BRPI0608496A2 - acondicionamento para produtos extemporáneos - Google Patents

acondicionamento para produtos extemporáneos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608496A2
BRPI0608496A2 BRPI0608496-6A BRPI0608496A BRPI0608496A2 BR PI0608496 A2 BRPI0608496 A2 BR PI0608496A2 BR PI0608496 A BRPI0608496 A BR PI0608496A BR PI0608496 A2 BRPI0608496 A2 BR PI0608496A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
receptacle
neck
packaging according
container
substance
Prior art date
Application number
BRPI0608496-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Antonio Fontana
Original Assignee
Lameplast Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lameplast Spa filed Critical Lameplast Spa
Publication of BRPI0608496A2 publication Critical patent/BRPI0608496A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D51/00Closures not otherwise provided for
    • B65D51/24Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes
    • B65D51/28Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes with auxiliary containers for additional articles or materials
    • B65D51/2807Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes with auxiliary containers for additional articles or materials the closure presenting means for placing the additional articles or materials in contact with the main contents by acting on a part of the closure without removing the closure, e.g. by pushing down, pulling up, rotating or turning a part of the closure, or upon initial opening of the container
    • B65D51/2857Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes with auxiliary containers for additional articles or materials the closure presenting means for placing the additional articles or materials in contact with the main contents by acting on a part of the closure without removing the closure, e.g. by pushing down, pulling up, rotating or turning a part of the closure, or upon initial opening of the container the additional article or materials being released by displacing or removing an element enclosing it
    • B65D51/2892Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes with auxiliary containers for additional articles or materials the closure presenting means for placing the additional articles or materials in contact with the main contents by acting on a part of the closure without removing the closure, e.g. by pushing down, pulling up, rotating or turning a part of the closure, or upon initial opening of the container the additional article or materials being released by displacing or removing an element enclosing it the element, e.g. a valve, opening an aperture of the auxiliary container

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Package Specialized In Special Use (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Abstract

ACONDICIONAMENTO PARA PRODUTOS EXTEMPORáNEOS. é descrita um acondicionamento para produtos extemporâneos, particularmente produtos medicinais, farmacêuticos, cosméticos e similares que compreende um recipiente de uma primeira substância que estende-se ao interior de um gargalo, uma boca definida no topo do gargalo virada para o lado de fora do recipiente, um receptáculo de uma segunda substância que é alojado pelo menos parcialmente no dito gargalo e um corpo tubular com sua extremidade virada para o lado de dentro do recipiente fechada por um fundo e a extremidade aberta oposta e que é caracterizada por pelo menos uma janela definida nas suas paredes laterais,o receptáculo sendo encaixado de forma axialmente deslizante no gargalo entre uma configuração de contenção da segunda substância, em que ele é retraído no gargalo, e uma configuração de liberação da segunda substância, em que ele se salienta pelo menos parcialmente além da extremidade do gargalo virada para o lado de dentro do recipiente com a janela descoberta pelo menos parcialmente.

Description

"ACONDICIONAMENTO PARA PRODUTOS EXTEMPORÂNEOS"
CAMPO DA INVENÇÃO
O objetivo desta invenção é um acondicionamento paraprodutos extemporâneos, particularmente produtos medicinais, farmacêuticos,cosméticos e similares.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Diversos produtos extemporâneos, significando produtos queconsistem em uma solução ou mistura de pelo menos duas substânciasdiferentes, das quais, por exemplo, uma no estado líquido e a outra no estadode pó, que são mantidas separadas uma da outra até que elas sejam usadas,são conhecidos no setor medicinal, no setor farmacêutico e no setorcosmético.
Para tais produtos extemporâneos, são conhecidosacondicionamentos que consistem essencialmente em um recipiente fechadono fiando e que estende-se no topo ao interior de um gargalo, em cujo topo édefinida uma boca; dentro do recipiente, é contida uma primeira substância,geralmente no estado líquido.
Na boca do recipiente, é alojado um receptáculo de umasegunda substância e consiste em um corpo oco em forma de cilindro,fechado no fundo por uma fundo rompível e aberta no topo; o fundo doreceptáculo, desde que ela permaneça intacta, separa a segunda substância daprimeira.
Dentro do receptáculo, é selado um elemento cortante queconsiste em um corpo tubular, cuja extremidade inferior é seccionada deacordo com um plano oblíquo ou na forma como um bico de uma flauta, cujaextremidade superior estende-se além da extremidade superior do receptáculo.
O elemento cortante desliza axialmente, comparado com o receptáculo entreuma configuração sem interferência, em que ele é colocado acima do fundointacto do receptáculo, e uma configuração de corte, em que, empurrado emdireção ao fundo do receptáculo, ele corta este ao longo da borda envolvente,colocando assim o receptáculo assim aberto em comunicação com orecipiente.
Os acondicionamentos conhecidos também são caracterizadospor uma tampa de cobertura associada com o gargalo do recipiente por meiode um acoplamento rosqueado; a borda inferior da tampa é temporariamentepresa, ao longo de uma linha de ruptura, a um anel de vedação preso nogargalo do recipiente.
Quando chega a hora de usar o produto, a tampa é rosqueadano gargalo do recipiente; com o rasgamento da linha de ruptura, a tampa éassim liberada do anel de vedação.
O rosqueamento da tampa causa o deslizamento do elementocortante dentro do receptáculo até que o fundo deste seja cortado; a segundasubstância assim é vertida do receptáculo no recipiente dentro do qual ela semistura com a primeira substância, formando o produto.
Para dispensar o produto assim formado, a tampasimplesmente tem que ser desenroscada para extrair, juntamente com a tampa,também o receptáculo e o elemento cortante, abrindo a boca do dispensadordo recipiente.
Esses tipos de acondicionamentos conhecidos não estãoisentos de inconvenientes, incluindo o fato de que eles são bastantecomplicados, tanto em termos de suas estruturas como de suas construções;eles de fato exigem o desenho, produção e montagem de inúmeras partescomponentes: o recipiente, o receptáculo, o elemento cortante e a tampa.
A produção e a montagem de tantas partes componentes exigeum grande tempo e custos de produção muito altos, bem como o uso dequantidades consideráveis de materiais de construção.
REVELAÇÃO DA INVENÇÃO
A meta da presente invenção é eliminar os inconvenientessupraindicados de acondicionamentos conhecidos provendo umacondicionamento para produtos extemporâneos, particularmente produtosmedicinais, farmacêuticos, cosméticos e similares cuja estrutura e construçãosão mais fáceis e que exigem o projeto, produção e montagem de menospartes componentes.
O objetivo da presente invenção consiste em inventar umacondicionamento cujos custos e tempo de produção sejam razoáveis, fácil demontar e que permite reduzir as quantidades de materiais de construçãousados para a fabricação.
Um outro objetivo da presente invenção consiste em inventarum acondicionamento que possa ser fácil e convenientemente usada e abertapor usuários sem nenhum esforço especial por parte destes.
De acordo com tal objetivo técnico, um outro propósito dapresente invenção é prover os objetivos anteriores com uma estrutura simples,de implementação relativamente fácil, seguro e efetivo de usar e funcionar,bem como com um custo bem baixo.
Este objetivo e esses propósitos são todos alcançados pelopresente acondicionamento para produtos extemporâneos, particularmenteprodutos medicinais, farmacêuticos, cosméticos e similares, compreendendoum recipiente de uma primeira substância que é provido com uma boca e umreceptáculo de uma segunda substância que é alojado pelo menosparcialmente na dita boca, o volume interno do receptáculo sendotemporariamente separado do volume interno do recipiente e adaptado paraser colocado em comunicação com ele para misturar a primeira e segundasubstância para formar o produto, caracterizado em que o dito receptáculocompreende um corpo tubular que tem uma extremidade virada para o lado dedentro do dito recipiente e fechado por um fundo, e uma extremidade abertaoposta, e que é provido com pelo menos uma janela definida nas suas paredeslaterais, o dito receptáculo sendo encaixado de forma axialmente deslizanteno dito gargalo entre uma configuração de contenção da segunda substância,em que ele é retraído no dito gargalo, que fecha a dita janela, e umaconfiguração de liberação da segunda substância, em que ele salienta-se pelomenos parcialmente além da extremidade do gargalo virada para o lado dedentro do recipiente, com a dita janela descoberta pelo menos parcialmentepara permitir a queda da segunda substância no recipiente.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Características e vantagens adicionais da presente invençãoficarão ainda mais evidentes a partir da descrição detalhada de algumasmodalidades preferidas, porém não exclusivas, de um acondicionamento paraprodutos extemporâneos, particularmente produtos medicinais, farmacêuticos,cosméticos e similares, ilustrados a título de exemplo não limitante nosdesenhos anexos, em que:
A figura 1 é uma vista axonométrica e explodida de umaprimeira modalidade do acondicionamento de acordo com a invenção em queo receptáculo pode ser removido do recipiente independente esubseqüentemente à tampa;
A figura 2 é uma vista seccional do acondicionamento dafigura 1 fechada antes da preparação do produto;
A figura 3 é uma vista seccional do acondicionamento dafigura 1 fechada depois da preparação do produto;
A figura 4 é uma vista axonométrica e explodida de umasegunda modalidade do acondicionamento de acordo com a invenção em queo receptáculo pode ser removido do recipiente integralmente e ao mesmotempo que a tampa;
A figura 5 é uma vista seccional do acondicionamento dafigura 4 fechada antes da preparação do produto;
A figura 6 é uma vista seccional do acondicionamento dafigura 4 fechada depois da preparação do produto;A figura 7 é uma vista axonométrica e explodida de umaterceira modalidade do acondicionamento de acordo com a invenção, com atampa dividida em um revestimento e um topo, a remoção do receptáculo dorecipiente sendo independente e subseqüente à do topo da tampa;
A figura 8 é uma vista seccional do acondicionamento dafigura 7 fechada antes da preparação do produto;
A figura 9 é uma vista seccional do acondicionamento dafigura 7 fechada depois da preparação do produto, o topo da tampa sendoremovido.
MANEIRAS DE REALIZAR A INVENÇÃO
Com referência especial a tais figuras, o número de referência1 designa no geral um acondicionamento para produtos extemporâneos,particularmente produtos medicinais, farmacêuticos, cosméticos e similares.
Entende-se por produtos extemporâneos produtos obtidos pelasolução ou mistura de pelo menos duas substâncias diferentes que sãomantidas separadas até o produto ser usado. Uma das duas substâncias, osoluto, é em geral na forma pulverizada ou granular, enquanto o outro, osolvente, é em geral na forma líquida; entretanto, outros casos diferentes nãopodem ser excluídos, em que ambas as substâncias estão na forma pulverizadaou granular ou líquida.
O acondicionamento 1 compreende um recipiente 2 de umaprimeira substância que tem substancialmente a forma de um frasco ougarrafa fechada por baixo por um fundo 3 e que estende-se, em um gargalo 4em cujo topo é definida uma boca 5 virada para o lado de fora do recipiente 2.
No gargalo 4, um receptáculo 6 de uma segunda substânciafica alojado pelo menos parcialmente; o volume interno 6a do receptáculo 6 étemporariamente separado do volume interno 2a do recipiente 2 e é adaptadopara ser colocado em comunicação com ele para misturar a primeira e asegunda substâncias para formar o produto.O receptáculo 6 consiste em um corpo tubular 7 com umaextremidade virada para o lado de dentro do recipiente 2, que é fechada porum fundo 8, e uma extremidade oposta 9, que é aberta e estende-se além daboca 5; nas paredes laterais do corpo tubular 7, é definida pelo menos umajanela 10.
Em uma forma preferida de modalidade, o corpo tubular 7 ésubstancialmente em forma de cilindro e com uma seção ortogonalsubstancialmente constante.
O fundo 8 apóia-se em um plano que é inclinado em relação aoeixo do corpo tubular 7, a janela 10 tendo um lado que estende-se ao longo deuma seção do perímetro do fundo 8 compreendendo o ponto do fundo 8menos distante em relação à superfície do recipiente 2 oposta a ela,significando em relação à base 3.
Em uma forma possível de modalidade, o fundo 8 estende-se,no lado oposto, comparado com o corpo tubular 7, em um envoltório tubular11, este sendo também de preferência substancialmente cilíndrico.
O receptáculo 6 é encaixado de forma axialmente deslizante nogargalo 4 entre uma configuração de contenção da segunda substância(figuras 2, 5 e 8) e uma configuração de liberação da segunda substânciadentro do recipiente 2 onde ela mistura com a primeira substância contidanele (figuras 3, 6 e 9).
Na configuração de contenção, o receptáculo 6 é retraído nogargalo 4 com o fundo 8 no geral a uma altura, comparada com a base 3,maior que a da extremidade do gargalo 4 virada para o lado de dentro dorecipiente 2; as paredes do gargalo 4 fecham assim a janela 10, mantendo a segunda substância dentro do corpo tubular 7.
Na configuração de liberação, o receptáculo 6 salienta-se pelomenos parcialmente além da extremidade do gargalo 4 virada para o lado dedentro do recipiente 2, significando com pelo menos uma parte do fundo 8 auma altura, comparada com a base 3, menor que a da extremidade do gargalo4 virada para o lado de dentro do recipiente 2; nesta configuração, a janela 10fica pelo menos parcialmente descoberta, para que a segunda substânciacontida no corpo tubular 7 caia no recipiente 2 onde ela mistura com aprimeira substância.
A queda da segunda substância é favorecida pela inclinação dofundo 8 que age como um plano de deslizamento.
Proveitosamente, na configuração de contenção, o fundo 8 agecomo um elemento isolante da segunda substância dos vapores gerados pelaprimeira substância, impedindo assim que a segunda substância, pelaabsorção dos ditos vapores, fique espessas em aglomerados que são difíceisde dissolver.
O acondicionamento 1 é também provido com dispositivo deretenção temporária 12 do receptáculo 6 na configuração de contenção edispositivo de bloqueio temporário 13 do receptáculo 6 na configuração deliberação.
Em uma forma possível de modalidade, o dispositivo deretenção temporária 12 compreende uma ou mais primeiras peças salientes,como primeiras aletas 14, dentes ou similares, que são definidos pendentes nasuperfície lateral externa do corpo tubular 7 ou no envoltório tubular 11, queestende-se ao longo de um plano transversal ao eixo longitudinal doreceptáculo 6 e que têm uma forma preferivelmente anelar. As primeirasaletas 14 são adaptadas para interferir na superfície lateral interna do gargalo4 e ceder pela flexão após o deslizamento do receptáculo 6 no próprio gargalo 4.
Nas formas de modalidade mostradas, o dispositivo deretenção temporária 12 compreende uma pluralidade de primeiras aletas 14definida no envoltório tubular 11; formas alternativas do dispositivo deretenção temporária 12 entretanto não podem ser excluídas.O dispositivo de bloqueio temporário 13, por sua vez, podeconsistir, por exemplo, de uma ou mais segundas protuberâncias, comosegundas aletas 15, dentes ou similares, que são definidos pendentes nasuperfície lateral externa do corpo tubular 7, que estende-se ao longo de umplano transversal ao eixo longitudinal do receptáculo 6 e que preferivelmentetem uma forma de anel. As segundas aletas 15 são adaptadas para interferir nasuperfície lateral interna do gargalo 4 e ceder pela flexão após o deslizamentodo receptáculo 6 no gargalo 4. Nas formas de modalidades mostradas, odispositivo de bloqueio temporário 13 compreende uma pluralidade desegundas aletas 15 definidas no corpo tubular 7 acima da janela 10; formasalternativas do dispositivo de bloqueio temporário 13 entretanto não podemser excluídas.
Proveitosamente, a superfície lateral interna do gargalo 4 temuma forma de cone truncado que converte para o lado de dentro do recipiente2 para cooperar tanto com o dispositivo de retenção temporária 12 como como dispositivo de bloqueio temporário 13.
O acondicionamento 1 também compreende uma tamparemovível 16 que cobre a boca 5 e que é associada com o gargalo 4 dorecipiente 2 com o acoplamento rosqueado consistindo em uma rosca externa4, definida na superfície lateral externa do gargalo 4, e por uma rosca interna18, definida na superfície lateral interna da tampa 16.
A superfície interna da coroa da tampa 16 é associada naextremidade aberta 9 do receptáculo 6; mais especificamente, a partir dasuperfície interna da coroa da tampa 16 estende-se um apêndice 19 que seencaixa na extremidade aberta 9 do receptáculo 6. Após o rosqueamento datampa 16 no gargalo 4, o apêndice 19 exerce um empuxo no receptáculo 6 demaneira a causar seu deslizamento da configuração de contenção para aconfiguração de liberação.
A tampa 16 também compreende um anel de vedação 20temporariamente preso nela ao longo de uma linha rompível 21, consistindo,por exemplo, de uma pluralidade de ligações rompíveis e que é associado como recipiente 2. Mais especificamente, o anel de vedação 20 compreende umentalhe em forma de anel 22 que acopla por encaixe em um colar 23 quesalienta-se da superfície lateral externa do gargalo 4.
O anel de vedação 20 tem um diâmetro interno maior que odiâmetro externo da tampa 16, entre o anel de vedação 20 e a tampa 16 umacoplamento de fixação sendo definido capaz de encaixar uma vez que atampa seja completamente rosqueada. Tal acoplamento de fixação podecompreender, por exemplo, uma parte elevada 24, preferivelmente em formade anel, que é definida salientando-se da superfície lateral externa da tampa16 e um entalhe correspondente 25, também em forma de anel, definidodentro do anel de vedação 20, ou vice-versa.
A tampa 16 é produzida integralmente em um único corpocom o anel de vedação 20 e a superfície lateral externa é além dissonormalmente estriada para uma melhor empunhadura.
Na primeira forma de modalidade (figuras 1 — 3), oreceptáculo 6 compreende uma empunhadeira 26 definido na sua superfícielateral externa e perto de sua extremidade aberta 9. Nesta primeira forma demodalidade, a remoção da tampa 16 ocorre antes e independentemente daremoção do receptáculo 6.
Na segunda forma de modalidade (figuras 4 - 6), a tampa 16compreende uma cavidade interna 27 que acopla por fixação em um dente defixação correspondente 28 definido salientando-se perto da extremidadeaberta 9 do receptáculo 6 tornando este integral com a tampa 16; a remoçãodo receptáculo 6, portanto, ocorre integralmente e ao mesmo tempo que datampa 16.
Deve-se notar que, na primeira e segunda formas demodalidade, o anel de vedação 20 é removido juntamente com a tampa 16, oacoplamento entre a parte elevada 24 e o entalhe 25 sendo de fato maisestável que entre o entalhe 22 e o colar 23 que, por outro lado, cede.
Na terceira forma de modalidade (figuras 7 - 9), a tampa 16 édividida em um revestimento 29, substancialmente cilíndrico, aberto nasextremidades opostas e capaz de abranger externamente o gargalo 4, e em umtopo 30, que define a coroa da tampa 16 e que é temporariamente preso naborda envolvente de uma extremidade do revestimento 29 com uma faixa 31do tipo removível entre eles. As bordas opostas da faixa 31 são associadascom a borda envolvente do revestimento 29 e com a borda correspondente dotopo 30 ao longo de linhas respectivamente enfraquecidas 32 e 33.
A parte elevada 24, que é acoplada no entalhe 25 do anel devedação 20, é definida no revestimento 29; dentro do revestimento 29, no qualo anel de vedação 20 é temporariamente preso, é também definido umrosqueamento interno 18.
Nesta terceira forma de modalidade, uma vez que orosqueamento da tampa 16 no gargalo 4 tenha sido completado, a faixa 31 éeliminada para remover o topo 30 somente, enquanto o revestimento 29,acoplado no anel 20, permanece preso no gargalo 4; a remoção do receptáculo6 ocorre depois da remoção do topo 30, o receptáculo sendo caracterizadopela empunhadeira 26 também neste caso.
A operação da invenção é como se segue:
A montagem do acondicionamento 1 é feita inserindo-se umaquantidade pré-estabelecida da primeira substância no recipiente 2 em cujogargalo 4 o receptáculo 6 é subseqüentemente encaixado e mantido naconfiguração de contenção pelo dispositivo de retenção temporária 12.
Através da extremidade aberta 9 do receptáculo 6, umaquantidade pré-estabelecida da segunda substância é introduzida nele.
Em seguida, a tampa 16, integral em apenas um corpo com oanel de vedação 20, é encaixada no gargalo 4, seu apêndice 19 encaixando-sena extremidade aberta 9 do receptáculo 6 e o entalhe 22 dentro do anel devedação 20 acoplando no colar 23.
Para preparar o produto obtenível misturando-se a primeira esegunda substâncias, a tampa 16 terá que ser rosqueada no gargalo 4,rompendo assim a linha rompível 21 e separando-a do anel de vedação 20.
Durante o rosqueamento da tampa 16, seu apêndice 19 exerceum empuxo axial no receptáculo 6 de maneira a fazer com que ele deslize, aocontrário da ação exercida pelo dispositivo de retenção temporária 12(primeiras aletas 14), da configuração de contenção para a configuração deliberação da segunda substância.
Nesta última configuração, a segunda substância, facilitadapela inclinação do fundo 8 e a conformação da janela 10, corre para orecipiente 2 onde ela mistura-se com a primeira substância, formando assim oproduto.
No final do processo rosqueamento da tampa 16 no gargalo 4,a parte elevada 24 acopla no entalhe 25, e o anel de vedação 20 é assim presona tampa 16 ou no seu revestimento 29.
Para dispensar o produto assim formado, a tampa 16 e oreceptáculo 6 terão que ser removidos, de maneira a abrir a boca 5.
Na primeira forma de modalidade, a tampa 16, juntamentecom o anel de vedação 20 preso nela, é removida antes e separadamente doreceptáculo 6.
Na segunda forma de modalidade, o receptáculo 6 é removidointegral e ao mesmo tempo que a tampa 16 e o anel de vedação 20 preso nela,graças ao acoplamento entre o dente de fixação 28 e a cavidade interna 27.
Na terceira forma de modalidade, somente o topo 30 da tampa16 é removido, cujo revestimento 29, integral com o anel de vedação 20,permanece preso no gargalo 4; o receptáculo 6 é subseqüentemente removido.
Na prática, observou-se que a invenção descrita alcança suameta e objetivos visados.
O acondicionamento de acordo com a invenção é de fato deestrutura e construção mais simples, comparadas com os acondicionamentosconhecidos, e de fato compreende menos partes estruturais e, maisespecificamente, não tem o elemento cortante.
O acondicionamento de acordo com a invenção, portanto, temmenores custos de produção e leva menos tempo para produzir, comparadacom os acondicionamentos conhecidos, e exige o uso de menos materiais deconstrução.
O acondicionamento de acordo com a invenção tambémpermite isolar a segunda substância da primeira até chegar o momento depreparar o produto; no acondicionamento de acordo com a invenção, é de fatopossível aumentar a espessura do fundo do receptáculo, alguma coisa nãoviável no caso de acondicionamentos conhecidos, onde o fundo doreceptáculo, sendo do tipo rompível, tem que ser de espessura reduzida. Oacondicionamento de acordo com a invenção assim impede que umasubstância absorva vapores liberados pela outra substância e impede aformação de espessamentos e aglomerados, e garante a completa dissoluçãotanto de uma como da outra. O acondicionamento de acordo com a invenção,portanto, garante a preparação de um produto de composição desejada e, nocaso particular de produtos medicinais ou farmacêuticos, com um conteúdopré-estabelecido de ingredientes ativos, de maneira a observar a dosagemestabelecida para terapia do paciente.
O acondicionamento de acordo com a invenção, finalmente, éprática e fácil de usar e não exige esforço particular por parte dos usuários.
A invenção assim concebida é suscetível a inúmerasmodificações e variações, todas as quais se enquadram no escopo do conceitoinventivo.
Além disso, todos os detalhes podem ser substituídos poroutros que são tecnicamente equivalentes.
Na prática, os materiais usados, bem como as formas edimensões, podem ser quaisquer de acordo com as exigências sem que istofique fora do escopo de proteção das reivindicações seguintes.
As revelações do pedido de patente italiano N02005A000058,cuja prioridade é reivindicada por este pedido, estão aqui incorporadas pelareferência.

Claims (21)

1. Acondicionamento para produtos extemporâneos,particularmente produtos medicinais, farmacêuticos, cosméticos e similares,que compreende um recipiente de uma primeira substância que estende-se aointerior de um gargalo, uma boca definida na extremidade do gargalo viradapara o lado de fora do recipiente e um receptáculo contendo uma segundasubstância que é alojado pelo menos parcialmente no dito gargalo, o volumeinterno do receptáculo sendo temporariamente separado do volume interno dorecipiente e adaptado para ser colocado em comunicação com ele paramisturar a primeira e a segunda substâncias para formar um produto,caracterizado pelo fato de que o dito receptáculo compreende um corpotubular que tem uma extremidade, virada para o lado de dentro do ditorecipiente e fechada por um fundo, e uma extremidade aberta oposta, e que éprovido com pelo menos uma janela definida nas suas paredes laterais, o ditoreceptáculo sendo encaixado de forma axialmente deslizante no dito gargaloentre uma configuração de contenção da segunda substância, em que ele ficaretraído no dito gargalo, que fecha a dita janela, e uma configuração deliberação da segunda substância, em que ele fica pelo menos parcialmenteprotegido além da extremidade do gargalo virada para o lado de dentro dorecipiente com a dita janela descoberta pelo menos parcialmente para permitira queda da segunda substância no recipiente.
2. Acondicionamento de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o dito fundo apóia-se em um plano que éinclinado em relação ao eixo do dito corpo tubular, a dita janela tendo umlado que estende-se ao longo de uma seção do perímetro do dito fundocompreendendo o ponto desta menor distância em relação à superfície dorecipiente oposta.
3. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito fundo estende-se em um envoltório tubular no lado oposto, comparada com o dito corpotubular.
4. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreendedispositivo de retenção temporária do dito receptáculo na dita configuração decontenção.
5. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende umdispositivo de bloqueio temporário do dito receptáculo na dita configuraçãode liberação.
6. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo deretenção temporária compreende pelo menos uma primeira protuberânciadefinida suspensa na superfície lateral externa do dito corpo tubular ou do ditoenvoltório tubular e que estende-se ao longo de um plano transversal ao eixolongitudinal do dito receptáculo, a dita primeira protuberância sendo adaptadapara interferir na superfície lateral interna do dito gargalo e cedendo pelaflexão após o deslizamento do dito receptáculo no dito gargalo.
7. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo debloqueio temporário compreende pelo menos uma segunda protuberânciadefinida pendente na superfície lateral externa do dito corpo tubular e queestende-se ao longo de um plano transversal ao eixo longitudinal do ditoreceptáculo, a dita segunda protuberância sendo adaptada para interferir nasuperfície lateral interna do dito gargalo e cedendo pela flexão após odeslizamento do dito receptáculo no dito gargalo.
8. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma dasditas primeiras protuberâncias e das ditas segundas protuberâncias está naforma de um anel.
9. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que as ditas primeirasprotuberâncias são definidas no dito envoltório tubular e as ditas segundasprotuberâncias são definidas no dito corpo tubular perto de sua ditaextremidade aberta.
10. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a superfície lateralinterna do dito gargalo tem uma forma de cone truncado que converge para olado de dentro do dito recipiente.
11. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito corpo tubular éde forma substancialmente cilíndrica e com uma seção ortogonalsubstancialmente constante.
12. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita extremidadeaberta do receptáculo estende-se além da dita boca.
13. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende umatampa removível que cobre a dita boca e é associada com o dito recipientecom acoplamento rosqueado, a superfície interna da coroa da dita tampasendo associada com a dita extremidade aberta do dito receptáculo, odeslizamento do dito receptáculo da dita configuração de contenção para adita configuração de liberação sendo causado pelo rosqueamento da ditatampa no dito recipiente.
14. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita tampacompreende um apêndice interno que estende-se da dita coroa e que encaixa-se na dita extremidade aberta do receptáculo.
15. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita tampacompreende um anel de vedação preso temporariamente nela ao longo de umalinha rompível e que é associada com o dito recipiente.
16. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito anel devedação tem um diâmetro interno maior que o diâmetro externo da ditatampa, entre o dito anel de vedação e a dita tampa um acoplamento de fixaçãosendo definido adaptado para se encaixar uma vez que a tampa estejacompletamente desenroscada.
17. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito acoplamentode fixação compreende uma parte elevada definida salientando-se dasuperfície lateral externa da dita tampa e um entalhe correspondente definidodentro do dito anel de vedação, ou vice-versa.
18. Acondicionamento de acordo com uma o mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito receptáculocompreende uma empunhadeira definida na sua superfície lateral externa eperto da dita extremidade aberta.
19. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita tampacompreende uma cavidade interna que é acoplada pela fixação em um dentede fixação correspondente definido salientando-se perto da extremidadeaberta do dito receptáculo, o dito receptáculo sendo extraído do dito gargalointegral com a dita tampa pelo desenroscamento desta.
20. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita tampacompreende um revestimento, substancialmente cilíndrico, aberto nasextremidades opostas e capaz de abranger externamente o dito gargalo, e umtopo, que define a dita coroa e que é temporariamente preso na bordaenvolvente de uma extremidade do dito revestimento com uma faixaremovível entre eles, as bordas opostas da dita faixa sendo associadas com adita borda envolvente do revestimento e o dito topo ao longo de linhasrespectivamente enfraquecidas.
21. Acondicionamento de acordo com uma ou mais dasreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita parte elevada édefinida no dito revestimento.
BRPI0608496-6A 2005-03-15 2006-03-15 acondicionamento para produtos extemporáneos BRPI0608496A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMO2005A000058 2005-03-15
IT000058A ITMO20050058A1 (it) 2005-03-15 2005-03-15 Confezione per prodotti a preparazione estemporanea, particolarmente medicinali, farmaceutici, cosmetici o simili.
PCT/IB2006/000572 WO2006097823A2 (en) 2005-03-15 2006-03-15 Packaging for extemporaneous products, particularly medicinal, pharmaceutical, cosmetic products and the like

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0608496A2 true BRPI0608496A2 (pt) 2010-11-16

Family

ID=36803444

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608496-6A BRPI0608496A2 (pt) 2005-03-15 2006-03-15 acondicionamento para produtos extemporáneos

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8387786B2 (pt)
EP (1) EP1871680B1 (pt)
AT (1) ATE421466T1 (pt)
BR (1) BRPI0608496A2 (pt)
DE (1) DE602006004981D1 (pt)
DK (1) DK1871680T3 (pt)
ES (1) ES2320931T3 (pt)
IT (1) ITMO20050058A1 (pt)
PL (1) PL1871680T3 (pt)
RU (1) RU2404098C2 (pt)
WO (1) WO2006097823A2 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005047866B3 (de) 2005-10-06 2007-03-29 Florian Enghard Verschlussvorrichtung für einen Trinkbehälter
DE102006032509B4 (de) 2006-07-12 2008-05-21 Florian Enghard Verschlussvorrichtung für einen Trinkbehälter
ITMO20060317A1 (it) * 2006-10-06 2008-04-07 Lameplast Spa "confezione per prodotti a preparazione estemporanea"
EP2094578B1 (en) * 2006-10-20 2010-12-08 McCluskey, Kenneth Container
WO2008059204A1 (en) * 2006-11-14 2008-05-22 Carbonite Corporation Closures for multiple component containers
CA2680080A1 (en) 2007-03-07 2008-09-12 Florian Enghard Closure device with a supplement reservoir for a drinking container
FR2924099A1 (fr) * 2007-11-26 2009-05-29 Idenov Soc Par Actions Simplif Bouchon permettant la diffusion d'un produit fluide
FR2937311A1 (fr) * 2008-10-20 2010-04-23 Idenov Lab Bouchon a obturateur permettant la diffusion d'un produit fluide
DE202008015235U1 (de) * 2008-11-18 2009-03-05 Dentaco Dentalindustrie Und -Marketing Gmbh Mischflasche
US8293299B2 (en) 2009-09-11 2012-10-23 Kraft Foods Global Brands Llc Containers and methods for dispensing multiple doses of a concentrated liquid, and shelf stable Concentrated liquids
BR112013004938B8 (pt) * 2010-09-02 2020-10-13 Kraft Foods Group Brands Llc recipientes para dispensar concentrados de bebidas
ITMI20110054U1 (it) * 2011-02-16 2011-05-18 Federico Thoman Bottiglia con tappo dispensatore
US11013248B2 (en) 2012-05-25 2021-05-25 Kraft Foods Group Brands Llc Shelf stable, concentrated, liquid flavorings and methods of preparing beverages with the concentrated liquid flavorings
USD796325S1 (en) * 2015-08-04 2017-09-05 Ignite Usa, Llc Cap for a bottle
USD784812S1 (en) * 2015-08-04 2017-04-25 Ignite Usa, Llc Cap for a bottle
IT201600080494A1 (it) * 2016-08-01 2018-02-01 Lameplast Spa Confezione per prodotti a preparazione estemporanea, particolarmente medicinali, farmaceutici, cosmetici o simili
AU2017382833C1 (en) * 2016-12-20 2020-08-27 Elc Management Llc Fresh cosmetic composition delivery system
CN108357778B (zh) * 2017-01-26 2021-12-28 本诺瓦公司 将产品分配在容器中的盒
US10450110B2 (en) * 2017-02-23 2019-10-22 Vladimir V. Starkov Marble-sealed container
US10640275B2 (en) 2017-06-12 2020-05-05 Bio-Techne Corportion Dual chamber storage device
US11253431B2 (en) * 2017-08-30 2022-02-22 Viant Medical, LLC Vial closure for rehydrating medication
FR3093999B1 (fr) * 2019-03-22 2023-12-29 Coradin Sas Capsule adaptée pour recevoir un fluide et ensemble comprenant un récipient et ladite capsule
CN113212972A (zh) * 2021-05-11 2021-08-06 茶立享科技有限公司 一种高密封性抽屉式即配瓶盖及采用该瓶盖的瓶
US20230211938A1 (en) * 2022-01-06 2023-07-06 Pacific University Multi-chamber container and methods

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3156369A (en) 1962-09-19 1964-11-10 Ethicon Inc Bicameral container
NL7413077A (nl) * 1974-10-03 1976-04-06 Leer Koninklijke Emballage Houder met schroefdop.
US3924741A (en) * 1975-03-04 1975-12-09 Gibson Ass Inc Two-compartment container
IT1185850B (it) * 1985-08-02 1987-11-18 Zambon Spa Tappo serbatoio contagocce per flaconi
FR2630997B1 (fr) * 1988-05-04 1990-09-14 Tecnoma Dispositif pour introduire une quantite dosee d'un produit a l'interieur d'une enceinte
US4865189A (en) * 1988-08-24 1989-09-12 Alcon Laboratories, Inc. Device for storage, mixing, and dispensing of two different fluids
US5217433A (en) 1991-05-24 1993-06-08 Merck & Co., Inc. Medication container for mixing two components
IT227015Y1 (it) * 1992-11-27 1997-09-09 Ibsa Inst Biochimique Sa Dispositivo dosatore per sciroppi estemporanei multidose ad uso farmaceutico
US5419445A (en) * 1994-06-24 1995-05-30 Kaesemeyer; David M. Container for storing, mixing and dispensing
IT1292677B1 (it) * 1997-02-28 1999-02-11 Bormioli Metalplast Spa Confezione per mantenere separati dei prodotti prima dell'uso.
MX203911B (es) * 1997-05-21 2001-08-24 Pablo Andres Robles Gonzalez Aparato contenedor de substancias solubles en medios fluidos y metodo para la preparacion de mezclas en sitio.
US5927549A (en) * 1998-03-20 1999-07-27 Aptargroup, Inc. Dispensing structure with frangible membrane for separating two products
JP2000128251A (ja) * 1998-10-20 2000-05-09 Dainippon Printing Co Ltd 二液混合容器
US6003728A (en) * 1998-10-22 1999-12-21 Aptargroup, Inc. Dispensing structure with an openable member for separating two products
IT1306677B1 (it) * 1999-06-29 2001-10-02 San Benedetto Acqua Minerale Tappo asettico per contenitori di liquidi.
TW453329U (en) * 2000-08-01 2001-09-01 Shiu Li Li Container device with separating storage structure
GB2366288B (en) * 2000-08-31 2004-03-10 Inge Spa Sealing device for a container of substances to be kept separate up to their dispensing
US6840373B2 (en) * 2002-05-16 2005-01-11 Gregory A Gibler Beverage storage and discharge cap assembly
JP2004250020A (ja) * 2003-02-19 2004-09-09 Nippon Tansan Gas Co Ltd 原料の収容室を備えたキャップ及び容器の封止機構
AU2004291446B2 (en) * 2003-11-22 2011-02-03 Jung-Min Lee Cap with storage chamber for secondary material and product with the same
EP2374723A3 (en) * 2004-11-04 2012-04-04 Viz Enterprises, LLC Multi-chamber container and cap therefor
ITMO20050057A1 (it) * 2005-03-15 2006-09-16 Lameplast Spa Confezione per prodotti a preparazione estemporanea, particolarmente medicinali, farmaceutici,cosmetici o simili.

Also Published As

Publication number Publication date
US8387786B2 (en) 2013-03-05
DE602006004981D1 (de) 2009-03-12
ITMO20050058A1 (it) 2006-09-16
DK1871680T3 (da) 2009-03-30
EP1871680A2 (en) 2008-01-02
EP1871680B1 (en) 2009-01-21
WO2006097823A2 (en) 2006-09-21
RU2007137864A (ru) 2009-04-20
ATE421466T1 (de) 2009-02-15
ES2320931T3 (es) 2009-05-29
PL1871680T3 (pl) 2009-04-30
US20100276429A1 (en) 2010-11-04
WO2006097823A3 (en) 2007-03-01
RU2404098C2 (ru) 2010-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608496A2 (pt) acondicionamento para produtos extemporáneos
BRPI0608517A2 (pt) acondicionamento para produtos extemporáneos
ES2221159T3 (es) Caperuza de descarga con cesto desprendible que contiene comprimidos.
ES2257796T3 (es) Cierre roscado resistente a la apertura por niños.
TWI478850B (zh) 原料釋出嘴
US9592940B2 (en) Ingredient release spout
US9193517B2 (en) Bottle for extemporaneous preparation products, particularly medical, pharmaceutical, cosmetic products
ES2607831T3 (es) Cierre
US11535434B2 (en) Safety capsule for a container
CA2099744A1 (en) Pharmaceutical Product Container with Two Separate Substances and a Mixing Device and Dosed Dispensation
US20070102394A1 (en) Closure device for a bottle
BRPI0820125B1 (pt) cápsula de segurança com reservatório rompível e cortador.
WO2013171621A1 (en) Bottle for extemporaneous-preparation products, particularly medicinal, pharmaceutical, cosmetic products or the like
ES2398775T3 (es) Contenedor de monodosis para productos líquidos mejorado
BRPI0711942A2 (pt) garrafa beneficiada para produtos fluidos
BR212019019073Y1 (pt) Tampa dosadora para um recipiente de líquido
ITTO20120506A1 (it) Cappuccio per un flacone atto alla conservazione di sostanze da mantenersi separate fino alla loro applicazione.
JP4451278B2 (ja) 二剤混合容器
WO2008041091A1 (en) Packaging for extemporaneous products
IT201800003313A1 (it) Dispositivo di tappatura di un falcone atto alla conservazione di sostanze da mantenersi separate fino alla loro applicazione ed atto al prelievo della miscela ottenuta tramite siringa.
AU2019100448B4 (en) Measured Dose & Closure cap for a Container
KR100604654B1 (ko) 용기 마개
PL238390B1 (pl) Zamknięcie pojemnika z dozownikiem na substancję płynną lub sypką
BRPI0519973B1 (pt) cápsula de difícil acesso a crianças com um dosador de seringa
ITPC960011U1 (it) Chiusura per contenitori in particolare flaconi di succhi vegetali con vaschetta atta a contenere un aroma mantenendolo separato dal succo

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2211 DE 21/05/2013.