BRPI0520505B1 - Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas de vacinação em massa - Google Patents

Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas de vacinação em massa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0520505B1
BRPI0520505B1 BRPI0520505-0A BRPI0520505A BRPI0520505B1 BR PI0520505 B1 BRPI0520505 B1 BR PI0520505B1 BR PI0520505 A BRPI0520505 A BR PI0520505A BR PI0520505 B1 BRPI0520505 B1 BR PI0520505B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vaccine
sample
ppm
water
concentration
Prior art date
Application number
BRPI0520505-0A
Other languages
English (en)
Inventor
José Luis Nuño Ayalá
Original Assignee
José Luis Nuño Ayalá
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by José Luis Nuño Ayalá filed Critical José Luis Nuño Ayalá
Publication of BRPI0520505A2 publication Critical patent/BRPI0520505A2/pt
Publication of BRPI0520505B1 publication Critical patent/BRPI0520505B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0087Galenical forms not covered by A61K9/02 - A61K9/7023
    • A61K9/0095Drinks; Beverages; Syrups; Compositions for reconstitution thereof, e.g. powders or tablets to be dispersed in a glass of water; Veterinary drenches
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K39/00Medicinal preparations containing antigens or antibodies
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K47/00Medicinal preparations characterised by the non-active ingredients used, e.g. carriers or inert additives; Targeting or modifying agents chemically bound to the active ingredient
    • A61K47/02Inorganic compounds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K47/00Medicinal preparations characterised by the non-active ingredients used, e.g. carriers or inert additives; Targeting or modifying agents chemically bound to the active ingredient
    • A61K47/06Organic compounds, e.g. natural or synthetic hydrocarbons, polyolefins, mineral oil, petrolatum or ozokerite
    • A61K47/16Organic compounds, e.g. natural or synthetic hydrocarbons, polyolefins, mineral oil, petrolatum or ozokerite containing nitrogen, e.g. nitro-, nitroso-, azo-compounds, nitriles, cyanates
    • A61K47/18Amines; Amides; Ureas; Quaternary ammonium compounds; Amino acids; Oligopeptides having up to five amino acids
    • A61K47/183Amino acids, e.g. glycine, EDTA or aspartame

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Fodder In General (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

"FÓRMULA ESTABILIZADORA DE VACINAS COM ANTÍGENOS VIVOS PARA USO EM SISTEMAS DE VACINAÇÃO EM MASSA" ANTECEDENTE DA INVENÇÃO A invenção aqui descrita é uma fórmula estabilizadora de vacina viva para aumentar o tempo de viabilidade da solução desta e desse modo obter a imunização correta de animais. A preparação e método de aplicação da mesma forma descrito.
Vacinação, como uma medida profilática, é parte de uma série de atividades direcionadas para obter a saúde e o bem-estar de animais em sistemas de produção modernos. Junto com sistemas de biossegurança e uma dieta adequada, isto permite o produtor obter um desempenho correto do sistema produtivo durante o ciclo inteiro e então um lucro econômico mais alto. A importância de um programa de vacinação adequado fica evidente através da observação das perdas econômicas significantes causadas por uma erupção infecciosa provocada por uma baixa capacidade dos animais controlar um desafio de campo. Vários fatores têm que ser analisados ao definir um programa de vacinação, entre os quais há o tipo de vacina a ser utilizado, a cepa, a rotina de administração, a técnica a utilizar e as metodologias subseqüentes.
Dentro dos aspectos técnicos, a rotina de aplicação e a técnica com a qual se aplica são altamente importantes, como sua execução diretamente define o possível sucesso ou fracasso da operação. A vacina por si própria não representa um dos cus- tos mais altos em uma operação, porém, é uma das atividades que requerem mais atenção, logísticas e supervisão. 0 custo da força de trabalho referido a esta atividade é alto como são as possibilidades de erro, divergências ou baixa uniformidade .
No caso de vacinas com antigeno vivo, a manipulação e cuidado que têm que ser tomado para uma vacinação bem-sucedida são especialmente críticos. Os sistemas de produção intensivos atuais precisam de vacinação e técnicas maciças de medicamento que permitem o produtor imunizar uma grande parte de aves domésticas em um curto tempo, utilizando-se pouca força de trabalho, para diminuir os custos associados e elevar a margem de ganho.
Estes sistemas devem da mesma forma fornecer flexibilidade e segurança ao produtor para enfrentar os novos desafios de saúde causados por um aumento em doenças contagiosas como um resultado de um aumento na densidade de aves domésticas dos novos sistemas produtivos.
Considerando a magnitude de explorações de cultivo de aves domésticas, a qualidade de água utilizada em fazendas de produção é rigorosa para garantir, devido à presença de microorganismos de patógeno e condições físico-quimicas adversas. Dependendo do local geográfico do abastecimento de água utilizado e seu tipo de armazenamento, pode ter condições de dureza variáveis (cálcio e magnésio mineral), longe das faixas de pH neutro, e ter a presença de halogênio, cloreto e iodeto, vindo de sistemas de tratamento para eliminar patógenos de água.
Estas condições são adversas para a saúde do animal, mas elas são ainda piores para procedimentos de medicamento e vacinação. Vacinação e medicamento são dois procedimentos que requerem condições de água muito especificas: um pH neutro, ausência de cloro e iodo, baixa dureza, e então, ótimos resultados raramente podem ser obtidos em condições de campo normais.
Porém, para que esta operação fornecer proteção máxima possível, deve-se tomar cuidado com alguns fatores, entre eles e o mais importante sendo a qualidade de água a ser pulverizada. Utilizar água que não tem as características de qualidade mínimas para vacinação irreversivelmente reduz a eficiência da vacina utilizada, desse modo arriscando a saúde da multidão vacinada.
As condições de qualidade mínimas requeridas para obter a eficiência máxima da vacinação e processos de medicamento são referidas a três parâmetros principais: pH, á-gua, dureza e a presença de halogênios como desinfetantes. 0 pH é um fator determinador para a eficiência de vacinação e procedimentos de medicamento. No caso do anterior, vírus e bactérias são altamente resistentes à desnatura-lização ou inativação por faixas de alcalinidade ou acidez mais do que neutras. 0 pH ideal para vacinação ou medicamento é o pH 7 .
Dureza da água significa a presença de íons de cálcio e magnésio, vindo principalmente de depósitos de minério subterrâneos. Estes ions têm funções aglutinadoras ou queladoras dos vírus, bactérias e princípios ativos utiliza- dos na profilaxía. A condição ideal é uma ausência ou con centração mínima possível destes íons em água ao vacinar ou medicar.
Devido à presença de patógenos na água, é necessário tratá-la com antimicrobianos, entre os mais amplamente utilizados estão cloro e iodo. Porém, eles interferem com os processos de vacinação quando eles têm o mesmo efeito sobre a vacina, desse modo, inativando-a. Para esta operação, água necessita estar completamente livre de halogênio.
Condições médias presentes nos tratos respiratórios e digestivos de aves domésticas afetam adversamente vírus e viabilidade de bactéria ao vacinar. Desse modo, o uso de algum recurso que previna a destruição de antígenos que serão fornecidos antes deles assentarem-se no tecido especifico sobre os quais eles devem crescer.
Todo microorganismo vivo, seja vírus ou bactérias, tem uma estrutura espacial ou estrutura terciária, que é modificada pela pressão osmótica da solução, e que quando alterada pode causar o rompimento das paredes externas das bactérias ou a desnaturalização da maioria dos vírus. Conseqüen-temente, é ideal para a solução de vacinação ter potencial isoelétrico mínimo para manter os antígenos vivos estáveis.
Uma prática comum e amplamente extensa a vários anos atrás na indústria de gado é o uso de leite desnatado como um estabilizador para vacinas com antígeno vivo. Devido aos aspectos ligeiramente básicos de leite, é atribuído qualidades neutralizadoras de pH. 0 uso de leite como um estabilizador não é muito conveniente visto que em muitas ocasiões o leite propriamente dito contém, resíduos de iodeto que decompõem a vacina, portanto, apenas o uso de leite que pode ser certificado como preparações estabilizadoras comerciais ou livres de iodeto deve ser considerado. Todavia, a capacidade do ieite estabilizar o pH e presença de halogênios em água é muito limitada, quase nula.
Da mesma forma, representa problemas muito sérios por causa de seu teor de cálcio, visto que eleva substancialmente os níveis de dureza de água e, portanto, podería a-fetar igualmente a estabilidade do antígeno e pode da mesma forma causar depósitos de cálcio na tubuluação de sistemas de alimentação de água ou em bocais de pulverizador. É da mesma forma um médio de cultura que causa formação de película de bioplaca dentro de sistemas de distribuição de água ou sistemas de pulverização que se transformam-se em riscos muito fortes para saúde do animal. É, portanto, necessário ter um produto que forneça a estabilização necessária do antígeno na solução voltando-se para todas as três condições supracitadas, que possuem uma eficiência estabilizadora alta, ação imediata e ao mesmo tempo não afetando os sistemas mecânicos empregados para vacinação .
Descrição da invenção 0 campo de aplicação da invenção está em sistemas de medicamento e vacinação com água potável e medicação e vacinação por pulverização para vacinas com antígeno vivo. 0 meio de distribuição de vacina geralmente é água, mas não está limitado a este, desse modo, a vacina pode ser aplicada em outro meio de distribuição, contanto que se~-a um meio liquido . A fórmula estabilizadora para vacinas com antige-nos vivos para uso em sistemas de vacinação maciços compreende uma mistura de ingredientes formulados para conferir estabilidade estendida aos antigenos vivos (vacinas de bactérias ou vírus vivos) utilizada na vacinação animal para processos de produção animal. A invenção compreende um produto que pode ser em forma sólida ou líquida para ser misturado na água utilizado para vacinação em animal de fazenda.
Um agente estabilizador de pH será utilizado para estabilizar o pH da solução de vacina em uma faixa de 6,5 a 7,5, faixa em que a maioria das bactérias e vírus é viável. Os agentes estabilizadores de pH podem ser fosfatos, sucinatos, bicarbonatos e lactatos. É preferido o uso de fosfato de potássio devido ao seu baixo potencial irritante e quando eles são considerados como seguros para uso com a-nimais e seres humanos.
Um agente sequestrador de dureza de água será utilizado para remover minerais dissolvidos em água que podería causar a inativação dos vírus e bactérias presentes na vacina. Entre os agentes sequestradores há sais de ácido etileno diamina tetraacético. Entre eles é preferido utilizar sal dissódico de ácido etileno diaminotetraacético (EDTA dissódi-co) porque é considerado seguro ao utilizar, não modifica significativamente o pH da solução e não causa nenhuma irrita- ção nos tecidos vivos.
Um agente redutor é utilizado para neutralizar os desinfetantes presentes em água local onde a aplicação ocorre. Este desinfetante pode com base em cloro, iodo, peróxi-dc, brorno, flúor, ozônio ou permanganato. Todos estes podem ser considerados como agentes oxidantes que podem ser neutralizados através de, mas não limitados a, tiossulfato de sódio, metabissulfito de sódio, bissulfito de sódio, sulfito de sódio, dióxido de enxofre, bissulfito de amônio, e tiossulfato de amônio. Uso de tiossulfato de sódio é preferido, visto que possui uma capacidade neutralizadora alta e é considerado seguro e não corrosivo.
Quando necessário, um sal solúvel em água será utilizado para fornecer uma pressão osmótica necessária para manter estável a estrutura terciária de vírus e intacta a parede externa da bactéria presente na vacina. Entre eles, há cloretos, iodetos, carbonatos, bicarbonatos, fosfatos, iodatos, cloratos, brometos, bromatos, fluoretos, nitrato, nitritos, sulfetos, sulfatos e sulfitos. A partir destes, uso é preferido de cloreto de sódio devido a sua toxicidade nula, irritabilidade e é considerado seguro para seu consumo.
Quando necessário, um carboidrato deve ser utilizado para proteger a estrutura da bactéria ou vírus do ataque das condições adversas do trato digestivo de aves domésticas, e pode ser entre outros, glicose, dextrose, lactose, sacarose, manose e frutose. Lactose é preferida visto que possui alta solubilidade devido ao seu tamanho de partícula em pó e quando não exibe interação negativa com o metabolis- mo normal de aves domésticas.
Quando necessário, um corante de grau alimentício será empregado para promover um meio de verificação visual ao vacinador, que permitirá o usuário do estabilizador conhecer quando o protetor foi adicionado à água, e eventualmente, que o animai já recebeu a água portadora de vacina. Entre eles há cores e preparações de cores azul, vermelho, verde, violeta, laranja, etc.. Delas, o uso de cor azul é preferido devido aos seus efeitos de contraste na cor de tecidos vivos.
Quando necessário, um agente anti-umectação de grau alimentício será empregado a fim de prevenir umectação da mistura quando tem propriedades higroscópicas em alguns de seus sais. Estes agentes não modificam o funcionamento físi-co-químico de produto e apenas trabalha para reduzir a umectação da mistura. Exemplos deles são dióxido de silício, es-tearato de cálcio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio tribásico, fosfato de magnésio tribásico, óxido de magnésio, silicato de cálcio, silicato de magnésio, silício aluminato de sódio, silicato aluminato de cálcio, etc. A partir deste uso é preferido de estearato de magnésio e dióxido de silicone devido à sua toxicidade nula, irritabilidade e porque eles são considerados seguros para consumo. A formulação é feita da seguinte maneira: sal dissódico de ácido diaminatetraacético (EDTA) em uma faixa de 0,03% a 34,19% com uma concentração ideal de 3,75%, fosfato de potássio monobásico em uma faixa de 0,03% a 34,48% com uma concentração ideal de 5%, fosfato de potássio dibásico em uma faixa de 0,03% a 56,07% com uma concentração ideal de 41,25%, tiossulfato de sódio em uma faixa de 0,3% a 33,73% com uma concentração ideal de 1,75%, cloreto de sódio em uma faixa de 0,03% a 35,91% com uma concentração ideal de 10,75%, lactose em uma faixa de 0,03% a 51,02% com uma concentração ideal de 28%, dióxido de silício em uma faixa de 0,03% a 5% com uma concentração ideal de 1%, estearato de magnésio em uma faixa de 0,03% a 5% com uma concentração ideal de 1% e corante azul brilhante em uma faixa de 0,03% a 44,25% com uma concentração ideal de 7,50%. O processo de fabricação é formado pela mistura progressiva destas matérias-primas sob agitação constante durante 15 minutos entre cada adição, em uma umidade relativa máxima de 30% e uma temperatura na faixa de 15°C a 35°C, na seguinte ordem: fosfato de potássio dibásico, lactose, potássio monobásico, fosfato, sal dissódico de ácido diami-natetraacético de etileno (EDTA) tiossulfato de sódio, cloreto de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício e cor azul brilhante.
Ao misturar a vacina com a solução estabilizadora em uma concentração entre 2,85 g/L e 5,93 g/1 de solução a ser preparada em uma temperatura entre 15°C e 35°C, o vírus ou medicamento não é exposto às condições adversas de forma que sua viabilidade seja preservada durante longos períodos de tempo. Quando os animais bebem a solução com a vacina, lactose funciona como um protetor na superfície exterior do vírus, desse modo evitando ser danificado durante seu trânsito até alcançar o sistema digestivo inferior, em que a va- cina passa na corrente sangüinea através das membranas e i-meia a reação imunogênica. 0 procedimento de uso é definido da seguinte maneira: para cada litro de solução de vacina a ser preparada será adicionada, dependendo da composição, uma quantidade na faixa de 2,85 a 5,93 g/L do estabilizador de vacina vivo a-dicionando lentamente com agitação continua. Uma vez solubilizada a quantidade requerida é adicionada à vacina e aplicada aos animais a ser vacinado.
Exemplo 1 Uma mistura em pó contendo 0,03% de EDTA, 5,19%, de fosfato de potássio monobásico, 42,85% de fosfato de potássio dibásico, 1,82% de tiossulfato de sódio, 11,17% de cloreto de sódio, 31,16% de lactose, 1,04% de dióxido de silício, 1.04% de estearato de magnésio e 7,79% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 3,85 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicado.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obt idas : Amostra A: dureza de água de 55 ppm de dureza to- tal, um pH de 7,1 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 94% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 6% de perda de atividade de vacina Amostra B: uma dureza de 115 ppm, pH de 7,1 e 4 ppm de cloro livre foi obtido. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido em 30% da concentração aplicada inicial da vacina, assim, houve perda de atividade de vacina de 70%.
Exemplo 2 Uma mistura em pó contendo 3,75% de EDTA, 5,00% de fosfato de potássio monobásico, 41,25% de fosfato de potássio dibásico, 1,75% de tiossulfato de sódio, 10,75% de cloreto de sódio, 28% de lactose, 1% de estearato de magnésio, 1% de dióxido de silício e 7,50% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 4 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado em uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 0 ppm de dureza to- tal, um pH de 7,0 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 97% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 3% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 105 ppm, pH de 5,9 e 5 ppm de cloro livre foi obtida. Foi observado que o título de vacina foi reduzido em 25% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 75%.
Exemplo 3 Uma mistura em pó contendo 34,19% de EDTA, 3,42% de fosfato de potássio monobásico, 28,21% de fosfato de potássio dibásico, 1,20% de tiossulfato de sódio, 7,35% de cloreto de sódio, 19,15% de lactose, 0,68% de estearato de magnésio, 0,68% de dióxido de silício e 5,13% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 5,85 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas fisico-químícas através de análise instrumental e meárdas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 0 ppm de dureza total, um pH de 7,0 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o título de vacina fci mantido em uma concentração de 97% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 3% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 110 ppm, pH de 6,0 e 4 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o título de vacina foi reduzido a 30% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 70%.
Exemplo 4 Uma mistura em pó contendo 3,95% de EDTA, 0,03% de fosfato de potássio monobásico, 43,41% de fosfato de potássio dibásico, 1,84% de tiossulfato de sódio, 11,31% de cloreto de sódio, 29,47% de lactose, 1,05% de estearato de magnésio, 1,05% de dióxido de silício e 7,89% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 3,8 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa aviária que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto {amostra 3) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas fisico-quimicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 0 ppm de dureza total, um pH de 7,6 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o título de vacina foi mantido em uma concentração de 93% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 7% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 102 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o título de vacina foi reduzido em 35% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 65%.
Exemplo 6 Uma mistura em pó contendo 2,59% de EDTA, 34,48% de fosfato de potássio monobásico, 28,45% de fosfato de potássio dibásico, 1,21% de tiossulfato de sódio, 7,41% de cloreto de sódio, 19,31% de lactose, 0,69% de estearato de magnésio, 0,69% de dióxido de silício e 5,17% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 5,8 g por cada litro de água para preparar.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado em uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de ave doméstica foi utilizado- como modelo biolo-gico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas fisico-quimicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 0 ppm de dureza total, um pH de 6,2 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 83% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 17% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 104 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidas. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 33% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 67%.
Exemplo 7 Uma mistura em pó contendo 6,32% de EDTA, 8,51% de fosfato de potássio monobásico, 0,03% de fosfato de potássio dibásico, 2,98% de tiossulfato de sódio, 18,29% de cloreto de sódio, 47,64% de lactose, 1,70% de estearato de magnésio, 1,70% de dióxido de silício e 12,76% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 2,35 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado em uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas fisico-quimicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 2 ppm de dureza total, um pH de 5,8 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 73% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 27% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 102 ppm, pH de 5,9 e 4 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 29% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 71%.
Exemplo 8 Uma mistura em pó contendo 2,80% de EDTA, 3,74% de fosfato de potássio monobásico, 56,07% de fosfato de potássio dibásico, 1,31% de tiossulfato de sódio, 8,04% de cloreto de sódio, 20,93% de lactose, 0,75% de estearato de magnésio, 0,75% de dióxido de silício e 5,61% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 5,35 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado em uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 logiu de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B} foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 3 ppm de dureza total, um pH de 7,6 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o título de vacina foi mantido em uma concentração de 91% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 9% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 108 ppm, pH de 6,1 e 5 ppm de de cloro livre foram obtidas. Foi observado que o título de vacina foi reduzido a 36% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 64%.
Exemplo 9 Uma mistura em pó contendo 3,82% de EDTA, 5,09% de fosfato de potássio monobásico, 41,97% de fosfato de potássio dibásico, 0,03% de tiossulfato de sódio, 10,94% de cloreto de sódio, 28,49% de lactose, 1,02% de estearato de magnésio, 1,02% de dióxido de silício e 7,63% corante. Esta mistura é medida em uma relação de 3,93 g por cada litro de agua para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquites infecciosas de aves domésticas que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físíco-quimicas através da análise instrumental e medidas biológicas através da titulação do embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 4 ppm de dureza to- tal, um pH de 7,1 e uma titulação de cloro livre de 2 ppm. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 72% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 28% de perda de atividade de vacina .
Amostra B: uma dureza de 100 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 35% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 65%.
Exemplo 10 Uma mistura em pó contendo 2,53% de EDTA, 3,37% de fosfato de potássio monobásico, 27,82% de fosfato de potás- sio dibásico, 33,73% de tiossulfato de sódio, 7,25% de cloreto sódico,18, 89% de lactose, 0,67% de estearato de magnésio, 0,67% de dióxido de silício e 5,06% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 5,93 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado em uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra 3) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através de análise instrumental, e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 1 ppm de dureza total, um pH de 7,0 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o título de vacina foi mantido em uma concentração de 96% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 4% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 107 ppm, pH de 6,1 e 5 ppm de cloro livre foram obtidas. Foi observado que o título de vacina foi reduzido a 32% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 68%.
Exemplo 11 Uma mistura em pó contendo 4,20% de EDTA, 5,60¾ de íosfato de potássio monobásico, 46,21% de fosfato de porás-sio dibásico, 1,96% de tiossulfato de sódio, 0,03% de cloreto de sódio, 31,36% de lactose, 1,12% de estearato de magnésio, 1,12% de dióxido de silício e 8,40% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 3,57 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas fisico-quimicas através de análise instrumental e medidas biológicas através de titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 0 ppm de dureza total, um pH de 7,2 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 96% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 4% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 103 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 28% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 7 2%.
Exemplo 12 Uma mistura em pó contendo 2,69% de EDTA, 3,59% de fosfato de potássio monobãsico, 29,62% de fosfato de potássio dibásico, 1,26% de tiossuifato de sódio, 35,91% de cloreto de sódio, 20,11% de lactose, 0,72% de estearato de magnésio, 0,72% de dióxido de silício e 5,39% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 5,57 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppra de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas fisico-quimicas através da análise instrumental e medidas biológicas através da titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 3 ppm de dureza to- tal, um pH de 6,8 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 91% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 9% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 100 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 31% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 69%.
Exemplo 13 uma mistura em pó contendo 5,21% de EDTA, 6,94% de fosfato de potássio monobásico, 57,27% de Fosfato de potássio dibásico, 2,43% de tiossulfato de sódio, 14,93% cloreto de sódio, 0,03% de lactose, 1,39% de estearato de magnésio, 1,39% de dióxido de silício e 10,41% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 2,88 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um titulo de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas que foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através da análise instrumental e medidas biológicas através da titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 4 ppm de dureza total, um pH de 7,0 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o título de vacina foi mantido em uma concentração de 93% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 7% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 100 ppm, pH de 5,9 e 4 pprn de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o título de vacina foi reduzido a 36% da concentração aplicada inicial da vacina de forma que haja 64% de perda de atividade de vacina.
Exemplo 14 Uma mistura em pó contendo 2,55% de EDTA, 3,40% de fosfato de potássio monobásico, 28,06% de fosfato de potássio dibásico, 1,19% de tiossulfato de sódio, 7,31% de cloreto de sódio, 51,02% de lactose, 0,68% de estearato de magnésio, 0,68% de dióxido de silício e 5,1% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 6,88 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão dentro do produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada .
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através da análise instrumental e medidas biológicas através da titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 21 de ppm de Dureza total, um pH de 7,3 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma con- centração de 95% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 5% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 107 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 31% da concentração aplicada inicial da vacina de forma que haja 69% de perda de atividade de vacina .
Exemplo 15 Uma mistura em pó contendo 3,97% de EDTA, 5,29% de fosfato de potássio monobásico, 43,64% de fosfato de potássio dibásico, 1,85% de tiossulfato de sódio, 11,37% de cloreto de sódio, 31,74% de lactose, 0,60% estearato de magnésio, 0,60% de dióxido de silício e 0,03% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 3,78 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (a-mostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através da análise instrumental e medidas biológicas através da titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 2 ppm de dureza to- tal, um pH de 7,0 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o título de vacina foi mantido em uma concentração de 97% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 3% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 100 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o título de vacina foi reduzido a 25% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 75%.
Exemplo 16 Uma mistura em pó contendo 2,21% de EDTA, 2,95% de fosfato de potássio monobásico, 24,34% de fosfato de potássio dibásico, 1,03% de tiossulfato de sódio, 6,34% de cloreto de sódio, 17,70% de lactose, 0,59% de estearato de magnésio, 0,59% de dióxido de silício e 44,25% de corante. Esta mistura é medida em uma relação de 6,78 g por cada litro de água para preparo.
Um teste de escala de laboratório foi conduzido em que o produto foi aplicado a uma solução padrão de água tendo pH 6, 100 ppm de dureza total e 5 ppm de cloro livre, e dentro de cinco minutos um frasconete tendo 1000 doses com um título de 3,7 loglO de vacina contra doença de bronquite infecciosa de aves domésticas foi utilizado como modelo biológico (amostra A) e uma amostra duplicada com a solução padrão sem o produto (amostra B) foi da mesma forma aplicada.
Depois de 2 horas de mistura, as seguintes medidas físico-químicas através da análise instrumental e medidas biológicas através da titulação de embrião de pinto foram obtidas: Amostra A: dureza de água de 3 5 ppm de dureza total, um pH de 6,9 e uma titulação de cloro livre de zero. Foi observado que o titulo de vacina foi mantido em uma concentração de 92% da concentração aplicada inicial da vacina, desse modo, houve apenas 8% de perda de atividade de vacina.
Amostra B: uma dureza de 109 ppm, pH de 6,0 e 5 ppm de cloro livre foram obtidos. Foi observado que o titulo de vacina foi reduzido a 33% da concentração de aplicação inicial da vacina, desse modo, houve uma perda de atividade de vacina de 67%.

Claims (3)

1. Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas veterinários de vacinação em massa, CARACTERIZADA pelo fato de compreender de 0,03% a 34,19% em peso de sal dissódico de ácido etilenodiamino-tetracético (EDTA), de 0,03% a 34,48% em peso de fosfato de potássio mo-nobásico, de 0,03% a 56,07% em peso de fosfato de potássio dibásico, de 0,03% a 33,73% em peso de tiosulfato de sódio, de 0,03% a 35,91% em peso de cloreto de sódio, de 0,03% a 51,02% em peso de lactose, de 0,03% a 5% em peso de dióxido de silício, 0,03% a 5% em peso de estearato de magnésio e de 0,03% a 44,25% em peso de corante azul brilhante.
2.
Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas veterinários de vacinação em massa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato da concentração ótima do referido sal dissódico de ácido etilenodiamino-tetracético (EDTA) ser de 3,75% em peso, do referido fosfato de potássio monobásico ser de 5% em peso, do referido fosfato de potássio dibásico ser de 41,25% em peso, do referido tiosulfato de sódio ser de 1,75% em peso, do referido cloreto de sódio ser de 10,75% em peso, da referida lactose ser de 28% em peso, do referido dióxido de silício ser de 1% em peso, do referido estearato de magnésio ser de 1% em peso e do referido corante azul brilhante ser de 7,5% em peso.
BRPI0520505-0A 2005-09-01 2005-09-01 Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas de vacinação em massa BRPI0520505B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/MX2005/000073 WO2007027076A1 (es) 2005-09-01 2005-09-01 Formula estabilizadora de vacunas con antígenos vivos para su uso en sistemas de vacunación masiva

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0520505A2 BRPI0520505A2 (pt) 2009-05-12
BRPI0520505B1 true BRPI0520505B1 (pt) 2015-03-31

Family

ID=37809108

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0520505-0A BRPI0520505B1 (pt) 2005-09-01 2005-09-01 Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas de vacinação em massa

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20080268000A1 (pt)
CN (1) CN101291689B (pt)
BR (1) BRPI0520505B1 (pt)
WO (1) WO2007027076A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2793939A1 (en) * 2011-12-23 2014-10-29 Novartis AG Stable compositions for immunising against staphylococcus aureus

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6034925B2 (ja) * 1979-07-31 1985-08-12 帝人株式会社 持続性鼻腔用製剤およびその製造法
WO1993021951A1 (en) * 1992-04-27 1993-11-11 Michigan State University Method for producing a bacterial vaccine and novel vaccines produced thereby
FR2742756B1 (fr) * 1995-12-22 1998-04-03 Pasteur Merieux Serums Vacc Stabilisants pour vaccins vivants, vaccins les contenant et procedes pour leur preparation
US6051238A (en) * 1996-12-20 2000-04-18 Merck & Co., Inc. Stabilizers for lyophilized mumps vaccines
DE69840334D1 (de) * 1997-09-22 2009-01-22 Novartis Vaccines & Diagnostic Puffern zur stabilizierung von hcv antigenen
US6541606B2 (en) * 1997-12-31 2003-04-01 Altus Biologics Inc. Stabilized protein crystals formulations containing them and methods of making them
US6245568B1 (en) * 1999-03-26 2001-06-12 Merck & Co., Inc. Human papilloma virus vaccine with disassembled and reassembled virus-like particles

Also Published As

Publication number Publication date
CN101291689B (zh) 2012-12-05
WO2007027076A1 (es) 2007-03-08
US20080268000A1 (en) 2008-10-30
CN101291689A (zh) 2008-10-22
BRPI0520505A2 (pt) 2009-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20030215455A1 (en) Vaccine stabilizer and method of use
ES2628452T3 (es) Gel blando pegajoso para tratar aves de corral
CN106061503A (zh) 液体稳定的猪病毒疫苗
CN101316617B (zh) 浮游病毒感染对策方法
BRPI1011886B1 (pt) Solução antimicrobiana de baixo ph
ES2908734T3 (es) Bacterias probióticas para peces
BRPI0712964A2 (pt) processo para a erradicação de elementos patogênicos compreendendo gerar iodo molecular no local
CN106342886A (zh) 一种兽用复合型活性碘消毒剂及其制备方法和用途
US20220110968A1 (en) Compositions and methods to disinfect, treat and prevent microbial infections
BRPI0520505B1 (pt) Fórmula estabilizadora de vacinas com antígenos vivos para uso em sistemas de vacinação em massa
CN104026148B (zh) 一种病毒灭活剂及其生产工艺
ES2537304T3 (es) Composición para ajustar la calidad del agua para administración de medicamentos o vacunas sensibles a un esterilizante del agua
US20220008456A1 (en) Compositions and methods to disinfect, treat and prevent microbial infections
MX2007016267A (en) Vaccine stabilising formula with live antigens for use in mass vaccination systems
US20210338715A1 (en) Pharmaceutical composition for the treatment of covid-19
JP2011084492A (ja) 鶏舎又は畜舎の消毒方法
CN108452356A (zh) 一种消毒杀菌设备及应用该设备的消毒杀菌方法
RU2097030C1 (ru) Препарат для аэрозольного использования против респираторных заболеваний животных и птиц
RU2063231C1 (ru) Препарат для аэрозольной терапии и профилактики респираторных заболеваний животных
Hakobyan et al. Epidemiological Peculiarities and Economic Efficiency of Veterinary Measures in Case of Diplococcal Infection of Pigs
WO2023021329A1 (en) Compositions and methods to disinfect, treat and prevent microbial infections
AU2020444401A1 (en) Pharmaceutical composition of chlorine for treatment of respiratory viral infection
WO2008035795A1 (fr) Procédé de prévention et de traitement de maladie avec de l'acide hypochloreux
GR1009399B (el) Στοματικο διαλυμα κατα της ξηροστομιας και στοματοφαρυγγικης βλεννογονιτιδας
PL23567B1 (pl) Sposób otrzymywania szczepionki ochronnej przeciw rózycy swin.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A(S) 3A,4A E 5A ANUIDADE(S).

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/09/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)