãoilustrativos e não limitam o escopo da invenção que está definido nasreivindicações apensas. As diversas representações mostradascobrem diversos aspectos e objetos da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Os desenhos serão agora discutidos emrelação aos numerais neles contidos para facilitar aos habilidosos naarte a porem em prática esta invenção. Os desenhos e as descriçõesexemplificam os diversos aspectos da invenção e não pretendemestreitar o escopo das reivindicações apensas.Olhando a FIG.l, tem-se uma vista plana deuma peça bi-dimensional usada para formar uma montagemtridimensional. A peça, geralmente indicada em 10, foi cortada deum material geralmente planar. A peça 10 tem uma seção de conexão14 com um tamanho indicado pelas setas 18 que definem o tamanhoda seção de conexão 14, e que engata 3 das referidas peçasjuntando-as para formar uma montagem tridimensional. Uma fendaprimária 22 e uma fenda secundária 26 são formadas na seção 14. Asfendas são formadas de modo que a largura das fendas 22, 26 é iguala ou ligeiramente maior do que a espessura do material utilizado paraformar a peça 10, e de modo que o comprimento da fenda 26 é igualao comprimento 18 menos o comprimento da fenda 22. Quando aspeças 10 são montadas em uma estrutura tridimensional, a fenda 22de uma primeira peça é inserida dentro de uma fenda 26 de umasegunda peça e a relação entre os comprimentos das fendas 22 e 26mantém um alinhamento apropriado das duas peças 10. Entende-seque o comprimento 30 mais o comprimento da fenda 26 é igual ametade do comprimento 18. A resistência ideal de uma peça 10ocorre quando a fenda 26 tem aproximadamente um quarto docomprimento 18 e a fenda 22 aproximadamente três quartos docomprimento 18, de modo que o comprimento 30 é igual aocomprimento 34 e é igual a um quarto do comprimento 18. Noentanto, outros comprimentos podem ser usados.
A peça 10 pode ser feita de modo que fiqueigual ou menor do que a seção de conexão 14. Assim, uma peçaquadrada 10, conforme definida pelo contorno quadrado tracejado 38,poderá ser formada. Peças 10 de outros formatos, conforme definidopelo contorno tracejado em forma de diamante 42, podem serformados removendo-se material do quadrado 38 deixando ao mesmotempo as fendas 22, 26 intactas. Assim, muitos formatos com linhasretas ou curvas podem ser obtidos removendo-se material doquadrado 38 deixando ao mesmo tempo as fendas 22, 26 intactas.
Adicionalmente, outros formatos de peças 10,maiores do que o quadrado 38, utilizando a área 46, podem serformados, permitindo um grande número de possíveis formatos. Sea peça 10 for maior do que o quadrado 38, cortes salientes conformemostrados pelas áreas de recortes triangulares 50 devem ser feitospara permitir a montagem de peças 10 em uma estruturatridimensional. Conforme mostrado abaixo, entende-se que os cortessalientes não necessitam ser triangulares.
Adicionalmente, a montagem fica mais fácil seo canto 54 entre a fenda 26 e o corte saliente 50 correspondente forligeiramente arredondado. Assim, a peça 10 poderá ser feita emqualquer formato desejado contanto que a peça 10 tenha fendas 22,26 e cortes salientes 50 nos tamanhos adequados. Adicionalmente,diversas peças 10 com formatos diferentes podem ser montadas emuma estrutura tridimensional, contanto que as peças 10 tenham amesma espessura e o mesmo tamanho das fendas 22, 26 e cortessalientes 50, ou seja, a dimensão 18 é a mesma para cada peça.
Olhando agora para a FIG.2, tem-se uma vistade cima de outra peça de uma estrutura tridimensional. A peça 10' éformada com o formato diamante 42 da FIG. 1. A peça 10' tem asfendas 22 e 26 formadas dentro dela. Para facilitar a montagem daestrutura tridimensional, a fenda 22 poderá ter chanfros 70 formadosdentro dela, como se vê mais claramente na FIG. 3. Adicionalmente,a fenda 26 é formada de modo que a borda externa da fenda 26curva-se para fora, começando mais ou menos na metade do caminhopara fora da parte interna da fenda 26. A fenda 26 é curvada demodo que a borda superior 74 do lado direito da fenda 26 é curvadapara fora até 25 graus e de preferência cerca de 15 graus, enquantoa borda inferior 78 do lado direito da fenda 26 é curvada para foraaté 10 graus e de preferência cerca de 5 graus. A borda superior 82do lado esquerdo da fenda 26 é curvada para fora até 10 graus, e depreferência cerca de 5 graus, e a borda esquerda 86 (linha tracejada)do lado esquerdo da fenda 26 é curvada para fora até 25 graus e depreferência cerca de 15 graus.
A curvatura formada na fenda 26 e oschanfros 70 formados na fenda 22 permitem que as peças 10 sejamorientadas a ângulos menores que 90 graus em relação umas àsoutras na montagem da estrutura tridimensional, o que é necessáriopara a montagem. Para peças 10 ou 10' mais espessas ou peçasfeitas de material rígido, os chanfros são necessários para permitir amontagem proporcionando ainda uma estrutura tridimensionalencaixada firmemente. Inversamente, as fendas 22, 26 podem sersimplesmente cortadas mais largas do que o necessário para permitira montagem sem cortar os chanfros 70 e as curvaturas 74, 78, 82,86. Para obter uma estrutura montada mais rígida (em que não hajamovimento excessivo entre as peças, especialmente quando as fendassão feitas ligeiramente mais largas do que a espessura do materialdas peças), detentores ou pequenas cavidades 80 e correspondentessaliências 84 poderão ser adicionadas às peças de modo que assaliências 84 prendam-se às pequenas cavidades 80 adjacentes daoutra peça adjacente quando montada, travando a estrutura maisfirmemente em posição. Entende-se que as pequenas cavidadespodem ser formadas como saliências e vice-versa. Qualquer estruturade junção deste tipo pode ser usada nas juntas entre as peças damontagem tridimensional final. Entende-se que o uso de tal estruturade junção permite que as peças se encaixem de maneira mais folgadadurante a montagem permitindo uma montagem mais fácil, e aomesmo tempo fiquem mais firmemente encaixadas na forma final.Para as peças 10 feitas de materiais menos espessos e um poucomais flexíveis, as peças 10 sofrerão leve flexão durante a montagemde modo que os chanfros 70 e curvaturas 74, 78, 82 e 86 não sãonecessários.
Olhando agora a FIG. 3, tem-se uma vista daextremidade da fenda 22 da FIG. 2. A fenda 22 formada na peça 10,tem uma largura, indicada pela seta 102, aproximadamente igual àespessura da peça 10. Os chanfros 70 são formados na fenda 22 demodo que a borda superior direita da fenda 22 é chanfrada para forae a borda inferior esquerda da fenda 22 é chanfrada para fora. Oschanfros são, de preferência, formados de um ângulo deaproximadamente 15 graus em relação à superfície da fenda 22 e seestendem até aproximadamente metade da altura vertical da fenda 22.
Olhando agora para a FIG. 4, temos uma vistada extremidade da fenda 26 da FIG. 2. A fenda 26 é formada napeça 10 de modo que parte traseira da fenda é praticamentequadrada, sendo aproximadamente da mesma largura que aespessura da peça 10. As bordas da fenda 26 são então chanfradasou curvam para fora na medida que se estendem em direção à frenteda fenda 26. A borda superior direita 74 curva para fora cerca de 15graus em relação à parte traseira da fenda. A borda inferior direita78 curva para fora cerca de 5 graus. A borda superior esquerda 82curva para fora cerca de 5 graus e a borda inferior esquerda 86 curvapara fora cerca de 15 graus. As fendas 22, 26 chanfradas e curvadasmostradas na FIG.2 até a FIG.4, permitem que uma peça 10 deespessura substancial seja montada em uma estrutura tridimensional.
Olhando agora a FIG. 5, tem-se uma vista decima de uma peça de uma estrutura tridimensional. A peça 10" tem oformato de uma estrela e inclui as fendas 22, 26 e as áreas derecortes 50 para facilitar a montagem. Fica então entendido que asáreas de recortes 50 podem ser espelhadas em outros lados da peça10" para preservar o formato simétrico da peça 10.
Olhando agora para a FIG. 6, tem-se umavista de cima de outra peça de estrutura. A peça 10"' tem o formatode uma cruz e inclui as fendas 22, 26 e áreas de recorte 50. Peças10" individuais podem ser formadas em inúmeros formatosdiferentes.
Olhando agora para a FIG. 7, tem-se umavista de cima de outra peça de estrutura de acordo com estainvenção. A peça 10"" foi formada como uma borboleta ousemelhante a uma flor. A peça 10"" inclui as fendas 22, 26 e áreasde recorte 50 para facilitar a montagem.
Olhando agora para a FIG. 8, tem-se umavista de cima de outra peça de estrutura de acordo com estainvenção. A peça 10""' tem o formato de uma cruz. A peça 10""'inclui as fendas 22, 26 e áreas de recorte 50 para permitir amontagem de três peças deste tipo em uma estrutura tridimensional.
Olhando agora para a FIG. 9, tem-se umavista de cima de ainda outra peça de estrutura de acordo com estainvenção. A peça 10""" tem o formato de uma cruz curvada e incluias fendas 22, 26 e uma área de recorte 50 para permitir que trêsdas referidas peças 10""" sejam montadas em uma estruturatridimensional. A peça 10""" foi feita de modo a ter porções 110 derecorte que estendem para dentro entre as fendas 22, 26. Emcomparação, as FIG. 5 até FIG.8 mostram peças 10 onde lingüetas seestendem para fora das fendas 22, 26. Fica, portanto, entendido quequalquer formato pode ser feito desde que a integridade das fendas22, 26 seja preservada, e existam amplas áreas de recorte 50 ondenecessário para montar três peças 10 em uma estruturatridimensional. Também fica entendido que embora tenham sidomostradas as peças 10-10""" que exibem uma simetria radial, peçasassimétricas também são possíveis. Praticamente qualquer formatodesejado pode ser feito. Assim, as peças podem ser formadas de talforma que quando três peças são montadas em uma estruturatridimensional, a estrutura final assemelha-se a um objeto desejado,tal como uma estrela, floco de neve, ou até personagem de revistaem quadrinhos.
Olhando agora para a FIG. 10, tem-se umavista em perspectiva de uma montagem tridimensional de acordo comesta invenção. A montagem indicada de modo geral em 126, incluiuma primeira peça 10a, uma segunda peça 10b e uma terceira peça10c. Conforme mostrado, as peças 10a, 10b, 10c são dispostas emum primeiro estágio de montagem, onde a peça 10c está colocada nafenda 22a da peça 10a, a peça 10a está colocada na fenda 22b dapeça 10b, e a peça 10b está colocada na fenda 22c da peça 10c. Aspeças 10a, 10b, 10c estão colocadas substancialmenteperpendiculares umas em relação às outras. Adicionalmente, aspeças 10a, 10b, 10c estão organizadas de tal forma que na medidaem que a peça 10a é movida na direção da seta 130, a fenda 22bmove-se em direção à fenda 26a e então a fenda 22b prende a fenda26a. Similarmente, na medida em que a peça 10b é movida emdireção à seta 134, a fenda 26b move-se para prender a fenda 22c ena medida em que a peça IOc move-se na direção da seta 138, afenda 26c move-se para prender a fenda 22a. Conforme mostrado,uma pequena abertura triangular 142 é formada entre as peças 10a,10b e 10c. Como as peças 10a, 10b, IOc são simultaneamentemovidas na direção das setas 130, 134, 138, a abertura 142desaparece.
Olhando agora para a FIG. 11, tem-se umaoutra vista em perspectiva de uma montagem tridimensional deacordo com esta invenção. A montagem 126 é a mesma montagemmostrada na FIG. 10. Na medida em que a abertura 142 (FIG. 10)desaparece, as peças 10a, 10b, 10c são giradas para que fiquem aum ângulo ligeiramente menos do que perpendicular uma para aoutra, ou seja, aproximadamente 75 graus, permitindo que a fenda22a prenda a fenda 26c, a fenda 22b prenda a fenda 26a. e a fenda22c prenda a fenda 26b, conforme mostrado. Neste ponto durante oprocesso de construção da montagem 126, as aberturas das fendas22a, 22b, 22c todas reúnem-se no local da abertura 142 (FIG.10). Aspeças 10a, 10b, 10c são então giradas para ficarem mais uma vezperpendiculares umas às outras, permitindo que a fenda 22a prendaperfeitamente a fenda 26c, a fenda 22b prenda perfeitamente a fenda26a, e a fenda 22c prenda perfeitamente a fenda 26b.
Olhando agora para a FIG. 12, temos umavista em perspectiva da montagem tridimensional concluída dasFIG.10 e FIG.11. As peças 10a, 10b, 10c foram giradas e movidaspara uma posição onde cada uma das peças 10a, 10b, 10c estáperpendicular umas às outras, e onde a fenda 22a prendeperfeitamente a fenda 26c, a fenda 22b prende perfeitamente a fenda26a, e a fenda 22c prende perfeitamente a fenda 26b.Olhando agora para a FIG. 13, temos umavista de cima de uma estrutura tridimensional desta invenção. Aestrutura tridimensional é funcionalmente semelhante às estruturastridimensionais mostradas anteriormente e, portanto, será tratadacom menos detalhes já que a montagem e uso da estrutura ésemelhante às representações anteriores. A estrutura difere nosentido de que estruturas tridimensionais menores são adicionadas auma estrutura tridimensional primária. Assim, três das peças 150 sãomontadas conforme tratado anteriormente, para formar umaestrutura tridimensional.
Adicionalmente, as peças 150 são formadas demodo que os braços 154 estendem para fora da peça. A extremidadede cada braço 154 foi formada com as fendas 158, 162 de modo quea extremidade do braço 154 poderá ser montada como parte de umaestrutura tridimensional adicional com as peças 190. As extremidadesdos braços 154 poderão, desta forma, ser formadas com furos ouaberturas 166 conforme esteticamente desejado ou conforme exigidopara a montagem da estrutura tridimensional adicional. A peça 190da montagem tridimensional adicional contém as fendas 158' e 162'que funcionalmente prendem as fendas 158, 162 durante a montagemde modo que duas das peças 190 e a extremidade do braço 154 sãomontadas para formar uma montagem tridimensional comopreviamente discutido. As peças 190 poderão ser formadas com furosou aberturas 166' correspondendo aos furos ou aberturas 166.
Entende-se, portanto, que duas das peças 190são necessárias para formar uma montagem tridimensional com cadabraço 154 da peça 150. Assim, se doze braços 154 são formados napeça 150, vinte e quatro peças 190 são necessárias para formarmontagens tridimensionais na extremidade de cada braço 154.Também fica entendido que não é necessário formar 12 braços napeça 150. Cada peça 150 poderá conter um, dois, três, quatro oumais braços 154 estendendo da peça, e qualquer ou todos essesbraços 154 podem ser montados em estruturas tridimensionaisadicionais conforme desejado. Assim, o número e formato dasestruturas tridimensionais menores, feitas com braços 154 e peças190, podem ser alteradas de modo que a montagem final podeassumir um entre vários formatos e aparências possíveis.
Olhando agora para a FIG. 14, temos umavista em perspectiva de uma montagem tridimensional resultante damontagem das peças da FIG.13. A montagem, indicada de formageral em 194, inclui uma montagem tridimensional 198 construída depeças 150 da FIG.13, e inclui ainda doze montagens tridimensionais202 menores construídas de peças 190 da FIG.13. Uma montagemtridimensional 202 menor é formada em cada braço da montagemtridimensional 198 maior. Assim, constata-se que uma variedade deestruturas podem ser formadas incluindo-se uma ou mais montagenstridimensionais de acordo com esta invenção. Diversas estruturastridimensionais do mesmo ou de vários tamanhos podem ser juntadaspara formar qualquer combinação de montagens.
Revela-se, portanto, um aprimoramento namontagem de uma estrutura tridimensional. Fica claro que as váriasrepresentações mostradas são ilustrativas dos diversos aspectosdesta invenção e não deverão limitar as reivindicações pendentes.

Claims (26)

1.) "MONTAGEM TRIDIMENSIONAL", caracterizado por umaestrutura tri-dimensional ser formada por 3 peças separadas, sendoas peças em geral planas e configuradas para se acoplarem por meiode deslizamento de forma que:- cada uma das três peças fique disposta geralmente perpendicular àsoutras duas peças e de forma que as três peças compartilhem umponto comum de intersecção e de modo que as três peças nãocompartilhem uma linha comum de intersecção/cruzamento;- cada uma das três peças contém uma primeira fenda que se estendepara dentro e de uma borda da mesma e uma segunda fenda que seestende para dentro de uma borda da mesma e, em gera!,perpendicular à primeira fenda; eem que, simultaneamente, a primeira fenda da primeira peça prendea segunda fenda da segunda peça, a primeira fenda da segunda peçaprende a segunda fenda da terceira peça, e a primeira fenda daterceira peça prende a segunda fenda da primeira peça.
2. "A ESTRUTURA", de acordo com a reinvindicacao 1, caracterizadapelo fato de que em que pelo menos uma superfície da primeira fendaé parcialmente chanfrada,
3.) "Ã ESTRUTURA" de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que a primeira fenda tem pelo menos um chanfro decerca de 15 graus.
4.) "A ESTRUTURA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopeio fato de que a parte externa da segunda fenda curva para fora dernodo a aumentar a largura da fenda.
5.) "A ESTRUTURA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que a primeira fenda tem peJo menos duas vezes ocomprimento da segundo fenda.
6.) xxA ESTRUTURA" de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que a primeira fenda tem pelo menos três vezes ocomprimento da segunda fenda.
7.) "A ESTRUTURA" de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que em cada uma das três peças tem uma primeira fendae uma segunda fenda perpendicular à primeira fenda e em que cadauma das três peças é configurada para acoplar simultaneamente asoutras duas das três peças, e em que cada uma das três peças éoperacionalmente idêntica de modo que qualquer uma das três peçaspode ser intercambiada com qualquer uma das outras três peças.
8.) "A ESTRUTURA" de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que as três peças ficam dispostas em três planosgeométricos separados, sendo cada um dos ,três planossubstancialmente perpendicular aos outros dois pianos.
9.) "UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" caracterizada por serformada de;- uma primeira peca geralmente plana tendouma primeira fenda euma segunda fenda dispostas, em geral, perpendiculares umas àsoutras;- uma segunda peça geralmente plana tendo uma primeira fenda euma segunda fenda, em geral, perpendiculares umas às outras;- uma terceira peça geralmente plana tendo uma primeira fenda euma segunda fenda tendo um par fendas dispostas, em geral,perpendiculares umas às outras;- em que a primeira, segunda e terceira peças são operacionalmenteintercambiáveis umas com as outras; e- em que a primeira, segunda e terceira peca sao, cada uma delas,simultaneamente interconectadas com ambas as outras pecas daprimeira, segunda e terceira peças prendendo a primeira fenda dapeça com a segunda fenda de outra peça, para formar uma estruturatri-dimensional.
10.) ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL15 de acordo COm areivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a primeira fenda e asegunda fenda da primeira peça, da segunda peça e da terceira peça,cada uma possui uma primeira fenda e uma segunda fenda mais curtaque a primeira fenda.
11.) "ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a primeira peça, asegunda peça e a terceira peça, cada uma delas inclui uma seção deconexão com um comprimento e em que a primeira fenda e asegunda fenda, cada uma tendo um comprimento, e em que a somados comprimentos da primeira fenda e da segunda fenda ésubstancialmente o mesmo da fenda da seção de conexão.
12.) "A ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicacao 10, caracterizado pelo fatoo que a primeira fenda tempelo menos duas vezes o comprimento da segunda fenda.
13.) "Α ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicação 12,. caracterizado pelo fato de que a primeira fenda temtrês vezes o comprimento da segunda fenda.
14.) "A ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a primeira fendacontém uma parte chanfrada.
15.) "A ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a parte chanfradaestá a um ângulo de cerca de 15 graus.
16.) "A ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicação IOi caracterizado pelo fato de que a segunda fenda échanfrada.
17.) "A ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL" de acordo com areivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a primeira peça, asegunda peça, e a terceira peça, cada urna contém urn recorteadjacente a pelo menos uma das fendas.
18.) eUM KIT PARA FORHAR UMA ESTRUTURATRIDIMENSIONAL", caracterizado por conter:- uma primeira peça contendo uma primeira fenda e uma segundafenda disposta, em gerai, perpendicular à primeira fenda;- uma segunda peça contendo uma primeira fenda e uma segundafenda disposta, em geral, perpendicular à primeira fenda;,e- uma terceira peça contendo uma primeira fenda e uma segundafenda disposta, em geral, perpendicular à primeira fenda; e- em que, para a primeia peca, para a segunda peca e para a terceira peca, a primeira fenda esta disposta na mesma podicao emrelação à segunda fenda de modo que a primeira peça, a segundapeça e a terceira peça sejam operacionalmente Idênticas; e- em que a primeira peça, a segunda peça e a terceira peça sãoconfiguradas para montagem simultânea em uma montagem tri-dimensional em que a primeira peça, a segunda peça e a terceirapeça compartilham um ponto comum de intersecção semcompartilharem uma linha comum de intersecção.
19.) "O KlT PARA FORMAR UMA ESTRUTURA TRlDIMENSlONAL"de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que asprimeiras fendas da primeira peça, da segunda peça e da terceirapeca sao substancialmente do mesmo comprimento.
20.) "O KIT PARA FORMAR UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL"de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que assegundas fendas da primeira peça, da segunda peça e da terceirapeça são substancialmente do mesmo comprimento.
21.) "O KIT PARA FORMAR UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL"de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo kit para formaruma estrutura tri-dimensior.a! da reivindicação 20, em que a primeirapeça, a segunda peça e a terceira peça são geralmente planas, e emque a primeira peça tem uma espessura, a segunda peça tem umaespessura semelhante à espessura da primeira peça, e a terceira peçatem uma espessura semelhante à espessura da primeira peça.
22.) "O KIT PARA FORMAR UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL"de acordo com a reivindicação 21, caracterizado peio fato de que asprimeiras fendas da primeira peça, da segunda peça e da terceirapeça têm uma largura ligeiramente maior do que a espessura daprimeira peça.
23.) "O ICIT PARA FORMAR UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL"de acordo com a reivindicação 21, caracterizado peio fato de que assegundas fendas da primeira peça, da segunda peça e da terceirapeça têm uma largura ligeiramente maior do que a espessura daprimeira peça.
24.
25.
26. "UM MÉTODO PARA FORMAR UMA ESTRUTURATRIDIMENSIONAL", método caracterizado por incluir:- a seleção de uma primeira peça, de uma segunda peça e de umaterceira peça, cada uma das peças sendo geralmente plana e tendouma primeira e uma segunda fenda, a segunda fenda estandodisposta, em gerai, perpendicular à primeira fenda, a primeira peça,segunda peça e terceira peça sendo operacionalmente idênticas; ea inserção da terceira peça dentro da primeira fenda da primeirapeça, a segunda peça dentro da primeira fenda da terceira peça, e aprimeira peça dentro da primeira fenda da terceira peça; e- o ato de avançar as peças até que a primeira peça fique dispostasubstancialmente perpendicular à segunda peça e à terceira peça, asegunda peça fique disposta substancialmente perpendicular àprimeira peça e à terceira peça, e a terceira peça fique dispostageralmente perpendicular à primeira peça e à segunda peça, e deforma que a primeira fenda da primeira peça prende a segunda fendada terceira peça, a primeira fenda da segunda peça prende a segundafenda da primeira peça e a primeira fenda da terceira peça prende asegunda fenda da segunda peça.
BRPI0611551-9A 2005-04-12 2006-03-28 montagem tridimensional BRPI0611551A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US67030205P 2005-04-12 2005-04-12
US11/378016 2006-03-17
US11/378,016 US7318764B2 (en) 2005-04-12 2006-03-17 3-dimensional assembly
PCT/US2006/011464 WO2006113071A2 (en) 2005-04-12 2006-03-28 3-dimensional assembly
US60/670302 2006-04-12

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611551A2 true BRPI0611551A2 (pt) 2010-09-21

Family

ID=37083715

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611551-9A BRPI0611551A2 (pt) 2005-04-12 2006-03-28 montagem tridimensional

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7318764B2 (pt)
EP (1) EP1871502A4 (pt)
BR (1) BRPI0611551A2 (pt)
WO (1) WO2006113071A2 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7389606B2 (en) * 2006-04-27 2008-06-24 Mcleod J Douglas Hunting decoy
US20070252332A1 (en) * 2006-04-28 2007-11-01 Cassidy John B Building card kit
GR1006929B (el) * 2008-06-25 2010-08-25 Δημητριος Μαντικας Στοιχειο κατασκευης
US8082689B2 (en) * 2009-04-30 2011-12-27 Matthew Eggleston Interlocking three dimensional silhouette avian decoy
US8684466B2 (en) 2011-01-21 2014-04-01 Michael Blair Modular knock-down upholstered furniture
US9763514B2 (en) 2011-01-21 2017-09-19 Michael Blair Knock-down furniture
US9004974B2 (en) * 2012-07-24 2015-04-14 Maykah, Inc. Miniature customizable room building toy components
USD720817S1 (en) * 2013-01-15 2015-01-06 Blank Bubble Llc Connector for straw construction toy
WO2014144457A1 (en) * 2013-03-15 2014-09-18 Play From Scratch, Llc Connector devices
US9382932B2 (en) * 2013-03-15 2016-07-05 Play From Scratch Llc Connector system
ES2520240B1 (es) * 2013-05-10 2015-07-07 Jorge MARTÍNEZ LÓPEZ Diana desplazable por impacto para tiro deportivo
USD754261S1 (en) 2014-03-26 2016-04-19 Play From Scratch, Llc Toy piece
USD798392S1 (en) * 2014-05-27 2017-09-26 T. Dashon Howard Tetrahedral positive universal joint block
USD800227S1 (en) * 2014-05-27 2017-10-17 T. Dashon Howard Tetrahedral negative universal joint block
USD802683S1 (en) * 2014-05-27 2017-11-14 T. Dashon Howard Tetrahedral neutral converter block
US9970477B2 (en) * 2015-05-18 2018-05-15 Hong Kong Baptist University Assembly for ball and socket joints
US10621884B2 (en) 2016-11-11 2020-04-14 Kimberly R. Stevens Writing aid
USD839958S1 (en) * 2017-06-15 2019-02-05 Kimberly R. Stevens Writing aid
USD861080S1 (en) * 2018-03-30 2019-09-24 T. Dashon Howard Pentagonal tetrahedral block
USD906439S1 (en) 2018-04-30 2020-12-29 T. Dashon Howard Tetrahedral icosahedron block
USD906438S1 (en) * 2018-04-30 2020-12-29 T. Dashon Howard Polyhedral lattice block
CA3203888A1 (en) * 2020-08-31 2022-03-03 Shmuel LANDAU Modular toy construction system

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US927499A (en) * 1908-09-10 1909-07-13 Jessie Davis Educational device.
US2067527A (en) * 1934-09-07 1937-01-12 George A Greene Ornament
US2081893A (en) * 1935-12-02 1937-05-25 Harry J Lozier Star decoration system
US2977701A (en) * 1959-06-15 1961-04-04 Richard G Louderback Collapsible ornament
US4055690A (en) * 1976-05-12 1977-10-25 Patterson Michael P Star ornament and card
US4065220A (en) * 1976-07-16 1977-12-27 Wayne Ruga Structural system connection
US4082356A (en) * 1977-02-25 1978-04-04 Karin Ruth Johnson Educational puzzle chair
US4335165A (en) * 1981-03-20 1982-06-15 Powers Roy A Snap together ornament
US4551960A (en) * 1983-02-14 1985-11-12 Fleishman Gregg R Space frame structural system
IL74845A (en) * 1985-04-09 1987-10-30 Orda Ind Card game
USD390807S (en) * 1996-12-19 1998-02-17 Spencer Gifts, Inc. Luminescent star
US5762336A (en) * 1997-06-16 1998-06-09 Miller, Jr.; Joseph Lee Three dimensional interlocking puzzle
FR2826384B1 (fr) * 2001-06-25 2003-12-19 David Muspach Ossature notamment pour la construction de batiments ou d'ouvrages d'art
US6439945B1 (en) * 2001-09-14 2002-08-27 Liu Kuo-Ching Octopus-shaped built-up toy

Also Published As

Publication number Publication date
EP1871502A4 (en) 2009-07-22
US20060228979A1 (en) 2006-10-12
US7318764B2 (en) 2008-01-15
EP1871502A2 (en) 2008-01-02
WO2006113071A2 (en) 2006-10-26
WO2006113071A3 (en) 2007-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611551A2 (pt) montagem tridimensional
US4617001A (en) Elements of a construction or assembly set, and accessories
US3803754A (en) Blocks with non-circular slits and flat connectors having transversely bowed middle portions
JPH0449437B2 (pt)
DE2238318A1 (de) Spielzeugbaustein bzw. spielzeugbaublock
KR20170058794A (ko) 컨넥터 및 그를 포함하는 조립 완구 세트
US5827106A (en) Toy construction piece and kit thereof
EP0164431A1 (en) A didactic game defined by a block subdivided into suitable portions to compose three-dimensional figures
JP3196890U (ja) 組立ておもちゃ
US20090130947A1 (en) Toy building set
US20100032897A1 (en) Three dimensional puzzle
GB2111395A (en) Manipulative puzzle
KR20140122575A (ko) 자석 블록완구
KR20110024013A (ko) 조립블럭
JP2860774B2 (ja) 積 木
TWM594983U (zh) 組合組件
JP3239614U (ja) 立体三角組木
WO1998030300A1 (en) Construction kit having disc-shaped connectors
KR200322972Y1 (ko) 조립식 블록 완구
KR20040052997A (ko) 학습용 완구
EP0069141A1 (en) COMPONENT SET.
KR200254932Y1 (ko) 기하학적 구성 시스템
KR100519982B1 (ko) 조립식 블록 완구
WO2000061248A1 (en) Three-dimensional jigsaw puzzle
JPH07271292A (ja) モザイク片及びその組合せ

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: FABIO EDUARDO ELIAS (BR/SP)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.