BRPI0601689B1 - Aplicador de cola - Google Patents

Aplicador de cola Download PDF

Info

Publication number
BRPI0601689B1
BRPI0601689B1 BRPI0601689-8A BRPI0601689A BRPI0601689B1 BR PI0601689 B1 BRPI0601689 B1 BR PI0601689B1 BR PI0601689 A BRPI0601689 A BR PI0601689A BR PI0601689 B1 BRPI0601689 B1 BR PI0601689B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
glue
opening
tape
applicator according
blade
Prior art date
Application number
BRPI0601689-8A
Other languages
English (en)
Inventor
André Querino
Original Assignee
André Querino
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by André Querino filed Critical André Querino
Priority to BRPI0601689-8A priority Critical patent/BRPI0601689B1/pt
Publication of BRPI0601689A publication Critical patent/BRPI0601689A/pt
Publication of BRPI0601689B1 publication Critical patent/BRPI0601689B1/pt

Links

Landscapes

  • Adhesive Tape Dispensing Devices (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)

Abstract

aplicador de cola a presente invenção refere-se a um aplicador de cola para ser usado para aplicar cola em fitas de qualquer tipo de material como madeira, melamina, plástico, etc. que compreende um compartimento de depósito de cola (2) dotado de uma abertura inferior (7) que dispensa a cola em uma fita (13), distribuindo uniformemente de acordo com o avanço manual da fita (13).

Description

(54) Título: APLICADOR DE COLA (51) Int.CI.: B05C 5/02 (73) Titular(es): QUERINO ANDRÉ (72) Inventor(es): QUERINO ANDRÉ
1/8
Figure BRPI0601689B1_D0001
APLICADOR DE COLA/
A presente patente de invenção refere-se a um aplicador de cola, particularmente para ser usado para aplicar cola em fitas de PVC.
Histórico da Invenção
A presente patente de invenção refere-se a um aplicador portátil de cola para fitas, sejam elas de PVC, melamina, madeira, papel, etc; nas mais variadas larguras e espessuras, visando melhorar a sua utilização de maneira limpa, prática e eficaz.
A evolução do processo produtivo de móveis em madeira pela qual o Brasil e o mundo se encontram no momento, mostra a necessidade de busca de soluções modernas, práticas e econômicas, para as diversas etapas de produção.
Tem-se procurado automatizar a produção através da utilização de equipamentos dedicados e controlados por microcomputadores, possibilitando que as antigas máquinas de serra, fresa e acabamento, sejam substituídas por outras que oferecem precisão nas dimensões finais das peças, permitindo uma produção seriada e com pouca interferência do operador, ganhando-se velocidade, melhor aproveitamento de matéria prima e volume de produção.
Entre os diversos equipamentos necessários nesse processo produtivo, tem-se a aplicador de cola, que tem sido objeto de diversos desenvolvimentos em sua construção e forma de operação.
Genericamente tais máquinas promovem o aquecimento de uma fita de madeira impregnada com cola, provocando seu derretimento possibilitando assim a colagem na peça escolhida. Tais máquinas são próprias para serem utilizadas em grandes marcenarias devido a seu custo elevado.
Uma opção de custo um pouco mais baixo tem sido as máquinas que aplicam cola diretamente na madeira. Dentre elas têm-se as máquinas que utilizam dois rolos comprimidos entre sí. Neste tipo de máquina a cola é depositada em um dos rolos que se encarrega de espalhá-la ao girar em contato com o segundo rolo aplicador, este por sua vez aplica a cola na madeira ao tocá-la. De maneira desvantajosa, este sistema não possui nenhum
2/8 controle da quantidade de cola ou da forma de sua aplicação na madeira levando ao desperdício. Uma outra desvantagem é a falta de controle da extensão de aplicação da cola, ela se espalha não somente na madeira, mas por toda a máquina também. Ainda outra desvantagem é a necessidade de se colocar os cilindros em meio aquoso sempre que a máquina não estiver em uso, para que a cola não seque sobre eles.
Existe um outro tipo de máquina dotada de um aplicador de colas aletado, chamado de pente, que aplica a cola na madeira por um processo de “pincelamento” ou espalhamento. Este sistema também apresenta algumas desvantagens, como permitir o vazamento, provocar excesso de cola no pente, não possuir regulagem de altura para aplicação de cola, e ponta cônica do embolo que empurra a cola para fora do cilindro injetor, fazendo com que a cola fique retida dentro do canal de entrada do pente de injeção, no retorno do embolo.
Um outro modelo de máquina conhecida é a de jateamento de cola sobre uma superfície da madeira. De maneira desvantajosa é frequente o entupimento do bico injetor, além disso, são necessários ajustes corretos da distância e altura entre o bico injetor e a peça, o que ocasiona frequentes desperdícios de cola.
Uma outra desvantagem comum a esses sistemas de aplicação é a necessidade de remoção e limpeza do conjunto a cada parada prolongada da produção, como ao final de cada período de trabalho, para evitar que a cola seque e comprometa a operação do aplicador.
Nas máquinas dotadas de válvula de agulha o controle é feito na saída da cola, e a forma cônica de sua ponteira não evita o escorrimento por excesso de cola.
Além disso, tais máquinas são peças grandes, caras, dependem de eletricidade para seu funcionamento e assim só são viáveis para grandes marcenarias.
A pequenas marcenarias, por não terem um volume de trabalho ou recursos que viabilize a compra de tais máquinas, optam por soluções mais simples e artesanaís como a utilização de pincéis e espátulas para aplicação e
3/8 • · .¼ * · » · · ► · * • · espalhamento de cola nas fitas, sendo inclusive esta a orientação dada pelos fabricantes de fita em seus catálogos, onde explicam a forma mais adequada para uniformizar a aplicação da cola.
Ocorre que esse procedimento apresenta algumas desvantagens, com ser lento, onera mão-de-obra, provoca desperdício de cola, suja a fita e o local de trabalho e não proporciona uniformidade da quantidade de cola na fita.
Diante de tantas desvantagens, as marcenarias de pequeno porte evitam trabalhar com fitas para aplicação em móveis, deixando assim de executar alguns serviços e consequentemente perdendo serviço.
Visando solucionar estes problemas, a presente invenção propõe uma máquina aplicadora de cola simplificada, portátil, econômica e que permite aplicar a cola apenas nas fitas, evitando desperdícios.
É ainda um objetivo da presente invenção um aplicador de cola que possui uma abertura para saída de cola que permite uma dosagem precisa de cola sobre as fitas, sem que haja vazamentos.
É também um outro objetivo da presente invenção um aplicador de cola que não necessita ser desmontado durante as paradas prolongadas.
É ainda um outro objetivo da presente invenção um aplicador de cola manual, econômico e que não usa eletricidade para seu funcionamento.
O presente aplicador é portátil, manual e barato, e assim pode ser utilizado em qualquer local ou sofisticação de marcenaria.
Para que se tenha uma clara visualização do aplicador de cola da presente invenção, acompanham este relatório desenhos ilustrativos, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente os diversos aspectos da invenção, cuja abrangência de proteção está determinada pelo escopo das reivindicações anexas, sem excluir qualquer outra realização equivalente, onde:
- a figura 1 representa uma vista em perspectiva do aplicador de cola (1) da presente invenção;
- a figura 2 representa uma vista superior do aplicador de cola (1);
- a figura 3 representa uma vista inferior do aplicador de cola (1), parcialmente
4/8 ...
*. * • · ί ... ·
•. ·
». · ·
I · .
cortado pela linha A-A de forma a possibilitar uma melhor visualização de sua abertura inferior (7);
- a figura 4 representa uma vista em corte do aplicador de cola (1); e,
- a figura 5 representa uma vista em perspectiva do aplicador de cola (1) com suportes laterais (12) e amparo superior (11) para uma fita de PVC, madeira ou similar (13).
Descrição da Invenção
Trata-se de um aplicador de cola (1) para ser usado para aplicar cola em fita de qualquer tipo de material como de madeira, melamina, plástico, papel, PVC, etc, e que aqui será tratado genericamente como fita (13).
Dito aplicador (1) compreende um compartimento de depósito de cola (2) dotado de ao menos uma abertura inferior (7) para saída de cola e de uma tampa superior (8) para seu preenchimento; um meio de retenção (9) da fita (13) contra a abertura (7); uma lâmina (3) que regula a vazão de cola sobre a fita (13); e dita abertura (7) de saída de cola é de largura minimamente menor que a largura da fita (13).
De maneira preferencial, dito aplicador (1) compreende adícionalmente uma lâmina (4) que regula a dosagem de cola liberada sobre a fita (13). Particularmente a extremidade inferior (41) é dentada de forma a melhor regular a vazão da cola, que ao passar pelos dentes da lâmina, promove ranhuras na cola aplicada na fita (13). Tal regulagem é feita de acordo com o tipo de cola, se é à base de água ou de contato.
Mais particularmente ainda, a extremidade inferior (41) é chanfrada na porção interna do compartimento (2), o que auxilia a expulsão da cola do compartimento (2) na direção da fita (13) na quantidade adequada ao uso.
O meio de retenção (9) da fita (13) contra a abertura (7), é qualquer um adequado que, como conforme ilustrado nas figuras 3 e 4, tem-se um suporte (9) que pressiona a fita (13) através do aperto de um afastador (91) contra ele. O afastador (91) regula a pressão do suporte (9) sobre a fita (13), sendo o conjunto suporte (9) e afastador (91) que pressionam a fita (13) contra a abertura (7) impedindo vazamento.
5/8
A pressão do suporte (9) sobre a fita (13) pode ser regulada ao se girar o afastador (91) no sentido horário ou anti-horário, pressionando-a ou liberando-a, contra a abertura (7) do compartimento (2).
Opcionalmente, dito suporte (9) é preso ao centro de uma alça 5 (92), cujas extremidades (921) são presas de forma articulada à base inferior do compartimento (2), facilitando a retirada e reposicionamento do suporte (9) contra a fita (13), sempre que for feita sua substituição.
Assim, para se fazer a troca da fita (13) basta liberar o suporte (9) do afastador (91), articular a alça (92) no sentido contrário ao da abertura (7), liberando a fita (13), fazendo-se então a troca.
Dita alça (92) pode ser uma mola de torção que mantém o suporte (9) contra a fita (13) mesmo após a soltura do afastador (91), e nessa situação particular faz-se necessária a aplicação de força para puxar dito suporte (9) no sentido contrário à fita (13), para liberá-la.
De maneira preferencial, dita tampa (8) é articulada em relação ao compartimento (2), o que facilita sua abertura e fechamento, evitando que seja perdida no momento de preenchimento do compartimento (2).
Dito compartimento (2), opcionalmente, compreende uma contratampa (82) dotada de uma abertura (821) próxima à parte frontal do compartimento (2), onde se posicionam as lâminas (3 e 4), que, de maneira vantajosa, permite que seja feita a troca da fita (13) sem que seja necessário retirar a cota do compartimento (2), pois ao se deitar o aplicador (1) com as lâminas (3 e 4) voltadas para cima, a cola desce para a parte traseira totalmente fechada do compartimento (2), deixando a abertura (7) livre de cola, permitindo assim a troca da fita (13).
De maneira preferencial, dita tampa (8) compreende um ressalto (81) de seção transversal de mesma geometria que a abertura (821), de forma que ao fechar a tampa (8) na contra-tampa (82) tem-se o encaixe do ressalto (81) na abertura (821), mantendo-se o compartimento mais estanque, evitando30 se a entrada de impurezas ou umidade do ar.
A cola é aplicada à fita (13) pela abertura (7) que, por gravidade, sai do compartimento (2) e a umedece.
• * • <
I ··
6/8
* • · « · • * ♦ • * • *
• · ? í · • ·
« · · • ·
• - ·· * ·· ·· • · • ·
·· ► <
I I • * ··· ««
Quando o aplicador (1) está em repouso, sua saída (7) fica bloqueada pela lâmina e fita (13) que é pressionada contra ela pelo suporte (9), impedindo a ocorrência de vazamento.
O avanço da fita (13) para aplicação da cola é manual. Para 5 aplicá-la basta puxar extremidade da fita (13), próxima à abertura (7), para fora do aplicador (1) que a cola vai umedecendo-a na sua passagem pela abertura (7). A cola é então aplicada de maneira uniforme, de acordo com a quantidade definida pelo usuário, que depende do tipo de material da fita e da cola. Dessa forma, a aplicação é feita sem desperdício por vazamento, sem sujar a fita (13) ou o local.
Dita lâmina (3) é dotada de um sistema de regulagem de altura para controle de quantidade de cola liberada. Dita regulagem de altura é feita através do posicionamento da lâmina (3) em relação à abertura (7), sendo que quanto mais distante a extremidade inferior da lâmina (3) estiver da abertura (7) maior é a quantidade de cola liberada; e, de maneira inversa, quanto mais próxima estiver a lâmina (3) da abertura (7) menor a quantidade de cola liberada. Dita lâmina (3) compreende um parafuso (32) que a imobiliza na posição desejada; uma abertura oblonga (31) para a passagem do dito parafuso (32) e que estabelece o início e fim de curso da movimentação da lâmina (3). Para se fazer o ajuste afrouxa-se o parafuso (32), move-se a lâmina para cima ou para baixo ao longo da abertura (31) até a nova posição, apertando-se então o parafuso (32) novamente.
Opcionalmente a lâmina (3) é dotada de uma lingüeta (33) de pega que auxilia sua movimentação quando do controle de quantidade de cola.
Assim, ao afrouxar o parafuso (32), tem-se a lingüeta (33) para segurar e movimentar a lâmina (3) para cima ou para baixo.
Dito aplicador (1) é dotado ainda de duas guias (10) para a fita (13), posicionadas na base inferior do compartimento (2), e nas laterais da abertura (7), de forma a orientar o posicionamento e movimento longitudinal da fita (13) no aplicador (1), e impedir que ela desvie da abertura (7) deixando-a a mostra.
Opcionalmente, dito aplicador (1) pode compreender dois
7fò
Figure BRPI0601689B1_D0002
suportes laterais (12) que a mantém distanciada da superfície onde é apoiada e um anteparo (11) superior e pino (111) para posicionamento da fita (13) enrolada ainda sem cola. Nesta situação particular, ao se ter a fita (13) enrolada ao redor do pino (111), obtém-se uma espécie de alça, que possibilita ao usuário carregar o aplicador (1) através dela
O sistema de fixação da lâmina (4) é qualquer um conhecido do homem da técnica, podendo, por exemplo, ser um par de lâminas (6) que delimitam um canal para seu posicionamento, e um par de lâminas (5) sobre as lâminas (6), cobrindo parcialmente a lâmina (4), de forma a mantê-la confinada dentro do canal formado pelas lâminas (6).
De maneira preferencial, as lâminas (5) são espaçadas o suficiente para servir de guia para a lâmina (3) quando de sua movimentação vertical, impedindo assim que ela gire ao redor do parafuso (32).
O aplicador (1) da presente invenção pode ser usado em qualquer largura de fita (13), como 18, 22, 28, 35, 60 mm, etc; de qualquer espessura como as existentes no mercado de 0,4 até 2 mm, podendo ser maior ou menor que essas medidas. Assim para cada largura de fita (13) tem-se uma largura de abertura (7) correspondente.
Opcionalmente, o aplicador (1) pode ter sua abertura (7) obturada por lâminas (101) das guias (10) que, nessa situação particular, podem ser movidas sobre a abertura (7) de acordo com a largura da fita (13) utilizada.
O presente aplicador (1) pode compreender mais de uma abertura inferior (7) para passagem da cola que, de maneira prática e à vontade do usuário, permite a utilização do equipamento para aplicar cola nas mais várias dimensões ou tipos de fitas (13), separadamente, ou conjuntamente.
Dito aplicador (1) compreende adicionalmente uma guilhotina (14) para corte da fita (13) já com cola aplicada. Dita guilhotina (14) é dotada de um sistema de mola (141) que a mantém em posição de uso, ou seja, voltada para cima. Para utiliza-la basta que o usuário a force para baixo, cortando a fita (13).
Uma vez liberada, a guilhotina (14) volta para sua posição de descanso, qual seja, para cima puxada pela mola (141). Dita guilhotina (14) é posicionada no aplicador por qualquer meio conhecido do homem da técnica, como parafusos, • «
8/8 encaixe tipo gaveta, soldada, etc.
O homem da técnica prontamente perceberá, a partir dos desenhos e da descrição apresentada, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.
Figure BRPI0601689B1_D0003
1/3 « · ·

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - APLICADOR DE COLA caracterizado por compreender um compartimento de depósito de cola (2) dotado de ao menos uma abertura inferior (7) para saída de cola e de uma tampa superior (8) para seu
    5 preenchimento; um meio de retenção (9) da fita (13) contra a abertura (7); uma lâmina (3) que regula a vazão de cola sobre a fita (13); e dita abertura (7) de saída de cola é de largura minimamente menor que a largura da fita (13).
  2. 2 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma lâmina (4) cuja
    10 extremidade inferior (41) é dentada de forma a melhor regular a vazão da cola.
  3. 3 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 2 caracterizado pelo fato da extremidade inferior (41) da lâmina (4) ser chanfrada na porção interna do compartimento (2).
  4. 4 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 1 15 caracterizado pelo fato da dita tampa (8) ser articulada em relação ao compartimento (2).
  5. 5 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do meio de retenção (9) da fita (13) contra a abertura (7), ser um suporte (9) que pressiona a fita (13) através do aperto de um
    20 afastador (91).
  6. 6 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 5 caracterizado pelo fato do dito suporte (9) ser preso ao centro de uma alça (92), cujas extremidades (921) são presas de forma articulada à base inferior do compartimento (2).
    25
  7. 7 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 6 caracterizado pelo fato do da alça (92) ser uma mola de torção.
  8. 8 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da lâmina (3) ser dotada de um sistema de regulagem quantidade de cola liberada composto por uma regulagem de altura através do
    30 posicionamento da lâmina (3) em relação à abertura (7), que compreende um parafuso (32) que a imobiliza na posição desejada; uma abertura oblonga (31) para a passagem do dito parafuso (32) e estabelecimento do início e fim de curso da movimentação da lâmina.
  9. 9 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8 caracterizado pelo fato da lâmina (3) ser dotada de uma üngüeta (33) de pega.
    5 10 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 9 caracterizado pelo fato de compreender duas guias (10) para a fita (13) posicionadas na base inferior do compartimento (2), nas laterais da abertura (7}, de forma a orientar o posicionamento e movimento da fita (13) no aplicador (1), e impedir que ela desvie da abertura (7) deixando-a a mostra.
  10. 10
  11. 11 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 10 caracterizado pelo fato de compreender dois suportes laterais (12) que a mantém distanciada da superfície onde é apoiada.
  12. 12 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 11 caracterizado pelo fato de compreender um anteparo (11)
    15 superior e pino (111) para posicionamento e suporte da fita (13) ainda sem cola.
  13. 13 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 12 caracterizado pelo fato do sistema de fixação da lâmina (4) ser um par de lâminas (6) que delimitam um canal para seu
    20 posicionamento, e um par de lâminas (5) sobre as lâminas (6), cobrindo parcialmente a lâmina (4), de forma a mantê-la confinada dentro do canal formado pelas lâminas (6).
  14. 14 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 13 caracterizado pelo fato das lâminas (5) serem espaçadas o suficiente para
    25 servir de guia para a lâmina (3) quando de sua movimentação vertical, impedindo assim que ela gire ao redor do parafuso (32).
  15. 15 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 14 caracterizado pelo fato da abertura (7) poder ser obturada por lâminas (101) das guias (10) ao serem movidas sobre a abertura (7) de
    30 acordo com a largura da fita (13) utilizada.
  16. 16 - APLICADOR DE COLA de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 15 caracterizado pelo fato do dito compartimento (2) v/
    3/3 compreender uma contra-tampa (82) dotada de uma abertura (821) próxima à parte frontal do compartimento (2), onde se posicionam as lâminas (3 e 4).
  17. 17 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 16 caracterizado pelo fato da dita tampa (8) compreender um ressalto (81) de seção transversal de mesma geometria que a abertura (821), de forma que ao fechar a tampa (8) na contra-tampa (82) tem-se o encaixe do ressalto (81) na abertura (821).
  18. 18 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de compreender uma pluralidade de aberturas inferiores (7) para passagem da cola para aplicação de cola em uma pluralidade de fitas (13).
  19. 19 - APLICADOR DE COLA de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de compreender uma guilhotina (14) para corte da fita (13) dotada de um sistema de mola (141) que a mantém em posição de uso, de forma que quando forçada para baixo, corta a fita (13).
    FIG 2
    FIG 3 • · ·
    I · · **
    FIG 5
BRPI0601689-8A 2006-04-26 2006-04-26 Aplicador de cola BRPI0601689B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0601689-8A BRPI0601689B1 (pt) 2006-04-26 2006-04-26 Aplicador de cola

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0601689-8A BRPI0601689B1 (pt) 2006-04-26 2006-04-26 Aplicador de cola

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0601689A BRPI0601689A (pt) 2007-12-18
BRPI0601689B1 true BRPI0601689B1 (pt) 2018-05-29

Family

ID=38828828

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0601689-8A BRPI0601689B1 (pt) 2006-04-26 2006-04-26 Aplicador de cola

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0601689B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0601689A (pt) 2007-12-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5143123B2 (ja) 糊付け装置
US7854037B2 (en) Paint pad with adjustable handle
TW201420476A (zh) 具有改良濕化系統之膠帶配送器
US2810148A (en) Paint applicator
CN103100512B (zh) 一种手动涂胶装置
ITMO20090298A1 (it) Apparato e metodo di incollaggio
CN210876054U (zh) 狭缝式保护膜涂胶装置
CN215784456U (zh) 一种抗静电ptfe薄膜胶带生产用配胶装置
BRPI0601689B1 (pt) Aplicador de cola
CN111645344A (zh) 一种pvc膜自动化加工用加湿装置
CN202299343U (zh) 一种辊筒涂胶装置
CN211134448U (zh) 一种中座板涂胶装置
US3014454A (en) Stripe applicators
CN205685807U (zh) 用于糊盒机的上胶机构及应用该机构的糊盒机
CN205217247U (zh) 一种墙纸上胶机
CN216063951U (zh) 一种家具木板高效涂胶装置
CN205146571U (zh) 一种裱胶机的上胶机构
BRMU9101875Y1 (pt) pistola de cola
JP3817040B2 (ja) ナイフ塗布システム
CN205462972U (zh) 刷胶机
CN218779885U (zh) 一种室内装饰涂抹装置
CN219850440U (zh) 一种高速涂胶机
CN219334745U (zh) 一种五辊涂布机涂布机构
CN209580646U (zh) 一种包装盒面纸过胶装置
CN113798116B (zh) 一种定位涂布装置及预留易撕边的外用贴膏剂涂布系统

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/05/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.