BRPI0610452A2 - filtragem no tempo adaptativa para estimação de canal em sistema ofdm - Google Patents

filtragem no tempo adaptativa para estimação de canal em sistema ofdm Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610452A2
BRPI0610452A2 BRPI0610452-5A BRPI0610452A BRPI0610452A2 BR PI0610452 A2 BRPI0610452 A2 BR PI0610452A2 BR PI0610452 A BRPI0610452 A BR PI0610452A BR PI0610452 A2 BRPI0610452 A2 BR PI0610452A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
time
filter
time filter
series
Prior art date
Application number
BRPI0610452-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Linbo Li
Ashok Mantravadi
Fuyun Ling
Krishna Kiran Mukkavilli
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US11/248,976 external-priority patent/US7848463B2/en
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0610452A2 publication Critical patent/BRPI0610452A2/pt

Links

Abstract

Estimativas de canal por filtragem no tempo em um sistema de comunicação, tal como um sistema de Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal (OFDM), podem ser utilizadas para aperfeiçoar a qualidade das estimativas de canal. As características de um filtro de tempo de estimativa de canal ótimo podem depender da maneira pela qual a estimativa de canal é determinada assim como da correlação de tempo das estimativas de canal. Um receptor pode implementar um filtro de tempo adaptativo para estimativas de canal no qual a resposta do filtro de tempo pode variar com base nos parâmetros das estimativas de canal. Os parâmetros de estimativa de canal podem incluir a maneira de determinar as estimativas de canal, a correlação de tempo das estimativas de canal e a freqüência Doppler estimada. A resposta do filtro de tempo pode variar continuamente através de uma faixa de respostas ou pode variar discretamente através de um número predeterminado de respostas do filtro de tempo.

Description

"FILTRAGEM NO TEMPO ADAPTATIVA PARA ESTIMAÇÃO DE CANAL EM SISTEMA OFDM"
Reivindicação de Prioridade de acordo com 35 U.S.C.§119
Este pedido reivindica o beneficio do pedidoprovisório norte-americano No. 60/669 683, depositado a 7de abril de 2005, intitulado "FILTRAGEM NO TEMPO ADAPTATIVAPARA ESTIMAÇÃO DE CANAL EM SISTEMAS OFDMA", por este aquiincorporado em sua totalidade à guisa de referência.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Os sistemas de comunicação sem fio permitem oestabelecimento de links de comunicação entre dispositivosa distâncias relativamente grandes sem a necessidade de umainfra-estrutura cabeada que conecte os dispositivos. Umsistema de comunicação sem fio pode permitir oestabelecimento de um link de comunicação a partir depraticamente qualquer local. Várias condições operacionaispodem afetar a qualidade do sinal para qualquer link decomunicação sem fio especifico. Alguns fatores incluem adistância, a topologia da paisagem e das áreascircundantes, as condições do tempo, fontes deinterferência potenciais, assim como outras condiçõesexternas através sobre as quais os participantes de um linkde comunicação sem fio têm tipicamente pouco controle.Vários dispositivos de um link de comunicação sem fioespecifico podem ser otimizados para um ambienteoperacional tipico, levando-se em conta os efeitos dediversas condições operacionais e a probabilidade dequalquer dispositivo individual vir a experimentar essascondições operacionais. Por exemplo, dispositivos decomunicação para consumo podem ser otimizados para umambiente operacional tipico. Em outros sistemas decomunicação sem fio, um link de comunicação sem fioespecifico pode ser otimizado para condições operacionaisespecificas. Por exemplo, um link de comunicação demicroondas de ponto para ponto pode ser otimizado paraparâmetros afetados pela geografia ou por fontes deinterferência potenciais.
Entretanto, em um sistema de comunicação sem fio,um ou mais dos dispositivos de comunicação participantes deum link de comunicação podem ser dispositivos portáteis ousenão móveis. Sendo assim as condições operacionaisexperimentadas pelo dispositivo de comunicação móvelvariarão ao longo do tempo e podem variar de maneirasignificativa no decorrer de uma sessão de comunicação.Além disto, a própria mobilidade pode contribuir para ascondições operacionais que precisam ser consideradas pelosdispositivos de comunicação. A mobilidade de um dispositivode comunicação que participa de um link de comunicação semfio será vista por todos os participantes como umavelocidade relativa, que contribui para um deslocamentoDoppler dos sinais comunicados entre os participantes.
É desejável otimizar um dispositivo decomunicação sem fio através de todas as condiçõesoperacionais. Além disto, pode ser vantajoso otimizar ofuncionamento de cada dispositivo de comunicação sem que seafete adversamente o funcionamento de quaisquer outrosdispositivos de comunicação que podem até mesmo nem estarparticipando do mesmo link de comunicação.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
As estimativas de canal por filtragem pelo tempoem um sistema de comunicação sem fio, tal como um sistemaMultiplex por Divisão de Freqüência Ortogonal (OFDM), podemser utilizadas para aperfeiçoar a qualidade das estimativasde canal. As características de um filtro de tempo ótimaspara estimativa de canal podem depender da maneira pelaqual a estimativa de canal é determinada assim como dacorrelação de tempo das estimativas de canal. Um receptorpode implementar um filtro de tempo adaptativo paraestimativas de canal no qual a resposta do filtro de tempopode variar com base nos parâmetros das estimativas decanal. Os parâmetros das estimativas de canal podem incluira maneira de determinar as estimativas de canal, acorrelação de tempo das estimativas de canal e oespalhamento Doppler estimado. A resposta do filtro detempo pode variar continuamente dentro de uma faixa derespostas ou pode variar discretamente através de um númeropredeterminado de respostas do filtro de tempo.
É revelada uma modalidade de um método paraotimizar estimativas de canal para decodificação de sinaisde um link de comunicação em um sistema de comunicação semfio. 0 método inclui determinar a variação de canal. 0método inclui também fazer variar a característica defiltro de tempo das estimativas de canal com base, emparte, na variação de canal e filtrar pelo menos umaestimativa de canal de acordo com a característica defiltro de tempo das estimativas de canal.
É revelada uma outra modalidade de um método paraotimizar estimativas de canal para decodificação de sinaisde um link de comunicação em um sistema de comunicação semfio. 0 método inclui filtrar uma estimativa de canalutilizando cada um de uma série de filtros de tempo paraestimativa de canal de modo a gerar uma série deestimativas de canal filtradas pelo tempo, selecionar um dasérie de filtros de tempo para estimação de canal edecodificar um simbolo recebido utilizando uma estimativade canal filtrada pelo tempo do filtro selecionado da sériede filtros de tempo para estimação de canal.É também revelada uma modalidade de um métodopara otimizar estimativas de canal para decodificação desinais de um link de comunicação em um sistema decomunicação sem fio. 0 método inclui receber um simboloMultiplex por Divisão de Freqüência Ortogonal (OFDM) quecompreende pelo menos uma subportadora-piloto, converter osimbolo recebido em uma série de subportadoras, extrairpelo menos uma subportadora-piloto que corresponde aopiloto. 0 método inclui também determinar uma estimativa decanal com base, pelo menos em parte, na pelo menos umasubportadora-piloto, determinar uma variação de canal combase na estimativa de canal, controlar um filtro de tempode modo a obter uma resposta de filtro de tempo paraestimativa de canal com base na variação de canal e filtrara estimativa de canal com o filtro de tempo.
É também revelada uma modalidade de umequipamento para otimizar estimativas de canal paradecodif icação de sinais de um link de comunicação em umsistema de comunicação sem fio. 0 equipamento inclui umfront-end de receptor configurado para receber um simboloatravés do link de comunicação, um estimador de canalacoplado ao receptor e configurado para determinar umaestimativa de canal com base no simbolo recebido, um filtrode tempo adaptativo acoplado ao estimador de canal econfigurado para filtrar pelo tempo a estimativa de canal eum módulo de critérios de comutação acoplado ao filtro detempo adaptativo e configurado para controlar umacaracterística de filtragem no tempo do filtro de tempoadaptativo.
É revelada uma modalidade de um equipamento paraotimizar estimativas de canal para decodificação de sinaisde um link de comunicação em um sistema de comunicação semfio. 0 equipamento inclui um primeiro módulo detransformada configurado para transformar uma série deamostras no domínio do tempo em uma série de subportadorasno domínio da freqüência, um estimador de canal acoplado aoprimeiro módulo de transformada e configurado para operarem um primeiro subconjunto das subportadoras no domínio dafreqüência de modo a gerar uma estimativa de canal, umfiltro de tempo adaptativo acoplado ao estimador de canal econfigurado para filtrar pelo tempo a estimativa de canalde modo a produzir uma estimativa de canal filtrada pelotempo, um módulo de critérios de comutação configurado paradeterminar uma condição operacional e controlar umacaracterística de filtragem pelo tempo do filtro de tempoadaptativo, um módulo de extração de dados acoplado aoprimeiro módulo de transformada e configurado para extrairum segundo subconjunto da série de subportadoras no domínioda freqüência que correspondem a subportadoras de dados eum demodulador acoplado ao módulo de extração de dados e aofiltro de tempo adaptativo e configurado para demodular assubportadoras de dados utilizando a estimativa de canalfiltrada pelo tempo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os aspectos, objetos e vantagens das modalidadesda revelação se tornarão mais evidentes com a descriçãodetalhada apresentada a seguir quando considerada emconjunto com os desenhos, nos quais os mesmos elementos sãoindicados pelos mesmos números de referência.
A Figura 1 é um diagrama de blocos funcionaissimplificado de uma modalidade de um sistema de comunicaçãosem fio.
A Figura 2 é um diagrama de blocos funcionaissimplificado de uma modalidade de um receptor com filtragemno tempo adaptativa para estimativa de canal.A Figura 3 é um diagrama de blocos funcionaissimplificado de uma modalidade de uma parte de um receptorOFDM com filtragem no tempo adaptativa para estimativa decanal.
As Figuras 4A-4B são diagramas de blocosfuncionais simplificados de modalidades de filtros de tempoadaptativas.
A Figura 5 é um fluxograma simplificado de umamodalidade de um método de filtragem no tempo adaptativa deestimativas de canal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Um receptor sem fio pode estimar o canal sem fioe utilizar a estimativa de canal quando demodula o sinalrecebido. Um filtro de tempo pode ser utilizado parafiltrar uma série de estimativas de canal. 0 filtro' detempo pode ser um filtro adaptativo, e a resposta do filtroadaptativo pode variar dependendo de um ou mais parâmetros.0 parâmetro ou parâmetros podem incluir comandos ouinstruções discretas, tais como instruções de software,modos de receptor ou outros parâmetros discretos oucombinação de parâmetros discretos. 0 parâmetro ouparâmetros podem ser determinados dinamicamente e podemincluir parâmetros tais como correlação entre estimativasde canal, espalhamento Doppler do receptor ou outrosparâmetros dinâmicos ou combinações de parâmetrosdinâmicos. Em outras modalidades, os parâmetros podemincluir um ou mais parâmetros discretos combinados com umou mais parâmetros dinâmicos.
0 filtro adaptativo pode ser implementado com umaresposta continuamente variável, um número predeterminadode respostas discretas ou uma combinação de respostascontinuamente variáveis dentro de uma ou mais faixas emcombinação com uma ou mais respostas de filtro discretas.No caso de uma série de respostas de filtro discretaspredeterminadas ser implementada dentro do receptor, oreceptor pode processar os sinais recebidos através depercursos de sinal paralelos, com cada percurso de sinalcorrespondendo a uma da série de respostas de filtrodiscretas predeterminadas. 0 receptor pode então selecionaruma saida de filtro da série de respostas de filtro. Emoutra modalidade, o receptor pode configurar o filtro detempo para uma ou uma série de respostas de filtro com basenos parâmetros. Por exemplo, o receptor pode selecionar umcomprimento de derivação e um conjunto de pesos dederivação de filtro a partir de um número predeterminado derespostas de filtro. Em outra modalidade, o receptor podeser configurado para fazer variar uma resposta de filtro,como, por exemplo, fazendo variar um ou mais pesos dederivação de filtro dentro de uma faixa continuamentevariável.
A Figura 1 é um diagrama de blocos funcionais deuma modalidade de um sistema de comunicação 100, que temdispositivos de comunicação com receptores que implementamfiltragem adaptativa de estimativas de canal. O sistemainclui um ou mais elementos fixos que podem estar emcomunicação com uma série de terminais de usuárioHOa-llOb. Embora apenas dois terminais de usuário 110a e110b sejam mostrados no sistema 100, deve ficar geralmenteentendido que o sistema de comunicação sem fio 100 podetipicamente comunicar-se com mais de dois terminais deusuário 110a e 110b.
Cada um dos terminais de usuário HOa-llOb podeser, por exemplo, um dispositivo de comunicação sem fio,tal como um telefone sem fio configurado para operar deacordo com um ou mais padrões de comunicação. O terminal deusuário, como o 110a, pode ser uma unidade portátil, umaunidade móvel ou uma unidade estacionaria. O terminal deusuário 110a pode ser também referido como unidade móvel,terminal móvel, estação móvel, equipamento de usuário,portátil, telefone e semelhantes.
O terminal de usuário 110a comunica-setipicamente com uma ou mais estações base 120, aquimostradas como uma torre celular setorizada. 0 terminal deusuário 110a se comunicará tipicamente com a estação base120, que apresenta emite a intensidade de sinal maiselevada em um receptor dentro do terminal de usuário 110a.
A estação base 120 pode ser acoplada a umControlador de Estação Base (BSC) 130, que roteia sinais decomunicação para a e da estação base 120 apropriada. O BSC130 é acoplada a um Centro de Comutação Móvel (MSC) 140,que pode ser configurado para operar como uma interfaceentre o terminal de usuário 110a e uma Rede TelefônicaPública Comutada (PSTN) 150. O MSC 140 pode ser tambémconfigurado para operar como uma interface entre o terminalde usuário 110a e o gateway 162 acoplado a uma rede 160. Arede 160 pode ser, por exemplo, uma Rede de Área Local(LAN) ou uma Rede de Área Estendida (WAN) . Em umamodalidade, a rede 160 inclui a Internet. Portanto, o MSC140 é acoplado à PSTN 150 e à rede 160. O MSC 140 pode sertambém configurado para coordenar handoffs intersistema comoutros sistemas de comunicação (não mostrados). Em outramodalidade, a estação base 120 pode ser referida como Nó B.
Em outra modalidade, o sistema 100 pode implementar um NóServidor de Dados em Pacote (PDSN) em lugar ou além da PSTN150. O PDSN pode operar de modo a fazer interface de umarede comutada por pacotes com a parte sem fio do sistema100.Cada um dos terminais de usuário 110a e 110b podeser também configurado para comunicar-se com uma estaçãosem fio 180. A estação sem fio 180 pode ser, por exemplo,um ponto de acesso sem fio bidirecional, um terminal debroadcast unidirecional ou alguma outra estação sem fioconfigurada para comunicar-se com os terminais de usuário110a e 110b.
A estação sem fio 180 pode operar dentro de umaou mais bandas de freqüência, que podem ser contíguas oudistintas. Além disto, uma primeira estação sem fio, a 180,por exemplo, pode operar em uma primeira banda defreqüência, enquanto uma segunda estação sem fio(não mostrada) pode operar em uma segunda banda defreqüência distinta da primeira banda de freqüência. Osterminais de usuário 110a e 110b podem ser configuradospara suportar comunicação através de várias bandas defreqüência, que correspondem a uma ou mais estações sem fio180.
Em uma modalidade, a estação sem fio 180 pode seracoplara a uma fonte de meio de broadcast 182, que podefornecer um meio que é transmitido a um ou mais terminaisde usuário 110a e 110b. A estação sem fio 180 pode sertambém acoplada a uma rede 160. Embora a Figura 1 mostre aestação sem fio 180 como acoplada à mesma rede 160 que éacoplada ao gateway 162 e ao MSC 140, não é necessário quea rede 160 seja a mesma, podendo ser distinta. A rede 160pode incluir um ou mais comutadores, hubs ou roteadoresconfigurados para permitir a comunicação com um ou maisdispositivos de comunicação (não mostrados) acoplados àrede 160. Portanto, em algumas modalidades os terminais deusuário 110a e 110b podem ser configurados de modo a secomunicarem sem fio com um ou mais dispositivos acoplados àrede 160 por meio da estação sem fio 180.A estação sem fio 180 pode ser configurada parautilizar comunicações OFDM tanto no link direto quanto nolink reverso. Alternativamente, no caso de a estação semfio 180 ser configurada para suportar comunicaçõesunidirecionais, a comunicação sem fio pode implementarcomunicações OFDM através do link de comunicação. 0 termolink direto refere-se ao link de comunicação da estação semfio 180 para os terminais de usuário 110a e 110b, e o termolink reverso refere-se ao link de comunicação dos terminaisde usuário 110a e 110b para a estação sem fio 180.
Em sistemas que provêm comunicaçõesbidirecionais, tanto a estação sem fio 180 quanto osterminais de usuário 110a e 110b podem alocar recursos paraestimação de canal e interferência. Por exemplo, tanto aestação sem fio 180 quanto os terminais de usuário 110a e110b podem efetuar broadcast de sinais-piloto que sãoutilizados pelos receptores correspondentes para estimaçãode canal e interferência.
Para maior clareza, a descrição da modalidade dosistema discute a alocação de recursos para estimação decanal e interferência no link direto e a filtragem no tempoadaptativa de estimativas de canal implementada no receptorde link direto. Deve ficar entendido, contudo, que afiltragem no tempo adaptativa de estimativas de canal nãoestá limitada à aplicação no receptor de link direto, maspode ser utilizada tanto no receptor de link direto quantoem um receptor de link reverso, ou pode ser implementada emum link de comunicação exclusivo do outro.
A estação sem fio 180 pode ser configurada paraefetuar broadcast de um sinal-piloto comum como um recursoalocado para estimação de canal e interferência. Osinal-piloto comum pode incluir vários tons selecionados doconjunto de freqüências OFDM. Por exemplo, o sinal-pilotocomum pode ser formado a partir de tons uniformementeafastados entre si selecionados do conjunto de freqüênciasOFDM. A configuração de afastamento mútuo uniforme pode serreferida como sinal-piloto escalonado. Em outrasmodalidades, os sinais-piloto podem incluir um ou maissinais-piloto dedicados ou uma combinação de sinais-pilotocomuns com um ou mais sinais-piloto dedicados.
Um sinal-piloto comum pode incluir um ou maisconjuntos de tons selecionados do conjunto de freqüênciasOFDM e pode transmitir um dos conjuntos de tons com base emuma seqüência ou algoritmo predeterminado. Em umamodalidade, o sinal-piloto comum pode ser um de doisconjuntos de tons distintos, e a estação sem fio 180 podealternar entre os dois conjuntos de tons distintos. Estaconfiguração pode ser referida como configuração de pilotoescalonado.
O sinal-piloto comum e os dados moduladosexperimentam distorção e deterioração atribuíveis, emparte, ao canal. Os terminais de usuário 110a e 110b podemreceber o sinal-piloto comum juntamente1 com dados moduladosda estação sem fio. O sinal no domínio do tempo recebidopelo terminal de usuário pode ser modelado comoy(t) = s(t)*h(t) + i(t) + n(t), onde s(t), h(t), i(t) en(t) representam, respectivamente, os dados modulados, ocanal, a interferência e o ruido aditivo. O símbolorefere-se ao operador de convolução.
Os terminais de usuário 110a e 110b podemdeterminar, cada um, uma estimativa de canal einterferência com base nos sinais-piloto comuns e podemdeterminar a estimativa no domínio da freqüência, emborauma estimativa no domínio do tempo possa ser determinada emvez da, além da ou em combinação com a estimativa nodomínio da freqüência. 0 terminal de usuário 110 pode entãodemodular o sinal recebido de modo a recuperar os dados.
Os terminais de usuário 110a e 110b podem estimaro canal utilizando os tons-piloto uniformemente afastadosentre si inseridos no domínio da freqüência em cada símboloOFDM. As estimativas de canal baseadas nos tons-piloto queocorrem em cada símbolo OFDM podem ser referidas comoestimativas de canal brutas.
Em alguns casos, pode ser vantajoso obter umaestimativa de canal mais comprida. Por exemplo, umaestimativa de canal mais comprida pode ser vantajosa parasincronização de temporização precisa assim como nosroteiros em que o canal tem um espalhamento por retardo queé maior que o prefixo cíclico utilizado nos símbolos OFDM.
As derivações de canal no domínio do tempo podemser mais compridas que o prefixo cíclico do sistema OFDM.As derivações que estão dentro do comprimento do prefixocíclico são referidas como o canal real. O canal excedenterefere-se à parte das derivações de canal no domínio dotempo que ultrapassa o comprimento do prefixo cíclico.
A estimativa de canal bruta, que tem ocomprimento do prefixo cíclico, pode ser obtida com basenos tons-piloto em cada símbolo OFDM, conforme descritoanteriormente. A estimativa de canal bruta é umdesalinhamento das derivações de canal real e dasderivações de canal excedente. Pela filtragem no tempo dasestimativas de canal brutas através de um ou váriossímbolos OFDM com pesos apropriados, o desalinhamento dasderivações de canal real e excedente pode ser resolvido.Uma estimativa de canal mais comprida pode ser assim obtidapela concatenação da estimativa de canal real e daestimativa de canal excedente.Na modalidade descrita acima, portanto, ostons-piloto são escalonados através de símbolos OFDM. Aestação sem fio 180 pode fazer o broadcast alternado de umprimeiro conjunto de tons-piloto e um segundo conjunto detons-piloto em símbolos sucessivos. As estimativas de canalbrutas através de vários símbolos OFDM podem ser filtradaspara resolver os canais real e excedente. A estimativa decanal real pode ser combinada com a estimativa de canalexcedente de modo a se produzir uma estimativa de canalmais comprida, que pode ser obtida utilizando-se unicamenteo canal real. Aqui, o termo "mais comprida" refere-se aocomprimento da estimativa de canal baseada unicamente nocanal real.
O receptor em cada terminal de usuário 110a e110b pode implementar a filtragem no tempo das estimas decanal. Os terminais de usuário 110a e 110b podem filtrar notempo as estimativas de canal de modo a se aperfeiçoarainda mais a qualidade das estimativas de canal. Afiltragem no tempo das estimativas de canal pode serutilizada para suprimir a variância de ruído na estimativade canal através da obtenção da média de ruído. A obtençãoda média no tempo das estimativas de canal pode funcionartambém para cancelar ou reduzir efetivamente a variaçãotemporal linear das derivações de canal. A filtragem notempo das estimativas de canal pode ser também utilizadapara cancelar ou reduzir efetivamente o desalinhamento dosde canais e para produzir uma estimativa de canal maiscomprida que o prefixo cíclico utilizado nos símbolos OFDM.Esta última vantagem pode ser particularmente benéfica napresença de espalhamento por retardo excedente.
0 receptor efetua a filtragem no tempo dasestimativas de canal para cada derivação no domínio dotempo individualmente. A filtragem das estimativas de canalno domínio do tempo pode ser particularmente vantajosa parapermitir a combinação do canal atual com o canal excedentena determinação da estimativa de canal. É mais dificilfiltrar os pilotos no dominio da freqüência porque ospilotos através de símbolos sucessivos podem não ocorrernos mesmos tons.
0 filtro de tempo ótimo a ser aplicado àsestimativas de canal pode variar dependendo das condiçõesoperacionais do receptor. Em algumas condições, um filtrode três derivações pode ser vantajoso, ao passo que emoutras condições operacionais um filtro de derivação únicapode ser vantajoso. Quando o receptor implementa um filtrode várias derivações, o filtro pode ser implementado comoum filtro causai ou como um filtro não causai. Conformeaqui utilizado, o termo "não causai" refere-se à utilizaçãode informações que chegam posteriormente ou de informaçõesderivadas posteriormente. Por exemplo, um filtro de temponão causai para uma estimativa de canal correspondente a umsimbolo especifico pode depender de estimativas de canalderivadas posteriormente. Assim, em relação ao tempo desimbolo especifico, o filtro de tempo é não causai. 0receptor nos terminais de usuário 110a e 110b podemodificar as características do filtro de tempo com base emparte nas condições operacionais.
Um primeiro terminal de usuário 110a pode, porexemplo, comunicar-se com a estação sem fio 180 dentro deuma primeira banda de freqüência operacional. Além disto, oprimeiro terminal de usuário 110a pode ser relativamenteestacionário enquanto se comunica com a estação sem fio180.
Um segundo terminal de usuário 110b pode, porexemplo, comunicar-se com a estação sem fio 180 dentro deuma segunda banda de freqüência operacional que é maior quea primeira banda de freqüência operacional. 0 segundoterminal de usuário 110b pode também ter uma velocidade comrelação à estação sem fio 180. Por exemplo, o segundoterminal de usuário 110b pode ser localizado dentro de umveiculo em movimento.
Nas condições operacionais descritas, o primeiroterminal de usuário 110a pode experimentar substancialmentepouca ou nenhuma variação de canal não linear, enquanto osegundo terminal de usuário 110b pode experimentar variaçãonão linear significativa do canal. Pode ser vantajoso que oprimeiro terminal de usuário 110a implemente um filtro detempo não causai de três derivações para as estimativas decanal. Entretanto, se o segundo terminal de usuário 110bexperimentar uma velocidade relativamente alta, umavariação não linear no canal através de símbolos resultantedo espalhamento Doppler relativamente grande pode sersignificativa. Em tal roteiro, o segundo terminal deusuário 110b pode vantajosamente ajustar o filtro de tempopara estimativa de canal de modo a obter uma resposta defiltro de derivação única. A resposta de filtro dederivação única pode apresentar melhor desempenho que autilização do filtro de tempo não causai de trêsderivações.
Os diversos terminais de usuário 110a e 110bpodem variar os parâmetros do filtro de tempo paraestimativa de canal com base em parte nas condiçõesoperacionais. O primeiro terminal de usuário 110a podevariar as características do filtro de tempo à medida que oprimeiro terminal de usuário 110a se torna móvel. Demaneira semelhante, o segundo terminal de usuário 110b podevariar as características de seu filtro de tempo à medidaque a velocidade do segundo terminai de usuário 110bdiminui ou cessa.Um terminal de usuário, como o 110a, por exemplo,pode ser configurado com uma série de filtros de tempopredeterminados, e o modo de filtragem no tempo que seráutilizado pode ser determinado por software. Em outramodalidade, a comutação entre modos diferentes pode tambémocorrer dinamicamente durante o funcionamento do terminalde usuário 110a.
A velocidade é utilizada como um exemplo decondição operacional que contribui para a variação de temponão linear do canal através de símbolos. Os terminais deusuário 110a e 110b não estão limitados a variar ascaracterísticas do filtro de tempo adaptativo com base navelocidade relativa do terminal de usuário.
Conforme descrito acima, em uma modalidade oterminal de usuário 110a ou 110b pode alterar oscoeficientes e/ou o comprimento de filtragem no tempo combase no espalhamento Doppler/velocidade veicular estimados.
Um terminal de usuário 110a pode estimar oespalhamento Doppler do canal pela estimação da correlaçãotemporal das derivações de canal através de símbolos OFDM.Especificamente, o terminal de usuário utiliza asestimativas de canal através dos símbolos OFDM de modo acalcular a correlação temporal estimada do canal. Acorrelação temporal estimada do canal é então comparada comum ou mais limites predeterminados para determinar se énecessário comutar o modo de filtragem no tempo.
Um terminal de usuário 110a ou 110b pode tambémimplementar dois ou mais conjuntos de blocos de filtragemno tempo para estimação de canal. O terminal de usuário,como, por exemplo, o 110a, pode efetuar estimação de ruidona saida de cada bloco e utilização a estimativa de ruidode modo a determinar a seleção do modo de filtragem notempo. De maneira semelhante, o terminal de usuário, como,por exemplo, o 110a, pode decodificar símbolos e determinaruma PER (taxa de erros de pacote) para uma série de blocosde filtragem no tempo, e pode utilizar a PER paraselecionar o melhor modo de filtragem no tempo. Osterminais de usuário 110a e 110b podem também aplicaralgoritmos de filtragem adaptativos e adaptar oscoeficientes de filtragem no tempo.
A Figura 2 é um diagrama de blocos funcionaissimplificado de uma modalidade de um receptor 200 comfiltragem no tempo adaptativa para estimativa de canal. Oreceptor 200 pode ser implementado, por exemplo, em cada umdos terminais de usuário 110a e 110b do sistema 100 daFigura 1 para processar comunicações de link direto daestação sem fio 180. Alternativa ou adicionalmente, oreceptor 200 pode ser implementado na estação sem fio 180do sistema 100 da Figura 1 de modo a processar comunicaçõesde link reverso de um ou mais dos terminais de usuário 110ae 110b.
A descrição do receptor 200 da Figura 2 será nocontexto de um receptor 200 configurado para recebercomunicações de link direto de uma estação sem fio.Conforme observado acima, contudo, o receptor 200 não estálimitado a comunicações de link direto.
O receptor 200 inclui uma antena 202 configuradapara receber os sinais de link direto na banda operacionalde interesse. O receptor 200 pode ser configurado paraoperar através de várias bandas de freqüência que suportamcomunicações sem fio em cada uma das bandas de freqüência.
Por exemplo, a antena 202 pode ser configurada para recebersinais na banda de freqüência operacional que corresponde aum sistema telefônico sem fio. A antena 202 pode ser tambémconfigurada para suportar uma ou mais bandas de freqüênciaalocadas para sinais de link direto de uma ou mais estaçõessem fio. Por exemplo, o receptor 200 pode ser configuradopara receber um primeiro sinal sem fio de uma primeiraestação sem fio que opera em uma primeira banda defreqüência operacional, que pode ser, por exemplo, umabanda de freqüência de Freqüência Ultra-Elevada (UHF). Oreceptor 200 pode ser também configurado para receber umsegundo sinal sem fio de uma segunda estação sem fio queopera em uma segunda banda de freqüência operacional, quepode ser, por exemplo, um Serviço de Distribuição de VáriosPontos de Vários Canais (MMDS) que opera em bandas demicroondas próximas de 2,6 GHz. A antena 202 pode serconfigurada como uma antena de várias bandas ou pode serconfigurada como uma série de antenas, cada uma delasconfigurada para suportar uma ou mais partes das bandas defreqüência operacionais totais.
A antena 202 é acoplada a um módulo de front-endde receptor 210, que pode ser configurado para sintonizarem um canal da banda operacional e processar o sinal RFrecebido em um sinal de banda base ou próximo de bandabase. O módulo de front-end de receptor 210 pode serconfigurado, por exemplo, para sintonizar na freqüênciaoperacional desejada, filtrar, converter para menos eamplificar o sinal recebido. Por exemplo, o módulo defront-end de receptor 210 pode incluir um ou maisOsciladores Locais (LOs) programáveis, que podem serseletivamente sintonizados na freqüência desejada,sintonizando-se assim o módulo de front-end de receptor 210na banda de freqüência operacional desejada.
A saida do módulo de front-end de receptor 210 éacoplada a um Conversor Analógico-Digital (ADC) 220, que éconfigurado para converter uma representação analógica dosinal recebido em uma representação digital paraprocessamento de sinais digitais. A saida do ADC 220 éacoplada a um estimador de canal 230. A saída do ADC 220pode ser também acoplada a um demodulador 260.
O estimador de canal 230 pode ser configuradopara determinar uma estimativa de canal com base em parteno sinal recebido. Em uma modalidade, o estimador de canal230 pode ser configurado para estimar o canal com base emuma parte do sinal recebido que é recebidaconcomitantemente com as partes do sinal recebido quetransportam dados. Por exemplo, o sinal recebido pode serum sinal OFDM, e um subconjunto dos tons pode serconfigurado como tons-piloto.
Em outra modalidade, o sinal recebido pode sermultiplexado pelo tempo, e uma parte do sinal multiplexadopode ser um sinal-piloto ou algum outro sinalpredeterminado. O estimador de canal 230 pode demultiplexaro sinal recebido e operar na parte do sinal recebido quetem o sinal-piloto ou outro sinal predeterminado. Em umamodalidade, o sinal recebido multiplexado pode ser um sinalmultiplexado por divisão de código, e um sinal-piloto podecorresponder a um código predeterminado. O estimador decanal 230 pode extrair o sinal-piloto do sinal recebido,como, por exemplo, através de correlação, e determinar aestimativa de canal com base no sinal-piloto. Em outramodalidade, o sinal recebido pode ser um sinal demultiplexação pelo tempo, e uma parte do sinal demultiplexação pelo tempo pode corresponder a umsinal-piloto ou algum outro sinal predeterminado. Oestimador de canal 230 pode ser configurado parademultiplexar o sinal recebido, como, por exemplo, atravésda sincronização temporal, de modo a extrair o sinal-pilotoou outro sinal predeterminado e determinar a estimativa decanal.A saida do estimador de canal 230 ou um sinal oucontrole gerado ou utilizado pelo estimador de canal 230pode ser acoplado a um módulo de critérios de comutação240. O módulo de critérios de comutação 240 pode serconfigurado para determinar uma condição operacional doreceptor 200 e, com base, pelo menos em parte, na condiçãooperacional, configurar um filtro de tempo adaptativo 250.
O módulo de critérios de comutação 240 podeincluir uma memória ou buffers para armazenamento deestimativas de canal. Em uma modalidade, o módulo decritérios de comutação 240 pode determinar uma configuraçãode filtro de tempo adaptativo com base em uma correlação devárias estimativas de canal.
O módulo de critérios de comutação 24 0 pode sertambém acoplado a outros módulos dentro do receptor 200.
Por exemplo, o módulo de critérios de comutação 240 podeser acoplado ao módulo de front-end de receptor 210 ou a umcontrolador (não mostrado) acoplado ao módulo de front-endde receptor 210. Em outras modalidades, o módulo' decritérios de comutação 240 pode ser configurado parareceber uma ou mais entradas de várias fontes. As váriasfontes podem incluir entrada de software ou usuáriorecebida por meio de uma interface com usuário. Em outrasmodalidades, o módulo de critérios dé comutação 240 podeser configurado para receber e determinar a configuração defiltro de tempo adaptativo com base, pelo menos em parte,no espalhamento Doppler estimado do canal, na variação detempo do canal, na estimativa de ruido na saida de cadabloco de filtragem no tempo, na taxa de erros de pacote outaxa de erros de bit decodificada da saida do demodulador,na banda de freqüência operacional ou em algum outrocritério. Por exemplo, o módulo de critérios de comutação240 pode determinar a banda de freqüência operacional domódulo de front-end de receptor 210 e determinar umaconfiguração de filtro de tempo adaptativo com base, pelomenos em parte, na banda de freqüência operacional.
Por exemplo, o módulo de critérios de comutação240 pode configurar o filtro de tempo adaptativo para umprimeiro modo ou configuração se o sinal recebido estiverdentro de uma banda de freqüência operacional que sejasuficientemente baixa para tornar os efeitos Dopplernegligenciáveis. O módulo de critérios de comutação 240pode configurar o filtro de tempo adaptativo para um de umasérie de modos ou configurações alternativas se o sinalrecebido estiver dentro de uma banda de freqüênciaoperacional que seja suficientemente elevada para tornar osefeitos Doppler mais significativos. No segundo roteiro, omódulo de critérios de comutação 240 pode considerarfatores adicionais, tais como a correlação temporal entreestimativas de canal, quando se determina a configuração defiltro de tempo adaptativo.
O módulo de critérios de comutação 240 nãoprecisa ter conhecimento da banda de freqüência operacionalreal, mas pode, em vez disso, tomar as decisões dependentesda freqüência com base nas informações de controle de umOscilador Local (LO) ou em algumas outras informações quese correlacionem com a banda de freqüência operacional.
Em outra modalidade, o módulo de critérios decomutação 240 pode ser configurado para receber entrada deusuário ou alguma outra entrada. O módulo de critérios decomutação 240 pode então determinar a configuração defiltro de tempo adaptativo com base na entrada. Porexemplo, o módulo de critérios de comutação 240 pode seracoplado a uma interface com usuário que proporcionecontrole de software da configuração de filtro de tempoadaptativo. A interface com usuário pode ser configurada,por exemplo, para proporcionar vários modos operacionais,tais como estacionário, móvel, veicular e semelhantes. 0usuário pode selecionar um dos modos operacionais, e osoftware associado à interface com usuário pode controlar omódulo de critérios de comutação 240 de modo a controlar ofiltro de tempo adaptativo dentro de uma configuração quecorresponde ao modo selecionado.
Em outra modalidade, o módulo de critérios decomutação 240 pode ser configurado para receber entrada deum dispositivo ou entrada externa (não mostrados). Porexemplo, o receptor 200 pode ser implementado em umterminal de usuário que possa funcionar como um telefonecelular. O dispositivo de usuário pode receber ou entãogerar um sinal de controle para o módulo de critérios decomutação 240 quando o terminal de usuário é colocado em umadaptador de carro com mãos livres. O módulo de critériosde comutação 240 pode então configurar o filtro de tempoadaptativo com base na entrada externa.
Portanto, as características do filtro de tempoadaptativo 250 podem ser modificadas dinamicamente ouatravés de modos de controle de software ou hardware.- Asaida do estimador de canal é acoplada ao filtro de tempoadaptativo 250. O filtro de tempo adaptativo 250 filtrapelo tempo as estimativas de canal com base no controle eparâmetros fornecidos pelo módulo de critérios de comutação240.
O filtro de tempo adaptativo 250 pode serconfigurado para ter uma série de configurações ou modospredeterminados. Por exemplo, o filtro de tempo adaptativo250 pode armazenar coeficientes de filtragem quecorrespondem a uma série de configurações, e o módulo decritérios de comutação 240 pode selecionar a configuração.O filtro de tempo adaptativo 250 pode ser configurado parater a forma geral:
<formula>formula see original document page 24</formula>
onde â-n2, . . . , âni são os coeficientes de filtrode tempo, e o vetor h(i) é a estimativa de canal no dominiodo tempo do simbolo i.
Em uma modalidade, o filtro de tempo adaptativo250 pode armazenar coeficientes para dois filtrosdistintos. Um primeiro filtro de tempo pode ser um filtronão causai de três derivações, e um segundo filtro de tempopode ser um filtro de derivação única. O filtro dederivação única pode corresponder essencialmente à ausênciade filtragem no tempo das estimativas de canal. Em talmodalidade, o módulo de critérios de comutação 240 podeselecionar entre o filtro de tempo não causai de trêsderivações e nenhuma filtragem no tempo.
A estimativa de canal filtrada pelo tempo éemitida do filtro de tempo adaptativo 250 para odemodulador 260. O demodulador 260 extrai a parte do sinalrecebido digitalizado que corresponde aos dados ouinformações e demodula o sinal utilizando a estimativa decanal. A saida do demodulador 260 pode ser acoplada adispositivos de saida (não mostrados) ou a algum outrodestino dentro do receptor. Pela adaptação dascaracterísticas do filtro de tempo, o receptor podeotimizar a estimativa de canal para condições operacionaisvariáveis.
A Figura 3 é um diagrama de blocos funcionaissimplificado de uma modalidade de uma parte deprocessamento de banda base 300 de um receptor. O receptorpode ser o receptor da Figura 2, por exemplo. A parte debanda base 300 do receptor é configurada para comunicaçõesOFDM. A parte de banda base é configurada para operar em umsinal OFDM implementando um piloto escalonado e podeestimar o canal com base no piloto escalonado.
A parte de banda base 300 inclui um ADC 220configurado para transformar uma representação analógica dosinal recebido em uma representação digital. A saida do ADC220 é acoplada a um conversor serial-paralelo 310, que podeser configurado como um buffer. O conversor serial-paralelo 310 é configurado para reformatar o fluxo de dadosseriais em um fluxo de dados paralelos que tem uma série depercursos de sinal. O número de percursos de sinal, aquidenotados como N, é predeterminado para o sistema OFDM ecorresponde ao número de tons distintos.
O conversor serial-paralelo 310 acopla os Npercursos de sinal paralelos a um estágio de transformaçãode freqüência, aqui mostrado como um módulo de TransformadaRápida de Fourier (FFT) 320. O módulo FFT 320 transforma asN derivações no domínio do tempo em N derivações no domínioda freqüência. A saida do módulo FFT 320 pode ser acopladaa um estimador de canal 230 assim como a um módulo deextração de dados 330.
O estimador de canal 230 é configurado paraestimar o canal em cada uma das derivações de freqüênciaque corresponde a um tom-piloto. 0 piloto escalonado podeser configurado como P tons-piloto uniformemente afastadosentre si entre as N subportadoras. Em uma modalidade, podehaver N=4096 subportadoras e P=513 tons-piloto alocados porsimbolo OFDM. Em tal modalidade, os tons-piloto sãouniformemente afastados entre si a cada oito subportadoras.
O estimador de canal 230 inclui um módulo deextração de piloto 340 configurado para extrair os tons dasaida da FFT que correspondem aos tons-piloto. 0 módulo deextração de piloto 340 pode ser configurado parasincronizar-se com os símbolos OFDM, de modo que os tonsapropriados sejam extraídos no caso de o sistema OFDMutilizar um piloto escalonado.
A saida do módulo de extração de piloto 340corresponde a um canal paralelo de largura P, que pode seranalisado como um vetor de dimensão P. Os P sinais-pilotosão acoplados a um desembaralhador 350, que pode serconfigurado para desembaralhar os sinais-piloto e derivar aestimativa de canal que corresponde a cada um dostons-piloto. Cada tom-piloto pode ser codificado de acordocom uma seqüência de pilotos predeterminada e pode serdeslocado em fase por um deslocamento de fasepredeterminado que pode depender da subportadora atribuída.O desembaralhador 350 opera para compensar qualquerdeslocamento de fase predeterminado e decodificar otom-piloto de modo a recuperar uma estimativa de canal nodominio da freqüência para cada freqüência.
A saida do desembaralhador 350 pode ser acopladaa um módulo de transformada, aqui implementada como uma FFTInversa (IFFT), que opera de modo a transformar asestimativas de canal no dominio da freqüência em umaestimativa de canal no dominio do tempo de P derivações. Adimensão da IFFT pode ser idêntica à dimensão da FFTutilizara para transformar os sinais recebidos no dominioda freqüência. A estimativa de canal no dominio do tempo deP derivações é a saida do estimador de canal 230.
A saida do estimador de canal 230 pode seracoplada ao filtro de tempo adaptativo 250 assim como a ummódulo de critérios de comutação 240. O filtro de tempoadaptativo 250 pode ser configurado, por exemplo, paraarmazenar coeficientes para dois filtros de temposeparados. Um primeiro filtro de tempo pode ser um filtrode tempo não causai de três derivações com a forma:
<formula>formula see original document page 27</formula>
Um segundo filtro de tempo pode ser um filtro dederivação única que corresponde a nenhuma filtragem notempo. Ou seja, a saida do filtro de tempo adaptativo 250corresponde à estimativa de canal emitida do estimador decanal 230.
O módulo de critérios de comutação 240 pode serconfigurado para determinar o espalhamento Doppler ouvelocidade relativa estimada pelo exame de saidassucessivas do estimador de canal 230. O módulo de critériosde comutação 240 pode, por exemplo, estimar a correlaçãotemporal das derivações de canal através de símbolos OFDM.
Especificamente, o módulo de critérios de comutação 240pode utilizar as estimativas de canal através de símbolosOFDM de modo a calcular a correlação temporal estimada docanal. O módulo de critérios de comutação 240 pode compararpode comparar a correlação temporal de canal estimada comum ou mais limites predeterminados de modo a determinar seé necessário comutar o modo de filtragem no tempo, e demodo a determinar qual modo de filtragem no tempo aplicar.
Cada um dos limites predeterminados pode corresponder a umespalhamento Doppler ou a uma outra variação temporal nãolinear semelhante das derivações de canal.
Por exemplo, o módulo de critérios de comutaçãopode ser configurado para determinar uma correlação detempo entre canais utilizando a equação:
<formula>formula see original document page 27</formula>Na equação de correlação de tempo, n é o índicede símbolos OFDM, k é o índice de derivação de canal nodomínio do tempo, h(n,k) é a k-ésima derivação daestimativa de canal no domínio do tempo para o símbolo n.Na equação acima, a correlação de tempo entre canais éobtida a partir das estimativas de canal de dois símbolosOFDM adjacentes.
Se um canal excedente estiver disponível, ofiltro de tempo adaptativo 250 pode armazenar separadamenteestimativas de canal para o canal excedente. 0 módulo decritérios de comutação 240 pode determinar se a estimativade canal utilizada pelo demodulador 260 deve incluir asestimativa de canal excedente ou incluir apenas asestimativas de canal real. O módulo de critérios decomutação 240 pode tomar a decisão de utilizar o canalexcedente utilizando diversos fatores. Por exemplo, oscritérios de comutação podem calcular e comparar a energiado canal real e a energia do canal excedente. O módulo decritérios de comutação 240 pode estimar também a correlaçãode tempo do canal. O módulo de critérios de comutação 240pode utilizar a combinação da diferença de energia e dacorrelação de tempo estimada do canal de modo a determinarse o canal excedente será utilizado na estimativa de canal.
Em outra modalidade, o filtro de tempo adaptativo250 pode implementar dois ou mais conjuntos de blocos defiltragem no tempo para estimação de canal. O módulo decritérios de comutação 240 pode determinar estimativas deruído na saída de cada bloco e pode utilizar as estimativasde ruído para determinar qual modo de filtragem no temposelecionar. De maneira semelhante, a decodificação da PER(taxa de erros de pacote) ou a decodif icação da Taxa deErros de Bit (BER) para todos os blocos de filtragem notempo podem ser também utilizadas para selecionar o melhormodo de filtragem no tempo.
Por exemplo, que h(k) seja a estimativa de canalno domínio do tempo filtrada pelo tempo antes doestabelecimento de limite, e h{k) seja a estimativa decanal no dominio do tempo filtrada pelo tempo depois daoperação de estabelecimento de limite, onde k é o Índicepara as derivações no dominio do tempo. A estimativa deruido da estimativa de canal filtrada pelo tempo pode ser:
<formula>formula see original document page 29</formula>
A saida do filtro de tempo adaptativo 250representa a estimativas de canal no dominio do tempo que aparte de banda base 300 otimizou com base nas condiçõesoperacionais do receptor. A saida do filtro de tempoadaptativo 250 é acoplada a um módulo de transformada, aquiimplementado como um módulo FFT 37 0, que transforma asestimativas de canal filtradas pelo tempo no dispositivo dafreqüência. O módulo FFT 370 pode ser da mesma ordemutilizada para transformar as amostras de sinal recebidasno dominio da freqüência. A saida do módulo FFT 370 éacoplada ao demodulador 260.
Conforme descrito acima, o primeiro módulo FFT320 fornece informações sobre subportadoras no dominio dafreqüência ao módulo de extração de dados 330. O módulo deextração de dados 330 opera nas subportadoras de modo amapear as subportadoras que portam informações para odemodulador 330. O módulo de extração de dados 330 pode,por exemplo, acoplar as subportadoras alocadas para dados enão alocadas para piloto ao demodulador 260. O demodulador260 utiliza as estimativas de canal no dominio dafreqüência otimizadas para demodular as subportadoras dedados.As Figuras 4A-4B são diagramas de blocosfuncionais simplificados de modalidades dos filtros detempo adaptativos 250. As modalidades do filtro de tempoadaptativo 250 podem ser utilizadas, por exemplo, noreceptor mostrado na Figura 2 ou na parte de banda basemostrada na Figura 3. As modalidades do filtro de tempoadaptativo 250 podem operar em uma base de derivação decanal para os sistemas de comunicação, tais como ossistemas de comunicação OFDM, que têm mais de uma derivaçãode canal. Portanto, em um sistema OFDM que tem 512derivações de canal para estimação de canal, as modalidadesdo filtro de tempo adaptativo 250 podem ser configuradaspara executar operações vetoriais de dimensão 512.
Uma modalidade do filtro de tempo adaptativo 250mostrada na Figura 4A inclui uma série de registradores410a-410c, que podem ser implementados alternativamentecomo locais de memória, locais de buffer e semelhantes, oualgum outro tipo de armazenamento. O filtro de tempoadaptativo 250 da Figura 4A é configurado para ter acapacidade de fornecer uma resposta de filtro de tempo nãocausai de até nl+2n2+l derivações. O filtro de tempoadaptativo 250 é configurado para apresentar até nlderivações não causais e até n2+l derivações causais. Não énecessário que o número de derivações não causais sejasubstancialmente o mesmo que o número de derivaçõescausais. Em outras modalidades, o número de derivações nãocausais pode ser substancialmente o mesmo que o número dederivações causais. Por exemplo, n2 pode ser fixado paraigualar nl em algumas modalidades. Em outras modalidades, ofiltro de tempo adaptativo 250 pode ser configurado parafornecer apenas uma resposta de filtro causai.
Cada um dos registradores 410a-410e pode seracoplado a um amplificador 420a-420e correspondente. Assaldas dos amplificadores 420a-420e são somadas em umasérie de somadores 430a-430c de modo a se obter uma únicasalda filtrada pelo tempo.
O armazenamento 422 ou memória pode serconfigurado para armazenar uma série de coeficientes deganho que corresponde a uma série de configurações defiltro de tempo. Uma ou mais das configurações de filtro detempo podem ter uma resposta de filtro que é mais curta que2n+l derivações. Portanto, um ou mais dos coeficientespodem ser zero para algumas das configurações de filtro detempo.
Para configurações de filtro de tempo mais curtasque 2n+l derivações, o filtro de tempo não precisaarmazenar 2n+l estimativas de canal de modo a fornecer aestimativa de canal filtrada pelo tempo. Por exemplo, umaconfiguração de filtro pode corresponder a um filtro nãocausai de três derivações com os pesos de derivação fixadosem (1/4, 1/2, H) para as k+1, k e k-1 estimativas de canal.
Se o canal excedente for incluido nas estimativas de canal,os pesos de três derivações para o canal excedente podemser (-1/4, 1/2, -1/4) e podem incluir um deslocamento defase associado ao canal excedente.
Para esta configuração de filtro, apenas trêsestimativas de canal são utilizadas, e o filtro de tempo sóprecisa manter três valores de estimativa de canal, umvalor anterior, o valor que corresponde ao presente símboloe o valor que corresponde ao simbolo próximo a chegar. Umaoutra configuração de filtro pode corresponder a um filtrode derivação única, que corresponde essencialmente anenhuma filtragem no tempo.
O filtro de tempo adaptativo 250 pode receber umsinal ou mensagem do módulo de critérios de comutação queindica qual das configurações é desejada. O filtro de tempoadaptativo 250 recupera do armazenamento 422 oscoeficientes que correspondem à configuração selecionada eaplica os coeficientes aos estágios de ganho apropriados.
Em outra modalidade, o armazenamento 422 podeincluir um ou mais polinômios geradores, e o filtro detempo adaptativo 250 pode utilizar o polinômio oupolinômios geradores para determinar os coeficientes deganho. Nesta modalidade, as características do filtro detempo não estão limitadas a características predeterminadasdiscretas, mas podem variar de uma maneira que éessencialmente continua.
A Figura 4B é uma outra modalidade de um filtrode tempo adaptativo 250. o filtro de tempo adaptativo 250deles configurado para fornecer uma resposta de filtro detempo distinta. As respostas de filtro de tempo individuaispodem ser configuradas para apresentar uma resposta que énão causai ou causai. Em uma modalidade, um dos filtros detempo 450a-450c pode ser configurado como um filtro detempo de derivação única, que não proporcionaessencialmente nenhuma filtragem no tempo das estimativasde canal.
Cada um da série de filtros de tempo 450a-45Ócpode ter sua saida acoplada a uma porta de entrada de umcomutador ou multiplexador 460. O multiplexador 460 podeincluir uma entrada de controle que é controlada pelomódulo de critérios de comutação de modo a se selecionaruma resposta desejada das respostas de filtro de tempo.
Em uma modalidade, o módulo de critérios decomutação pode efetuar estimação de canal na saida de cadafiltro de tempo 450a-450c e utilizar a estimativa de ruidopara determinar o modo de filtragem pelo tempo que éselecionado por meio do multiplexador 460. Em outramodalidade, o módulo de critérios de comutação podefornecer sucessivamente cada uma das estimativas de canal aum demodulador, e o módulo de critérios de comutação podeutilizar a decodificação da PER para cada filtro de tempo450a-450c de modo a selecionar o melhor modo de filtragempelo tempo.
A Figura 5 é um fluxograma simplificado de umamodalidade de um método 500 de filtragem no tempoadaptativa de estimativas de canal. O método 500 representauma modalidade de filtragem no tempo adaptativa deestimativas de canal baseada nas condições operacionais doreceptor e não representa a única maneira pela qual umreceptor pode efetuar filtragem no tempo adaptativa deestimativas de canal.
O método 500 pode ser executado, por exemplo,pelo receptor da Figura 2 quando implementado em um sistemacomo o mostrado na Figura 1. Por exemplo, um receptor podeefetuar a filtragem no tempo adaptativa das estimativas decanal derivadas de sinais transmitidos pela estação semfio. O método 500 descreve o funcionamento de um receptorem um sistema OFDM que tem um subconjunto do número totalde subportadoras alocadas como tons-piloto durante cadasimbolo.
O método 500 começa no bloco 510, onde o receptorrecebe símbolos OFDM, de uma estação sem fio, por exemplo.Conforme descrito acima, os símbolos OFDM podem incluir umpiloto escalonado, em que um subconjunto, P, do númerototal de subportadoras disponíveis, N, é configurado comoum piloto.
O receptor prossegue até o bloco 520 e transformaas amostras, ou derivações, no domínio do tempo em umarepresentação no domínio da freqüência. 0 receptor podeimplementar uma FFT para transformar as derivações nodomínio do tempo nas subportadoras no domínio da freqüênciacorrespondentes.
0 receptor prossegue até o bloco 530 e extrai assubportadoras-piloto da saída da FFT. No caso de um pilotoescalonado, a identidade das subportadoras-piloto podeseguir um padrão predeterminado. O receptor podesincronizar-se com a temporização dos símbolos de modo adeterminar com precisão quais subportadoras dentro de umsímbolo recebido correspondem às subportadoras-piloto.
O receptor prossegue até o bloco 540 e determinaa estimativa de canal que corresponde àssubportadoras-piloto extraídas. O piloto é uma seqüênciaconhecida. Portanto, o receptor pode utilizar oconhecimento a priorí do sinal transmitido quando determinaa estimativa de canal. O receptor pode desembaralhar cadauma das subportadoras-piloto de acordo com suaseqüência-piloto predeterminada. O resultado é a estimativade canal no domínio da freqüência. O receptor podetransformar as estimativas de canal no domínio dafreqüência de modo a determinar um vetor de estimativa decanal com P estimativas de canal distintas correspondentesa P derivações no domínio do tempo.
O receptor prossegue até o bloco 550 e determinauma condição operacional do receptor. Por exemplo, oreceptor pode determinar a variação de canal através desímbolos. O receptor pode armazenar as estimativas de canalna memória ou em algum outro armazenamento e pode compararas estimativas de canal através de dois ou mais símbolos. 0receptor pode, por exemplo, determinar uma correlaçãotemporal de estimativas de canal através de símbolos e podecomparar a correlação com um ou mais limites. Cada limitepode corresponder, por exemplo, a um nível de variação detempo de canal que pode ser otimamente compensadautilizando-se um de uma série de filtros de tempo de canaldistintos. Assim, a faixa de correlações pode correspondera uma configuração de filtro de tempo especifica. 0receptor pode correlacionar as estimativas de canal em umabase por derivação para um sistema, tal como um sistemaOFDM, com uma estimativa de canal de mais de uma dimensão.
Como exemplo, uma baixa correlação de estimativasde canal através de simbolos pode sugerir uma variação decanal linear grande, que pode ser uma combinação de umavariação de canal linear e uma variação de canal nãolinear. A variação de tempo de canal pode ser devida aoespalhamento Doppler atribuível a um espalhamento Dopplerrelativamente grande. Em tal ambiente operacional, odesempenho do demodulador pode ser aperfeiçoadoreduzindo-se substancialmente ou eliminando-se a filtragempelo tempo das estimativas de canal.
Após determinar a variação de canal, o receptorprossegue até o bloco 560 e determina uma configuração defiltro de tempo para estimativa de canal com base navariação. Conforme descrito acima, cada faixa de valores decorrelação de tempo de canal pode corresponder a umaconfiguração de filtro de tempo distinta. Uma dasconfigurações de filtro de tempo adaptativo podecorresponder a um filtro de tempo de derivação única, quecorresponde essencialmente à ausência de filtragem pelotempo das estimativas de canal. No caso de o filtro detempo para estimativa de canal selecionado corresponder aum filtro de tempo não causai, o receptor pode precisararmazenar em buffer, ou senão armazenar, as estimativas decanal assim como todos os valores de subportadora de sinalpara um número de simbolos suficiente para a determinaçãodo valor de filtro de tempo não causai.O receptor prossegue até o bloco 510 e configuraum filtro de tempo adaptativo na configuração desejada. Oreceptor em seguida filtra as estimativas de canal deacordo com o filtro de tempo.
Foram descritos um equipamento para efetuarfiltragem no tempo adaptativa de estimativas de canal e ummétodo para implementar filtragem no tempo adaptativa. Umreceptor pode determinar várias estimativas de canal aolongo do tempo e pode filtrar pelo tempo de maneiraadaptativa as estimativas de canal com base, pelo menos emparte do ambiente operacional do receptor. O receptor podeimplementar uma série de configurações de filtro de tempopredeterminadas e selecionar uma das configurações defiltro de tempo com base no ambiente operacional. Oreceptor pode determinar o ambiente operacional de maneiraindependente ou pode receber algum controle ou entradaexterna que indique o ambiente operacional.
Os diversos blocos, módulos e circuitos lógicosilustrativos descritos em conexão com as modalidades aquireveladas podem ser implementados ou executados com umprocessador para fins gerais, um processador de sinaisdigitais (DSP), um processador de Computador com Conjuntode Instruções Reduzido (RISC) um circuito integradoespecifico (ASIC), um arranjo de portas programavel nocampo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programavel, portadiscreta ou lógica de transistor, componentes de hardwarediscretos ou qualquer combinação deles projetada paraexecutar as funções aqui descritas. Um processador parafins gerais pode ser um microprocessador, masalternativamente o processador pode ser qualquerprocessador, controlador, microcontrolador ou máquina deestado convencional. Um processador pode ser tambémimplementado como uma combinação de dispositivos decomputação, como, por exemplo, uma combinação de DSP emicroprocessador, uma série de microprocessadores, um oumais microprocessadores em conjunto com um núcleo de DSP ouqualquer outra configuração que tal.
Um módulo de software pode residir em uma memóriaRAM, um memória flash, uma memória não volátil, uma memóriaROM, uma memória EPROM, uma memória EEPROM, registradores,um disco rigido, um disco removível, um CD-ROM ou qualqueroutra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica.Um meio de armazenamento exemplar é acoplado ao processadorde modo que o processador possa ler informações do, egravar informações no, meio de armazenamento. Alternativamente,o meio de armazenamento pode ser integrante com o processador.
As etapas de método ou algoritmo descritas emconexão com as modalidades aqui reveladas podem sercorporifiçadas diretamente em hardware, em um módulo desoftware executado por um processador ou em uma combinaçãodos dois. As diversas etapas ou atos de um método ouprocesso podem ser executados na ordem mostrada ou podemser executados em outra ordem. Além disto, uma ou maisetapas de processo ou método podem ser omitidas ou uma oumais etapas de processo ou método podem ser acrescentadasaos métodos e processos. Uma etapa, bloco ou ação adicionalpode ser acrescentada no inicio, fim ou nos elementosintervenientes existentes dos métodos e processos.
A descrição anterior das modalidades reveladas éapresentada para permitir que qualquer pessoa versada natécnica fabrique ou utilize a presente invenção. Diversasmodificações nestas modalidades serão prontamente evidentesaos versados na técnica, e os princípios gerais aquidefinidos podem ser aplicados a outras modalidades sem quese abandone o espirito ou alcance da invenção. Assim, apresente invenção não pretende estar limitada àsmodalidades aqui mostradas, mas deve receber o mais amploalcance compatível com os princípios e aspectos inéditosaqui revelados.

Claims (60)

1. Método para obter estimativas de canal paradecodificação de sinais de um link de comunicação em umsistema de comunicação sem fio, o método compreendendo:determinar uma variação de tempo de canal;variar uma característica de filtro de tempo paraestimativa de canal com base, em parte, na variação detempo do canal; efiltrar pelo menos uma estimativa de canal deacordo com a característica de filtro de tempo paraestimativa de canal.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de canal compreende:determinar uma primeira estimativa de canal quecorresponde a um primeiro símbolo recebido;determinar uma segunda estimativa de canal quecorresponde a um segundo simbolo recebido;correlacionar a primeira estimativa de canal coma segunda estimativa de canal de modo a determinar umacorrelação de canais; ecomparar a correlação de canais com pelo menos umlimite predeterminado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, noqual o pelo menos um limite predeterminado compreende pelomenos um limite predeterminado baseado em parte em umabanda de freqüência operacional de recepção.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de canal compreendedeterminar uma variação em uma série de estimativas decanal distintas, cada estimativa de canal compreendendo umaestimativa de canal real e uma estimativa de canalexcedente.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de canal compreendedeterminar uma variação através de uma série de estimativasde canal, cada estimativa de canal baseada em um sinal-piloto escalonado recebido durante símbolos Multiplex porDivisão de Freqüência Ortogonal (OFDM).
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de tempo de canalcompreende estimar o espalhamento Doppler do canal.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de tempo de canalcompreende determinar a variação de canal para uma série desubportadoras de símbolos Multiplex por Divisão deFreqüência Ortogonal (OFDM) distintos.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de tempo de canalcompreende determinar a variação de tempo no domínio dafreqüência de pelo menos uma subportadora através desímbolos Multiplex. por Divisão de Freqüência Ortogonal(OFDM) distintos.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de tempo de canalcompreende determinar a variação de uma derivação nodomínio do tempo através de Multiplex por Divisão deFreqüência Ortogonal (OFDM) distintos.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de tempo de canalcompreende estiar a correlação de tempo de uma derivação nodominio do tempo através de símbolos Multiplex por Divisãode Freqüência Ortogonal (OFDM) distintos.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a variação da característica de filtro de tempo paraestimativa de canal compreende variar o número dederivações de um filtro de tempo para estimativa de canal.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a variação da característica de filtro de tempo paraestimativa de canal compreende variar pelo menos umcoeficiente de derivação de um filtro de tempo adaptativode estimativa de canal.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, noqual a variação do pelo menos um coeficiente de derivaçãocompreende selecionar pelo menos um coeficiente dederivação de uma série de coeficientes de derivaçãopredeterminados.
14. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a variação da característica de filtro de tempo paraestimativa de canal compreende selecionar uma de uma sériede características de filtro de tempo para estimativa decanal predeterminadas.
15. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a variação da característica de filtro de tempo paraestimativa de canal compreende selecionar um de um filtrode tempo de três derivações e um filtro de tempo dederivação única.
16. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a variação da característica de filtro de tempo paraestimativa de canal compreende selecionar de um filtro detempo de várias derivações não causai e um filtro dederivação única.
17. Método, de acordo com a reivindicação 1, noqual a determinação da variação de canal compreendedeterminar uma correlação de estimativas de canal atravésde símbolos distintos, e no qual a variação dacaracterística de filtro de tempo para estimativa de canalcompreende selecionar uma de um número predeterminado decaracterísticas de filtro de tempo para estimativa de canalcom base na correlação.
18. Método para otimizar estimativas de canalpara decodificação de sinais de um link de comunicação emum sistema de comunicação sem fio, o método compreendendo:filtrar uma estimativa de canal utilizando cadaum de uma série de filtros de tempo para estimação de canalde modo a gerar uma série de estimativas de canal filtradaspelo tempo;selecionar um da série de filtros de tempo paraestimação de canal; edecodificar um símbolo recebido utilizando umaestimativa de canal filtrada pelo tempo do filtro de temposelecionado da série de filtros de tempo para estimação decanal.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, noqual a filtragem da estimativa de canal utilizando cada umda série de filtros de tempo para estimação de canalcompreende:filtrar pelo tempo a estimativa de canalutilizando pelo menos uma estimativa de canal distintaadicional em um filtro de tempo de várias derivações; efiltrar pelo tempo a estimativa de canalutilizando um filtro de derivação única.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18, noqual a filtragem da estimativa de canal utilizando cada umda série de filtros de tempo para estimação de canalcompreende:filtrar pelo tempo a estimativa de canal em umfiltro de tempo de várias derivações não causai; efiltrar pelo tempo a estimativa de canalutilizando um filtro de tempo causai.
21. Método, de acordo com a reivindicação 18, noqual a seleção de um da série de filtros de tempo paraestimação de canal compreende:determinar uma estimativa de ruido na saida decada um da série de filtros de tempo para estimação decanal; eselecionar o filtro de tempo da série de filtrosde tempo para estimação de canal com base nas estimativasde ruido.
22. Método, de acordo com a reivindicação 18, noqual a seleção de um da série de filtros de tempo paraestimação de canal compreende:decodificar o símbolo recebido utilizando cada umda série de filtros de tempo para estimação de canal;determinar um valor de taxa de erros na saída decada um da série de filtros de tempo para estimação decanal; eselecionar o filtro de tempo da série de filtrosde temo para estimação de canal com base na série devalores de taxa de erros.
23. Método, de acordo com a reivindicação 22, noqual a taxa de erros compreende uma Taxa de Erros de Pacote(PER).
24. Método, de acordo com a reivindicação 22, noqual a taxa de erros compreende uma Taxa de Erros de Bit(BER).
25. Método, de acordo com a reivindicação 18, noqual a seleção de um da série de filtros de tempo paraestimação de canal compreende:receber uma entrada de controle que indica ummodo operacional; eselecionar o filtro de tempo da série de filtrosde tempo para estimação de canal com base no modooperacional.
26. Método, de acordo com a reivindicação 25, noqual a entrada de controle é recebida por meio de umainterface com usuário.
27. Método, de acordo com a reivindicação 18, noqual a seleção de um da série de filtros de tempo paraestimação de canal compreende:determinar uma banda de freqüência operacional; eselecionar o filtro de tempo da série de filtrosde tempo para estimação de canal com base na banda defreqüência operacional de recepção.
28. Método para otimizar estimativas de canalpara decodificação de sinais de um link de comunicação emum sistema de comunicação sem fio, o método compreendendo:receber um símbolo Multiplex pór Divisão deFreqüência Ortogonal (OFDM) que compreende pelo menos umasubportadora-piloto;converter o símbolo recebido em uma série desubportadoras;extrair pelo menos uma subportadora-piloto quecorresponde ao piloto;determinar uma estimativa de canal com base, pelomenos em parte, na pelo menos uma subpo.rtadora-piloto;determinar uma variação de canal com base naestimativa de canal;controlar um filtro de tempo de modo a obter umaresposta de filtro de tempo para estimativa de canal combase na variação de canal; efiltrar a estimativa de canal com o filtro detempo.
29. Equipamento para otimizar estimativas decanal para decodif icação de sinais de um link decomunicação em um sistema de comunicação sem fio, oequipamento compreendendo:um front-end de receptor configurado para receberum simbolo através do link de comunicação;um estimador de canal acoplado ao receptor econfigurado para determinar uma estimativa de canal combase no simbolo recebido;um filtro de tempo adaptativo acoplado aoestimador de canal e configurado para filtrar pelo tempo aestimativa de canal; eum módulo de critérios de comutação acoplado aofiltro de tempo adaptativo e configurado para controlar umacaracterística de filtragem pelo tempo do filtro de tempoadaptativo.
30. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o front-end de receptor é configurado parareceber um simbolo Multiplex por Divisão de FreqüênciaOrtogonal (OFDM)
31. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o front-end de receptor compreende um OsciladorLocal (LO) seletivamente sintonizável.
32. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o estimador de canal é configurado paradeterminar a estimativa de canal com base em uma partepredeterminada do simbolo recebido.
33. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o estimador de canal é configurado paradeterminar a estimativa de canal com base em um sinal-piloto incluido no simbolo recebido.
34. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o estimador de canal compreende:um módulo de extração de piloto configurado paraextrair pelo menos uma subportadora de freqüência de umasérie de sub-portadores que corresponde a uma subportadora-piloto,' eum desembaralhador acoplado ao módulo de extraçãode piloto e configurado para desembaralhar a pelo menos umasubportadora de freqüência.
35. Equipamento, de acordo com a reivindicação-34, que compreende também um módulo de transformadaacoplado ao desembaralhador e configurado para transformara pelo menos uma subportadora de freqüência em um sinal nodomínio do tempo.
36. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o filtro de tempo adaptativo compreende umfiltro de tempo de várias derivações reconfigurável.
37. Equipamento, de acordo com a reivindicação-26, no qual o filtro de tempo de várias derivaçõesreconfigurável compreende uma série de amplificadores, cadaamplificador tendo um peso de derivação selecionável de umasérie de pesos de derivação predeterminados.
38. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o filtro de tempo adaptativo compreende umfiltro de tempo alternativamente configurável para um de umfiltro de tempo de várias derivações ou um filtro dederivação única.
39. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o filtro de tempo adaptativo compreende umasérie de filtros de tempo, cada filtro de tempo tendo umacaracterística de filtro de tempo distinta.
40. Equipamento, de acordo com a reivindicação-29, no qual o filtro de tempo adaptativo compreende:um filtro de tempo de várias derivações nãocausai; eum filtro de tempo de derivação única que tem umaentrada acoplada em comum com uma entrada do filtro detempo de várias derivações não causai.
41. Equipamento, de acordo com a reivindicação 29, no qual o módulo de critérios de comutação é acopladoao estimador de canal e é configurado para controlar acaracterística de filtragem pelo tempo com base nacorrelação do símbolo recebido com um simbolo recebidoanteriormente.
42. Equipamento, de acordo com a reivindicação 29, no qual o módulo de critérios de comutação éconfigurado para determinar uma estimativa de ruido quecorresponde a cada uma de uma série de características defiltragem pelo tempo e controla a característica defiltragem pelo tempo do filtro de tempo adaptativo com basenas estimativas de ruido.
43. Equipamento, de acordo com a reivindicação 29, que compreende também um demodulador acoplado ao filtrode tempo adaptativo e configurado para demodular o simbolorecebido com base em uma estimativa de canal filtrada pelotempo.
44. Equipamento, de acordo com a reivindicação 43, no qual o módulo de critérios de comutação éconfigurado para determinar o valor de Taxa de Erros dePacote (PER) do demodulador para cada uma de uma série decaracterísticas de filtro de tempo e controla acaracterística de filtro de tempo com base nos valores dePER.
45. Equipamento para otimizar estimativas decanal para decodif icação de sinais de um link decomunicação em um sistema de comunicação sem fio, oequipamento compreendendo:um primeiro módulo de transformada configuradopara transformar uma série de amostras no dominio do tempoem uma série de subportadoras no dominio da freqüência;um estimador de canal acoplado ao primeiro módulode transformada e configurado para operar em um primeirosubconjunto das subportadoras no dominio da freqüência demodo a gerar uma estimativa de canal;um filtro de tempo adaptativo acoplado aoestimador de canal e configurado para filtrar pelo tempo aestimativa de canal de modo a produzir uma estimativa decanal filtrada pelo tempo;um módulo de critérios de comutação configuradopara determinar uma condição operacional e controlar umacaracterística de filtragem pelo tempo do filtro de tempoadaptativo;um módulo de extração de dados acoplado aoprimeiro módulo de transformada e configurado para extrairum segundo subconjunto da série de subportadoras no dominioda freqüência que correspondem a subportadoras de dados; eum demodulador acoplado ao módulo de extração dedados e ao filtro de tempo adaptativo e configurado parademodular as subportadoras de dados utilizando a estimativade canal filtrada pelo tempo.
46. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, que compreende também um segundo módulo de transformadaque acopla o filtro adaptativo ao demodulador, o segundofiltro de transformada configurado para transformar aestimativa de canal filtrada pelo tempo em umarepresentação no dominio da freqüência.
47. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o estimador de canal compreende:um desembaralhador configurado para desembaralharcada uma do primeiro subconjunto das subportadoras nodomínio da freqüência de modo a gerar estimativas de canalno domínio da freqüência; eum módulo de transformada inversa configuradopara transformar a estimativas de canal no domínio dafreqüência em estimativas de canal no domínio do tempo.
48. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o filtro de tempo adaptativo compreende umfiltro de tempo de várias derivações reconfigurável.
49. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o filtro de tempo adaptativo compreende umasérie de filtros de tempo, cada filtro de tempo tendo umacaracterística de filtro de tempo distinta.
50. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o módulo de critérios de comutação determina acondição operacional correlacionando a estimativa de canalcom pelo menos uma estimativa de canal distinta adicional.
51. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o módulo de critérios de comutação determina acondição operacional recebendo um controle de software queindica a condição operacional.
52. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o módulo de critérios.de comutação determina acondição operacional com base na comparação de uma série deestimativas de ruído, cada estimativa de ruídocorrespondendo a uma característica de filtragem no tempoespecífica.
53. Equipamento, de acordo com a reivindicação-45, no qual o módulo de critérios de comutação determina acondição operacional com base na comparação de uma série devalores de Taxa de Erros de Pacote (PER), cada valor de PERcorrespondendo a uma característica de filtragem no tempoespecífica.
54. Equipamento para otimizar estimativas decanal para decodif icação de sinais de um link decomunicação em um sistema de comunicação sem fio, oequipamento compreendendo:um elemento para determinar a variação de canal;um elemento para variar uma característica defiltro de tempo para estimativa de canal com base, emparte, na variação de canal; eum elemento para filtrar pelo menos umaestimativa de canal de acordo com característica de filtrode tempo para estimativa de canal.
55. Equipamento, de acordo com a reivindicação-54, no qual o elemento para determinar a variação de canalcompreende um elemento para determinar uma variação atravésde uma série de estimativas de canal distintas, cadaestimativa de canal baseada em um sinal-piloto escalonadorecebido durante um simbolo Multiplex por Divisão deFreqüência Ortogonal (OFDM).
56. Equipamento, de acordo com a reivindicação-54, no qual o elemento para variar a característica defiltro de tempo para estimativa de canal compreende umelemento para variar pelo menos um coeficiente de derivaçãodo elemento para filtrar pelo menos uma estimativa decanal.
57. Equipamento para otimizar estimativas decanal para decodif icação de sinais' de um link decomunicação em um sistema de comunicação sem fio, oequipamento compreendendo:um elemento para filtrar uma estimativa de canalde acordo com uma série de características de filtro detempo para estimação de canal de modo a gerar uma série deestimativas de canal filtradas pelo tempo;um elemento para selecionar um da série defiltros de tempo para estimação de canal; eum elemento para demodular um símbolo recebidoutilizando uma estimativa de canal filtrada pelo tempo apartir do filtro selecionado da série de filtros de tempopara estimação de canal.
58. Equipamento, de acordo com a reivindicação-57, no qual o elemento para selecionar um da série defiltros de tempo para estimação de canal compreende:um elemento para determinar uma estimativa deruido correspondente a cada uma da série de característicasde filtro de tempo adaptativo para estimação de canal; eum elemento para selecionar a referida da sériede características de filtro de tempo para estimação decanal com base nas estimativas de ruido.
59. Equipamento, de acordo com a reivindicação-57, no qual o elemento para selecionar um da série defiltros de tempo para estimação de canal compreende:um elemento para demodular o simbolo recebidoutilizando cada uma da série de características de filtrode tempo para estimação de canal;um elemento para determinar um valor de taxa deerros de pacote (PER) que corresponde a cada uma da sériede características de filtro de tempo para estimação decanal; eum elemento para selecionar a referida da sériede características de filtro de tempo, para estimação decanal com base na série de valores de PER.
60. Equipamento, de acordo com a reivindicação-57, no qual o elemento para selecionar um dos filtros detempo para estimação de canal compreende:um elemento para receber uma entrada de controleque indica um modo operacional; eum elemento para selecionar a referida da sériede características de filtro de tempo com base no modooperacional.
BRPI0610452-5A 2005-04-07 2006-04-07 filtragem no tempo adaptativa para estimação de canal em sistema ofdm BRPI0610452A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US69968305P 2005-04-07 2005-04-07
US60/699,683 2005-04-07
US11/248,976 US7848463B2 (en) 2005-04-07 2005-10-11 Adaptive time-filtering for channel estimation in OFDM system
US11/248,976 2005-10-11
PCT/US2006/012843 WO2006110455A2 (en) 2005-04-07 2006-04-07 Adaptive time-filtering for channel estimation in ofdm system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610452A2 true BRPI0610452A2 (pt) 2010-06-22

Family

ID=42262493

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610452-5A BRPI0610452A2 (pt) 2005-04-07 2006-04-07 filtragem no tempo adaptativa para estimação de canal em sistema ofdm

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0610452A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100913709B1 (ko) Ofdm 시스템에서 채널 추정을 위한 적응형 시간-필터링
EP3556041B1 (en) Wireless communication system that performs measurement based selection of phase tracking reference signal (ptrs) ports
JP5345156B2 (ja) 時分割多重ダウンリンク/アップリンク構成の検出
CN107306238B (zh) 载波调制信号的接收、发送方法及相应接收机与发射机
US8576932B2 (en) Methods and arrangements in a wireless communication system for producing signal structure with cyclic prefix
WO2017164639A2 (en) Signal transmitting and receiving methods in a filtering-based carrier modulation system and apparatuses thereof
US9479218B2 (en) Methods for LTE cell search with large frequency offset
JP5801310B2 (ja) Ofdm装置のチャネル予測
US8416868B2 (en) Method and system for diversity and mask matching in channel estimation in OFDM communication networks using circular convolution
US8634351B2 (en) LTE baseband receiver and method for operating same
BRPI0809425A2 (pt) Estimador de canal com alta supressão de ruído e baixo erro de interpolação para sistemas ofdm
CN105991490B (zh) 基于滤波器组的信号发送和接收方法、系统及装置
EP2449740B1 (en) Integrated circuit with channel estimation module and method therefor
WO2005122447A1 (fr) Procede de mise en oeuvre d&#39;une estimation de voie dans un systeme ofdm
US20150244555A1 (en) Method, device and computer program for correcting a frequency shift on symbols received by a receiver
KR20060005219A (ko) 시분할 직교 주파수 분할 다중 방식을 사용하는 통신시스템에서 광중계기 동기화를 위한 장치 및 방법
KR101766702B1 (ko) 무선 통신 시스템에서 신호대 잡음비 추정 방법 및 장치
BRPI0610452A2 (pt) filtragem no tempo adaptativa para estimação de canal em sistema ofdm
Quispe et al. An SDR implementation of an OFDM transmitter and receiver in GNU Radio
JP2008092227A (ja) 無線通信装置
KR20080094415A (ko) 다중 안테나 시스템에서 셀 간섭 신호 제거 방법 및 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A E 6A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.