BRPI0605931B1 - "acumulador com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células" - Google Patents

"acumulador com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células" Download PDF

Info

Publication number
BRPI0605931B1
BRPI0605931B1 BRPI0605931-7A BRPI0605931A BRPI0605931B1 BR PI0605931 B1 BRPI0605931 B1 BR PI0605931B1 BR PI0605931 A BRPI0605931 A BR PI0605931A BR PI0605931 B1 BRPI0605931 B1 BR PI0605931B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel system
degassing channel
openings
degassing
lower cover
Prior art date
Application number
BRPI0605931-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Mühe Hans
Original Assignee
Vb Autobatterie Gmbh & Co Kgaa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vb Autobatterie Gmbh & Co Kgaa filed Critical Vb Autobatterie Gmbh & Co Kgaa
Publication of BRPI0605931A2 publication Critical patent/BRPI0605931A2/pt
Publication of BRPI0605931B1 publication Critical patent/BRPI0605931B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01MPROCESSES OR MEANS, e.g. BATTERIES, FOR THE DIRECT CONVERSION OF CHEMICAL ENERGY INTO ELECTRICAL ENERGY
    • H01M50/00Constructional details or processes of manufacture of the non-active parts of electrochemical cells other than fuel cells, e.g. hybrid cells
    • H01M50/30Arrangements for facilitating escape of gases
    • H01M50/308Detachable arrangements, e.g. detachable vent plugs or plug systems
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01MPROCESSES OR MEANS, e.g. BATTERIES, FOR THE DIRECT CONVERSION OF CHEMICAL ENERGY INTO ELECTRICAL ENERGY
    • H01M10/00Secondary cells; Manufacture thereof
    • H01M10/06Lead-acid accumulators
    • H01M10/12Construction or manufacture
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E60/00Enabling technologies; Technologies with a potential or indirect contribution to GHG emissions mitigation
    • Y02E60/10Energy storage using batteries
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P70/00Climate change mitigation technologies in the production process for final industrial or consumer products
    • Y02P70/50Manufacturing or production processes characterised by the final manufactured product

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Gas Exhaust Devices For Batteries (AREA)
  • Sealing Battery Cases Or Jackets (AREA)
  • Hybrid Cells (AREA)
  • Supply Devices, Intensifiers, Converters, And Telemotors (AREA)
  • Pressure Vessels And Lids Thereof (AREA)

Abstract

acumulador. a presente invenção refere-se a um acumulador (6) com uma carcaça de baterias subdividida em recipientes de células, com uma pluralidade de placas de eletrodo positivas e negativas que são separadas por separadores e são empilhadas paralelamente para formar pilhas de placas de eletrodos, e com uma tampa inferior (8) que fecha de modo estanque os recipientes de células, o acumulador tem aberturas (9) na tampa inferior (8) para os recipientes de células, e as aberturas (9) desembocam em um sistema de canal de desgaseificação (1) assentado na tampa inferior (8). elevações anulares (18) são formadas na tampa inferior (8), adjacentes a cada abertura (9). o sistema de canal de desgaseificação (1) tem meios de fixação (12, 21, 22), a fim de apertar o sistema de canal de desgaseificação (1) na tampa inferior (8), de tal modo que com as elevações (18), através de pressão de superfície ocorre uma vedação das aberturas (9) em relação ao sistema de canal de desgaseificação (1).

Description

(54) Título: ACUMULADOR COM UMA CARCAÇA DE BATERIAS DIVIDIDA EM RECIPIENTES DE CÉLULAS (51) lnt.CI.: H01M 2/04; H01M 2/12; H01M 10/52 (30) Prioridade Unionista: 10/05/2005 DE 10 2005 021421.5 (73) Titular(es): VB AUTOBATTERIE GMBH & CO KGAA (72) Inventor(es): HANS MÜHE
1/10
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para ACUMULADOR COM UMA CARCAÇA DE BATERIAS DIVIDIDA EM RECIPIENTES DE CÉLULAS.
[001] A presente invenção refere-se a um acumulador com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células, com uma infinidade de placas de eletrodo positivas e negativas empilhadas para formar pilhas de placas de eletrodos paralelamente, uma ao lado da outra, separadas uma da outra por separadores, e com uma tampa inferior que fecha de modo estanque os recipientes de células, sendo que a tampa inferior tem aberturas para os recipientes de células, e as aberturas desembocam em um sistema de canal de desgaseificação assentado na tampa inferior.
[002] Acumuladores desse tipo são conhecidos, em particular, como acumuladores de chumbo para baterias de partida em veículos automotores.
[003] Durante a operação de acumuladores forma-se gás, que precisa ser desviado dos recipientes de célula. Para isso estão previstas aberturas nos recipientes de célula para cima, que desembocam em um sistema de câmaras de desgaseificação. O sistema de câmaras de desgaseificação está ramificado por uma infinidade de almas de desvio de tal modo que é formado um labirinto para o líquido eletrolítico, que pode escorrer para o espaço oco através das aberturas dos recipientes de células. O eletrólito também é arrastado junto na corrente de gás, e pode colidir nas almas de desvio e condensar ali. O sistema de canal de desgaseificação, nesse caso, tem um tipo de declive, de tal modo que, o líquido eletrolítico pode fluir de volta novamente para o recipiente de células.
[004] Na patente EP 1 901 356 é conhecido um acumulador com régua de cobertura contínua, que fecha as aberturas de enchimento e no estado assentado, libera aberturas de desgaseificação para as célu2/10
Ias individuais. Em cada abertura de enchimento está disposta uma parte de tubo deslocável, que com a régua de cobertura assentada é deslocada na direção do interior da célula, e libera, pelo menos, uma abertura de desgaseificação. Durante o levantamento da régua de cobertura, a parte de tubo deslocável se encaixa em uma posição final superior, e fecha, com isso, a abertura de desgaseificação. A vedação, nesse caso, é efetuada em superfícies de vedação em formato de cone da seção do tubo.
[005] Da patente EP 1 017 119 A1 é conhecido um acumulador, no qual as aberturas de enchimento em uma tampa inferior de um recipiente de células de bateria são fechadas com um elemento do canal de desgaseificação, que é assentado sobre a tampa inferior e possui peças de tubo com válvulas de desgaseificação para a introdução nas aberturas. As peças de tubo são travadas com ganchos de encaixe elásticos, que no espaço interno das células são travados com a parede de abertura. A vedação da abertura ocorre, nesse caso, radialmente, com auxílio de um encaixe forçado das peças de tubo que se projetam para dentro das aberturas.
[006] Da patente US 4.348.466 é conhecido um acumulador, no qual um sistema de canal de gaseificação é assentado nas aberturas para a tampa inferior que apresenta recipientes de células. Por outro lado, a vedação das válvulas de desgaseificação em forma de tubo que se projetam para dentro da abertura ocorre radialmente, todavia com auxílio de anéis de vedação circundantes na parede externa das peças de tubo.
[007] Também da patente US 3.597.280 é conhecido um acumulador com sistema de canal de desgaseificação assentado, no qual o sistema de canal de desgaseificação é assentado com auxílio de tampões da válvula nos recipientes de células que se projetam na abertura. A vedação e a fixação do sistema de canal de desgaseificação nos
3/10 recipientes de células ocorre por meio de assento de pressão dos tampões da válvula nas aberturas. Um problema no caso desses acumuladores tradicionais é a vedação das aberturas na tampa inferior para o sistema de canal de desgaseificação, em virtude de tolerâncias de fabricação.
[008] Por isso, é tarefa da invenção criar um acumulador aperfeiçoado de acordo com o gênero, no qual seja assegurado um assento seguro e vedado do sistema de canal de desgaseificação assentado posteriormente.
[009] A tarefa é solucionada com um acumulador do gênero de acordo com a invenção, pelo fato de que, na tampa inferior, adjacente a, respectivamente, uma abertura estão moldadas elevações de formato anular, e o sistema de canal de desgaseificação tem meios de fixação, a fim de apertar o sistema de canal de desgaseificação fixamente na tampa inferior, de tal modo que com as elevações, através de pressão de superfície ocorre uma vedação das aberturas em relação ao sistema de canal de desgaseificação.
[0010] Em oposição à vedação radial tradicional na parede interna da abertura, é sugerido efetuar a vedação no lado superior da tampa inferior circundando em torno da abertura, com auxílio de uma pressão de superfície do sistema de canal de desgaseificação sobre a tampa inferior. Também no caso de um deslocamento das superfícies de contato da vedação, em virtude de tolerâncias de fabricação, nesse caso, ainda é assegurando um assento vedado do sistema de canal de desgaseificação na tampa inferior. A fim de obter a vedação da abertura com uma pressão de superfície, estão previstas as elevações de formato anular na tampa inferior adjacentes, respectivamente, a uma abertura, que durante o aperto do sistema de canal de desgaseificação sobre a tampa inferior, providenciam um contato vedado da elevação de formato anular com o sistema de canal de desgaseificação.
4/10 [0011] De preferência, no sistema de canal de desgaseificação estão previstas vedações que correspondem às elevações. De forma alternativa ou adicional, as elevações também podem ser vedações especiais. Nesse caso, as vedações podem ser formadas, de preferência, de um material flexível, a fim de serem pressionadas sobre a tampa inferior durante o aperto do sistema de canal de desgaseificação e, nesse caso, vedarem. É particularmente vantajoso que, as vedações sejam injetadas no processo de dois componentes, no material da tampa inferior ou superior.
[0012] O sistema de canal de desgaseificação tem, de preferência, um espaço oco entre um fundo e a tampa superior, e almas de desvio para a formação do sistema de canal, que se estendem entre o fundo e a tampa superior.
[0013] Em uma forma de execução preferida, estão previstos ganchos de encaixe elásticos no fundo do sistema de canal de desgaseificação, para o encaixe nas respectivas aberturas na tampa inferior, que se estendem para baixo, para longe do espaço oco. O comprimento dos ganchos de encaixe elásticos, nesse caso, é dimensionado exatamente de tal modo que, durante o assentamento do sistema de canal de desgaseificação na tampa superior, os ganchos de encaixe elásticos que se projetam para dentro das aberturas são travados com a tampa inferior, e asseguram uma pressão de superfície suficiente para a vedação das aberturas. Devido ao aperto do sistema de canal de desgaseificação na área das aberturas com a tampa inferior, de forma vantajosa, é assegurada uma pressão de superfície na área das aberturas, que é independente da rigidez do sistema de canal de desgaseificação e da tampa inferior.
[0014] As aberturas na tampa inferior possuem, de preferência, tubulações que se projetam para dentro dos recipientes de células. Essas tubulações têm a vantagem que, em particular, em ligação com os
5/10 ganchos de encaixe elásticos é obtido um assentamento facilitado do sistema de canal de desgaseificação na tampa inferior, e um aperto dos ganchos de encaixe elásticos nas extremidades inferiores das tubulações.
[0015] Também é particularmente vantajoso que, na tampa inferior estejam previstas paredes que se estendem para cima, para longe dos recipientes de células, com saliências de travamento e/ou ranhuras de encaixe. Nesse caso, o sistema de canal de desgaseificação tem ganchos de encaixe elásticos e/ou saliências de guia que correspondem com saliências de travamento e/ou ranhuras de encaixe, a fim de apertar ou fixar o sistema de canal de desgaseificação na tampa inferior. [0016] A seguir, a invenção será esclarecida em detalhes, com auxílio dos desenhos anexos a título de exemplo. São mostrados:
figura 1 uma vista de cima sobre um sistema de canal de desgaseificação com almas de desvio que formam um labirinto;
figura 2uma vista de cima sobre um acumulador de chumbo com seis aberturas que desembocam em um respectivo recipiente de células, sem sistema de canal de desgaseificação;
figura 3 uma vista explodida da seção transversal do sistema de canal de desgaseificação da figura 1;
figura 4 uma vista lateral do sistema de canal de desgaseificação da figura 1;
figura 5uma vista em corte da tampa inferior do acumulador de chumbo da figura 2, com o sistema de canal de desgaseificação assentado;
figura 6um corte longitudinal parcial através do acumulador da figura 2 com o sistema de canal de desgaseificação assentado;
figura 7 uma vista em corte de um recorte do sistema de canal de desgaseificação em torno de uma vedação que circunda a abertura de desgaseificação na parte inferior do sistema de canal de des6/10 gaseificação, e elevação na tampa inferior do acumulador;
figura 8 uma vista em corte de um recorte do sistema de canal de desgaseificação em torno de uma elevação que circunda uma abertura de desgaseificação na parte superior do sistema de canal de desgaseificação, e vedação na tampa inferior do acumulador;
figura 9 uma vista em corte parcial de uma segunda forma de execução do acumulador com o sistema de canal de desgaseificação apertado;
figura 10 uma vista em corte parcial de uma terceira forma de execução do acumulador com o sistema de canal de desgaseificação apertado.
[0017] A figura 1 permite reconhecer uma vista em corte de um sistema de canal de desgaseificação 1 como vista de cima. O sistema de canal de desgaseificação 1 de formato retangular tem, na circunferência externa, paredes externas 2, bem como, uma infinidade de almas de desvio 3, que se estendem do fundo 4 do sistema de canal de desgaseificação 1 para cima, para uma tampa superior. As almas de desvio 3 servem para a retenção de eletrólito em posições inclinadas e de tombamento do acumulador, quando o eletrólito escoa para o espaço oco no sistema de canal de desgaseificação 1, através das aberturas de desgaseificação 5. Isto está esboçado de forma exemplar por meio das setas.
[0018] A figura 2 permite reconhecer uma vista de cima sobre o acumulador 6 com um pólo positivo e um pólo negativo 7a, 7b para a conexão elétrica. O acumulador 6 está dividido em seis recipientes de células. Na tampa superior 8 do acumulador 6 estão previstas aberturas 9, as quais desembocam nos recipientes de células. No exemplo de execução representado está prevista uma abertura 9 por recipiente de células. Mas também são concebíveis outras formas de execução alternativas, nas quais estão previstas duas, três ou mais aberturas por
7/10 recipiente de células. Em particular, é possível uma forma de execução, na qual estão previstas aberturas de enchimento e de controle que podem ser fechadas com tampões, separadas de aberturas de desgaseifi cação.
[0019] No caso do acumulador está previsto colocar o sistema de canal de desgaseificação (1) separado sobre a tampa superior 8 do acumulador 6, e nesse caso, fechar as aberturas 9.
[0020] A figura 3 deixa reconhecer uma vista da seção transversal do sistema de canal de desgaseificação 1, que é composto de uma parte inferior 10 e de uma parte superior 11. A parte superior 11, nesse caso, é soldada com a parte inferior 10, ou é unida vedada de qualquer outra forma. A partir da parte inferior 10, se estendem ganchos de encaixe elásticos 12 para baixo. Esses ganchos estão dispostos e alinhados de tal modo que, eles se projetam para dentro de uma abertura 9 respectivamente coordenada, e ali são travados com a tampa inferior 8 do acumulador 6. Os ganchos de encaixe elásticos 12 são formados como uma peça de tubo de formato cilíndrico por abertura 9, ou de vários ganchos de encaixe elásticos 12 dispostos em uma pista circular com intervalo um do outro.
[0021] Além disso, pode ser reconhecido que, na abertura de desgaseificação circundada pelos ganchos de encaixe elásticos 12 está prevista uma válvula de desgaseificação 13 com uma peça de tubo que se projeta para baixo na direção dos recipientes de células, e uma peça de tubo que se projeta para cima na direção da parte superior 11. A válvula de desgaseificação 13 possibilita a saída de gás também, então, quando no sistema de canal de desgaseificação 1 o eletrólito que saiu através da abertura de retorno flui de volta para a célula.
[0022] Além disso, está esboçado um canal de desvio de gás 14, através do qual, por meio de um elemento de proteção contra ignição 15 o gás é conduzido para fora, para o ambiente.
8/10 [0023] Da figura 3, além disso, pode ser reconhecido que, no lado inferior do sistema de canal de desgaseificação 1 por abertura está previsto um elemento de vedação 16 de formato anular, que circunda os ganchos de encaixe elásticos 12.
[0024] A figura 4 permite reconhecer mais uma vez uma vista lateral do sistema de canal de desgaseificação 1 não recortada.
[0025] Da figura 5 pode ser reconhecido que, o sistema de canal de desgaseificação 1 é assentado na tampa inferior 8 do acumulador 6 de tal modo que os ganchos de encaixe elásticos 12 se projetam para dentro das aberturas 9. As aberturas 9 possuem uma peça de tubo 17 que se projeta para baixo, respectivamente no recipiente de células, e uma elevação 18 em formato de rebordo no lado superior da tampa inferior 8. A elevação 18 em formato de rebordo circunda a abertura 8 completamente e veda a abertura 9 para fora, se o sistema de canal de desgaseificação 1, com auxílio de ganchos de encaixe elásticos que se encaixam na peça de tubo 17 for apertado na tampa inferior 8. Então, a elevação 18 em formato de rebordo está assentada sobre o elemento de vedação 16 em formato de anel, e em virtude da pressão de superfície assegurada, os ganchos de encaixe elásticos 12 providenciam um assento vedado.
[0026] A figura 6 deixa reconhecer uma vista em corte longitudinal através do acumulador 6 com o sistema de canal de desgaseificação 1 assentado. É evidente que, os elementos de vedação 16 em formato de anel, que de preferência, são flexíveis, são pressionados fixamente sobre as elevações 18 em formato de rebordo e, com isso, asseguram uma vedação da abertura 9 em relação ao espaço externo envolvente. Os recipientes de células, com isso, são abertos somente através de válvulas de desgaseificação 13 na direção do espaço oco do sistema de canal de desgaseificação 1. Com auxílio das almas de desvio 3 o eletrólito é mantido afastado pelo elemento de proteção contra ignição
9/10
15, e por meio do elemento de proteção contra ignição 15 pode fluir gás através do canal de desvio de gás 14 para fora para o ambiente. [0027] A figura 7 deixa reconhecer uma vista em corte de um recorte de tal modo que, com ganchos de encaixe elásticos 12 que circundam sua abertura 9 e se projetam para baixo, estão encaixados parcialmente na peça de tubo 17 da tampa inferior 8. Se o sistema de canal de desgaseificação 1 estiver assentado completamente sobre a tampa inferior 8, os ganchos de encaixe elásticos 12 travam com suas asas na extremidade inferior no canto inferior da peça de tubo 17.
[0028] Pode ser reconhecido que, na abertura 9 estão previstas válvulas de desgaseificação 13 na direção do espaço oco do sistema de canal de desgaseificação 1, a fim de manter o máximo possível na célula o eletrólito que escoa também no caso de tombamento do acumulador, e todavia, possibilitar um desvio de gás liberado.
[0029] Na forma de execução representada está prevista uma elevação 18 em formato de rebordo, que circunda a abertura 9 em formato de anel na tampa inferior 6. No lado inferior da tampa inferior está disposto um elemento de vedação 16 correspondente flexível, em formato de anel, que é pressionado sobre a elevação 18 em formato de rebordo, quando o sistema de canal de desgaseificação 1 está assentado fixamente sobre a tampa inferior 8.
[0030] A figura 8 deixa reconhecer uma forma de execução ligeiramente modificada em relação à figura 7. A única diferença é que, no lado superior da tampa inferior 8 está disposto o elemento de vedação 16 em formato de anel, e atua em conjunto com uma elevação 18 em formato de rebordo, que se estende em formato de anel no lado inferior da parte inferior 10 do sistema de canal de desgaseificação 1, e cujo raio é escolhido, de preferência, de tal modo que, essa parte corresponde ao raio médio do elemento de vedação 16 em formato de anel. [0031] A figura 9 deixa reconhecer uma segunda forma de execu10/10 ção do acumulador 6, no qual estão previstas paredes 20 que se projetam para cima, para longe dos recipientes de células, com saliências de travamento 19 na tampa inferior 8. O sistema de canal de desgaseificação 1 tem saliências de encaixe 21 ou ganchos de encaixe elásticos 22, que correspondem com as saliências de travamento 19, a fim de apertar o sistema de canal de desgaseificação 1 com pressão de superfície suficiente na área das aberturas, para as elevações 18 em formato de rebordo previstas ali. O sistema de canal de desgaseificação 1, nesse caso, é encaixado simplesmente na cavidade do acumulador 6 formada através das paredes 20, e ali é travado.
[0032] A figura 10 deixa reconhecer uma terceira forma de execução do acumulador 6, no qual nos dois lados de fixação estão previstas saliências de travamento 19 nas paredes 20 que se projetam para cima, para longe dos recipientes de células da tampa inferior 8. Nos cantos laterais do sistema de canal de desgaseificação 1, adjacentes às saliências de travamento 19 estão previstos ganchos de encaixe elásticos 22 que atuam em conjunto com as saliências de travamento 19, que em virtude de sua força de mola direcionada sob as saliências de travamento 19 para fora, para longe do canto lateral do sistema de canal de desgaseificação 1, encaixam as molas ali, quando o sistema de canal de desgaseificação 1 é colocado na cavidade da tampa do acumulador, isto é, entre as paredes 20.
[0033] Nas figuras 9 e 10, além disso, pode ser visto o gás do canal de desvio 14 que sai lateralmente do sistema de canal de desgaseificação 1.
1/2

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Acumulador (6) com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células, com uma infinidade de placas de eletrodo positivas e negativas empilhadas para formar pilhas de placas de eletrodos paralelamente, umas ao lado das outra, separadas umas das outras por separadores, e com uma tampa inferior (8) que fecha de modo estanque os recipientes de células, sendo que a tampa inferior (8) tem aberturas (9) para o recipiente de células, e as aberturas (9) desembocam em um sistema de canal de desgaseificação (1) assentado na tampa inferior (8), caracterizado pelo fato de que na tampa inferior (8), adjacente a, respectivamente, uma abertura estão moldadas elevações (18) de formato anular, e o sistema de canal de desgaseificação (1) tem meios de fixação (12, 21, 22), a fim de apertar o sistema de canal de desgaseificação (1) fixamente na tampa inferior (8), de tal modo que com as elevações (18), através de pressão de superfície ocorre uma vedação das aberturas (9) em relação ao sistema de canal de desgaseificação (1).
  2. 2. Acumulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que no sistema de canal de desgaseificação (1) estão previstas vedações que correspondem às elevações (18).
  3. 3. Acumulador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as elevações (18) são vedações.
  4. 4. Acumulador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que as vedações são anéis de vedação flexíveis.
  5. 5. Acumulador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que as vedações são injetadas no processo de dois componentes.
  6. 6. Acumulador, de acordo com qualquer uma das reivindi2/2 cações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o sistema de canal de desgaseificação (1) tem um espaço oco entre um fundo (4) e uma tampa superior (11), e almas de desvio (3) que formam o sistema de canal de desgaseificação estão dispostas entre o fundo (4) e a tampa superior (8).
  7. 7. Acumulador, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por ganchos de encaixe elásticos (12) que se estendem para longe do espaço oco no fundo (4) do sistema de canal de desgaseificação (1) para o encaixe nas respectivas aberturas (9) na tampa inferior (8) para baixo, cujos comprimentos são dimensionados de tal modo que, durante o assentamento do sistema de canal de desgaseificação (1) na tampa inferior (8) os ganchos de encaixe elásticos (12) que se projetam para dentro das aberturas (9) são travados com a tampa inferior (8), e asseguram uma pressão de superfície suficiente para a vedação da abertura (9).
  8. 8. Acumulador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que as aberturas (9) possuem tubulações que se projetam para dentro do recipiente de célula na tampa inferior (8).
  9. 9. Acumulador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que na tampa inferior (8) se encontram paredes (20) que se estendem para cima, para longe dos recipientes de células, com saliências de travamento (19) ou ranhuras de encaixe (23), as quais apertam o sistema de canal de desgaseificação (1) com ganchos de encaixe elásticos (22) correspondentes ou com saliências de guia (21) na tampa inferior (8).
BRPI0605931-7A 2005-05-10 2006-05-03 "acumulador com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células" BRPI0605931B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005021421A DE102005021421B3 (de) 2005-05-10 2005-05-10 Akkumulator
DE102005021421.5 2005-05-10
PCT/DE2006/000761 WO2006119731A2 (de) 2005-05-10 2006-05-03 Akkumulator

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0605931A2 BRPI0605931A2 (pt) 2009-05-26
BRPI0605931B1 true BRPI0605931B1 (pt) 2018-01-16

Family

ID=37295633

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0605931-7A BRPI0605931B1 (pt) 2005-05-10 2006-05-03 "acumulador com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células"

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7504175B2 (pt)
EP (1) EP1880432B1 (pt)
JP (1) JP5048652B2 (pt)
KR (1) KR101100513B1 (pt)
CN (1) CN101292375B (pt)
AT (1) ATE424623T1 (pt)
BR (1) BRPI0605931B1 (pt)
DE (2) DE102005021421B3 (pt)
ES (1) ES2323653T3 (pt)
MX (1) MX2007012962A (pt)
PL (1) PL1880432T3 (pt)
WO (1) WO2006119731A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2380222B1 (en) * 2009-01-13 2013-03-06 Johnson Controls Technology Company Spill-resistant battery cover and vent cover
EP2352186B1 (en) * 2009-07-17 2014-11-05 Panasonic Corporation Battery module and battery pack using the same
EP2608309A1 (de) 2011-12-21 2013-06-26 Fortu Intellectual Property AG Batteriemodul mit Batteriemodulgehäuse und Batteriezellen
DE102013201365A1 (de) 2013-01-29 2014-07-31 Robert Bosch Gmbh Batteriemodul mit einem eine Verschlussklappe aufweisenden Entgasungskanal
JP6631015B2 (ja) 2015-02-27 2020-01-15 株式会社Gsユアサ 鉛蓄電池
JP6596874B2 (ja) 2015-03-30 2019-10-30 株式会社Gsユアサ 鉛蓄電池及び鉛蓄電池の蓋部材の製造方法
DE102019105782A1 (de) * 2019-03-07 2020-09-10 Johnson Controls Autobatterie Gmbh & Co. Kgaa Versetzte Polbuchsen und Energiespeichersystem mit den gleichen

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3597280A (en) * 1968-08-29 1971-08-03 Globe Union Inc Multiple vent plug assembly
DE1901356A1 (de) * 1969-01-11 1970-12-03 Varta Ag Mehrzelliger Akkumulator mit durchgehender Abdeckleiste
US3900999A (en) * 1971-10-29 1975-08-26 Cities Service Oil Co Rubber compounding
US4214045A (en) * 1978-08-21 1980-07-22 The Richardson Company Container for a maintenance-free battery
US4286028A (en) * 1979-04-30 1981-08-25 General Battery Corporation Snap-through anti-ignition vent cap for lead acid storage batteries
US4348466A (en) * 1981-01-27 1982-09-07 Varta Batteries Limited Anti-spill device for electrolyte battery
GB2156574A (en) * 1984-03-26 1985-10-09 Chloride Group Plc Vents for electric storage batteries
US4683647A (en) * 1986-04-07 1987-08-04 C & D Power Systems, Inc. Post seal and method of manufacture for lead-acid batteries
US6143438A (en) * 1998-02-24 2000-11-07 Johnson Controls Technology Co. Cold flow sealing vent
IT1305591B1 (it) * 1998-12-30 2001-05-09 Ind Accumulatori S P A Soc Listello portatappi per batterie e batterie includenti tale listello.
EP1098337A3 (en) * 1999-11-05 2002-08-07 Siemens Energy & Automation, Inc. Signal accessory for a molded case circuit breaker
DE19953417A1 (de) * 1999-11-06 2001-05-10 Vb Autobatterie Gmbh Mehrzelliger, dicht verschlossener Bleiakkumulator
DE10023747A1 (de) * 2000-05-15 2001-11-22 Hoppecke Zoellner Sohn Accu Stopfenanordnung
CN1220293C (zh) * 2003-07-22 2005-09-21 张泽民 一种蓄电池

Also Published As

Publication number Publication date
US7504175B2 (en) 2009-03-17
JP2009501407A (ja) 2009-01-15
CN101292375A (zh) 2008-10-22
DE502006003018D1 (de) 2009-04-16
KR101100513B1 (ko) 2011-12-29
ATE424623T1 (de) 2009-03-15
WO2006119731A2 (de) 2006-11-16
DE102005021421B3 (de) 2006-11-16
WO2006119731A8 (de) 2007-01-04
BRPI0605931A2 (pt) 2009-05-26
PL1880432T3 (pl) 2009-07-31
KR20080035507A (ko) 2008-04-23
EP1880432B1 (de) 2009-03-04
JP5048652B2 (ja) 2012-10-17
CN101292375B (zh) 2010-05-26
US20080032186A1 (en) 2008-02-07
EP1880432A2 (de) 2008-01-23
MX2007012962A (es) 2008-10-24
WO2006119731A3 (de) 2008-07-31
ES2323653T3 (es) 2009-07-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0605931B1 (pt) "acumulador com uma carcaça de baterias dividida em recipientes de células"
MX2010012598A (es) Fibra hueca, composicion de solucion con aditivo para formar una fibra hueca y metodo para fabricar una fibra hueca usando la misma.
CN102569683B (zh) 电池
US9331322B2 (en) Vent cap for battery
US20210148478A1 (en) Pressure relief device
US5422199A (en) Batteries having improved venting systems
US6376119B1 (en) Plug system for capping cell vents in a storage battery and a battery cap for use in the plug system
CN105359297B (zh) 密封塞装置,壳体和蓄电池
EP2689483B1 (en) Cover for electrolytic batteries
KR20120088566A (ko) 축전 소자
CN103329312B (zh) 蓄电元件
JP6758982B2 (ja) 車両用の電源装置及び電動車両
CN103608947A (zh) 密封电池及安全阀
CN102598357A (zh) 用于电池的密封插头装置
ES2971852T3 (es) Conjunto de ventilación de seguridad para batería
ES2369549T3 (es) Tapón de válvula.
CN111587498B (zh) 用于壳体的安全阀以及用于储存电能的储能器
US5846671A (en) Lid for batteries
KR101268294B1 (ko) 축전지용 벤트 캡
JP2010140794A (ja) 安全弁
ITMI20110478A1 (it) Coperchio per batterie elettrolitiche con degasaggio centralizzato.
US11581611B2 (en) Mounting seat for pressure relief device
CN115207582A (zh) 电池壳体及动力电池
US7097935B2 (en) Rechargeable battery
CN210607403U (zh) 一种密封结构及电池

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved
B25D Requested change of name of applicant approved