BRPI0508154B1 - A dosage device for only one use to store and dose separately two substances - Google Patents

A dosage device for only one use to store and dose separately two substances Download PDF

Info

Publication number
BRPI0508154B1
BRPI0508154B1 BRPI0508154B1 BR PI0508154 B1 BRPI0508154 B1 BR PI0508154B1 BR PI0508154 B1 BRPI0508154 B1 BR PI0508154B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
receptacles
fold line
receptacle
dosing device
substances
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

DISPOSITIVO DOSADOR DE APENAS UM USO PARA ARMAZENAR E DOSAR SEPARADAMENTE DUAS SUBSTÂNCIAS
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um dispositivo dosador e, em particular, a um dispositivo dosador para armazenar separadamente, dosar e aplicar quantidades proporcionais de duas substâncias. A invenção foi desenvolvida principalmente para a dosagem de cola ou adesivo na forma de um epóxi e de um endurecedor e será descrita com referência a esta aplicação.
No entanto, deve ficar claro que a invenção não está limitada a este campo particular de uso.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO São conhecidos muitos dispositivos úteis para dosar quantidades proporcionais de dois materiais, normalmente epóxi e endurecedores, mantidos separados antes da dosagem. Geralmente, os dispositivos da técnica anterior compreendem dois tubos separados juntamente com meios para guardar os dois tubos juntos. Embora o uso de dois tubos guardados juntos para dosar um epóxi e um endurecedor pareça ser eficaz, há certas desvantagens. O uso de uma luva comum ou de uma junta para prender os dispositivos um ao outro pode interferir no esvaziamento dos tubos. Além disso, é difícil garantir que quantidades proporcionais das substâncias que estão dentro dos tubos sejam dosadas. Este é particularmente o caso ao dosar quantidades pequenas de substâncias. Os dispositivos da técnica anterior são fornecidos geralmente para aplicações em larga escala, o que significa que os tubos ou os recipientes que guardam o epóxi e o endurecedor devem ser vedados novamente depois do uso. Em conseqüência disto, o bloqueio do tubo ou do dispositivo dosador é comum. Isto pode tornar a cola imprestável ou difícil de aplicar de uma maneira consistente. Há, portanto, a necessidade de um dispositivo para separar e dosar o epóxi e os endurecedores em uma embalagem para ser utilizada uma só vez. 0 dispositivo requer geralmente as duas mãos para a dosagem do conteúdo. A distância entre os bocais dos dois tubos pode tornar difícil a mistura apropriada das duas substâncias.
Os dispositivos da técnica anterior também incluem sistemas dosadores mais complicados que utilizam a pressão de ar ou uma bomba de deslocamento para remover o epóxi e o endurecedor das câmaras separadas. Embora muitos desses sistemas sejam eficazes, essas máquinas não são indicadas para uso em aplicações pequenas e requerem um desembolso significativo de dinheiro e investimento em espaço e tempo. 0 objetivo da presente invenção consiste na apresentação de um dispositivo dosador que supere ou melhore substancialmente pelo menos algumas das deficiências da técnica anterior, ou que pelo menos forneça uma alternativa.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
Em um aspecto da presente invenção, é apresentado um dispositivo dosador para armazenar separadamente duas substâncias, adaptado para dosar e aplicar quantidades proporcionais das ditas substâncias, e o dito dispositivo compreende uma linha de dobra sobre a qual dois receptáculos, compostos de um material flexível, são dispostos, e cada receptáculo contém uma das ditas duas substâncias e compreende uma saída através da qual a dita substância possa sair ao ser espremida, e o dito dispositivo dosador é adaptado para ser dobrado sobre a linha de dobra.
De preferência, os receptáculos são dispostos de tal modo que um dos ditos receptáculos de um lado da linha de dobra seja uma imagem no espelho transposta do outro receptáculo no outro lado da linha de dobra, e os ditos receptáculos sejam substancialmente eqüidistantes da linha de dobra.
De preferência, as saídas incluem uma região enfraquecida que pode compreender uma linha de rasgo estriada ou formada a vácuo ou ser adaptada de tal modo que as substâncias contidas dentro do receptáculo possam romper a região enfraquecida do receptáculo que está sendo espremido por um usuário.
De preferência, os receptáculos incluem uma indicação de onde o polegar e o indicador devem ser posicionados para o uso.
De preferência, o dispositivo dosador compreende duas lâminas flexíveis posicionadas de modo adjacente uma à outra e vedadas de modo a definir os dois receptáculos que contêm a substância.
De preferência, as lâminas são compostas de materiais diferentes, tais como uma folha fina, polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila, acetato de polivinila ou de uma folha revestida de polipropileno.
De preferência, as substâncias dos receptáculos passam por uma reação química ou física quando elas são misturadas.
De preferência, um receptáculo contém um epóxi e o outro receptáculo contém um endurecedor. Alternativamente, esses receptáculos podem conter gêneros alimentícios, produtos farmacêuticos, líquidos, pastas ou géis empregados na área médica ou dentária.
De preferência, o dispositivo dosador é adaptado para ser dobrado e manipulado por um usuário em uma operação feita com uma só mão, de tal modo que as saídas estejam alinhadas facilmente e as substâncias contidas dentro dos receptáculos sejam dosadas simultaneamente, misturadas e aplicadas proporcionalmente.
De preferência, o dispositivo dosador é adaptado para ser utilizado uma vez e descartado.
De preferência, as saídas são posicionadas nas bordas laterais do dispositivo dosador ou adjacentes a elas.
Em um segundo aspecto da presente invenção, ê apresentado um dispositivo dosador para armazenar separadamente um epóxí e um endurecedor, adaptado para dosar, misturar e aplicar quantidades proporcionais do epóxi e do endurecedor, e o dispositivo compreende uma linha de dobra sobre o qual dois receptáculos, compostos de um material flexível, são dispostos, sendo que cada receptáculo contém um epóxi ou endurecedor e compreende uma saída através da qual o epóxi ou o endurecedor possa sair ao ser espremido, e o dispositivo dosador é adaptado para ser dobrado sobre a linha de dobra.
De preferência, o dispositivo dosador é adaptado para ser dobrado e manipulado por um usuário em uma operação feita com uma só mão, de modo que as saídas sejam facilmente alinhadas e o epóxi e o endurecedor sejam dosados simultaneamente, misturados e aplicados proporcionalmente, de modo que tal dispositivo seja adaptado para ser utilizado uma vez e descartado.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Uma realização preferida da invenção será agora descrita, somente a título de exemplo, com referência às figuras anexas nas quais: a FIGURA 1 é uma vista plana de um dispositivo dosador de acordo com uma realização preferida da presente invenção ; a FIGURA 2 é uma vista frontal do dispositivo dosador mostrado na FIGURA 1; a FIGURA 3 é uma vista em perspectiva do dispositivo dosador da FIGURA 1 em uma configuração parcialmente dobrada; a FIGURA 4 é uma vista em perspectiva do dispositivo dosador 1 da FIGURA 1 em uma configuração dobrada e aberta; a FIGURA 5 é uma vista em perspectiva do dispositivo dosador enquanto é espremido por um usuário.
MELHOR MANEIRA PARA PRATICAR A INVENÇÃO
Com referência às Figuras 1-5, é mostrada uma realização de um dispositivo dosador para armazenar separadamente duas substâncias de acordo com a presente invenção. 0 dispositivo é adaptado para dosar, misturar e aplicar quantidades proporcionais das substâncias. 0 dispositivo dosador 1 compreende uma rede flexível fina substancialmente plana 2. A rede 2 inclui uma linha de dobra 3 que de é preferência estriado ou formado a vácuo para permitir que o usuário dobre facilmente o dispositivo dosador L sobre a linha de dobra 3.
Dois receptáculos 4 e 4' são dispostos sobre a linha de dobra 3. Os receptáculos 4 e 4' são dispostos de tal nodo que o receptáculo 4 em um lado da linha de dobra 3 é uma imagem no espelho transposta do receptáculo 4' no outro lado ia linha de dobra 3.
Cada um dos receptáculos 4 e 4' inclui uma saída 5. \ saída 5 tem a forma de um bocal para permitir que a substância contida dentro do receptáculo 4 saia facilmente do receptáculo 4. A saída 5 é posicionada na borda lateral da rede 2 ou adjacente a ela, distai da linha de dobra 3. Pode ser verificado que, quando dobrado, o receptáculo 4, em um Lado da linha de dobra 3, é substancialmente alinhado com o receptáculo 41 no outro lado da linha de dobra 3. A rede 2 e os receptáculos 4 e 4 ’ podem ser iormados integralmente uns em relação aos outros ou podem ser rompostos de materiais separados e ser vedados ou então iixados uns aos outros. Os materiais são flexíveis para permitir que a substância contida dentro do receptáculo 4 seja espremida através da saída 5. A rede pode ser composta de folha fina ou de polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila, acetato de polivinila ou de uma folha fina revestida com um dos plásticos, especificamente o polipropileno. Os receptáculos 4 e 4' podem ser igualmente compostos de uma folha fina ou de polietileno, de polipropileno, cloreto de polivinila, acetato de polivinila ou de uma folha fina revestida com um dos plásticos, especificamente o polipropileno. A rede 2 e os receptáculos 4 e 41 podem compreender uma ou mais lâminas. As lâminas podem ser compostas de uma folha fina ou de polietileno, de polipropileno, cloreto de polivinila, acetato de polivinila ou de uma folha fina revestida com um dos plásticos, sspecificamente o polipropileno, ou cada lâmina pode ser composta de um material separado. As lâminas são então vedadas uma na outra para formar os receptáculos 4 e 41.
Os receptáculos 4 e 41 também incluem indicações ou narcações 6 para indicar onde o usuário deve colocar o seu polegar e o indicador a fim de retirar a substância contida aos receptáculos 4 e 4’ através da saída 5. A marcação 6 pode ser incorporada à forma dos receptáculos 4 e 41 ou pode ser pintada ou impressa neles. Pode ser observado que a marcação 5 permite um esvaziamento substancialmente completo do receptáculo 4 através da saída 5. Além disso, pode ser visto jue a marcação 6 permite o uso fácil, com uma só mão, do iispositivo dosador 1. A saída 5 pode incluir um ponto ou uma região enfraquecida (não ilustrada). Durante o uso, as substâncias rontidas dentro dos dois receptáculos 4 e 41 sairão pela região enfraquecida quando o usuário espremer o receptáculo L. Alternativamente, a rede 2 e a saída 5 podem incorporar ima linha de rasgo estriada ou formada a vácuo 7. A linha de asçjo 7 pode ter um corte duplo. A linha de rasgo 7 conduz ao ionto enfraquecido da saída 5. Pode ser observado nas Figuras e 5 que, quando o usuário corta ou rasga a linha de rasgo , a vedação na saída 5 é aberta, permitindo que as ubstâncias contidas dentro do receptáculo 4 saiam quando ste é espremido.
As substâncias contidas dentro dos dois eceptáculos 4 e 41 nesta realização podem ser um epóxi e um ndurecedor; no entanto, quaisquer substâncias preferidas odem ser empregadas. Durante o uso, é importante que uantidades proporcionais dessas substâncias sejam aplicadas uma superfície (não ilustrada}. Durante o uso, o epóxi e o ndurecedor podem estar nas proporções de 1:1, 1:2, 1:3, 1:4, :100 ou em qualquer proporção apropriada. Os receptáculos 4 4' podem ser moldados em qualquer tamanho predeterminado, uando os receptáculos 4 e 4' forem de tamanhos diferentes, s saídas 5 ainda devem estar substancialmente alinhadas, ode ser observado na presente invenção que a proporção das ubstâncias utilizadas é definida pelo tamanho dos eceptáculos 4.
Em outras realizações, as substâncias contidas entro dos dois receptáculos 4 e 41 podem ser gêneros limentícios, produtos farmacêuticos, médicos ou dentais, rodutos de beleza ou qualquer substância líquida, em pasta u em gel que sejam projetadas para armazenamento separado e ara aplicação simultânea. Durante o uso, os receptáculos 4 e ' podem ser esvaziados de modo independente, de tal modo que ualquer uma das duas substâncias neles contidas seja dosada. O dispositivo dosador 1 é projetado para ser tilizado uma vez e então descartado. O dispositivo dosador 1 ode ser vendido em embalagens para aplicação única, as quais ompreendem dois receptáculos 4, ou em embalagens para plicação múltipla (não ilustradas), onde cada par de íceptãculos 4 corresponde a uma aplicação. 0 dispositivo dosador 1 pode, de preferência, ter Ímensões de cerca de 60 mm por 45 mm. Os receptáculos 4 e 4' ídem, de preferência, ter cerca de 7,5 mm de raio em sua ise (não ilustrada) e cerca de 5 mm de raio em seu topo (não Lustrado). As saídas 5 podem, de preferência, apresentar um runilamento na extremidade de cerca de 15 mm a partir do mtro dos receptáculos 4 e 41. Neste caso, os receptáculos 4 41 contêm entre cerca de 1 ml e cerca de 5 ml da ibstância. No entanto, os receptáculos 4 e 4' podem ser lidados para conter qualquer volume desejado da substância e )dem conter quantidades diferentes um do outro. O dispositivo dosador 1 é adaptado para ser dobrado manipulado por um usuário em uma operação feita com uma só ío, de tal modo que as saídas 5 sejam facilmente alinhadas e 3 substâncias contidas dentro dos receptáculos 4 e 4' sejam imultaneamente dosadas, misturadas e aplicadas roporcionalmente a uma superfície. Durante o uso, os sceptáculos 4 e 4' se expandem para fora depois de dobrados, irante o uso, as bordas planas 8 das saídas 5 ajudam a Lsturar as duas substâncias quando elas entrarem em contato spois da aplicação à superfície (não ilustrado). O acima exposto descreve somente uma realização referida da presente invenção, e as modificações, óbvias aos Lementos versados na técnica, podem ser feitas sem que se ssvie do âmbito da presente invenção. O termo "que compreendem" (e suas variações ramaticais) como aqui utilizado é empregado no sentido ^rangente de "ter" ou "incluir", e não no sentido excludente 3 "que consiste somente em".
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. DISPOSITIVO DOSADOR DE APENAS UM USO PARA ARMAZENAR E DOSAR SEPARADAMENTE DUAS SUBSTÂNCIAS, o qual compreende um respectivo receptáculo flexível para cada substância, compreendendo uma linha de dobra (3) que se estende pelo dispositivo (1) entre os receptáculos (4, 4') e sobre a qual o dispositivo (1) pode ser dobrado de uma maneira tal que os receptáculos (4, 4') possam ser superpostos, em que cada receptáculo (4, 4') define uma respectiva saida rompivel (5), e em que as sardas (5) convergem para a linha de dobra (3), e o arranjo é tal que, quando o dispositivo (1) é dobrado sobre a linha de dobra (3), as sardas (4, 4') são superpostas para dosar e misturar as substâncias quando os receptáculos forem espremidos, caracterizado por cada uma das ditas sardas (5) incluir uma região enfraquecida, em que a dita região enfraquecida compreende uma segunda linha de rasgo estriada ou formada a vácuo (7), em que a linha de rasgo estriada ou formada a vácuo (7) segue para a região enfraquecida da sarda (5).
2. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os receptáculos (4, 4') são dispostos de maneira tal que um (4) dos ditos receptáculos em um lado da linha de dobra (3) é uma imagem no espelho transposta do outro receptáculo (4 ' ) no outro lado da linha de dobra (3), e os ditos receptáculos (4, 4') são substancialmente eqüidistantes em relação à linha de dobra.
3. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada sarda (5) ser adaptada para compreender um orificio estreito intermediário ao comprimento da sarda de maneira tal que, quando o seu respectivo receptáculo (4, 4') é espremido pelo usuário, a dita respectiva substância nele contida irá sair através da dita região enfraquecida.
4. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelos ditos receptáculos (4, 4') incluirem marcações (6) que indicam onde um polegar e um dedo indicador de um usuário devem ser posicionados para uso.
5. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo dito dispositivo (1) compreender duas lâminas flexiveis posicionadas adjacentes uma em relação à outra e vedadas uma na outra de modo a definir os dois ditos receptáculos (4, 4') ·
6. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelas lâminas serem compostas de folha fina, polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila, acetato de polivinila ou folha fina revestida com polipropileno.
7. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por cada uma das lâminas ser composta de materiais diferentes.
8. DISPOSITIVO DOSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelas sardas (5) serem posicionadas nas bordas laterais do dispositivo dosador ou adjacentes às mesmas.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8151984B2 (en) Dispensing device
ES2166348T3 (es) Aplicador integral para paquetes.
ES2340503T3 (es) Envase flexible al vacio con facil apertura para monodosis de fluidos pastosos.
JP5865915B2 (ja) 補充バッグ
US9902528B2 (en) Mixing pouch with liquid and powder compartments
BRPI0612548A2 (pt) embalagem tipo blister com várias cavidades para armazenar e dipensar substáncias de alta fluidez
US20150003758A1 (en) Pouch package with gusset base
BRPI0802567B1 (pt) Pacote rígido, do tipo abertura-fácil / fechamento-fácil, de material flexível, para, particularmente, produtos líquidos, viscosos, pastosos, granulados ou em pó
PT2013109E (pt) Aparelho de distribuição melhorado
US20140100535A1 (en) Applicator for a pharmaceutical product and method of using same
US3208640A (en) Package applicator
US6439792B1 (en) Device for dispensing a seasoning
EP2325099A1 (en) Package for paste-like products
BRPI0508154B1 (pt) A dosage device for only one use to store and dose separately two substances
US2358998A (en) Combined container and ejector
AU2005221726B2 (en) Dispensing device
JP2005082195A (ja) 家庭園芸用薬剤含有使い切り容器
WO2016116654A1 (es) Envase con abertura desplegable
BRPI0617052A2 (pt) dosador para dosar fluido de uma bolha que contém fluido e conjunto dosador