BRPI0610847A2 - método de seleção de canais para aperfeiçoamento de comunicações sem fio - Google Patents

método de seleção de canais para aperfeiçoamento de comunicações sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610847A2
BRPI0610847A2 BRPI0610847-4A BRPI0610847A BRPI0610847A2 BR PI0610847 A2 BRPI0610847 A2 BR PI0610847A2 BR PI0610847 A BRPI0610847 A BR PI0610847A BR PI0610847 A2 BRPI0610847 A2 BR PI0610847A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
signal
local
controller
transceivers
Prior art date
Application number
BRPI0610847-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jorge Alicot
Ronald Devoe
Original Assignee
Sensormatic Electronics Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sensormatic Electronics Corp filed Critical Sensormatic Electronics Corp
Publication of BRPI0610847A2 publication Critical patent/BRPI0610847A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/14Spectrum sharing arrangements between different networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)

Abstract

Trata-se de um sistema de comunicações (10) que recebe um sinal de um sistema remoto de comunicações (12) dotado de um seletor de canais e um conjunto de transceptores locais (22), formando um primeiro sistema de transmissão e um segundo sistema de busca de canais. O primeiro sistema de transmissão é configurado para receber o sinal de comunicação e transmitir um sinal local de comunicação aos canais. Cada transceptor local está conectado a um controlador (32). O controlador está configurado para eliminar ruídos do sinal remoto de comunicação. O ruído inclui a interferência dos transceptores locais recebida no canal, O controlador mede um parâmetro de pelo menos um dos canais. O controlador determina a disponibilidade de um ou mais canais usando o segundo sistema de busca de canais. O segundo sistema de busca de canais envia um sinal de canal disponível ao controlador. O controlador (32) comunica a disponibilidade para pelo menos um dos primeiros sistemas de transmissão para transmitir e receber o sinal remoto de comunicação no canal disponível.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO DESELEÇÃO DE CANAIS PARA APERFEIÇOAMENTO DE COMUNICAÇÕES SEM FIO".
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS DE PATENTE RELACIONADOS
O presente pedido de patente reivindica, neste ato, a prioridadedo Pedido de Patente Provisória N2 de Série U.S. 60/672.353, depositadoem 18 de abril de 2005, incorporada integralmente ao presente como refe-rência.
ANTECEDENTES
1. Campo da Técnica
A presente invenção refere-se a com um método de seleção decanais para aperfeiçoamento das comunicações sem fio. Mais especifica-mente, a presente invenção refere-se a um sistema local de comunicaçõessem fio e um sistema remoto de comunicações com o sistema de comunica-ções locais sem fio, discriminando entre sinais locais e sinais remotos, paraum aperfeiçoado seletor de canais utilizáveis e reduzida interferência.
2. Antecedentes da Técnica Relacionada
Sistemas de comunicações sem fio comuns usam transceptores.Cada transceptor transmite e recebe sinais, ou são enviados de discretos eseparados transmissor e receptor. Um determinado número desses trans-ceptores podem formar um sistema local sem fio. Um sistema remoto decomunicações inclui uma rede via cabo, que possui um determinado númerode estações rádio base. Cada estação rádio base está geralmente conecta-da a um controlador, de tal forma que, cada estação rádio base se comunicacom o sistema local usando um canal sem fio desejado de um número decanais sem fio disponíveis. Os transceptores também usam o canal sem fiodesejado para configurar um enlace de comunicações sem fio entre ostransceptores e o sistema remoto de comunicações. Um sinal de controle docontrolador, geralmente controla um seletor de canais. O sinal de controledesigna um canal desejado, que é designado para comunicação de formaque a estação rádio base pode comunicar-se com cada um dos transceptores.Um problema notado na técnica das comunicações via cabo, équando os transceptores adjacentes usam ou lhes são designados canalsem fio pelo controlador, poderá existir um volume de interferência entre ostransceptores. Adicionalmente ainda, quando há um número de componen-tes locais de comunicações transmitindo um sinal (mesmo em diferentes ca-nais), a proximidade entre eles poderá provocar interferência nas transmis-sões em outros canais tornando-os virtualmente inutilizáveis. Mais ainda,dependendo da aplicação, poderá haver regras específicas e rigorosas apli-cáveis para a transmissão, detecção, e interação de fontes de comunica-ções. Isto poderá limitar o número de canais sem fio disponíveis devido àsregras rigorosas e à regulamentação aplicável, isto é, o transmissor poderáser excluído de transmitir ou receber sinais em alguns canais sem fio. Assimsendo, é desejável ter um dispositivo que possa discriminar entre dispositi-vos de comunicações locais e dispositivos remotos de comunicações. É de-sejável também ter um dispositivo que discrimine uma fonte local de umafonte remota e que possa receber os sinais discriminados da cada uma dasfontes. É desejável também ter um dispositivo que possa tomar decisões deacesso a canal independente. Adicionalmente, é desejável também ter umdispositivo que selecione canais sem fio que têm a melhor oportunidade paracomunicação sem fio e que minimize a interferência entre os equipamentosdo sistema. Adicionalmente, é desejável também ter um dispositivo que se-lecione um canal sem fio com a seleção tendo a melhor oportunidade para ocanal sem fio. Seria desejável também ter um sistema de comunicações queemiti-se um sinal acionador quando um canal utilizável é determinado paramelhor coordenar-se com os componentes locais de comunicações.
SUMÁRIO
É objeto da presente invenção fornecer um sistema de comuni-cações que possa distinguir um sinal de comunicação local de um sinal re-moto de comunicação, para redução da interferência no sinal remoto de co-municação do sinal local de comunicação.
É objeto da presente invenção fornecer um sistema de comuni-cações que tenha um número de transceptores que possam buscar um ca-nal disponível e também controlar outro número de transceptores para co-municação, com uma fonte remota de comunicação no canal utilizável.
Outro objeto da presente invenção consiste em fornecer, ainda,um sistema de comunicações que tenha um número de transceptores quepossam buscar um canal disponível utilizável e possam transmitir o canaldisponível a outros transceptores em um outro canal mestre.
Outro objeto da presente invenção consiste em fornecer, ainda,um sistema de comunicações para uso de um sistema de supervisão eletrô-nico que tenha um número de transceptores que podem buscar por um canaldisponível, e transmitir o canal disponível para outros transceptores usandoum enlace de comunicação com cada um dos transceptores localizados pró-ximos e adjacentes um ao outro.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, éfornecido um método aperfeiçoado para seleção de canais sem fio entre umprimeiro sistema local de comunicações e um segundo sistema remoto decomunicações. O método tem as etapas de coordenação de vários transmis-sores locais em modo escuta, para um sinal remoto sem fio, através de vá-rios canais, e a determinação de canal utilizável, configurado para transmitirde vários canais distinguindo entre um sinal proveniente de um primeiro sis-tema local de comunicações, e um sinal de um segundo sistema remoto decomunicações. O método então tem a etapa de transmitir no canal utilizável.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, é fornecidoum método de seleção de canais tendo comunicações sem fio aperfeiçoadasentre um primeiro sistema de comunicações local emitindo um sinal modula-do, e um segundo sistema de comunicações remoto emitindo um sinal subs-tancialmente constante. O método tem as etapas de coordenar vários trans-ceptores, em modo escuta, configurados para receber um sinal remoto semfio através de vários canais e determinar um canal utilizável para transmitir.
O canal utilizável é derivado dos vários canais. O canal utilizável é iterativa-mente determinado distinguindo um parâmetro entre o sinal modulado e osinal substancialmente constante em pelo menos um canal.O sinal moduladomodula a zero durante um ciclo para eliminá-lo do canal como ruído. O mé-todo tem a etapa de transmitir no canal utilizável.
De acordo com outro aspecto da presente invenção ainda, é for-necido um sistema de comunicações para receber um sinal de comunicaçãode um sistema remoto de comunicações. O sistema de comunicações temum seletor de canais e um número de transceptores configurados para rece-berem o sinal de comunicação e transmitir o sinal de comunicação local emvários canais. Cada um dos vários transceptores locais está conectado a umcontrolador. O controlador está configurado para eliminar ruído do sinal re-moto de comunicação. O ruído pode incluir um volume de interferências dosvários transceptores locais recebidas no canal. O controlador mede um pa-râmetro de pelo menos um dos canais. O controlador determina a disponibi-lidade de pelo menos um dos canais. O controlador comunica a disponibili-dade a pelo menos um dos transceptores para transmitir/receber o sinal decomunicação.
De acordo com outro aspecto da presente invenção ainda, é for-necido um sistema de comunicações para receber um sinal de comunicaçãode um sistema remoto de comunicações. O sistema de comunicações temum seletor de canais, e vários transceptores locais formando um primeirosistema de transmissão e um segundo sistema de busca de canais. O pri-meiro sistema de transmissão é configurado para receber sinal de comuni-cação e transmitir um sinal local de comunicação em vários canais. Cadatransceptor local está conectado a um controlador.
O controlador está configurado para eliminar o ruído do sinal re-moto de comunicação. O ruído pode ser interferência dos vários transcepto-res locais recebida no canal. O controlador mede um parâmetro de pelo me-nos um dos vários canais. O controlador determina a disponibilidade de pelomenos um dos canais usando o segundo sistema de busca de canais. O se-gundo sistema de busca de canais envia um sinal de disponibilidade de ca-nal ao controlador. O controlador comunica a disponibilidade a pelo menosum dos transceptores do primeiro sistema de transmissão para receber osinal remoto de comunicação no canal disponível.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOSOutros objetivos, vantagens e características da presente inven-ção, serão compreendidas quando em referência ao relatório descritivo aseguir, em conjunto com os desenhos anexados, nos quais as referênciasnuméricas estipulam os elementos de uma estrutura, onde:
A figura 1 é um diagrama esquemático simplificado de um siste-ma remoto de comunicações, enviando sinais a um sistema local de comuni-cações;
A figura 2 é outro diagrama esquemático de um transceptor dosistema local de comunicações da figura 1;
A figura 3 é outro diagrama esquemático do sistema local decomunicações da figura 1;
A figura 4 é um fluxograma ilustrando um algoritmo para usarcom o sistema local de comunicações;
A figura 5 é um gráfico mostrando voltagem por unidade de tem-po de um sinal remoto de comunicações e de um sinal local de comunica-ção, recebidos pelo sistema local de comunicações da figura 1;
A figura 6 é um fluxograma ilustrando outro algoritmo para usarcom o sistema local de comunicações;
A figura 7 é outro diagrama esquemático do sistema local de20 comunicações tendo um conjunto de transceptores;
A figura 8 é outro diagrama esquemático do sistema local decomunicações tendo um conjunto de transceptores e um componente acio-nador de comunicação;
A figura 9 é um fluxograma ilustrando outro algoritmo para usarcom o sistema local de comunicações;
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
Referindo-se, agora, à figura 1, onde é mostrado um diagramaem blocos de um sistema de comunicações sem fio 10. O sistema de comu-nicações sem fio 10 pode ser qualquer sistema de comunicações usado natécnica, que possa comunicar dados ou sinais de uma localidade para outraem modo sem fio. Em uma modalidade da presente invenção, o sistema decomunicações sem fio 10, pode ser utilizado em conexão com um sistemaeletrônico de supervisão (EAS), uma rede local (LAN), uma rede de telefoniafixa ou de telefonia móvel, uma rede de rádios, ou quaisquer outros sistemasde comunicações via cabo conhecidos na técnica. O sistema 10 contemplaum sistema ou fonte remota de comunicações 12. O sistema remoto de co-municações 12 pode ser qualquer sistema de comunicações que esteja loca-lizado a uma distância predeterminada longe (tal como alguns poucos pésou uma milha) e que transmite um sinal sem fio a ser recebido por outro sis-tema. Em uma modalidade, o sistema remoto de comunicações 12 é umaestação rádio base conectada a uma rede via cabo. O sistema remoto decomunicações 12 transmite e recebe um sinal de comunicação.
O sinal pode ser um sinal de radiofreqüência, um sinal digital,um sinal codificado, um sinal de microondas ou quaisquer outros sinais digi-tais, pacote digital ou sinal analógico conhecido na técnica das comunica-ções, entre o sistema remoto de comunicações 12 e um segundo sistema decomunicações. Cada estação rádio base do sistema remoto de comunica-ções 12 tem componentes tais como seletor de canais (não mostrado), umamemória e um controlador, para comunicar-se com um sistema local de co-municações 14, tendo um número de componentes locais 16, 18 e 20 sobreo canal sem fio desejado. Em uma modalidade, o número de componenteslocais de comunicação do sistema local de comunicações 14 pode ser umprimeiro componente local 16, um segundo componente local 18 e um tercei-ro componente local 20 ou qualquer número de componentes locais. Cadaum, independente ou coletivamente, podem comunicar-se com o sistemaremoto de comunicações 12.
Alternativamente, o sistema de comunicações sem fio 10 podeter um sistema remoto de comunicações 12 com um número de estaçõesrádio base, dependendo da aplicação a ser dada às comunicações sem fio.
Estes componentes podem comunicar-se com um ou mais sistemas de co-municações, via cabo ou sem fio, que podem incluir um ou mais transmisso-res, uma rede LAN, um ou mais servidores, um ou mais computadores, cen-trais, receptores, transceptores, ou um número de outras estações móveis.
O sistema de comunicações sem fio 10 pode comunicar-se usando um únicocanal sem fio, Ch. 1, por exemplo, ou pode comunicar-se usando múltiploscanais sem fio, Ch. 2 ou Ch. 3 com outro sistema de comunicações sem fio.
Ainda, alternativamente, o sistema de comunicações sem fio 10, pode adi-cionalmente incluir o sistema remoto de comunicações 12, tendo a estaçãorádio base compartilhando um ou mais canais quando não há canais sem fiosem uso.
O sistema de comunicações 10, em uma modalidade, tem umsistema remoto de comunicações 12 comunicando-se com cada componen-te do sistema local de comunicações 14. Em uma modalidade, cada compo-nente do sistema local de comunicações 14 pode ser um transceptor semfio. Alternativamente, o sistema local de comunicações 14 pode incluir com-ponentes de comunicações locais, tal como um número de transmissores eum número de receptores. Várias outras configurações são possíveis e den-tro do escopo da presente invenção.
Referindo-se, agora, à figura 2, é mostrada uma vista esquemá-tica do transceptor sem fio 22 do componente local de comunicações 16.
Cada transceptor 22 do sistema local de comunicações 14 tem uma antenade transmissão ou bobina 24, uma antena receptora ou bobina 26 e um re-ceptor 30.
Cada antena transmissora ou bobina 24 é operada para transmi-tir um sinal ou dados para outro dos componentes locais de transmissão 18e 20 do sistema local de comunicações 14 ou para o sistema remoto de co-municações 12. O gerador de campo 28 está operacionalmente conectado àantena transmissora ou bobina 24. Em resposta a um sinal de controle docontrolador 32, o gerador de campo 28 suprirá, com uma quantidade prede-terminada de corrente elétrica, a antena transmissora ou bobina 24. A cor-rente elétrica é na forma de sinal de uma unidade de corrente alternada. Osinal de unidade de corrente alternada tem um componente de freqüência eé suficiente para transmitir um sinal a outro componente local de comunica-ção 18, 16 do sistema local de comunicações 14, ou alternativamente aosistema remoto de comunicações 12 ou, ainda adicionalmente, a outra esta-ção base conectada via cabo ao componente remoto de comunicações 14.Várias combinações são possíveis e dentro do escopo da presente invenção.
A antena receptora ou bobina 26 está operacionalmente conec-tada ao receptor 30 e está capacitada a receber e detectar um sinal. O re-ceptor 30 está capacitado para extrair a informação do sinal do componentede comunicação local 18, 20 do sistema local de comunicações 14, do sis-tema remoto de comunicações 12, outra estação rádio base ou outra fonteanalógica ou digital. O receptor 30 então, providencia o envio de um sinalapropriado ao controlador 32 para posterior processamento.
Referindo-se, agora, às figuras 1 a 3, mostra-se uma vista de umdiagrama esquemático ilustrando um número de componentes do sistemalocal de comunicações 14. Nesta modalidade, o sistema local de comunica-ções 14 tem dois componentes locais de comunicação, 16 e 18, que estãoconfigurados como dois transceptores, 22 e 34, no entanto, o sistema localde comunicações 14 poderá ter qualquer número de componentes locais decomunicação. O sistema local de comunicações 14 tem o controlador 32 queestá operacionalmente conectado aos transceptores 22 e 34 do sistema lo-cal de comunicações 14. o controlador 32 envia e recebe dados de cada umdos geradores de campo 28 e de cada um dos receptores 30 nos transcepto-res 22 e 34. O controlador 32 poderá estar conectado, para tal efeito, viacabo ou qualquer outra forma adequada, via cabo ou sem fio. A conexão dedados entre o controlador 32 e cada um dos transceptores 22 e 34, do sis-tema local de comunicações 14, poderá também ser um enlace de comuni-cações sem fio, permitindo assim ao controlador 32 receber a informação dosinal, de cada receptor 30, dos transceptores 22 e 34, do sistema local decomunicações 14, tal como previamente exposto.
O controlador 32 é adicionalmente configurado para analisar ainformação do sinal recebido pelos transceptores 22 e 34 (ou um ou maiscomponentes de comunicação), usando um número de instruções de pro-grama, e processando algoritmos para determinar se os dados recebidossão válidos ou adulterados. O controlador 32, em resposta aos dados válidosrecebidos, envia um sinal de controle apropriado a cada antena transmissoraou bobinas 24 nos transceptores 22 e 34, usando um gerador de campo 28,como mostrado na Fig. 2. Os sinais de controle podem instruir o gerador decampo 28 para aumentar a corrente elétrica, diminuir a corrente elétrica, oumanter constante a corrente elétrica que é suprida à antena transmissora oubobina 24 no transceptor 22, ou qualquer número de transceptores 22 e 34do sistema local de comunicações 14. Em um exemplo modelo, o controla-dor 32 envia um primeiro sinal de controle a um primeiro gerador de campo,para aumentar a corrente no primeiro transceptor 22, e a antena transmisso-ra 24. Simultaneamente, o controlador 32 envia outro ou um segundo sinalde controle a outro gerador de campo (não mostrado), do segundo transcep-tor 34, para diminuir a corrente da antena transmissora, em uma relação in-versamente proporcional relativamente ao transceptor 22. Várias outrascombinações são possíveis e dentro do escopo da presente invenção, per-mitindo ao sistema local de comunicações 14 comunicar-se com o sistemaremoto de comunicações 12.
Em operação, cada transceptor sem fio 22 e 34, do sistema localde comunicações 14, buscará por um canal de transmissão. A busca geral-mente é executada em um número de passadas usando um número de ca-nais de transmissão sem fio tal como, em um exemplo, 64 canais. Em ope-ração, cada transceptor sem fio 22 e 34, do sistema local de comunicações14, seleciona o canal sem fio para comunicar-se com o sistema remoto decomunicações 12.
Um problema conhecido na técnica é que freqüentemente, cadatransceptor sem fio 22 e 34 (dependendo de uma determinada aplicação),poderá estar restrito a um ou mais canais devido a questões regulatórias.Esta restrição é uma limitante no sistema, uma vez que os transceptores 22e 34 não podem usar, por exemplo, todos os possíveis canais disponíveis.Mais ainda, devido à disposição de alguns sistemas locais de comunicações,cada um dos transceptores sem fio 22 e 34, poderá estar localizado em umadisposição interditada similar ou próxima um do outro. Este potencial de es-paçamento próximo, relativamente um ao outro, poderá causar interferênciaentre um ou mais transceptores transmitindo e recebendo sinais. A invençãopresentemente projetada, do sistema local de comunicações 14, remediaeste problema, como explicado em maiores detalhes a seguir.
Figura 3 mostra o sistema de comunicações 10 com o transcep-tor 22 conectado ao controlador 32, e este por sua vez, conectado a ummeio de armazenamento ou memória 36. O meio de armazenamento oumemória 36 adicionalmente tem uma quantidade armazenada de dados ouinstruções de programa, e o controlador 32 tem a capacidade de escrever aomeio de armazenamento 36 para armazenar outra quantidade de dados. Ocontrolador está conectado a um seletor de canais 38. O seletor de canais38 é operacionalmente controlado pelo controlador 32. O seletor de canais38 poderá selecionar de um ou mais canais sem fio que ao sistema local decomunicações 14 é permitido transmitir ou receber dados (devido à estruturaregulatória aplicável), usando um sinal de controle do controlador 32.
Cada um dos transceptores 22 e 34 do sistema local de comuni-cações 14 tem a habilidade de determinar se a fonte do sinal recebido é deoutro componente local de comunicação ou do sistema remoto de comuni-cações 12. Referindo-se, agora, à figura 4, é mostrado um fluxograma ilus-trando a operação do sistema local de comunicações 14, constante destedocumento. Referindo-se, agora, ao início da operação na etapa 40, o con-trole passa para a etapa 42, onde o sistema local de comunicações 14 rece-be dados em um canal tal como um primeiro canal, ou Ch. 1. O sistema localde comunicações 14 tem a capacidade de distinguir entre sinais do sistemaremoto de comunicações 12 e sistema local de comunicações 14. Uma vezos dados recebidos, o controle passa a um bloco de decisão na etapa 44. Naetapa 44, o controlador 32 está configurado para analisar o sinal que a ante-na receptora detecta e o receptor recebe. Usando o sinal, o controlador 32determina se o dado/sinal recebido é do sistema remoto de comunicações12. Se o sistema 10 recebe de fato um sinal do sistema remoto de comuni-cações 12 o controle passa para etapa 46.
Na etapa 46, o controlador 32 indica que um canal utilizável foiencontrado para comunicação, e na etapa 48, o controlador 32 escre-ve/registra o canal utilizável na memória 36. O controle passa para a etapa50, onde o seletor de canais 38 transfere o canal para o canal utilizável paracomunicação e dali em diante outros componentes podem buscar outroscanais utilizáveis. Na etapa 50, o controlador 32 envia um sinal de controleao seletor de canais. O controlador 32 troca de forma seqüencial para o pró-ximo canal, Ch. 2 ou um canal aleatório, (tal como o Ch. 64) e o controle vol-ta para a etapa 42 e os dados são recebidos no próximo canal para o próxi-mo ciclo.
Na etapa 44, se o sistema local de comunicações 14 não recebeum sinal do sistema remoto de comunicações 12, o controle passa para ou-tro bloco de decisão na etapa 52. Na etapa 52, o controlador 32 determina,se o sinal é recebido do sistema local de comunicações 14 (se algum) nomesmo canal que os dados da fonte remota de comunicações 12, está naforma de sinal de interferência, adulterado ou misto, por exemplo.
Fontes de RF próximas ou locais (emitidas de uma das antenastransmissoras do sistema local de comunicações 14) podem suplantar umsinal proveniente do sistema remoto de comunicações 12 ou fonte no mes-mo canal e pode causar interferência. Se uma determinação positiva é obti-da na etapa 52, então o controle passa para a etapa 54. Na etapa 54, o con-trolador 32 determina que é um canal inutilizavel e/ou há interferência nocanal, e o controlador escreverá na memória 36 que o canal é inutilizavel eregistrará esse canal inutilizavel na memória nas etapas 56 e 48. Dali emdiante, o canal será trocado pelo seletor de canais 38 para o próximo canal eo controle passa para etapa 42, para o próximo ciclo.
Referindo-se novamente à figura 3, cada um dos transceptores22 e 34 do sistema local de comunicações 14 está conectado operacional-mente a um detector 58. O detector 58 detecta um ou mais parâmetros dostransceptores locais 22 e 34 ou componentes de transmissão dos transcep-tores 22 e 34 e envia um ou mais dos parâmetros detectados ao controlador32. O detector 58 está operacionalmente conectado ao controlador 32 atra-vés de um conversor 60 analógico/digital adequado. O controlador 32, usan-do o detector 58, determina se a fonte do sinal é recebida dos componenteslocais de transmissão tal como os transceptores 22 e 34 ou do sistema re-moto de comunicações 12, em cada canal. O controlador 32 então controlaum ou mais transceptores 22 e 34, do sistema local de comunicações 14,para transmitir no canal utilizável selecionado para reduzir a interferência epara obter um sinal mais claro para e de o componente remoto de comuni-cação 12.
A figura 5 mostra um gráfico de um parâmetro detectado, rece-bido pelo transceptor 22 ou pelo transceptor 34, ou outro transcep-tor/componente local de comunicações, operacionalmente conectado ao de-tectar 58. Em uma modalidade, o parâmetro é a voltagem por unidade detempo do sinal recebido pelo transceptor 22 e 34. Como pode ser entendidoa partir da figura 5, entende-se que os sinais recebidos do sistema local decomunicações 14 modulam mais por unidade de tempo que os sinais recebi-dos do sistema remoto de comunicações 12.
Referindo-se, agora, ao gráfico mostrado na figura 5, de volta-gem por unidade de tempo, ilustra-se um primeiro sinal 62 proveniente dosistema local de comunicações 14 e um segundo sinal 64 recebido do siste-ma remoto de comunicações 12. Como pode ser entendido a partir da figura,o primeiro sinal 62 modula consideravelmente relativamente ao segundo si-nal 64. Foi observado que, o segundo sinal 64 do sistema remoto de comu-nicações 12 não modula substancialmente em voltagem por unidade detempo, relativamente ao primeiro sinal 62 do sistema local de comunicações14. Um conhecedor da técnica poderá verificar que o parâmetro detectadonesta modalidade é a voltagem por unidade de tempo, mas não é limitante.O parâmetro pode ser qualquer parâmetro que possa ser detectado pelo sis-tema local de comunicações 12 tal como duração de sinal, fase de sinal,tempo de queda de sinal, tempo de subida de sinal, corrente por unidade detempo, um fluxo magnético, ou uma combinação de parâmetros. O detectar58, da figura 4, pode adicionalmente, ter um detectar discreto de voltagemque está operacionalmente conectado ao primeiro ou segundo transceptor22 e 34. O detectar pode monitorar a modulação de potência de cada trans-ceptor independente do sinal recebido pelos transceptores 22 e 34 comouma referência. O detectar pode usar essas leituras para subsidiar na de-terminação de qual dos sinais 62 e 64 da figura 5 e cada canal selecionadopertence à fonte local de comunicações 14 e qual pertence à fonte remotade comunicações 12.
O primeiro sinal 62 é na forma senoidal e com primeiro pico devoltagem lendo 66, um segundo pico de voltagem lendo 68, e um terceiropico de voltagem lendo 70. Essas podem ser as médias ou somente as leitu-ras mais altas do primeiro pico de voltagem 66, do segundo pico de volta-gem lendo 68, e do terceiro pico de voltagem lendo 70, que podem ser usa-das. Assim, o primeiro sinal 62 pode ser identificado pela modulação e pelaleitura do pico de voltagem 66, 68 e 70 como nível de potência do equipa-mento local. Assim o controlador 32, atribuirá o primeiro sinal 62 a um sinalrecebido do sistema local de comunicações 14, baseado nível de pico devoltagem.
O primeiro sinal 62 tem também um primeiro ponto de voltagem72, um segundo ponto de voltagem 74 e um terceiro ponto de voltagem 76,que podem ser registrados. A leitura desses pontos de voltagem 72, 74 e 76estabelece uma base de sinal para o primeiro sinal 62. Assim, o segundosinal 64 é conseqüentemente no tempo "(t) 1" pelo primeiro ponto de volta-gem 72 ou outro ponto de baixa voltagem 74, 76. O detector 58 detecta ouexamina uma leitura de alta voltagem e uma leitura de baixa voltagem porunidade de tempo. Assim, um pico no nível de potência do canal identifica eé indicativo do primeiro sinal 62 da fonte local de comunicações 14, e o nívelmínimo de voltagem em "(t) 1" identifica o segundo sinal 64 ou um sinal re-moto de RF para cada canal sem fio. Desta maneira, o detector 58 envia asleituras ao controlador 32 e este pode fazer a determinação da disponibilida-de do canal sem fio. Se múltiplos sinais são recebidos, o controlador 32 po-de simplesmente assumir que o canal é inutilizável e inadequado paratransmissão.
A figura 6 mostra outro fluxograma ou algoritmo, ilustrando umnúmero de instruções gerais de programa, para o controlador 32 controlarcada transceptor local 22, 34 do sistema local de comunicações 14. Ostransceptores 22, 34 escutarão em um canal específico na etapa 77, em umtempo específico, usando um espaço designado pelo temporizador na etapa73. Aí o controle passará para um bloco de decisão 78. Como descrito aci-ma, o sinal proveniente da fonte local de comunicações 14 modulará inten-samente durante o tempo, relativamente ao sinal proveniente do sistemaremoto de comunicações 12 que, comparativamente, permanece constante.O controlador 32 pode acessar um sinal ou dado de referência armazenadona memória 36 na etapa 75, para comparar o sinal recebido por cada trans-ceptor 22, 34 no canal. No bloco de decisão 78, neste canal e janela de tem-po específicos, o controlador 32 determinará se o parâmetro recebido nocanal está no valor mínimo predeterminado para determinar se o sinal é osinal base. Se o sinal está no valor mínimo e o sinal base é estabelecido, aío controle passa para o bloco de decisão 80. Se o sinal recebido não está novalor mínimo predeterminado e se determina que o sinal não é o sinal base,aí o controle volta para a etapa 77. Na etapa 77, o sistema local de comuni-cações 14 continuará escutando os canais desejados em um outro espaçode tempo.
No bloco de decisão 78, se o controlador 32 determina que oparâmetro recebido, (isto é, a leitura da voltagem no tempo) está de fato nomais baixo valor mínimo predeterminado. O controlador 32 assume que osinal recebido é o sinal base, o controle então passa para o bloco de decisão80 e outra determinação é efetivada. No bloco de decisão 80, uma determi-nação é efetivada para verificar se, o parâmetro recebido no canal detecta-do, está no limite máximo predeterminado para indicação se o sinal é o sinaldistante recebido do sistema remoto de comunicações 12. Se uma respostaafirmativa é obtida na decisão da etapa 80, o controle passa para a etapa82. Na etapa 82, o controlador 32 assume que um canal utilizável foi encon-trado e o mesmo foi selecionado para transmissão. Se uma determinaçãonegativa é efetivada, então o controle volta para a etapa 78.
Uma vez que a operação chega à etapa 84, o controlador 32assume que o sinal recebido é de fato da fonte remota de comunicações 12e não tem interferência do sistema local de comunicações 14. Alternativa-mente, o controlador 32 poderá desenvolver um processamento para refinaro sinal ou assumir que há uma pequena interferência, e que esse é um canalaceitável para transmissão. Se for um canal aceitável, o controlador 32 envi-ará e escreverá dados selecionados na memória 36 para uso futuro e assu-mirá que esse é um canal utilizável e um canal disponível na tapa 86. Daliem diante, o controlador 32 controlará o seletor de canais 38 que transferirápara outro canal e o controle passará para etapa 77, para escutar em umoutro espaço de tempo desejado e o ciclo se repete para buscas adicionais.
Referindo-se, agora, à figura 7, é mostrado um esquemático deum número de transceptores 91, 93, 97, 99, 101 e 103 do sistema local decomunicações 14. Em uma modalidade, o controlador 32 está operacional-mente conectado a cada um dos transceptores 91, 93, 97, 99, 101 e 103 econtrola a coordenação entre eles. Em uma modalidade, o controlador 32controla o tempo de escuta de cada um ou de alguns dos transceptores 91,93, 97, 99, 101 e 103. Nesta modalidade, o controlador 32 controla todos ostransceptores 91, 93, 97, 99, 101 e 103 para escutarem um sinal de radiofreqüência, proveniente do sistema remoto de comunicações 12, em diferen-tes canais sem fio, durante um período de tempo predeterminado.
O controlador 32 então determina, a partir do detector 92, qualdos canais é utilizável, e controla o seletor de canais 94 para que cada umdos transceptores 91, 93, 97, 99, 101 e 103 transfira a comunicação com ocanal utilizável selecionado, ou busque em outros canais outro canal utilizá-vel. Dali em diante, cada um dos transceptores 91, 93, 97, 99, 101 e 103poderá transmitir/receber no canal utilizável encontrado.
O controlador 32 controla seletivamente a quantidade de tempode escuta de um número de espaços de tempo ou variar a quantidade detempo. Por exemplo, alguns dos transceptores 91, 93, 97, 99, 101 e 103 po-dem estar dedicados a buscar canais utilizáveis e outros podem estar dedi-cados às comunicações. Em um outro exemplo, todos os transceptores, 91,93, 97, 99, 101 e 103 podem estar coordenados a buscar durante intervalosde tempo predeterminado, enquanto em outros intervalos de tempo podemestar coordenados às comunicações. Várias combinações são possíveis edentro do escopo da presente invenção.Ainda, referindo-se à figura 7, o controlador 32 poderá estar co-nectado a um primeiro conjunto 94 de transceptores 91, 93 e 97 e a um se-gundo conjunto 96 de transceptores 99, 101 e 103. Cada um do primeiroconjunto 94 e do segundo conjunto 96 poderá, independentemente ou coleti-vãmente, exercer as funções de busca de canais, transmissão e recepção.
Em uma modalidade, o controlador 32 envia um sinal de controle e está ope-racionalmente conectado a cada transceptor 91, 93 e 97 do primeiro conjun-to e a cada transceptor 99, 101 e 103 do segundo conjunto. O referido sinalcontrola o primeiro conjunto 94 para que, continua ou periodicamente, useperíodos de escuta na busca de seleção de canais e envie o resultado aocontrolador 32. Em resposta a essa atividade o controlador 32 registra osresultados enviados na memória 36. O controlador 32 então acessa os resul-tados armazenados na memória 36 posteriormente, para determinar quaiscanais selecionados são utilizáveis e quais canais têm uma interferênciasubstancial do sistema local de comunicações 14. Dali em diante, após certoperíodo de tempo, o controlador 32 controla o seletor de canais 95 para mo-dular cada um ou alguns dos transceptores de primeiro e do segundo con-junto 94 e 96, e transfiram para o canal utilizável para comunicação com afonte remota de comunicações 12.
O controlador 32, então controla o primeiro conjunto 94 ou o se-gundo conjunto 96 para que iniciem e conduzam a busca de seleção de ca-nais. Um aspecto significativo do sistema local de comunicações 14, é que omesmo não necessita sincronizar a operação ou o tempo de recepção ou otempo de transmissão de cada um dos transceptores 91, 93, 97, 99, 101 e103 do primeiro conjunto 94 e/ou segundo conjunto 96. O tempo de recep-ção para cada um dos transceptores 90 pode ser variado ou predeterminadopelo controlador 32.
A figura 8 mostra uma modalidade alternativa do sistema localde comunicações 14. Nesta modalidade, o primeiro conjunto 94 tem quatrotransceptores 91, 93, 97 e 105 e o segundo conjunto 96 também tem quatrotransceptores 99, 101, 103 e 107. Várias configurações de transceptores sãopossíveis e o sistema 14 pode ter conjuntos com vários transceptores equalquer número está dentro do escopo da presente invenção. Nesta moda-lidade, a busca de seleção de canais pode ser iniciada por uma condição deacionamento a partir de um ponto central 89. O acionamento pode incluir oenvio de um sinal a partir do ponto central 89 uma vez que o canal utilizávelé determinado. Este sinal é recebido pelo controlador 32, e este controla umou mais componentes do sistema local de comunicações 14, em resposta aosinal. A condição de acionamento pode ser uma localização central ou umtransceptor central 98, que não está no primeiro conjunto 92 e no segundoconjunto 96.
O transceptor central 98 recebe um volume de informação sobreo canal e então envia dados ao controlador 32. O controlador 32, em respos-ta ao envio de dados ou acionamento predeterminado, pode então controlaro seletor de canais 100 e modular a seleção de canais, de um ou maistransceptores 91, 93, 97 e 105 do primeiro conjunto 94 e/ou um ou maistransceptores 99, 101, 103 e 107 do segundo conjunto 96, para transmitir oureceber no canal utilizável sem interferência. Em uma outra modalidade, oacionador pode ser enviado de outro dispositivo ou de um dos transceptores91, 93, 97 e 105 do primeiro conjunto 94 e/ou de um dos transceptores dosegundo conjunto 96. Alternativamente, o sinal acionador pode ser enviadode um algoritmo de software que envia o sinal mediante a ocorrência de umaou mais condições predeterminadas. Várias combinações são possíveis edentro do escopo da presente invenção.
Os dados enviados podem acionar o controlador 32 e executarinstruções de programa para controlar o primeiro conjunto 94 e/ou o segun-do conjunto 96 e processar um algoritmo de busca, e assim identificar canaispara determinar a disponibilidade do canal e enviar os resultados ao contro-lador 32. Uma vez que o canal utilizável é encontrado, o controlador 32 podecontrolar o primeiro conjunto 94 e/ou o segundo conjunto 96, ou pelo menosum transceptor 91, 93, 97, 105, 99, 101, 103 e 107 para comunicar, transmi-tir ou receber, usando o canal utilizável pertinente, buscar alguns outros ca-nais para canais utilizáveis, ou simplesmente controlar alguns no primeiroconjunto 94 ou no segundo conjunto 96, para não buscar pelos canais já de-terminados como utilizáveis. Um meio de transporte para transferir os dadosenviados ao controlador 32, a partir do ponto central 98 ou transceptor cen-tral, pode ser um sinal de sincronização via cabo, um componente do siste-ma local, uma estrutura de comunicações via cabo ou sem fio ou uma estru-tura de rede Ethernet. O controlador 32 é então configurado, após recebi-mento dos dados para controle do seletor de canais 102, para transferir umcanal dos remanescentes do primeiro conjunto 94 e/ou segundo conjunto 96para o canal desejado.
Alternativamente, a busca de seleção de canais pode ser inicia-da por uma condição de acionamento de um ponto que não seja o pontocentral 98. A condição de acionamento pode ser enviada de outro transcep-tor 91, 93, 97 e 105 do primeiro conjunto 94, ou outro transceptor 99, 101,103 e 107 do segundo conjunto 96. O sinal acionador é recebido pelo contro-lador 32. A condição de acionamento pode ser um volume de dados, um pa-râmetro de medida, ou um sinal que é relevante para o canal poder determi-nar um volume de interferência. A condição de acionamento ou sinal é entãoenviada ao controlador 32 usando um conversor analógico-digital (não mos-trado). Em resposta ao envio de dados ou sinal, o controlador então podecontrolar o seletor de canais 102 e modular a seleção de canais de um oumais transceptores transceptor 91, 93, 97 e 105 do primeiro conjunto 94 e/ouum ou mais transceptores 99, 101, 103 e 107 do segundo conjunto 96 paracoordenar a escuta. O controlador pode controlar o primeiro conjunto 94 e/ouo segundo conjunto 96 para escutar outro canal utilizável, ou transmitir oureceber no canal utilizável. O controlador 32 então é configurado para trans-ferir o canal de um remanescente do primeiro conjunto 94 e/ou do segundoconjunto 96, para continuar a busca.
Em uma outra modalidade, o controlador 32 controla o seletor decanais 102 para que este transfira o canal para um canal utilizável em inter-valos de tempos predeterminados, baseado em tempos armazenados namemória 100.
Ainda em uma outra modalidade, o controlador 32 coordena aoperação de um ou mais transceptores 90 do primeiro conjunto 94 e do se-gundo conjunto 96, enviando um sinal de controle que é baseado em umespaço de tempo predeterminado. O controlador 32 poderá enviar o sinal decontrole de tal forma que, cada um dos transceptores 91, 93, 97 e 105 doprimeiro conjunto 94, e/ou cada um dos transceptores 99, 101, 103 e 107 dosegundo conjunto 96, escutem durante um espaço de tempo predeterminadode 10 segundos para coordenar uma operação de escuta de busca de canal.
O controlador 32 poderá determinar pelo menos um canal utilizável e pelomenos um canal inutilizável e então enviar um sinal de controle para que,alguns do primeiro conjunto 94 e do segundo conjunto 96, transmitam e re-cebam no canal utilizável. O controlador 32 pode então controlar algunstransceptores 91, 93, 97 e 105 para funções de busca e escuta de um oumais canais utilizáveis e então controlar outros transceptores 99, 101, 103 e107 no segundo conjunto 96 para transmissão e recepção no canal utilizável.
Ainda em uma outra modalidade, o controlador 32 pode estarconectado a um dispositivo de entrada e saída para iniciar a transmissão,com funções de receber e buscar, e pode usar um canal sem fio de comuni-cação mestre, designado para coordenar a operação de cada transceptor91, 93, 97 e 105 do primeiro conjunto 94, e de cada transceptor 99, 101, 103e 107 do segundo conjunto 96. Cada transceptor 91, 93, 97, 105, 99, 101,103 e 107 pode escutar no canal de comunicação mestre para coordenar oprimeiro conjunto 94 e o segundo conjunto 96. O controlador 32 pode seleti-vamente designar um transceptor 98 como o ponto de coordenação da refe-rida operação e transmitir no canal de comunicação mestre. Dali em diante,usando os dados armazenados na memória 100, o controlador 32 pode con-trolar o seletor de canais 102, para controle de alguns dos transceptores 91,93, 97, 105, 99, 101, 103 e 107, e modular o canal do canal corrente paradeterminar o canal utilizável, e então transmitir e receber no canal utilizável.
A figura 9 mostra outro fluxograma de uma modalidade na ope-ração do controlador 32 conduzindo uma busca de canais. O fluxogramacomeça na etapa 104. Na etapa 106, o controlador 32 controla o seletor decanais 106 (mostrado na figura 8) para transferir pelo menos um dos trans-ceptores 91, 93, 97, 105, 99, 101, 103 e 107 para um primeiro canal sem fio.O primeiro canal sem fio pode ser um canal aleatório, ou qualquer canal de-sejado, para dar início à operação no sistema local de comunicações 14. Ocontrolador 32 então procederá na etapa 108 para determinar se o canalsem fio está ocupado e continuar até um bloco de decisão na etapa 110. Naetapa 110, se o canal sem fio não está ocupado e está disponível para fun-ções de recepção e transmissão do sistema local de comunicações, então aoperação passa para a etapa 120.
Se o canal sem fio está ocupado, o controle passa para a etapa112 para determinar se há interferência no canal selecionado, e o sistemalocal de comunicações 14 discriminará se o sinal é do sistema local de co-municações 14 ou se o sinal é do sistema remoto de comunicações 12. Ocontrolador, na etapa 112, detectará um parâmetro de sinal de canal por u-nidade de tempo. O parâmetro pode ser voltagem, ou voltagem por unidadede tempo, no entanto, um conhecedor da técnica poderá verificar que o pa-râmetro pode ser qualquer um que possa ser detectado pelo sistema localde comunicações 14, tal como sinal de duração, fase de sinal, sinal de tem-po de queda, sinal de tempo de subida, uma corrente ou uma combinaçãode parâmetros.
O parâmetro é comparado, pelo controlador 32, com um parâ-metro conhecido pelo sistema local de comunicações, na etapa 114. O con-trole então passa para um bloco de decisão na etapa 116. Na etapa 116 se oparâmetro está em um nível de valor máximo baixo, o controlador assumeque um ruído de nível básico está estabelecido e o controle passa para aetapa 118. Se o parâmetro não é de nível de valor máximo baixo, o controla-dor 32 estabelece que o ruído de nível básico não esteja estabelecido aindae então o controle passa para a etapa 112 para detectar o parâmetro poste-riormente.
Na etapa 118, outra decisão é obtida e o controlador 32 determi-na se o parâmetro está no nível de valor máximo alto que é indicativo de umsinal recebido do sistema remoto de comunicações 12. Se uma determina-ção afirmativa é obtida, o controlador 32 assume que este canal identificou osinal proveniente do sistema remoto de comunicações 12 e controle passapara etapa 120. Se uma determinação negativa é obtida na etapa 118, ocontrolador 32 assume que este canal não recebeu o sinal da fonte remotade comunicações 12 e o controle passa para a etapa 116.
O controlador 32, na etapa 120, enviará o canal identificado aoutros transceptores do primeiro conjunto 94 e/ou do segundo conjunto 96 eescreverá o canal utilizável na memória 100. Dali em diante, o controle pas-sa para a etapa 124 para um bloco de determinação. No bloco de determi-nação 124, o controlador 32 determinará se todos os canais foram verifica-dos. Se não foram verificados todos os canais sem fio disponíveis, então ocontrole passa para a etapa 126. Na etapa 126, o controlador 32 controlará oseletor de canais 102 para transferir de canal e verificar outro canal sem fiopara busca adicional. O controle então passa para a etapa 106. Na etapa124, se todos os canais foram de fato verificados, o controle então passapara a etapa 128.
Na etapa 128, o controlador 32 enviará um sinal de controle etransferirá alguns dos transceptores para canais utilizáveis para funções detransmissão e recepção, e poderá adicionalmente continuar a busca emtempos posteriores e o controle passará para a etapa 104.
Deve ficar entendido que a descrição anterior é somente umailustração da presente invenção. Várias alternativas e modificações podemser verificadas pelos que conhecem a técnica, sem afastar-se da invenção.
Conseqüentemente, a presente invenção pretende abranger todas essasalternativas, modificações e variações. As modalidades descritas com refe-rencia às figuras dos desenhos anexados são apresentadas somente parademonstrar alguns dos exemplos da invenção. Outros elementos, etapas,métodos e técnicas que são levemente diferentes, das descritas anterior-mente e/ou das reivindicações anexadas, também pretendem estar dentrodo escopo da invenção.

Claims (21)

1. Método de seleção de canais para aperfeiçoamento de comu-nicações sem fio entre um primeiro sistema local de comunicações e um se-gundo sistema remoto de comunicações, compreendendo:coordenação de diversos transmissores locais em modo de es-cuta conectados a um sinal remoto sem fio através de vários canais;determinar um canal utilizável configurado para transmitir a partirdos mencionados vários canais, distinguindo entre um sinal proveniente doprimeiro sistema local de comunicações e um sinal proveniente do segundosistema remoto de comunicações;transmitir através dos ditos canais.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito canalutilizável é determinado escutando o dito sinal remoto sem fio e ignorandosubstancialmente a interferência de o dito primeiro sistema local de comuni-cações.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito canalutilizável é determinado escutando o dito sinal remoto sem fio, escutando aum ponto quando o sinal local do dito primeiro sistema local de comunica-ções modula no nível mais baixo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelofato de que o dito nível mais baixo é determinado quando, o dito primeirosistema local de comunicações, modula de um pico de voltagem a um nívelsem voltagem, e onde o canal utilizável é determinado escutando o dito sinalremoto sem fio ao dito nível sem energia.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito canalutilizável é determinado detectando a mais alta amostra de voltagem e amais baixa amostra de voltagem de pelo menos um canal dos ditos várioscanais, e onde então é determinado o dito canal utilizável.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a etapa dedeterminação mede tanto o pico no nível de potência de radiofreqüência co-mo o nível mínimo de potência de radiofreqüência.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, em que a etapa dedeterminação mede um parâmetro selecionado a partir de um grupo consis-tindo em uma duração de sinal, fase de sinal, tempo de subida do sinal, etempo de queda do sinal, e ou quaisquer combinações dos ditos picos nonível de potência de radiofreqüência e o nível mínimo de potência de radio-freqüência.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a etapa decoordenação inclui a etapa de coordenação dos diversos transmissores lo-cais escutando um sinal remoto sem fio através de vários canais, colocandoo resultado em uma tabela de dados, acessando a dita tabela de dados paratransmissão no dito canal utilizável.
9. Método, para seleção de canais para aperfeiçoamento de co-municações sem fio, entre um primeiro sistema local de comunicações emi-tindo um sinal modulado, e um segundo sistema remoto de comunicaçõesemitindo um sinal substancialmente constante, relativamente ao sinal modu-lado, compreendendo:coordenação de vários transceptores locais em modo recepçãoconfigurados para receber um sinal remoto sem fio através de vários canais;determinação de um canal utilizável para transmissão, sendo odito canal utilizável derivado dos ditos vários canais, onde o dito canal utili-zável é determinado distinguindo entre o parâmetro do dito sinal modulado eo dito sinal substancialmente constante em pelo menos um canal, ondequando o dito sinal modulado modula a zero durante um ciclo, dito sinal mo-dulado é eliminado do dito canal como interferência; etransmissão no dito canal utilizável.
10. Método, de seleção de canais de acordo com a reivindicação-9, em que o dito parâmetro é selecionado a partir de um grupo consistindoem voltagem, voltagem por unidade de tempo, fase de sinal, tempo de subi-da de sinal, e tempo de queda de sinal.
11. Método de seleção de canais de acordo com a reivindicação-10, em que tanto o pico e a base da voltagem do sinal são recebidos porunidade de tempo, para distinguir entre o dito parâmetro do dito sinal modu-lado e o dito sinal substancialmente constante.
12. Sistema de comunicações recebendo um sinal de um siste-ma remoto de comunicações, compreendendo:um seletor de canais;vários transceptores locais configurados para receber o dito sinalde comunicação e transmitir um sinal de comunicação local através de vá-rios canais, onde cada um dos ditos vários transceptores locais estão conec-tados a um controlador configurado para eliminar uma série de interferênciasdos ditos vários transceptores locais, sendo recebidas pelo dito canal;em que o dito controlador mede um parâmetro em pelo menosum dos ditos vários canais, e onde dito controlador determina a disponibili-dade de pelo menos um canal dos ditos vários canais, e comunica tal dispo-nibilidade a pelo menos um dos ditos vários transceptores para receber osinal de comunicação.
13. Sistema de comunicações, de acordo com a reivindicação-12, em que o dito seletor de canais altera um canal corrente de pelo menosum dos ditos vários transceptores para o dito canal disponível.
14. Sistema de comunicações, de acordo com a reivindicação-13, em que o dito controlador, é configurado para eliminar dito volume deruído de dito sinal remoto de comunicação, eliminando um componente mo-dulado de comunicações locais do dito sinal de comunicação.
15. Sistema de comunicações, de acordo com a reivindicação-14, em que o dito componente modulado de comunicação local de dito sinalde comunicação, é atribuído de pelo menos um dos ditos vários transceptores.
16. Sistema de comunicações, de acordo com a reivindicação-12, caracterizado pelo fato de que pelo menos alguns dos ditos vários trans-ceptores locais de um primeiro sistema e de um segundo sistema, caracteri-zado pelo fato de que o dito primeiro sistema busca por um canal disponível,e caracterizado pelo fato de que o dito segundo sistema transmite e recebesinais no dito canal disponível.
17. Sistema de comunicações, de acordo com a reivindicação-12, que compreende, adicionalmente, um componente acionador, caracteri-zado pelo fato de que dito componente acionador busca pelo dito canal dis-ponível, e o dito canal disponível envia um sinal ao dito controlador, o ditocontrolador é configurado para controlar o sistema dos ditos vários transcep-tores receberem o sinal de comunicação no dito canal disponível.
18. Sistema de comunicações que recebe um sinal de comuni-cação de um sistema remoto de comunicações compreendendo:um seletor de canais;vários transceptores locais formando um primeiro sistema detransmissão e um segundo sistema de busca de canais, sendo o dito primei-ro sistema de transmissão configurado para receber o dito sinal de comuni-cação e transmitir um sinal de comunicação local em vários canais, caracte-rizado pelo fato de que cada um dos ditos vários transceptores locais estãoconectados a um controlador, dito controlador é configurado para eliminarum volume de interferências de ditos vários transceptores locais recebidosem dito canal;onde o dito controlador mede um parâmetro de pelo menos umdos ditos canais, e caracterizado pelo fato de que dito controlador determinaa disponibilidade de pelo um dos ditos canais, utilizando o dito segundo sis-tema de busca de canais envia um sinal de canal disponível ao dito contro-lador, e dito controlador comunica dita disponibilidade a pelo menos um dosditos primeiros sistemas de transmissão, para transmitir e/ou receber o sinalremoto de comunicação em dito canal disponível.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 18, em que o ditocontrolador comunica, em modo sem fio, a dita disponibilidade de dito canaldisponível a pelo menos um dos ditos sistemas de transmissão usando outrocanal.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 18, em que o ditosegundo sistema de busca de canais tem os ditos vários transceptores bus-cando os ditos vários canais durante um período de tempo determinado, ca-racterizado pelo fato de que cada um dos ditos transceptores do dito segun-do sistema de busca de canais busca por um período de tempo diferenterelativamente um ao outro.
21. Transceptor que compreende:gerador conectado a uma antena de transmissão;antena receptora conectada a um receptor; econtrolador, em que o dito controlador está operacionalmenteconectado ao dito gerador e ao dito receptor, dito receptor recebendo umasérie de sinais num canal sem fio, a dita série de sinais cada uma sendo en-viado ao dito controlador, onde o dito controlador determina a disponibilidadede dito canal sem fio baseado em parte na dita série de sinais, e onde o ditocontrolador altera o dito canal sem fio para outro canal disponível baseadona dita determinação.
BRPI0610847-4A 2005-04-18 2006-02-17 método de seleção de canais para aperfeiçoamento de comunicações sem fio BRPI0610847A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US67235305P 2005-04-18 2005-04-18
US60/672,353 2005-04-18
PCT/US2006/007073 WO2006112954A1 (en) 2005-04-18 2006-02-17 A channel selection method for improved wireless communication

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610847A2 true BRPI0610847A2 (pt) 2010-08-03

Family

ID=36570866

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610847-4A BRPI0610847A2 (pt) 2005-04-18 2006-02-17 método de seleção de canais para aperfeiçoamento de comunicações sem fio

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20090040971A1 (pt)
EP (1) EP1875762A1 (pt)
JP (1) JP2008538481A (pt)
CN (1) CN101189897A (pt)
AU (1) AU2006237637B2 (pt)
BR (1) BRPI0610847A2 (pt)
CA (1) CA2605170A1 (pt)
MX (1) MX2007012913A (pt)
WO (1) WO2006112954A1 (pt)
ZA (1) ZA200709181B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9154636B2 (en) * 2008-12-18 2015-10-06 Continental Automotive Systems, Inc System and method for emergency reporting
JP4886814B2 (ja) * 2009-05-29 2012-02-29 株式会社バッファロー 無線通信装置、無線通信システムおよび無線通信方法
US9445435B2 (en) * 2009-08-17 2016-09-13 Koninklijke Philips N.V. Method for transmitting data in a wireless network, and wireless network therefor
JP5254302B2 (ja) * 2010-11-19 2013-08-07 株式会社東芝 無線通信装置
TWI761702B (zh) * 2019-09-10 2022-04-21 緯創資通股份有限公司 無線相容認證自動頻道選擇方法及其通訊裝置

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4001496A (en) * 1974-06-06 1977-01-04 Rca Corporation Defect detection and compensation apparatus for use in an fm signal translating system
US4065722A (en) * 1976-12-27 1977-12-27 Glenayre Electronics, Ltd. Demodulation method and circuit for discretely modulated ac signals
EP0866628A3 (en) * 1997-03-19 2001-01-31 AT&T Corp. System and method for dynamic channel assignment
SE515391C2 (sv) * 1999-11-08 2001-07-23 Tagmaster Ab Identifieringsbricka och läsare med interferensskydd
US6566997B1 (en) * 1999-12-03 2003-05-20 Hid Corporation Interference control method for RFID systems
KR100605973B1 (ko) * 2000-06-27 2006-07-28 삼성전자주식회사 이동통신 시스템의 링크적응 방법 및 장치
US6701129B1 (en) * 2000-09-27 2004-03-02 Nortel Networks Limited Receiver based adaptive modulation scheme
JP3443094B2 (ja) * 2000-12-27 2003-09-02 株式会社東芝 無線通信方法および無線通信装置
DE50202048D1 (de) * 2001-04-24 2005-02-24 Siemens Ag Verfahren zum zugreifen von stationen auf ein gemeinsames übertragungsmedium sowie eine netzstation zum durchführen eines solchen verfahrens
EP1442131A4 (en) * 2001-10-19 2006-06-07 Univ West Virginia MICROFLUID SYSTEM FOR PROTEAM ANALYSIS
JP2003244761A (ja) * 2002-02-14 2003-08-29 Fujitsu Ltd 通信装置、通信システム及び通信周波数設定方法
JP3407255B1 (ja) * 2002-05-07 2003-05-19 富士通株式会社 雑音除去方法及び装置
KR100689399B1 (ko) * 2002-05-17 2007-03-08 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 스마트 안테나의 순방향 송신빔 형성장치 및 방법
US7751843B2 (en) * 2002-07-29 2010-07-06 Qualcomm Incorporated Reducing interference with a multiple format channel in a communication system
KR100555923B1 (ko) * 2003-03-07 2006-03-03 삼성전자주식회사 무선랜 시스템 및 그 사용방법
WO2004082213A1 (ja) * 2003-03-10 2004-09-23 Buffalo Inc. アクセスポイント
US20050007979A1 (en) * 2003-07-07 2005-01-13 Intel Corporation Uniform channel spreading in a wireless local area network using dynamic frequency selection
ATE393516T1 (de) * 2003-08-07 2008-05-15 Koninkl Philips Electronics Nv Kanalkoordinierung in drahtlosen netzsystemen
WO2005015829A1 (en) * 2003-08-10 2005-02-17 Stuart Mendelsohn Method and system for applying sensor information by replacement of a set of sensors.
JP4100304B2 (ja) * 2003-09-10 2008-06-11 株式会社日立製作所 無線通信システム及びその復調方法並びにデータレート制御方法

Also Published As

Publication number Publication date
MX2007012913A (es) 2007-12-11
WO2006112954A1 (en) 2006-10-26
AU2006237637B2 (en) 2011-02-24
EP1875762A1 (en) 2008-01-09
JP2008538481A (ja) 2008-10-23
AU2006237637A1 (en) 2006-10-26
US20090040971A1 (en) 2009-02-12
ZA200709181B (en) 2009-08-26
CA2605170A1 (en) 2006-10-26
CN101189897A (zh) 2008-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10448424B2 (en) Method and apparatus for use of simultaneous multiple channels in the dynamic frequency selection band in wireless networks
US10638343B2 (en) Proximity detection
CN105634699B (zh) 载波选择方法及装置、接入点
CN101174851B (zh) 邻站干扰检测、干扰邻站识别的方法和装置
JP5416690B2 (ja) 異なるワイヤレス技術による干渉を検出しかつ区別する方法および装置
BRPI0610847A2 (pt) método de seleção de canais para aperfeiçoamento de comunicações sem fio
EP1815645A1 (en) Detection of the operation of a microwave oven by scanning medium noise pattern
CN102223191A (zh) 一种空闲频谱的获取方法和设备
CN107682890A (zh) 一种终端接入控制方法及装置
US10547393B2 (en) Guided distributed interference management system utilizing positive co-channel interference detection, measurement and mitigation employing a communication network or an internet connection
CN102415123B (zh) 用于检测信道状态的设备和方法
US8022858B2 (en) Radar detection method and apparatus using the same
EP3884595A1 (en) Interference handling by automatic time slot allocation for multiple coordinators
CN108040365A (zh) 一种同步接入的方法及装置
KR20170087729A (ko) 위치 기반 무선간섭 탐지방법 및 그 방법을 이용하는 사용자단말장치
CN101356834A (zh) 用于无线接入点中的信道捷变的改进型方法
JP3368223B2 (ja) 無線lan装置
JP5994863B2 (ja) 通信システム
CN108124264A (zh) 频道选择装置及频道选择方法
Yan et al. AP deployment research based on physical distance and channel isolation
US11044797B2 (en) Method of and device for commissioning a lighting system
CN107959933A (zh) WiFi无线网络中PLC设备的对码方法、装置、设备及存储介质
TW202023312A (zh) 智慧多媒體傳送系統及方法
Selvalakshmi et al. Modeling Spectrum Sensing and Optimal Time Interval Selection for Cognitive Radio System

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SENSORMATIC ELECTRONICS, LLC (US)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: SENSORMATIC ELECTRONICS CORPORATION

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 16/14 (2009.01)