BRPI0501592B1 - inalador de pó - Google Patents

inalador de pó Download PDF

Info

Publication number
BRPI0501592B1
BRPI0501592B1 BRPI0501592A BRPI0501592A BRPI0501592B1 BR PI0501592 B1 BRPI0501592 B1 BR PI0501592B1 BR PI0501592 A BRPI0501592 A BR PI0501592A BR PI0501592 A BRPI0501592 A BR PI0501592A BR PI0501592 B1 BRPI0501592 B1 BR PI0501592B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
actuator element
nozzle
capsule
inhaler according
plate
Prior art date
Application number
BRPI0501592A
Other languages
English (en)
Inventor
Wachtel Herbert
Original Assignee
Boehringer Ingelheim Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Boehringer Ingelheim Int filed Critical Boehringer Ingelheim Int
Priority to BRPI0501592A priority Critical patent/BRPI0501592B8/pt
Publication of BRPI0501592A publication Critical patent/BRPI0501592A/pt
Publication of BRPI0501592B1 publication Critical patent/BRPI0501592B1/pt
Publication of BRPI0501592B8 publication Critical patent/BRPI0501592B8/pt

Links

Abstract

"inalador de pó". a presente invenção refere-se a um inalador para inalar composições farmacêuticas pulverizadas de cápsulas é descrito, as cápsulas sendo colocadas antes do uso em um suporte de cápsula disposto no inalador. depois que a cápsula foi inserida no suporte de cápsula, o paciente pode pressionar um elemento atuador (7) que pode ser movido para fora de uma posição de repouso, dessa maneira cooperando com pelo menos um pino que pode se estender para dentro do suporte de cápsula. a cápsula é penetrada por meio do mínimo de um pino e a composição farmacêutica é liberada. a meta é melhorar mais tais inaladores em termos do seu conforto de operação. essa meta é atingida de acordo com a invenção com uma modalidade de um inalador no qual o elemento atuador é construído como um elemento atuador de função dupla (7) por meio do qual, em uma primeira atuação, o elemento de fechamento (14) pode ser destravado da parte inferior (1) de modo a articular a tampa (13), e em uma segunda atuação o bocal (12) preso na placa (9) pode ser liberado da placa (9), tal que o bocal (12) pode ser articulado para longe da parte inferior (1). além do mais, o bocal (12) que pode ser articulado para longe é provido com um auxiliar de segurar (17) que garante a abertura rápida e confiável do bocal.

Description

(54) Título: INALADOR DE PÓ (51) Int.CI.: A61M 15/00 (73) Titular(es): BOEHRINGER INGELHEIM INTERNATIONAL GMBH (72) Inventor(es): HERBERT WACHTEL (85) Data do Início da Fase Nacional: 04/05/2005
1/14
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para INALADOR DE PÓ.
[001] A invenção refere-se a um inalador para inalar composições farmacêuticas pulverizadas de cápsulas que são inseridas em um suporte de cápsula provido no inalador antes do uso. Depois que a cápsula foi inserida no suporte de cápsula, o paciente pode pressionar um elemento atuador que pode ser movido para fora de uma posição de repouso, dessa maneira cooperando com pelo menos um pino que pode estender-se para dentro do suporte de cápsula. A cápsula é perfurada pelo mínimo de um pino e a composição farmacêutica é liberada.
[002] Um inalador desse tipo é descrito, por exemplo, em EP 0703800 B1 ou EP 0911047 A1. O inalador conhecido dos relatórios descritivos acima mencionados tem uma parte inferior em formato de prato e uma tampa igualmente em formato de prato que a ajusta, essas duas partes podendo ser movidas à parte para uso, ao redor de uma junta provida na porção de borda. Entre a parte inferior e a tampa, um bocal que pode também ser movido para ser aberto e uma placa abaixo dele com um suporte de cápsula provido abaixo também agem na junta. Depois que os conjuntos individuais foram movidos para abrir, o paciente pode inserir uma cápsula cheia com a droga no suporte de cápsula, articular a placa e suporte de cápsula e o bocal para a parte inferior e penetrar na cápsula por meio de um elemento atuador carregado a mola que se projeta lateralmente da parte inferior. O paciente sendo tratado então puxa a composição farmacêutica para o seu canal de ventilação pela sucção no bocal.
[003] A intenção é melhorar os inaladores conhecidos ainda mais em termos de sua manipulação.
[004] Esse objetivo é atingido de acordo com a invenção com um inalador de acordo com uma primeira modalidade, no qual o elemento
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 7/28
2/14 atuador é construído como um elemento atuador de função dupla por meio do qual, em uma primeira atuação, o elemento de fechamento para articular a tampa pode ser separado da parte inferior, e por meio do qual, em uma segunda atuação, o procedimento para penetrar na cápsula como descrito acima pode ser executado.
[005] A vantagem essencial da invenção é que as forças necessárias para liberar a tampa do engate mecânico não são introduzidas diretamente através da tampa, mas, ao contrário, através do elemento atuador de função dupla. Isso garante a abertura rápida e confiável da tampa com um mecanismo do tipo de mecanismo de relógio, para tornar o inalador pronto para uso.
[006] De modo a permitir que a tampa seja liberada da parte inferior por um mecanismo do tipo de mecanismo de relógio, o elemento atuador de função dupla tem no seu lado superior um recesso que é inclinado de modo a formar uma superfície deslizante para o elemento de fechamento na forma de um plano inclinado e para liberar a tampa da parte inferior quando o elemento atuador de função dupla é acionado e portanto movido para diante. O recesso pode variar em tamanho. O tamanho mínimo deve ser suficiente para possibilitar que a tampa seja liberada da parte inferior por um mecanismo do tipo de mecanismo de relógio. O tamanho máximo depende da superfície superior do elemento atuador de função dupla. O movimento de abertura real da tampa pode então ser executado como previamente pela atuação da tampa pelo paciente, abrindo-a totalmente.
[007] O bocal, que pode também ser movido à parte, é provido de acordo com a invenção com um auxiliar de segurar que garante a abertura rápida e confiável do bocal. O auxiliar de segurar é disposto de modo que o contato com o bocal fica fora da área do bocal que o paciente tem que colocar na sua boca quando sugando. A superfície de contato para abertura e a superfície de contato para sucção são
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 8/28
3/14 claramente separadas entre si graças à forma e aparência do bocal. Conseqüentemente, o bocal tem uma aparência que é melhorada tanto ótica quanto praticamente, o que possibilita que o usuário o manipule intuitivamente e ao mesmo tempo garante uma ótima higiene. Isso é particularmente importante na região do bocal já que esse componente é colocado na boca quando o inalador é usado.
[008] O mecanismo de abertura semelhante a mecanismo de relógio para a tampa de acordo com a invenção e o auxiliar de segurar no bocal de acordo com a invenção são de grande importância, particularmente no início de um ataque de asma, já que eles provêem um segurar seguro e uma disposição efetiva para pacientes que de outra forma achariam difícil usar o inalador, possivelmente porque eles estivessem sofrendo de artrite ou tivessem alguma outra restrição à mobilidade dos seus dedos.
[009] Em uma modalidade preferida, além do elemento de mola entre o elemento atuador de função dupla e o suporte de cápsula para ajudar no retorno do elemento atuador de função dupla, pelo menos um outro elemento de mola pode ser provido entre a placa e a parte inferior, para ajudar no movimento de abertura, esse elemento de mola adicional permitindo que a tampa e/ou o bocal abram por força elástica, se as dimensões são adequadamente selecionadas, dessa maneira completando o mecanismo de abertura semelhante a mecanismo de relógio.
[0010] De preferência, o elemento atuador de função dupla é montado de maneira móvel na placa ou no suporte de cápsula. A placa e/ou suporte de cápsula assim formam um ponto de contato para o elemento atuador de função dupla que desliza ao longo da placa quando movido da posição de repouso para a posição funcional e é guiado dessa maneira, por exemplo por meio de um trilho guia.
[0011] Em uma modalidade favorável, o elemento atuador de funPetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 9/28
4/14 ção dupla é carregado a mola. A força de restauração que está presente mesmo na posição de repouso garante que depois que o elemento atuador de função dupla tenha sido usado, ele é retornado para a posição de repouso e assim o processo de inalação pode ser iniciado ou continuado.
[0012] Vantajosamente, o elemento atuador de função dupla compreende um corpo principal e dois braços guias paralelos engatando sobre ele. Os braços guias se projetam para a parte inferior e, junto com insertos correspondentes, por exemplo com luvas guias providas no exterior do suporte de cápsula, servem para guiar o elemento atuador de função dupla quando ele se move da posição de repouso para várias posições de operação e de volta para a posição de repouso. [0013] Os braços guias podem ter paradas de extremidade na sua extremidade distante do corpo principal, essas paradas de extremidade encostando nas luvas guias na posição de repouso. Isso cria uma orientação de mola sobre o elemento atuador de função dupla.
[0014] Em uma modalidade preferida, o corpo principal do elemento atuador de função dupla tem uma superfície raiada superior e pelo menos uma superfície raiada lateral. Essas superfícies raiadas são ambas elementos de projeto e ajudam a prover um ótimo segurar durante a atuação. Elas ficam no corpo principal do elemento atuador de função dupla fora da área de inalação e conseqüentemente não entram em contato com a área da boca do paciente. Além do mais, as superfícies raiadas podem ser menores em área do que as raias da superfície geral e ainda prover uma garantia de uso seguro e rápido do inalador.
[0015] Convenientemente, a superfície raiada superior na posição de repouso é formada, na sua área mais próxima da tampa, com um recesso para acomodar o elemento de fechamento da tampa. Dentro do recesso, a parede lateral direcionada para a superfície raiada latePetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 10/28
5/14 ral é inclinada, de modo que quando o corpo principal é inserido, ele forma uma superfície deslizante para o elemento de fechamento e dessa maneira, o elemento de fechamento junto com a tampa é elevado para fora da posição travada.
[0016] Vantajosamente, a placa travada na parte inferior pode ser separada da parte inferior, tal que a placa pode ser girada para longe da parte inferior. Essa função de giro torna o inalador mais fácil para limpar. O travamento entre a placa e a parte inferior pode ser realizado por meio de orelhas de retenção projetadas.
[0017] É também possível construir todas as modalidades do inalador tal que o elemento atuador de função dupla com o mínimo de um pino que pode ser estendido para dentro do suporte de cápsula seja preso na placa de modo que ele possa ser separado da parte inferior e oscilado para longe, junto com a placa travada na parte inferior.
[0018] Para tornar a invenção mais fácil de entender, ela será agora descrita mais completamente com referência ao desenho que segue (Figura 1).
[0019] A Figura 1 mostra uma vista explodida com um elemento atuador de função dupla e bocal com auxiliar de segurar.
[0020] A Figura 1 mostra o inalador em vista explodida. Os componentes essenciais são a parte inferior 1 que acomoda a placa 9 e é coberta pela última, o bocal 12 com o auxiliar de segurar 17, o dito bocal podendo ser travado na parte inferior 1 por meio das orelhas de retenção do suporte de tela 11 e a tampa 13 que é formada de modo a complementar a parte inferior 1.
[0021] No estado fechado do inalador o elemento de fechamento 14 na tampa 13 age sobre a placa 9 e é mantido lá pelo engate com atrito. É também possível obter o engate de conexão pela provisão de estruturas semelhantes a rebordo no elemento de fechamento 14. Para o elemento de fechamento 14 na tampa 13 agir sobre a placa 9, o
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 11/28
6/14 corpo principal do elemento atuador de função dupla 7 compreende um recesso 8 dentro do qual o elemento de fechamento 14 é abaixado quando ele fecha. O recesso 8 tem uma parede lateral inclinada e fica localizado na área da superfície raiada superior 15 mais perto da tampa. Para operação particularmente confiável, o elemento atuador de função dupla 7 é também provido com pelo menos uma superfície raiada lateral 16.
[0022] De modo a abrir a tampa 13, antes de tudo, o elemento atuador de função dupla 7 é movido ou pressionado para o inalador. O elemento de fechamento 14 na tampa 13 faz contato com a parede lateral inclinada do recesso 8 que atua uma superfície deslizante à medida que o corpo principal 7 continua a se mover para frente, e libera a tampa 13.
[0023] A parte inferior 1 é em formato de copo e acomoda todo o suporte de cápsula 4 que é montado no lado inferior da placa 9. De modo a ser capaz de colocar uma cápsula cheia com droga (não mostrada) no suporte de cápsula 4, o bocal 12 também tem que ser movido para abrir. Na modalidade mostrada na Figura 1, isso é feito pela atuação no auxiliar de segurar 17 mostrado.
[0024] Nessa posição aberta da tampa 13 e bocal 12, a cápsula pode ser colocada no suporte de cápsula 4 através de uma abertura na placa 9. A seguir, o bocal 12 é girado de volta novamente e fechado novamente pelo travamento das orelhas de retenção do suporte de tela 11 na placa 9. De modo a liberar a substância ativa, pelo menos um pino, mais preferencialmente dois pinos paralelos perpendicularmente deslocados 6 são montados no corpo principal do elemento atuador de função dupla 7, movendo continuamente para a cápsula (não mostrada) quando o elemento atuador de função dupla 7 é empurrado para dentro, de modo a perfurar a dita cápsula. O processo de perfuração pode ser observado através de uma janela de inspeção 2.
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 12/28
7/14 [0025] No suporte de cápsula 4 existe um ou pelo menos dois guias de pino tubulares que é ou são direcionados axialmente de acordo com a direção de movimento do pino ou pinos 6. Isso garante o alvo preciso do pino ou pinos na cápsula (não mostrada) e também provê a orientação adicional para o elemento atuador de função dupla
7. Entretanto, a orientação essencial é atingida por meio de dois braços guias lateralmente montados 18. Os braços guias 18 também têm a tarefa de manter o elemento atuador de função dupla 7 sob prétensão. Para isso, os braços guias 18 são providos, nas suas extremidades distantes do corpo principal, com paradas de extremidade que encostam nas luvas guias do suporte de cápsula 4 na posição de repouso do elemento atuador de função dupla 7. As luvas guias são providas no exterior do suporte de cápsula 4. Entre os braços guias 18 está uma mola helicoidal 5 que na direção axial se estende paralela ao pino ou pinos 6, a mola helicoidal 5 sendo unida com o comprimento dos braços guias 18, tal que o elemento atuador de função dupla 7 é ainda orientado na posição de repouso.
[0026] Os conjuntos individuais da parte inferior 1, placa 9, bocal 12 e tampa 13 são unidos por meio de soquetes de junta e um parafuso de junta 3 e são todos móveis ou articuláveis ao redor desse parafuso, em relação um ao outro.
[0027] As composições farmacêuticas usadas para a inalação podem ser todos os tipos de farmacêuticos pulverizados que são terapeuticamente recomendáveis para administração pela inalação. Particularmente preferidas nesse contexto são as composições farmacêuticas selecionadas de entre anticolinérgicos, beta-2-agonistas, esteróides, PDE IV-inibidores, LTD4-antagonistas e inibidores EGFR-kinase. [0028] Anticolinérgicos para uso são preferencialmente selecionados de entre brometo de tiotrópio, brometo de oxitrópio, brometo de flutrópio, brometo de ipratrópio, sais de glicopirrônio, cloreto de tróspio,
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 13/28
8/14 tolterodina, tropenol 2,2-difenilpropionato metobrometo, escopina 2,2difenilpropionato metobrometo, escopina 2-flúor-2,2-difenilacetato metobrometo, tropenol 2-flúor-2,2-difenilacetato metobrometo, tropenol 3,3',4,4'tetrafluorobenzilato metobrometo, escopina 3,3',4,4'tetrafluorobenzilato metobrometo, tropenol 4,4'-difluorobenzilato metobrometo, escopina 4,4'-difluorobenzilato metobrometo, tropenol 3,3'difluorobenzilato metobrometo, escopina 3,3'difluorobenzilato metobrometo, tropenol 9-hidróxi-fluoreno-9-carboxilato metobrometo, tropenol 9-flúor-fluoreno-9-carboxilato metobrometo, escopina 9-hidróxifluoreno-9-carboxilato metobrometo, escopina 9-flúor-fluoreno-9carboxilato metobrometo, tropenol 9-metil-fluoreno-9-carboxilato metobrometo, escopina 9-metil-fluoreno-9-carboxilato metobrometo, ciclopropiltropina benzilato metobrometo, 2,2-difenilpropionato ciclopropiltropina metobrometo, ciclopropiltropina 9-hidróxi-xanteno-9-carboxilato metobrometo, ciclopropiltropina 9-metil-fluoreno-9-carboxilato metobrometo, ciclopropiltropina 9-metil-xanteno-9-carboxilato metobrometo, ciclopropiltropina 9-hidróxi-fluoreno-9-carboxilato metobrometo, metil 4,4'-difluorobenzilato ciclopropiltropina metobrometo, tropenol 9hidróxi-xanteno-9-carboxilato metobrometo, escopina 9-hidróxixanteno-9-carboxilato metobrometo, tropenol 9-metil-xanteno-9carboxilato metobrometo, escopina 9-metil-xanteno-9-carboxilato metobrometo, tropenol 9-etil-xanteno-9-carboxilato metobrometo, tropenol 9-difluorometil-xanteno-9-carboxilato metobrometo e escopina 9hidroximetil-xanteno-9-carboxilato metobrometo, opcionalmente na forma dos racematos, enantiômeros, ou diastereômeros desses e opcionalmente na forma dos solvatos e/ou hidratos desses.
[0029] Beta-2-agonistas usados são preferencialmente selecionados de entre albuterol, bambuterol, bitolterol, broxaterol, carbuterol, clenbuterol, fenoterol, formoterol, hexoprenalina, ibuterol, isoetarina, isoprenalina, levosalbutamol, mabuterol, meluadrina, metaproterenol,
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 14/28
9/14 orciprenalina, pirbuterol, procaterol, reproterol, rimiterol, ritodrina, salmeterol, salmefamol, soterenot, sulfonterol, tiaramida, terbutalina, tolubuterol, CHF-1035, HOKU-81, KUL1248, 3-(4-{6-[2-hidróxi-2-(4-hidróxi3- hidroximetil-fenil)-etilamino]-hexilóxi}-butil)-benzenossulfonamida, 5[2-(5,6-dietil-indan-2-ilamino)-1-hidróxi-etil]-8-hidróxi-1H-quinolin-2-ona,
4- hidróxi-7-[2-{[2-{[3-(2-feniletóxi)propil]sulfonil}etil]-amino}etil]-2(3H)benzotiazolona, 1-(2-flúor-4-hidroxifenil)-2-[4-(1-benzimidazolil)-2-metil2-butilamino]etanol, 1-[3-(4-metoxibenzil-amino)-4-hidroxifenil]-2-[4-(1benzimidazolil)-2-metil-2-butilamino]etanol, 1-[2H-5-hidróxi-3-oxo-4H1,4benzoxazin-8-il]-2-[3-(4-N,N-dimetilaminofenil)-2-metil-2propilamino]etanol, 1-[2H-5-hidróxi-3-oxo-4H-1,4-benzoxazin-8-il]-2-[3(4-metoxifenil)-2-metil-2-propilamino]etanol, 1-[2H-5-hidróxi-3-oxo-4H1.4- benzoxazin-8-il]-2-[3-(4-nbutiloxifenil)-2-metil-2-propilamino]etanol, 1-[2H-5-hidróxi-3-oxo-4H-1,4-benzoxazin-8-il]-2-{4-[3-(4-metoxifenil)1.2.4- triazol-3-il]-2-metil-2-butilamino}etanol, 5-hidróxi-8-(1-hidróxi-2isopropilaminobutil)-2H-1,4-benzoxazin-3-(4H)-one, 1 -(4-amino-3cloro-5-trifluorometilfenil)-2-terc-butilamino)etanol e 1-(4etoxicarbonilamino-3-ciano-5-fluorofenil)-2-(terc-butilamino)etanol, opcionalmente na forma dos racematos, enantiômeros ou diastereômeros desses e opcionalmente na forma de sais de adição de ácido farmacologicamente aceitáveis, solvatos e/ou hidratos desses.
[0030] Os esteróides usados são preferencialmente selecionados de entre prednisolona, prednisona, butixocortpropionato, RPR-106541, flunisolida, beclometasona, triamcinolona, budesonida, fluticasona, mometasona, ciclesonida, rofleponida, ST-126, dexametasona, (S)fluorometil 6a,9a-difluoro-17a-[(2-furanilcarbonil)óxi]-11 b-hidróxi-16ametil-3-oxo-androsta-1,4-dieno-17b-carbotionato, (S)-(2-oxo-tetrahidrofuran-3S-il) 6a,9a-difluoro-11 b-hidróxi-16a-metil-3-oxo-17 apropionilóxi-androsta-1,4-dieno-17b-carbotionato e etiprednoldicloroacetato (BNP-166), opcionalmente na forma dos racematos,
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 15/28
10/14 enantiômeros ou diastereômeros desses e opcionalmente na forma dos sais e derivados desses, dos solvatos e/ou hidratos desses.
[0031] Os inibidores PDE IV usados são preferencialmente selecionados de entre enprofilina, teofilina, roflumilast, ariflo (cilomilast), CP325, 366, BY343, D-4396 (Sch-351591), AWD-12-281 (GW-842470), N-(3,5-dicloro-1-oxo-piridina-4-il)-4-difluorometóxi-3ciclopropilmetoxibenzamida, NCS-613, pumafentina, (-)p[(4aR*, 10bS*)-9-etóxi-1,2,3,4,4a, 10b-hexahidro-8-metóxi-2metilbenzo[s][1,6]naftiridina-6-il]-N,Ndiisopropilbenzamida, (R)-(+)-1-(4bro-mobenzil)-4-[(3-ciclopentilóxi)-4-metoxifenil]-2-pirrolidona, 3(ciclopentilóxi-4-metoxifenil)-1-(4-N'-[N-2-ciano-Smetilisotioureído]benzil)-2-pirrolidona, cis[4-ciano-4-(3-ciclopentilóxi-4metoxifenil)ciclohexano-1-ácido carboxílico], 2-carbometóxi-4-ciano-4(3-ciclopropilmetóxi-4-difluorometoxifenil)ciclohexan-1-ona, cis[4-ciano4-(3-ciclopropilmetóxi-4-difluorometoxifenil)ciclohexan-1-ol], (R)-(+)etil[4-(3-ciclopentilóxi-4-metoxifenil)pirrolidina-ilideno]acetato, (S)-(-)etil[4-(3-ciclopentilóxi-4-metoxifenil)pirrolidina-2-ilideno]acetato, CDP84O, Bay-198004, D-4418, PD-168787, T-440, T-2585, arofilina, atizoram, V-11294A, Cl-1018, CDC-801, CDC-3052, D-22888, YM58997, Z-15370, 9-ciclopentil-5,6-diidro-7-etil-3-(2-tienil)-9Hpirazolo[3,4-c]-1,2,4-triazolo[4,3-a]piridina e 9-ciclopentil-5,6-diidro-7etil-3-(terc-butil)-9H-pirazolo[3,4-c]-1,2,4-triazolo[4,3-a]piridina, opcionalmente na forma dos racematos, enantiômeros ou diastereômeros desses e opcionalmente na forma de sais de adição de ácido farmacologicamente aceitáveis, solvatos e/ou hidratos desses.
[0032] LTD4-antagonistas usados são preferencialmente selecionados de entre montelukast, 1-(((R)-(3-(2-(6,7-difluoro-2quinolinil)etenil)fenil)-3-(2-(2-hidróxi-2-propil)fenil)tio)metilciclopropanoácido acético, 1-(((1(R)-3(3-(2-(2,3-diclorotieno[3,2-b]piridina-5-il)-(E)etenil)fenil)-3-(2-(1-hidróxi-1metiletil) fenil)propil)tio)metil)ácido cicloPetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 16/28
11/14 propanacético, pranlukast, zafirlukast, [2-[[2-(4-terc-butil-2-tiazolil)-5benzofuranil]oximetil]fenil]ácido acético, MCC-847 (ZD-3523), MN-001, MEN-91507 (LM-1507), VUF-5078, VUF-K-8707 e L-733321, opcionalmente na forma dos racematos, enantiômeros ou diastereômeros desses, opcionalmente na forma de sais de adição de ácido farmacologicamente aceitáveis desses, bem como opcionalmente na forma dos sais e derivados desses, dos solvatos e/ou hidratos desses.
[0033] Inibidores de EGFR-quinase usados são preferencialmente selecionados de entre cetuximab, trastuzumab, ABX-EGF, Mab ICR62, 4-[(3-cloro-4-fluorofenil)amino]-6-{[4-(morfolin-4-il)-1-oxo-2-buten-1il]amino}-7-ci-clopropilmetóxi-quinazolina, 4-[(R)-(1-fenil-etil)amino]-6{[4-(morfolin-4-il)-1-oxo-2-buten-1-il]amino}-7-ciclopentiloxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)-amino]-6-{[4-((R)-6-metil-2-oxo-morfolin-4-il)-1oxo-2-buten-1-il]amino}-7-[(S)-(tetrahidrofuran-3-il)óxi]-quinazolina, 4[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-[2-((S)-6-metil-2-oxo-morfolin-4-il)-etóxi]7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-fluorofe-nil)amino]-6-({4-[N-(2metóxi-etil)-N-metilamino]-1-oxo-2-buten-1-il}amino)-7ciclopropilmetóxi-quinazolina, 4-[(R)-(1-fenil-etil)amino]-6-({4-[N(tetrahidropi-ran-4-il)-N-metil-amino]-1-oxo-2-buten-1-il}amino)-7ciclopropilmetóxi-quina-zolina, 4-[(3-cloro-4-fluorofenil)amino]-6-({4-[N(2-metóxi-etil)-N-metil-amino]-1-oxo-2-buten-1-il}amino)-7ciclopentilóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-fluorofe-nil)amino]-6-{[4-(N,Ndimetilamino)-1-oxo-2-buten-1-il]amino}-7-[(R)-(tetrahi-drofuran-2il)metóxi]-quinazolina, 4-[(3-etinil-fenil)amino]-6,7-bis-(2-metóxi-etóxi)quinazolina, 4-[(R)-(1-fenil-etil)amino]-6-(4-hidróxi-fenil)-7H-pirrolo[2,3d]pirimidina, 3-ciano-4-[(3-cloro-4-fluorofenil)amino]-6-{[4-(N,Ndimetilamino)-1-oxo-2-buten-1-il]amino}-7-etóxi-quinolina, 4-[(R)-(1fenil-etil)amino]-6-{[4-((R)-6-metil-2-oxo-morfolin-4-il)-1-oxo-2-buten-1il]amino}-7-metóxi-quina-zolina, 4-[(3-cloro-4-fluorofenil)amino]-6-{[4(morfolin-4-il)-1-oxo-2-buten-1-il]amino}-7-[(tetrahidrofuran-2-il)metóxi]Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 17/28
12/14 quinazolina, 4-[(3-etinil-fenil)amino]-6-{[4-(5,5-dimetil-2-oxo-morfolin-4il)-1-oxo-2-buten-1-il]amino}quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]6-{2-[4-(2-oxo-morfolin-4-il)-piperidina-1-il]-etóxi}-7-metóxi-quinazolina,
4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(trans-4-amino-ciclohexan-1-ilóxi)-7metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(trans-4metanossulfonilamino-ciclohexan-1-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3cloro-4-fluoro-fenil)amino]-6-(tetrahidropiran-3-ilóxi)-7-metóxiquinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-{1-[(morfolin-4-il)carbonil]piperidina-4-ilóxi}-7-metoxiquinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]6- (piperidina-3-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúorfenil)amino]-6-[1-(2-acetilamino-etil)-piperidina-4-ilóxi]-7-metóxiquinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(te-trahidropiran-4-ilóxi)7- etóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-{trans-4[(morfolin-4-il)carbonilamino]-ciclohexan-1-ilóxi}-7-metóxi-quinazo-lina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-{1-[(piperidina-1-il)carbonil]-piperidina4-ilóxi}-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(cis-4{N-[(morfolin-4-il)carbonil]-N-metil-amino}-ciclohexan-1-ilóxi)-7-metóxiquinazo-lina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(trans-4etanossulfonilamino-ciclohe-xan-1-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(1-meta-nossulfonil-piperidina-4-ilóxi)-7-(2metóxi-etóxi)-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-[1-(2metóxi-acetil)-piperidin-4-ilóxi]-7-(2-metóxi-etóxi)-quinazolina, 4-[(3etinil-fenil)amino]-6-(tetrahidropiran-4-ilóxi]-7-metóxi-quina-zolina, 4[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(cis-4-{N-[(piperidin-1-il)carbonil]-Nmetil-amino}-ciclohexan-1-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4flúor-fenil) amino]-6-{cis-4-[(morfolin-4-il)carbonilamino]-ciclohexan-1ilóxi}-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-{1-[2-(2oxopirrolidina-1-il)etil]-piperidina-4-ilóxi}-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3etinil-fenil)amino]-6-(1-acetil-pi-peridina-4-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-etinil-fenil)amino]-6-(1-metil-pipe-ridina-4-ilóxi)-7-metóxiPetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 18/28
13/14 quinazolina, 4-[(3-etinil-fenil)amino]-6-(1metanos-sul-fonil-piperidina-4ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)ami-no]-6-(1-metilpiperidina-4-ilóxi)-7(2-metóxi-etóxi)-quinazolina, 4-[(3-etinil-fenil)amino]-6-{1-[(morfolin-4-il)carbonil]-piperidina-4-ilóxi}-7-metoxiquinazo-lina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-{1-[(N-metil-N-2metoxietil-amino)car-bonil]-piperidina-4-ilóxi}-7-metóxi-quinazolina, 4[(3-cloro-4-flúor-fenil)ami-no]-6-(1-etil-piperidin-4-ilóxi)-7-metóxiquinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-[cis-4-(N-metanossulfonilN-metil-amino)-cicloexan-1-ilóxi]-7-metóxi-quinazo-lina, 4-[(3-cloro-4flúor-fenil)amino]-6-[cis-4-(N-acetil-N-metil-amino)-cicloe-xan-1-ilóxi]-7metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(trans-4metilamino-cicloexan-1-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4fluorofenil)-amino]-6-[trans-4-(N-metanossulfonil-N-metil-amino)cicloexan-1-ilóxi]-7-me-tóxi-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]6-(trans-4-dimetilamino-ciclo-exan-1-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4-[(3cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(trans-4-{N-[(morfolin-4-il)carbonil]-N-metilamino}-cicloexan-1-ilóxi)-7-metóxi-quina-zolina, 4-[(3-cloro-4-flúorfenil)amino]-6-[2-(2,2-dimetil-6-oxo-morfolin-4-il)-etóxi]-7-[(S)(tetrahidrofuran-2-il)metóxi]-quinazolina, 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(1-metanossulfonil-piperidina-4-ilóxi)-7-metóxi-quinazolina, 4[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-(1-ciano-piperidin-4-ilóxi)-7-metóxiquinazolina, e 4-[(3-cloro-4-flúor-fenil)amino]-6-{1-[(2metoxietil)carbonil]-piperidina-4-ilóxi}-7-metóxi-quinazolina, opcionalmente na forma dos racematos, enantiômeros ou diastereômeros desses, opcionalmente na forma de sais de adição de ácido farmacologicamente aceitáveis desses, dos solvatos e/ou hidratos desses.
[0034] Exemplos de sais de adição de ácido com ácidos farmacologicamente aceitáveis que os compostos podem ser capazes de formar incluem sais selecionados de entre cloridrato, bromidrato, iodrato, hidrossulfato, hidrofosfato, hidrometanossulfonato, hidronitrato, hidroPetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 19/28
14/14 maleato, hidroacetato, hidrobenzoato, hidrocitrato, hidrofumarato, hidrotartrato, hidrooxalato, hidrossucinato, hidrobenzoato e hidro-ptoluenossulfonato, preferencialmente cloridrato, bromidrato, hidrossulfato, hidrofosfato, hidrofumarato e hidrometanossulfonato.
[0035] A inalação é uma opção para composições farmacêuticas pulverizadas contendo as substâncias ativas acima mencionadas, bem como os seus sais, ésteres e combinações dessas substâncias ativas, sais e ésteres.
Listagem de Referência parte inferior janela de inspeção parafuso de articulação suporte de cápsula mola helicoidal pino elemento atuador de função dupla (corpo principal) recesso com parede lateral inclinada como superfície deslizante placa tela suporte de tela com orelhas de retenção bocal com auxiliar de segurar tampa elemento de fechamento superfície raiada superior de 7 superfície raiada lateral de 7 auxiliar de segurar braços guias
Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 20/28
1/3

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Inalador para inalar composições farmacêuticas pulverizadas de cápsulas, compreendendo
    - uma parte inferior (1)
    - uma placa (9) que presa na parte inferior (1) e com a qual a parte inferior (1) é isolada, e um suporte de cápsula (4) para receber as cápsulas, esse suporte (4) sendo adaptado para ser abaixado para dentro da parte inferior (1),
    - um bocal (12) preso na placa (9),
    - uma tampa (13) que cobre o bocal (12) em uma posição fechada e o trava por meio de um elemento de fechamento (14), a parte inferior (1), a placa (9), o bocal (12) e a tampa (13) sendo articulados juntos por meio de uma única junta e um elemento atuador (7) móvel para fora de uma posição de repouso e dessa maneira interagindo com pelo menos um pino (6) feito para penetrar no suporte de cápsula (4), caracterizado pelo fato de que o elemento atuador (7) é construído como um elemento atuador de função dupla por meio do que, em uma primeira atuação, o elemento de fechamento (14) é liberado da parte inferior (1) de modo a girar a tampa (13), e com o qual, em uma segunda atuação, a cápsula é penetrada.
  2. 2. Inalador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento atuador de função dupla (7) é montado de modo móvel na placa (9) e/ou suporte de cápsula (4).
  3. 3. Inalador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que de modo a ajudar o movimento de abertura pelo elemento atuador de função dupla (7), um elemento de mola é disposto entre a placa (9) e a parte inferior (1).
  4. 4. Inalador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o elemento atuador de função dupla (7) é monPetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 21/28
    2/3 tado de maneira móvel na placa (9).
  5. 5. Inalador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o elemento atuador de função dupla (7) é carregado a mola.
  6. 6. Inalador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o elemento atuador de função dupla (7) consiste em um corpo principal com dois braços guias paralelos (17) agindo sobre ele.
  7. 7. Inalador de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o corpo principal do elemento atuador de função dupla (7) compreende uma superfície raiada superior (15) e pelo menos uma superfície raiada lateral (16).
  8. 8. Inalador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o elemento atuador de função dupla (7) tem na sua superfície superior um recesso (8) que é inclinado formando uma superfície deslizante para o elemento de fechamento (14) na forma de um plano inclinado.
  9. 9. Inalador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a penetração da cápsula é efetuada por um ou mais, preferencialmente dois pinos que se estendem paralelos lateralmente deslocados (6) que são movidos pela atuação do elemento atuador de função dupla (7) e perfuram a cápsula.
  10. 10. Inalador de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o pino ou pinos (6) são guiados através de guias de pinos tubulares.
  11. 11. Inalador de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o pino ou pinos (6) são, cada um, guiados através de um braço guia lateralmente montado (18).
  12. 12. Inalador de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que os braços guias (18) montados lateralmente manPetição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 22/28
    3/3 têm o elemento atuador de função dupla (7) sob pré-tensão.
  13. 13. Inalador de acordo com a reivindicação 1, para inalar composições farmacêuticas pulverizadas de cápsulas compreendendo
    - uma parte inferior (1)
    - uma placa (9) presa na parte inferior (1) e com a qual a parte inferior (1) é isolada, e um suporte de cápsula (4) para receber as cápsulas, esse suporte sendo adaptado para ser abaixado para dentro da parte inferior (1),
    - um bocal (12) preso na placa (9),
    - uma tampa (13) que cobre o bocal (12) em uma posição fechada e o trava por meio de um elemento de fechamento (14), a parte inferior (1), a placa (9), o bocal (12) e a tampa (13) sendo articulados juntos por meio de uma única junta e um elemento atuador (7) móvel para fora de uma posição de repouso e dessa maneira interage com pelo menos um pino (6) feito para penetrar no suporte de cápsula (4), caracterizado pelo fato de que o bocal (12) tem um auxiliar de segurar (17) por meio do qual o bocal (12) é movido para longe para o lado.
  14. 14. Inalador de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o auxiliar de segurar (17) tem uma separação do bocal (12) que é construída como uma projeção na direção da parte cônica do bocal (12).
  15. 15. Inalador de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o auxiliar de segurar (17) é de um tamanho adequado para pacientes adultos.
    Petição 870180029218, de 12/04/2018, pág. 23/28
    1/1
    FIG 1
BRPI0501592A 2005-05-04 2005-05-04 inalador de pó BRPI0501592B8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0501592A BRPI0501592B8 (pt) 2005-05-04 2005-05-04 inalador de pó

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0501592A BRPI0501592B8 (pt) 2005-05-04 2005-05-04 inalador de pó

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0501592A BRPI0501592A (pt) 2006-12-19
BRPI0501592B1 true BRPI0501592B1 (pt) 2018-08-28
BRPI0501592B8 BRPI0501592B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=37546373

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0501592A BRPI0501592B8 (pt) 2005-05-04 2005-05-04 inalador de pó

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0501592B8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0501592A (pt) 2006-12-19
BRPI0501592B8 (pt) 2021-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7694676B2 (en) Dry powder inhaler
US10556069B2 (en) Inhaler
KR101496196B1 (ko) 분말 흡입기
KR101719137B1 (ko) 분말 흡입기
BRPI0610140B1 (pt) Nebulizador
DE102006016903A1 (de) Inhalator
BRPI0614852B1 (pt) Pulverizador
DE102006017699A1 (de) Inhalator
DE102006016904A1 (de) Inhalator
DE102006009637A1 (de) Inhalator mit Mundstück mit mikrobiologischer Schutzfunktion
CA2505366C (en) Dry powder inhaler
US8919341B2 (en) Inhaler
JP2012510324A5 (pt)
RU2369411C2 (ru) Порошковый ингалятор
BRPI0501592B1 (pt) inalador de pó
JP4825455B2 (ja) 粉末吸入器
KR101162913B1 (ko) 분말 흡입기
MXPA05004558A (en) Dry powder inhaler
BR112016019649B1 (pt) Dispositivo de inalação

Legal Events

Date Code Title Description
B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette]
B07G Grant request does not fulfill article 229-c lpi (prior consent of anvisa) [chapter 7.7 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/08/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/05/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO