BRPI0500722B1 - Sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula em serpentinas sísmicas marinhas - Google Patents

Sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula em serpentinas sísmicas marinhas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0500722B1
BRPI0500722B1 BRPI0500722-4A BRPI0500722A BRPI0500722B1 BR PI0500722 B1 BRPI0500722 B1 BR PI0500722B1 BR PI0500722 A BRPI0500722 A BR PI0500722A BR PI0500722 B1 BRPI0500722 B1 BR PI0500722B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
signal
calculated
particle motion
particle
sensors
Prior art date
Application number
BRPI0500722-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Rune Lennart Tenghamn Stig
Nicholai Borresen Claes
Torleif Vaage Svein
Original Assignee
Pgs Americas, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pgs Americas, Inc. filed Critical Pgs Americas, Inc.
Publication of BRPI0500722A publication Critical patent/BRPI0500722A/pt
Publication of BRPI0500722B1 publication Critical patent/BRPI0500722B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/28Processing seismic data, e.g. for interpretation or for event detection
    • G01V1/36Effecting static or dynamic corrections on records, e.g. correcting spread; Correlating seismic signals; Eliminating effects of unwanted energy
    • G01V1/364Seismic filtering
    • G01V1/366Seismic filtering by correlation of seismic signals
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/38Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting specially adapted for water-covered areas
    • G01V1/3808Seismic data acquisition, e.g. survey design
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/28Processing seismic data, e.g. for interpretation or for event detection
    • G01V1/284Application of the shear wave component and/or several components of the seismic signal

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Oceanography (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)
  • Measurement Of Mechanical Vibrations Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Force Measurement Appropriate To Specific Purposes (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Abstract

"sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula em serpentinas sísmicas marinhas". a presente invenção refere-se a sinais de sensores de pressão e de sensores de movimento de partícula localizados nas serpentinas sísmicas marinhas que são combinados para gerar dados de sensor de pressão e dados de movimento de partícula com substancialmente a mesma largura de banda ampla. a parte de baixa freqüência ruidosa dos sinais de movimento é calculada a partir dos sinais de pressão gravados e incorporada com os sinais de movimento não ruidosos. os dois conjuntos de dados de largura de banda ampla podem então ser combinados para calcular os campos de onda totais ascendente e descendente.

Description

(54) Título: SISTEMA PARA COMBINAR SINAIS DE SENSORES DE PRESSÃO E SENSORES DE MOVIMENTO DE PARTÍCULA EM SERPENTINAS SÍSMICAS MARINHAS (51) Int.CI.: G01V 1/16 (30) Prioridade Unionista: 03/03/2004 US 10/792,510 (73) Titular(es): PGS AMÉRICAS, INC.
(72) Inventor(es): STIG RUNE LENNART TENGHAMN; CLAES NICHOLAI BORRESEN; SVEIN TORLEIF VAAGE
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para SISTEMA PARA COMBINAR SINAIS DE SENSORES DE PRESSÃO E SENSORES DE MOVIMENTO DE PARTÍCULA EM SERPENTINAS SÍSMICAS MARINHAS.
Antecedentes da Invenção
1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se, de forma geral, ao campo da prospecção geofísica. Mais particularmente, a invenção refere-se ao campo da exploração sísmica marinha. Especificamente, a invenção é um sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula nas serpentinas sísmicas marinhas.
2. Descrição da Técnica Relacionada
Na exploração sísmica, os dados geofísicos são obtidos pela aplicação da energia acústica na terra a partir de uma fonte acústica e detecção da energia sísmica refletida das interfaces entre camadas diferentes nas formações da subsuperfície. O campo de ondas sísmico é refletido quando existe uma diferença na impedância acústica entre a camada acima da interface e a camada abaixo da interface. Quando usando serpentinas rebocadas na exploração sísmica marinha, uma serpentina sísmica é rebocada atrás de um navio de exploração em uma profundidade de água tipicamente entre cerca de seis a cerca de nove metros, mas pode ser rebocado mais raso ou mais profundo. Hidrofones são incluídos no cabo da serpentina para detectar sinais sísmicos. Um hidrofone é um sensor de gradiente de pressão submersível que converte as ondas de pressão em sinais elétricos ou ópticos que são tipicamente gravados para processamento do sinal, e avaliados para estimar características da subsuperfície da terra.
Em uma configuração de exploração geofísica típica, uma pluralidade de cabos de serpentina é rebocada atrás de um navio. Uma ou mais fontes sísmicas são também normalmente rebocadas atrás do navio. A fonte sísmica, que tipicamente é uma formação de pistola de ar comprimido, mas pode também ser uma formação de pistola hidráulica ou outro tipo de fonte conhecida para esses de conhecimento comum na técnica, transmite a energia sísmica ou as ondas para a terra e as ondas são refletidas de volta pelos refletores na terra e gravadas pelos sensores nas serpentinas. Paravanes são tipicamente utilizadas para manter os cabos na posição lateral desejada enquanto sendo rebocados. Alternativamente, os cabos sísmicos são mantidos em uma posição substancialmente estacionária em uma massa de água, flutuando em uma profundidade selecionada ou acomodados no fundo da massa de água, em cujo caso a fonte pode ser rebocada atrás do navio para gerar energia acústica em localizações variadas, ou a fonte pode também ser mantida em uma posição estacionária.
Depois que a onda refletida alcança o cabo da serpentina, a onda continua a propagar para a interface de água/ar na superfície da água, de onde a onda é refletida para baixo, e é novamente detectada pelos hidrofones no cabo da serpentina. A superfície da água é um bom refletor e o coeficiente de reflexão na superfície da água é quase unitário em magnitude e é negativo no sinal para sinais de pressão. As ondas refletidas na superfície assim serão deslocadas em fase por 180 graus em relação às ondas que se propagam para cima. A onda que se propaga para baixo gravada pelos receptores é geralmente citada como a reflexão de superfície ou o sinal fantasma. Por causa da reflexão de superfície, a superfície da água age como um filtro, o que cria entalhes espectrais no sinal gravado, tornando difícil gravar dados fora de uma largura da banda selecionada. Por causa da influência da reflexão da superfície, algumas freqüências no sinal gravado são amplificadas e algumas freqüências são atenuadas.
A atenuação máxima ocorrerá em freqüências para as quais a distância de propagação entre o hidrofone de detecção e a superfície da água é igual à metade do comprimento de onda. A amplificação máxima ocorrerá em freqüências para as quais a distância de propagação entre o hidrofone de detecção e a superfície da água é um quarto do comprimento de onda. O comprimento de onda da onda acústica é igual à velocidade dividida pela freqüência, e a velocidade de uma onda acústica na água é cerca de 1500 m/s. Dessa maneira, a localização no espectro de freqüência do entalhe espectral resultante é quase determinável. Por exemplo, para uma ser3 pentina sísmica em uma profundidade de 7 metros, e ondas com incidência vertical, a atenuação máxima ocorrerá em uma freqüência de cerca de 107 Hz e a amplificação máxima ocorrerá em uma freqüência de cerca de 54 Hz.
Não tem sido prática comum rebocar cabos de serpentina mais profundo do que cerca de nove metros porque a localização do entalhe espectral no espectro de freqüência do sinal detectado por um hidrofone diminui substancialmente a utilidade dos dados gravados. Também não tem sido prática comum rebocar cabos de serpentina em profundidade menor do que seis metros, por causa do aumento significativo no ruído relacionado na superfície induzido nos dados da serpentina sísmica.
Também é comum executar operações sísmicas marinhas nas quais os sensores são dispostos no fundo da água. Tais operações são tipicamente citadas como operações sísmicas no fundo do oceano. Nas operações sísmicas no fundo do oceano, ambos os sensores de pressão (hidrofones) e os sensores de movimento de partícula (geofones, acelerômetros) são dispostos no fundo do oceano para gravar os dados sísmicos.
Um sensor de movimento de partícula, tal como um geofone, tem sensibilidade direcional, enquanto que um sensor de pressão, tal como um hidrofone, não tem. Dessa maneira, os sinais do campo de onda ascendente detectados por um geofone e hidrofone localizados próximos ficarão em fase, enquanto que os sinais do campo de onda descendente serão gravados a 180 graus fora de fase. Várias técnicas foram propostas para usar essa diferença de fase para reduzir os entalhes espectrais causados pela reflexão de superfície e, se as gravações são feitas no fundo do mar, para atenuar os múltiplos transportados pela água. Deve ser observado que uma alternativa a ter o geofone e o hidrofone localizados juntos, é ter densidade espacial suficiente de sensores de modo que os campos de onda respectivos gravados pelo hidrofone e geofone possam ser interpolados ou extrapolados para produzir os dois campos de ondas na mesma localização.
A Patente U.S. No. 4.486.865 para Ruehle, por exemplo, ensina um sistema para suprimir as reflexões fantasmas combinando as saídas dos detectores de pressão e velocidade. Os detectores são colocados em pares, um detector de pressão e um detector de velocidade em cada par. É dito que um filtro muda o conteúdo da freqüência de pelo menos um dos detectores de modo que as reflexões fantasmas se cancelam quando as saídas são combinadas.
A Patente U.S. No. 5.621.700 para Moldovenu também ensina o uso de pelo menos um par de sensores compreendendo um sensor de pressão e um sensor de velocidade em um cabo no fundo do oceano em um método para atenuar fantasmas e reverberações da camada de água.
A Patente U.S. No. 4.935.903 para Sanders et al. ensina um sistema de prospecção de reflexão sísmica marinha que detecta ondas sísmicas percorrendo na água por pares de sensor de pressão-sensor de velocidade de partícula (por exemplo, pares de hidrofone-geofone) ou alternadamente, sensores de pressão verticalmente espaçados. Ao invés de filtrar para eliminar os dados de reflexão fantasma, o sistema requer a melhora dos dados de reflexão primários para uso no processamento de pré pilha pela adição dos dados fantasmas.
A Patente U.S. No. 4.979.150 para Barr proporciona um método para prospecção sísmica marinha dito atenuar o ruído coerente resultante da reverberação da coluna de água pela aplicação de um fator de escala na saída de um transdutor de pressão e um transdutor de velocidade de partícula posicionados substancialmente adjacentes um ao outro na água. É declarado na patente que os transdutores podem ser posicionados no fundo do oceano ou em uma localização na água acima do fundo, embora o fundo do oceano seja preferido.
O pedido de Patente U.S. co-pendente No. 10/233.266, depositado em 30 de agosto de 2002, intitulado Apparatus and Method for Multicomponent Marine Geophysical Data Gathering, com um co-inventor da presente invenção e atribuído para o procurador da presente invenção, descreve um sensor de movimento de partícula para uso em um cabo de serpentina e um método para igualar e combinar os sinais de saída do sensor de movimento de partícula e um sensor de gradiente de pressão localizado junto.
Como as patentes citadas mostram, é bem conhecido na técnica que sinais de movimento de partícula e de pressão podem ser combinados para deduzir ambos o campo de onda ascendente e descendente. Para gravações do fundo do mar, os campos de onda ascendente e descendente podem ser subseqüentemente combinados para remover o efeito da reflexão de superfície e para atenuar os múltiplos transportados pela água no sinal sísmico. Para aplicações de serpentina rebocada, entretanto, o sinal do movimento da partícula tem sido considerado como tendo utilidade limitada por causa do alto nível de ruído no sinal do movimento da partícula. Entretanto, se os sinais de movimento de partícula pudessem ser proporcionados para aquisição de serpentina rebocada, o efeito da reflexão de superfície podería ser removido dos dados.
O Pedido de Patente U.S. co-pendente No. 10/621.222, depositado em 16 de julho de 2003, intitulado Method for Seismic Exploration Utilizing Motion Sensor and Pressure Sensor Data, com um co-inventor da presente invenção e atribuído para o procurador da presente invenção, descreve um procedimento para atenuar múltiplos pela combinação dos campos de onda ascendente e descendente, medidos na coluna de água, onde os campos de onda são calculados da combinação de sensores de pressão como hidrofones e sensores de movimento como geofones. O procedimento assume, entretanto, que ambos os dados de pressão e de movimento têm a mesma largura da banda.
Tem sido difícil conseguir a mesma largura da banda nos dados do sensor de movimento como nos dados do sensor de pressão, entretanto, por causa do ruído induzido pelas vibrações na serpentina, que é sentido pelos sensores de movimento de partícula. O ruído é, entretanto, principalmente confinado em freqüências inferiores. Uma maneira para reduzir o ruído é ter vários sensores em série ou em paralelo. Esse caminho, entretanto, nem sempre reduz o ruído o suficiente para produzir uma razão de sinal em relação ao ruído satisfatória para processamento sísmico adicional.
Assim, existe uma necessidade por um método para obtenção de um sinal de movimento de partícula útil com uma razão de sinal em rela6 ção ao ruído satisfatória em baixas freqüências. Em particular, existe necessidade de um método para gerar um sinal de movimento de partícula com substancialmente a mesma largura da banda como um sinal de pressão gravado, para sensores de movimento de partícula e de pressão localizados em uma serpentina sísmica marinha rebocada.
Breve Sumário da Invenção
A invenção é um método para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula localizados nas serpentinas sísmicas marinhas. Então, um sinal do sensor de movimento de partícula é calculado em baixas freqüências do sinal do sensor de pressão, usando a profundidade da serpentina sísmica marinha e a velocidade da onda sonora na água.
Em uma modalidade adicional da invenção, uma solução matemática tridimensional completa considera o fato que a energia retornando da terra chega aos receptores em uma faixa de ângulos de incidência, ao invés de somente na direção em linha ou em uma dada direção, tal como a vertical.
Breve Descrição dos Desenhos
A invenção e suas vantagens podem ser mais facilmente entendidas por referência à descrição detalhada seguinte e aos desenhos anexos, nos quais:
A FIG. 1 é uma ilustração de um método para adquirir dados sísmicos marinhos que podem ser usados com o método da invenção;
A FIG. 2 é um fluxograma ilustrando as etapas de processamento de uma modalidade do método da invenção para combinar sinais de sensores de pressão como hidrofones e sensores de movimento de partícula como geofones, localizados em uma serpentina sísmica marinha;
A FIG. 3 é uma marcação de um sinal do hidrofone gravado em 13 m de profundidade.
A FIG. 4 é uma marcação do sinal de geofone correspondente gravado simultaneamente com o sinal do hidrofone na FIG. 2;
A FIG. 5 é uma marcação dos espectros de amplitude dos sinais do hidrofone e geofone das FIGS. 2 e 3, respectivamente;
A FIG. 6 é uma marcação dos espectros de amplitude dos sinais do hidrofone e geofone cônico da FIG. 4;
A FIG. 7 é uma marcação dos espectros de amplitude dos sinais do hidrofone e geofone cônico, como na FIG. 5, e, além disso, um espectro de amplitude do sinal do geofone calculado e cônico.
A FIG. 8 é uma marcação dos espectros de amplitude dos sinais do hidrofone e geofone incorporados da FIG. 7 e
A FIG. 9 é uma marcação dos espectros de amplitude do campo de onda ascendente gerado pela soma dos sinais do hidrofone e geofone da FIG. 7.
Embora a invenção seja descrita em conjunto com suas modalidades preferidas, será entendido que a invenção não é limitada a essas. Ao contrário, a invenção é planejada para abranger todas as alternativas, modificações e equivalentes que possam ser incluídos dentro do escopo da invenção, como definido pelas reivindicações anexas.
Descrição Detalhada da Invenção
A FIG. 1 mostra uma ilustração esquemática (não desenhada em escala) de um método para adquirir dados sísmicos marinhos que podem ser usados com o método da invenção. Um navio sísmico 101 está localizado em uma massa de água 102 acima da terra 103. Abaixo do fundo da água 104, a terra 103 contém formações subterrâneas de interesse tal como a camada 105 posicionada entre o limite superior 106 e o limite inferior 107. O navio sísmico 101 percorre sobre a superfície da água 108 e contém equipamento de controle de aquisição sísmica, indicado geralmente em 109. O equipamento de controle de aquisição sísmica 109 inclui controle de navegação, controle de fonte sísmica, controle de sensor sísmico e equipamento de gravação, todos os tipos bem conhecidos na técnica de aquisição sísmica.
O equipamento de controle de aquisição sísmica 109 faz com que uma fonte sísmica 110 rebocada na massa de água 102 pelo navio sísmico 101 atue em momentos selecionados. A fonte sísmica 110 pode ser de qualquer tipo bem conhecido na técnica da aquisição sísmica, incluindo pistolas de ar comprimido ou pistolas hidráulicas, ou particularmente, disposições de pistolas de ar comprimido. Serpentinas sísmicas 111 são também rebocadas na massa de água 102 pelo navio sísmico 101 para gravar os campos de onda acústica iniciados pela fonte sísmica 110 e refletidos das interfaces no ambiente. Embora somente uma serpentina sísmica 111 seja mostrada aqui com finalidades ilustrativas, tipicamente uma pluralidade de serpentinas sísmicas 111 é rebocada atrás do navio sísmico 101. As serpentinas sísmicas 111 contêm sensores para detectar os campos de onda refletidos iniciados pela fonte sísmica 110. Convencionalmente, as serpentinas sísmicas 111 continham sensores de pressão tal como hidrofones 112, mas serpentinas sísmicas de sensor duplo 111 também contêm sensores de movimento de partícula na água tal como geofones 113. Os hidrofones 112 e os geofones 113 são tipicamente colocados juntos em pares ou pares de formações de sensor em intervalos regulares ao longo das serpentinas sísmicas 111. Entretanto, o tipo de sensores 112,113 ou sua localização nas serpentinas sísmicas 111 não é planejado para ser uma limitação sobre a presente invenção.
Toda vez que a fonte sísmica 110 é atuada, um campo de onda acústico percorre tanto para cima quanto para baixo nas frentes de onda que se expandem esfericamente. A propagação das frentes de onda será ilustrada aqui por trajetórias de raio que são perpendiculares às frentes de onda. O campo de onda que percorre para cima, indicado pela trajetória de raio 114, refletirá para fora da interface da água-ar na superfície da água 108 e a seguir percorrerá para baixo, como na trajetória de raio 115, onde o campo de onda pode ser detectado pelos hidrofones 112 e geofones 113 nas serpentinas sísmicas 111. Infelizmente, uma tal reflexão na superfície da água 108, como na trajetória do raio 115 não contém informação útil sobre as formações subterrâneas de interesse. Entretanto, tais reflexões de superfície, também conhecidas como fantasmas, agem como fontes sísmicas secundárias com uma demora de tempo.
O campo de onda que percorre para baixo, na trajetória de raio
Figure BRPI0500722B1_D0001
116, refletirá para fora da interface de terra-água no fundo da água 104 e a seguir percorrerá para cima, como na trajetória de raio 117, onde o campo de onda pode ser detectado pelos hidrofones 112 e geofones 113. Uma tal reflexão no fundo da água 104, como na trajetória de raio 117, contém informação sobre o fundo da água 104. A trajetória de raio 117 é um exemplo de uma reflexão primária, tendo uma reflexão na terra subterrânea. O campo de onda que percorre para baixo, como na trajetória de raio 116, pode transmitir através do fundo da água 104 como na trajetória de raio 118, refletir para fora do limite da camada, tal como 107, de uma camada, tal como 105, e a seguir percorrer para cima, como na trajetória de raio 119. O campo de onda percorrendo para cima, trajetória de raio 119, pode então ser detectado pelos hidrofones 112 e geofones 113. Uma tal reflexão para fora do limite da camada 107 contém informação útil sobre uma formação de interesse 105 e é também um exemplo de uma reflexão primária, tendo uma reflexão na terra subterrânea.
Infelizmente, os campos de onda acústicos continuarão a refletir para fora das interfaces tal como o fundo da água 104, superfície da água 108 e limites de camada 106,107 em combinações. Por exemplo, o campo de onda percorrendo para cima na trajetória de raio 117 refletirá para fora da superfície da água 108, continuará a percorrer para baixo na trajetória do raio 120, pode refletir para fora do fundo da água 104 e continuar a percorrer para cima novamente na trajetória de raio 121, onde o campo de onda pode ser detectado pelos hidrofones 112 e geofones 113. A trajetória de raio 121 é um exemplo de uma reflexão múltipla, também chamada simplesmente um múltiplo, tendo múltiplas reflexões de interfaces. Similarmente, o campo de onda percorrendo para cima na trajetória de raio 119 refletirá para fora da superfície da água 108, continuará a percorrer para baixo na trajetória de raio 122, pode refletir para fora do limite da camada 106 e continuar a percorrer para cima novamente na trajetória de raio 123, onde o campo de onda pode ser detectado pelos hidrofones 112 e geofones 113. A trajetória de raio 123 é um outro exemplo de uma reflexão múltipla, também tendo múltiplas reflexões na terra subterrânea. Múltiplas reflexões contêm informação re10 dundante sobre as formações de interesse e geralmente são removidas dos dados sísmicos antes de processamento adicional.
A invenção é um método para combinar sinais de sensores de pressão (tipicamente hidrofones) e sensores de movimento de partícula (tipicamente geofones ou acelerômetros) localizados nas serpentinas sísmicas. Os sinais combinados podem então ser utilizados para gerar os campos de onda ascendente e descendente, que são úteis para processamento sísmico adicional, tal como atenuação dos múltiplos nos dados sísmicos marinhos. Desde que um sinal de movimento de partícula gravado é freqüentemente contaminado pelo ruído de baixa freqüência devido às vibrações em uma serpentina rebocada, a razão de sinal em relação ao ruído para os sinais combinados seria fraca. O sinal de movimento de partícula pode ser calculado a partir do sinal do sensor de pressão dentro de uma dada faixa de freqüência se o espectro do sinal do sensor de pressão tem uma razão satisfatória de sinal em relação ao ruído dentro dessa faixa de freqüência (e não tem entalhes dentro dessa faixa de freqüência) e se a profundidade dos sensores de pressão e de movimento de partícula é conhecida. Se a profundidade para os sensores é desconhecida, a profundidade pode ser calculada a partir da freqüência dos entalhes espectrais introduzidos pela reflexão de superfície, um processo que é bem conhecido na técnica.
A parte de baixa freqüência do sinal de movimento de partícula tipicamente precisará ser substituída porque ela tem uma baixa razão de sinal em relação ao ruído. Essa parte de baixa freqüência será citada como a Faixa de Freqüência. A porção correspondente do sinal do sensor de pressão a ser usada para calcular o sinal do movimento de partícula, tipicamente terá uma boa razão de sinal em relação ao ruído na Faixa de Freqüência. Portanto, a profundidade do sensor de pressão é preferencialmente escolhida de modo que a freqüência do primeiro entalhe espectral no sinal do sensor de pressão causado pela reflexão de superfície é maior do que a Faixa de Freqüência.
O método da invenção é particularmente útil para serpentinas sísmicas marinhas rebocadas, desde que a vibração de uma serpentina re11 bocada adiciona uma quantidade significativa de ruído no sinal do sensor de movimento de partícula. Assim, o método da invenção será ilustrado em ç/ termos de serpentinas rebocadas.
O método da invenção utiliza sensores de pressão que são responsivos às mudanças de pressão no meio ao qual os sensores de pressão estão acoplados. O meio tipicamente é água. Por clareza somente, o método da invenção será ilustrado pelo uso de hidrofones, mas isso não é planejado para limitar a invenção.
O método da invenção utiliza sensores de movimento de partícula que são responsivos aos movimentos nas partículas da água nas quais os sensores de movimento são acoplados. Em geral, sensores de movimento de partícula podem ser responsivos ao deslocamento das partículas, à velocidade das partículas ou à aceleração das partículas no meio. Na presente invenção, os sensores de velocidade de partícula são preferidos. Assim, se sensores de movimento são usados e são responsivos à posição, então preferencialmente o sinal de posição é diferenciado para convertê-lo para um sinal de velocidade por recurso de computação bem conhecido na técnica.
Se os sensores de movimento são usados, os quais são responsivos à aceleração (tipicamente chamados acelerômetros), então preferencialmente o sinal de aceleração é integrado para convertê-lo para um sinal de velocidade por um recurso de computação bem conhecido na técnica.
Em uma modalidade alternativa da invenção, sensores de movimento de múltiplos componentes são utilizados no cabo sísmico. Por clareza somente, essa modalidade da invenção será ilustrada pelo uso de geofones, mas isso não é planejado para limitar a invenção. No exemplo particular de um geofone de três componentes, um geofone é montado para sentir a velocidade da partícula na direção vertical. Esse geofone é chamado um geofone vertical. Dois geofones são montados em direções ortogonais com relação um ao outro, e ao geofone verticalmente montado, para sentir o movimento horizontal. Tipicamente, um geofone de três componentes é orientado para sentir o movimento na direção vertical, em uma direção em linha e em uma direção cruzada. O posicionamento desses geofones nessas três direções possibilita que a direção de propagação de um sinal que chega seja detectada. Isso também possibilita a detecção de dedilhamento ou outro comportamento mecânico do cabo sísmico. Por clareza, o método da invenção será ilustrado pelo uso de geofones verticais, mas isso não é planejado para limitar a invenção.
Acelerômetros poderíam ser usados como sensores de movimento de partícula como uma alternativa ao uso de geofones, embora o sinal de saída precise ser integrado para obter a velocidade. Alguns acelerômetros geram um sinal de saída que é indicativo da variação na orientação do acelerômetro de uma orientação selecionada. Dessa maneira, se conjuntos de dois acelerômetros (para situações nas quais a direção em linha é conhecida) ou conjuntos de três acelerômetros (se a direção em linha não é conhecida) são utilizados, a orientação do sensor pode ser calculada e não é necessário manter os acelerômetros em uma orientação específica.
O método da invenção será ilustrado pela discussão com referência ao fluxograma apresentado na FIG. 2. O método da invenção é ilustrado aqui pelo uso de hidrofones como sensores de pressão e geofones verticais como sensores de movimento da partícula, mas isso não é planejado para limitar a invenção. Nos exemplos discutidos abaixo com referência às FIGS. 3-9, os sistemas de hidrofone e geofone são posicionados separados por 0,7 m em uma serpentina sísmica rebocada com um comprimento de 1300 m, em uma profundidade de 13 m, e com uma fonte sísmica em uma profundidade de 7 m. A distância horizontal entre a fonte e os sistemas de hidrofone/geofone era aproximadamente 1300 m. Os específicos desses exemplos são por finalidades ilustrativas somente e não são planejados para limitar a invenção.
A FIG. 2 mostra um fluxograma ilustrando as etapas de processamento de uma modalidade do método da invenção para calcular um sinal do geofone a partir de um sinal do hidrofone e a seguir combinar os sinais de hidrofones e geofones localizados nas serpentinas sísmicas marinhas.
Na discussão seguinte, sinais no domínio de espaço-tempo são representados por letras com caixa baixa, enquanto os mesmos sinais no domínio de freqüência-quantidade de ondas são representados pelas letras correspondentes em caixa alta (maiúscula).
Na modalidade preferida da invenção, x (espaço) é um vetor e igual a (x,y), onde x é a direção ao longo das serpentinas e y é a direção na linha cruzada. Em outras modalidades y pode ser mantido constante de modo que cada cabo é analisado separadamente. Uma razão possível para selecionar essa opção podería ser que os cabos são dispostos em profundidades diferentes significativas. Também, em outras modalidades, também x pode ser mantido constante de modo que cada sensor é analisado individualmente. O último tipicamente será uma opção preferida se a profundidade dos sensores dentro de cada cabo varia significativamente.
Na modalidade preferida da invenção, k (quantidade de ondas) é um vetor e igual a (kx,ky) onde kx é a quantidade de ondas na direção x e ky é a quantidade de ondas na direção y. Em outras modalidades, ky pode ser desconsiderado de modo que cada cabo é analisado separadamente. Nesse caso, uma direção fixa da propagação da linha cruzada para cada cabo é selecionada. Essa direção podería ser vertical ou qualquer outra direção. Uma razão possível para selecionar essa opção poderia ser que os cabos são dispostos em profundidades significativamente diferentes. Também, em outras modalidades, ambos kx e ky podem ser desconsiderados de modo que cada sensor é analisado individualmente e somente o espectro de freqüência de cada traço gravado é usado. Nesse caso uma direção fixa de propagação em ambas a direção em linha e linha cruzada é usada para cada sensor. O último tipicamente será uma opção preferida se a profundidade dos sensores em cada cabo varia significativamente. Nesse caso os dados transformados estarão no domínio f-x.
A discussão abaixo usa exemplos de exploração sísmica marinha para alvos em profundidades de umas poucas centenas de metros para uns poucos quilômetros, assim chamado exploração sísmica profunda. A presente invenção é, entretanto, aplicável na exploração para ambos os alvos mais rasos e mais profundos.
Na etapa 21 da FIG. 2, um conjunto de dados de hidrofone
Hsinal(x,t) e um conjunto correspondente de dados de geofone Gsinal(x,t) são transformados do domínio de espaço-tempo para o domínio de freqüênciaquantidade de ondas, produzindo um sinal de hidrofone transformado Hsinal(f,k) e um sinal de geofone transformado Gsinal(f,k), respectivamente. De preferência, a transformação é uma Transformação Fourier, mas isso não é uma restrição da invenção.
O método da invenção pode ser executado em uma variedade de domínios transformados, que separam o campo de ondas em componentes angulares, incluindo, mas não limitado a, quantidade de ondas ou atraso. O método da invenção não é restrito somente ao domínio de freqüênciaquantidade de ondas ou às Transformações Fourier. O domínio de freqüência-quantidade de ondas e a transformação Fourier são meramente usados no seguinte com finalidades ilustrativas.
Na etapa 22 na FIG. 2, os sinais de hidrofone e de geofone transformados, Hsjnal(f,k) e Gsinal(f,k), respectiva mente, da etapa 21 são corrigidos para diferenças relativas nas funções de transferência do instrumento, que correspondem às respostas de impulso do instrumento no domínio de tempo. Essas correções poderiam também ser a correção da amplitude e fase dos dados do hidrofone para igualar os dados do geofone, ou, em uma modalidade alternativa, a correção dos dados do geofone para igualar os dados do hidrofone, ou, em uma modalidade alternativa adicional, a correção de ambos os conjuntos de dados para uma base comum. A correção para diferenças relativas em respostas de impulso do instrumento é bem conhecida na técnica. Finalmente, uma amplitude graduando igual ao inverso da impedância acústica na água é preferencialmente aplicada nos dados do geofone para corrigir as diferenças relativas nas amplitudes da pressão e velocidade de partícula. Isso é também bem conhecido na técnica.
Na etapa 23 na FIG. 2, o sinal do geofone corrigido Gsjnal(f,k) da etapa 22 é também corrigido para o ângulo de incidência. Enquanto um hidrofone grava o campo de onda total, um geofone vertical somente gravará a parte vertical do campo de onda. Isso será igual ao campo de onda total somente para sinais que estão se propagando verticalmente, isto é, para os quais o ângulo de incidência φ =0. Para quaisquer outros valores de φ, o sinal do geofone precisa ser graduado por:
Figure BRPI0500722B1_D0002
Figure BRPI0500722B1_D0003
(1) signal = sinal onde Gsinal(f,k) é o campo de onda total e οοείφ) é dado por:
cos(0) = 7l-sin2(^) (2) e v é a velocidade do som na água.
A velocidade do som na água é bem conhecida na técnica como sendo próxima a 1500 m/s. Assim, se v é conhecido, então a Equação (2) mostra uma ligação direta entre o ângulo de incidência φ e valores da quantidade de ondas k e freqüência f. Se v não é conhecido por alguma razão, então ele pode ser medido por métodos bem conhecidos na técnica. Tam15 bém, pode ser observado a partir da Equação (2) que οοείφ) é real e diferente de zero para valores de k dados por:
Figure BRPI0500722B1_D0004
(3)
Exemplos de gravações de traço único onde as correções acima foram aplicadas (assumindo ângulo incidente vertical) são mostrados nas FIGS. 3 e 4. A FIG. 3 é uma marcação da amplitude contra o tempo para um sinal de hidrofone gravado em 13 m de profundidade. A FIG. 4 é uma marcação da amplitude contra o tempo para o sinal de geofone correspondente gravado simultaneamente com o sinal do hidrofone da FIG. 3. Os espectros de amplitude correspondentes (mostrando amplitude contra freqüência) dos sinais de hidrofone e geofone são mostrados na FIG. 5. A linha sólida 51 é o espectro do sinal do hidrofone e a linha pontilhada 52 é o espectro do sinal do geofone. O nível de ruído mais alto nos dados do geofone pode ser ob16 servado pela comparação das FIGS. 3 e 4. Também, pode ser observado a partir da FIG. 5 que o ruído nos sinais do geofone é principalmente confinado nas frequências menores 53.
Na etapa 24 na FIG. 2, uma parte de baixa freqüência do sinal do geofone é calculada a partir do sinal do hidrofone gravado. Assim, um conjunto de dados Gcalculad0(f,k) é gerado de Hsjnal(f,k) para T < f < f2, isto é, para uma Faixa de Freqüência [f-ι, f2]. No seguinte esse procedimento é descrito em detalhes.
O sinal do hidrofone e o sinal do geofone podem ser expressos em termos de seus componentes ascendentes e descendentes e o sinal do hidrofone (campo de onda da pressão) é dado pela equação: hsignal( x,t) = hJ(x,t) + hl(x,t) (4) signal = sinal onde hJ(x,t) é o componente ascendente e hl(x,t) é o componente descendente, respectivamente, do sinal do hidrofone hsjnal(x,t).
Similarmente, o sinal do geofone (campo de onda da velocidade) é dado por: 9sianal(x>t) = 91 (x,t) + g 1 (x,t) (5) signal = sinal onde gJ(x,t) é o componente ascendente e gl(x,t) é o componente descendente, respectivamente, do sinal do geofone gsinal(x,t).
Assuma que os componentes ascendentes dos sinais do hidrofone e geofone são os mesmos, isto é, hT(x,t) = gT (x,t) (6)
Então, inserir a Equação (6) na Equação (5) produz: gsianJxJ) = Λ t (x,t) + gl(x,t) (7) signal = sinal
Deixe τ ser a demora de tempo de reflexão da superfície, isto é, a demora de tempo entre a chegada da propagação ascendente direta do campo de onda e a reflexão correspondente da superfície. Usando a definição de cos(<j)) dada pela Equação (2), a demora de tempo τ é dada por:
2-D-(cos(0)| τ = ——1--L v
v (8) onde D é a profundidade do hidrofone e do geofone. A profundidade D pode ser determinada por qualquer recurso conhecido na técnica, tal como por um sensor de profundidade ou um cálculo. Assuma que o coeficiente de reflexão na superfície do mar é c para sinais de pressão e, dessa maneira, -c para sinais de velocidade de partícula. O valor absoluto de c está muito próximo da unidade. Também, como é bem conhecido na técnica, um coeficiente de reflexão é uma função do ângulo incidente e, no caso da superfície do mar que não é sempre plana, também uma função da freqüência. Esses são, entretanto, efeitos minoritários com relação ao método da invenção e assim não são discutidos mais. Um outro efeito bem conhecido, porém minoritário, que não é incluído nas discussões abaixo é a diferença na extensão geométrica entre a chegada direta gravada e a reflexão da superfície correspondente gravada. Então, usando τ, o componente descendente h 1 (x,t) do sinal do hidrofone pode ser dado por:
h b(x,t)=ch2 (x,t-r) (9)
Similarmente, o componente descendente gV(x,t) do sinal do geofone pode ser dado por:
g l(x,t) = -c h t (x,t-r) (10)
A inserção de h^(x,t) e g),(x,t) como dado pelas Equações (9) e (10), respectivamente, nas Equações (4) e (7), respectivamente, fornece:
hsignal(x,t) = h^(x,t) + c h^(x,t-r) (11) signal = sinal e (12) signal = sinal
A seguir, os sinais do hidrofone e geofone expressos em termos de seus componentes ascendente e descendente nas Equações (11) e (12) são transformados para o domínio de freqüência-quantidade de ondas. De preferência, a transformação é uma Transformação Fourier, mas isso não é uma restrição da invenção. A transformação da Equação (11) para o domínio de freqüência-quantidade de ondas fornece:
k) = (f,k)exp(-i2KlT) =Hl ff,k)[1+c (13) signal = sinal
Resolvendo a Equação (13) para o componente ascendente do sinal do hidrofone produz:
Hf(f,k)=-1 + ο-βχρ(-/2π/τ) (14) signal = sinal
Como acima, a transformação da Equação (12) para o domínio de freqüência-quantidade de ondas fornece:
Gsignal(f,k) = (f,k)-exp(-/2^r) = Hj(f,k)\f-c· &χρ(-ΐ2πίτ)].
(15) signal = sinal
Agora, o sinal do geofone Gcalculadol(f, k) pode ser calculado do sinal do hidrofone Hsjnal(f,k) no domínio da freqüência-quantidade de ondas. A inserção de HÍ(f,k) como dado pela Equação (14) na Equação (15) produz o sinal do geofone calculado a partir do sinal do hidrofone por:
'calculated (W = Hsignal(f,k) —C-exp(—/2π/Τ) 1 + 0·βχρ(-/2πΤτ) (16) calculated = calculado signal = sinal onde a freqüência f é dada por f-i < f < f2 e a quantidade de ondas k está como na Equação (3). A Equação (16) pode ser usada para calcular o sinal do geofone a partir do sinal de hidrofone gravado em baixas freqüências onde a razão de sinal em relação ao ruído do sinal do geofone gravado é insuficiente para necessidades de processamento.
A Equação (16) é estável se o denominador no lado direito é diferente de zero. Assumindo que c=-1 exatamente, então o denominador iguala 0 quando = βχρ(-/2π/τ) (17) isto é, para f = 0, 1/τ, 2/τ,... Assim, fi deve ser maior do que zero. Um valor típico será 3 Hz. Para evitar artefatos no domínio do tempo, afunilamento apropriado, que é bem conhecido na técnica, deve ser aplicado na parte de baixa freqüência do espectro do sinal do geofone calculado.
Como pode ser visto da Equação (8):
v τ 2-D-|cos(^)| ’ (18) que tem seu menor valor para <j> = 0, isto é, para sinais de propagação vertical. Isso significa que f2 deve ser menor do que v/2D. Assumindo que o sinal do geofone é muito ruidoso para ser usado para freqüências abaixo de fruído, então fruído < h < v/2D.
De preferência, a diferença entre f2 e fruído deve ser grande o suficiente de modo que o sinal do geofone calculado de (16) pode ser comparado e verificado com o sinal de geofone medido. Uma faixa de freqüências de sobreposição é preferida para incorporar a porção calculada do sinal do geofone com a porção medida. Tipicamente, f2 deve ser5-10Hz maior do que fruído. Para manter uma boa razão de sinal em relação ao ruído do sinal do hidrofone, f2 deve ser significativamente menor do que v/2D e preferencialmente não maior do que cerca de 75% de v/2D.
Nos exemplos de dados mostrados nas FIGS. 3-5, a profundidade D dos sensores é 13 m. Assumindo uma velocidade da água v de 1500 m/s produz um primeiro entalhe no espectro do hidrofone em cerca de v/2D, ou cerca de 58 Hz. Isso indica que f2 deve ser menor do que cerca de 75% de v/2D, ou cerca de 43 Hz.
Na etapa 25 na FIG. 2, a parte calculada e a gravada do sinal do geofone são incorporadas em um conjunto de dados. Para evitar artefatos nos dados, em particular no domínio de tempo, o incorporador deve preferivelmente ser feito com uma zona de afunilamento. Na prática essa zona de afunilamento será as freqüências entre fruído θ h, mesmo se uma zona de freqüência mais estreita pode ser selecionada.
Abaixo está um método para aplicação de pesos nos dois conjuntos de dados antes da incorporação dos dois conjuntos de dados. Existem outras maneiras para cálculo dos pesos que são bem conhecidas na técnica de modo que isso não é uma restrição da invenção. Um peso, w(f) é calculado como:
W(f) = yjngise... , para < f < f2.
'2 'noise
Assim, w(f) = 0 para f = frUído θ w(f) = 1 para f = f2. O conjunto de dados do geofone total incorporado então será:
constructed (W =
Gcalculated(f,k), for f<fnoise, [i-w(0] ’ Gcalculated (f,k) + W(f) ' ®total (f,k), for fnoise <f <f2, Gtotal(fk)· for f > f2.
(20) calculated = calculado signal = sinal
Existem várias maneiras de calcular pesos para incorporar os sinais que são bem conhecidos na técnica, e o usado acima é apenas um exemplo. Alternativamente, é possível incorporar os espectros de amplitude e fase dos dois conjuntos de dados separadamente. Nessa modalidade alternativa, a função de peso real é complexa.
No exemplo seguinte ilustrado nas FIGS. 6-9, os dados da FIG.
Figure BRPI0500722B1_D0005
serão usados para ilustrar o procedimento na etapa 24 e 25 na FIG. 2. Da FIG. 5, pode ser estimado que fruido seja cerca de 20 Hz. Para obter o intervalo para incorporação, f2 foi ajustado para 25 Hz. A FIG. 6 é uma marcação dos espectros de amplitude dos sinais do hidrofone e geofone da FIG. 5. A linha sólida 61 é o espectro do sinal do hidrofone e a linha pontilhada 62 é o espectro do sinal do geofone. A amplitude do sinal do geofone 51 da FIG. 5 foi afunilada com uma função linear entre 20 e 25 Hz e ajustada para zero abaixo de 20 Hz (no número de referência 63) para produzir a amplitude do sinal de geofone 61 na FIG. 6. A FIG. 7 inclui um sinal de geofone 73 que foi calculado a partir do sinal do hidrofone da equação (11) na faixa de freqüência de 3-25 Hz, e linearmente afunilado no lado de baixa freqüência e entre 20 e 25 Hz. A linha sólida 71 é o espectro do sinal do hidrofone e a linha pontilhada 72 é o espectro do sinal do geofone tirado da FIG. 6.
A FIG. 8 mostra os espectros de amplitude dos dados do hidrofone gravados 81 e os dados do geofone incorporados (construídos) 82. O sinal do geofone 82 foi incorporado usando a Equação (20). Pode ser observado que os conjuntos de dados do hidrofone e geofone agora têm essencialmente a mesma largura da banda.
Na etapa 26 na FIG. 2, o conjunto de dados do geofone construído na largura da banda total e o conjunto de dados do hidrofone gravado na largura da banda total são adicionados ou subtraídos para calcular o campo de onda ascendente e descendente da largura da banda total, respectivamente. Isso pode ser feito por:
l^sianal (x,t)+gt constructed (x,t) d(x,t) = ^signal e (21) 'signal constructed (x,t) (22) signal = sinal constructed = construído onde u(x,t) e d(x,t) são os campos de onda ascendente e descendente, respectivamente. A separação também pode ser feita no domínio da freqüência por:
U(f x) — ^si3nal (f’ % + ^constructed (?’ θ (23) Hsigna, (f^)~ ^constructed (f (24) signal = sinal constructed = construído
O espectro de amplitude do campo de ondas ascendente, |U(f)|, depois de somar os dados do hidrofone 81 e do geofone 82 na FIG. 8 usando a Equação (23), é mostrado na FIG. 9. Como pode ser visto da FIG. 9, o efeito da reflexão da superfície no lado receptor é removido. O entalhe 91 em cerca de 125 Hz é o entalhe de reflexão de superfície no lado da fonte com a fonte em cerca de 6 m de profundidade.
Deve ser entendido que o precedente é meramente uma descrição detalhada das modalidades específicas dessa invenção e que numerosas mudanças, modificações e alternativas nas modalidades reveladas podem ser feitas de acordo com a revelação aqui sem se afastar do escopo da invenção. A descrição precedente, portanto, não é planejada para limitar o escopo da invenção. Ao contrário, o escopo da invenção é para ser determinado somente pelas reivindicações anexas e seus equivalentes.

Claims (21)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para combinar sinais de um sensor de pressão e um sensor de movimento de partícula localizados em uma serpentina sísmica marinha, caracterizado por compreender:
    5 calcular uma porção de um sinal do sensor de movimento de partícula a partir de um sinal do sensor de pressão gravado (24); e utilizar a porção calculada do sinal do sensor de movimento de partícula para gerar um sinal do sensor de movimento de partícula tendo substancialmente a mesma largura da banda como a largura da banda do sinal
    10 do sensor de pressão gravado (25).
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os sensores de pressão compreendem hidrofones (112).
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os sensores de movimento de partícula compreendem geofones
    15 (113).
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os sensores de movimento de partícula compreendem acelerômetros.
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo 20 fato de que os sensores de movimento de partícula compreendem sensores que podem medir mais do que um componente do campo de onda de movimento da partícula.
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os sensores de movimento de partícula e os sensores de pressão
    25 são localizados juntos.
  7. 7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os sensores de movimento de partícula e os sensores de pressão são localizados de modo que os sinais gravados dos sensores podem ser usados para calcular conjuntos de dados correspondentes substancialmente na
    30 mesma localização.
  8. 8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal do sensor de pressão e o sinal de movimento da partícula
    Petição 870170073824, de 29/09/2017, pág. 7/13 são corrigidos para as diferenças relativas na resposta de impulso do instrumento.
  9. 9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as amplitudes relativas dos dados do sensor de pressão e dos dados de movimento da partícula são corrigidas para as diferenças relativas nas amplitudes da pressão e movimento de partícula (22).
  10. 10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de movimento da partícula envolvendo uma pluralidade de serpentinas é compensado para o efeito de diferenças no ângulo incidente no domínio de freqüência-quantidade de ondas (f,kx,ky) (23).
  11. 11. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de movimento da partícula envolvendo uma única serpentina é compensado para o efeito de diferenças no ângulo incidente no domínio da freqüência-quantidade de ondas, (f,kx), mantendo a quantidade de ondas na direção y, ky, constante para cada serpentina (23).
  12. 12. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de movimento da partícula envolvendo um único sensor ou um grupo de sensores é compensado para o efeito das diferenças no ângulo incidente no domínio da freqüência, (f), mantendo as quantidades de ondas nas direções x e y, kx e ky, respectivamente, constantes para cada sensor (23).
  13. 13. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma parte de baixa freqüência do sinal do movimento da partícula calculado (f, k) é calculada no domínio da freqüência-quantidade de ondas, a partir de um sinal de pressão gravado Hsinal(f, k) por
    G.
    calculated (W = Hsignai (f,k)
    v. 1- c exp(-/ 2pft)
    1 + c exp(-/2pft) ’ calculated = calculado signal = sinal onde f é a freqüência, k é a quantidade de ondas com kx a quantidade de ondas na direção x e ky a quantidade de ondas na direção y, c é o coeficiente de reflexão na superfície do mar e t é a demora de tempo entre a chegada direta e a reflexão da superfície.
    Petição 870170073824, de 29/09/2017, pág. 8/13
  14. 14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a demora de tempo τ é dada pela equação seguinte:
    2 · D ·.
    τ· v
    onde D é a profundidade dos hidrofones e geofones e v é a velocidade do som na água.
  15. 15. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o sinal de movimento da partícula calculado é incorporado com o sinal de movimento de partícula gravado para produzir um alto sinal de movimento de partícula de largura de banda ampla de sinal em relação ao ruído.
  16. 16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a incorporação é feita com o afunilamento dos sinais em um intervalo de freqüência sobreposta.
  17. 17. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o afunilamento dos sinais é executado pela incorporação dos espectros de amplitude e de fase separadamente.
  18. 18. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a parte de baixa freqüência do sinal de movimento de partícula Gcalculado(f, kx,ky) é calculada no domínio de freqüência-quantidade de ondas, (f,kx,ky) de um sinal de pressão gravado Hsinal(f,kx,ky) envolvendo dados de uma pluralidade de serpentinas por
    G.
    calculated >
    (f,kx,ky) = Hsianai (f, kx,kv) signal»
    1 - c · exp(-/2pft) 1 + c · exp(-/2pft) calculated = calculado signal = sinal
  19. 19. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a parte de baixa freqüência do sinal de movimento de partícula Gcalculado(f, kx) é calculada no domínio de freqüência-quantidade de ondas, (f,kx) de um sinal de pressão gravado Hsinal(f, kx) envolvendo dados de uma única serpentina por
    Petição 870170073824, de 29/09/2017, pág. 9/13
    G.
    calculated (f,kx) = Hsignai(f,kx)
    1 - c exp(-/ 2pft)
    1 + c exp(-/2pft) ’ calculated = calculado signal = sinal onde ky é mantido constante para cada serpentina.
  20. 20. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a parte de baixa freqüência do sinal de movimento da partícula Gcalculado(f) é calculada no domínio de freqüência (f) de um sinal de pressão gravado Hsinal(f) envolvendo dados de um único sensor ou grupo de sensores por calculated (f,) = Hsgna,(f)
    1 - c exp(-/ 2pft) 1 + c exp(-i 2pft) calculated = calculado signal = sinal onde kx é mantido constante para cada sensor e ky é mantido constante para cada sensor.
  21. 21. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de pressão e o sinal de movimento da partícula com substancialmente a mesma largura da banda são combinados para calcular os campos de onda ascendente e descendente totais.
    Petição 870170073824, de 29/09/2017, pág. 10/13
    1/9
    S!>
    yb
BRPI0500722-4A 2004-03-03 2005-03-02 Sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula em serpentinas sísmicas marinhas BRPI0500722B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/792,510 US7359283B2 (en) 2004-03-03 2004-03-03 System for combining signals of pressure sensors and particle motion sensors in marine seismic streamers
US10/792,510 2004-03-03

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0500722A BRPI0500722A (pt) 2005-10-18
BRPI0500722B1 true BRPI0500722B1 (pt) 2018-04-10

Family

ID=34218267

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0500722-4A BRPI0500722B1 (pt) 2004-03-03 2005-03-02 Sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula em serpentinas sísmicas marinhas

Country Status (9)

Country Link
US (2) US7359283B2 (pt)
CN (1) CN1664617B (pt)
AU (1) AU2005200195B2 (pt)
BR (1) BRPI0500722B1 (pt)
CA (2) CA2491340C (pt)
EG (1) EG23702A (pt)
GB (1) GB2411722B (pt)
MX (1) MXPA05002448A (pt)
NO (5) NO337755B1 (pt)

Families Citing this family (147)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2410551B (en) * 2004-01-30 2006-06-14 Westerngeco Ltd Marine seismic acquisition system
US7926614B2 (en) * 2004-03-03 2011-04-19 Pgs Americas, Inc. Particle motion sensor mounting for marine seismic sensor streamers
GB2414299B (en) 2004-05-21 2006-08-09 Westerngeco Ltd Interpolation and extrapolation method for seismic recordings
KR100741875B1 (ko) * 2004-09-06 2007-07-23 동부일렉트로닉스 주식회사 Cmos 이미지 센서 및 그의 제조 방법
US7336561B2 (en) * 2004-09-07 2008-02-26 Pgs Americas, Inc. System for attenuation of water bottom multiples in seismic data recorded by pressure sensors and particle motion sensors
US7319636B2 (en) * 2005-03-14 2008-01-15 Westerngeco, L.L.C. Calibration of pressure gradient recordings
US7656746B2 (en) 2005-04-08 2010-02-02 Westerngeco L.L.C. Rational motion compensated seabed seismic sensors and methods of use in seabed seismic data acquisition
US20100135112A1 (en) * 2005-07-12 2010-06-03 Johan Olof Anders Robertsson Methods and Apparatus for Acquisition of Marine Seismic Data
US7660191B2 (en) * 2005-07-12 2010-02-09 Westerngeco L.L.C. Methods and apparatus for acquisition of marine seismic data
US7623414B2 (en) * 2006-02-22 2009-11-24 Westerngeco L.L.C. Particle motion vector measurement in a towed, marine seismic cable
US7466625B2 (en) * 2006-06-23 2008-12-16 Westerngeco L.L.C. Noise estimation in a vector sensing streamer
US7379386B2 (en) * 2006-07-12 2008-05-27 Westerngeco L.L.C. Workflow for processing streamer seismic data
US7835225B2 (en) * 2006-10-11 2010-11-16 Pgs Geophysical As Method for attenuating particle motion sensor noise in dual sensor towed marine seismic streamers
US7835223B2 (en) * 2006-12-21 2010-11-16 Westerngeco L.L.C. Removing noise from seismic data obtained from towed seismic sensors
US8593907B2 (en) * 2007-03-08 2013-11-26 Westerngeco L.L.C. Technique and system to cancel noise from measurements obtained from a multi-component streamer
US20080253226A1 (en) * 2007-04-11 2008-10-16 Stig Rune Lennart Tenghamn System and method for marine seismic surveying
US20090027648A1 (en) * 2007-07-25 2009-01-29 Asml Netherlands B.V. Method of reducing noise in an original signal, and signal processing device therefor
EP2176688A1 (en) * 2007-08-10 2010-04-21 ExxonMobil Upstream Research Company Underseas seismic acquisition
US20090092003A1 (en) * 2007-10-08 2009-04-09 Nicolas Goujon Controlling a seismic survey to reduce the effects of vibration noise
US8553490B2 (en) * 2007-11-09 2013-10-08 Pgs Geophysical As Array grouping of seismic sensors in a marine streamer for optimum noise attenuation
US20090161487A1 (en) * 2007-12-19 2009-06-25 Per Kjellgren Technique and system to cancel noise in measurements provided by sensors of a multi-component streamer
US8077544B2 (en) * 2008-03-28 2011-12-13 Westerngeco L.L.C. Dual-wavefield multiple attenuation
US7835224B2 (en) * 2008-03-31 2010-11-16 Westerngeco L.L.C. Reconstructing low frequency data recordings using a spread of shallow and deep streamers
US7957906B2 (en) * 2008-05-07 2011-06-07 Pgs Geophysical As Method for attenuating low frequency noise in a dual-sensor seismic streamer
US9291731B2 (en) * 2008-05-29 2016-03-22 Westerngeco L.L.C Noise reduction in particle motion sensing seismic streamer
US20090326895A1 (en) * 2008-06-30 2009-12-31 Beasley Craig J Technique and system for seismic source separation
US8811113B2 (en) * 2008-08-01 2014-08-19 Pgs Geophysical As Method of summing dual-sensor towed streamer signals using seismic reflection velocities
US8811115B2 (en) * 2008-08-14 2014-08-19 Pgs Geophysical As Attenuating seismic interference noise using a dual sensor recording system
US9229128B2 (en) * 2008-08-17 2016-01-05 Westerngeco L.L.C. Estimating and correcting perturbations on seismic particle motion sensors employing seismic source signals
US20100054080A1 (en) * 2008-08-27 2010-03-04 Guillaume Cambois Determining Seismic Streamer Array Geometry And Seismic Sensor Response Using Dual Sensor Seismic Streamer Arrays
US9207349B2 (en) 2008-08-27 2015-12-08 Pgs Geophysical As Methods and apparatus for determining seismic streamer array geometry and seismic sensor response
US8089825B2 (en) * 2008-08-29 2012-01-03 Pgs Geophysical As Method of summing dual-sensor towed streamer signals using cross-ghosting analysis
US20100097886A1 (en) * 2008-10-20 2010-04-22 Anthony James Day Method for determining formation quality factor from dual-sensor marine seismic signals
US7616523B1 (en) 2008-10-22 2009-11-10 Pgs Geophysical As Method for combining pressure and motion seismic signals from streamers where sensors are not at a common depth
US7957221B2 (en) * 2008-11-14 2011-06-07 Pgs Geophysical As Method for optimum combination of pressure and particle motion sensors for a 3-D spread of dual-sensor marine seismic streamers
US7929373B2 (en) * 2008-11-19 2011-04-19 Pgs Geophysical As Method of wavefield extrapolation for single-station, dual-sensor towed streamer signals
US8456949B2 (en) 2008-12-03 2013-06-04 Pgs Geophysical As Method for determining signal quality in dual sensor seismic streamer signals
US8174927B2 (en) * 2008-12-17 2012-05-08 Westerngeco L.L.C. Method for optimizing acoustic source array performance
US8098542B2 (en) * 2009-01-05 2012-01-17 Pgs Geophysical As Combined electromagnetic and seismic acquisition system and method
US20100172208A1 (en) * 2009-01-07 2010-07-08 Ashok Belani System and technique for local in-sea processing of particle motion data
US8174926B2 (en) * 2009-01-20 2012-05-08 Pgs Geophysical As Method for wavefield separation for dual-sensor data using kirchhoff-type datuming and migration
US8451687B2 (en) * 2009-02-06 2013-05-28 Westerngeco L.L.C. Imaging with vector measurements
US8554484B2 (en) * 2009-02-13 2013-10-08 Westerngeco L.L.C. Reconstructing seismic wavefields
US8699297B2 (en) * 2009-02-13 2014-04-15 Westerngeco L.L.C. Deghosting and reconstructing a seismic wavefield
US20100211322A1 (en) * 2009-02-13 2010-08-19 Massimiliano Vassallo Interpolating a pressure wavefield along an undersampled direction
US20100211320A1 (en) * 2009-02-13 2010-08-19 Massimiliano Vassallo Reconstructing a seismic wavefield
US8239135B2 (en) * 2009-05-07 2012-08-07 Pgs Geophysical As Method for calculation of seismic attributes from seismic signals
US9285493B2 (en) * 2009-08-27 2016-03-15 Pgs Geophysical As Sensor grouping for dual sensor marine seismic streamer and method for seismic surveying
US8208342B2 (en) * 2009-09-14 2012-06-26 Pgs Geophysical As Method for combining signals of pressure and particle motion sensors in marine seismic streamers
WO2011059896A1 (en) 2009-11-11 2011-05-19 Conocophillips Company Seismic acquisition in marine environments using survey paths following a series of linked deviated paths and methods of use
US8427901B2 (en) * 2009-12-21 2013-04-23 Pgs Geophysical As Combined impulsive and non-impulsive seismic sources
CN102792188B (zh) 2010-01-19 2016-05-25 离子地球物理学公司 用于水下电缆的双传感器降噪系统
RU2546997C2 (ru) 2010-01-22 2015-04-10 Ион Геофизикал Корпорейшн Сейсмическая система с режекцией волны-спутника и движения
US8995220B2 (en) 2010-01-28 2015-03-31 Pgs Geophysical As Method and system for streamer depth control
US20110182138A1 (en) * 2010-01-28 2011-07-28 Suedow Gustav Goeran Mattias Method and system for streamer depth control
US8902699B2 (en) * 2010-03-30 2014-12-02 Pgs Geophysical As Method for separating up and down propagating pressure and vertical velocity fields from pressure and three-axial motion sensors in towed streamers
US8694299B2 (en) 2010-05-07 2014-04-08 Exxonmobil Upstream Research Company Artifact reduction in iterative inversion of geophysical data
WO2011156494A2 (en) 2010-06-09 2011-12-15 Conocophillips Company Marine seismic data acquisition using designed non-uniform streamer spacing
US20110310698A1 (en) * 2010-06-21 2011-12-22 Sercel, Inc. Dual Axis Geophones For Pressure/Velocity Sensing Streamers Forming a Triple Component Streamer
US8456950B2 (en) 2010-07-30 2013-06-04 Pgs Geophysical As Method for wave decomposition using multi-component motion sensors
US10838095B2 (en) 2010-08-05 2020-11-17 Pgs Geophysical As Wavefield deghosting of seismic data recorded using multiple seismic sources at different water depths
US8339896B2 (en) 2010-08-16 2012-12-25 Pgs Geophysical As Method for separating seismic sources in marine seismic surveys
RU2562711C2 (ru) 2010-09-02 2015-09-10 Ион Геофизикал Корпорейшн Многокомпонентный датчик акустических волн и способы
US9091783B2 (en) * 2010-11-04 2015-07-28 Westerngeco L.L.C. Computing a calibration term based on combining divergence data and seismic data
US9256001B2 (en) 2010-12-28 2016-02-09 Solid Seismic, Llc Bandwidth enhancing liquid coupled piezoelectric sensor apparatus and method of use thereof
EP2691795A4 (en) 2011-03-30 2015-12-09 CONVERGENCE SPEED OF COMPLETE WAVELENGTH INVERSION USING SPECTRAL SHAPING
WO2012160430A2 (en) * 2011-05-24 2012-11-29 Geco Technology B.V. Data acquisition
WO2013012496A1 (en) * 2011-07-19 2013-01-24 Conocophillips Company Multiple frequency geophone strings
US20130083625A1 (en) * 2011-09-29 2013-04-04 Ralf Ferber Demodulating a wavefield
US20130088939A1 (en) * 2011-10-10 2013-04-11 Pascal Edme Wavefield separation using a gradient sensor
FR2985039B1 (fr) * 2011-12-21 2015-07-03 Cggveritas Services Sa Noeud sous-marin couple avec l'eau pour des etudes sismiques
US9103941B2 (en) * 2011-12-21 2015-08-11 Cggveritas Services Sa Device and method for deghosting variable depth streamer data
US9448315B2 (en) * 2011-12-27 2016-09-20 Cgg Services Sa Device and method for denoising ocean bottom data
MX346820B (es) * 2012-02-03 2017-03-31 Ion Geophysical Corp Método y aparato para procesar datos sísmicos.
US9411062B2 (en) * 2012-02-07 2016-08-09 Pgs Geophysical As Method and system for determining source signatures after source ghost removal
US9423518B2 (en) * 2012-02-09 2016-08-23 Pgs Geophysical As Method for processing dual-sensor streamer data with anti-alias protection
US9448318B2 (en) * 2012-02-29 2016-09-20 Pgs Geophysical As Determination of particle displacement or velocity from particle acceleration measurements
US9007870B2 (en) * 2012-05-31 2015-04-14 Pgs Geophysical As Seismic surveying techniques with illumination areas identifiable from primary and higher-order reflections
US9442209B2 (en) * 2012-07-10 2016-09-13 Pgs Geophysical As Methods and systems for reconstruction of low frequency particle velocity wavefields and deghosting of seismic streamer data
RU2501043C1 (ru) * 2012-07-17 2013-12-10 Федеральное государственное бюджетное учреждение науки Тихоокеанский океанологический институт им. В.И. Ильичева Дальневосточного отделения Российской академии наук (ТОИ ДВО РАН) Комбинированный гидроакустический приемник для гибкой протяженной буксируемой антенны
US9335430B2 (en) 2012-07-18 2016-05-10 Pgs Geophysical As Wave field separation by mixed domain inversion
RU2598907C1 (ru) 2012-11-28 2016-10-10 Эксонмобил Апстрим Рисерч Компани Сейсмическая отражательная q-томография
US9377545B2 (en) 2013-03-07 2016-06-28 Pgs Geophysical As Streamer design for geophysical prospecting
US9841519B2 (en) 2013-03-14 2017-12-12 Ion Geophysical Corporation Seismic sensor devices, systems, and methods including noise filtering
US9696445B2 (en) 2013-03-14 2017-07-04 Pgs Geophysical As Systems and methods for frequency-domain filtering and space-time domain discrimination of seismic data
US9322944B2 (en) 2013-03-15 2016-04-26 Pgs Geophysical As Wavefield regularization by 3-D wavefield decomposition for geophysical data
US9784869B2 (en) * 2013-05-15 2017-10-10 Pgs Geophysical As Noise models by selection of transform coefficients
MY169125A (en) 2013-05-24 2019-02-18 Exxonmobil Upstream Res Co Multi-parameter inversion through offset dependent elastic fwi
US10459117B2 (en) 2013-06-03 2019-10-29 Exxonmobil Upstream Research Company Extended subspace method for cross-talk mitigation in multi-parameter inversion
US10459100B2 (en) 2013-06-27 2019-10-29 Pgs Geophysical As Survey techniques using streamers at different depths
US11092710B2 (en) * 2013-06-27 2021-08-17 Pgs Geophysical As Inversion techniques using streamers at different depths
US9678235B2 (en) 2013-07-01 2017-06-13 Pgs Geophysical As Variable depth multicomponent sensor streamer
US9702998B2 (en) 2013-07-08 2017-07-11 Exxonmobil Upstream Research Company Full-wavefield inversion of primaries and multiples in marine environment
US9568493B2 (en) 2013-07-10 2017-02-14 Pgs Geophysical As In situ accelerometer calibration
EP3351972A1 (en) 2013-08-23 2018-07-25 Exxonmobil Upstream Research Company Iterative inversion of field-encoded seismic data based on constructing pseudo super-source records
US9874647B2 (en) 2013-09-03 2018-01-23 Pgs Geophysical As Distributed multi-sensor streamer
US10036818B2 (en) 2013-09-06 2018-07-31 Exxonmobil Upstream Research Company Accelerating full wavefield inversion with nonstationary point-spread functions
US9651695B2 (en) 2013-09-19 2017-05-16 Pgs Geophysical As Construction and application of angle gathers from three-dimensional imaging of multiples wavefields
EP3049833B1 (en) * 2013-09-26 2019-08-21 ION Geophysical Corporation Seismic sensor with motion sensors for noise reduction
US9817143B2 (en) 2013-10-30 2017-11-14 Pgs Geophysical As Methods and systems for constraining multiples attenuation in seismic data
US20150276955A1 (en) * 2013-11-06 2015-10-01 Robert H. Brune Method and System for Extending Spatial Wavenumber Spectrum Of Seismic Wavefields On Land Or Water Bottom Using Rotational Motion
CN103675910B (zh) * 2013-11-29 2017-01-04 中国石油天然气集团公司 一种水陆检波器地震数据标定因子反演方法
CN106255903A (zh) * 2014-03-20 2016-12-21 斯伦贝谢技术有限公司 利用地震振动器阵列的波场产生
US9910189B2 (en) 2014-04-09 2018-03-06 Exxonmobil Upstream Research Company Method for fast line search in frequency domain FWI
CN106461804B (zh) * 2014-04-28 2020-07-07 施蓝姆伯格技术公司 波场重建
SG11201608175SA (en) 2014-05-09 2016-11-29 Exxonmobil Upstream Res Co Efficient line search methods for multi-parameter full wavefield inversion
US10185046B2 (en) 2014-06-09 2019-01-22 Exxonmobil Upstream Research Company Method for temporal dispersion correction for seismic simulation, RTM and FWI
US9689999B2 (en) 2014-06-13 2017-06-27 Pgs Geophysical As Seismic imaging using higher-order reflections
CA2947410A1 (en) 2014-06-17 2015-12-30 Exxonmobil Upstream Research Company Fast viscoacoustic and viscoelastic full-wavefield inversion
US10838092B2 (en) 2014-07-24 2020-11-17 Exxonmobil Upstream Research Company Estimating multiple subsurface parameters by cascaded inversion of wavefield components
US10422899B2 (en) 2014-07-30 2019-09-24 Exxonmobil Upstream Research Company Harmonic encoding for FWI
US10132946B2 (en) 2014-08-13 2018-11-20 Pgs Geophysical As Methods and systems that combine wavefields associated with generalized source activation times and near-continuously recorded seismic data
US10317553B2 (en) 2014-08-13 2019-06-11 Pgs Geophysical As Methods and systems of wavefield separation applied to near-continuously recorded wavefields
US10444386B2 (en) 2014-08-29 2019-10-15 Pgs Geophysical As Methods and systems that determine a velocity wavefield from a measured pressure wavefield
US9964656B2 (en) 2014-08-29 2018-05-08 Pgs Geophysical As Methods and systems to remove particle-motion-sensor noise from vertical-velocity data
US10386511B2 (en) 2014-10-03 2019-08-20 Exxonmobil Upstream Research Company Seismic survey design using full wavefield inversion
US10082560B2 (en) * 2014-10-17 2018-09-25 Pgs Geophysical As Sensor receiver nulls and null steering
US10228477B2 (en) 2014-10-17 2019-03-12 Pgs Geophysical As Method and system of calculating hypocenters of microseismic events
WO2016064462A1 (en) 2014-10-20 2016-04-28 Exxonmobil Upstream Research Company Velocity tomography using property scans
AU2015364405A1 (en) 2014-12-18 2017-08-03 Joel Brewer Methods for simultaneous source separation
EP3234659A1 (en) 2014-12-18 2017-10-25 Exxonmobil Upstream Research Company Scalable scheduling of parallel iterative seismic jobs
US10520618B2 (en) 2015-02-04 2019-12-31 ExxohnMobil Upstream Research Company Poynting vector minimal reflection boundary conditions
WO2016130208A1 (en) 2015-02-13 2016-08-18 Exxonmobil Upstream Research Company Efficient and stable absorbing boundary condition in finite-difference calculations
EP3259620B1 (en) 2015-02-17 2020-03-11 Exxonmobil Upstream Research Company Multistage full wavefield inversion process that generates a multiple free data set
CA2984786C (en) 2015-05-01 2024-02-13 Schlumberger Canada Limited Marine vibrator directive source survey
EP3292428A4 (en) 2015-05-05 2019-06-12 Services Petroliers Schlumberger Removal of acquisition effects from marine seismic data
US10416327B2 (en) 2015-06-04 2019-09-17 Exxonmobil Upstream Research Company Method for generating multiple free seismic images
US9915745B2 (en) 2015-06-29 2018-03-13 Pgs Geophysical As Separation of up-going and down-going wavefields including the direct arrival
US10838093B2 (en) 2015-07-02 2020-11-17 Exxonmobil Upstream Research Company Krylov-space-based quasi-newton preconditioner for full-wavefield inversion
AU2016332565B2 (en) 2015-09-28 2022-07-21 Shearwater Geoservices Software Inc. 3D seismic acquisition
KR102020759B1 (ko) 2015-10-02 2019-09-11 엑손모빌 업스트림 리서치 캄파니 Q-보상된 전 파동장 반전
US10436922B2 (en) 2015-10-05 2019-10-08 Cgg Services Sas Device and method for constrained wave-field separation
EP3362823B1 (en) 2015-10-15 2019-10-09 ExxonMobil Upstream Research Company Fwi model domain angle stacks with amplitude preservation
AU2016344004A1 (en) 2015-10-30 2018-06-14 Ion Geophysical Corporation Multi-axis, single mass accelerometer
CA3006953A1 (en) 2015-12-02 2017-06-08 Schlumberger Canada Limited Land seismic sensor spread with adjacent multicomponent seismic sensor pairs on average at least twenty meters apart
US10126464B2 (en) 2015-12-16 2018-11-13 Pgs Geophysical As Marine streamer handling
US10338255B2 (en) 2016-04-15 2019-07-02 Pgs Geophysical As Noise attenuation
US10768324B2 (en) 2016-05-19 2020-09-08 Exxonmobil Upstream Research Company Method to predict pore pressure and seal integrity using full wavefield inversion
GB201900489D0 (en) 2016-06-15 2019-03-06 Schlumberger Technology Bv Systems and methods for acquiring seismic data with gradient data
US11079506B2 (en) 2016-12-16 2021-08-03 Pgs Geophysical As Multicomponent streamer
US10838107B2 (en) 2017-05-03 2020-11-17 Pgs Geophysical As Sensor system for measuring acceleration and pressure
US11307326B2 (en) 2017-05-03 2022-04-19 Pgs Geophysical As Calibration of combined acceleration and pressure sensors
US10809402B2 (en) 2017-05-16 2020-10-20 Conocophillips Company Non-uniform optimal survey design principles
WO2020056216A1 (en) 2018-09-13 2020-03-19 Ion Geophysical Corporation Multi-axis, single mass accelerometer
CA3111405A1 (en) 2018-09-30 2020-04-02 Conocophillips Company Machine learning based signal recovery
CN112505750B (zh) * 2020-11-18 2021-06-08 广州海洋地质调查局 一种深拖多道地震拖缆姿态确定方法及处理终端
CN114488286B (zh) * 2022-01-25 2023-03-10 中国海洋大学 基于振幅加权的拖缆与海底地震资料联合波形反演方法

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4486865A (en) 1980-09-02 1984-12-04 Mobil Oil Corporation Pressure and velocity detectors for seismic exploration
US4520467A (en) * 1982-03-18 1985-05-28 Shell Oil Company Marine seismic system
US4752916A (en) * 1984-08-28 1988-06-21 Dan Loewenthal Method and system for removing the effect of the source wavelet from seismic data
US5193077A (en) * 1989-05-15 1993-03-09 Atlantic Richfield Company Method and apparatus for improved seismic prospecting
US4935903A (en) 1989-05-30 1990-06-19 Halliburton Geophysical Services, Inc. Reinforcement of surface seismic wavefields
EG19158A (en) * 1989-08-25 1996-02-29 Halliburton Geophys Service System for attenuation of water-column reverberation
US5235554A (en) * 1991-03-11 1993-08-10 Halliburton Geophysical Services, Inc. Method for correcting impulse response differences of hydrophones and geophones as well as geophone coupling to the water-bottom in dual-sensor, bottom-cable seismic operations
US5396472A (en) * 1993-09-24 1995-03-07 Western Atlas International Method for deriving water bottom reflectivity in dual sensor seismic surveys
US5774416A (en) 1995-04-07 1998-06-30 Pgs, Tensor, Inc. Method and device for attenuating water column reverberations using co-located hydrophones and geophones in ocean bottom seismic processing
FR2743896B1 (fr) * 1996-01-23 1998-04-10 Geophysique Cie Gle Procede de traitement de calibration d'une paire de capteurs hydrophone/geophone et procede de prospection sismique mettant en oeuvre ce traitement
FR2743897B1 (fr) * 1996-01-23 1998-04-10 Geophysique Cie Gle Procede de prospection sismique marine au moyen d'un couple de capteurs hydrophone et geophone
US5621700A (en) 1996-05-20 1997-04-15 Schlumberger Technology Corporation, Geco-Prakla Div. Method for attenuation of reverberations using a pressure-velocity bottom cable
US5774417A (en) * 1996-10-25 1998-06-30 Atlantic Richfield Company Amplitude and phase compensation in dual-sensor ocean bottom cable seismic data processing
US6021090A (en) * 1997-10-22 2000-02-01 Western Atlas International, Inc. Horizontal and vertical receiver-consistent deconvolution for an ocean bottom cable
GB9800741D0 (en) * 1998-01-15 1998-03-11 Geco As Multiple attenuation of multi-component sea-bottom data
GB9810706D0 (en) * 1998-05-20 1998-07-15 Geco As Marine seismic acquisition system and method
GB9906456D0 (en) * 1999-03-22 1999-05-12 Geco Prakla Uk Ltd Method and system for reducing effects of sea surface ghost contamination in seismic data
US6141623A (en) * 1999-05-06 2000-10-31 Baker Hughes Incorporated Method of deriving water bottom reflectivities in the presence of geologic interference
US6539308B2 (en) 1999-06-25 2003-03-25 Input/Output Inc. Dual sensor signal processing method for on-bottom cable seismic
US6263285B1 (en) 1999-09-15 2001-07-17 Pgs Tensor, Inc. Amplitude spectra estimation
US6512980B1 (en) * 1999-10-19 2003-01-28 Westerngeco Llc Noise reference sensor for use in a dual sensor towed streamer
GB0015810D0 (en) * 2000-06-29 2000-08-23 Geco As A method of processing seismic data
US20020118602A1 (en) * 2001-02-27 2002-08-29 Sen Mrinal K. Angle dependent surface multiple attenuation for two-component marine bottom sensor data
US6678207B2 (en) * 2001-05-25 2004-01-13 Exxonmobil Upstream Research Company Trapped water bottom multiple and peg-leg multiple suppression for ocean bottom seismic data
US7239577B2 (en) 2002-08-30 2007-07-03 Pgs Americas, Inc. Apparatus and methods for multicomponent marine geophysical data gathering
US6894948B2 (en) * 2003-01-29 2005-05-17 Pgs Exploration (Uk) Limited Method for processing dual sensor seismic data to attenuate noise
US7123543B2 (en) * 2003-07-16 2006-10-17 Pgs Americas, Inc. Method for seismic exploration utilizing motion sensor and pressure sensor data

Also Published As

Publication number Publication date
NO20121365L (no) 2005-09-05
CA2792023A1 (en) 2005-09-03
GB2411722A8 (en) 2005-09-12
CA2491340A1 (en) 2005-09-03
EG23702A (en) 2007-05-24
NO20050530L (no) 2005-09-05
AU2005200195A1 (en) 2005-09-22
US20050195686A1 (en) 2005-09-08
GB2411722B (en) 2008-08-13
CA2792023C (en) 2016-02-09
CA2491340C (en) 2013-01-29
BRPI0500722A (pt) 2005-10-18
CN1664617B (zh) 2010-05-26
GB2411722A (en) 2005-09-07
NO20050530D0 (no) 2005-02-01
AU2005200195B2 (en) 2010-02-18
MXPA05002448A (es) 2005-09-30
US7684281B2 (en) 2010-03-23
NO20181019A1 (no) 2005-09-05
CN1664617A (zh) 2005-09-07
NO20160395A1 (no) 2016-03-08
NO337083B1 (no) 2016-01-18
NO20191413A1 (no) 2005-09-05
US7359283B2 (en) 2008-04-15
US20080192571A1 (en) 2008-08-14
NO344449B1 (no) 2019-12-09
NO337755B1 (no) 2016-06-13
NO342805B1 (no) 2018-08-06
GB0500186D0 (en) 2005-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0500722B1 (pt) Sistema para combinar sinais de sensores de pressão e sensores de movimento de partícula em serpentinas sísmicas marinhas
US8526268B2 (en) Method for deghosting and water layer multiple reflection attenuation in marine seismic data
AU2011206597B2 (en) Method to process marine seismic data
US7957906B2 (en) Method for attenuating low frequency noise in a dual-sensor seismic streamer
US9291737B2 (en) Methods and systems for imaging subterranean formations with primary and multiple reflections
US9274239B2 (en) Wavefield deghosting
BRPI0402728B1 (pt) método para anulação de fantasmas e atenuação de reflexão de múltiplos, método para exploração sísmica e método para pesquisa de formações terrestres localizadas abaixo de um corpo de água
US7957221B2 (en) Method for optimum combination of pressure and particle motion sensors for a 3-D spread of dual-sensor marine seismic streamers
US20060133202A1 (en) Motion sensors in a marine seismic streamer
WO2012015520A1 (en) Seismic acquisition method for mode separation
US11709288B2 (en) Seismic imaging with source deconvolution for marine vibrators with random source signatures
US11467306B2 (en) Processes and systems for correcting receiver motion and separating wavefields in seismic data recorded with multicomponent streamers
GB2448831A (en) Combining the signals from pressure and particle motion sensors in marine seismic streamers
AU2009245480B2 (en) Method for attenuating low frequency noise in a dual-sensor seismic streamer

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/04/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.