“GRÂNULO DE AMIDO CONTENDO ÓLEO E MÉTODO PARA PREPARAR O MESMO” [001] A invenção se refere a um grânulo de amido contendo óleo compreendendo um amido o qual forma uma matriz para dito grânulo, um óleo de perfume e um composto de estrutura definida para inibir a migração do óleo para a superfície do grânulo de amido. Mais particularmente, essa invenção se refere a um grânulo de amido contendo óleo contendo um óleo de perfume definido o qual é capaz de fornecer um aditivo vantajoso aos substratos tais como tecidos, superfícies duras, cabelo e pele, sob contato do grânulo de amido com tal substrato.
Fundamento da Invenção [002] A adição de perfume a uma composição detergente líquida para conferir um aroma ou fragrância agradável a tal uma composição detergente é bem conhecido na técnica. A presença de perfume fornece uma vantagem estética ao consumidor sob uso da composição detergente e geralmente serve como um sinal de frescor e limpeza para tecido lavados a qual contém uma fragrância agradável. Entretanto, não obstante o aroma melhorado da própria composição detergente, uma quantidade relativamente pequena da fragrância do perfume é conferida aos tecidos durante lavagem. Principalmente, isso se deve aos ingredientes do perfume na composição líquida serem rapidamente dispersados e diluídos durante lavagem na lavagem aquosa e água de enxágüe. Conseqüentemente, somente uma quantidade relativamente limitada do perfume está disponível para contatar os tecidos durante a lavagem, a maior parte do perfume sendo drenada da máquina de lavar com a solução de lavagem. Permanece, portanto, uma necessidade na técnica de aumentar a eficácia de liberação do perfume de uma composição detergente para tecidos lavados e para melhorar a longevidade de tal fragrância nos tecidos.
[003] Similarmente, existe uma necessidade na técnica de eficazmente liberar óleos outros que uma fragrância perfumada como aditivos vantajosos a
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 5/29
2/19 substratos tais como superfícies duras, cabelo e pele tal que a longevidade de tais óleos sob o substrato é significativamente melhorada com relação aos meios convencionais de fornecimento de tal aditivo vantajoso ao substrato.
Sumário da Invenção [004] A presente invenção fornece um grânulo de amido contendo óleo que compreende:
(a) um amido, dito amido estando presente em uma quantidade para formar uma matriz eficaz para dito grânulo;
(b) um óleo de perfume que compreende ingredientes tendo um Clog P calculado de pelo menos 3, dito Clog P sendo o coeficiente de partição octanol água calculado, dito óleo de perfume sendo capaz de fornecer um aditivo vantajoso a um substrato em contato com este, dito substrato sendo selecionado do grupo que consiste de tecidos, superfícies duras, cabelo e pele; e (c) uma quantidade eficaz de um composto orgânico para inibir a migração de dito óleo para a superfície de dito grânulo de amido, dito composto sendo representado pela a seguinte estrutura:
(1)
Rj
I
R— Y—tCH2)q—(Q)m-B segundo os quais Ri e R2 são cada independentemente, H ou:
(a) porção de alquilenocarbóxi C1-C22 tendo a fórmula (CH2)eR3 segundo 0 qual R3 é -NHCOR4; ou -OCOR4; ou -NR5COR4; e segundo os quais R4 e R5 são cada independentemente alquenila ou alquila C1-C22; e e é um inteiro de 1 a 22; ou (b) alquila C1-C22 linear ou ramificada; ou (c) alquenila C1-C22 linear ou ramificada; ou (d) alquilenóxi C2-C22 substituído ou não substituído; ou
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 6/29
3/19 (e) alquilenóxi de alquila C3-C22 substituído ou não substituído; ou (f) arilóxi C6-C22 substituído ou não substituído; ou (g) alquilenoarila C7-C22 substituído ou não substituído; ou (h) alquilenoxiarila C7-C22 substituído ou não substituído; ou (i) oxialquilenoarila C7-C22; ou (j) uma unidade aniônica tendo a fórmula:
-(CH2)yR6 segundo o qual Re é -SO3M, -OSO3M, -PO3M, -OPO3M, Cl ou suas misturas, segundo o qual M é hidrogênio, ou um ou mais cátions que formam sal suficientes para satisfazer equilíbrio da carga, ou suas misturas;
y é um inteiro de 1 a cerca de 22; ou (k) uma mistura que compreende pelo menos dois de (a) a (j); e q é um inteiro de 0 a cerca de 22; m é um inteiro de 0 a cerca de 22; Q é (CH2)m ou (CH2CHR7O); R7 é independentemente hidrogênio, metila, etila, propila ou benzila; B é H ou OH e Y é CRi ou N.
[005] Em modalidades alternadas da invenção, o composto o qual é usado para inibir a migração de dito óleo para a superfície do grânulo do amido é representado por um composto amidoamina diácido da fórmula (2) ou um composto de amônio quaternário correspondente a fórmula (3) como se segue:
(2) θ
II II
Ri-C—T-(CHjJnrj— N-(CH2)n—T—C—R2 r3 segundo os quais Ri e R2, independentemente, representam grupos de hidrocarboneto alifático Ci2 a C30, R3 representa (CH2CH2O)PH, CH3 ou Η; T apresenta NH; n é um inteiro de 1 a 5; m é um inteiro de 1 a 5 e p é um inteiro
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 7/29
4/19 de 1 a 10.
(3) h
R2—Y-(CH2)—(Q)m-B
Rs segundo os quais Ri e R2 são cada independentemente, H ou:
(a) porção de alquilenocarbóxi C1-C22 tendo a fórmula: -(CH2)eR3 segundo o qual R3 é -NHCOR4; ou -OCOR4; ou NR5COR4; e segundo os quais R4 e R5 são cada independentemente alquenila ou alquila C1-C22; e e é um inteiro de 1 a 22;ou (b) alquila C1-C22 linear ou ramificada; ou (c) alquenila C1-C22 linear ou ramificada; ou (d) alquilenóxi C2-C22 substituído ou não substituído; ou (e) alquilenóxi de alquila C3-C22 substituído ou não substituído; ou (f) arilóxi C6-C22 substituído ou não substituído; ou (g) alquilenoarila C7-C22 substituído ou não substituído; ou (h) alquilenoxiarila C7-C22 substituído ou não substituído; ou (i) oxialquilenoarila C7-C22; ou (j) uma unidade aniônica tendo a fórmula:
-(CH2)yR6 segundo o qual K, é -SO3M, -OSO3M, -PO3M, -OPO3M, Cl ou suas misturas, segundo o qual M é hidrogênio, ou um ou mais cátions que formam sal suficientes para satisfazer equilíbrio da carga, ou suas misturas; R6 pode também ser cloreto; y é um inteiro de 1 a cerca de 22; e (k) uma mistura que compreende pelo menos dois de (a) a (j); e
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 8/29
5/19 q é rni inteiro de 0 a cerca de 22; m é rni inteiro de 0 a cerca de 22; Q é (CH2)m ou (CH2CHR7O); R7 é independentemente hidrogênio, metila, etila, propila ou benzila; B é H ou OH e Y é N; Rs é H ou alquila CiC4; Z- é um contra-ânion, e de preferência cloreto ou sulfato de metila.
[006] De acordo com o aspecto do método da invenção é fornecido um método de lavar tecidos que compreende a etapa de contatar tais tecidos com uma solução aquosa contendo uma quantidade eficaz de um grânulo de amido contendo óleo da invenção.
[007] É também fornecido um método para preparar um grânulo de amido contendo óleo que compreende as etapas de:
(a) fornecer uma dispersão de amido em água para formar uma suspensão de amido;
(b) fundir uma quantidade eficaz de um composto orgânico tal como amidoamina que compreende bis(alquil amidoetil)-2-polietóxi amina para formar um banho de amidoamina.;
(c) adicionar um óleo de perfume ao banho de composto orgânico ou banho de amidoamina da etapa (b) para formar uma solução de composto orgânico ou de amidoamina em óleo de perfume, dito óleo de perfume compreendendo ingredientes tendo um Clog P calculado de pelo menos 3, dito Clog P sendo o coeficiente calculado de partição de octanol para água;
(d) adicionar a solução da etapa (c) a suspensão de amido da etapa (a);
(e) homogeneizar a suspensão resultante misturando para formar uma mistura homogênea uniforme; e (f) secar por pulverização dita mistura homogênea para formar um grânulo de amido contendo óleo.
[008] Os óleos úteis para a presente invenção podem ser qualquer óleo que seja um líquido entre cerca de 10°C e 90°C e seja capaz de fornecer um
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 9/29
6/19 aditivo vantajoso aos tecidos, superfícies duras, cabelo e pele. Para aplicações em lavagem de roupa os óleos preferidos são perfumes, o termo “perfume” sendo usado aqui para se referir a materiais odoríferos os quais são capazes de fornecer uma fragrância agradável aos tecidos, e inclui materiais convencionais comumente usados em composições detergentes para contrareagir ao mal-odor em tais composições e/ou fornecem uma fragrância agravável as mesmas. Os perfumes estão de preferência no estado líquido em temperatura ambiente, embora perfumes sólidos sejam também úteis.
[009] O óleo de perfume da invenção compreende ingredientes tendo um Clog P de pelo menos 3 segundo o qual Clog P é o coeficiente calculado de partição de octanol para água. Clog P é um parâmetro indiciando solubilidade em água ou hidrofobicidade do perfume. Quanto maior o valor de Clog P, maior a hidrofóbico o perfume. Um aumento no coeficiente de partição permite maior substantividade (um odor mais duradouro, lentamente emitido do tecido lavado; Sina D. Escher e Esther Oliveros; A quantitative Study of Factoes That Influence the Substantivity of Fragrance Chemicals on Laundered and Dried Fabrics; Journal of American Oil Chemisfs Society Volume 71, n° 1, páginas 31 a 40, 1994). Um perfume com valor de Clog P de 3 ou maior é mais eficazmente depositado sobre a superfície do tecido (de um produto para lavar roupa) do que de um perfume com um valor abaixo de 3. Desse modo, os ingredientes do perfume dessa invenção têm Clog P de cerca de 3 ou mais, de preferência mais que cerca de 3,2 e ainda mais preferivelmente mais que cerca de 3,3.
[0010] O Clog P de muitos ingredientes do perfume tem sido registrado, por exemplo, o banco de dados Ponoma92, disponível de Daylight Chemical Information Systems, Inc (Daylight CIS), Irvine, Califórnia. Os valores são mais convenientemente calculados usando programa de ClogP também disponível de Daylight CIS. O programa também lista experimentalmente valores de logP determinados quando disponíveis do banco de dados Ponoma.
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 10/29
7/19
O logP calculado (ClogP) é nomialmente determinado pela abordagem do fragmento em Hansch e Leo (A. Leo em Comprehensive Medicinal Chemistry, vol 4, C. Hansch, P. G. Sammens, J.B. Taylor e C.A. Randensen, Editors, página 295, Pergamon Press, 1990). Essa abordagem é baseada na estrutura química do ingrediente da fragrância e leva em consideração os números e tipos de átomos, a conectividade do átomo e ligação química. Os valores de ClogP os quais são mais confiáveis e estimativas amplamente usadas para essa propriedade fisioquímica podem ser usados em vez dos valores de logP experimentais úteis na presente invenção. Outras informações com relação aos valores de ClogP e logP podem ser encontrados na patente US 5.500.138.
[0011] Incluídos entre os perfumes contemplados para uso aqui são materiais tais como aldeídos, cetonas, ésteres e o semelhante os quais são convencionalmente empregados para conferir fragrância agradável às composições detergentes granulares e líquidas. Óleos de animais e vegetais naturais são também comumente usados como componentes de perfume. Conseqüentemente, os perfumes úteis para a presente invenção podem ter composições relativamente simples, todas as quais são intencionadas para fornecer um odor ou fragrância agradável quando aplicados aos tecidos. Os perfume usados nas composições detergentes são geralmente selecionados para satisfazer exigências normais de odor, estabilidade, preço e disponibilidade comercial. O termo “fragrância” é freqüentemente usado aqui para significar o próprio perfume, em vez do que o aroma conferido por tal perfume.
[0012] Outros óleos os quais podem ser úteis para fornecer um aditivo vantajoso a um ou mais substratos de tecidos mencionados acima, superfícies duras, cabelo e pele, incluem vitaminas tais como vitamina E (ésteres de tocoferol), óleos de silicone modificados e não modificados, tensoativos, amaciantes de tecido, álcoois graxos, ácidos graxos, ésteres graxo, etc. Esses
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 11/29
8/19 óleos podem ser empregados como tais ou uma combinação de qualquer dos óleos mencionados podem ser usados.
Breve Descrição da Invenção [0013] Os amidos os quais são adequados para o grânulo de amido da presente invenção podem ser feitos de amido cru ou um amido modificado derivado de tubérculos, legumes, cereal e grãos, por exemplo, amido de milho, amido de farinha, amido de arroz, amido de milho ceroso, amido de aveia, amido de mandioca, cevada cerosa, amido de arroz ceroso, amido de arroz doce, amoica, amido de batata, amido da tapioca, amido da aveia, amido da mandioca, e suas misturas.
[0014] Amidos modificados adequados para uso incluem, amido hidrolisado, amido fino ácido, ésteres de amido de hidrocarbonetos de cadeia longa, acetatos de amido, succinato de octenila do amido, e suas misturas.
[0015] O termo “amido hidrolisado” se refere a materiais do tipo oligossacarídeo tais como amido de milho, maltodextrinas e sólidos de xarope de milho.
[0016] O composto orgânico usado para inibir migração do óleo para a superfície do grânulo é de preferência uma amidoamina tendo a seguinte fórmula:
Ri - CONH(CH2)nN - Ra
I ω r2 segundo o qual Ri = alquenila ou alquila Cn a C30,
R2 = RiCONH(CH2)m,
R3 = (CH2CH2O)PH, CH3 ou H, η = 1 a 5, m = 1 a 5, e p = 1 a 10.
[0017] Em um composto amaciante preferido da fórmula (I),
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 12/29
9/19
Ri = alquila Ci6 a C22, n = 1 a 3, m = 1 a 3, e p = 1,5 a 3,5.
[0018] Nas fórmulas acima R1 e R2 são cada, independentemente, grupos alquenila ou alquila de cadeia longa tendo de 12 a 30 átomos de carbono, de preferência de 16 a 22 átomos de carbono, tais como, por exemplo, dodecila, dodecenila, octadecila, octadecenila. Tipicamente, R1 e R2 irão ser derivados de óleos naturais que contêm ácidos graxos ou misturas de ácido graxo, tais como óleo de coco, óleo de palma, sebo, óleo de colza e óleo de peixe. Ácidos graxos quimicamente sintetizados são também usáveis. Os ácidos graxos saturados ou misturas de ácidos graxos, e especialmente ácido de sebo hidrogenado (sebo-H) (também referido como sebo endurecido), são preferidos. Geralmente e preferivelmente R1 e R2 são derivados do mesmo ácido graxo ou mistura de ácido graxo.
[0019] R3 representa (CH2CH2O)pH, CH3 ou H, ou suas misturas podem também estar presente. Quando R3 representa o grupo (CH2CH2O)pH, p é um número positivo representando o grau médio de etoxilação, e é de preferência de 1 a 10, especialmente 1,5 a 6, e mais preferivelmente de cerca de 2 a 4, tal como 2,5, n e m são cada inteiros de 1 a 5, de preferência 2 a 4, especialmente
2. Os compostos da fórmula (I) no qual R3 representa o grupo (CH2CH2O)PH são amplamente referidos aqui como amidoaminas etoxiladas e o termo “hidroxietila” é também usado para descrever o (CH2CH2O)pH.
[0020] As composições detergentes para lavagem de roupa da invenção podem conter um ou uma mistura de tensoativos do grupo que consiste de tensoativos aniônicos, não iônicos e catiônicos.
[0021] Qualquer composto detergente não iônico adequado pode ser usado como um tensoativo nas composições detergentes de lavar roupa presentes, com muitos membros das mesmas sendo descritos em várias
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 13/29
10/19 publicações anuais de Detergents and Emulsifier, por John W. McCutcheon. Tais volumes dão fórmulas químicas e marcas registradas para detergentes não iônicos comerciais comercializados nos Estados Unidos, e substancialmente todos tais detergentes podem ser empregados nas presentes composições. Entretanto, é altamente preferido que tal detergente não iônico seja um produto da condensação de óxido de etileno e um álcool graxo mais alto (embora em vez do álcool graxo mais alto, ácidos graxos mais altos e alquil [octil, nonil e isooctil] fenóis podem também ser empregados). As porções graxas mais altas, tais como as alquilas, de tais álcoois e produtos da condensação resultantes, irão normalmente ser lineares, de 10 a 18 átomos de carbono, de preferência de 10 a 16 átomos de carbono, mais preferivelmente de 12 a 15 átomos de carbono e algumas vezes ainda mais preferivelmente de 12 a 14 átomos de carbono. Porque tais álcoois graxos estão normalmente disponíveis comercialmente somente como misturas, os números de átomos de carbono dados são necessariamente médias, mas alguns casos, as variações de números de átomos de carbono podem ser limites reais para álcoois empregados e para as alquilas correspondentes.
[0022] Os teores de óxido de etileno (EtO) dos detergentes não iônicos irão normalmente estar na faixa de 3 a 15 moles de EtO por mol de álcool graxo mais alto, embora tanto quanto 20 moles de EtO podem estar presentes. De preferência tal teor de EtO irá ser 3 a 10 moles e mais preferivelmente será 6 a 7 moles, por exemplo, 6,5 ou 7 moles por mol de álcool graxo mais alto (e por mol de detergente aniônico). Assim com o álcool graxo mais alto, os limites de polietoxilato dados são também limites nas médias dos números de grupos de EtO presentes no produto da condensação. Exemplos de detergentes não iônicos adequados incluem aqueles vendidos pela Shell Chemical Company sob a marca registrada Neodeol®, incluindo Neodol 257, Neodol 23-6,5 e Neodol 25-3.
[0023] Outros compostos detergentes não iônicos úteis incluem
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 14/29
11/19 tensoativos de alquilpoliglicosídeo e alquilpolissacarídeo, os quais são bem conhecidos e extensivamente descritos na técnica.
[0024] A composição detergente pode conter um tensoativo aniônico de sulfonato de alquil benzeno segundo o qual o radical alquila contém de cerca de 10 a 16 átomos de carbono em uma cadeia reta ou ramificada e de preferência 12 a 15 átomos de carbono. Exemplos de tensoativos aniônicos sintéticos adequados são sulfonatos de alquil benzeno (C4-C20) de potássio e sódio, particularmente sulfonatos de alquil benzeno (C10-C15) secundário linear.
[0025] Outros detergentes aniônicos adequados os quais são opcionalmente incluídos nas presentes composições detergentes líquidas são os álcoois graxos mais altos etoxilados sulfatados da fórmula RO(C2H4O)mSOsM, segundo o qual R é uma alquila graxa de 10 a 18 átomos de carbono, m é de 2 a 6 (de preferência tendo um valor de cerca de 1/5 a % o número de átomos de carbono em R) e M é um cátion que forma um sal solubilizante, tal como um metal alcalino, amônio, ou um sulfonato de alquil benzeno mais alto segundo o qual a alquila mais alta é de 10 a 15 átomos de carbono. A proporção de óxido de etileno no sulfato de alcanol mais alto de polietoxilado é geralmente de 1 a 11 grupos de óxido de etileno e de preferência 2 a 5 moles de grupos de óxido de etileno por mol de detergente aniônico, com três moles sendo mais preferido, especialmente quando o alcanol mais alto é de 11 a 15 átomos de carbono.
[0026] Os compostos detergentes aniônicos solúveis em água altamente preferidos são o amônio e amônio substituído (tais como mono, di e trietanolamina), metal alcalino (tais como sódio e potássio) e metal alcalino terroso (tais como, cálcio e magnésio), sais dos sulfonatos de alquil benzeno mais altos, e sulfatos de alquila mais altos.
[0027] Materiais reforçadores são componentes essenciais das composições detergentes líquidas da presente invenção. Em particular, de
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 15/29
12/19 cerca de 2% a cerca de 15% de mi carbonato de metal alcalino, tal como carbonato de sódio, e de preferência de cerca de 3% a cerca de 10% em peso.
[0028] Um reforçador de fosfato, e em particular um polifosfato de metal alcalino (sódio) em uma quantidade de cerca de 5% a cerca de 30% em peso, é um componente integral das presentes composições detergentes líquidas. A quantidade de reforçador de polifosfato é de preferência de cerca de 8% a cerca de 20%.
[0029] Exemplos de reforçadores de detergência inorgânicos contendo fósforo incluem os sais solúveis em água, especialmente metalpirofosfatos alcalinos, ortofosfatos e polifosfatos. Exemplos específicos de reforçadores de fosfato inorgânico incluem tripolifosfatos de potássio e sódio, fosfatos e hexametafo sfatos.
[0030] Reforçador de aluminossilicato do tipo Zeólito-A, usualmente hidratado, pode opcionalmente ser incluído nas composições da invenção. Zeólitos X e Y hidratados podem ser também úteis, como pode ser zeólitos naturais que podem agir como reforçadores de detergente. Dos vários produtos de Zeólito-A, zeólito 4A, um tipo de molécula de zeólito segundo o qual o tamanho do poro é cerca de 4 ângstroms, é freqüentemente preferido. Esse tipo de zeólito é bem conhecido na técnica e métodos para sua fabricação são descritos na técnica tal como na patente US 3.114.603.
[0031] Os reforçadores de zeólito são geralmente da fórmula:
(Na2O)x. (Al2O3)y. (SiO2)z. w H2O segundo o qual x é 1, y é de 0,8 a 1,2, de preferência cerca de 1, z é de 1,5 a 3,5, de preferência 2 ou 3 ou cerca de 2, e w é de 0 a 9, de preferência 2,5 a 6. Os tipos cristalinos de zeólito os quais podem ser empregados aqui incluem aqueles descritos em “Zeolite Molecular Series” por Donald Breck, publicado em 1974 por John Wiley & Sons, zéolitos disponíveis comercialmente típicos sendo listrados na Tabela 9,6 nas páginas 747 a 749 do texto, tal Tabela sendo incorporada aqui por referência.
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 16/29
13/19 [0032] O reforçador de zeólito deveria ser mi zeólito de troca de cátion univalente, isto é, ele veria ser aluminossilicato de um cátion univalente tal como sódio, potássio, lítio (quando viável) ou outro metal alcalino, amônio. Um zeólito tendo um cátion de metal alcalino, especialmente sódio, é mais preferido, como é indicado na fórmula mostrada acima. Os zeólitos empregados podem ser caracterizados como tendo uma alta capacidade de troca por íon cálcio, o qual é normalmente de cerca de 200 a 400 ou mais equivalentes miligrama de dureza de carbonato de cálcio por grama do aluminossilicato, de preferência 250 a 350 mg. eq./g., em uma base de zeólito anidro. Uma quantidade preferida de zeólito é de cerca de 8% a cerca de 20%.
[0033] Outros componentes podem estar presentes nas composições detergentes para melhorar as propriedades e em alguns casos, para atuar como diluentes ou cargas. Ilustrativo de adjuvantes adequados são enzimas para posterior promover limpeza de certo sólido para remover manchas da lavagem de roupa ou superfícies duras. Entre enzimas, as enzimas proteolíticas e amilolíticas são mais úteis. Outros adjuvantes úteis são agentes espumantes, tais como dietanolamida mirístico láurico, quando espuma é desejada, e antiespumantes, quando desejados, tais como fluidos de silicone de dimetila. Também úteis são polímeros, agentes anti-redeposição, alvejantes, abrilhantadores fluorescentes, tais como abrilhantadores de estilbeno, colorantes tais como corantes e pigmentos e perfume.
MÉTODOS ANALÍTICOS
1. Análise de espaço superior por MEFS aquecida de tecido seco [0034] Microextração em fase sólida (SPME; Almirall, J. R.; Furton, K.
G. em Solid Phase Microextraction; A Pratical Guide; Scheppers-Wercinski, S., Ed; Marcel Dekker; Nova Iorque, 1999, páginas 203 a 216) é uma técnica de extração sem solvente através do qual análitos são extraídos de uma matriz (tal como tecido) dentro de um polímero ou outra fase, revestido em uma fibra de sílica fundida. O MEFS é acoplado com cromatografia gasosa (CG) para
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 17/29
14/19 dessorção e análise dos análitos.
Materiais:
1. Cromatografia gasosa com detecção por espectrômetro de massa com captura de íon e 0,75 mm de diâmetro interno do revestimento de entrada por MEFS (Varian GC3800/Saturno 2000 equipado com Auto Amostrador Combi Pal)
2. Coluna de CG: CP-SIL-8CB-MS, 30 m x 0,25 mm x 0,25 iim.
3. Fibra MEFS: 100 micrometro de polidimetilsiloxano (Supelco 57300-U (manual) ou 57301 (automático)).
4. 10 ml de vasos com espaço superior com topo ondular e Septa Varian MLA201000 e MLA200051ML.
Método:
1. Usando tesoura seca limpa, cortar (3) amostras de tecido de 1 grama (2 g para mal-odor) da toalha de algodão felpuda a ser analisadas.
2. Usando um inserto de bastão de vidro cada amostra de tecido em um frasco com espaço superior de 10 ml, sendo cuidadoso para inserir longe suficiente para não danificar fibra MEFS.
3. Tampar frascos e permitir equilibrar em temperatura ambiente por pelo menos 24 horas.
4. Equilibrar frascos a 50°C por pelo menos 30 minutos em um auto amostrador.
5. Inserir fibra e expor por 25 minutos a 50°C.
6. Injetar em cromatografia gasosa e dessorver por 30 minutos a 250°C.
Condições CG:
Temperatura do injetor 250°C
Fluxo da coluna 1 ml/min
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 18/29
15/19
Forno de coluna: |
Temperatura (°C) |
Taxa (C/min) |
Manutenção (min) |
50 |
0 |
5 |
200 |
5 |
5 |
220 |
5 |
1 |
Tempo total de execução: 45 minutos
2. Procedimento de extração para toalhas felpudas [0035] Para todas as 24 avaliações da amostra novas toalhas felpudas de mão (86% de algodão, 14% de poliéster) foram preparadas em uma máquina de lavar carregada por cima de 64 litros ajustada para lavagem quente (48,8°C), com configuração extra grande, em água de torneira. Dois ciclos de lavagem com 100 g de detergente em pó 2 Mexican Viva sem fragrância, uma lavagem com água somente, dispositivo de enxágüe extra foi ligado, foi usado para todas lavagens. Após três ciclos de lavagens terminarem, as toalhas foram secadas em um secador elétrico de roupas, e postas horizontalmente para armazenar. Todo lastro do tecido usado para os testes foi processado no mesmo modo como as toalhas entre cada uso.
Tabela 1. Base detergente, B1:
Nome do ingrediente |
% em peso |
Agua |
6 |
Sulfonato de alquil benzeno linear C9-C14 de sódio |
17,3 |
Silicato de sódio |
7 |
Anti-espumante de silicone 1430 (Down Corning) |
0,01 |
Tripolifosfato de pentassódio |
36,8 |
Sulfato de sódio |
36,8 |
Enzima Savinase 12T (Novo) |
0,29 |
Poliacrilato de sódio Alcosperse 412 |
0,9 |
Carbonato de sódio |
12 |
Concentrações menores |
Equilíbrio para 100 |
Grânulos de Amido
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 19/29
16/19 [0036] Os grânulos de AAHDOAÀ. foram preparados empregando amido Capsul (produto comercializado de National Starch). Capsul é um succinato de octenila do amido de milho ceroso dextrinizado. O processo de dextrinização para degradar o amido é o que diferencia amido Capsul de outros tipos de amido. Procedimento seguinte foi usado para preparar grânulos de Amido/ AA.:
[0037] Pré-misturar 33% de amido capsul em água, pelo menos um dia adiante de tempo usando um misturador n° 1L modelo GREERCO. Permitir o ar assentar. Pegar a amostra requerida desse e adicionar óleo de fragrância e mistura de amidoamina fundida e homogeneizar usando um misturador modelo L4R Siverson. Verter essa mistura no secador por pulverização Tall Form FT80 Armfield e secar por pulverização a 190°C com 0,5 a 1,0 bar de pressão de atomização.
[0038] A composição dos grânulos de amido (quantidades mostradas são as percentagens em peso) é como se segue (Tabela 2) usada para preparar composições mostradas na Tabela 4:
Tabela 2. Composição dos grânulos de amido Amido/AA
Fragrância* 35
Amido 56,8
AA 5,0
Água equilíbrio para 100 * Fragrância substantiva Dinasty de International Flavors and Fragrances Inc contendo os seguintes ingredientes:
|
Concentração em % em peso |
Clog P |
Ciclaprop |
6,7 |
3,51 |
Nerolina |
2,2 |
3,77 |
Lilial |
2,1 |
4,1 |
Isociclemona E |
11,1 |
5,23 |
Aldeído hexilcinâmico |
44,5 |
4,90 |
Galaxolida |
33,4 |
5,83 |
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 20/29
17/19
Teor de óleo na superfície dos grânulos de amido/AA e a Comparação do desempenho com amido/sílica [0039] Um estudo indica que o aditivo AA hidrofóbico significativamente reduz a quantidade de perfume (fragrância substantiva Dinasty) na superfície das cápsulas de amido seco de 2,89% (nenhum AA) para 0,24% (Tabela 3). Em contraste ao AA, outro estudo revela que uma sílica hidrofobicamente modificada (Aerosil R974; aditivo preferido da técnica anterior, pedido de patente WO 01/05926) não reduz a quantidade de óleo na superfície na mesma proporção como faz a amidoamina (Tabela 3). O Aerosil reduz a quantidade de óleo na superfície (perfume Dinasty) no grânulo de amido de 3.09% (nenhum Aerosil) para 2,83% (com Aerosil). Óleo na superfície foi medido pela extração da partícula encapsulada com hexano em temperatura ambiente e pressão atmosférica, seguida pela cromatografia gasosa. O hexano extrai somente o óleo de perfume na superfície da partícula, não o óleo encapsulado dentro da partícula.
Tabela 3. As quantidades de óleo na superfície (somente fração substantiva) no grânulo perfumado de amido
|
Óleo na
superfície (% em peso) |
Óleo na
superfície (% em peso) |
Amido* |
3,09 |
2,89 |
Amido/AA** |
|
0,24 |
Amido/Aerosil
R974*** |
2,38 |
|
* grânulo consiste de [amido capsul (65%), fragrância substantiva Dinasty (35%)] **grânulo consiste de [amido capsul (60%), amidoamina digraxa (5%), fragrância substantiva Dinasty (35%)] ***grânulo consiste de [amido capsul (64,29%), Aerosil R974 (0,71%), fragrância substantiva Dinasty (35%)]
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 21/29
18/19
Tabela 4. Composições 1 e 2
|
|
1 % em peso (Controle) |
2 % peso (Amido/AA) |
B1 |
Gota base |
97,6 |
97,6 |
|
Fragrância* |
0,31 |
0,31 |
|
Amido/AA**
Fragrância
Grânulo |
|
1,23* |
|
Fração substantiva Dinasty*** |
0,43 |
|
|
Agua deionizada |
Para 100 |
Para 100 |
*Fragrância pós adicionada a gota base B1 ** Os grânulos continham 35% de fragrância substantiva Dinasty (ou 0,43% na fórmula) (Tabela 2) *** Composição da fragrância mostrada (Tabela 2) [0040] As fórmulas acima foram usadas sob as seguintes condições:
Condições de Teste
Temperatura é 25°C, dureza da água é 50 ppm, 10 minutos de lavagem, 5 minutos de enxágüe, lavadoras são máquina MeyTag, 3 ciclos de lavagem.
Carga de tecido é 12 amostras de tecido de algodão felpudas (25,4 x 25,4 cm). Amostras de tecido são pré-lavadas para extrair antes de usar. Após lavagem, amostras de tecido são secadas em linha por 1 e 7 dias.
Concentração de detergente é 78 gm.
Lavagem é feita carregando as máquinas de lavar com água então adicionando dureza da água a 50 ppm adicionado uma solução de estoque de 250.000 ppm de água. Adicionar produto e agitar por 1 minuto.
Adicionar amostras de tecido, lavar por 10 minutos e enxaguar por 5 minutos.
Após a lavagem ter terminado, secar em linhas amostras de tecido por 1 e 7 dias e cortar amostras de tecidos para análise MEFS (1 grama de tecido/ vaso MEFS, 4 vasos/Produto).
Tabela 5. Fragrância total levando em conta a superfície do tecido seca (após dia 7) como observado pelo Método de Microextração em fase sólida
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 22/29
19/19
Controle |
3090065 |
Amido/AA |
4670633 |
[0041] Como mostrado na Tabela 5, o uso de grânulos perfumados (composição 2, Tabela 4) deposita relativamente mais fragrância sobre a superfície do tecido quando comparados a um controle (composição 1, Tabela
4).
Petição 870180136106, de 28/09/2018, pág. 23/29