BRPI0610603A2 - aparelho para fornecer tratamento eletrolìtico ao tecido, método para o tratamento de uma porção in vivo de tecido, método para melhorar cosmeticamente uma área de pele não estética usando um tratamento eletrolìtico e método de depilação - Google Patents
aparelho para fornecer tratamento eletrolìtico ao tecido, método para o tratamento de uma porção in vivo de tecido, método para melhorar cosmeticamente uma área de pele não estética usando um tratamento eletrolìtico e método de depilação Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0610603A2 BRPI0610603A2 BRPI0610603-0A BRPI0610603A BRPI0610603A2 BR PI0610603 A2 BRPI0610603 A2 BR PI0610603A2 BR PI0610603 A BRPI0610603 A BR PI0610603A BR PI0610603 A2 BRPI0610603 A2 BR PI0610603A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- electrode
- cushion
- tissue
- reagent
- current
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N1/00—Electrotherapy; Circuits therefor
- A61N1/02—Details
- A61N1/04—Electrodes
- A61N1/0404—Electrodes for external use
- A61N1/0408—Use-related aspects
- A61N1/0428—Specially adapted for iontophoresis, e.g. AC, DC or including drug reservoirs
- A61N1/0432—Anode and cathode
- A61N1/044—Shape of the electrode
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N1/00—Electrotherapy; Circuits therefor
- A61N1/02—Details
- A61N1/04—Electrodes
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N1/00—Electrotherapy; Circuits therefor
- A61N1/18—Applying electric currents by contact electrodes
- A61N1/20—Applying electric currents by contact electrodes continuous direct currents
- A61N1/30—Apparatus for iontophoresis, i.e. transfer of media in ionic state by an electromotoric force into the body, or cataphoresis
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N1/00—Electrotherapy; Circuits therefor
- A61N1/18—Applying electric currents by contact electrodes
- A61N1/20—Applying electric currents by contact electrodes continuous direct currents
- A61N1/30—Apparatus for iontophoresis, i.e. transfer of media in ionic state by an electromotoric force into the body, or cataphoresis
- A61N1/303—Constructional details
- A61N1/306—Arrangements where at least part of the apparatus is introduced into the body
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Radiology & Medical Imaging (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- Electrotherapy Devices (AREA)
Abstract
São revelados um método e um dispositivo úteis para a realização de procedimento cosmético ou médico de uma porção in vivo de tecido. O método inclui o contato de uma porção in vivo de tecido com uma porção de um coxim, substancialmente saturando o coxim com um reagente, o contato do coxim com um primeiro eletrodo, de modo que o primeiro eletrodo esteja próximo à porção do coxim próxima à porção in vivo de tecido. O método também inclui o contato do coxim com um segundo eletrodo de modo a fornecer uma via elétrica entre o primeiro eletrodo e o segundo eletrodo através do reagente, passando uma voltagem de DC através de um circuito que inclui o primeiro eletrodo, o reagente e o segundo eletrodo, desse modo formando pelo menos um de: um efeito eletrolítico e um produto eletrolítico do reagente, próximo ao primeiro eletrodo.
Description
APARELHO PARA FORNECER TRATAMENTO ELETROLÍTICO AO TECIDO,MÉTODO PARA O TRATAMENTO DE UMA PORÇÃO IN VIVO DE TECIDO,MÉTODO PARA MELHORAR COSMETICAMENTE UMA ÁREA DE PELE NÃOESTÉTICA USANDO UM TRATAMENTO ELETROLÍTICO E MÉTODO DEDEPILAÇÃO
Campo da invenção
A presente invenção relaciona-se a aparelhos e métodospara liberação de uma corrente direta relativamente altapara o tratamento terapêutico de tecido.
Fundamento da invenção
O uso de eletricidade em cosmetologia e medicina é bemconhecido: corrente direta (DC) de baixa voltagem contínuaou pulsátil sendo usada para terapia eletrolítica e/oudeposição de substâncias em tecido e AC sendo usada paracortar tecido. Tratamentos eletrolíticos de tecido incluem,entre outras coisas, o uso dos seguintes procedimentos edefinições como aqui usado:
1. Eletroforese: o movimento de partículas suspensasatravés de um fluido ou gel sob a ação de uma forçaeletromotora aplicada a eletrodos em contato com asuspensão.
2. Iontoforese: a introdução de uma substância ionizada(como um ingrediente farmacêutico ativo) através da peleintacta pela aplicação de uma corrente elétrica direta.
3. Eletrosmose: o movimento de um líquido para fora ouatravés de uma membrana biológica sob a influência de umcampo elétrico em que solutos não carregados se movem aolongo de um gradiente eletro-osmoticamente induzido.
4. Dissecação eletrolítica: a remoção de água de tecidousando uma corrente elétrica para mover um dessecante deeletrólitos no tecido.
5. Eletocinese: o movimento de partículas ou líquidos queresulta de ou produz uma diferença de potencial elétrico.
6. Eletro-epilação: o uso de corrente elétrica para remover pêlos.
7. Eletro-onicomicotomia: o uso de corrente elétrica paratratar uma infecção fúngica da unha.
Tratamentos eletrolíticos são restritos ao uso de DCde baixa voítagem porque DC de alta voltagem interfere coma atividade nervosa e muscular, causando dor e dano aotecido.
DC de baixa voltagem, todavia, é um meio ineficaz deafetar eletroliticamente o tecido, freqüentementeresultando em depósito de quantidades insuficientes de umasubstância terapêutica no tecido. Alternativamente, paraatingir deposição suficiente da substância, DC de baixavoltagem requer um período de tempo prolongado que pode serintolerável para o receptor enquanto causa um uso ineficazdas instalações do profissional de saúde.
A distribuição de tratamento eletrolítico mesmo com ouso de DC de baixa voltagem não é completamente livre deriscos. Por exemplo, eletroforese de DC de baixa voltagemque é inadvertidamente descarregada próximo ao coração podecausar fibrilação potencialmente fatal dos ventrículos.
Adicionalmente, uma vez que os elétrons não viajam em água,as reações na interface tecido-eletrodo geralmente produzemoxidação-redução em substratos que estão em contato com oseletrodos, freqüentemente resultando em dano tecidual.
A despeito das desvantagens, incluindo os tratamentosineficazes e prolongados, há tratamentos cosméticos queatualmente usam DC eletrolítica, por exemplo:Hiperidrose
Hiperidrose primária, a superprodução de suor, ocorreem várias superfícies do corpo, incluindo superfíciespalmar, axilar, plantar, facial e do tronco. Hiperidroseleve a moderada é tipicamente tratada com aplicações de 25%de cloreto de alumínio várias vezes por semana. Hiperidroseque é recalcitrante a aplicações tópicas é freqüentementetratada com iontoforese.
Tratamentos eletrolíticos usam dispositivos que supremDC de baixa voltagem a 15-18 mA, dessa forma, causandoiontoforese de uma solução que inclui tipicamente cloretode alumínio. Os tratamentos duram 20-3 0 minutos cada e sãofornecidos várias vezes por semana. A resolução dossintomas e satisfação do paciente variam consideravelmente:vários consideram o tratamentos muito longo, ineficaz e/oudispendioso.
Há dois tipos de glândulas sudoríparas as écrinas e asapócrinas. Glândulas sudoríparas écrinas se abrem para apele, estão sob controle simpático colinérgico e respondemtanto estímulos térmicos quanto psicológicos. Glândulassudoríparas apócrinas, associadas ao odor sexual dosmamíferos, são maiores que as glândulas écrinas, abertaspara os folículos pilosos e inervadas por fibras nervosassimpáticas adrenérgicas. É altamente provável que asglândulas écrinas respondam a diferentes componenteselétricos de iontoforese que as glândulas apócrinas. Umtratamento não seria distribuído apenas mais rapidamentecom uma unidade iontoforética mais eficiente, mas tambémmelhores resultados podem advir com correntes duplas: umprimeiro para glândulas sudoríparas apócrinas, e um segundopara glândulas sudoríparas écrinas
Potencial para Tratamentos eletrolíticos
Em adição à iontoforese para o tratamento dehiperidrose, hã inúmeros tratamentos cosméticos que podemse beneficiar potencialmente de um aparelho eletrolítico deDC mais eficiente e eficaz.
Eletro-epilação
Em referência à figura 1, um pêlo 204 cresce a partirde um folículo 208. Uma vez que o folículo 208 é uma áreaem que a haste do pêlo ainda não foi totalmentequeratinizada, o folículo 208 rapidamente absorve osprodutos eletrolíticos.
O ciclo de vida do folículo 208 é dividido em 3 fases:anágena, catágena, e telógena. A fase anágena é a fase decrescimento ativo. A fase catágena marca a regressão dofolículo 208 e a fase telógena representa um período dedescanso. No couro cabeludo humano, a fase anágena duraaproximadamente 3-4 anos. A fase catágena duraaproximadamente 2-3 semanas, e a fase telógena duraaproximadamente 3 meses.
Onicomicose
Onicomicose é uma infecção que causa o espessamento oudescoloração, desfiguração ou rachadura das unhas das mãose dos pés. Inicialmente a desfiguração é primariamente umapreocupação cosmética, todavia, sem tratamento, a unha podeespessar, causando pressão, irritação e dor em sapatosfechados.
Em diabéticos, a onicomicose é tanto comum quantoperigosa; estudos recentes mostraram uma maior taxa deamputação em diabéticos com onicomicose comparados àquelessem a infecção.
A onicomicose é de difícil tratamento porque as unhascrescem lentamente e recebem muito pouco suprimento desangue. Os patógenos da onicomicose geralmente compreendemfungos e/ou leveduras: patógenos fúngicos incluemTrichophyton rubrum e Tr ichophyton mentagrophytes-, epatógenos de leveduras incluindo Cândida albicans e Cândidaparapsilosis.
A medicação antifúngica tópica requer 6 meses a um anode tratamentos diários para que a unha recupere sua saúde,transparência e aparência fina. Adicionalmente, há uma taxarelativamente alta de falha e recorrência após otratamento.
Uma deposição intracelular eletrolítica bem focada eprofunda de agentes de tratamento de onicomicose deveresultar provavelmente em menos tratamentos e menos chancede recorrência.
Queratose Actínica
Queratose actínica é uma protuberância escamosa ouásperas que se forma na superfície da pele em áreasexpostas ao sol: face, orelhas, careca, pescoço, dorso dasmãos e antebraços e lábios.
A queratose actínica pode ser a primeira etapa nodesenvolvimento de câncer de pele. Estima-se que até 10 porcento das lesões ativas, que são mais vermelhas e maismacias que o restante, passarão à próxima etapa eprogridirão para carcinoma escamoso celular.
A forma mais agressiva de queratose, queiliteactínica, aparece nos lábios e pode evoluir para carcinomaescamoso celular. Por volta de um quinto desses carcinomasquelíticos entram em metástase. Mais problemático, o câncerna presença de queratose não é limitado ao carcinomaescamoso celular, mas pode desenvolver para um melanomaaltamente agressivo e metastático.
O tratamento é essencial para evitar o tratamentopotencialmente mais invasivo e extensivo de uma malignidadesubseqüente. Tratamentos atuais de queratose actínicaincluem curetagem, remoção por raspagem, criocirurgia,peelings químicos e cremes tópicos, por exemplo, cremes queincluem 5-fluoruracil (5-FU). Cada tipo de tratamento éassociado a um sucesso inicial variável, mas a uma altataxa de retorno de vários meses a vários anos depois.
O tratamento de queratose actínica deve atingir a raizda queratose na membrana basal da pele para ser eficaz. Umateoria sobre a qual a queratose actínica retorna após aremoção é que os tratamentos acima apontados não sãorealizados em uma profundidade suficiente devido ao medo decausar cicatrizes na pele. Um sistema eletrolítico quedeposita medicação abaixo e na membrana basal tem maiorpotencial de tratar de forma bem sucedida a queratoseactínica; sem recorrência de sem o trauma de retirada oucorte.
Tumores Inoperáveis
Um exemplo de um tumor que é rararamente, se ocorrer,retirado cirurgicamente é um tumor hepático canceroso. Aretirada cirúrgica de câncer hepático não é uma opçãoporque durante a cirurgia, células leucêmicas associadas aocâncer se disseminam facilmente para todos os órgãos pormeio da corrente sangüínea e dos vasos linfáticos.Há dois tipos principais de câncer hepático, hepatoma ecolangiocarcinoma. Hepatoma é câncer dos hepatócitos, aprincipal célula hepática funcional. Hepatoma é câncerhepático primário. Hepatoma comumente cresce no fígado comoum tumor semelhante a bola, que invade o tecido normal queo circunda. Uma história de infecção com o vírus dahepatite B coloca os indivíduos em risco de desenvolverhepatoma.
Colangiocarcinoma é câncer das células do duto biliar.Colangiocarcinoma origina-se nos dutos biliares e éfreqüentemente causado por infestação com trematódeohepático, um parasita chamado Clonorchis. O câncer crescejunto aos dutos biliares em folhas ou linhas e é difícil deser achado em estudos de raios X.
A maior parte dos casos de câncer hepático sãometástases de um outro órgão. Por causa de seu fluxosangüíneo muito alto e várias funções biológicas, o fígadoé um dos locais mais comuns para que as metástases cresçam.Tumores que surgem originalmente no cólon, pâncreas,estômago, pulmão, ou mama freqüentemente disseminam para ofígado.
O tratamento de câncer hepático varia de acordo com otamanho do tumor. Tumores de menos que 5 cm de diâmetro sãofreqüentemente destruídos com o uso de etanol ou ácidoacético injetado no tumor.
Para tumores maiores que 5 cm, um tratamento deprimeira linha para carcinoma hepático é freqüentemente aquimioterapia em que ingredientes farmacêuticos ativoscitotóxicos (APIs) são usados para destruir as célulascancerosas. APIs são comumente administrados por viaintravenosa diretamente na artéria hepática durante cadasessão de quimioterapia. Uma sessão tipicamente dura algunsdias, seguida por um período de recuperação dos efeitoscolaterais. O número de sessões depende do tipo de câncerhepático e de como ele responde aos APIs.
Os APIs de quimioterapia freqüentemente se concentramem tecidos não hepáticos de crescimento rápido, gerandoefeitos colaterais desagradáveis que incluem resistênciareduzida a infecção, náusea, herpes e queda de cabelos.
A terapia com radiação, comumente usada junto com aquimioterapia ou lesões acima de 5 cm, usa raios X ououtros raios de alta energia para matar as célulascancerosas e encolher os tumores. A terapia com radiaçãomuitas vezes adiciona aos efeitos colaterais daquimioterapia.
Um sistema eletrolítico que deposita mediçãocitotóxica no tecido hepático tem grande potencial detratar câncer hepático, aumentar as taxa de sobrevivência ereduzir os efeitos colaterais.Alternativas Eletrolíticas para PC
Com o reconhecimento do risco e ineficiência dostratamentos eletrolíticos com DC para o tecido,dispositivos que usam corrente alternada (AC) sãofreqüentemente usados para tratamento eletrolítico.Entretanto, porque AC de baixa freqüência é acompanhada pordor e causa dano muscular e nervoso, AC só pode serdistribuída em maiores freqüências.
AD de alta freqüência, medicamente útil e segura temsido determinada como uma corrente que tem uma freqüênciade 10.000 ou mais ciclos por segundo, dessa forma nãocausando contrações musculares e não tendo efeitos sobre osnervos. Em reconhecimento do dano causado por AC de baixafreqüência, agências reguladoras geralmente limitam asmodalidades terapêuticas com AC a AC de alta freqüênciaacima de 10 MHz.
AC de alta freqüência, no entanto, não é útil para osprocedimentos de eletroforese porque durante a oscilação,AC constantemente troca de polaridade, fazendo as membranascelulares bloquearem o movimento eletroforético. Asdesvantagens da AC de alta freqüência, portanto, limitamseu uso para os tratamentos de tecidos que requerem altastemperaturas. AC, por exemplo, é usada para gerar calorpara cortar tecido, cauterizar vasos que sangram e/oudestruir tecido indesejado, incluindo eletro-epilação.
Pedido de Patente U.S. publicado como U.S. 2001023330ensina uma montagem de iontoforese de AC transdérmica quedistribui freqüências pulsadas de AC abaixo de 100 Hz. Noentanto, para limitar o dano tecidual, cada duração depulso é de menos que 2 milissegundos, dessa forma,reduzindo o depósito e aumentando o tempo de tratamentosimilar aos tratamentos de DC de baixa voltagem.
Patente U.S. 6.553.253 ensina a liberaçãoeletrocinética de substâncias terapêuticas no tecido usandoAC corriga em DC em uma freqüência abaixo de 1 megahertz.
Uma vez que essa baixa freqüência expõe um perigo de causarfibrilação ventricular, a administração por profissional énecessária.
Pedido de Patente PCT publicado como WO 2003/103522ensina a injeção de uma substância em um tecido e quefornece tratamentos eletroliticos pelo uso do injetor comoum primeiro eletrodo em combinação com um segundo eletrodoremoto, similar a sistema eletrocirúrgico monopolar.
Artigos, aqui incluídos por referência em suatotalidade, que fornecem fundamento para a presenteinvenção, incluem:
Rosemberg, Y. and Korenstein, R. "Incorporation ofmacromolecules into cells and vesicles by low electricfields: induction of endocytotic-like process" inBioelchem. Biophys. Res. Comm. 1997, 42, 275-281Antov Y, Barbul A, Mantsur H, and Korenstein R.
"Eletroendocytosis: exposure of cells to pulsed lowelectric fields enhances adsorption and uptake ofmacromolecules" in Biophysical Journal 2005, 88(3), 2206-2223 .
Entin I, Plotnikov A, Korenstein R, Keisari Y. "Tumorgrowth retardation, cure, and induction of antitumorimmunity in B16 melanoma-bearing mice by low electricfield-enhanced chemotherapy" in Clinicai Câncer Research2003, 9(8), 31903197.
Nordenstrom BE. "Eletrochemical treatment of câncer:
Variable response to anodic and cathodic fields" AmericanJournal of Clinicai Oncology. 1989 Dec;12 (6) :530-6; bemcomo as Patente U.S. Nos. 4.289.135, 4.572.214 e 4.974.595e Patente Chinesa 1042838 para Nordenstrom, e cols.
Patentes que fornecem fundamento para a presenteinvenção incluem:
Patente U.S. No. 6.063.076, "Method and system forremoval of hair" que usa energia eletromagnética paradestruir matriz pilosa;
Patente U.S. No. 4.155.363 "Eletronically controlledapparattus for electrolytic depilation" usando correnteelétrica que é interrompida entre 1 a 3 segundos;
Patente U.S. No. 5,443,441 "Apparattus and method fortransdermal delivery of cosmetic composition" usa correnteelétrica em uma faixa de cerca de 0,1 mA a cerca de 10 mA;
Patente U.S. No. 6.039.746 "Patch eletrolysis systemand method for removing hair from skin" aplica uma correntede eletrólise através de emplastros presos à superfície dapele;
Patente Européia EP 0824 003 "Hair removal device andmethod" se baseia em depósito iontoforético de depilatóriosde tioglicolato;
Publicação PCT WO 2001/87171 "Method and Sistema forRemoval of Hair with a Conductive Layer" usa energiaeletromagnética para destruir matriz pilosa;
Patente Européia EP 0783347 "Method of Hair Removal"por remoção do pelo e tratamento do folículo exposto parainibir a regeneração do pelo; e
A despeito da tremenda necessidade e vantagens paratratamento eletrolítico de tecido eficiente e rápido, nãohá um aparelho que forneça tratamento eletrolítico dotecido desrovido das limitações acima.
Sumário da invenção
Modalidades da presente invenção discutem de forma bemsucedida pelo menos algumas das desvantagens da técnicaprévia ao fornecer métodos e aparelhos para tratamentoeletrolítico de tecido eficiente e rápido que usa altacorrente que é distribuída sem os problemas acimaobservados.
De acordo com um aspecto da invenção, são fornecidosaparelho de tecido eletrolitico e métodos de tratamento; emque o aparelho compreende um Dispositivo de ConversãoEletrolítica (ECD) que inclui um reagente, pelo menos umaporção do reagente sento eletrolisável. O ECD também incluium coxim substancialmente encharcado com o reagente, ocoxim tendo uma superfície inferior do coxim, uma primeiracamada isolante elétrica tendo uma superfície de isolamentosuperior substancialmente em contato com a superfícieinferior do coxim e uma primeira abertura que passa atravésda camada de isolamento. Além disso, O ECD inclui doisterminais que compreendem primeiro e segundo terminaisconfigurados para conectar a uma fonte de força de DC, pelomenos dois eletrodos substancialmente em contato com ocoxim e espaçados um do outro, de modo que um primeiroeletrodo conectado ao primeiro terminal faz contato com ocoxim substancialmente próximo à primeira abertura, e umsegundo eletrodo conectado ao segundo terminal faz contatocom o coxim substancialmente distante da primeira abertura.
Em modalidades de exemplo, o aparelho tambémcompreende uma fonte de força de DC conectada a doisterminais de modo que o primeiro eletrodo é um anodo.Opcionalmente, a fonte de força de DC é conectada aosterminais de modo que o primeiro eletrodo é um catodo.
Em uma modalidade de exemplo adicional, o coximpróximo à primeira abertura é complacente; que compreendeum material selecionado do grupo que consiste em tecidotrançado, tecido não trançado, pano, fibras, materialesponjoso, borracha, algodão, lã, poliéster e poliamida.
Opcionalmente, a primeira abertura tem um formatoselecionado do grupo que consiste em quadrado, oval,circular, redondo, retangular, curvo, triangular, seçãocircular e em arco.
Em uma modalidade adicional de exemplo, pelo menos umaporção do reagente é uma solução e o reagente inclui pelomenos um de um API e um sai. Opcionalmente, o reagentecompreende pelo menos um do grupo que consiste em um agenteantimitótico, um agente foto-reativo, uma enzima, umasubstância que emite partícula atômica, um APIantigenicamente rotulado, um API rotulado com recpetorcelular e um API geneticamente rotulado. Em uma modalidadealternativa de exemplo, o reagente compreende pelo menos umdo grupo que consiste em um dessecador, um epilador, umagente antifungico e um catalisador.
Em algumas modalidades de exemplo, um produto deeletrólise do reagente compreende pelo menos um do grupoque consiste em um agente antimitótico, um agente foto-reativo, uma enzima, uma substância que emite partículaatômica, um API antigenicamente rotulado, um API rotuladocom recepetor celular e um API geneticamente rotulado.
Alternativamente, um produto de eletrólise do reagentecompreende pelo menos um do grupo que consiste emdessecador, epilador, agente antifungico e um catalisador.
Em algumas modalidades, pelo menos uma porção do reagente ésuscetível a pelo menos um do grupo que consiste emeletroforese, iontoforese, eletrosmose e eletrocinese.
Em modalidades de exemplo, pelo menos uma porção daprimeira camada de isolamento elétrica é de um material quecompreende um material que tem uma propriedade selecionadado grupo que consiste em complacente, flexível, plástica erígida. Opcionalmente, pelo menos uma porção da primeiracamada isolante elétrica é impermeável à passagem de gás.
Em modalidades de exemplo alternativas, pelo menos umaporção da primeira camada isolante elétrica é de ummaterial que compreende um material do grupo que consisteem folha de alumínio, filme, folha, membrana, tecido nãotrançado e tecido trançado. Opcionalmente, o primeiromaterial de isolamento é selecionado do grupo que consisteem papel, poliéster, polietileno, polipropileno e silicone.Adicionalmente a primeira camada de isolamento tem umaespessura de menos que cerca de 5 um. Alternativamente, aprimeira camada de isolamento tem uma espessura de menosque cerca de 100 um. Ainda em outras modalidades, aprimeira camada de isolamento tem uma espessura de mais quecerca de 5 um. Ainda em outras modalidades, a primeiracamada de isolamento tem uma espessura de mais que cerca de100 um.
Opcionalmente, o material de isolamento é cortável.Em modalidades de exemplo adicionais, a primeiracamada de isolamento inclui uma superfície inferiorsubstancialmente em contato com uma primeira camada debase, a primeira camada de base tendo uma primeira aberturasubstancialmente alinhada com a primeira abertura da camadade isolamento.
Opcionalmente, a primeira camada de base tem umaespessura de menos que cerca de 15 um. Alternativamente, aprimeira camada de base tem uma espessura de menos quecerca de 100 um. Ainda em modalidades alternativas, aprimeira camada de base tem uma espessura de não mais quecerca de 15 um; ou adicionalmente, a primeira camada debase tem uma espessura de não mais que cerca de 100 um.Em modalidades de exemplo, pelo menos uma porção daprimeira camada de base é selecionada do grupo que consisteem alumínio, aço inoxidável, metal nobre e plástico.
Em algumas modalidades de exemplo, uma segunda camadaisolante elétrica é incluída em que pelo menos doiseletrodos e o coxim estão contidos entre a primeira camadaisolante elétrica e a segunda camada isolante elétrica.
Opcionalmente, a segunda camada isolante elétrica ésubstancialmente contígua com a primeira camada isolanteelétrica, dessa forma juntas contendo substancialmente ocoxim e pelo menos dois eletrodos.
Em algumas modalidades, uma segunda camada de basesubstancialmente cobre a segunda camada de isolamento. Alémdisso, pelo menos uma porção da segunda camada de base éselecionada do grupo que consiste em alumínio, açoinoxidável, metal nobre e plástico. Opcionalmente a segundacamada de base é substancialmente contígua com a primeiracamada de base, dessa forma substancialmente selandoeletricamente pelo menos uma porção da primeira e segundacamadas de isolamento.
Em uma modalidade de exemplo, o aparelho tambémcompreende uma fonte de força de DC conectada aosterminais; a fonte de força de DC fornece pelo menos cercade 1 volt. Alternativamente, a fonte de força de DC fornecepelo menos cerca de 2 volts; ainda pelo menos cerca de 4volts; ou ainda mesmo pelo menos cerca de 6 volts.
Em modalidades alternativas, a fonte de força de DCfornece não mais que cerca de 4 0 volts; ou a fonte de forçade DC fornece não mais que cerca de 60 volts. Opcionalmentea fonte de força de DC fornece não mais que cerca de 80volts; ou a fonte de força de DC fornece não mais que cercade 100 volts.
Em algumas modalidades adicionais de exemplo, a fontede DC é configurada para fornecer uma corrente de pelomenos cerca de 0,1 mA; ou a fonte de DC é configurada parafornecer uma corrente de pelo menos cerca de 2 mA.Alternativamente a fonte de DC é configurada para forneceruma corrente de pelo menos cerca de 3 mA; ou a fonte de DCé configurada para fornecer uma corrente de pelo menoscerca de 4 mA. Além disso, a fonte de DC é configurada parafornecer uma corrente de não mais que cerca de 100 mA; ou afonte de DC é configurada para fornecer uma corrente de nãomais que cerca de 250 mA. Ainda em outras modalidades afonte de DC é configurada para fornecer uma corrente de nãomais que cerca de 500 mA; ou a fonte de DC é configuradapara fornecer uma corrente de não mais que cerca de 1.000 mA.
Em uma modalidade de exemplo, a fonte de DC éconfigurada para fornecer uma corrente contínua.Alternativamente, a fonte de DC é configurada para forneceruma corrente em pulsos e a corrente tem uma amplitude depulso de pelo menos cerca de 1 x IO"5 segundos. Em outrasmodalidades a corrente tem uma amplitude de pulso de pelomenos cerca de 3 x IO"9 segundos. Ainda em outrasmodalidades, a corrente tem uma amplitude de pulso de nãomais que cerca de 0,1 segundo. Ainda em outras modalidades,a corrente tem uma amplitude de pulso de não mais que cercade 0,01 segundo. E em outras modalidades, a corrente temuma amplitude de pulso de não mais que cerca de 1 x 10"5segundos. Além disso, em outras modalidades, a corrente temuma amplitude de pulso de não mais que cerca de 3 x 10segundos.
Em algumas modalidades de exemplo a camada deisolamento superior, o coxim, e a camada de isolamentoinferior constituem uma construção laminada
substancialmente plana. Opcionalmente, a construçãolaminada substancialmente plana é substancialmenteflexível.
Em modalidade adicional de exemplos a primeira camadade isolamento compreende pelo menos duas paredes anguladasque definem um volume interno entre elas, em que o primeiroeletrodo, o segundo eletrodo e o coxim estão contidosdentro do volume. Opcionalmente, as duas paredes anguladassubstancialmente formam uma configuração semelhante àagulha. Opcionalmente, a configuração semelhante à agulha éconfigurada para perfurar tecido. Além disso,opcionalmente, o aparelho é substancialmente implantável invivo.
Em algumas modalidades, o aparelho é substancialmenteimplantável em um tecido selecionada do grupo que consisteem tecido mole, osso, cartilagem e líquido.
Em outras modalidades de exemplo, a DC é fornecida porpelo menos um de um conversor de AC para DC e uma bateria.
Opcionalmente, a fonte de DC é configurada parafornecer um potencial de pelo menos cerca de 1 volt.Alternativamente, a fonte de DC é configurada para fornecerum potencial de pelo menos cerca de 2 volts; ou a fonte deDC é configurada para fornecer a potencial de não mais quecerca de 100 volts. Ainda em outras modalidades, a fonte deDC é configurada para fornecer um potencial de não mais quecerca de 1.000 volts.
Além disso, em algumas modalidades, a fonte de DC éconfigurada para fornecer uma corrente contínua.
Em modalidades de exemplo adicionais, o aparelhoinclui um oscilador conectado à DC fornecida, o osciladorproduz uma amplitude de pulso de pelo menos cerca de 1 xIO"5 segundos. Em outras modalidades a corrente tem umaamplitude de pulso de pelo menos cerca de 3 x IO"9segundos. Ainda em outras modalidades, a corrente tem umaamplitude de pulso de não mais que cerca de 0,1 segundo.
Ainda em outras modalidades, a corrente tem umaamplitude de pulso de não mais que cerca de 0,01 segundo. Eem outras modalidades, a corrente tem uma amplitude depulso de não mais que cerca de 1 x IO"5 segundos. Alémdisso, em outras modalidades, a corrente tem uma amplitudede pulso de não mais que cerca de 3 x IO'9 segundos.
Em algumas modalidades de exemplo, o aparelho incluipelo menos um amplificador de sinal adaptado para receber eamplificar pelo menos um pulso monopolar. Ademais, oamplificador de sinal é adaptado para fornecer uma primeirapolaridade ao primeiro terminal e uma segunda polaridade aosegundo terminal.
Opcionalmente, o amplificador de sinal compreende pelomenos um de um resistor, um capacitor e um transistor.
Em algumas modalidades, a fonte de DC é configuradapara fornecer uma corrente de pelo menos cerca de 0,1 mA;ou a fonte de DC é configurada para fornecer uma correntede pelo menos cerca de 2 mA. Alternativamente, a fonte deDC é configurada para fornecer uma corrente de pelo menoscerca de 3 mA ou a fonte de DC é configurada para forneceruma corrente de pelo menos cerca de 4 mA.
Em modalidades de exemplo alternativas a fonte de DC éconfigurada para fornecer uma corrente de não mais quecerca de 100 mA; ou a fonte de DC é configurada parafornecer uma corrente de não mais que cerca de 250 mA.
Alternativamente, a fonte de DC é configurada para forneceruma corrente de não mais que cerca de 500 mA; ou a fonte deDC é configurada para fornecer uma corrente de não mais quecerca de 1.000 mA.
Em algumas modalidades de exemplo, pelo menos umaporção da primeira camada de base é eletricamentecondutora. Além disso, em modalidades alternativas, oaparelho inclui um eletrodo lateral em contato elétrico coma porção eletricamente condutora da primeira camada debase. Opcionalmente o eletrodo lateral é configurado paraproduzir um campo elétrico alternado. Em algumasmodalidades, o eletrodo lateral inclui pelo menos uminversor.
Em outras modalidades de exemplo, o aparelhocompreende pelo menos quatro eletrodos, incluindo umterceiro eletrodo e um quarto eletrodo em contato com ocoxim de modo que o terceiro eletrodo é eletricamenteconectado ao quarto eletrodo através do reagente.
Opcionalmente, o aparelho também compreende pelo menosduas aberturas, uma primeira abertura e uma segundaabertura, em que a segunda abertura é próxima ao terceiroeletrodo.
De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido ummétodo para o tratamento de uma porção in vivo do tecido. Ométodo compreende o contato de uma porção de tecido in vivocom uma porção de um coxim, substancialmente saturando ocoxim com um reagente. O método adicionalmente compreende,o contato do coxim com um primeiro eletrodo de modo que oprimeiro eletrodo é próximo à porção do coxim próxima àárea de tecido; contato do coxim com um segundo eletrodopara fornecer uma via elétrica entre o primeiro eletrodo eo segundo eletrodo através do reagente. O método tambémcompreende, passagem de uma DC através de um circuito queinclui o primeiro eletrodo, o reagente e o segundoeletrodo, desse modo formando pelo menos um efeitoeletrolitico e um produto eletrolitico do reagente, próximoao primeiro eletrodo.
Em algumas modalidades de exemplo, o segundo eletrodoé eletricamente distanciado da área de tecido para prevenirsubstancialmente a passagem de corrente através do tecido.
Em outras modalidades de exemplo, o distanciamentoelétrico inclui a interposição de um isolante elétricoentre o coxim e a porção de tecido in vivo em proximidadedo segundo eletrodo.
Em algumas modalidades, a voltagem da corrente quepassa fornece pelo menos cerca de 1 volt. Alternativamente,a voltagem da corrente que passa fornece pelo menos cercade 2 volts; pelo menos cerca de 4 volts; ou mesmo pelomenos cerca de 6 volts.
Em modalidades alternativas, a voltagem da correnteque passa fornece não mais que cerca de 4 0 volts; ou avoltagem da corrente que passa fornece não mais que cercade 60 volts. Opcionalmente a voltagem da corrente que passafornece não mais que cerca de 80 volts; ou a fonte de forçade DC fornece não mais que cerca de 100 volts.Em algumas modalidades adicionais de exemplo, a fontede DC é configurada para fornecer uma corrente de pelomenos cerca de 0,1 mA; ou a fonte de DC é configurada parafornecer uma corrente de pelo menos cerca de 2 mA.Alternativamente a fonte de DC é configurada para forneceruma corrente de pelo menos cerca de 3 mA; ou a fonte de DCé configurada para fornecer uma corrente de pelo menoscerca de 4 mA. Além disso, a fonte de DC é configurada parafornecer uma corrente de não mais que cerca de 100 mA; ou afonte de DC é configurada para fornecer uma corrente de nãomais que cerca de 250 mA. Ainda em outras modalidades afonte de DC é configurada para fornecer uma corrente de nãomais que cerca de 500 mA; ou a fonte de DC é configuradapara fornecer uma corrente de não mais que cerca de 1.000 mA.
Em algumas modalidades, é incluída uma fonte de DC queé configurada para fornecer uma corrente contínua.
Em modalidades alternativas, uma fonte de DC éconfigurada para fornecer uma corrente em pulso; e acorrente tem uma amplitude de pulso de pelo menos cerca de1 x 10"5 segundos. Em outras modalidades a corrente tem umaamplitude de pulso de pelo menos cerca de 3 x 10"9segundos. Ainda em outras modalidades, a corrente tem umaamplitude de pulso de não mais que cerca de 0,1 segundo.Ainda em outras modalidades, a corrente tem uma amplitudede pulso de não mais que cerca de 0,01 segundo. Em outrasmodalidades, a corrente tem uma amplitude de pulso de nãomais que cerca de 1 x IO"5 segundos. Além disso, em outrasmodalidades, a corrente tem uma amplitude de pulso de nãomais que cerca de 3 x IO"9 segundos.Opcionalmente, enquanto passa a DC, o produtoeletrolítico migra para formar um gradiente quimioelétricopróximo ao primeiro eletrodo junto a superfície do tecido,e uma primeira distância abaixo da superfície do tecido.
Em uma modalidade de exemplo, a distância que oproduto eletrolítico migra abaixo da superfície aumenta como tempo.
Em uma modalidade de exemplo, o dispositivo do métodoinclui uma primeira abertura tendo uma área de secçãotransversa e à medida que a migração aumenta, o produtoforma uma área de secção transversa abaixo da superfícieque é relacionada à área de secção transversa da primeiraabertura.
Em algumas modalidades de exemplo, o reagentecompreende um API. Opcionalmente, o API é selecionado dogrupo de APIs que consistem em APIs antimicóticos,anticâncer, epilação, tratamento pré-canceroso e dehiperidrose. Em algumas modalidades, o API antimicótico éclotrimazol, econazol, cetoconazol, ciclopirox, naftifina,e terbinafina
Em outras modalidades, o API anticâncer é selecionadado grupo que consiste em APIs antimitótico, foto-reativo,de emissão de partícula atômica, antigenicamente rotulado ede alteração genética.
Em uma modalidade alternativa, o API de epilação éselecionado do grupo que consiste em depiladores detioglicolato, Eflornitina e reagente de produção de íonHidroxil.
Opcionalmente, o API anti pré-canceroso é selecionadodo grupo que consiste em solução de Jessners, ácidotricloroacético, bleomicina, hidroxiuréia e 5-fluoruracil(5- FU).
Ainda em algumas outras modalidades, o reagentecompreende um reagente selecionado do grupo que consiste emsubstâncias de tratamento de hiperidrose, incluindo API decloreto de alumínio. Em outras modalidades o câncer éeletroliticamente tratado com um API anticâncer.
Em algumas modalidades, o tecido inclui pelos emexcesso e o reagente inclui pelo menos um API de epilação.
Opcionalmente, o tecido contém uma dobra de unhamicótica e o reagente inclui pelo menos um APIantimicótico. Alternativamente, o tecido contém pelo menosuma célula cancerosa e o reagente inclui pelo menos um APIanticâncer.
Em algumas modalidades adicionais, o tecido contémpelo menos uma glândula de hiperidrose e o reagente incluipelo menos uma substância de tratamento de hiperidrose.
Em algumas modalidades opcionais, o tecido contém pelomenos uma célula que exibe queratose actínica e o reagenteinclui pelo menos uma substância de tratamento pré-canceroso.
Em algumas modalidades adicionais, o método inclui aaplicação de um potencial de AC ao tecido, dessa formaaumentando o efeito eletrolítico.
Em algumas modalidades adicionais, o método inclui ofornecimento de um eletrodo lateral em contato com otecido, aplicação de uma corrente alternada ao eletrodolateral, assim aumentando a taxa na qual o produto migra.
Em outras modalidades adicionais, o método tambéminclui o contato do coxim com um terceiro eletrodo e umquarto eletrodo, interposição de uma camada de isolamentoentre o tecido e o coxim próximo ao terceiro eletrodo,passando corrente através do terceiro e quarto eletrodoscom uma DC de pelo menos cerca de 1 mA, e migrando oprimeiro produto eletrolitico na superfície do tecidopróxima ao quarto eletrodo.
Opcionalmente, o primeiro e terceiro eletrodos têm umaprimeira polaridade e o segundo e quarto eletrodos têm umapolaridade oposta.
Em algumas modalidades, um segundo reagenteeletrolitico é incluído em que o primeiro reagente reage auma primeira polaridade e o segundo reagente reage a umapolaridade oposta.
De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido ummétodo para melhorar cosmeticamente uma área de pele nãoestética com o uso de um tratamento eletrolitico, quecompreende o contato de uma área de pele não estética comum coxim, fazendo contato do coxim com um primeiro eletrodoe um segundo eletrodo, interpondo uma camada de isolamentoentre a pele e o segundo eletrodo, e passando uma DC depelo menos cerca de 1 mA entre o primeiro e segundoeletrodos, dessa forma melhorando cosmeticamente área.
Em algumas modalidades, a pele é selecionada do grupoque consiste em pelo menos uma de pele hirsuta, peleonicomicótica, pele com hiperidrose e pele afetada porqueratose actínica.
Opcionalmente, o método também inclui o fornecimentode um eletrodo lateral em contato com a pele, aplicação deuma corrente alternada ao eletrodo lateral. Em umamodalidade de exemplo adicional, o método também inclui ocontato da pele com um terceiro eletrodo e um quartoeletrodo, a passagem de corrente através do terceiro equarto eletrodos com uma DC e aumentando pelo menos uma de;
uma taxa na qual a pele melhora cosmeticamente, e uma áreana qual a pele melhora cosmeticamente.
Portanto, modalidades da presente invenção abrangem,de forma bem sucedida, pelo menos algumas das desvantagensdas configurações atualmente conhecidas ao fornecer umaparelho seguro e eficiente e método para a administraçãode tratamento eletrolitico ao tecido; o aparelho inclui umaestrutura de distribuição eletrolítica que evita DC deviajar através do tecido como será explicado abaixo.
A menos que definido de outra forma, todos os termostécnicos e científicos aqui usados têm o mesmo significadoque o comumente entendido por pessoa habilitada na técnicaà qual essa invenção pertence. Embora os métodos emateriais similares ou equivalentes àqueles aqui descritospossam ser usados na prática ou teste da presente invenção,métodos e materiais adequados são descritos abaixo. Em casode conflito, a especificação da patente, incluindodefinições, fará o controle. Em adição, os materiais,métodos, e exemplos são apenas ilustrativos e não pretendemser limitantes.
Breve descrição dos desenhos
A invenção de Tratamento de Tecido com DC é aquidescrita, por via de exemplo apenas, com referência aosdesenhos que a acompanham. Com referência específica agoraaos desenhos em detalhe, é enfatizado que asparticularidades mostradas são para exemplo e paraobjetivos de discussão ilustrativa das modalidadespreferidas da presente invenção apenas, e são apresentadoscom o objetivo de fornecer o que se acredita ser adescrição mais útil e facilmente entendida dos princípios easpectos conceituais da invenção. Com relação, não é feitaqualquer tentativa para mostrar detalhes estruturais dainvenção em maiores detalhes do que é necessário para umacompreensão fundamental da invenção, a descrição feita comos desenhos torna aparente para aqueles habilitados natécnica como as várias formas da invenção podem serincorporadas na prática.
Figura 1 é uma representação esquemática de umDispositivo de conversão Eletrolítica (ECD) que tem doiseletrodos, de acordo com uma modalidade da presenteinvenção;
Figura 2 é uma representação esquemática de umcircuito eletrolítico junto com o ECD da figura 1, deacordo com uma modalidade da presente invenção;
Figura 3 é um diagrama em bloco do circuito eDispositivo da figura 2, de acordo com uma modalidade dapresente invenção;
Figura 4 é uma representação esquemática de um ECD quetem três eletrodos, de acordo com uma modalidade dapresente invenção;
Figura 5 é uma representação esquemática .de, umcircuito eletrolítico junto com o ECD da figura 4, deacordo com uma modalidade da presente invenção;
Figura 6 é uma representação esquemática de um ECD quetem quatro eletrodos, de acordo com uma modalidade dapresente invenção;Figura 7 é uma representação esquemática de umcircuito eletrolítico junto com o ECD da figura 6, deacordo com uma modalidade da presente invenção;
Figura 8 é uma representação esquemática de um ECDimplantável, de acordo com uma modalidade da presenteinvenção; e
Figura 9 é uma representação esquemática de umambiente de teste, junto com o ECD da figura 1, de acordocom uma modalidade da presente invenção.
Descrição das modalidades preferidas
Em termos amplos, a presente invenção relaciona-se atratamento cosmético e/ou médico de tecido que usa correnteelétrica DC constante ou pulsada. Os princípios e operaçãodo sistema de tratamento de tecido com DC, de acordo com apresente invenção pode ser melhor compreendido comreferência aos desenhos e descrições que os acompanham.
Antes de explicar pelo menos uma modalidade dainvenção em detalhe, deve-se compreender que a invenção nãoé limitada em sua aplicação aos detalhes de construção e aoarranjo dos componentes apresentados na seguinte descriçãoou ilustrados nos desenhos. A invenção é capaz de outrasmodalidades ou de ser praticada ou realizada em váriasformas. Além disso, deve-se compreender que a fraseologia eterminologia aqui empregada é para o objetivo de descriçãoe não deve ser visto com limitante.
Os princípios, usos e implementações dos ensinamentosda presente invenção podem ser melhor compreendidos comreferência à descrição, figuras e exemplos que aacompanham, leitura atenta da qual permite que pessoahabilitada na técnica implemente os ensinamentos dapresente invenção sem esforço ou experimentação indevida.
Nas figuras, numerais de referência semelhantes referem-sea partes semelhantes.
Geralmente, a nomenclatura aqui usada e osprocedimentos laboratoriais utilizados na presente invençãoincluem técnicas do campo da biologia, engenharia, ciênciade materiais, medicina e física. Tais técnicas sãocompletamente explicadas na literatura.
A menos que definido de outra forma, todos os termostécnicos e científicos aqui usados têm o mesmo significadocomo comumente compreendido por pessoa de habilidade comumna técnica à qual a invenção pertence. Adicionalmente, asdescrições, materiais, métodos e exemplos são apenasilustrativos e não pretendem ser limitantes. Métodos emateriais similares ou equivalentes àqueles aqui descritospodem ser usados na prática ou teste da presente invenção.
Como aqui usado, os termos "que compreende" e "queinclui" ou variantes gramaticais desses devem serentendidos como especificando as características, númerosinteiros, etapas ou componentes determinados não evitam aadição de uma ou mais características, números inteiros,etapas, componentes ou grupos adicionais desses. Esse termoengloba os termos "que consiste em" e "que consisteessencialmente em".
A frase "que consiste essencialmente em" ou variantesgramaticais dessa quando aqui usadas devem ser entendidascomo especificando as características, números inteiros,etapas ou componentes determinados, mas não evitam a adiçãode uma ou mais características, números inteiros, etapas,componentes ou grupos adicionais desses, mas apenas se ascaracterísticas, números inteiros, etapas, componentes ougrupos adicionais desses não alterem materialmente ascaracterísticas básicas e novas da composição, dispositivoou método reivindicado.
O termo "método" refere-se a maneiras, meios, técnicase procedimentos para realizar uma determinada tarefa,incluindo, sem limitação, aquelas maneiras, meios, técnicase procedimentos já conhecidos, ou facilmente desenvolvidosa partir de maneiras, meios, técnicas e procedimentosconhecidos pelos praticantes da técnica relevante.
A implementação dos métodos da presente invençãoenvolve a realização ou a finalização de tarefas ou etapasselecionadas manualmente, automaticamente ou uma combinaçãodessas.
Os ensinamentos da presente invenção contemplam pelomenos três modalidades de configurações de sistema:
um sistema 200 que inclui uma unidade ECD de doiseletrodos (figura 2);
um sistema 300 que inclui uma unidade ECD de trêseletrodos (figura 5); e
um sistema 400 que inclui uma unidade ECD de quatroeletrodos (figura 7).
Para manter a clareza, uma apresentação profunda doSistema 200 será seguida por diferenças estruturais e/ouprocedimentais inerentes nos sistemas 300 e 400. Como aquiusado, qualquer estrutura, reagente, sistema de circuitoselétricos do produto, ou tipos de corrente, voltagem,amperagem, e/ou amplitude do pulso descritos com referênciaao sistema 200, é aplicável mutatis mutandi aos sistemas 300 e 400.Dispositivos de dois eletrodos
Em referência à figura 1, como aqui usado, umDispositivo de Conversão Eletrolitica (ECD) refere-se a umaestrutura tridimensional que tem pelo menos um catodo 110,aqui ( + ) eletrodo 110 e pelo menos um anodo 130, aqui (-)eletrodo 13 0, ao qual DC pulsada ou continua DC é aplicada.
Um 2-ECD 143 inclui (+) eletrodo 110 em contatoelétrico com (-) eletrodo 13 0 através de um coxim de tecido14 6 saturado com um reagente 14 5; reagente 14 5 tipicamentecompreendendo uma solução eletrolitica que contém um sale/ou um API.
A aplicação de DC aos eletrodos 110 e 130 gera aformação de íons 184 ao longo do coxim 146 enquanto umisolamento superior evita a DC de afetar outros objetos,por exemplo, a mão do operador.
Em uma modalidade de exemplo, o coxim 14 6 próximo auma abertura 164 é complacente. Além disso, o coxim 146pode incluir ou pode consistir essencialmente em um ou maisde uma ampla variedade de materiais, que incluem tecidotrançado, tecido não trançado, pano, fibras, materialesponjoso, borracha, algodão, lã, poliéster e poliamida.
Em uma modalidade de exemplo, a camada de base 148compreende um material fino que, por exemplo, é impermeávela líquidos e reagentes gasosos que se formam nos produtoseletrolíticos 144. Camada de base 148 compreende, porexemplo, alumínio, aço inoxidável, metal nobre ou plástico;metal nobre como aqui usado refere-se a um metal do grupode metais de aço inoxidáveis, não inoxidáveis, que incluemtitânio, platina, ouro e nitinol.
A camada de base 14 8 tipicamente tem uma espessuramaior que cerca de 15 pm e menor que cerca de 100 um.Alternativamente, a camada de base 14 8 tem uma espessuramaior que cerca de 10 pm e de não mais que cerca de 15 um;as espessuras sendo determinadas baseado em corrente,voltagem, e localização e tipo de tecido 188.
A camada de base 14 8 é tipicamente isolada do coxim detecido 14 6 por uma camada de isolamento 174 que compreendefolha de alumínio, papel, filme, folha, membrana, tecidonão trançado, e/ou tecido trançado. Alternativamente, acamada de isolamento 174 compreende alumínio, açoinoxidável, metal nobre e plástico.
Alternativamente, a camada de isolamento 174compreende materiais que são impermeáveis a gás, porexemplo, papel, poliéster, polietileno, polipropileno esilicone. Em uma modalidade alternativa de exemplo, a rede174 compreende um material que é impermeável a gás, porexemplo, produzido junto com o reagente 144.
A rede 174 tipicamente tem uma espessura maior quecerca de 1 um e menos que cerca de 5 um. Alternativamente,a camada de isolamento 174 tem uma espessura maior que 5 ume menor que 100 um. Ainda em outras modalidades, a camadade isolamento 174 tem uma espessura maior que 100 um.
Alternativamente, a rede 174 tem uma espessura de nãomais que cerca de 10 um ou não mais que cerca de 15 um; asvárias espessuras sendo determinadas baseado em corrente,voltagem, e localização do tecido 188.
A finura combinada da base 148 e camadas de isolamento174 assegura que os íons 184 e reagente 144 na abertura 164passem facilmente para o tecido 188. A janela 164 podeincluir uma ampla variedade de formatos, por exemplo,quadrada, oval, circular, redonda, retangular, curva,triangular, secção circular e arqueada; por exemplo,dependendo do formato da área de tecido 188 a ser tratada.
Em uma modalidade de exemplo, no tratamento de uma unha comonicomicose, a abertura 164 pode incluir uma área arqueadapara cobrir a curvatura da unha.
Opcionalmente, um operador pode cortar a abertura 164a um determinado formato. Em uma modalidade de exemplo, ooperador corta através da camada de base fina 14 8 e camadade isolamento fina 14 6 para modificar o formato da abertura164.
Como é observado na figura 1, a abertura 164 tem umaporção de camada de base 14 8 e camada de isolamento 146 emcada lado. Em uma modalidade alternativa de exemplo, aabertura 164 se estende na direção do pelo 204, de modo quea abertura 164 é completamente não incluída no lado maispróximo ao pelo 204. Nessa modalidade, o coxim 146 pode atése projetar ale de um limite 141 na direção do pelo 204.
Tal modalidade opcionalmente sendo usada em tecido irritado188 em que o coxim complacente 164 é tolerado peloreceptor, mas não a camada de base mais dura 148 e a camadade coxim 146.
Em uma modalidade de exemplo, pelo menos uma porção docoxim 14 6 compreende um material de tecido relativamenteflexível, um material amorfo relativamente flexível, ou ummaterial poroso, ou um material relativamente rígido.
Antes da aplicação de 2-ECD 143, um líquido 155 éaplicada à superfície de tecido 188 para facilitar ocontato entre o tecido 188 e íons 184 na abertura 164. Acamada de base 14 8 cobre ( + ) eletrodo 110 e a camada deisolamento 174, substancialmente evitando que a (+)corrente passe ao tecido 188. A conexão elétrica entre (+)eletrodo 110 e (-) eletrodo 13 0 é portanto,substancialmente restrita ao coxim 148.
Ao bloquear substancialmente a passagem de corrente,2-ECD 14 3 fornece segurança contra eventos cardíacosassociados perigosos. O arranjo, pelo qual nem o eletrodo110 nem o eletrodo 13 0 fazem contato diretamente com otecido 188, também interrompe qualquer perigo de dano depolarização ao tecido 188 acima observado.
Embora uma segurança relativa seja fornecida porque oseletrodos 110 e 130 não fazem contato com o tecido, 2-ECD143 incorpora características adicionais voltadas para oconforto do paciente. Por exemplo, o calor do reagente 145e/ou produtos 144 é evitado em vários tratamentos ao passar2-ECD 143 a 10 mA para 300 mA.
Maiores correntes, por exemplo, acima de 1.000 mA,devem produzir calor que pode causar aquecimento ou fervurado reagente 145 e/ou produtos 144, resultando emdesconforto para o receptor e/ou dano ao tecido 188.
A rápida migração dos produtos 144 no tecido 188inicia com eletrólise do reagente 145 à media que acorrente passa através do coxim 14 6 entre eletrodos 110 e130.
O campo elétrico no coxim 14 6 favorece que íons 184 sedifundam através do coxim 146 em uma direção 121 e seconcentrem na abertura 164. A concentração de íons 184 naabertura 164 se eleva continuamente, formando um gradienteeletroquímico que tem afinidade por tecido 188, em umadireção 123.O constante movimento de produtos eletrolíticos 144 esubstâncias que acompanham no tecido 188 continuamenteesgota o suprimento de íons 184 na abertura 164. Noentanto, os íons 184 são continuamente produzidos poreletrólise de reagente 145 que ocorre entre ( + ) 110 e (-)13 0 eletrodos e a migração resultante dos íons produzidos184 para a abertura 164.
O gradiente eletroquímico, junto com reagente adequado145, induz o movimento de íons 184 através do tecido 188enquanto acumula atividade eletrolítico que inclui pelomenos uma das atividades acima notadas de: iontoforese,eletrosmose, eletrolítico dissecação, eletrocnese, eletro-epilação, e eletro onicomicotomia.
Por exemplo, no tratamento de uma unha micótica, oreagente 145 deve tipicamente consistir em um agenteantimicótico tópico, por exemplo, miconazol, clotrimazol,econazol, cetoconazol, ciclopirox, naftifina, outerbinafina
No tratamento de câncer, o reagente 14 5 deve consistirem pelo menos um agente anticâncer, por exemplo, APIs deagente antimitóticos, agentes foto-reativos, de emissão departícula atômica, antigenicamente rotulados, ou dealteração genética.
No tratamento de pelos 204, por exemplo, em indivíduoshirsutos, reagente 145 devem incluir pelo menos um agentede epilação tópico, por exemplo, depilatórios detioglicolato de eflornitina. Adicionalmente oualternativamente, um reagente de produção de íon hidroxil145 pode ser usado para produzir íons (OH-) , como abaixodescrito.No tratamento de queratose actínica, reagente 145devem incluir pelo menos um agente anti pré-cancerosotópico, por exemplo, solução de Jessner, ácidotricloroacético, bleomicina, hidroxiuréia e 5-fluoruracil(5- FU).
Adicionalmente, no tratamento de hiperidrose, reagente14 5 devem incluir opcionalmente um dessecante da glândulasudorípara, por exemplo, um agente contendo cloreto dealumínio.
Em uma modalidade de exemplo, reagente eletrolítico145 compreende um agente terapêutico eletrolítico, porexemplo, um API que viaja através do coxim 14 6 e tecido 188por ação iontoforética, formando o produto 144 no tecido188 .
Em algumas modalidades, por exemplo no tratamento deulcerações de pele de espessura total, o agente terapêutico145 compreende um dessecante de eletrólito que se forma notecido 188 e seca o tecido 188.
Adicionalmente ou alternativamente, por exemplo, umaúlcera infectada de espessura total, reagente 145compreende uma solução que contém uma combinação de umagente eletrolítico e um agente terapêutico não carregadoseparado.
Em algumas modalidades de exemplo, o agenteterapêutico 145 viaja através do coxim 146 e no tecido 188através de um gradiente eletro-osmótico induzido pelos íonseletrolíticos 184.
Em algumas modalidades de tratamento, o reagente 14 5forma produto 144, por exemplo, que tem substancialmente amesma fórmula química e/ou composição que o reagente 145.Em outras modalidades, o produto 144 tem uma diferentefórmula e/ou composição do reagente 145; a diferença sendoe induzida, por exemplo, através da interação com o tecido188.
Usando certos agentes, o produto 144 se acumula noespaço intersticial do tecido 188; aqui um produtointersticial 144. Em outras modalidades, o produto 144 seacumula nas células do tecido 188; aqui um produtointracelular 144.
Como observado na figura 9, um aparelho de teste,construído pelo inventor, inclui um filme de poliéster 910que bloqueia substancialmente uma grande porção da janela164 enquanto permite a migração de produto de eletrólitos144 em uma tira de papel 920.
A fórmula 93 0 resume os resultados típicos que seacumularam: com maior tempo (t) houve maior penetração (p)dos produtos 144 no papel 920. Acredita-se que o papel 920corresponde ao tecido 188 (figura 1). Usando tal afirmação,o tempo de aplicação de ECD-2 143 causará, de modo similar,maior penetração do produto 144 no tecido 188.
Embora a base para a relação entre profundidade etempo não seja conhecida, acredita-se que produtoseletrolíticos 144 inicialmente sejam depositados em áreassuperficiais do papel 920, correspondendo ao tecido 188. Àmedida que os produtos eletrolíticos 144 se concentrem nonível superficial, o nível superficial torna-sesubstancialmente eletricamente tamponado, e os produtos 144encontram um caminho de grande condutividade eletroquímicaem um segundo, nível profundo. Dessa forma, a profundidadedo reagente 144 é postulada como aumentando continuamentecom o tempo.
Uma vez que a abertura relativamente pequena 164 emárea de secção transversa, aqui abertura relativamentepequena 164, parece aumentar a velocidade da infusão notecido 188. Adicionalmente, uma abertura relativamentepequena 164 parece focar o depósito de produtos 144.
Por exemplo, quando a abertura 164 é relativamentepequena, os reagentes 144 formam uma coluna relativamenteestreita que se estende no tecido 188. A relação entre otamanho da abertura 164, foco dos produtos, e velocidade dedeposição, permite uma variedade de unidades ECD-2 143 aserem desenhadas, cada uma para uma aplicação específica.
Por exemplo, em tratamentos de hiperidrose, abaixodescritos, uma abertura aumentada 164 é benéfica notratamento rápido de grandes áreas de muito suor; e emtratamento de onicomicose, abaixo descrito, uma abertura deformato especial 164 é benéfica em focar o produto 144 àlonga e estreita matriz quando a fonte da infecção estálocalizada na dobra ungueal proximal.
Em algumas modalidades, abrigo adicional 141, porexemplo, que compreende um metal, serve para aumentar, parafortificar e/ou também isolar eletricamente 2-ECD 143, porexemplo, permitindo a submersão em tecido, por exemplo, emeletro-epilação e tratamento de tumor profundo.
ECD inserível
Em uma modalidade de exemplo, como observado na figura8, 2-ECD 800 inclui uma única, camada contígua de base 14 8,que permite a inserção no tecido 188. Opcionalmente, ECD-2800 inclui uma ponta estreitada ou em forma de agulha 820que facilita a penetração, perfuração, e/ou colocação notecido 188.
Para colocar 2-ECD 8 00 in vivo, por exemplo, em órgãosinternos como o fígado, um laparoscópio é tipicamente usadojunto com incisões mínimas; a combinação de 2-ECD 800 e umlaparoscópio produzindo um tratamento e cicatrizaçao rápidoe mínimas cicatrizes pós-operatórias.
Em uma modalidade de exemplo o reagente 144 usado notratamento de câncer hepático compreende agentes anticancerantigenicamente rotulados. 2-ECD 800 produz produtorotulado 145 altamente eficaz ao causar significante erápida concentração no tecido tumoral em vez de sedisseminar por todo o tecido 188; reduz efeitos colateraisque resultam da disseminação menos focada e/ou sistêmica deAPIs anticancer.
Alternativamente, 2-ECD 800 pode ser implantado emtecido mole, osso, cartilagem e áreas fluidas (por exemplo,a bexiga). Opcionalmente, pelo menos uma porção da segundacamada de base 148 compreende alumínio, aço inoxidável,metal nobre ou plástico.
Em algumas modalidades, particularmente aquelas usadasno implante de longa duração em que a integridade de 2-ECD800 é importante; a camada de base 148, camada deisolamento 174, coxim 146, e camada de isolamento superior128 são de um laminado plano. Opcionalmente, a construçãolaminada é substancialmente flexível.
A flexibilidade de 2-ECD 800 pode ser importante noimplante de articulações, por exemplo, do joelho, quando arealização de tratamentos eletrolíticos de íons decartilagem. Devido ao movimento do joelho, 2-ECD 800 requerflexibilidade para evitar dano à superfície da articulação.A flexibilidade é também necessária para aplicações aotecido 188 tendo protuberancias ósseas, por exemplo, sobrea articulação do joelho.
Sistema 200
Como observado, além da DC contínua, 2-ECD 143 é capazde receber DC pulsada como no Sistema 200, mostrado nafigura 2. Em modalidades de exemplo, o sistema 200 incluium suprimento de força 102, que tem um terra 106.
Suprimento de força 102 compreende um conversor ACpara DC que fornece pelo menos cerca de 1 volt; pelo menoscerca de 2 volts; pelo menos cerca de 4 volts; ou pelomenos cerca de 6 volts. Alternativamente, suprimento deforça 102 fornece não mais que cerca de 4 0 volts,• não maisque cerca de 60 volts; não mais que cerca de 80 volts,• ounão mais que cerca de 100 volts. Alternativamente,suprimento de força 102 compreende uma ou mais baterias deDC.
O oscilador 250 recebe força de suprimento de força102 e, por sua vez, libera um sinal elétrico 104 quecompreende pulsos monopolares (+) a um amplificador desinal 150.
A corrente pulsada tem, por exemplo, uma amplitude depulso de pelo menos cerca de 0,1 segundo,- pelo menos cercade 0,01 segundo; pelo menos cerca de 1 x IO"5 segundos; oupelo menos cerca de 3 x IO"9 segundos.
Alternativamente, a corrente pulsada tem, por exemplo,uma amplitude de pulso de não mais que cerca de 0,1segundo; não mais que cerca de 0,01 segundo; não mais quecerca de 1 x IO'5 segundos; ou não mais que cerca de 3 x 10"9 segundos.Após receber uma corrente pulsada do oscilador 250, oamplificador de sinal 150 amplifica a corrente a pelo menoscerca de 0,1 mA, pelo menos cerca de 2 mA, pelo menos cercade 3 mA, ou pelo menos cerca de 4 mA.
Alternativamente, o amplificador de sinal 150, porexemplo, amplifica a corrente a não mais que cerca de 100mA, não mais que cerca de 250 mA, não mais que cerca de 500mA, ou não mais que cerca de 1.000 mA.
O amplificador de sinal 150 tipicamente compreende:resistor 182, capacitor 184, e transistor 152; o transistor152 sendo conectado a um resistor 160 que tem um terra 162.
Os eletrodos 110 e 13 0 tipicamente são conectados aterminais 111 e 131 respectivamente, dessa forma recebendocorrente de suprimento de força 102. Eletrodos 110 e 130tipicamente distribuem uma corrente pulsada elétricamonopolar relativamente alta, que flutua entre 0 volts emais (+) 3 volts. Opcionalmente, o suprimento de força 102flutua de pelo menos cerca de 1 volt; pelo menos cerca de 2volts; pelo menos cerca de 4 volts; pelo menos cerca de 6volts; ou pelo menos cerca de 40 volts. Adicionalmente, osuprimento de força 102 opcionalmente flutua até não maisque cerca de 4 0 volts; não mais que cerca de 60 volts,• nãomais que cerca de 8 0 volts; ou não mais que cerca de 100volts.
Variações na voltagem são tipicamente influenciadaspelas propriedades iônicas potenciais do reagente 14 5(figura 1) ; a profundidade de penetração desejada; e/ou otipo de tecido 188 sendo tratado (figura 1).
Em uma modalidades de exemplo, o oscilador 250 éadaptado para produzir uma amplitude de pulso quecompreende 1 x IO"2 segundos a 1 x IO"5 segundos e/ou 1 x 10~5 segundos a 3 x 10"9 segundos.
Em algumas modalidades, o oscilador 250 forma pulsosmonopolares em uma faixa de freqüência entre 100 kHz e 300MHz, uma faixa que:
a) não estimula os nervos e músculos mesmo em voltagemrelativamente alta; e
b) facilita significante depósito de produtoseletroliticos 144 preferivelmente sem causar dor ou danotecidual.
Adicionalmente, a freqüência da corrente produzida poroscilador 250 é opcionalmente alterada para favorecer aconcentração de produtos 144 em profundidades especificase/ou estruturas no tecido 188.
Em uma modalidade de exemplo, uma freqüência de 10 MHzé usada para tratamento de estrutura superficial, porexemplo, hiperidrose e remoção de pelos; 1 MHz é usado paratratamentos de profundidade intermediária, por exemplo,queratose actínica; e 300kHz é usado para estruturasprofundas, por exemplo bursa inflamatória; o últimotratamento sendo de uma profundidade quje freqüentementeenvolve fluido de condução, devido à produção de calor.Geração de Sinal
A Figura 3 mostra um diagrama esquemático do Sistema100 em que o suprimento de força 102, que compreende umconversor AC/DC, supre DC entre 0 e 12 volts ao gerador desinal 250. O gerador de sinal 250 produz um sinal elétricomonopolar de alta freqüência que flutua entre 0 e (+) 3-12volts. A voltagem é amplificada no amplificador de sinal252 para aumentar a amperagem para 50-300 mA e é liberadaaos eletrodos 110 e 130.
Dispositivos de três eletrodos
Em referência à figura 4, 3-ECD 14 0 inclui todos oscomponentes de 2-ECD 14 3 com a adição de um eletrodolateral 120 que é conectado a uma DC + via um capacitor156, dessa forma fomentando a produção de AC superficial.
AC de produção de eletrodo lateral 120 parece aumentar omovimento cinético do produto 144, dessa forma ajudando nodepósito de produto 144.
Em uma modalidade de exemplo, AC do eletrodo lateral120 parece aumentar o depósito de produto 144 enquantopermanece primariamente na superfície de tecido 188.
Acredita-se que por essa razão AC de eletrodo lateral 120pareça funcionar sem influenciar negativamente o gradientequimio-elétrico no tecido 188 ou o depósito de produtoeletrolítico 144.
Sistema 300
Em referência à figura 5, sistema 300 usasubstancialmente o mesmo circuito que aquele de 2-ECD 1.43(figura 2), com a adição de eletrodo lateral 120 conectadoa corrente (+)através de um capacitor 156.
O efeito de rede do fluxo de corrente ao eletrodolateral 12 0 parece produzir uma AC leve superficial queaumenta a absorção do tecido. O Sistema 3 00 parece serpromissor em liberação de API transdérmico, fornecendopenetração de API e velocidade de tratamento aumentados.
Dispositivo de quatro eletrodos
Em referência à figura 6, 4-ECD 195, inclui doisconjuntos de eletrodos (+) e (-):
Primeiro ( + ) 130 e segundo (-) 110 eletrodos em umprimeiro conjunto; e
terceiro ( + ) 120 e quarto (-) 190 eletrodos em umsegundo conjunto.
Em algumas modalidades de exemplo:eletrodo (+) 130 é posicionado sobre uma abertura 165,formando íons (+)185 e produtos eletrolíticos 147 de umreagente 14 9; e
terceiro eletrodo (+) 120 é posicionado sobre umaabertura 164, formando íons (-)184 e produtos eletrolíticos145 do reagente 145.
O arranjo acima apontado é útil, por exemplo, quandodois produtos 144 e 14 7 tendo polaridade oposta são usadosno mesmo tratamento.
Alternativamente, quando o tratamento requer doisprodutos 144 e 147 tendo, por exemplo, a mesma polaridade,mas que necessita combinar no tecido 188, os eletrodos (-)110 e 190 são posicionados sobre uma aberturas 165 e 164respectivamente.
Ainda em uma outra modalidade, coxins 170 e 180(figura 7) têm a mesma polaridade, mas o potencial elétricodo coxim 170 é diferente do potencial elétrico do coxim180. Em uma modalidade de exemplo, um terceiro reagente 175é usado nessa última modalidade em que o reagente 175compreende um catalisador que serve para ativar os produtos144 e 147.
Opcionalmente, o catalisador 175 adicionalmente tempropriedades eletrocinéticas e é introduzido no tecido 188,por exemplo, por injeção. Como acima definido, umasubstância eletrocinética responde a diferenças nopotencial elétrico.Em uma modalidade de exemplo, os produtos 144 e 147são depositados em duas áreas separadas e, por exemplo, sedifundem na direção um do outro. Ao mesmo tempo, um produtodo catalisador eletrocinético 179 é depositado em umaterceira área, por exemplo, entre os produtos 144 e 147 demodo que todos os três produtos 175, 144 e 147 combinem, eo catalisador faz os produtos 144 e 147 catalisarem noproduto 179.
A implementação do cenário de migração dos trêsprodutos acima apontada é útil, por exemplo, no tratamentode lesões cerebrais em que produtos catalisados nãopassarão através da barreira hematencefálica (BBB). Porintrodução dos reagentes precursores que passam através daBBB, e aplicação de 2-ECD 4 00, a uma área topicamenteacessível do cérebro, por exemplo, o tronco cerebral, areação ocorre no tecido cerebral e fornece reagentenecessário 14 5 que inclui as entidades terapêuticasnecessárias.
Sistema 400
Em referência à figura 7, o sistema 400 é umadescrição esquemática do circuito que inclui 4-ECD 195.
Similares a sistemas anteriores, a passagem 150 distribuipulsos de DC aos eletrodos 110 e 13 0 em uma porção dodispositivo 180. Uma segunda passagem 151 distribui pulsosde DC aos eletrodos 120 e 190 em uma segunda porção dodispositivo 170.
Adicionalmente, uma terceira passagem 153 éposicionada entre as porções 180 e 170 para assegurar aseparação das correntes, amplitude de pulso e voltagem demodo que cada uma das porções 180 e 170 funcioneindependentemente. Alternativamente, a passagem 153 causauma troca de pulso de modo que quando o pulso da corrente épresente a 180, a 170 o pulse é ausente e vice-versa.
Aplicações Biológicas
Antes de explicar aplicações biológicas adicionais dainvenção em detalhe, deve-se entender que a invenção não élimitada em sua aplicação aos detalhes apresentados nadescrição a seguir ou exemplificados nos Exemplos. Ainvenção é capaz de abranger outras modalidades ou de serpraticada ou realizada de várias formas. Também, deve-seentender que a fraseologia e terminologia aqui empregadassão para o objetivo de descrição e não devem ser vistascomo limitantes.
Objetos, vantagens, e novas características adicionaisda presente invenção serão aparentes para a pessoa dehabilidade comum na técnica após exame dos exemplos aseguir, que não pretendem ser limitantes. Adicionalmente,cada uma das várias modalidades e aspectos da presenteinvenção como aqui e acima delineados e como reivindicadosna seção de reivindicações abaixo têm suporte experimentalnos exemplos a seguir.
Essa invenção tem múltiplas aplicações biológicas bemalém daquelas apresentadas, as várias aplicações adicionaise/ou modificações à invenção área cada aplicação sendoconhecida por aqueles familiarizados com a técnica.
Eletro-epilação
Em referência à figura 1, como acima apontado, o pelo204 cresce de um folículo 208, que não é totalmentequeratinizado e, dessa forma, absorve rapidamente produtoseletrolíticos.O reagente 184 compreende, por exemplo, um sal de NaClou KC1. fons (OH") do reagente 144 se formam no eletrodo(-) 130, enquanto ácido (H+) se forma nos eletrodos ( + )110. Em uma modalidade de exemplo, folículo 208 absorveíons (OH") do reagente 144 que estão em forma líquida,dessa forma causando o envenenamento do folículo 208.
Apenas uma pequena quantidade de íons (OH") doreagente 144 é necessária, devido ao pequeno tamanho dofolículo 208. O gradiente de alto pH é mantido desde que areação eletroquímica ocorra. A velocidade da reação, porexemplo, pode ser reduzida pela adição de um tampão aoreagente 184.
Em uma modalidade alternativa, uma agulha que seestende do eletrodo (-) 130 tendo uma estrutura similar ao2-ECD 800, figura 8, é colocada relativamente próxima aofolículo 208 para causar trocas iônicas no folículo 208 sema intermediação do reagente 184.
Em uma modalidade de eletrólise de exemplo, a ponta820 é aguda para facilitar a entrada no tecido e a abertura164 é posicionada próxima da ou na ponta 820.Opcionalmente, o coxim 146 contém reagentes 145 queproduzem OH" e H2.
O envenenamento do folículo 208 com OH" parece ocorrerna fase anágena e telógena, mas não na fase catágena. Noentanto, é provável que um folículo em fase catágena 208seja envenenado pela liberação de um produto eletrolíticoadequado 144 outro que não OH"; com os produtos duplos 144sendo prontamente liberados por um 2-ECD 800 como acimadescrito, assim, usando 2-ECD 800 ou outras modalidades, otratamento de todas as três fases do crescimento folicular208 pode ser interrompido em um único tratamento.
Onicomicose
Usando o Sistema 200 (figura 1) , o tratamento deonicomicose após retirada da unha pode usar um reagentetópico adequado que compreende um a agente antimicóticotópico padrão, por exemplo: amorolfina, ciclopiroxolamina,piritiona sódica, bifonazol/uréia, propileno glicol-uréia-ácido lático, imidazol, ou alilaminas para facilitar umdepósito bem focado e profundo que seja adequados para adobra ungueal, base 148 e camada de isolamento 174, emadição à abertura modelada 164 acima apontada, compreendeuma curvatura e/ou um material flexível para assegurarconformação à curvatura da camada da unha.
Embora o tratamento acima apontado não tenha sidorealizado, postula-se que 2-ECD 143 facilitará o eficientedepósito intracelular de produto 145 de modo que otratamento pode ser limitado a uma vez por semana até que aunha pareça estar livre da infecção.
Hiperidrose
Sistema 400 (figura 7) é opcionalmente usado notratamento de múltiplos tipos de tecido para o objetivo detratamento de hiperidrose primária.
Embora no presente momento, a combinação mais eficazde corrente, voltagem e/ou amplitude do pulso sejadesconhecida, o sistema 400 fornece a opção de fornecerduas diferentes correntes elétricas e/ou reagenteseletrolíticos 145, um primeiro desenhado para afetarglândulas écrinas e um segundo desenhado para afetarglândulas apócrinas; dessa forma aumentando muito aeficácia em adição à velocidade excepcional de 4-ECD 195.Adicionalmente, acredita-se que 3-ECD 14 0, comeletrodo lateral de AC 120, tem o potencial para tambémafetar múltiplos tipos de tecido 188.
Tratamento de Tumor de Superfície
Usando 3-ECD 140, um tumor de superfície, por exemplo,carcinoma escamoso celular in situ, deve responder aostratamentos de dessecação eletrolítica que usam técnicassimilares àquelas previamente descritas para pares deeletrodos únicos usados nos tratamentos de hiperidrose.
Espera-se que durante a vida dessa patente váriossistemas de liberação relevantes serão desenvolvidos e oescopo do termo Tratamento de Tecido com AC deva incluirtodas tais novas tecnologias a priori.
Como aqui usado o termo "cerca de" refere-se a ± 10%.
Deve-se perceber que certas características dainvenção, que são, para clareza, descritas no contexto demodalidades separadas, também podem ser fornecidas emcombinação em uma única modalidade. De modo inverso, váriascaracterísticas da invenção, que são descritas no contextode uma única modalidade, também podem ser fornecidasseparadamente ou em qualquer subcombinação adequada.
Claims (25)
1. Aparelho para fornecer tratamento eletrolítico aotecido caracterizado por compreender:a) um reagente, pelo menos uma porção do referidoreagente sendo passível de eletrólise;b) um coxim que inclui o referido reagente, o referidocoxim tendo uma superfície inferior;c) uma primeira camada isolante elétrica que tem umasuperfície de isolamento superior substancialmente emcontato com a referida superfície inferior do coxim e umaprimeira abertura que passa através da referida primeiracamada isolante elétrica;d) um primeiro terminal e um segundo terminal,configurados para conectar a uma fonte de energia correntedireta;e) pelo menos dois eletrodos substancialmente emcontato com o referido coxim e espaçados um do outro, demodo que um primeiro eletrodo conectado ao referidoprimeiro terminal faz contato com o referido coximsubstancialmente próximo à referida primeira abertura e umsegundo eletrodo conectado ao referido segundo terminal fazcontato com o referido coxim substancialmente distante dareferida primeira abertura.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o referido coxim ésubstancialmente encharcado com o referido reagente.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o referido reagente incluipelo menos um de i) um ingrediente farmacêutico ativo e ii)um sal.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a referida primeira camadade isolamento inclui uma superfície inferiorsubstancialmente em contato com uma primeira camada debase, a referida primeira camada de base tendo uma primeiraabertura substancialmente alinhada com a referida primeiraabertura da camada de isolamento.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4caracterizado por também compreender:uma segunda camada isolante elétrica, em que pelomenos os dois referidos eletrodos e o referido coxim estãocontidos entre a referida primeira camada isolante elétricae a referida segunda camada isolante elétrica; euma segunda camada de base que cobre substancialmentea referida segunda camada de isolamento.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato 'de que a referida segunda camadaisolante . elétrica é substancialmente contígua com areferida primeira camada isolante elétrica, com issosubstancialmente juntas contendo o referido coxim e pelomenos os dois referidos eletrodos, e a referida segundacamada de base é substancialmente contígua com a referidaprimeira camada de base, com isso substancialmente selandode forma elétrica pelo menos uma porção das referidasprimeira e segunda camadas de isolamento.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de que a referida camada deisolamento superior, o referido coxim e a referida camadade isolamento inferior constituem uma construção laminada.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato de que a referida construçãolaminada é substancialmente flexível.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de que a referida primeira camadade isolamento compreende pelo menos duas paredes anguladasque definem um volume interno entre elas, em que o referidoprimeiro eletrodo, o referido segundo eletrodo e o referidocoxim estão contidos no referido volume.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que pelo menos as duas referidasparedes anguladas substancialmente formam uma configuraçãosemelhante ã agulha.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a referida configuraçãosemelhante à agulha é configurada para perfurar tecido.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o referido aparelho ésubstancialmente implantável in vivo.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção dareferida primeira camada de base é eletricamente condutora.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13,caracterizado por também compreender um eletrodo lateral emcontato elétrico com a referida porção eletricamentecondutora da referida primeira camada de base.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14,caracterizado por incluir uma fonte de energia de correntealternada conectada ao referido eletrodo lateral, oreferido eletrodo lateral dessa forma produzindo um campoelétrico alternado.
16. Método para o tratamento de uma porção in vivo detecido caracterizado por compreender:i) o posicionamento de um coxim próximo a uma porçãoin vivo de tecido;ii) a adição de um reagente ao referido coxim;iii) o contato do referido coxim com um primeiroeletrodo de modo que o referido primeiro eletrodo estejapróximo à referida porção do referido coxim próxima àreferida porção in vivo de tecido;iv) o contato do referido coxim com um segundoeletrodo de modo a fornecer uma via elétrica entre oreferido primeiro eletrodo e o referido segundo eletrodoatravés do referido reagente;v) a passagem de uma corrente direta através de umcircuito que inclui o referido primeiro eletrodo, oreferido reagente e o referido segundo eletrodo,desse modo formando, próximo ao referido primeiroeletrodo, pelo menos um efeito eletrolítico e um produtoeletrolítico do referido reagente.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de que o referido segundo eletrodoé eletricamente distanciado da referida porção de tecido invivo de modo a substancialmente evitar a passagem decorrente através da referida porção de tecido in vivo.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de que, durante a referida passagemda referida corrente direta, o referido produtoeletrolítico:migra para formar um gradiente quimioelétrico próximoao referido primeiro eletrodo ao longo da superfície dareferida porção de tecido in vivo; epenetra uma primeira distância abaixo da superfície dareferida porção de tecido in vivo.
19. Método, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado por também compreender:i) o fornecimento de um eletrodo lateral em contatocom a referida porção de tecido in vivo;ii) aplicação de uma corrente alternada ao referidoeletrodo lateraldessa forma melhorando o referido efeito eletrolitico.
20. Método, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado por compreender o implante substancialmentedo referido coxim ou do coxim e dos referidos eletrodos emum indivíduo.
21. Método para melhorar cosmeticamente uma área depele não estética usando um tratamento eletroliticocaracterizado por compreender:i) o posicionamento de um coxim próximo a uma área depele não estética;ii) o contato do coxim com um primeiro eletrodo e umsegundo eletrodo;iii) a interposição de uma camada de isolamento entrea referida pele e o referido segundo eletrodo; eiv) a passagem de uma corrente direta de pelo menoscerca de 1 mA entre os referidos primeiro e segundoeletrodos,dessa forma melhorando cosmeticamente a área.
22. Método, de acordo com a reivindicação 21,caracterizado pelo fato de que o método compreendedepilação, e pelo fato de que o método também compreende:substancialmente a saturação do referido coxim compelo menos um reagente, em que pelo menos um reagentecompreende um ingrediente farmacêutico de depilação ativo.
23. Método de depilação caracterizado porcompreender:i) o posicionamento de um coxim próximo a uma área depele, em que o referido inclui pelo menos um reagente;ii) o contato do referido coxim com um primeiroeletrodo e um segundo eletrodo;iii) a interposição de uma camada isolante elétricaentre a referida pele e o referido segundo eletrodo; eiv) a passagem de uma corrente direta de pelo menoscerca de 1 mA entre os referidos primeiro e o segundoeletrodos,dessa forma depilando a área de pele próxima aoreferido coxim.
24. Método, de acordo com a reivindicação 23,caracterizado pelo fato de que pelo menos o referidoreagente compreende um ingrediente farmacêutico dedepilação ativo.
25. Método, de acordo com a reivindicação 23,caracterizado pelo fato de que o referido coxim próximo àreferida pele é flexível.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US67378105P | 2005-04-22 | 2005-04-22 | |
US60/673.781 | 2005-04-22 | ||
US76337906P | 2006-01-31 | 2006-01-31 | |
US60/763.379 | 2006-01-31 | ||
PCT/IL2006/000484 WO2006111968A2 (en) | 2005-04-22 | 2006-04-20 | Dc tissue treatment |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0610603A2 true BRPI0610603A2 (pt) | 2010-07-06 |
Family
ID=37115565
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0610603-0A BRPI0610603A2 (pt) | 2005-04-22 | 2006-04-20 | aparelho para fornecer tratamento eletrolìtico ao tecido, método para o tratamento de uma porção in vivo de tecido, método para melhorar cosmeticamente uma área de pele não estética usando um tratamento eletrolìtico e método de depilação |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8321009B2 (pt) |
EP (1) | EP1871462A4 (pt) |
JP (1) | JP5189485B2 (pt) |
KR (1) | KR20080005968A (pt) |
AU (1) | AU2006238425A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0610603A2 (pt) |
CA (1) | CA2606038A1 (pt) |
MX (1) | MX2007012982A (pt) |
RU (1) | RU2007143298A (pt) |
WO (1) | WO2006111968A2 (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2008051993A2 (en) * | 2006-10-24 | 2008-05-02 | Ecpoint Medical Inc. | Electrolytic tissue treatment |
CN106659535B (zh) | 2014-02-12 | 2020-05-19 | 卫理公会医院 | 用于在微创程序期间识别输尿管的方法和设备 |
FR3024368A1 (fr) * | 2014-07-29 | 2016-02-05 | Oreal | Dispositif d'iontophorese a embout multi-electrodes |
KR102403840B1 (ko) * | 2015-02-13 | 2022-06-03 | 한국재료연구원 | 유연소재층을 포함하는 활성종 발생기 |
CZ306263B6 (cs) * | 2015-05-19 | 2016-11-02 | Compex spol. s r.o. | Přenosné zařízení, zejména pro elektrofulguraci a elektrodesikaci |
KR102197548B1 (ko) * | 2017-09-29 | 2021-01-07 | 한국재료연구원 | 플렉서블 활성종 발생기 및 이의 용도 |
US11540380B2 (en) | 2017-09-29 | 2022-12-27 | Korea Institute Of Materials Science | Flexible active species generator and use thereof |
CN112512448B (zh) | 2019-01-14 | 2024-09-06 | 电冷科学有限公司 | 冷冻手术器械及其手术系统、制造方法以及器械保护装置 |
RU2751405C1 (ru) * | 2020-12-04 | 2021-07-13 | Самсунг Электроникс Ко., Лтд. | Устройство для отображения "парящего" изображения и способ его работы (варианты) |
Family Cites Families (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4155363A (en) | 1976-08-23 | 1979-05-22 | International Electrolysis Group Inc. | Electronically controlled apparatus for electrolytic depilation |
SE418248B (sv) | 1978-11-23 | 1981-05-18 | Tekniska Roentgencentralen Ab | Anordning for att destruera ett biologiskt vevnadsparti |
SE422885B (sv) | 1980-04-11 | 1982-04-05 | Ursus Konsult Ab | Elektrodanordning |
US4585652A (en) | 1984-11-19 | 1986-04-29 | Regents Of The University Of Minnesota | Electrochemical controlled release drug delivery system |
SE500798C2 (sv) | 1987-11-13 | 1994-09-05 | Bjoern Nordenstroem | Elektrodanordning inrättad att temporärt införas i ett levande väsens kropp |
CN1042838A (zh) | 1988-11-26 | 1990-06-13 | 比扬·诺登斯特龙 | 用于插入生物体的电极装置 |
JPH0313158U (pt) * | 1989-06-21 | 1991-02-08 | ||
US6063076A (en) | 1989-12-21 | 2000-05-16 | Thomas L. Mehl, Sr. | Method and system for removal of hair with a conductive layer |
ES2087166T3 (es) * | 1990-01-15 | 1996-07-16 | Cino Rossi | Dispositivo de iontoforesis. |
JPH0490359U (pt) * | 1990-12-15 | 1992-08-06 | ||
US5356632A (en) * | 1991-09-12 | 1994-10-18 | S.I. Scientific Innovations Ltd. | Transdermal drug delivery device |
US5443441A (en) | 1993-03-05 | 1995-08-22 | De Claviere; Anne Marie | Apparatus and method for transdermal delivery of cosmetic compositions |
US5871460A (en) | 1994-04-08 | 1999-02-16 | Alza Corporation | Electrotransport system with ion exchange material providing enhanced drug delivery |
US5669916A (en) | 1994-09-28 | 1997-09-23 | The General Hospital Corporation | Method of hair removal |
US5983131A (en) * | 1995-08-11 | 1999-11-09 | Massachusetts Institute Of Technology | Apparatus and method for electroporation of tissue |
US6094594A (en) | 1996-08-14 | 2000-07-25 | Tapper; Robert | Hair removal system |
WO2000053256A1 (en) * | 1999-03-08 | 2000-09-14 | Palti Yoram Prof | Transdermal drug delivery system and method |
US6553253B1 (en) | 1999-03-12 | 2003-04-22 | Biophoretic Therapeutic Systems, Llc | Method and system for electrokinetic delivery of a substance |
US6039746A (en) | 1999-03-29 | 2000-03-21 | Cole; Hubert L. | Patch electrolysis system and method for removing hair from skin |
WO2003103522A1 (en) | 2002-06-10 | 2003-12-18 | Map Technologies Llc | Methods and devices for electrosurgical electrolysis |
AU2004264524B2 (en) * | 2003-08-13 | 2010-06-24 | Stabilus, Inc. | Gas spring assembly with pre-paint protective sleeve |
-
2006
- 2006-04-20 RU RU2007143298/14A patent/RU2007143298A/ru unknown
- 2006-04-20 KR KR1020077027150A patent/KR20080005968A/ko not_active Application Discontinuation
- 2006-04-20 JP JP2008507265A patent/JP5189485B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2006-04-20 US US11/918,712 patent/US8321009B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2006-04-20 MX MX2007012982A patent/MX2007012982A/es unknown
- 2006-04-20 CA CA002606038A patent/CA2606038A1/en not_active Abandoned
- 2006-04-20 AU AU2006238425A patent/AU2006238425A1/en not_active Abandoned
- 2006-04-20 WO PCT/IL2006/000484 patent/WO2006111968A2/en active Application Filing
- 2006-04-20 BR BRPI0610603-0A patent/BRPI0610603A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2006-04-20 EP EP06728284A patent/EP1871462A4/en not_active Withdrawn
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
AU2006238425A1 (en) | 2006-10-26 |
MX2007012982A (es) | 2008-03-18 |
RU2007143298A (ru) | 2009-05-27 |
EP1871462A4 (en) | 2008-06-18 |
JP2008536613A (ja) | 2008-09-11 |
CA2606038A1 (en) | 2006-10-26 |
US8321009B2 (en) | 2012-11-27 |
WO2006111968A2 (en) | 2006-10-26 |
US20090125025A1 (en) | 2009-05-14 |
EP1871462A2 (en) | 2008-01-02 |
JP5189485B2 (ja) | 2013-04-24 |
KR20080005968A (ko) | 2008-01-15 |
WO2006111968A3 (en) | 2007-05-18 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8343147B2 (en) | Electrolytic tissue treatment | |
BRPI0610603A2 (pt) | aparelho para fornecer tratamento eletrolìtico ao tecido, método para o tratamento de uma porção in vivo de tecido, método para melhorar cosmeticamente uma área de pele não estética usando um tratamento eletrolìtico e método de depilação | |
JP4216073B2 (ja) | 改善された薬物配給および診断用サンプリングのための組織電気穿孔法 | |
JP5015594B2 (ja) | 化粧剤用経皮送達システム | |
RU2323017C2 (ru) | Устройство и способ контролируемой доставки активных веществ в кожу | |
US7113821B1 (en) | Tissue electroperforation for enhanced drug delivery | |
Kis et al. | Electrochemotherapy of cutaneous metastases of melanoma—a case series study and systematic review of the evidence | |
BRPI0616487A2 (pt) | aparato e método de iontoforese para liberação sistêmica de agentes ativos | |
JP2002502392A (ja) | 電気的に活性化されている物質およびその製造方法 | |
CN101198373A (zh) | 直流组织治疗 | |
US20100331761A1 (en) | Apparatus and Method for Dermatological Wound Healing | |
Nuccitelli | 10 Nanopulse Stimulation | |
Verma et al. | Scholars Academic Journal of Pharmacy | |
Nuccitelli | Nanopulse Stimulation Therapy: A Novel, Nonthermal Method for Clearing Skin Lesions | |
Júnior et al. | Drug Delivery-Associated Dermatological Technologies and Techniques | |
WO2014135511A1 (en) | Apparatus for the temporary treatment of hyperhidrosis | |
Inaba et al. | Pharmaceutical and Physical Treatment Procedures for Axillary Bromidrosis | |
Madhulatha et al. | Pharmaceutical and Nano Sciences | |
Verma et al. | Pharma Research Library | |
Zbar et al. | Salvatore Tafuto*, Claudia von Arx 2, Chiara De Divitiis1, Maura Claire Tracey 3, Vincenza Granata 4, Raffaele Palaia 4, Vittorio Albino 4, Maddalena Leongito 4 and Francesco Izzo 4 | |
Bhat et al. | Pharmacology & Pharmacotherapeutics | |
CA2291352A1 (en) | Method of providing cosmetic/medical therapy |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired |