BRPI0419456B1 - meios componentes de tubulaÇÕes plÁsticas de alta resistÊncia mecÂnica, com acoplamento por termofusço e aparelho de termofusço utilizÁvel com os referidos meios. - Google Patents

meios componentes de tubulaÇÕes plÁsticas de alta resistÊncia mecÂnica, com acoplamento por termofusço e aparelho de termofusço utilizÁvel com os referidos meios.

Info

Publication number
BRPI0419456B1
BRPI0419456B1 BRPI0419456A BRPI0419456B1 BR PI0419456 B1 BRPI0419456 B1 BR PI0419456B1 BR PI0419456 A BRPI0419456 A BR PI0419456A BR PI0419456 B1 BRPI0419456 B1 BR PI0419456B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coupling
plastic
thermofusion
walls
metal
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Luis Fusco
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BRPI0419456B1 publication Critical patent/BRPI0419456B1/pt

Links

Landscapes

  • Lining Or Joining Of Plastics Or The Like (AREA)

Description

“MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMOFU-SÃO E APARELHO DE TERMOFUSÃO UTILIZÁVEL COM OS REFERIDOS MEIOS” O presente relatório descritivo refere-se a uma patente de invenção para meios componentes de tubulações plásticas de alta resistência mecânica, com acoplamento por termofusão e ao aparelho de termofusão utilizável com referidos meios. Estes meios componentes incluem paredes metálicas internas que aumentam a resistência mecânica das tubulações. O aparelho permite aquecer as zonas das ligações sem que a parte metálica dos meios componentes estorve tal operação. São amplamente conhecidos os meios componentes de tubulações plásticas, cujo acoplamento prescinde da tecnologia baseada nas roscas como meio de ligação. Estas roscas são substituídas por extremidades de acoplamento lisas que são submetidas a aquecimento até atingir um ponto de fusão superficial do material plástico. A imediata realização do acoplamento permite que as superfícies aquecidas consigam uma ligação permanente e segura.
Estes tipos de tubulações plásticas - ligadas pela termofusão de suas extremidades de acoplamento - estão estruturados em materiais plásticos, aptos para esse efeito, como, por exemplo, polietileno. Isso contribui para baixar custos e facilitar as operações de montagem.
Contudo, as mencionadas vantagens contribuídas pelo material plástico implica desvantagens, tais como, sua deterioração pela ação de agentes atmosféricos e sua maior exposição a batidas, pontadas, amassamentos. Isso ocorre devido à menor resistência mecânica do material plástico particularmente se comparado com metais, como ferro.
Os presentes meios componentes resolvem este in- conveniente mediante a incorporação de paredes metálicas internas que, sem impedir a ligação por termofusão, aumentam consideravelmente a resistência mecânica de tubos e peças complementares.
Por sua vez, o aparelho permite o aquecimento das extremidades de acoplamento plástico, já que suas bocas estão adaptadas à presença das paredes metálicas internas.
Para maior clareza e compreensão da invenção, ela é ilustrada com várias figuras, nas quais foi apresentada em uma de suas formas preferidas de realização, tudo a simples título de exemplo ilustrativo, não limitativo, nos quais: A fig. la é um corte longitudinal, na qual é visto um tubo e uma peça complementar, neste caso uma união em “T”, enfrentados antes de seu acoplamento. Pode-se observar a constituição de suas paredes metálicas interiores e de suas respectivas extremidades de acoplamento plástico e metálico; A figura lb é um corte longitudinal, das mesmas peças da figura 1 a , na qual são vistos, já acoplados, o tubo e a peça complementar; A figura 2 é um corte longitudinal, na qual são vistos, já acoplados, um tubo e uma peça complementar, neste caso um cotovelo; A fig. 3 é um corte longitudinal parcial que incluí a parte essencial do aparelho termofunsor com um tubo e uma peça complementar enfrentados à posição de calço nos bocais; A figura 4 é um corte longitudinal como o da figura 3, na qual são vistos o tubo e a peça complementar calçadas em seus res-pectivos bocais de aquecimento por termofusão. Observe-se como a cavidade do bocal anular permite sua penetração no calço anular da peça comple- mentar; e A figura 5 é um corte longitudinal, no qual são vistos acoplados um tubo e uma peça complementar, neste caso uma união simples.
Nas diferentes figuras , os mesmos números de referência indicam partes iguais ou correspondentes e foram assinalados com letras os conjuntos de vários elementos.
Para o fim especificado, os meios componentes de tubulações plásticas de alta resistência mecânica, com acoplamento por ter-mofusão contêm meios, tais como: a) - Tubos 1 plásticos; b) - Peças complementares 2 plásticas, tais como cotovelos 12, uniões simples 13, uniões de derivação em “T” 11, em “cruz”, etc., e meios valvulares que são intercaláveis entre os referidos tubos 1 plásticos; c) - Os referidos tubos 1 plásticos e as referidas peças complementares 2 plásticas são acopláveis pela termofusão de suas extremidades de acoplamento 5, 7; os referidos meios componentes se caracte-rizam porque: d) - Tanto os tubos 1 plásticos, como as peças complementares 2 plásticas possuem as respectivas paredes tubulares interiores metálicas 4; e) - Tais paredes interiores metálicas 4 terminam em extremidades metálicas de acoplamento 6, 8 interior, adjacentes às extremidades de acoplamento 5, 7 por termofusão; e f) - As paredes interiores metálicas 4 dos referidos tubos 1 e de referidas peças complementares 2 são capazes de integrar uma tubulação metálica interior que reforça mecanicamente a tubulação plástica exterior. A presente invenção refere-se a meios componentes de tubulações plásticas de alta resistência mecânica, como acoplamento por termofusão que, em termos gerais, contêm tubos 1 e peças complementares 2 para armação de tubulações de circulação de fluídos; estes tubos 1 e peças complementares 2 estão providos de paredes interiores metálicas 4 que terminam em extremidades de acoplamento metálicas 6, 8, adjacentes às extremidades de acoplamento plásticas 5, 7; as paredes interiores metálicas 4 são capazes de integrar uma tubulação metálica interior que reforça mecanicamente a tubulação de plástico exterior.
Mais particularmente, os presentes meios componentes de tubulações plásticas contêm tubos 1 plásticos e peças complementares 2 plásticas, tais como: cotovelos 12, uniões simples 13, uniões de derivação em “T” 11, em “cruz”, etc., e meios valvulares que são intercaláveis entre tais tubos 1 de plásticos, para armação de tubulações destinadas à circulação de fluídos.
Os tubos 1 plásticos contêm paredes tubulares exteriores 3 plásticas, por dentro das quais se dispõem algumas paredes tubulares interiores metálicas 4. Ambas paredes tubulares 3, 4 estão totalmente unidas ao longo do tubo 1.
As paredes tubulares exteriores plásticas 3 do tubo 1 terminam em uma primeira extremidade 5 de acoplamento plástico macho, enquanto as paredes tubulares interiores metálicas 4 terminam em uma segunda extremidade 6 de acoplamento metálico fêmea.
Por outro lado, as peças complementares 2, por exemplo, uma união em “T” 11, um cotovelo 12 ou uma união simples 13, também dispõem de paredes tubulares exteriores plásticas 3, por dentro das quais existem as paredes tubulares interiores metálicas 4. Na formas de rea- lização aqui ilustradas, a união entre ambas às paredes 3, 4 é parcial, já que dispõe de meios de fixação 10 que imobilizam as paredes tubulares metálicas 4 dentro das paredes tubulares plásticas 3, consistindo tais meios de fixação 10 em entrantes e salientes, conformados para esse fim.
Nas referidas peças complementares 2, as paredes tubulares plásticas 3 terminam em uma terceira extremidade 7 de acoplamento plástico fêmea, enquanto as paredes tubulares metálicas 4 terminam em uma quarta extremidade 8 de acoplamento metálico macho. Apesar das mencionadas terceira extremidade 7 e quarta extremidade 8 serem adjacentes, estão separadas entre si de tal forma que conformam um calço anular 9 para a extremidade de acoplamento 5, 6 do tubo 1.
Foi prevista uma forma de realização em que as paredes interiores metálicas 4 de tubos 1 e peças complementares 2 têm uma menor espessura nas extremidades de acoplamento metálico 6, 8.
Ao acoplar os tubos 1 com as peças complementares 2, a vinculação é produzida da seguinte forma: A primeira extremidade 5 de acoplamento plástico macho do tubo 1 penetra dentro da terceira extremidade 7 de acoplamento plástico fêmea da peça complementar 2. Entre ambas extremidades 5, 7 é efetuada a termofusão.
Na segunda extremidade 6 de acoplamento metálico fêmea do tubo 1 penetra a quarta extremidade 8 de acoplamento metálico macho da peça complementar 2.
Nesta disposição, a primeira extremidade 5 e a segunda extremidade 6 de acoplamento do tubo 1 calçam , dentro do calço anular 9 formado pela separação existente entre a terceira extremidade 7 e a quarta extremidade 8 de acoplamento da peça complementar 2. O aparelho 14 temofusor utilizável contém, princi- palmente, um meio de aquecimento 15 que se encontra aplicado a um par de bocais 16, 17 para produzir termofusão entre os tubos 1 e as peças complementares 2.
Os bocais consistem em um bocal fêmea 16 e um bocal anular 17 macho. O bocal fêmea 16 é aplicável à primeira extremidade 5 de acoplamento plástico macho dos tubos 1. O bocal anular 17 macho é aplicável à terceira extremidade 7 de acoplamento plástico fêmea das peças complementares 2. Este bocal anular 17 macho é capaz de penetrar dentro do calço anular 9 formado entre a terceira 7 e a quarta 8 extremidades de acoplamento das peças complementares 2. Isto é possível graças à presença da cavidade 18, na qual é introduzida a quarta extremidade 8 de acoplamento. r E evidente que, por ser a primeira construção levada à prática, poderão ser introduzidas modificações no que diz respeito a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique separar-se dos princípios fundamentais que se substanciam claramente nas cláusulas rei-vindicatória que se seguem.
Segue abaixo uma relação das principais referências numéricas: 1) - Tubos; 2) - Peças complementares; 3) - Paredes tubulares plásticas; 4) -Paredes tubulares metálicas; 5) - Primeira extremidade de acoplamento plástico macho[nos tubos 1]; 6) - Segunda extremidade de acoplamento metálico fêmea [nos tubos 1]; 7) -Terceira extremidade de acoplamento plástico fêmea [nas peças complementares 2]; 8) - Quarta extremidade de acoplamento metálico macho [nas peças complementares 2]; 9) -Calço anular [formado entre a terceira 7 e a quarta 8 extremidades das peças complementares 2]; 10) - Meios de fixação [entre as paredes plásticas 3 e as paredes metálicas 4]; 11) - União em “T” [peça complementar 2]; 12) - Cotovelo [peça complementar 2]; 13) - União simples [peça complementar 2]; 14) - Aparelho termofusor; 15) -Meio de aquecimento; 16) - Bocal fêmea de termofusão [aplicável à primeira extremidade de acoplamento plástico macho 5 dos tubos 1]; 17) - Bocal anular macho de termofusão [aplicável à terceira extremidade de acoplamento plástico fêmea 7 das peças complementares 2]; 18) - Cavidade de bocal [para o ingresso da quarta extremidade de acoplamento metálico macho 8].

Claims (10)

1) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMO-FUSÃO”, os quais compreendem meios, tais como: a) tubos (1) plásticos; b) peças complementares (2) plásticas, tais como, cotovelos (12), ligações simples (13), ligações de derivação em “T” (11), em “cruz”, e meios valvulares que são intercaláveis entre os referidos tubos (1) plásticos; c) os referidos tubos (1) plásticos e as referidas peças complementares (2) plásticas são acopláveis pela termofusão de suas extremidades de acoplamento, caracte-rizado por d) tanto os tubos (1) plásticos, como as peças complementares (2) plásticas possuírem respectivas paredes tubulares internas metálicas (4); e) as referidas paredes internas metálicas (4) terminam em extremidades metálicas de acoplamento interno (6), (8), adjacentes às extremidades de acoplamento por termofusão (5), (7); e f) as paredes internas metálicas (4) dos referidos tubos (1) e das referidas peças complementares (2) são capazes de integrar uma tubulação metálica interna que reforça mecanicamente a tubulação plástica externa.
2) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMOFUSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, nos tubos (1), as paredes plásticas (3) e as paredes metálicas (4) estarem totalmente ligadas.
3) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMOFUSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, nas peças complementares (2), as paredes plásticas (3) e as paredes metálicas (4) estarem parcialmente ligadas.
4) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE AL- TA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMO-FUSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, nas peças complementares (2) plásticas, as extremidades de acoplamento plástico (7) e metálico (8), adjacentes, estão separadas entre si, de modo que contornam um calço anular (9) para a extremidade de acoplamento de um tubo (1).
5) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMO-FUSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, nos tubos (1), a extremidade de acoplamento plástico (5) é um meio de acoplamento macho, enquanto que a extremidade de acoplamento metálico (6) é um meio de acoplamento fêmea.
6) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMO-FUSÃO”, de acordo com a reivindicação em 1, caracterizado por, nas peças complementares (2), a extremidade de acoplamento plástico (7) é um meio de acoplamento fêmea, enquanto que a extremidade de acoplamento metálico (8) é um meio de acoplamento macho.
7) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMO-FUSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as paredes internas metálicas (6), (8) possuírem uma menor espessura nas extremidades de acoplamento.
8) . “MEIOS COMPONENTES DE TUBULAÇÕES PLÁSTICAS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA, COM ACOPLAMENTO POR TERMO-FUSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na zona de contato entre as paredes interiores metálicas (8) e as paredes plásticas (7) há entrantes e saliências, na qualidade de meios de fixação entre ditas paredes.
9) . “APARELHO DE TERMOFUSÃO UTILIZÁVEL COM OS REFERI- DOS MEIOS” das reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender: a) um meio de aquecimento (15) aplicado a bocais de termofusão de plásticos (16), (17); b) um bocal de termofusão fêmea (16) para as extremidades dos tubos (1); e c) um bocal macho (17), que cabe no calço anular (9) formado entre as extremidades do acoplamento plástico (7) e metálico (8) das peças complementares (2) plásticas.
10). “APARELHO DE TERMOFUSÃO UTILIZÁVEL COM OS REFERIDOS MEIOS”, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o bocal de termofusão macho (17) ser um bocal anular capaz de penetrar dentro do calço anular (9) formada entre as extremidades de acoplamento plástico (7) e metálico (8) das peças complementares (2) plásticas.
BRPI0419456 2003-01-08 2004-01-05 meios componentes de tubulaÇÕes plÁsticas de alta resistÊncia mecÂnica, com acoplamento por termofusço e aparelho de termofusço utilizÁvel com os referidos meios. BRPI0419456B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ARM030100042 AR037989A4 (es) 2003-01-08 2003-01-08 Medios componentes de tuberias plasticas de alta resistencia mecanica, con acople por termofusion y al aparato termofusor utilizable con dichos medios

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0419456B1 true BRPI0419456B1 (pt) 2013-06-04

Family

ID=42633041

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0419456 BRPI0419456B1 (pt) 2003-01-08 2004-01-05 meios componentes de tubulaÇÕes plÁsticas de alta resistÊncia mecÂnica, com acoplamento por termofusço e aparelho de termofusço utilizÁvel com os referidos meios.

Country Status (2)

Country Link
AR (1) AR037989A4 (pt)
BR (1) BRPI0419456B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
AR037989A4 (es) 2004-12-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4653782A (en) Pipe repair clamp
US3489209A (en) Heat exchanger having plastic and metal components
ES500110A0 (es) Dispositivo de empalme por soldadura de dos tubos alineados de material sintetico
JPS61223394A (ja) 管継手
JP7072052B2 (ja) 接合された接続部を有するパイプ装置
JPS60188683A (ja) 管継ぎ手
KR102226704B1 (ko) 원터치 체결식 파이프 조인트
US791905A (en) Pipe-coupling.
BR0009059A (pt) União de tubo termoplástico reforçado para aplicações de transporte de alta pressão
BRPI0419456B1 (pt) meios componentes de tubulaÇÕes plÁsticas de alta resistÊncia mecÂnica, com acoplamento por termofusço e aparelho de termofusço utilizÁvel com os referidos meios.
KR100956766B1 (ko) 패킹을 이용한 관 이음장치
US313958A (en) William s
US964052A (en) Pipe-joint.
WO2015093257A1 (ja) 流体輸送用ヘッダー管継手
JPH0222551Y2 (pt)
KR20090095691A (ko) 변곡형 합성수지관 커플러
US3603620A (en) Tube joint coupling
US3495856A (en) Expansion joint
KR100745868B1 (ko) 배관 연결장치
KR20180133289A (ko) 맞댄관 및 삽입겹침관 겸용 원터치 고정연결구
US292306A (en) Joint for air-pipes
US318356A (en) Thirds to simon
KR200202349Y1 (ko) 파이프 커버
US1219183A (en) Simplex joint.
JP2015513653A (ja) 管継手及び管継手を形成する方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/01/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment