BRPI0418916B1 - Sistema de catenária de pouco peso - Google Patents

Sistema de catenária de pouco peso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0418916B1
BRPI0418916B1 BRPI0418916-7A BRPI0418916A BRPI0418916B1 BR PI0418916 B1 BRPI0418916 B1 BR PI0418916B1 BR PI0418916 A BRPI0418916 A BR PI0418916A BR PI0418916 B1 BRPI0418916 B1 BR PI0418916B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
catenary
pipe
seawater
lightweight
Prior art date
Application number
BRPI0418916-7A
Other languages
English (en)
Inventor
J. Bryant Michael
Original Assignee
Deepflex, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deepflex, Inc. filed Critical Deepflex, Inc.
Publication of BRPI0418916A publication Critical patent/BRPI0418916A/pt
Publication of BRPI0418916B1 publication Critical patent/BRPI0418916B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L1/00Laying or reclaiming pipes; Repairing or joining pipes on or under water
    • F16L1/12Laying or reclaiming pipes on or under water
    • F16L1/20Accessories therefor, e.g. floats, weights
    • F16L1/24Floats; Weights

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)
  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)

Abstract

sistema de catenária de pouco peso e sistema para manter uma tubulação flexível em uma configuração de catenária substancialmente estável quando suspensa na água do mar trata-se de um sistema de catenária de pouco peso para as operações em águas profundas em que uma tubulação flexível de pouco peso tal como descrito na patente u.s. n<o>. 6.491.779 é suspensa na água do mar de uma embarcação ou de uma plataforma, e tem uma flutuação positiva ou quase positiva, e que é estabilizada ao dispor peso na proximidade ou da parte inferior da tubulação ou fixada à mesma no fundo do mar ou próximo deste, por meio do que o peso e os custos da tubulação de suporte pesada em operações "offshore" são reduzidos ou eliminados.

Description

"SISTEMA DE CATENÃRIA DE POUCO PESO» CAMPO TÉCNICO O campo da invenção é o de sistemas catenãria de tubulação flexível de pouco peso para instalações no fundo do mar.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A patente U.S. n°. 6.491.779B1 descreve uma tubulação flexível feita de materiais compósitos de pouco peso para o uso no fundo do mar. Antes da invenção da dita patente 6.491.779B1, era geralmente sabido que a tubulação relativamente pesada, geralmente de aço, para o uso no fundo do mar, formava um catenãria quando disposta na água do mar de uma embarcação na superfície das águas para o fundo do mar. Tais sistemas anteriores requerem que os usuários empreguem equipamentos caros na superfície ou em outra parte para deslocar o grande peso da tubulação de aço,. Apesar do custo de suportar o peso da tubulação na água do mar no passado, a indústria continuou a uti1izar tal tubulação pesada com os problemas resultantes do peso da tubulação.
Além disso, mangueiras não metálicas flexíveis da técnica anterior para serem utilizadas nas profundidades da água que são maiores do que aproximadamente mil pés não poderiam ter sido utilizadas na presente invenção, porque elas teriam desmoronado em uma condição inoperante fechada pela pressão do água do mar nessas profundidades.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Com a presente invenção, utilizando a tubulação flexível de pouco peso, tal como descrito na patente U.S, n°. 6.491.779, as catenárias formadas quando a tubulação é submergida de um embarcação ou plataforma têm uma flutuação positiva, ou um peso substancialmente reduzido, em comparação com a técnica anterior, o que reduz significativamente o custo para suportar a tubulação quando suspensa em usos no fundo do mar.
Desse modo, com o sistema de catenãria de pouco peso da presente invenção, uma tubulação flexível com uma fltuação ascendente da tubulação quando submersa no água do mar, algum peso é aplicado à parte inferior da tubulação flexível em uma quantidade que é suficiente para conferir resistência à flutuação da tubulação flexível, estabilizando dessa maneira a tubulação em tal configuração de catenãria.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma elevação que mostra esquematicamente uma embarcação que flutua na agua do mar com uma primeira tubulação pesada de aço ou algo do gênero no lado direito da Figura 1 suspensa pela embarcação ou outro suporte da superfície da agua do mar e formando uma catenãria convencional à medida que se estende para uma posição no fundo do mar, e também para fins de comparação, uma tubulação de pouco peso da presente invenção é mostrada no lado esquerda, a qual é flutuante ou quase flutuante quando suspensa da mesma maneira da embarcação ou de um outro suporte; a Figura 2 é uma elevação que mostra esquematicamente a configuração de catenãria da tubulação de pouco peso à qual algum peso foi adicionado para aumentar a tensão na catenãria para manter a catenãria à medida que a profundidade da água do mar se altera e a tubulação é apanhada e colocada sobre o fundo do mar; e a Figura 3 é uma elevação parcial de uma forma alternativa da tubulação de pouco peso de acordo com a patente U.S. n°. 6.491.779, e que tem o aço, o chumbo ou um material de carga pesado colocado com as colunas não metálicas enroladas de maneira helicoidal para fornecer peso para manter a configuração da catenãria na posição final no fundo do mar.
MELHOR MODO PARA PRATICAR A INVENÇÃO
Na Figura 1 dos desenhos, uma embarcação ou uma plataforma 10 é apresentada suportando uma tubulação 12 ou 14 para a produção de serviço "doce" ou "amarga", incluindo os serviços de exportação e de inj eção. Os fluidos transportados incluem óleo, gás, água e compostos químicos de inj eção. A tubulação 12 é uma tubulação ou um tubo umbilical convencional feito de aço e não é flutuante. A indústria offshore gastou milhões de dólares para conferir flutuação a tal tubulação convencional porque cada unidade de peso suspensa na água requer a flutuação de um sistema de flutuação, o qual dita, por sua vez, o tamanho e o custo dos sistemas.
Tal como também mostrado na Figura 1, a tubulação 14 é uma tubulação flexível de pouco peso que é totalmente não metálica ou substancialmente não metálica, e é flutuante quando suspensa como uma catenãria na superfície da agua do mar da superfície S da água do mar suportada de uma embarcação ou de uma plataforma 10. Desse modo, tal como mostrado na Figura 1, a tubulação de pouco peso tende a ser instável quando afetada por correntes de água ou por outras forças geralmente em direções laterais. No entanto, a flutuação da tubulação de pouco peso quando estabilizada pela adição de peso tem uma vantagem principal de reduzir ou até mesmo eliminar os problemas e os custos de suspensão de tubulação pesada na água do mar para operações offshore. A tubulação não metálica compôsita tubular foi descrita per se nas patentes U.S. n°. 5.261.462 e 5.43 5.8 67, mas pelo que se sabe até o presente, tal tubulação não foi feita em comprimentos longos antes da invenção descrita na patente U.S. n°. 6.4 91.779 inventada por Michael J. Bryant, onde a tubulação flexível é suspensa de uma embarcação ou de uma plataforma e ao longo de um leito do mar em uma configuração de catenária. Portanto, embora a tubulação descrita por Donald H. Wolfe nas patentes identificadas acima possa ser considerada de "pouco peso", ela não resolveu os problemas da presente invenção. A tubulação compósita flexível da patente U.S. n°. 6.491.779 inventada por Michael J. Bryant e tal como usada na presente invenção resolveu o problema dos custos de suportar os comprimentos longos da tubulação usada em tais configurações de catenãria para operações offshore. 0 termo "tubulação de pouco peso" tal como aqui empregado significa a tubulação feita de materiais substancialmente não metálicos compósitos e nos comprimentos que são suficientemente longos para as operações no fundo do mar em que a tubulação forma uma catenãria da superfície da agua do mar ao fundo do mar. A presente invenção é especialmente apropriada para ser utilizada em grandes profundidades de mais do que mil pés.
Quando uma tubulação de pouco peso tal como descrito na patente U.S. n° . 6.4 91.779 é suspensa em uma configuração de catenãria da superfície S da água do mar, a tubulação é normalmente mais leve do que o água do mar quando transporta gãs e, em tal caso, que pode ser determinado, para os modos estático e dinâmico com um software conhecido, a tubulação deve flutuar em uma direção ascendente tal como ilustrado esquematicamente pela tubulação 14 na Figura 1. Se a tubulação de pouco peso for mais pesada do que a agua do mar ela vai ficar pendurada em uma curva descendente tal como ilustrado pela tubulação 12 na Figura 1.
Para melhor estabilizar a tubulação de pouco peso nas situações dinâmicas onde as correntes do mar e outras forças agem na tubulação, uma tensão é criada na catenãria de pouco peso mediante a aplicação de algum peso â tubulação na proximidade da extremidade inferior da catenãria da tubulação. O peso pode ser adicionado à tubulação de pouco peso até a extensão determinada para mantê-la em uma configuração de catenãria estável. Por exemplo, um ou mais pesos 16 podem ser distribuídos em conjunto ou separadamente ao longo da parte inferior da tubulação 20, perto da parte da tubulação que é apoiada no fundo do mar, e/ou de preferência imediatamente acima do fundo do mar B. Os pesos são fixados à tubulação 20 e a tubulação é abaixada então na água do mar W da superfície da água do mar S para se estender ao longo do fundo do mar B para terminais ou um outro equipamento submerso {não mostrado). Uma tensão é criada na tubulação 20 para obter a configuração de catenãria tal como mostrado na Figura 2 dos desenhos para estabilizar a tubulação durante o uso na água do mar S, A Figura 3 mostra uma parte de uma tubulação de pouco peso feita de acordo com a patente U.S. n°. 6.491.779, a qual é aqui incorporada, e que é feita essencialmente de componentes não metálicos compósitos tais como um condutor tubular 30, reforços contra a pressão e a desmontagem 32, uma extrusão de membrana 33, reforços contra a tensão 34, e um revestimento exterior 36. Para obter o peso para superar toda ou parte da tendência da tubulação de pouco peso a ser flutuada para cima ou movida para cima pelas correntes 50 ou outras forças, o aço, o chumbo ou um material pesado 40 podem ser fios colocados ou formados de maneira helicoidal com as colunas não metálicas 34 no processo de manufatura. A apresentação e a descrição acima da invenção são ilustrativas e explanatórias da mesma, e várias mudanças nos detalhes do aparelho e da construção ilustrados e no método de manufatura podem ser feitas sem que se desvie do caráter da invenção.
REIVINDICAÇÕES EMENDADAS
[Recebido pelo International Bureau em 07 de dezembro de 2005 (07.12.05); As reivindicações originais 1 a 8 são substituídas pelas novas reivindicações 1 a 10 (02 páginas)]

Claims (10)

1. Sistema de catenãria de pouco peso, caracterizado pelo fato de compreender: a. uma tubulação flexível de pouco peso que tem uma flutuação ascendente ou quase ascendente quando submersa na água do mar que forma uma configuração de catenária que fica pendurada sob tensão em uma curva descendente na proximidade do fundo do mar para a área na ou perto da superfície superior da água do mar; e b. algum peso fixado na proximidade da parte inferior da tubulação, sendo que a quantidade de peso é suficiente para conferir resistência à flutuação da tubulação flexível e com tensão na tubulação para estabilizar e manter a configuração de catenária do deslocamento causado pela força lateral e outras forças no fundo do mar.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a tubulação flexível de pouco peso é substancialmente totalmente não metálica.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o peso é distribuído ao longo da parte inferior da tubulação na proximidade do fundo do mar.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o peso é um fio de metal colocado em um envoltório helicoidal adjacente a colunas não metálicas.
5. Sistema para manter uma tubulação flexível em uma configuração de catenária substancialmente estável quando suspensa na água do mar, caracterizado pelo fato de compreender: (a) a suspensão de uma tubulação flexível que tem uma flutuação positiva ou quase positiva quando disposta como uma catenãria na água do mar que fica pendurada em tensão em uma curva descendente na proximidade da água do mar do leito do mar ou próximo deste para a área na superfície superior da água do mar ou próxima desta; (b) a aplicação de um peso na proximidade da extremidade inferior da dita catenária para conferir resistência suficiente à flutuação da tubulação para estabilizar a catenária; e (c) a manutenção da tensão na tubulação para estabilizar e manter a configuração de catenãria contra o deslocamento por forças laterais e outras no fundo do mar,
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a tubulação flexível de pouco peso é substancialmente totalmente não metálica.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o peso é distribuído ao longo da parte inferior da tubulação na proximidade do fundo do mar.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o peso é um fio de metal colocado em um envoltório helicoidal adjacentes a colunas não metálicas.
9. Sistema de catenãria de pouco peso, caracterizado pelo fato de compreender: (a) uma tubulação flexível de pouco peso que tem uma flutuação ascendente ou quase ascendente quando submersa na água do mar em uma configuração de catenãria; (b) algum peso fixado na proximidade da parte inferior da tubulação, sendo que a quantidade de peso é suficiente para conferir resistência à flutuação da tubulação flexível para estabilizar a configuração de catenãria; (c) em que o peso é um fio de metal colocado em um envoltório helicoidal adjacente a colunas não metálicas.
10. Sistema para manter uma tubulação flexível em uma configuração de catenãria substancialmente estável quando suspensa na água do mar, caracterizado pelo fato de compreender: (a) a suspensão de uma tubulação flexível que tem uma flutuação positiva ou quase positiva quando disposta como um catenãria na água do mar; (b) a aplicação de um peso na proximidade da extremidade inferior da dita catenãria para conferir resistência suficiente à flutuação da tubulação para estabilizar a catenãria;(c) em que o peso é um fio de metal colocado em um envoltório helicoidal adjacente a colunas não metálicas.
BRPI0418916-7A 2004-08-16 2004-11-10 Sistema de catenária de pouco peso BRPI0418916B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/918,843 US7073978B2 (en) 2004-08-16 2004-08-16 Lightweight catenary system
US10/918,843 2004-08-16
PCT/US2004/037385 WO2006022785A1 (en) 2004-08-16 2004-11-10 Lightweight catenary system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0418916A BRPI0418916A (pt) 2007-12-11
BRPI0418916B1 true BRPI0418916B1 (pt) 2018-03-13

Family

ID=35800112

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0418916-7A BRPI0418916B1 (pt) 2004-08-16 2004-11-10 Sistema de catenária de pouco peso

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7073978B2 (pt)
EP (1) EP1784598A4 (pt)
CN (2) CN101566254B (pt)
BR (1) BRPI0418916B1 (pt)
CA (1) CA2576875C (pt)
NO (1) NO20071136L (pt)
WO (1) WO2006022785A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8714204B2 (en) * 2006-12-18 2014-05-06 Deepflex Inc. Free venting pipe and method of manufacture
US7781040B2 (en) * 2007-03-21 2010-08-24 Deepflex Inc. Flexible composite tubular assembly with high insulation properties and method for making same
US20080302535A1 (en) * 2007-06-08 2008-12-11 David Barnes Subsea Intervention Riser System
US7784723B2 (en) 2007-09-11 2010-08-31 Deepflex Inc. Layered tape guide spool and alignment device and method
GB0722459D0 (en) * 2007-11-16 2007-12-27 Wellstream Int Ltd Flexible pipe support
US20090160184A1 (en) * 2007-12-20 2009-06-25 Vo Dang The End Connector For Flexible Pipe
US8276620B2 (en) * 2008-03-05 2012-10-02 Vo Dang The Flexible pipe for offshore and other applications
US7946313B2 (en) 2008-03-05 2011-05-24 Vo Dang The Flexible pipe
AU2010289935B2 (en) * 2009-08-26 2014-07-31 Deepflex Inc. Flexible catenary riser having distributed sag bend ballast
WO2012082178A1 (en) 2010-12-14 2012-06-21 Deepflex Inc. Spoolable pipe with increased compressive strength and method of manufacture
GB2492414B (en) * 2011-07-01 2013-07-03 Subsea 7 Norway Nuf Initiation of lightweight flexible pipelines and umbilicals
EP2785950B1 (en) * 2011-11-29 2017-03-01 GE Oil & Gas UK Limited Buoyancy compensating element and method
SG11201700128QA (en) * 2014-09-23 2017-02-27 Halliburton Energy Services Inc Spoolable swivel
MY201047A (en) 2018-01-26 2024-01-31 Petroliam Nasional Berhad Petronas Pipeline assembly and method of installation

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2373439A (en) * 1943-07-29 1945-04-10 Wheatley Thomas River weight
US3111926A (en) * 1961-12-07 1963-11-26 Shell Oil Co Apparatus for anchoring underwater vessels
US3477474A (en) * 1967-03-22 1969-11-11 American Chain & Cable Co Wire reinforced conduit
US3583169A (en) * 1969-07-08 1971-06-08 North American Rockwell Submarine pipeline laying
BE804505A (en) * 1973-09-05 1974-01-02 Nabalco Eng Pty Ltd Submarine pipelines - assembled complete on land
GR59794B (en) * 1975-03-27 1978-02-28 Doris Dev Richesse Sous Marine Laying pipes under-water
DE3272253D1 (en) * 1981-04-07 1986-09-04 Erik Brandtzaeg Meyer Weight coated subsea pipe line section
US4556340A (en) * 1983-08-15 1985-12-03 Conoco Inc. Method and apparatus for production of subsea hydrocarbons using a floating vessel
US4735267A (en) * 1985-03-11 1988-04-05 Shell Oil Company Flexible production riser assembly and installation method
US5261462A (en) 1991-03-14 1993-11-16 Donald H. Wolfe Flexible tubular structure
NO310890B1 (no) * 1997-04-29 2001-09-10 Kvaerner Oilfield Prod As Dynamisk kontrollkabel til bruk mellom en flytende struktur og et koplingspunkt på havbunnen
US5984581A (en) * 1997-06-17 1999-11-16 B.L. Key Services, L.L.C. Pipeline coating
US6109834A (en) * 1998-08-28 2000-08-29 Texaco Inc. Composite tubular and methods
US6164052A (en) * 1998-10-27 2000-12-26 Golay; George Rex Retractable hay and bean fluffer
FR2790814B1 (fr) * 1999-03-09 2001-04-20 Coflexip Conduite hybride pour grande profondeur
US6491779B1 (en) * 1999-05-03 2002-12-10 Deepsea Flexibles, Inc. Method of forming a composite tubular assembly
NO311295B1 (no) * 1999-06-23 2001-11-12 Navion As Utrustning for lagring av en lasteslange i en vannmasse, og fremgangsmåte ved overföring av slangen fra lagringsstillingen tilen bruksstilling
GB2413166B (en) * 2001-04-27 2005-11-30 Fiberspar Corp Improved composite tubing
US6682266B2 (en) * 2001-12-31 2004-01-27 Abb Anchor Contracting As Tension leg and method for transport, installation and removal of tension legs pipelines and slender bodies

Also Published As

Publication number Publication date
EP1784598A1 (en) 2007-05-16
US20060034665A1 (en) 2006-02-16
CN101566254A (zh) 2009-10-28
CA2576875A1 (en) 2006-03-02
EP1784598A4 (en) 2010-11-03
CN101566254B (zh) 2011-01-12
CA2576875C (en) 2010-05-04
CN101010535A (zh) 2007-08-01
US7073978B2 (en) 2006-07-11
NO20071136L (no) 2007-02-28
BRPI0418916A (pt) 2007-12-11
WO2006022785A1 (en) 2006-03-02
CN100498029C (zh) 2009-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0418916B1 (pt) Sistema de catenária de pouco peso
BR112017018850B1 (pt) conjunto de riser e método
US6321844B1 (en) Hybrid riser and method for sub-sea transportation of petroleum products with the device
US6595725B1 (en) Tethered buoyant support for risers to a floating production vessel
US8702350B2 (en) Riser assembly
US7565877B2 (en) Spar platform having closed centerwell
BRPI0911162B1 (pt) instalação de ligação fundo-superfície de um tubo rígido com um tubo flexível de flutuabilidade positiva e método de colocação da mesma
US20050063788A1 (en) Riser and method of installing same
BRPI0916400B1 (pt) instalação de coluna ascendente e processo de colocação no lugar de uma instalação de coluna ascendente
BRPI0610281A2 (pt) dispositivo de transferência de fluido entre dois suportes flutuantes
US20040188096A1 (en) Submersible pump deployment and retrieval system
US20150060079A1 (en) Riser assembly and method
BRPI0520284B1 (pt) Hybrid riser system
BR102013010854B1 (pt) Corpo de tubo flexível para um tubo de subida para uso submarino, tubo flexível, tubo de subida, e método de produção de um corpo de tubo flexível
BR112012012262B1 (pt) configuração de tubo ascendente
BRPI0918944B1 (pt) Estrutura guia para torre de elevação
BRPI0611238A2 (pt) torre de tubo ascendente hÍbrido e mÉtodos para sua instalaÇço
BR112014012688B1 (pt) montagem compreendendo uma pluralidade de elementos de compensação de flutuação e método para proporcionar a mesma
BR112014012923B1 (pt) instalação de ligações fundo-superfície flexíveis múltiplas em pelo menos dois níveis
BRPI0910535B1 (pt) elemento de conduto de transição de inércia, conduto rígido submarino e método de encaixe rígido da extremidade de um conduto rígido
MX2010005485A (es) Sistema de tubo de subida autonomo que tiene camaras de flotacion multiples.
US6780072B1 (en) Subsurface buoy and methods of installing, tying and dynamically stabilizing the same
AU766607B2 (en) Deep water TLP tether system
EP1603796B1 (en) Subsurface buoy and methods of installing, tying and dynamically stabilizing the same
WO2018014095A1 (pt) Lastros e flutuadores para dutos, com dispositivos de fechamento

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2539 DE 03-09-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.