BRPI0417889B1 - processo - Google Patents

processo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0417889B1
BRPI0417889B1 BRPI0417889A BRPI0417889A BRPI0417889B1 BR PI0417889 B1 BRPI0417889 B1 BR PI0417889B1 BR PI0417889 A BRPI0417889 A BR PI0417889A BR PI0417889 A BRPI0417889 A BR PI0417889A BR PI0417889 B1 BRPI0417889 B1 BR PI0417889B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
conversion
fat
catalyst
degree
oil
Prior art date
Application number
BRPI0417889A
Other languages
English (en)
Inventor
Corrine Frances Lawrence
Eckhard Flöter
Hilda Batsheva Ten Brink
Hindrik Huizinga
Mattheus Adrianus Zuiderwijk
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0417889A publication Critical patent/BRPI0417889A/pt
Publication of BRPI0417889B1 publication Critical patent/BRPI0417889B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11CFATTY ACIDS FROM FATS, OILS OR WAXES; CANDLES; FATS, OILS OR FATTY ACIDS BY CHEMICAL MODIFICATION OF FATS, OILS, OR FATTY ACIDS OBTAINED THEREFROM
    • C11C3/00Fats, oils, or fatty acids by chemical modification of fats, oils, or fatty acids obtained therefrom
    • C11C3/04Fats, oils, or fatty acids by chemical modification of fats, oils, or fatty acids obtained therefrom by esterification of fats or fatty oils
    • C11C3/10Ester interchange
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D7/00Edible oil or fat compositions containing an aqueous phase, e.g. margarines
    • A23D7/001Spread compositions
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D9/00Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Enzymes And Modification Thereof (AREA)

Abstract

"processo, gorduras de triglicerídeo, uso de um agregado de lipase de thermomyces lanuginosa e sílica como catalisador e produtos de alimento". trata-se de um processo em que os resíduos de ácido graxo em uma porção de glicerídeo são randomizados nas posições terminais e do meio, sendo que o processo prossegue até um grau de conversão nas posições terminais, re, que varia de 0,3 a 0,95, e em que um grau de conversão na posição do meio, ra, varia de 0,06 a 0,75, e em que ra é maior do que 0,32 re - 0,08, e o processo compreende a exposição de uma gordura de triglicerídeo a um catalisador que compreende uma lípase, em que a lipase é uma lipase de thermomyces lanuginosa que tem uma atividade de pelo menos 250 iun que corresponde a 22 g/(g*h) no início do processo.

Description

“PROCESSO” Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um processo de interesterificação de gorduras de triglicerídeos. Mais particularmente, o processo refere-se a um processo de interesterificação enzimática, o qual também é denotado como um processo de rearranjo enzimático.
Antecedentes da Invenção A interesterificação química de uma gordura de triglicerídeo visa uma troca dos resíduos de ácido graxo da porção de glicerídeo da gordura. Após a interesterificação nos triglicerídeos resultantes, os resíduos de ácido graxo foram trocados por outros resíduos. Os resíduos de ácido graxo podem originar-se a partir da mesma molécula ou de moléculas de triglicerídeos diferentes, ou podem surgir a partir de ácidos graxos livres que estavam presentes na mistura de reação. A troca de resíduos de ácidos graxos resulta eventualmente em uma distribuição estatisticamente aleatória dos resíduos de ácido graxo sobre as posições terminais e central da molécula de glicerídeo. A gordura obtida é considerada como tendo se tornado totalmente randomizada. O processo de interesterificação química precisa de um catalisador, o qual é geralmente um hidróxido de metal alcalino ou um alcanolato de metal alcalino, tal como o metanolato de sódio.
No entanto, os consumidores preferem cada vez mais alimentos e ingredientes alimentícios que não foram expostos a produtos químicos durante a sua preparação. Portanto, surgiu uma necessidade geral quanto a processos de modificação não-químicos de gorduras de triglicerídeos. A interesterificação também pode ocorrer através do rearranjo enzimático.
Tai processo enzimático não afeta a naturalidade da gordura.
Ao contrário da interesterificação química, que prossegue instantaneamente, o rearranjo enzimático prossegue gradualmente e, portanto, leva mais tempo.
Para o rearranjo enzimático (ER) uma enzima lipase é usada como catalisador. As lipases usadas para o ER compreendem a lipase microbiana de Mucor miehei, a lipase de Thermomyces tanuginosa e de Rhizopus oryzae {anteriormente Rhizopus dele mar).
Em geral, as lipases usadas em um processo de ER são sn-1 e sn-3, o que significa especificamente que somente os resíduos de ácidos graxos terminais são afetados.
No campo da reação enzimática pode ocorrer alguma randomização na posição centrai. No entanto, quando isto acontece é devido à migração de acila (vide Torres et al., JAOCS, vol. 79, n°. 8 (2002) pág. 775-781, Torres et al., JOACS, vol; 79, n° 7 (2002) pág. 655-661 e Zhang et al., JAOCS, vol. 78, n°. 1 (2001) pág. 57-64), que é uma reação química secundária que ocorre a tempos de reação longos. A migração de acila é devido à presença de diacilglicerídeos que surgem em abundância a tempos de reação longos e na presença da água.
Esta diferença na randomização resulta em produtos de triglicerídeos com uma composição de triglicerídeo e com propriedades que são bastante diferentes da gordura de triglicerídeo totalmente randomizada da interesterificação química. Infelizmente, o amplo conhecimento e experiência adquiridos ao usar gorduras totalmente randomizadas e quimicamente interesterificadas para a manufatura de produtos alimentícios não podem ser usados para as gorduras enzimaticamente interesterificadas (Zhang et al., JAOCS, Vol. 78, n°, 1 (2001) pág. 57-64).
Além disso, a posição central em uma gordura de matéria-prima natural fica geralmente em um ácido graxo insaturado, freqüentemente o ácido oléico. Os triglicerideos do tipo palmítico-oléico-palmítico podem causar granulação na mistura de gordura. Devido ao fato que a posição central dos triglicerideos em uma reação de rearranjo enzimático é muito pouco afetada, os triglicerideos com uma posição central saturada estão muito pouco presentes nas gorduras enzimaticamente rearranjadas, a menos que já estejam presentes na matéria-prima. Esta distribuição típica de ácidos graxos naturais sobre os triacilglicerídeos tem algumas consequências. Em primeiro lugar é nutritivamente benéfico que se tenha um ácido graxo insaturado na posição central, uma vez que a atividade da lipase em nosso sistema digestivo distribui um 2-monoacilglicerídeo e dois ácidos graxos livres que são derivados das posições terminais dos triacilglicerídeos. Este efeito digestivo é confirmado por Nielsen (Oils and fats International, vol. 18, No. 4 (2002)). Ele estabeleceu que a ação de Lipozima TL IM imobilizada fica restringida às posições 1 e 3 no triglicerídeo, deixando a posição central inalterada. No entanto, esta configuração de ácidos graxos sobre a cadeia principal de gliceroi dos triacilglicerídeos também tem um lado negativo. No que se refere à funcionalidade de estruturação do alimento, estes triacilglicerídeos, com uma posição central insaturada, são menos funcionais. Isto é devido ao seu ponto de fusão mais baixo em comparação aos triacilglicerídeos totalmente saturados e ao seu comportamento de cristalização complicado.
Tal como explicado acima, o rearranjo na posição central pode ocorrer durante o rearranjo enzimático, no entanto, a fim de ocorrer em uma quantidade apreciável, o rearranjo enzimático tem que prosseguir em equilíbrio (conversão de 100% das posições sn-1 e sn-3) ou além. O rearranjo químico prossegue instantaneamente, o que significa que uma randomização completa é obtida instantaneamente. É a natureza da reação enzimática que, no começo da reação da conversão das posições sn-1 e sn-3, segue rapidamente, exceto que para o equilíbrio a velocidade de conversão prossegue cada vez mais lentamente (vide a figura 1). Consequentemente, para se obter 100% de conversão são necessários tempos de contato da enzima mais longos. O processo de rearranjo enzimático, mesmo que seja estritamente específico a sn-1 e sn-3, sempre é acompanhado por alguma mudança da distribuição de ácido graxo na posição sn-2. Isto é devido ao processo químico inevitável de migração de acila que ocorre em glicerídeos de ácidos graxos parciais. Xu et al. (Enzymatic Production of Structured Lipids: Process Reactions and Acyl Migration, informativo 11 (2000) pág. 1121-1131) relataram que a migração de acila pode ser atribuída principalmente aos tempos de permanência mais longos. No entanto, o baixo fluxo relacionado através do reator de leito fixo torna o processo caro para ser usado em escala industrial. (Xu et al., JAOCS, Vol. 79, n°. 6 (2002) pág. 561-565). De fato, Torres et al. recomendam tempos de reação curtos para reduzir a randomização dos resíduos de ácidos graxos (JOACS, vol. 79, n°. 8 (2002) pág. 775-781).
Sem desejar ser limitado pela teoria, o processo de migração de acila é independente da enzima usada, no entanto é devido à velocidade relativamente lenta do processo. O efeito significativo na posição central ocorre somente a taxas de conversão muito elevadas, geralmente de 100%, que são relacionadas aos tempos de contato muito longos. Isto é ilustrado pela Fig. 3.
Os processos relatados no estado da técnica referem-se tipicamente a combinações do tempo e da concentração de enzima que estão relacionadas à conversão das posições sn-1 e sn-3 (equilíbrio) e geralmente acima do tempo que é necessário para obter uma conversão de 100% nas posições terminais. Como uma conseqüência lógica, estas reações também resultam em uma determinada proporção de randomização da posição central. No entanto, estes processos não são economicamente atrativos, por causa dos tempos de contato longos que são necessários para obter uma proporção razoável de randomização de sn-2.
Por exemplo, Berben et ai, na sociedade da indústria química (consulta on-line em 16 de fevereiro de 2001) descrevem um processo de rearranjo enzimático em que fazem a reação prosseguir até o equilíbrio e obtêm uma randomização na posição central de 18%. O documento WO 96/14756 descreve o ER de misturas de gorduras que usa SP392 específico de sn-1 e sn-3 como catalisadores de lipase. O processo é caracterizado pelo fato de que o rearranjo não prossegue além de um grau de conversão das posições sn-1 e sn-3 de 90% (mas é de pelo menos 20%), o que resulta em tempos de reação mais curtos. No entanto, nenhuma randomização na posição sn-2 é observada.
Algumas lipases raras que incluem as lipases de Candida cytindracae e de Arthrobacter não são específicas. Um processo de ER que usa essas lipases distribui uma gordura rearranjada em todas as posições de glicerídeo. No entanto, foi verificado que essas lipases não são adequadas para o uso em uma escala industrial e/ou então não foram aprovadas para a manufatura de alimentos. O processo descrito no documento EP 0.652.289 usa uma lipase comum específica de sn-1 e sn-3. O rearranjo requer a presença de uma quantidade substancial de pelo menos 4% em peso de diaciiglicerídeos (também denotados como diglicerídeos) na mistura de reação. A gordura fica rearranjada em todas as três posições, mas no final ela contém muitos diglicerídeos e outros subprodutos, todos os quais precisam ser removidos por um processo de purificação subseqüente. Faz-se necessário um processo de ER econômico que resulte no rearranjo substancial também na posição central. Tal processo deve tornar uma nova gama de gorduras de triglicerídeos naturaímente modificadas economicamente disponível.
Descrição Resumida da Invenção Portanto, um objetivo da presente invenção consiste em fornecer um processo de rearranjo enzimático em que ocorre uma proporção apreciável de rearranjo na posição central.
Um outro objetivo da presente invenção consiste em um processo com um tempo de reação curto.
Outro objetivo da presente invenção consiste em fornecer um processo de rearranjo enzimático sem o uso deliberado de diacilglicerídeos.
Surpreendentemente, um ou mais dos objetivos acima mencionados são atingidos pelo uso de um catalisador com uma atividade que excede 250 IUN (22 g/(g*h)), tal como medido no início do processo.
Descrição das Figuras A Fig. 1 é um gráfico do grau de conversão Re versus o tempo. A Fig. 2 é um gráfico da randomização na posição 2 (Ra) versus o tempo de contato. A Fig. 3 é um gráfico da randomização na posição 2 (Ra) versus o tempo.
Re > 1 indica que o tempo de reação excedeu o tempo necessário para atingir o equilíbrio com respeito à randomização das posições sn-1 e sn-3.
Descrição Detalhada da Invenção A presente invenção refere-se a um processo de rearranjo em que os resíduos de ácido graxo em uma porção de glicerídeo são randomizados sobre as posições terminais e central, em que o processo prossegue até um grau de conversão nas posições terminais, Re, que varia de 0,3 a 0,95, em que um grau de conversão na posição central, Ra, varia de 0,06 a 0,75 e em que Ra é maior do que 0,32 Re - 0,08, e que compreende a exposição de uma gordura de triglicerídeo a um catalisador que compreende uma lipase, sendo que a lipase é uma lipase de Thermomyces lanuginosa que tem uma atividade de pelo menos 250 IUN, que corresponde a 22 g/(g*h) no início do processo. IUN é uma medida da atividade da enzima e é determinada de acordo com o procedimento tal como descrito abaixo na seção experimental. A atividade da enzima também pode ser medida com um outro método mais conveniente. O método mede a quantidade de óleo convertida por quantidade de catalisador em 1 hora (g/(g*h)). Uma atividade de 250 IUN corresponde a 22 g/(g*h). O método é descrito na seção experimental. O processo da presente invenção tem a vantagem sobre os processos de rearranjo enzimático do estado da técnica de que confere uma proporção apreciável de rearranjo na posição central dos triglicerídeos, não precisa de um excesso de diacilgiicerídeos e, portanto, não precisa de uma etapa de purificação incômoda no final. Além disso, o processo da presente invenção tem tempos de contato curtos. O grau de conversão Re é a conversão real sobre as posições sn-1 e sn-3. Ele é o grau de conversão em um determinado momento dividido pelo estado de equilíbrio (conversão de 100% posições sn-1 e sn-3). O grau de conversão Ra é a conversão real somente na posição sn-2. Ele é a conversão da posição sn-2 em um determinado momento, dividido pelo estado de equilíbrio na posição sn-2 que é idêntico à distribuição de ácido graxo de sn-2 da mistura quimicamente interesterificada. A determinação dos graus de conversão Re e Ra de uma amostra de gordura rearranjada é baseada na mudança de seu perfil do número de carbono ou na mudança nas frações molares de tipos específicos de triglicerídeos. As medições são explicadas na seção experimental. O processo da presente invenção é tal que até mesmo antes de atingir o equilíbrio com respeito à randomização de sn-1 e sn-3 (Re =1), uma randomização substancial da posição central (Ra) é obtida, a qual varia de 0,06 a 0,75. O processo da presente invenção, portanto, não prossegue mais do que um grau de conversão Re de 0,95. Isto permite um tempo de permanência curto, tal como descrito no pedido de patente WO 96/14756. Os processos do estado da técnica prosseguem até o equilíbrio ou além, vide, por exemplo, Berben et al. na sociedade da indústria química (consulta on-line em 16 de fevereiro de 2001), Torres et a/., JAOCS, vol. 79, n°. 8 (2002) pág. 775-781, Torres etal., JOACS, vol. 79, n°. 7 (2002) pág. 655-661 e Zhang et al., JAOCS, vol. 78, n°. 1 (2001) pág. 57-64.
Com o processo da presente invenção, um tempo de contato longo e tempos de reação longos, que pertencem aos processos do estado da técnica, são evitados. Além disso, até mesmo a tempos de contato curtos, isto é, um baixo grau de conversão Re, já ocorre uma randomização mínima na posição sn-2. Para um Re entre 0,3 e 0,95, o rearranjo na posição central (Ra) é maior do que 0,32 Re - 0,08. Preferencialmente, Ra é pelo menos 0,32 Re -0,06 e, mais preferencialmente ainda, Ra é pelo menos 0,32 Re - 0,04. O grau de conversão Re é preferencialmente menor do que 0,9 e, mais preferencialmente, menor do que 0,85. O grau de conversão Re é preferencialmente de pelo menos 0,35 e, mais preferencialmente ainda, de pelo menos 0,4. O fornecedor de Lipozyme® TL IM recomenda um fluxo de 1.500 kg de óleo por hora por 400 kg de catalisador em um reator de leito fixo. Isto resulta em um tempo de permanência de 32 minutos. Uma descrição geral deste processo também pode ser encontrada em Nielsen, Oils and Fats International, vol. 18, n°. 4 (2002).
Por outro lado, a presente invenção, onde a enzima tem uma atividade de pelo menos 250 IUN que correspondem a 22 g/(g*h), permite o processamento de 4.400 kg de óleo por hora ao empregar a mesma quantidade de enzima, resultando em um tempo de permanência de somente 11 minutos. No entanto, ainda ocorre uma proporção substancial de randomização na posição central.
Apropriadamente, durante a primeira hora da condução de óleo através de um reator de leito fixo o tempo de permanência do óleo no leito do catalisador Lipozyme® TL IM da presente invenção é preferencialmente de menos de 25 minutos, mais preferencialmente, de menos de 20 minutos e, mais preferencialmente ainda.de menos de 15 minutos. Estes tempos de permanência são os tempos de permanência no começo do rearranjo quando o catalisador fresco está presente. No curso do processo, o catalisador perde gradualmente a atividade e tempos de permanência mais longos se fazem necessários para a manutenção do grau de conversão Re. Tempos de permanência mais longos podem ser obtidos ao reduzir o fluxo de óleo através do reator de leito do catalisador. Para a presente invenção, mesmo quando a atividade do catalisador no curso da reação é reduzida e o fluxo é ajustado, ainda a randomização da posição sn-2 é a uma taxa apreciável (vide a fig 2). A presente invenção também pode ser usada em um processo descontínuo. No entanto, em vez do tempo de permanência curto ou do fluxo de óleo elevado, baixas concentrações de um catalisador podem ser usadas. Em comparação com os processos do estado da técnica onde a concentração do catalisador é de 10% em peso, a concentração de catalisador da presente invenção em um processo descontínuo pode variar de 0,05 a 9% em peso, preferencialmente de 0,05 a 5% em peso e, mais preferencialmente, de 0,05 a 3% em peso, calculado na mistura de reação. O presente processo usa preferencialmente a lipase de Thermomyces lanuginosa que contém o catalisador de ER Lipozyme® TL TM, que é comercialmente disponível pela NOVOZYMES, Dinamarca, como um agregado de enzima e sílica. A atividade do catalisador de IUN é definida por seu método para medição pela NOVOZYMES, tal como descrito a seguir na seção experimental. Alternativamente, a atividade pode ser medida por uma outra medição da atividade mais conveniente que também é descrita na seção experimental.
No rearranjo enzimático do estado da técnica, a presença de sílica é reiatada como cataíisadora da randomização da posição central. Sem desejar ficar limitado à teoria, acredita-se que a sílica retém a água e que a água hidrolisa os triglicerídeos em diacilglicerídeos que catalisam o rearranjo na posição sn-2. Desse modo, nos processos do estado da técnica, mais sílica resulta em diacilglicerídeos, o que resulta em mais randomização da posição sn-2. No entanto, quando é usada a lipase altamente ativa de acordo com a presente invenção, é verificado surpreendentemente que menos sílica resulta em um aumento da randomização na posição central.
Um benefício relacionado com a economia do presente processo é que não precisa da purificação final incômoda dos diglicerídeos, tal como se faz necessário para o processo do documento EP 0.652.289.
No estado da técnica, o catalisador Lipozyme® TL 1M é dosado com água e então adicionado à mistura de reação. No entanto, o presente processo é preferencialmente praticado com um teor relativamente baixo de água. Preferencialmente, a quantidade de água fica na faixa de 0,001 a 0,1% em peso e mais preferencialmente na faixa de 0,001 a 0,05% em peso. A medição do teor de água é determinada por meio de titulação Karl Fischer padrão, mas não antes de trinta minutos depois do contato do catalisador com a matéria-prima em um reator de batelada. Quando o processamento é em um reator de leito fixo, a medição da água é feita em uma amostra do óleo tomada à jusante do reator, mas não antes de trinta minutos depois do óleo ter começado a fluir através do leito do catalisador a fim de permitir medições confiáveis.
Apropriadamente, a temperatura da mistura de reação é de 40 a 85°C, preferencialmente de 45 a 80°C e, mais preferencialmente, de 50 a 75°C. O processo da invenção pode ser aplicado a uma variedade de misturas de gorduras de triglicerídeos, mas é mais apropriado para as misturas de gorduras de triglicerídeos em que há uma diferença na distribuição de ácidos graxos sobre as posições sn-1, sn-3 e sn-2 da molécula de glicerídeo. O processo da presente invenção é particularmente apropriado para uma matéria-prima que compreende: - qualquer mistura que compreende um óleo líquido e um óleo hidrogenado, preferencialmente o óleo hidrogenado é totalmente hidrogenado, uma vez que isso resulta em nenhum ácido graxo trans\ ou - qualquer gordura de triglicerídeo que não foi sujeitada à hidrogenação; ou, - uma mistura de gordura de palma ou de uma fração de gordura de palma, e uma gordura láurica ou de uma fração de gordura láurica. A mistura de gordura de palma ou de uma fração de gordura de palma e uma gordura láurica ou de uma fração de gordura láurica é a preferida. A presente invenção também compreende o uso de um agregado de lipase de Thermomyces lanuginosa e sílica como catalisador para rearranjar parcialmente os resíduos de ácido graxo de uma gordura de triglicerídeo até um grau de conversão das posições terminais Re de 0,3 a 0,95, que compreende um rearranjo na posição centra! até um grau de conversão Ra de 0,06 a 0,75, em que o agregado de lipase/sílica tem uma atividade de pelo menos 250 IUN (22 g/(g*h)), preferencialmente de pelo menos 300 IUN (25,5 g/(g*h)) e, mais preferencialmente, de pelo menos 350 IUN (29 g/(g*h)). A presente invenção também compreende uma gordura de triglicerídeo que pode ser obtida pelo rearranjo enzimático, cujo grau de conversão das posições terminais Re é de 0,3 a 0,95 e cujo grau de conversão da posição central do triglicerídeo Ra é de 0,06 a 0,75, ao passo que Ra é maior do que 0,32 Re - 0,08, preferencialmente maior do que 0,32 Re - 0,06 e, mais preferencialmente, maior do que 0,32 Re - 0,04.
Devido ao fato que o processo de rearranjo enzimático da presente invenção é diferente da interesterificação química freqüentemente usada e que o processo de conversão enzimática prossegue até uma conversão de 100% nas posições sn-1 e sn-3, as gorduras que resultam do processo de rearranjo enzimático da presente invenção têm propriedades diferentes do que aquelas obtidas pela interesterificação química convencional, e o processo de conversão enzimática prossegue até uma conversão de 100% nas posições sn-1 e sn-3 (tal como Berben et al. na sociedade da indústria química (consulta on-line em 16 de fevereiro de 2001), Nielsen, Oils and Fats International, voi 18, n°. 4 (2002), Torres et al., JAOCS, Vol. 79, n°. 8 (2002) pág. 775-781, Torres et al., JOACS, vol, 79, n°. 7 (2002) pág. 655-661 e Zhang et ai, JAOCS, vol. 78, n°. 1 (2001) páginas 57-64). A gordura de triglicerídeo é obtida preferencialmente através do rearranjo enzimático cujo grau de conversão das posições terminais Re é menor do que 0,9, preferencialmente menor do que 0,85. Preferencialmente, o grau de conversão Re é de pelo menos 0,35 e mais preferencialmente de pelo menos 0,4.
As gorduras de acordo com a presente invenção são apropriadas para a preparação de composições alimentícias, em particular para a preparação de uma fase gordurosa constituinte que compreende um óleo líquido e uma gordura estruturante. Tais fases gordurosas são usadas extensamente para a preparação de emulsões contínuas de gorduras usadas na manufatura de, por exemplo, preparados espalháveis.
Devido ao fato que um processo de rearranjo enzimático é qualificado como natural, essas gorduras também podem ser qualificadas como naturais. O processo de acordo com a presente invenção permite a produção de gorduras enriquecidas com triglicerídeos que têm um resíduo de ácido graxo saturado na posição centrai. Tais gorduras são usadas nas aplicações alimentícias em que o comportamento de cristalização da fase de lipídio é crítico para a qualidade de produto final. Ditos triacilglicerídeos influenciam intensamente a estabilidade dos produtos finais contra as condições adversas da temperatura e os parâmetros do processo relacionados com a cristalização com base nas propriedades intrínsecas de cristalização da gordura.
Desse modo, o processo de acordo com a presente invenção permite a produção de gorduras tais como as descritas no documento EP 0.331.711 com baixas granulações, apesar de terem um elevado teor de ácido palmítico. Embora a matéria-prima seja uma mistura com óleo de palma ou uma fração de óleo de palma, a fase gordurosa rearranjada não causa granulação nos preparados espalháveis de emulsão contínua de gordura preparados com tal fase gordurosa, ou pelo menos a granulação é reduzida substancialmente. A presente invenção também compreende produtos alimentícios em que é incorporada uma gordura que é obtida pelo processo da presente invenção. A presente invenção tem a vantagem sobre os processos de rearranjo enzimático do estado da técnica, de que tem um tempo de reação muito mais curto, permitindo desse modo um processo economicamente praticável. Além disso, uma proporção substancial de randomização na posição sn-2 é possível com o processo da presente invenção, enquanto ainda é mantida a naturalidade da gordura. Além disso, devido ao fato que já existe uma proporção substancial de randomização da posição centrai a um tempo de reação curto e um baixo grau de conversão nas posições sn-1 e sn-3, o processo de rearranjo pode ser interrompido em vários momentos, resultando em gorduras com propriedades diferentes. É possível escolher o grau de conversão Re e Ra ao se interromper a reação em um determinado momento e fazendo, desse modo, o ajuste fino da propriedade da gordura obtida.
Seção Experimental Determinação do Tempo de Permanência O tempo de permanência em horas é determinado ao se tomar o volume do óleo inclusivo do leito do catalisador, ao se subtrair o volume do catalisador e ao se dividir a diferença pelo volume de óleo que passa no leito em 1 hora.
Estabelecimento da Atividade de IUN do Catalisador de Lipase 1. Princípio O método é fornecido pelo fornecedor do catalisador e baseado na interesterificação de triglicerídeos por uma lipase imobilizada. A conversão de tristearina em um substrato composto por 27% em peso/peso de óleo de soja totalmente hidrogenado e 73% em peso/peso de óleo de soja refinado, alvejado e desodorizado a 70°C e a uma agitação de 200 rpm é usada para quantificar a atividade do catalisador. A concentração de tristearina é determinada ao empregar um método analítico à base de HPLC. 2. Especificidade e Sensibilidade Os componentes que têm o mesmo tempo de retenção que a tristearina no método cromatográfico usado, irão causar uma estimativa exagerada da concentração de tristearina. 3. Definição das Unidades A atividade de interesterificação é definida como a taxa de conversão inicial para a tristearina em condições padrão. 1 IUN corresponde a uma taxa de conversão de 0,01 g de tristearina/litro/minuto/grama de catalisador. 4. Aparelho Balanço analítico Banho de água do agitador Pipetas: pipeta com deslocamento positivo para tirar as amostras de óleo (devido à alta viscosidade do líquido). Pipetas padrão (por exemplo, Finnpipette) para as outras etapas na análise.
Sistema de HPLC incluindo os seguintes módulos: Bomba de HPLC, sistema de injeção e aquecedor de coluna.
Detector de dispersão de luz, por exemplo, Sedex 55.
Coluna de HPLC Rp 18e (5 μηη), LiChroCart 250-4.
Aquisição de dados: Os dados podem ser adquiridos e processados ao empregar um software de cromatografia.
Condições Analíticas Temperatura da coluna: 40°C.
Fluxo: 1,5ml/min.
Fase móvel: A fase móvel consiste em 50% em volume/volume de acetonitrilo, grau de HPLC, e 50% em vol/vol de dicloro metano, grau de HPLC.
Volume da injeção: 20 μΙ.
Tempo de operação: Pelo menos 11 minutos.
Temperatura da coluna: 40°C (± 2°C) Detector: 40°C (± 2°C), 2,3 bars de pressão de nitrogênio.
Sensibilidade do detector: Ganho 6 5. Reagentes e Substratos Produtos Químicos Tristearina. Grau SIGMA, cerca de 99%.
Soluções Substrato (20 g): 27% em peso/peso de óleo de soja totalmente hidrogenado (entregue pela ADM, Illinois, EUA) 73% em peso/peso de óleo de soja refinado, alvejado e desodorizado (entregue pela ADM, Illinois, EUA).
Catalisador (2 g): As amostras são condicionadas a aw = 0,3 por pelo menos 24 horas. 6. Amostras e Padrões Padrões Upia curva padrão de tristearina é formada na faixa de concentração de 0,25 a 2,0 mg/ml.
Controle do Nível Amostra de referência: Lipozyme® TL IM referência PPW6503-3, fração de tamanho de partícula de 425-500 μιτι é usado (única determinação). 7. Procedimento Assim como o substrato, é produzida uma mistura de 27% em peso/peso de óleo de soja totalmente hidrogenado (FH SBO) e 73% em peso/peso de óleo de soja refinado, alvejado e desodorizado (RBD SBO). A mistura de óleo é aquecida até 80°C em um banho de água e é bem misturada. A mistura de óleo é pesada em um frasco cônico de 100 ml com um "wail" de topo de rosca, cerca de 20 g em cada. O peso exato é notado com dois decimais. Os frascos (bateladas) são colocados no banho de água do agitador a 70°C e a 200 rpm.
Uma quantidade de catalisador que corresponde à cerca de 100% da quantidade de óleo é pesada (cerca de 2 g). O peso exato do catalisador é determinado com dois decimais.
Quando a mistura do óleo é homogênea, uma amostra do tempo zero é tirada, 100 μΙ do óleo são tirados com uma pipeta de deslocamento positivo (Gilson microman). A ponta da pipeta é limpa por um Kleenex para remover a mistura exterior de óleo e a amostra é depositada em um frasco de HPLC (tipo BROWN de 12 x 32 mm com septos de Silicone/PTFE). A quantidade pesada de catalisador é adicionada aos frascos que contêm a mistura do óleo e as amostras são tiradas nos tempos: 15, 30, 45 e 60 minutos. Todas as amostras são de 100 μΙ. As amostras são armazenadas em um freezer até a análise de HPLC.
As amostras nos frascos de HPLC são diluídas com 900 μ! de dicloro metano. Essa solução é misturada em um misturador de turbilhonamento, antes de uma outra diluição de 100 μ! a 900 μΙ de dicloro metano ser feita (diluição total de 100 vezes). Depois que mais uma mistura, essa amostra é analisada através de HPLC.
As amostras diluídas são analisadas através de HPLC-ELSD. A resposta versus a concentração dos padrões de tristearina é aplicada a um modelo exponencial. 8. Cálculo A concentração de tristearina nas amostras é calculada pelo uso da curva padrão. A conversão (a diminuição) da concentração de tristearina versus o tempo é aplicada a um modelo exponencial, pela estimativa de parâmetro não-linear. O modelo é: onde: Cirístearina (t) = é a concentração de tristearina na mistura de reação no tempo, t.
Co,est = a concentração inicial de tristearina (parâmetro estimado) Kest = constante da taxa (parâmetro estimado) t = tempo de reação A partir da constante da taxa estimada, kest, a atividade em condições padrão, a atividade de IUN, pode ser calculada de acordo com a seguinte fórmula: Co.std = a concentração inicial de tristearina na condição padrão.
Wstd = peso do catalisador sob as condições padrão (2 g) W = peso real do catalisador Moii = peso real do óleo Moíi, std = peso do óleo sob as condições padrão (20 g) Determinação da Atividade em g!(g*h\ Atividade de Cálculo Substratos: 50 g de fração de estearína de palma fracionada seca de qualidade refinada, alvejada e desodorizada mp 53 50 g de óleo de semente de palma de qualidade refinado, alvejado e desodorizado, uma quantidade de catalisador de enzima imobilizada tal que um grau de conversão Re entre 0,2 e 0,4 é obtido em cerca de 1 hora. Algumas experiências com quantidades diferentes de enzima são geralmente suficientes para encontrar a quantidade certa de enzima. Para uma enzima com uma atividade de 455 IUN/38 g/(g*h) um grau de conversão Re entre 0,2 e 0,4 é obtido em cerca de 1 hora com uma quantidade de 1% em peso.
Procedimento: Os dois óleos são bem misturados um ao outro em um vaso de reação de 100 ml fechado e colocados a 70°C sob agitação. O catalisador de enzima é adicionado ao substrato de óleo e a mistura é agitada a 70°C. Uma amostra do óleo é tirada depois de uma hora, assegurando que nenhum catalisador de enzima esteja presente, e então a cada hora até que a reação esteja em equilíbrio. É feito um gráfico do grau de conversão Re versus o tempo tal como mostrado na figura 1. A atividade é então determinada de acordo com a seguinte equação: onde: x é o grau de conversão, Re (determinado tal como descrito) e é um ponto depois de cerca de uma hora quando Re está entre 0,2 e Re = 0,4. No entanto, Re nunca deve ser superior a 0,4; t é o tempo.
As quantidades de óleo e de catalisador são em gramas, e são parâmetros conhecidos.
Deve ser tomado cuidado para que o ponto x seja tomado na parte linear da curva e não demasiadamente perto do ponto de partida.
Determinação de Re e Ra A determinação do grau de conversão Re de uma amostra de gordura rearranjada é baseada na mudança de seu perfil do número de carbono ou na mudança em frações molares de tipos específicos de triglicerídeos. A determinação prossegue tal como segue: Para ser uma amostra de gordura rearranjada da composição de ácidos graxos total, a composição de ácidos graxos na posição central e a composição de triglicerídeos são analisadas. São empregados métodos comuns de análise que compreendem a análise FAME, o método de GLC/número de carbono e o método de HPLC/fase de prata, tal como descrito, por exemplo, nos documentos EP 78568, EP 652289, JAOCS, (1991), 68(5), 289 - 293 e Hammond E.W.J., Chromatography, 203, 397, 1981. A fração molar (pAsni,3) de qualquer resíduo específico de ácido graxo (A) em uma posição terminal (tanto a posição sn-1 quanto a posição sn-3, posições essas que são supostas como sendo idênticas) é calculada de acordo com a seguinte fórmula: onde pAtotai denota a ocorrência total de um resíduo de ácido graxo particular A na mistura de gordura e pAsn2 a ocorrência na posição 2 do resíduo de ácido graxo A situado. Para todos os resíduos de ácido graxo que têm uma fração molar maior do que 0,002 0 valor de pAsni 3 é estabelecido. A distribuição destas frações molares deve ser normalizada em 1,0. O perfil de triacilglicerídeo de uma gordura de trigiicerídeo totalmente randomizada é calculado pela estatística simples conhecida de um técnico no assunto. A fração molar p(ABB) do triacilglicerídeo ABB é calculada, por exemplo, ao usar a fórmula: p(ABB) = 2 * PAsn-i,3 * PBsn2 * PBsni,3 Em geral, o número de carbono de uma molécula de trigiicerídeo específico é o número total de átomos de carbono em seus três resíduos de ácido graxo. O perfil do número de carbono de uma mistura de gordura particular consiste nas porcentagens de ocorrência de todos os números de carbono dessa mistura de gordura. O perfil do número de carbono de uma mistura de gordura é derivado de sua composição de triacilglicerídeo (a coleta da fração molar de todos os triacilglicerídeos). A partir do perfil de triacilglicerol da mistura de gordura, o perfil do número de carbono pode ser derivado facilmente.
Através de análise, o perfil do número de carbono é estabelecido para a mistura de gordura de partida e para uma amostra parcialmente rearranjada específica tirada de uma mistura de reação. O perfil do número de carbono da mistura de gordura teoricamente de sn-1 e sn-3 totalmente randomizada é encontrado por um cálculo estatístico do perfil dos triglicerídeos tal como descrito acima. O grau de conversão da amostra de gordura parcialmente rearranjada é calculado tal como segue: Para cada número de carbono na faixa de 30 a 60 as diferenças são calculadas entre a fração molar no início da reação e a fração molar na randomização total em sn-1 e sn-3 (equilíbrio). A soma dos valores (absolutos) destas diferenças (100% de mudança absoluta de números de carbono) define o rearranjo de 100% da mistura de gordura.
Da mesma maneira para uma amostra específica tirada de uma mistura de reação para cada número de carbono entre 30 a 60, as diferenças são calculadas da fração molar no início da reação e da fração molar real quando da amostragem do produto da reação. Outras vezes, os valores absolutos destas diferenças são acumulados. A soma é a mudança absoluta real de números de carbono até o momento da amostragem.
Para a amostra específica, o grau de conversão Re = (mudança absoluta real dos números de carbono) / (mudança absoluta de 100% dos números de carbono).
Esta equação se aplica para os produtos de triglicerídeos onde a mudança absoluta de 100% acima mencionada dos números de carbono é de pelo menos 0,15. Se não for, o grau de conversão Re deve ser determinado de uma maneira alternativa: Para cada triacilglicerídeo do tipo H3, H2U e H2L (onde H indica resíduos de ácidos graxos de ácido palmítico ou esteárico, O indica o ácido oléico e L indica o ácido linoléico), a fração molar é estabelecida por meio de análise. Para cada um destes triglicerídeos, é calculada a mudança absoluta entre a fração molar no início da reação e a randomizaçao total em sn-1 e sn-3. A soma dos valores absolutos destas mudanças pertence ao estado de 100% de conversão.
Para uma amostra específica tirada durante a reação procedente, a diferença entre a fração molar no início da reação e no estado real do produto da reação é calculada para os mesmos triglicerídeos selecionados. Os valores absolutos das diferenças na fração molar são acumulados. A soma define o rearranjo de 100% da mistura de gordura. O grau de conversão Re da amostra específica segue segundo a equação: A determinação de Ra, o grau de rearranjo na posição central, prossegue tal como segue: Para a matéria-prima inicial e para uma amostra tirada da mistura de reação em primeiro lugar a ocorrência total de resíduos de ácidos graxos e a ocorrência de resíduos de ácidos graxos situados na posição 2 do triacilglicerídeo são estabelecidas ao usar GLC-FAME e a análise da posição 2. Para os métodos, consultar as referências descritas acima.
Para cada ácido graxo que ocorre na gordura de triacilglicerídeo a um nível molar de pelo menos 0,002, a diferença absoluta de sua fração molar de Sn-2 no início da reação e de sua fração molar na mistura de reação é calculada, em que esta última mistura é igual à gordura quimicamente randomizada. A soma dos valores absolutos destas mudanças (Fa-Sn2-100%) para todos os ácidos graxos selecionados define o status do grau de 100% de randomização de Sn-2.
Para uma amostra tirada durante a reação procedente da mesma maneira, a mudança absoluta entre a fração molar de Sn-2 no início da reação e ao estado real do produto da reação é calculada para cada um dos ácidos graxos selecionados. A soma dos valores absolutos destas mudanças (Fa-Sn2-real) é a mudança absoluta real dos ácidos graxos na posição Sn-2.
Para a amostra específica o valor de Ra segue a equação: Ra =(Fa-Sn2-reaí) / (Fa-Sn2-100%) Exemplos Exemplo 1 60 g de óleo de palma e 40 g de óleo de semente da palma foram misturados em um vaso de reação de 100 m! e aquecidos até 70°C. 1% em peso de Lipozyme® TL IM (atividade de 455 IUN, 38 g/(g*h)) foi adicionado à mistura e esta foi agitada a 70°C. As amostras foram tiradas a intervalos e o grau de conversão Re e o grau de conversão Ra foram determinados de acordo com os métodos descritos em outra parte neste relatório descritivo por meio de estabelecimento de mudanças na distribuição do número de carbono e mudanças na composição de ácidos graxos na posição central. Aos graus de conversão Re de 0,85 e 0,5, foram encontrados os seguintes graus de rearranjo da posição central: Tabela I ___________ Exemplo 2 O exemplo 1 foi repetido, mas usando um catalisador de lipase Lipozyme® TL !M de baixa atividade e a concentração do catalisador de 10% tal como usado no estado da técnica.
Exemplo 3 O exemplo 1 foi repetido ao usar o mesmo catalisador Lipozyme® TL IM de alta atividade, mas com a mesma concentração elevada de catalisador que foi usada no exemplo de comparação 2, permitindo um tempo de contato que é muito mais curto do que necessário nos exemplos 1 e 2.
Tabela II O catalisador Lipozyme® TL 1M de alta atividade (exemplo 1), a uma concentração baixa, causa a mesma conversão Re que o catalisador de baixa atividade do estado da técnica do exemplo 2, mas acompanhada por um rearranjo elevado da composição central. Quando é aumentada a concentração do catalisador de acordo com o exemplo 3, é obtido o mesmo efeito que o exemplo 1 com um tempo de contato mais curto, o que permite um rendimento maior.
Exemplos 4-6 Os exemplos 1 a 3 foram repetidos sob as mesmas condições, respectivamente, mas usando tempos de contato mais curtos. Os tempos de contato mais curtos resultam em um grau de conversão Re mais baixo, mas até mesmo a estes graus de conversão mais baixos é observado o mesmo rearranjo relativamente elevado na posição central.
Tabela III_______________________________ Exemplo 7 Granulacão em Preparados Espalháveis A matéria-prima A foi preparada pelo seguinte método: 50% em peso de óleo de palma e 50% em peso de óleo de semente de palma foram misturados em um vaso de reação, e 0,53% em peso de Lipozyme® TL IM (atividade 38 g/(g*h)) foi adicionado à mistura. Esta foi agitada a 70°C até ser obtida uma conversão Re de 0,63. O rearranjo de Ra da posição sn-2 foi determinado como sendo igual a 0,18.
Uma mistura de gorduras foi preparada a partir dos seguintes: - 42% em peso de matéria-prima A - 5% em peso de estearina de óleo de palma fracionado seco interesterificado (62% em peso) com óleo de semente de palma (38% em peso) - 53% em peso de óleo de semente de canola.
Uma fase gordurosa foi preparada ao misturar 99,7 partes da mistura de gordura, 0,2 parte de lecitina e 0,1 parte de monoglicerídeo (Hymono 8903). Uma fase aquosa foi preparada a partir de 96,3 partes de água, 2,2 partes de soro de leite coalhado azedo em pó e 1,5 parte de sal. O pH foi ajustado em 4,6 por meio da adição de ácido cítrico. 80 partes de fase gordurosa e 20 partes de fase aquosa foram combinadas e processadas de uma maneira convencional ao usar um agitador rotativo, para obter um preparado espalhável que é acondicionado em tubos. Os preparados espalháveis foram produzidos ao usar uma seqüência de AAC. A temperatura depois da segunda unidade A era 8°C e depois da unidade C era 16°C. As unidades A foram operadas a 600 rpm e a unidade C a 230 rpm. O tempo de permanência na unidade C era de cerca de 90 segundos. O produto foi armazenado a 5°C por cinco semanas.
Para a comparação, margarinas foram produzidas ao usar uma mistura de gordura na qual: i. a matéria-prima B (Re 0,62, Ra 0,10) foi usada, o qual foi preparado com Lipozyme ® TM IM com uma atividade de 18 g/(g*h) ii. a matéria-prima C (Re 0,60, Ra 0,05) foi usada, o qual foi preparado com lipase D (Rhizopus oryzae em veículo Accurel).
Tudo o mais foi mantido o mesmo.
Uma junta de examinadores julgou os produtos quanto à presença de grãos tropicais.
Nas margarinas que tinham sido feitas com a matéria-prima A, os grãos eram escassos e quase despercebidos.
Nas margarinas que tinham sido feitas com a matéria-prima B, os grãos eram aparentes a níveis inaceitáveis, criando um defeito de produto intolerável.
Nas margarinas que tinham sido feitas com a matéria-prima C, os grãos eram claramente abundantes em todo o produto e desse modo um claro defeito inaceitável. __________Tabela IV_________________________________ No produto feito com o processo da matéria-prima A da presente invenção, onde Ra é o mais elevado, nenhum grão ou quase nenhum grão tropical foi detectado. Por outro lado, os produtos feitos com uma lipase de baixa atividade (matéria-prima B) ou então uma lipase específica de sn-1 e sn-3 (matéria-prima C) acarretam níveis inaceitáveis de grãos tropicais.
Exemplo 8 Granulacão 60% em peso do óleo de palma e 40% em peso de óleo de semente de palma foram misturados em um vaso de reação, e 0,9% em peso de Lipozyme® TL IM (atividade de 455 IUN, 38 g/(g*h)) foi adicionado à mistura.
Esta foi agitada a 70°C para se obter a matéria-prima A com Re 0,68. Foi determinado que Ra é igual a 0,22. A matéria-prima B foi feita com Re 0,26 e Ra 0,08 e 0,6% em peso de Lipozyme® TL IM (atividade de 455 fUN, 38 g/(g*h)).
Uma mistura de gordura foi preparada a partir dos seguintes: 41 % em peso da matéria-prima A 5% em peso de estearina de palma interesterificada com óleo de semente de palma 53% em peso de óleo de semente de canola.
Uma fase gordurosa foi preparada ao misturar 0,9971 parte da mistura de gordura, 0,0020 parte de lecitina e 0,0009 parte de monoglicerídeo. Uma fase aquosa foi preparada a partir de 0,9630 parte de água, 0,0220 parte de soro de leite coalhado azedo em pó e 0,0150 parte de sal e ácido cítrico até um pH de 3,8. 80 partes de fase gordurosa e 20 partes de fase aquosa foram combinadas e processadas de uma maneira convencional ao usar um agitador rotativo, para obter um preparado espalhável que é acondicionado em tubos. Os preparados espalháveis foram produzidos ao usar uma sequência de ACAA. A temperatura depois da primeira unidade A era 15°C, depois da unidade C era 18°C e depois da última unidade A era 10°C. As unidades A foram operadas a 600 rpm e a unidade C a 200 rpm. O tempo de permanência na unidade C era de cerca de 90 segundos. O produto foi armazenado a 5°C por cinco semanas. Nenhum grão tropical foi desenvolvido no produto.
Para a comparação, as margarinas foram produzidas ao usar uma mistura de gordura em que a matéria-prima B foi usada.
Nos produtos em que a matéria-prima A foi usada, nenhum grão tropical foi desenvolvido. Nos produtos em que os materiais de partida B foram usados, o grão tropical foi identificado depois de cinco semanas de armazenagem a 5°C.
Tabela V _________________________ Exemplo 9 Ra versus o T empo de Reação Seguindo o mesmo procedimento que foi esboçado no exemplo 1, foram realizadas quatro experiências em um reator de batelada. Na tabela IV são indicados o tipo de enzima, a sua atividade e a sua concentração no reator.
Tabela VI _________________ A mistura de reação consiste outra vez em 60 partes de óleo de palma e 40 partes de gordura de semente de palma. As quatro reações foram monitoradas de perto ao longo do tempo. Uma série de amostras foi tirada e analisada. A última amostra foi tirada depois de dez horas de tempo de reação. O grau de conversão (Re) e a randomização da posição sn-2 (Ra) foram derivados dos dados analíticos tal como esboçado no texto. A figura 3 ilustra a evolução de Re e Ra ao longo do tempo para as reações diferentes. O gráfico mostra claramente que para o lipase D (experiência 4) e Lipozyme® TL IM de baixa atividade (experiência 3) as mudanças pequenas na composição da posição sn-2 estão progredindo linearmente com o tempo. Isto é consistente com o estado da técnica que indica o efeito da migração de acila em giicerídeos de ácidos graxos parciais (vide Torres et a/., JAOCS, vol, 79, n°. 8 (2002) páginas 775-781, Torres et al., JOACS, vol. 79, n°. 7 (2002) páginas 655-661, e Zhang et al., JAOCS, vol. 78, n°. 1 (2001) páginas 57-64).
Ao contrário disto, Lipozyme® TL IM com uma alta atividade e um nível de concentração de 10% (peso/peso) (experiência 2) resulta em uma randomização drasticamente aumentada da posição sn-2 sob mesmo tempo de reação.
Deve ser observado que na comparação com a experiência 4 (lipase D) estes sincronismos estão correspondendo realmente aos graus de conversão praticamente idênticos com respeito à randomização das posições sn-1 e sn-3 (Re). As formas diferentes das curvas também ilustram isto.
Além disso, a experiência 1, com uma concentração menor de Lipozyme® TL IM, mostra um comportamento claramente diferente do que as experiências comparativas (3 e 4), Quando são comparadas as experiências 1 e 2, é verificado que para um determinado grau de conversão (a randomização das posições sn-1 e sn-3 (Re)) a experiência que emprega uma concentração baixa de catalisador de enzima resulta realmente em graus mais elevados de randomização da posição sn-2 (Ra). Esse aumento no Ra é coincidente com a presença de menos sílica no vaso de reação.
Tal como este exemplo demonstra claramente, o processo descoberto é substancialmente diferente dos processos relatados no estado da técnica.
Exemplo 10 Ra versus o Tempo de Contato 60 partes de óleo de palma são bem misturadas com 40 partes de óleo de semente de palma a 70°C e adicionadas ao tanque de alimentação de um sistema de reator de leito fixo (PBR), cuja temperatura também é 70°C. Um PBR de 20 ml de volume é cheio com 3 g de Lipozyme® TL IM (atividade IUN de 455, 38 g/(g*h)) para obter um volume do leito do catalisador de 7 ml. O medidor de fluxo, que controla o fluxo de óleo através do reator, é ajustado em 35 g/h, que corresponde a um tempo de permanência de cerca de 8 minutos, a fim de obter um Re de cerca de 0,6. As amostras são tiradas a intervalos regulares e o fluxo é ajustado, por conseguinte a fim de compensar a desativação da enzima e desse modo mantém um Re de 0,6. ________Tabela VII ____________________ Da mesma maneira, uma segunda experiência foi realizada por meio da qual o fluxo foi ajustado em 20 g/h, que corresponde a um tempo de permanência de 14 minutos, a fim de obter um Re de cerca de 0,8. ___________TABELA VIU_____________________________ Os resultados documentados nas tabelas VII e VIII acima ilustram que, a fim de manter um grau de conversão ao longo do tempo em um reator de fluxo de leito fixo, é necessário ajustar a vazão de uma maneira recíproca à desativação do catalisador de enzima (redução da atividade). De maneira surpreendente, foi verificado que a randomização resultante da posição sn-2 (Ra) não é praticamente afetada por estes tempos de permanência drasticamente aumentados, de 14 a 165 minutos. Se a randomização encontrada fosse o resultado da migração de acila freqüentemente citada em glicerídeos de ácidos graxos parciais, a randomização de sn-2 (Ra) deve aumentar drasticamente com o aumento do tempo de permanência. A resultante do processo de acordo com a presente invenção, no entanto, é que a randomização de sn-2 (Ra) é praticamente constante quando o tempo de permanência é aumentado.
Os dados também mostram que a randomização de n-2 (Ra) não é alterada quando um catalisador de enzima com uma alta atividade de partida de acordo com a presente invenção é uma consequência do processo em andamento que opera a uma atividade reduzida. Isto prova que a elevada atividade de partida do catalisador de enzima, tal como definido no texto, é o elemento chave para o estabelecimento da randomização de sn-2 (Ra).

Claims (10)

1. PROCESSO, no qual os resíduos de ácidos graxos em uma porção de glicerídeo são randomizados sobre as posições terminal e central, caracterizado pelo fato de que o processo compreende a etapa de: (a) exposição de uma gordura de triglicerídeo a um catalisador compreendendo uma lipase, sendo que a lipase é uma lipase de Thermomyces lanuginosa que tem uma atividade de pelo menos 250 IUN no início do processo, em que o teor de água na mistura de reação é de 0,001 a 0,1% em peso; e o processo prossegue até um grau de conversão nas posições terminais, Re, que varia de 0,3 a 0,95, e em que um grau de conversão na posição central, Ra, varia de 0,06 a 0,75, e em que Ra é maior do que 0,32 Re - 0,08.
2. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o catalisador tem uma atividade de pelo menos 300 IUN, mais preferencialmente de pelo menos 350 IUN.
3. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que Ra é maior do que 0,32 Re - 0,06, preferencialmente maior do que 0,32 Re - 0,04.
4. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a quantidade de catalisador quando usado em um reator de batelada é de 0,05 a 9% em peso, preferencialmente de 0,05 a 5% em peso, mais preferencialmente de 0,05 a 3% em peso, calculado na mistura de reação.
5. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que na primeira hora de condução de óleo através de um reator de leito fixo o tempo de permanência do óleo no leito do catalisador é de menos de 25 minutos, preferencialmente de menos de 20 minutos, mais preferencialmente de menos de 15 minutos.
6. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a gordura de triglicerídeo é selecionada da lista que compreende: - qualquer mistura que compreende um óleo líquido e um óleo hidrogenado, - qualquer gordura de triglicerídeo que não foi sujeitada à hidrogenação, e - uma mistura de gordura de palma ou de uma fração de gordura de palma e uma gordura láurica ou uma fração de gordura láurica.
7. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o grau de conversão Re é menor do que 0,9, preferencialmente menor do que 0,85.
8. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o grau de conversão Re é de pelo menos 0,35, preferencialmente de pelo menos 0,4.
9. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o teor de água na mistura de reação é de 0,001 a 0,05% em peso.
10. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a temperatura da mistura de reação é de 40 a 85°C, preferencialmente de 45 a 80 °C e mais preferencialmente de 50 a 75 °C.
BRPI0417889A 2004-01-26 2004-12-22 processo BRPI0417889B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04075249 2004-01-26
EP04075249.5 2004-01-26
PCT/EP2004/014772 WO2005071053A1 (en) 2004-01-26 2004-12-22 Enzymatic modification of triglyceride fats

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0417889A BRPI0417889A (pt) 2007-04-27
BRPI0417889B1 true BRPI0417889B1 (pt) 2015-09-08

Family

ID=34802636

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0417889A BRPI0417889B1 (pt) 2004-01-26 2004-12-22 processo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8431370B2 (pt)
EP (1) EP1709143B1 (pt)
AU (1) AU2004314259A1 (pt)
BR (1) BRPI0417889B1 (pt)
DK (1) DK1709143T3 (pt)
ES (1) ES2396543T3 (pt)
PL (1) PL1709143T3 (pt)
RU (1) RU2366693C2 (pt)
WO (1) WO2005071053A1 (pt)
ZA (1) ZA200605656B (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT1651338E (pt) 2003-07-17 2011-06-14 Unilever Nv Processo para a preparação de uma dispersão comestível incluindo um óleo e um agente estruturante
CA2595281A1 (en) 2005-02-17 2006-08-24 Unilever Plc Process for the preparation of a spreadable dispersion comprising sterol
EP1900812B1 (en) * 2005-06-09 2012-08-15 The Nisshin OilliO Group, Ltd. Lipase powder composition
US8865245B2 (en) 2008-12-19 2014-10-21 Conopco, Inc. Edible fat powders
EA024216B1 (ru) 2010-06-22 2016-08-31 Юнилевер Н.В. Порошкообразные пищевые жиры
DK2401923T3 (da) 2010-06-30 2013-06-10 Loders Croklaan Bv Forarbejdning af vegetabilske olier
US20130266715A1 (en) 2010-12-17 2013-10-10 René Joachim Buter Process of compacting a microporous fat powder and compacted fat powder so obtained
CA3015473A1 (en) * 2010-12-17 2012-06-21 Unilever Bcs Limited Wrapper margarine
WO2012079957A1 (en) 2010-12-17 2012-06-21 Unilever Nv Edible water in oil emulsion
CN102578485A (zh) * 2012-03-28 2012-07-18 江南大学 一种猪油基通用起酥油/人造奶油基料油的制备方法
US20160213018A1 (en) 2013-10-07 2016-07-28 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Process for preparing emulsifier-free edible fat-continuous emulsions
US10729155B2 (en) 2014-05-08 2020-08-04 Conopco, Inc. Method for manufacturing a frozen confection
HUE043408T2 (hu) 2015-12-21 2019-08-28 Upfield Europe Bv Eljárás olívaolajat tartalmazó zsírszuszpenzió és annak alkalmazásával kenõanyag elõállítására
CN107823137B (zh) * 2017-12-14 2020-11-13 广州白云山汉方现代药业有限公司 一种注射用精制鱼油的制备方法
CN108865445B (zh) * 2018-07-04 2020-12-29 嘉必优生物技术(武汉)股份有限公司 一种降低甘油酯碘值的方法
WO2022038290A1 (en) 2020-08-21 2022-02-24 Upfield Europe B.V. Solid fat triglyceride composition
CN111996221B (zh) * 2020-08-31 2022-03-29 陕西科技大学 一种酶法制备sn2-LPC的方法
CA3206078A1 (en) * 2021-01-26 2022-08-04 Upfield Europe B.V. Structuring fats

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5391383A (en) * 1989-09-20 1995-02-21 Nabisco, Inc. Edible spray oil
EP0652289A1 (en) 1993-11-05 1995-05-10 Unilever Plc Random interesterification of triglyceride fats
MX9703517A (es) 1994-11-15 1997-08-30 Unilever Nv Proceso para preparar una mezcla y una cubierta de plastico que comprende una mezcla de grasa obtenida.
US20030054509A1 (en) * 2001-04-06 2003-03-20 Archer-Daniels-Midland Company Method for producing fats or oils

Also Published As

Publication number Publication date
AU2004314259A1 (en) 2005-08-04
WO2005071053A1 (en) 2005-08-04
EP1709143A1 (en) 2006-10-11
EP1709143B1 (en) 2012-10-31
ES2396543T3 (es) 2013-02-22
DK1709143T3 (da) 2013-02-11
US8431370B2 (en) 2013-04-30
ZA200605656B (en) 2007-10-31
PL1709143T3 (pl) 2013-02-28
RU2366693C2 (ru) 2009-09-10
US20090246839A1 (en) 2009-10-01
RU2006130734A (ru) 2008-03-10
BRPI0417889A (pt) 2007-04-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0417889B1 (pt) processo
EP1934362B1 (en) Enzymatic oil interesterification
EP2115107B1 (en) Process for producing a glyceride composition
US3158490A (en) Salad oils and method of making them
Yuan et al. Biosynthesis of structured lipids enriched with medium and long-chain triacylglycerols for human milk fat substitute
US5686131A (en) Edible oil or fat and edible oil or fat mixture
Meng et al. Comparative analysis of lipid composition and thermal, polymorphic, and crystallization behaviors of granular crystals formed in beef tallow and palm oil
US6410078B1 (en) Triglycerides, rich in polyunsaturated fatty acids
Laning Chemical interesterification of palm, palm kernel and coconut oils
US5756143A (en) Triglycerides, rich in polyunsaturated fatty acids
Ghosh et al. Preparation of human milk fat analogue by enzymatic interesterification reaction using palm stearin and fish oil
Masuchi et al. Fats from chemically interesterified high-oleic sunflower oil and fully hydrogenated palm oil
US5908654A (en) Triglycerides rich in polyunsaturated fatty acids
Farmani et al. Application of palm olein in the production of zero‐trans Iranian vanaspati through enzymatic interesterification
Morselli Ribeiro et al. Comparison between enzymatic and chemical interesterification of high oleic sunflower oil and fully hydrogenated soybean oil
Zhang et al. The effects of interesterification on the physicochemical properties of Pangasius bocourti oil and its fractions
Aktas et al. Effects of processing parameters on chemical and physical properties of enzymatically interesterified beef tallow–corn oil blends
JP2020005628A (ja) 油脂組成物及び該油脂組成物を含む油性食品
Ruedas et al. Enzymatically interesterified hybrid palm stearin as an alternative to conventional palm stearin
Gibon et al. Latest developments in chemical and enzymatic interesterification for commodity oils and specialty fats
Farmani et al. Production of zero trans Iranian vanaspati using chemical transesterification and blending techniques from palm olein, rapeseed and sunflower oils
Mohammadi et al. Formulation and characterization of human milk fat substitutes made from blends of refined palm olein, and soybean, olive, fish, and virgin coconut oils
Ramli et al. Production of high oleic palm oils on a pilot scale
EP0739591B1 (en) Triglycerides rich in polyunsaturated fatty acids
Rocha-Uribe et al. Effect of conjugated linoleic acid and fatty acid positional distribution on physicochemical properties of structured lipids

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: C11C 3/10 , A23D 9/00 , A23D 7/00

Ipc: C12P 7/64 (2006.01), A23D 9/00 (2006.01), C11C 3/1

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2650 DE 19-10-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.