BRPI0600419B1 - Molded parts, and their production processes - Google Patents

Molded parts, and their production processes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0600419B1
BRPI0600419B1 BRPI0600419B1 BR PI0600419 B1 BRPI0600419 B1 BR PI0600419B1 BR PI0600419 B1 BRPI0600419 B1 BR PI0600419B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
polyamide
compound
mixture
salt
weak acid
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PEÇAS MOLDADAS, E SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO".
[001] A presente invenção se refere a um processo para produção de peças moldadas, sob aumento da resistência à fusão no processamento de poliamidas, que por razões de produção contêm um catalisador fosforoso.
[002] Poliamidas são macromoléculas que contêm na cadeia principal o grupo -CO-NH-. Elas são obtidas ou de dois componentes básicos monoméricos, dos quais cada um contém dois grupos reativos iguais, por exemplo, -NH2 ou -COOH, ou de componentes básicos bifuncionais uniformes, cada um dos quais contém ou pode formar um grupo amino e carboxila. As poliamidas são preparadas, por exemplo, por reações de poli condensação de diaminas com ácidos dicarboxílicos ou de ácidos aminocarboxílicos ou por polimerização por abertura de anel de lactamas.
[003] Em geral, as poliamidas são preparadas para aplicações que necessitam de uma alta resistência à fusão, de acordo com um processo de duas etapas. Nesse caso, primeiramente dá-se a preparação de um prepolímero comparativamente de baixa viscosidade em um reator de pressão, tal como descrito, por exemplo, em Kunststoff-Handbuch, Volume 3/4 Technische Thermoplaste, Polyamide; edits. Becker, Braun; Carl Hanser Verlag, 1998. Como catalisador é usado, vantajosamente um composto de ácido ou H3P04. Esses compostos também podem ser usados na forma de seus precursores, tal como, por exemplo, ésteres; estes últimos transformam-se, sob as condições de reação, por hidrólise, nos ácidos livres citados acima. Outros exemplos de compostos apropriados como catalisadores são ácidos organofosfônicos ou ácidos organofosfínicos ou os precursores dos mesmos. Além de uma dissociação de lactama aperfeiçoada a temperaturas baixas, o que, em conseqüência, também significa um conteúdo de lactama residual menor, pela presença desse catalisador também é causado um aperfeiçoamento de cor dos policondensados correspondentes; no total, a reação de policondensação é acelerada. Os efeitos dos compostos catalisadores estendem-se, naturalmente, também às poliamidas que não contêm laurinlactama, mas outros monômeros. O precursor, que é obtido desse modo na primeira etapa de reação, é subseqüentemente elevado por reação dos grupos terminais restantes para o valor final necessário do peso molecular, por exemplo, por condensação adicional de fase sólida. À poliamida de alto peso molecular obtida são normalmente adicionados aditivos, tal como, por exemplo, aditivos de condutibilidade, estabilizadores, plastificantes, agentes de nucleação, adjuvantes de processamento, corantes etc.; a massa de moldar obtida desse modo encontra, então, aplicação onde é necessária uma resistência à fusão mais alta, entre outros, na extrusão de tubo na moldagem por sopro ou na termomoldagem. No entanto, é desvantajoso que o aumento do peso molecular para o nível necessário requer um tempo de reação ou tempo de permanência longo, de modo que, nesse caso, resultam custos de processo adicionais.
[004] No documento WO 00/66650 é descrito o uso de compostos com pelo menos duas unidades de carbonato para condensação de poliamidas, sendo que as propriedades podem ser ajustadas de modo seguro e estável e é criada a possibilidade de realizar um processamento múltiplo do material condensado, sem que ocorra a formação de gel ou heterogeneidades. Um aditivo que se baseia nesse princípio para ajuste de peso molecular em poliamidas, é comercializado pela empresa Brüggemann KG sob o nome de Brüggolen M1251. As aplicações primárias situam-se no âmbito do ajuste de viscosidade para material reciclado de Pa6 ou PA66, que é reaproveitado em massas de moldar de extrusão. No caso do aditivo Brüggolen M1251, trata-se de um mistura-padrão de um policarbonato de baixa viscosidade, por exemplo, Lexan 141, em um PA6 terminado em ácido. A formação de peso molecular tem origem uma reação dos grupos terminais de amino contidos no material a ser condensado com o policarbonato.
[005] A eficácia do método é mostrada no documento WO 00/66650 no exemplo da condensação de PA6 e PA66, sendo que os policondensados correspondentes são usados, em parte, em forma pura, mas em parte também como aditivos, tais como, por exemplo, fibras de vidro e montanato.
[006] No entanto, constatou-se que o método descrito em WO 00/66650, surpreendentemente, em muitas poliamidas, por exemplo, em PA12, em copoliamidas baseadas no mesmo, PA11 PA612 ou poliamidas alicíclicas não leva a um aumento de peso molecular. Comprovadamente, não ocorre nenhuma reação necessária para esse fim dos grupos terminais de amino com o aditivo. Portanto, apresentou-se a tarefa de encontrar também para essas e poliamidas similares, nas quais o aumento de peso molecular com o processo de acordo com WO 00/66650 não funciona, um processo modificado, que possibilite um aumento de peso molecular seguro e simples dos materiais em um processo de uma etapa, durante a composição.
[007] Surpreendentemente, foi descoberto que os problemas citados ocorrem quando na preparação da poliamida é usado um composto de ácido protônico contendo fósforo como catalisador, e que, nesse caso, os problemas são eliminados se a base correspondente a um ácido fraco for adicionada na forma de um sal, sendo que é adicionado, vantajosamente, um sal de um ácido fraco. Um processo similar está descrito no pedido de patente alemão não previamente publicado, com o número de pedido 103 37 707.7 de 16/08/2003, ao qual é feita referência expressa pelo presente.
[008] Objetivo da invenção é, portanto, um processo para produção de peças moldadas, sob condensação de uma massa de moldar de poliamida, cuja fração de poliamida contém, por razões de produção, pelo menos 5 ppm e, particularmente, 20 a 500 ppm de fósforo na forma de um composto ácido, com um composto com pelo menos duas unidades de carbonato, sendo que são adicionados à massa de moldar de poliamida, antes da composição ou durante a composição, 0,001 a 10% em peso, com relação à poliamida, de um sal de um ácido fraco, é produzida uma mistura da composição acabada e do composto com pelo menos duas unidades de carbonato, a mistura é opcionalmente armazenada e/ou transportada e a mistura é subseqüentemente processada para peça moldada, sendo que só nessa etapa se dá a condensação.
[009] Surpreendentemente, foi constatado que nesse modo de adição ocorre um aumento significativo da resistência à fusão durante o processamento, a pressões de processamento simultaneamente moderadas e baixa carga do motor. Desse modo, apesar de alta viscosidade de fusão, podem ser obtidas altas vazões no processamento, do que resulta um aperfeiçoamento da economicidade do processo de produção.
[0010] Uma poliamida apropriada no sentido da invenção está formada na base de lactamas, ácidos carboxílicos de amino, diaminas ou ácidos dicarboxílicos. Além disso, a mesma pode conter componentes básicos de ação ramificadora, que são derivados, por exemplo, de ácidos tricarboxílicos, triaminas ou polietilenoimina. Tipos apropriados, respectivamente como homopolímero ou como copolímero, são, por exemplo, PA6, PA46, PA66, PA610, PA66/6, PA6/6T, PA66/6T, bem como, particularmente, PA612, PA1010, ΡΑ1012, ΡΑ1212, ΡΑ613, ΡΑ1014, ΡΑ11, ΡΑ12 ou uma poliamida transparente. Em poliamidas transparentes são de interesse, por exemplo: - a poliamida do ácido tereftálico e da mistura isomérica de 2.2.4- e 2.4.4-trimetilexametilenodiamina, - a poliamida de ácido isoftálico e 1.6-hexametilenodiamina, -a copoliamida de uma mistura de ácido tereftálico/isoftálico e 1.6-hexametilenodiamina, - a copoliamida de ácido isoftálico, 3.3’-dimetil-4.4’-diaminodicicloexilmetano e laurinlactama ou caprolactama, - a (co)poliamida de ácido 1.12-dodecânico, 3.3’-dimetila-4.4’-diaminodicloexilmetano e, opcionalmente, laurinlactama ou caprolactama, a copoliamida de ácido isftálico, 4.4’-diaminodicicloexilmetano e laurinlactama ou caprolactama, - a poliamida de ácido 1.12-dodecânico e 4.4’-diaminodicicloexilmetano, a copoliamida de uma mistura de ácido tereftálico/isoftálico, 3.3’-dimetila-4.4’-diaminodicicloexilmetano e laurinlactama.
[0011] Além disso, são apropriadas polieteramidas a base de lactamas, ácidos aminocarboxílicos, diaminas, ácidos dicarboxílicos e polieterdiaminas e/ou polieterdióis.
[0012] Preferivelmente, os compostos básicos têm pesos moleculares Mn acima de 5000, particularmente, acima de 8000. Nesse caso, são usadas poliamidas, cujos grupos terminais apresentam-se, pelo menos em parte, como grupos amino. Por exemplo, pelo menos 30%, pelo menos 40%, pelo menos 50%, pelo menos 60%, pelo menos 70%, pelo menos 80% ou pelo menos 90% dos grupos terminais apresentam-se como grupos terminais amino. A produção de poliamidas com conteúdo de grupos terminais amino mais alto, sob uso de diaminas ou poliaminas, como regulador é estado da técnica. No presente caso, é usada na produção da poliamida, preferivelmente, uma diamina alifática, cicloalifática ou aralifática com 4 a 44 átomos de C como regulador. Diaminas apropriadas são, por exemplo, hexametilenodiamina, decametilenodiamina, 2.2.4- ou 2.4.4- trimetilexametilenodiamina, dodecametilenodiamina, 1.4- diaminocicloexano, 1.4- ou 1.3-dimetilaminocicloexano, 4.4’-diaminodicicloexilmetano, 4.4’-diamino-3.3’-dimetildicicloexilmetano, 4.4’-diaminodicicloexilpropano, isoforondiamina, metaxililidenodiamina ou paraxililidenodiamina.
[0013] Em uma outra forma de realização preferida, é usada na produção da poliamida uma poliamina como regulador e, simultaneamente, ramificador. Exemplos da mesma são dietilenotriamina, 1.5-diamino-3-(p-aminoetil) pentano, tris(2-aminoetil)amina, N,N-bis(2-aminoetil)-N’,N’bis[2-[bis(2-amino- etil)amino]-etil]-1,2-etandiamina, dendrímeros, bem como polietilenoiminas, particularmente, polietilenoiminas ramificadas, que são obteníveis por polimerização de aziridineno (Houben-Weyl, Methoden der Organischen Chemie, Band E20, páginas 1482 - 1487, Georg Thieme Verlag Stuttgart, 1987) e que, em geral, possuem a seguinte distribuição de grupos amino: 25 a 46% de grupos amino primários, 30 a 45% de grupos amino secundários e 16 a 40% de grupos amino terciários.
[0014] No processo de acordo com a invenção, é usado pelo menos um composto com pelo menos duas unidades de carbonato em uma relação de quantidade de 0,005 a 10% em peso, calculada em relação à poliamida usada. Preferivelmente, essa relação situa-se no âmbito de 0,01 a 5,0% em peso, de modo particularmente preferido, no âmbito de 0,05 a 3% em peso. O termo "carbonato" significa, nesse caso, ésteres do ácido carbônico, particularmente com fenóis ou álcoois.
[0015] O composto com pelo menos duas unidades de carbonato pode ser de baixo peso molecular, oligomérico ou polimérico. Ele pode consistir totalmente em unidades de carbonato ou pode conter, ainda, outras unidades. As mesmas são, preferivelmente, unidades oligoméricas ou de poliamida, ésteres, éteres, eteresteramida ou éteramida. Esses compostos podem ser preparados por processos de oligomerização ou polimerização ou por reações análogas à polimerização.
[0016] Em uma forma de realização preferida, no caso do composto com pelo menos duas unidades de carbonato, trata-se de um policarbonato, por exemplo, na base de bisfenol A ou de um copolímero em bloco, que contém um bloco de policarbonato desse tipo.
[0017] A adição do composto usado como aditivo, com pelo menos duas unidades de carbonato na forma de um mistura-padrão possibilita uma dosagem mais precisa do aditivo, uma vez que são usadas quantidades maiores. Além disso, constatou-se que pelo uso de uma mistura-padrão é obtida uma qualidade de extrusado aperfeiçoada. A mistura-padrão compreende como material de matriz, preferivelmente, a poliamida, que também é condensada no processo de acordo com a invenção, ou uma poliamida compatível com a mesma, mas também poliamidas incompatíveis podem sofrer uma ligação parcial à poliamida a ser condensada, o que provoca uma compatibilização. A poliamida usada como material de matriz na mistura-padrão tem, preferivelmente, um peso molecular Mn de acima de 5000 e, particularmente, acima de 8000. Nesse caso, são preferidas as poliamidas cujos grupos terminais apresentam-se, predominantemente, como grupos ácido carboxílico. Por exemplo, pelo menos 80%, pelo menos 90% ou pelo menos 95% dos grupos terminais apresentam-se como grupos ácidos.
[0018] A concentração do composto com pelo menos duas unidades de carbonato na mistura-padrão perfaz, preferivelmente, 0,15 a 50% em peso, de modo particularmente preferido, 0,2 a 25% em peso e, de modo especialmente preferido, 0,3 a 15% em peso. A produção de uma mistura-padrão desse tipo dá-se de modo usual, conhecido do técnico.
[0019] Compostos apropriados com pelo menos duas unidades de carbonato, bem como mistura-padrão apropriadas estão descritos detalhadamente no documento WO 00/66650, ao qual é feita referência expressa no presente.
[0020] Na presente invenção, a poliamida contém, forçosamente, um composto de ácido protônico contendo fósforo, na forma de um catalisador de policondensação ativo, que pode ser usado ou na forma de matéria ou na forma de precursores, que sob as condições de reação formam o catalisador ativo ou produtos derivados do mesmo. A determinação do conteúdo de fósforo dá-se de acordo com DIN EM ISO 11885 por meio de ICP-OES (Inductively Coupled Plasma-Optical Emission Spectrometry), mas ela também é possível, por exemplo, por AAS (espectroscopia de absorção de átomos). Deve ser observado que nas massas de moldar também podem estar contidos, adicionalmente, outros componentes fosforosos, por exemplo, como estabilizadores. Nesse caso, a determinação do fósforo originado da policondensação dá-se de acordo com um método diferencial. A preparação das amostras é então adaptada à respectiva proposição de problema.
[0021] O sal de um ácido fraco presumivelmente mostra a eficácia de acordo com a invenção pelo fato de tornar inócuos os compostos de fósforo contidos. Nesse caso, o valor de pKa do ácido fraco está situado em 2,5 ou mais alto, preferivelmente, em 3,0 ou mais alto e, de modo particularmente preferido, em 3,5 ou mais alto. Ácidos fracos apropriados são escolhidos, por exemplo, de ácidos carboxílicos, tais como ácidos monocarboxílicos, ácido dicarboxílicos, ácido tricarboxílicos, ácidos hidróxicarboxílicos, ácidos aminocarboxílicos, fenóis, álcoois e compostos ácidos de CH.
[0022] Além disso, também são apropriados sais de ácidos fracos inorgânicos, por exemplo, carbonatos, hidrogenocarbonatos, fosfatos, hidrogenofosfatos, hidróxidos, sulfitos, enquanto metais apropriados podem ser, por exemplo, metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, metais do grupo III principal ou metais do grupo II secundário. Como cátion, também são apropriados, em princípio, cátions orgânicos, por exemplo, íons de amônio, que estão totalmente ou parcialmente substituídos com radicais orgânicos.
[0023] Além disso, também podem ser usados sais de ácidos fracos, que são parte de estruturas macromoleculares, por exemplo, na forma de ionômeros do tipo Surlyn® (DuPont) ou oxidatos de cera de polietileno total ou parcialmente saponificados.
[0024] Como exemplo, são mencionados os seguintes sais: estearato de alumínio, estearato de bário, estearato de lítio, estearato de magnésio, oleato de potássio, oleato de sódio, laurato de cálcio, montanato de cálcio, montanato de sódio, acetato de potássio, estearato de zinco, estearato de magnésio, hidróxido de cálcio, hidróxido de magnésio, triidrato de fenolato de sódio, metanolato de sódio, carbonato de cálcio, carbonato de sódio, hidrogenocarbonato de sódio, fosfato trissódico e hidrogenofosfato dissódico.
[0025] Do sal de um ácido fraco são usados, preferivelmente, 0,001 a 5% em peso, de modo particularmente preferido, 0,01 a 2,5% em peso e, de modo especialmente preferido, 0,05 a 1% em peso, respectivamente com relação à poliamida.
[0026] No processo de acordo com a invenção podem ser usados, além disso, os aditivos usuais, que encontram aplicação na produção de massas de moldar de poliamida. Exemplos ilustrativos para esse fim são corantes, retardadores de chama e agentes de proteção contra chamas, estabilizadores, materiais de enchimento, aperfeiçoadores de capacidade de deslizamento, agentes de separação de moldes, modificadores de resistência a choques, plastificantes, aceleradores de cristalização, agentes antiestáticos, lubrificantes, adjuvantes de processamento, bem como outros polímeros, que normalmente são combinados com poliamidas.
[0027] Exemplos desses aditivos são os seguintes: [0028] Corantes: dióxido de titânio, carbonato básico de chumbo, oxido de zinco, litopônio, oxido de antimônio, negro-de-fumo, negro de oxido de ferro, negro de manganês, negro de cobalto, negro de antimônio, cromato de chumbo, zarcão, amarelo de zinco, verde de zinco, vermelho de cádmio, azul de cobalto, azul-da-Prússia, azul ultramarino, violeta de manganês, amarelo de cádmio, verde de Schweinfurt, laranja e vermelho de molibdênio, laranja e vermelho de cromo, vermelho de oxido de ferro, verde de oxido de cromo, amarelo de estrôncio, azul de molibdênio, carbonato de cálcio, ocre, umbra, verde-montanha, terra di Siena calcinada, grafite ou corantes orgânicos solúveis.
[0029] Retardadores de chama ou agentes de proteção contra chamas: oxido de antimônio III, hexabromociclododecano, e tetracloro ou tetrabromo bisfenol e fosfatos halogenados, boratos halogenados, parafinas de cloro, bem como fósforo vermelho, ainda, estanatos, cianurato de melamina e produtos de condensação do mesmo, tal como melamo, melemo, melona, compostos de melamina, tais como pirofosfato e -polifosfato de melanina, polifosfato de amônio, hidróxido de alumínio, hidróxido de cálcio, bem como compostos fósforo-orgânicos que não contêm halogenios, tal como, por exemplo, difenilfosfato de resorcinol ou éster de ácido fosfônico.
[0030] Estabilizadores: sais metálicos, particularmente, sais de cobre e sais de molibdênio, bem como complexos de cobre, fosfitos, fenóis estericamente impedidos, aminas secundárias, absorvedores de ultra-violeta e estabilizadores de HALS.
[0031] Materiais de enchimento: fibras de vidro, esferas de vidro, fibras de vidro moído, diatomita, talco, caulim, argilas, CaF2, óxidos de alumínio, bem como fibras de carbono.
[0032] Aperfeiçoadores de capacidade de deslizamento e lubrificantes: MoS2, parafinas, álcoois graxos, bem como amidas de ácido graxo.
[0033] Agentes de separação de moldes e adjuvantes de processamento: ceras (montanatos), ceras de ácido montânico, ceras de éster montânico, polissiloxanos, polivinilálcool, Si02, silicatos de cálcio, bem como perfluorpoliéter.
[0034] Plastificantes: BBSA, POBO.
[0035] Modificadores de resistência a choques: polibutadieno, EPM, EPDM, HDPE, caucho de acrilato.
[0036] Agentes antiestáticos: negro-de-fumo, fibras de carbono, fibrilas de grafite, álcoois polivalentes, ésteres de ácido graxo, aminas, amidas de ácido, sais de amônio quaternários.
[0037] Outros polímeros: ABS, polipropileno [0038] Estas substâncias de adição podem ser no geral utilizadas nas quantidades conhecidas pelo amínico.
[0039] O sal do ácido fraco pode ser adicionado em qualquer momento desejado. Ele pode ser adicionado, por exemplo, já depois do término da policondensação à fusão primária, quer diretamente no reator de policondensação quer no extrusor de descarga. Por outro lado, ele também pode ser aplicado sobre o granulado de poliamida, antes da composição, por exemplo, em um misturador a quente ou em um secador oscilante. Uma outra possibilidade consiste no fato de adicionar o sal durante a composição, junto com os aditivos. Em todos os casos, o sal pode ser adicionado como tal ou como mistura-padrão.
[0040] O composto com pelo menos duas unidades de carbonato é adicionado como tal ou como mistura-padrão, de acordo com a invenção, só depois da composição, mas, o mais tardar, durante o processamento. Preferivelmente, mistura-se no processamento a poliamida a ser condensada ou a massa de moldar a ser condensada como granulado com o granulado do composto com pelo menos duas unidades de carbonato ou com a mistura-padrão correspondente. Mas também pode ser produzida uma mistura de granulados da massa de moldar de poliamida de composição acabada com o composto com pelo menos duas unidades de carbonato ou com a mistura-padrão, subseqüentemente, é transportada ou armazenada e depois é processada. De modo correspondente, naturalmente também pode-se operar com misturas de pós. É decisivo que a mistura só seja fundida no processamento. É recomendável uma mistura em profundidade da fusão no processamento. Mas a mistura-padrão também pode ser adicionada igualmente bem à fusão da massa de moldar de poliamida como corrente de fusão, com ajuda de um extrusor auxiliar e depois ser misturado em profundidade.
[0041] As peças moldadas produzidas de acordo com a invenção são, preferivelmente, corpos ocos ou perfis ocos, particularmente, com diâmetros grandes, por exemplo, tubos condutores de gás, tubulações de offshore, tubulações de abastecimento, canais para cabos, tubulações de abastecimento em postos de combustíveis, tubulações de ventilação, tubos de aspiração de ar, tubos de enchimento de tanques, reservatórios e tanques de combustível. Seu diâmetro externo perfaz, preferivelmente, pelo menos 30 mm, de modo particularmente preferido, pelo menos 60 mm e, de modo especialmente preferido, em pelo menos 110 mm, enquanto sua espessura de parede perfaz, preferivelmente, pelo menos 1 mm, de modo particularmente preferido, pelo menos 3 mm, de modo especialmente preferido, pelo menos 6 mmm e, de modo muito especialmente preferido, em pelo menos 10 mm. Essas peças moldadas podem ser produzidas, por exemplo, por extrusão, coextrusão ou moldagem por sopro, inclusive, moldagem por sopro de aspiração, moldagem de sopro de 3-D, processos de embutimento de tubos flexíveis e processos de manipulação de tubos flexíveis. Esses processos são do estado da técnica.
[0042] A parede desses corpos ocos ou perfis ocos pode, nesse caso, ser de uma camada e, nesse caso, consistir totalmente na massa de moldar utilizada de acordo com a invenção, mas ela também pode ser de camadas múltiplas, sendo que a massa de moldar usada de acordo com a invenção pode formar a camada externa, a camada interna e/ou a camada central. A outra camada ou as outras camadas consistem em massas de moldar na base de outros polímeros, por exemplo, de polietileno, polipropileno, fluorpolímeros, ou em metal, por exemplo, aço. Por exemplo, as tubulações de offshore, na maioria das vezes, são formadas em camadas múltiplas; em geral, elas consistem em uma estrutura de aço, que está protegida em relação aos meios tanto pelo lado interno como também pelo lado externo do tubo por camadas de polímero.
[0043] A seguir, a invenção é explicada exemplificadamente. Nos testes foram usados os seguintes materiais: [0044] PA12 regulado com amina com 50 meq/kg de grupos NH2 e 9 meq/kg de grupos COOH, ηΓβι aprox. 2,15. Por razões de produção, contém 54,5 ppm de fósforo.
[0045] PA12 regulado com ácido com 8 meq/kg de grupos NH2 e 50 meq/kg de grupos COOH, ηΓ8ι aprox. 2,15. Por razões de produção, contém 54,5 ppm de fósforo.
[0046] Brüggolen®M1251, uma mistura de um policarbonato de baixa viscosidade e um PA6 terminado em ácido.
[0047] Ceasit®OC (estearato de cálcio).
[0048] Em um extrusor de duas roscas helicoidais do tipo Werner & Pfleiderer ZSK 30 foram produzidas as composições indicadas na tabela 1.
[0049] Exemplos comparativos A a C, bem como exemplo 1: [0050] Em um extrusor de uma rosca helicoidal Reifenhàuser 50, com rosca helicoidal de três zonas e L = 25 D, foram processados os materiais de carga indicados na tabela 2, partindo do granulado ou mistura de granulados e extrusados como tubos, com uma espessura de parede de 2,9 mm e um diâmetro de 32 mm. Na comparação do exemplo comparativo e com o exemplo 1, observa-se que de acordo com a invenção foi necessária uma carga de motor nitidamente mais baixa para produzir uma peça moldada de uma poliamida de peso molecular muito alto.
[0051] No uso direto da composição C, ο ηΓβι diminui (como medida para o peso molecular) de, inicialmente, 2,55 para 2,30 (exemplo comparativo C) por desintegração de cadeia sob cisalhamento. No processo de acordo com a invenção (exemplo 1) não é constatada uma desintegração de cadeia desse tipo.
Tabela 1: Produção das composições Tabela 1: -continuação- Tabela 2: Processamento para tubos REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Processo para produção de peças moldadas, sob condensação de uma massa de moldar de poliamida, cuja fração de poliamida contém, por razões de produção, pelo menos 5 ppm de fósforo na forma de um composto ácido, com um composto com pelo menos duas unidades de carbonato, e sendo que na dita fração da poliamida, pelo menos 50% dos grupos terminais estão presentes como grupos terminais de amino, o referido processo sendo caracterizado pelo fato de que compreende: (a) à massa de moldar de poliamida são adicionados 0,001 a 10% em peso de um sal de um ácido fraco, antes da formação do composto ou durante a formação do composto, com relação à poliamida, (b) é produzida uma mistura da composição acabada e de 0,005 a 10% em peso, em relação à poliamida usada, do composto com pelo menos duas unidades de carbonato, (c) a mistura é opcionalmente armazenada e/ou transportada, e (d) subsequentemente, a mistura é processada para peças moldadas, sendo que só nessa etapa dá-se a condensação.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a fração de poliamida contém 20 a 500 ppm de fósforo na forma de um composto ácido.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que à poliamida ou à massa de moldar de poliamida são adicionados 0,001 a 5% em peso de um sal de um ácido fraco, com base na poliamida.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que à poliamida ou à massa de moldar de poliamida são adicionados 0,01 a 2,5% em peso de um sal de um ácido fraco.
5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que à poliamida ou à massa de moldar de poliamida são adicionados 0,05 a 1% em peso de um sal de um ácido fraco.
6. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o ácido fraco possui um pKa de 2,5 ou mais alto.
7. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o sal de um ácido fraco é um sal de metal alcalino, um sal de metal alcalino-terroso, o sal de um metal do III grupo principal, o sal de um metal do II grupo secundário ou um sal de amônio.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a poliamida foi preparada sob uso de uma diamina ou poliamina como regulador.
9. Processo para produção de peças moldadas, sob condensação de uma massa de moldar de poliamida, cuja fração de poliamida contém, por razões de produção, pelo menos 5 ppm de fósforo na forma de um composto ácido, com um composto com pelo menos duas unidades de carbonato, e sendo que na dita fração da poliamida, pelo menos 50% dos grupos terminais estão presentes como grupos terminais de amino, o referido processo sendo caracterizado pelo fato de que compreende: (a) à massa de moldar de poliamida são adicionados 0,001 a 10% em peso de um sal de um ácido fraco, antes da formação do composto ou durante a formação do composto, com relação à poliamida, (b) é produzida uma mistura da composição acabada e de 0,005 a 10% em peso, em relação à poliamida usada, uma mistura-padrão compreendendo um composto com pelo menos duas unidades de carbonato, (c) a mistura é, opcionalmente, armazenada e/ou transportada, e (d) subseqüentemente, a mistura é processada para peças moldadas, sendo que só nessa etapa dá-se a condensação.
10. Peça moldada, caracterizada pelo fato de que é produzida por um processo, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9.
11. Peça moldada, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a mesma é um corpo oco ou perfil oco.
12. Peça moldada, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizada pelo fato de que seu diâmetro externo perfaz pelo menos 30 mm, e sua espessura de parede, pelo menos 1 mm.
13. Peça moldada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizada pelo fato de que é um tubo condutor de gás, uma tubulação de offshore, uma tubulação de abastecimento, um canal de cabos, uma tubulação de abastecimento de posto de combustível, uma tubulação de ventilação, um tubo de aspiração de ar ou um tubo de enchimento de tanque.
14. Peça moldada, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o corpo oco é armazenado em um reservatório ou um tanque de combustível.
15. Peça moldada, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 14, caracterizada pelo fato de que a parede é formada em camadas múltiplas.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4908866B2 (ja) 成形部材の製造方法およびこの種の成形部材
US8647551B2 (en) Process for producing moldings with an increase in the melt stiffness
JP4582624B2 (ja) ポリアミドもしくはポリアミド成形材料の分子量を上昇させるための方法およびその生成物の使用
JP5645841B2 (ja) 高められた溶融剛性を有する成形材料または成形部材の製造法
JP5080033B2 (ja) 高溶融性ポリマーと同時押出するための高い溶融剛性を有するポリアミド成形材料の使用
BRPI0600419B1 (pt) Molded parts, and their production processes