BRPI0609319B1 - Packaging of ophthalmic lenses with internal drainage container - Google Patents

Packaging of ophthalmic lenses with internal drainage container Download PDF

Info

Publication number
BRPI0609319B1
BRPI0609319B1 BRPI0609319B1 BR PI0609319 B1 BRPI0609319 B1 BR PI0609319B1 BR PI0609319 B1 BRPI0609319 B1 BR PI0609319B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ophthalmic lens
housing
packaging according
opening
lower chamber
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMBALAGEM DE LENTES OFTÁLMICAS COM ELEMENTO DE DRENAGEM INTERNO”.
ÁREA DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a embalagens para o armazenamento e expedição de lentes oftálmicas, particularmente, lentes de contato macias. Mais particularmente, a presente invenção refere-se a embalagens com um sistema de drenagem interno, que permite a separação da lente oftálmica da solução, quando a lente é removida da embalagem.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Lentes de contato macias têm se tornado crescentemente populares, desde que foram introduzidas pela primeira vez nos anos 70. Devido a reduções progressivas nos custos de produção, as lentes de contato macias são agora uma opção atraente e econômica para o público consumidor. Essas lentes podem ser frequentemente substituídas pelos consumidores (por exemplo, em uma base diária ou semanal) e não precisam ser limpas ou esterilizadas com tanta freqüência como as lentes de contato tradicionais. Naturalmente, o consumidor deseja manter um estoque de lentes à mão que seja comensurável com a freqüência com a qual as lentes são substituídas. Portanto, a demanda do consumidor por lentes de contato macias, descartáveis levou a uma necessidade de embalagens descartáveis, que sejam fáceis de usar e baratas. As embalagens devem ser construídas para oferecer armazenamento e expedição seguros para as lentes. Também é desejável que as embalagens individuais sejam tão pequenas quanto possível, de modo que possam ser armazenadas e levadas facilmente e discreta mente.
[003] Lentes de contato macias freqüentemente, são embaladas e armazenadas em um estado hidratado, que exige que sejam veda- das em embalagens com uma solução de armazenamento, Uma embalagem amplamente usada é a "embalagem de blister (bolha)", que, em geral, compreende um recipiente de plástico rígido, com uma superfície superior plana, com uma cavidade em formato côncavo, que contém uma única lente oftálmiea com uma quantidade de solução. Essa cavidade está coberta com uma cobertura flexível que está vedada ao longo do perímetro da superfície superior. As embalagens de bister são acondicionadas em caixas para expedição e armazenamento, até que um consumidor necessite de uma lente. O consumidor, então, destaca a cobertura flexível da embalagem de blister para expor a lente oftálmiea. O consumidor despeja, então, a lente dentro de sua mão, junto com a solução salina, e coloca a lente na ponta de seu dedo para aplicação no olho.
[004] Permanece uma necessidade por sistemas de embalagem de lentes oftálmicas, que incluem uma solução para armazenamento e expedição das lentes oftálmicas, mas permitem que a solução seja separada da lente no momento em que a lente é removida da embalagem.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[005] Para um entendimento mais completo da presente invenção, é feita referência à descrição detalhada abaixo da presente invenção, considerada em conjunto com os desenhos anexos, nos quais: [006] A Figura 1 é uma vista em corte transversal de uma modalidade de uma embalagem de lentes oftálmicas de acordo com a presente invenção, na qual a embalagem de lentes oftálmicas está vedada para expedição e armazenamento.
[007] A Figura 2 é uma vista em corte transversal da embalagem de lentes oftálmicas, na qual a embalagem de lentes oftálmicas foi aberta para dar acesso a uma lente de contato.
[008] A Figura 3 á uma vista em perspectiva da embalagem de lentes oftálmicas vedada da figura 1.
[009] A Figura 4 é uma vista em perspectiva da embalagem de lentes oftálmicas aberta da figura 1.
[0010] A Figura 5 é uma vista de cima do invólucro de outra modalidade de uma embalagem de lentes oftálmicas de acordo com a presente invenção.
[0011] A Figura 6 é uma vista lateral da embalagem de lentes oftálmicas da figura 5, na qual a embalagem de lentes oftálmicas foi vedada para expedição e armazenamento.
[0012] A Figura 7 é uma vista em corte transversal do invólucro da figura 5.
[0013] A Figura 8 é uma vista frontal de uma pluralidade de embalagens de lentes oftálmicas de acordo com a presente invenção, reunida para exibição e armazenamento.
DESCRICÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0014] Embalagem de lentes oftálmicas, que compreende: [0015] um invólucro que define uma abertura e com uma cavidade interna acessível através da referida abertura; e [0016] meio divisório, para dividir a referida cavidade em uma câmara superior e uma câmara inferior, sendo que a referida câmara superior tem um interior acessível através da referida abertura, sendo que o referido meio de divisão permite a permeação do líquido aquoso entre a referida câmara superior e a referida câmara inferior.
[0017] Tal como usado no presente, o termo "lente oftálmica" refe-re-se a um dispositivo que se aloja sobre um olho, incluindo, mas não limitado a, lentes de contato duras, lentes de contato macias, lentes intraoculares e lentes de sobreposição e, de preferência, lentes de contato macias. Uma primeira modalidade preferida de uma embalagem de lentes oftálmicas 2 de acordo com a presente invenção é mos- trada nas figuras 1-4. Com referência às figuras 1-4, uma embalagem de lentes oftálmicas 2 tem um invólucro 4 com uma cavidade interior 6 e uma borda de perímetro 8 voltada para cima. Um elemento de drenagem 10, tal como uma tela ou uma folha de plástico perfurada, está fixado no invólucro 4, de modo a dividir a cavidade interior 6 em uma câmara superior 12 e uma câmara inferior 14. Uma cobertura de vedação 16, tal como um elemento de filme, é usada para vedar a cavidade interior 6 do invólucro 4. Uma parte do perímetro 18 da cobertura de vedação 16 está fixada na borda de perímetro 8 voltada para cima do invólucro 4, de modo a formar uma vedação contínua à prova de líquido ao longo de toda a borda de perímetro 8 voltada para cima. A cobertura de vedação 16 está dotada de uma aba 20 que se estende além da parte de perímetro 18 da cobertura de vedação 16, de modo que a aba 20 pode ser usada como um puxador para separar a cobertura de vedação 16 do invólucro 4. O consumidor obtém acesso à lente oftálmica 22 segurando a aba 20 e puxando a mesma para cima e através da borda 8 voltada para cima do invólucro 4, desse modo, separando a cobertura de vedação 16 do invólucro 4 e expondo a lente oftálmica 22 para ser apanhada pelo consumidor (veja figuras 2 e 4).
[0018] O elemento de drenagem 10 está disposto dentro da cavidade interior 6, de modo que a lente oftálmica 22 pode se apoiar em uma posição invertida sobre o elemento de drenagem 10 dentro da câmara superior 12, sem entrar em contato com a cobertura de vedação 16 que está vedada no invólucro 4. Quando a embalagem de lentes oftálmicas 2 é preparada para expedição ou armazenamento de lentes oftálmicas 22, um volume de solução salina 24 é incluído dentro da cavidade interior 6 do invólucro 4. O volume de solução salina 24 é menor do que o volume da câmara inferior 14, de modo que todo o volume da solução salina 24 pode estar contido dentro da câmara inferior 14 quando a embalagem de lentes oftálmicas 2 é armazenada em uma posição horizontal (veja, por exemplo, as figuras 1 e 2).
[0019] Quando o recipiente de lentes oftálmicas 2 é expedido ou armazenado em uma posição horizontal, substancialmente toda a solução salina 24 permanece na câmara inferior 14. Vapor de água da solução salina 24 permeia para dentro da câmara superior 12 através do elemento de drenagem 10, de modo que a lente oftálmica 22 permanece hidratada na atmosfera saturada com vapor de água na câmara superior 12. No caso de uma parte da solução salina 24 entrar na câmara superior 12, a solução salina 24 é drenada de volta, através do elemento de drenagem 10, para a câmara inferior 14, quando a embalagem de lentes oftálmicas 2 é retornada à posição horizontal (veja, por exemplo, as figuras 1 e 2). Essa drenagem permite ao consumidor remover a lente sem inserir seu dedo na solução salina estagnada. De preferência, a drenagem deixa a lente oftálmica 22 substancialmente livre da solução salina 24, quando o consumidor pega a lente oftálmica 22. Portanto, é preferível que o elemento de drenagem esteja disposto para permitir a drenagem rápida e completa da solução salina 24 da câmara superior 12. O elemento de drenagem, portanto, é uma tela aberta, embora, como alternativa, possa ser usado um elemento perfurado de um material plástico hidrofóbico.
[0020] Uma segunda modalidade preferida de uma embalagem de lentes oftálmicas 2 de acordo com a presente invenção é apresentada nas figuras 5-7. Números de referência para aspectos da segunda modalidade, que ela tem em comum com a primeira modalidade, são os mesmos números de referência usados na descrição da modalidade, incrementados por cem (100).
[0021] Com referência às figuras 5-7, uma embalagem de lentes oftálmicas 102 tem um invólucro 104 com uma cavidade interior 106 e uma borda de perímetro 108 voltada para cima. Um elemento de drenagem 110, que, nessa segunda modalidade, é um elemento perfura- do de um plástico hidrofóbico, está moldado no invólucro 104 e disposto de tal modo a dividir a cavidade interior 106 em uma câmara superior 112 e uma câmara inferior 114. Uma cobertura de vedação 116, tal como um elemento de filme (veja figura 6), é usada para vedar a cavidade interior 106 do invólucro 104. Uma parte de perímetro 118 da cobertura de vedação 116 é persa à borda de perímetro voltada para cima 108 do invólucro 104, de modo a formar uma vedação contínua, à prova de líquido, ao longo de toda a borda de perímetro 108 voltada para cima. A cobertura de vedação 116 está dotada de uma aba 120, que se estende além da borda de perímetro 108 de modo que a aba 120 pode ser usada como um pegador para separar a cobertura de vedação 116 do invólucro 104. O elemento de drenagem 110 está disposto dentro da cavidade interior 106, de modo que uma lente de contato macia (não mostrada) possa apoiar em uma posição invertida sobre o elemento de drenagem 110, dentro da câmara superior 112, sem entrar em contato com a cobertura de vedação 116 que está vedada no invólucro 104. Quando a embalagem de lentes oftálmicas 102 for preparada para expedição ou armazenamento da lente oftálmica, um volume de solução salina (não mostrada) é incluído dentro da cavidade interior 106 do invólucro 104. O volume de solução salina é menor do que o volume da câmara inferior 114, de modo que todo o volume de solução salina possa estar contido dentro da câmara inferior 114, quando a embalagem de lentes oftálmicas 102 for armazenada em uma posição horizontal. A embalagem de lentes oftálmicas 102 está dotada, ainda, de uma parte de pegador 126, que se estende do invólucro 104 na direção para fora da cavidade interior 106. A parte de pegador 126 pode estar dotada de uma superfície para segurar, tal como uma depressão para o polegar 128 com estrias 130.
[0022] O consumidor obtém acesso à lente oftálmica de maneira similar à descrita para a primeira modalidade (isto é, embalagem de lentes oftálmicas 2). O consumidor pega a parte de pegador 126 entre os dedos de uma mão e a aba 120 entre os dedos da outra mão. O consumidor puxa, então, a aba 120 para cima e através da borda 108 voltada para cima do invólucro 104, desse modo separando a cobertura de vedação 116 do invólucro 104 e expondo a lente oftálmica para ser apanhada pelo consumidor.
[0023] Tal como na primeira modalidade, a lente oftálmica na segunda modalidade (isto é, embalagem de lentes oftálmicas 102) permanece hidratada durante a expedição e o armazenamento na atmosfera saturada com vapor de água na câmara superior 112 pelo vapor de água que permeou da solução salina para a câmara inferior 114. Qualquer parte da solução salina que entra na câmara superior 112, é drenada de volta, através do elemento de drenagem 110, para a câmara inferior 114, quando a embalagem de lentes oftálmicas 102 é retornada à posição horizontal, deixando a lente oftálmica livre da solução salina.
[0024] O invólucro da invenção pode ser fabricado de diversos materiais conhecidos, tais como polipropileno, polietileno e similar. Embalagens de lentes oftálmicas 2, 102 da presente invenção podem ser fabricadas para ter uma cavidade interior com medidas de cerca de 2-3 cm por cerca de 2-3 cm e uma profundidade de cerca de 0,5 cm, com suas medidas mínimas limitadas apenas pelo tamanho da lente oftálmica a ser armazenada e o volume de solução salina (ou outras soluções oftálmicas que contêm medicamentos oculares, agentes umectantes, agentes antimicrobianos e similar) a ser fornecido. De preferência, a quantidade de solução é de entre cerca de 900 μΙ e cerca de 1.500 μΙ, de modo particularmente preferido, cerca de 900 μΙ e cerca de 1.000 μΙ. O tamanho total pequeno resultante da embalagem de lentes oftálmicas permite que a mesma seja levada fácil e discretamente. A cobertura para o invólucro pode ser feita de filme/laminado de polímero ou coextrusão, feita de uma camada metálica, tal como alumínio, e uma ou mais camadas de polímero, tal como polipropileno, revestindo a camada metálica. Os materiais de cobertura podem incluir qualquer material flexível que funciona como uma barreira para agentes contaminantes carregados pelo ar e pode ser hermeticamente vedado no invólucro.
[0025] Diversas embalagens de lentes oftálmicas também podem ser armazenadas convenientemente. Por exemplo, a figura 8 ilustra uma disposição de armazenamento e exibição 132, onde seis embalagens de lentes oftálmicas 2 estão montadas sobre um cartão de placa perfurada 134, com um tamanho total de cerca de 12 cm por 18 cm.
[0026] Deve ser entendido que as modalidades descritas no presente são meros exemplos e que uma pessoa versada na técnica pode fazer muitas variações e modificações, sem se afastar do espírito e alcance da presente invenção. Por exemplo, estruturas diferentes de um filme ou folha podem ser usadas para vedar a cavidade interior da embalagem de lentes oftálmicas. Exemplos dessas estruturas incluem tarraxas e peças de aparafusamento. O invólucro da embalagem de lentes oftálmicas pode ter partes de pegador que estão configuradas de modo diferente da parte de pegador ilustrada na segunda modalidade e pode ter mais de uma parte de pegador. Todas essas variações e modificações, inclusive as descritas dentro da descrição detalhada, destinam-se a ser incluídas no alcance da presente invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. Embalagem de lentes oftálmicas (2) com um líquido aquoso (24) compreendendo: um invólucro (4) definindo uma abertura e tendo uma cavidade interna (6) acessível através da abertura; um elemento de drenagem (10) permeável para líquidos aquosos (24) e disposto dentro da cavidade (6) de modo a dividir a cavidade (6) em uma câmara superior (12) e uma câmara inferior (14), a câmara superior (12) tendo um interior acessível através da abertura e em comunicação com a câmara inferior (14) através do elemento de drenagem (10); uma cobertura (16) se estendendo sobre a abertura e em contato de vedação com o invólucro (4) para formar uma vedação à prova de líquido com o invólucro (4); uma lente oftálmica (22) contida inteiramente dentro da câmara superior (12); uma quantidade de um líquido aquoso (24) contido dentro da cavidade (6) caracterizada pelo fato de que a câmara inferior (14) tem um volue suficientemente grande para conter a quantidade total do líquido aquoso (24).
2. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o elemento de drenagem (10) está disposto para permitir a drenagem de líquido aquoso (240 a partir da câmara superior (12) para dentro da câmara inferior (14).
3. Embalagem, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o membro de drenagem (10) compreende uma tela.
4. Embalagem, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o elemento de drenagem (10) compreende um elemento plástico tendo perfurações através do mesmo.
5. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o invólucro (4) inclui um borda (8) que define a abertura, a embalagem (2) ainda compreendendo uma cobertura (16) que se estende sobre a abertura e forma uma vedação à prova de líquido com a borda (8).
6. Embalagem, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a cobertura (16) inclui um elemento de folha tendo uma borda com uma aba para segurar.
7. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a abertura é definida por uma camada de material contíguo à borda (8), a camada de material se estendendo para fora a partir da abertura para formar um pegador (126) que pode ser segurado por um usuário.
8. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ainda compreende um pegador para ser segurado.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0609319A2 (pt) embalagem de lentes oftálmicas com elemento de drenagem interno
ES2560007T3 (es) Envase para lentes de contacto blandas desechables
ES2365154T3 (es) Envase para alimentos que se puede vover a cerrar.
ES2399946T3 (es) Envase rígido con burbuja de perímetro rompible
US20090139879A1 (en) Opthalmic lens package with a deformable bottom and methods of its use
US7699162B2 (en) Ophthalmic lens package with a frangible pouch and methods of its use
ES2371427T3 (es) Recipiente plano.
BRPI0609319B1 (pt) Packaging of ophthalmic lenses with internal drainage container
US20070199831A1 (en) Contact Lens Package and Applicator With Method For Its Use
KR101505978B1 (ko) 물주머니의 제조 방법
JP6406945B2 (ja) 包装袋および包装商品
KR20160064929A (ko) 물주머니 및 이를 갖는 포장 물티슈
KR20150101218A (ko) 음료수 포장용기
JP2020203705A (ja) ウエットシート包装体