BRPI0603992B1 - Colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente - Google Patents

Colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0603992B1
BRPI0603992B1 BRPI0603992A BRPI0603992A BRPI0603992B1 BR PI0603992 B1 BRPI0603992 B1 BR PI0603992B1 BR PI0603992 A BRPI0603992 A BR PI0603992A BR PI0603992 A BRPI0603992 A BR PI0603992A BR PI0603992 B1 BRPI0603992 B1 BR PI0603992B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cotton
drive unit
independent drive
wiper
harvester
Prior art date
Application number
BRPI0603992A
Other languages
English (en)
Inventor
Orlando Francisco Pilatti
Original Assignee
Inst Nac De Tecnologia Agropecuaria
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Nac De Tecnologia Agropecuaria filed Critical Inst Nac De Tecnologia Agropecuaria
Publication of BRPI0603992A publication Critical patent/BRPI0603992A/pt
Publication of BRPI0603992B1 publication Critical patent/BRPI0603992B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/08Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs of cotton
    • A01D46/12Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs of cotton using boll-from-plant strippers

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Preliminary Treatment Of Fibers (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)

Abstract

colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente a presente invenção refere-se a uma colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente, caracterizada pelo fato de compreender: uma plataforma recolhedora do algodão do tipo arrancadora que compreende uma série de pontas alinhadas paralelamente na direção de avanço, na qual a extremidade dianteira das pontas se encontra próxima ao nível do chão e a extremidade traseira forma uma rampa inclinada ascendente; um dispositivo limpador que recebe o algodão colhido proveniente da plataforma recolhedora, o dispositivo limpador compreendendo cilindros dentados giratórios que engatam o algodão e expulsam os corpos pesados ou impurezas toda vez que uma escova rotativa tangente aos cilindros dentados resgata o algodão limpo dos dentes dos ditos cilindros; e um encaixe que recebe o algodão limpo proveniente do dispositivo limpador, o armazena e o transporta.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COLHEITA-DEIRA DE ALGODÃO DE ARRASTO ACIONADA MEDIANTE UMA UNIDADE MOTRIZ INDEPENDENTE".
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a uma colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente. Em particular, a presente invenção refere-se a uma unidade operativa de arrasto mediante um trator, composta por uma plataforma colheitadeira de algodão do tipo "descascadora" ou recolhedora, que é integrada com um dispositivo limpador de algodão, o conjunto sendo acionado pela tomada de potência do trator. Como complemento necessário é provido um encaixe tipo tremonha ou jaula, que recebe o algodão já colhido e limpo e que é, por sua vez, rebocado pelo dito trator.
ESTADO DA TÉCNICA E PROBLEMAS A SEREM SOLUCIONADOS A colheitadeira mecânica de algodão registra uma diversidade de sistemas e modelos de colheitadeiras, cuja difusão mais ampla se deu na segunda metade do século XX.
Nas diversas áreas algodoeiras do mundo, a colheita do algodão é realizada de forma natural, mecânica ou "mista”, de acordo com as escalas, os modos de produção e as condições sócio-econômicas e tecnológicas dos países produtores.
Entre os sistemas mecânicos predominam as colheitadeiras au-topropulsionadas, de alta complexidade tecnológica, especialmente adequadas para sistemas produtivos de grande escala e elevada capacidade econômica. A presente invenção refere-se a uma unidade operativa de arraso mediante um trator, composta por uma plataforma colheitadeira de algodão do tipo "descascadora" ou recolhedora, que é integrada com um dispositivo limpador de algodão, o conjunto sendo acionado pela tomada de potência do trator. Como complemente necessário é provido um encaixe tipo tremonha ou jaula, que recebe o algodão já colhido e limpo e que é, por sua vez, rebocado pelo dito trator.
Atualmente, predominam dois sistemas essencialmente diferentes de colheitadeiras de algodão.
As máquinas "pescadoras” ou "colhedoras", e as arrancadoras, recolhedoras ou "desfolhadoras".
As primeiras apresentam elementos de captação e extração do algodão na forma de fusos, puas ou barras verticais, que, com pequenos dentes ou rugosidades, extraem o algodão dos capulhos com a menor quantidade de impurezas possível. São colheitadeiras autopropulsionadas de alta complexidade mecânica e custos elevados de aquisição e manutenção.
As arrancadoras ou "desfolhadoras" extraem das plantas os capulhos completos, com os carpelos e demais componentes do fruto seco, assim como com outros corpos sólidos que se desprendem durante o processo. São máquinas mais simples, embora, para que o algodão fique isento do grosso das impurezas, este sistema deva ser complementado com meios de limpeza do algodão.
Os dois sistemas mencionados e suas variantes encontram-se disponíveis na configuração de máquinas automotrizes, que constituem unidades de total especificidade para colher algodão e que operam relativamente poucas horas por ano. Diferentemente das colheitadeiras de cereais e oleaginosas, a maioria delas pode colher, mediante a troca de plataformas recolhedoras, diversas espécies com uma utilização efetiva em grande parte do ano. A realidade mostra que a colheita mecânica do algodão conta com máquinas e recursos tecnológicos diversos, mas a incidência na economia do cultivo, tanto pelo valor de aquisição como pelo custo operativo por unidade de produção, torna estes meios de difícil acesso e utilização, especialmente para os pequenos e médios produtores algodoeiros de muitos países.
Conseqüentemente, a partir do ponto de vista técnico-econômico, é considerado que há uma demora ou demanda de alternativas e inovações que tragam outras soluções para o problema da colheita do algodão. A Patente Norte-americana 4.470.245 descreve um método e uma máquina colheitadeira de algodão do tipo de arrasto mediante um trator que opera em sulcos individuais espaçados {conforme mostrado no esquema). Esta máquina tem a particularidade de cortar as plantas de algodão à baixa altura, procedendo imediatamente em seu interior à separação do algodão do resíduo das plantas. Contudo, não antecipa nem interfere ou contrapõe nenhum aspecto com nossa proposta. A Patente Norte-americana 3.959.956 descreve uma máquina colheitadeira de algodão que, caso seja do tipo de arrasto, reivindica especialmente o sistema de separação ou limpeza do algodão, que se baseia em meios pneumáticos ou por corrente de ar de alta velocidade, mediante tubagens e câmaras de separação. Estes aspectos são diferentes do equipamento limpador ou "descascador" proposto, que é essencialmente mecânico, empregando apenas correntes de ar para a suspensão do algodão e sua descarga no encaixe ou tremonha. Por outro lado, é descrito um dispositivo recolhedor para duas linhas ou sulcos individuais separados ao longo dos quais procede a colheita. A plataforma da presente invenção se diferencia pelo fato de ser ampla, colhendo em toda a sua amplitude sem distinguir sulcos, isto é, não apenas "emboca" nos sulcos individuais, mas recolhe essencialmente cultivos em sementeiras densas com sulcos estreitos ou com uma separação mínima, inclusive sem seguir a direção dos sulcos, mas obliquamente ou na forma enviesada aos mesmos. A presente invenção representa uma alternativa apropriada para se obter uma colheita eficiente e que preserve as características intrínsecas da fibra do algodão. É notado que este sistema de colheita é principalmente adequado para cultivos conduzidos em sulcos estreitos, isto é, cultivos de alta densidade de plantas e com um maior potencial de rendimento.
BREVE DESCRICÃO DA INVENÇÃO A presente invenção é uma máquina caracterizada pelo fato de a plataforma de colheita ou dispositivo despojador do tipo "descascador" ser integrada em um dispositivo limpador do algodão, constituindo uma única unidade ou máquina operativa, cuja característica mais relevante é a de ser do tipo de arrasto e ser acionada mediante um trator agrícola comum ou u-sual. O algodão colhido e limpo é armazenado em um encaixe tipo tremonha, que, por sua vez, é rebocado formando um "tandem" com a co-Iheitadeira.
BREVE DESCRICÃO DOS DESENHOS
Para fins de uma melhor compreensão da invenção, a realização preferida da mesma é ilustrada nos seguintes desenhos, nos quais: A figura 1 é uma vista plana da colheitadeira com o dispositivo limpador e da forma na qual é engatado o trator; também é parcialmente mostrado o encaixe que recebe o algodão.
As figuras 2 e 3 mostram cortes esquemáticos dos componentes principais da colheitadeira de arrasto: da plataforma de colheita {figura 2) e do dispositivo limpador (figura 3). A figura 4 é uma vista panorâmica do conjunto de arrasto para visualização de uma possível forma da disposição espacial de seus componentes.
Em todas as figuras, os mesmos números representam os mesmos elementos ou componentes.
DESCRICÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A colheitadeira de algodão de arrasto descrita integra em uma unidade operativa os seguintes componentes essenciais: a) uma plataforma ou dispositivo recolhedor dos capulhos do algodão; b) um dispositivo limpador do algodão não trabalhado; e c) um encaixe ou reboque que recebe o algodão colhido.
Para uma melhor compreensão do objetivo apresentado, é descrita uma forma ou maneira na qual são integradas as partes componentes do conjunto e sua funcionalidade.
Na figura 1, a plataforma ou dispositivo recolhedor do algodão é indicado pela letra A, que consiste em um recolhedor de algodão do tipo "pente", que consta de uma série de pontas ou dedos metálicos rígidos 1, com montagem flexível, dispostos lado a lado, mantendo um espaço ou ranhura entre as pontas adjacentes. A figura 2 mostra que as ditas pontas são alinhadas paralelamente à direção de avanço da máquina e, na extremidade dianteira, se encontram muito próximas ao nível do chão e, na direção de trás, são elevadas formando uma rampa inclinada ascendente de uns 15° a 30° com relação ao plano horizontal. Cada dedo ou ponta apresenta, em corte transversal, um perfil na forma de V. A plataforma recolhedora do algodão é capaz de recolher o algodão em sulcos estreitos de menos de 50 cm.
Com o avanço da máquina em seu conjunto rebocada pelo trator e rodando sobre suas próprias rodas 2, as plantas de algodão penetram nos espaços ou ranhuras entre as pontas ou dedos 1, que, dada a sua disposição inclinada, as percorrem de baixo para cima, arrancando ou recolhendo os capulhos inteiros, já que estes não podem passar através das ranhuras. A sucessão de plantas que passam e que são "penteadas" pela plataforma vão descarregando os capulhos, que são deslocados na direção de trás e para cima, sendo estes acompanhados e impulsionados por um "batedor" rotativo de palhetas radiais flexíveis 3. Mediante este impulso, os capulhos de algodão ingressam em uma canaleta na qual opera um eixo com um transportador sem-fim 4. A ação rotativa deste transportador sem-fim desloca o algodão até o ponto 5, onde é levantado mediante uma corrente de ar por uma tubagem 6, ou por uma nora, sendo depositado na parte superior do dispositivo limpador "B". A figura 3 mostra que o dispositivo limpador do algodão não trabalhado de ação contínua "B" tem por objetivo a separação das impurezas maiores (cápsulas verdes, carpelos, pequenos galhos, etc.), melhorando a condição do produto colhido. O algodão que provém da plataforma de colheita, o qual é suspenso mediante uma corrente de ar, ingressa no limpador pela parte superior, sendo distribuído em toda a largura do dispositivo, enquanto o ar de im-pulsão escapa através das pequenas grades na forma de pentes na parte superior. A partir do ponto superior do limpador, o algodão é tratado por um cilindro "abridor" 10 que compreende uma pluralidade de dentes relativamente grandes, sendo imediatamente captado pelo primeiro cilindro limpador ou "descascador" 7, que o centrifuga de algum modo, retendo o algodão e expulsando as impurezas através das barras 11.0 algodão remanescente é tratado de forma similar pelo seguinte cilindro ou "recuperador" 7. A escova rotativa de alta velocidade 8, tangencial aos cilindros mencionados, resgata o algodão limpo que está engatado nos cilindros, e o deixa cair na câmara adjacente 12. Um transportador sem-fim o concentra e o solta na passagem de uma corrente ascendente de ar, que o orienta e o impulsiona para cima pela tubagem 9, descarregando-o na tremonha ou dispositivo receptor. Uma buraco soprador 13 eleva o algodão limpo pela tubagem 9 até o encaixe.
Desta forma, os cilindros 7, que apresentam em sua periferia setores ou aros dentados ou serrados, giram e engatam o algodão, produzindo um efeito de centrifugação do mesmo, com expulsão dos corpos pesados ou impurezas.
Por sua vez, a escova rotativa 8, tangente aos cilindros dos setores dentados 7, cuja velocidade tangencial supera àquela dos cilindros, resgata o algodão já limpo dos dentes dos ditos cilindros, conduzindo-o para uma tubagem pneumática 9, que o expulsa para o encaixe-jaula onde ele será armazenado. O encaixe-jaula "C", que recebe o algodão proveniente do dispositivo limpador, o armazena e o transporta, é um componente da máquina que é conectado ao conjunto por uma barra ou lança de tiro 10 e é arrastado ou rebocado reciprocamente com os outros componentes, completando a operação de colheita.
Essencialmente ele é um encaixe leve, com gradis altos que podem ser de arame tecido e que apresenta o plano superior ou "teto" também coberto para evitar que o algodão voe projetado pela ação do vento que o impulsiona. O dito encaixe, uma vez cheio de algodão, pode ser desengata-do e descarregado em uma beira ou lugar apropriado mediante um meca- nismo ou forma que facilita a descarga, para logo voltar a engatá-lo na co-Iheitadeira; ou pode ser substituído por outro encaixe vazio enquanto se emprega o primeiro para transportar o algodão até a instalação de despacho ou para o lugar de armazenamento.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1. Colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente, caracterizada pelo fato de compreender: uma plataforma recolhedora de algodão do tipo arrancadora (A) que compreende uma série de pontas (1) alinhadas paralelamente na direção de avanço, na qual a extremidade dianteira das pontas se encontra próxima ao nível do chão e a extremidade traseira forma uma rampa inclinada ascendente; um dispositivo limpador (B) que compreende cilindros dentados giratórios (7) e uma escova rotativa (8) tangente aos cilindros dentados (7); e um encaixe (C).
BRPI0603992A 2006-03-30 2006-09-29 Colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente BRPI0603992B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ARP060101263A AR054635A1 (es) 2006-03-30 2006-03-30 Una maquina cosechadora de algodon de arrastre accionada mediante una unidad motriz independiente

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0603992A BRPI0603992A (pt) 2007-11-27
BRPI0603992B1 true BRPI0603992B1 (pt) 2015-10-06

Family

ID=38323771

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0603992A BRPI0603992B1 (pt) 2006-03-30 2006-09-29 Colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8024914B2 (pt)
CN (1) CN101044816B (pt)
AR (1) AR054635A1 (pt)
BR (1) BRPI0603992B1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101361431B (zh) * 2008-09-01 2010-09-29 珠海慧生能源技术发展有限公司 一种棉秆收割及生物质燃料制造联合装置
CN101390464B (zh) * 2008-11-03 2010-06-09 新疆科神农业装备科技开发有限公司 采棉机集棉清理输送装置及所构成的棉花收获机械
TR201210346T1 (tr) * 2010-03-25 2013-01-21 Cnh America Llc Çekme tipi pamuk biçerdöveri ve balya makinesi.
CN101971740A (zh) * 2010-09-04 2011-02-16 无锡同春新能源科技有限公司 锂离子电池新能源应用在采棉机上的动力装置
CN103039190B (zh) * 2011-10-17 2014-11-26 新疆中收农牧机械有限公司 摆动梳脱玉米摘穗装置
US11818983B2 (en) 2014-09-21 2023-11-21 Bridgestone Corporation Guayule harvester and related processes
CN106134636A (zh) * 2016-06-27 2016-11-23 李化 一种牵引式农用棉花收获机
JP7152792B2 (ja) * 2017-10-26 2022-10-13 フリーゲル アグラルテクニク ゲーエムベーハー 横方向にオフセットで収集するための荷移載装置および収穫物の輸送車両への移載
CN113303083A (zh) * 2021-06-02 2021-08-27 王秀军 一种手提式摘桑机
CN114830913B (zh) * 2022-05-23 2023-04-11 星光农机股份有限公司 一种多功能采摘收割机头组
CN117397463B (zh) * 2023-11-21 2024-05-07 广东省农业科学院设施农业研究所 一种荔枝采摘机的工作方法

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1646455A (en) * 1925-08-05 1927-10-25 Int Harvester Co Power drive for harvesters
US1690375A (en) * 1925-09-15 1928-11-06 John E Mitchell Cotton-recleaning machine
US1990816A (en) * 1929-02-28 1935-02-12 Joshua C Conrad Cotton harvesting and cleaning machine
US1992429A (en) * 1933-12-13 1935-02-26 Int Harvester Co Wagon hitch for implements
US2445162A (en) * 1944-11-28 1948-07-13 William A Robinson Comb-type cotton harvester
US2517063A (en) * 1946-08-27 1950-08-01 R C Johnson Jr Comb type cotton harvester
US2526535A (en) * 1947-07-08 1950-10-17 William E Brown Cotton separator
US2869307A (en) * 1955-04-29 1959-01-20 Francis M Wagnon Cotton harvesting and cleaning machine
US3067561A (en) * 1961-05-05 1962-12-11 Henry J Jezek Cotton stripper
US3512237A (en) * 1968-08-05 1970-05-19 Hesston Corp Rotary grid for cotton cleaner
US3959956A (en) * 1974-09-27 1976-06-01 Fowler Lambuth G Cotton harvesting machine
IL63226A (en) 1981-07-02 1983-11-30 Sivan Dev & Implement Method of harvesting cotton and cotton harvesting machine
US6421991B1 (en) * 2000-09-26 2002-07-23 Deere & Company Doffer for a cotton cleaner

Also Published As

Publication number Publication date
US20070234696A1 (en) 2007-10-11
CN101044816B (zh) 2012-09-19
CN101044816A (zh) 2007-10-03
AR054635A1 (es) 2007-07-11
US8024914B2 (en) 2011-09-27
BRPI0603992A (pt) 2007-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0603992B1 (pt) Colheitadeira de algodão de arrasto acionada mediante uma unidade motriz independente
CN103918397B (zh) 自走式花生捡拾摘果联合收获机
US7524242B2 (en) Collecting kernels of corn and cobs
CN103039175B (zh) 两垄四行全喂入花生联合收获机
CN203851472U (zh) 自走式花生捡拾摘果联合收获机
US8251788B2 (en) Agricultural material separator
US20020069633A1 (en) Vinous crop harvesting apparatus and method
US3073098A (en) Apparatus for harvesting castor beans
CN103879128A (zh) 一种背负式籽瓜联合收获机
CN107197652B (zh) 一种土豆收割播种机
Baranovsky et al. Results of the experimental investigations of fodder beets harvesting technologies
US4815261A (en) Seed harvesting device
CN209845746U (zh) 拨禾轮、割台机构以及葵花联合收割机
AU2004202370A1 (en) Native seed harvester with cam design
Funk et al. Pepper harvest technology.
US8407975B2 (en) Cotton air harvester
CN206533748U (zh) 一种自走式毛豆收割机
CN211152825U (zh) 一种小型全喂入花生摘果机
US6640530B1 (en) Harvester with cooperating brushes and combs
US3142949A (en) Bean picker
Dumitru et al. Technical considerations regarding to harvesting patatoes and carrots equipment
El-Yamani et al. Influence of mechanical harvesting process on productivity and quality of cotton fiber
BRMU8701571U2 (pt) disposição construtiva para colheitadeira arrancadeira e roçadeira de amendoim verde
CN212436386U (zh) 棉花田秸秆粉碎及地膜清理还田作业机
CN203611543U (zh) 一种背负式籽瓜联合收获机

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2599 DE 27-10-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.