BRPI0415549B1 - método e sistema para monitoração de fluxo de fluido - Google Patents

método e sistema para monitoração de fluxo de fluido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0415549B1
BRPI0415549B1 BRPI0415549A BRPI0415549A BRPI0415549B1 BR PI0415549 B1 BRPI0415549 B1 BR PI0415549B1 BR PI0415549 A BRPI0415549 A BR PI0415549A BR PI0415549 A BRPI0415549 A BR PI0415549A BR PI0415549 B1 BRPI0415549 B1 BR PI0415549B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
conduit
monitoring device
signals
flow rate
fluid
Prior art date
Application number
BRPI0415549A
Other languages
English (en)
Inventor
Deirdre Alphenaar
John Carroll Hill
Sterling Lapinski
Original Assignee
Genscape Intangible Holding Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Genscape Intangible Holding Inc filed Critical Genscape Intangible Holding Inc
Publication of BRPI0415549A publication Critical patent/BRPI0415549A/pt
Publication of BRPI0415549B1 publication Critical patent/BRPI0415549B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F1/00Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow
    • G01F1/66Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by measuring frequency, phase shift or propagation time of electromagnetic or other waves, e.g. using ultrasonic flowmeters
    • G01F1/666Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by measuring frequency, phase shift or propagation time of electromagnetic or other waves, e.g. using ultrasonic flowmeters by detecting noise and sounds generated by the flowing fluid

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)

Abstract

"método e sistema para monitoração de fluxo de fluido". um método e sistema para monitorar fluxo de fluido, como fluxo de fluido através de tubulações ou condutos similares para distribuir gás natural, óleo bruto, e outros artigos de energia gasosos ou líquidos similares, se baseiam na medição de ondas acústicas geradas pelo fluido desse modo permitindo a monitoração de taxa de fluxo sem acesso direto ao fluido. além disso, o método e sistema permitem a estimativa da dinâmica operacional de componentes ou instalações dos sistemas de produção, transporte, armazenagem e distribuição para os artigos de energia.

Description

"MÉTODO E SISTEMA PARA MONITORAÇÃO DE FLUXO DE FLUIDO" REFERÊNCIA REMISSIVA A PEDIDOS CORRELATOS O presente pedido reivindica prioridade em relação ao Pedido Provisional US número de série 60/512.649 depositado em 20 de outubro de 2003, cuja revelação integral é a-qui incorporada a título de referência.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um método e sistema para monitorar fluxo de fluido, como fluxo de fluido a-través de tubulações ou condutos similares para distribuir gãs natural, óleo bruto e outros artigos de energia gasosos ou líquidos. O método e sistema se baseiam na medição de ondas acústicas geradas pelo fluido, desse modo permitindo a monitoração da taxa de fluxo sem acesso direto ao fluido. Gás natural, óleo bruto, e outros artigos de energia gasosos ou líquidos similares compreendem um mercado e-conômico de multi-bilhões de dólares. Esses artigos são comprados e vendidos por muitas partes, e como com qualquer mercado negociado, as informações sobre os artigos negociados são muito valiosas para os participantes do mercado. Especificamente, as operações dos diversos componentes e instalações dos sistemas de produção, transporte, armazenagem e distribuição para cada um desses artigos podem ter impactos significativos sobre o preço e disponibilidade desses artigos, tornando valiosas as informações sobre as referidas o-perações. Além disso, essas informações não são genericamente reveladas publicamente pelos diversos proprietários ou operadores de componentes, e o acesso às referidas informações é portanto limitado.
Seria portanto desejável fornecer um método e sistema para monitorar fluxo de fluido através de tubulações ou condutos similares para distribuir gás natural, óleo bruto e outros artigos de energia gasosos ou líquidos similares, de tal modo que as informações sobre tais artigos possam ser acumuladas e comunicadas para os participantes do mercado e outras partes interessadas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção é um método e sistema para monitorar fluxo de fluido, como fluxo de fluido através de tubulações ou condutos similares para fornecer gás natural, óleo bruto, e outros artigos de energia gasosos ou líquidos similares. 0 método e sistema se baseiam na medição de ondas acústicas geradas pelo fluido de um local externo para o conduto no qual o fluido está fluindo, desse modo permitindo a monitoração da taxa de fluxo sem acesso direto ao fluido. Além disso, o método e sistema da presente invenção permitem a estimativa da dinâmica operacional de componentes ou instalações dos sistemas de produção, transporte, armazenagem e distribuição para os artigos de energia.
Uma propriedade geral de fluidos (quer compressí-vel ou incompressível) fluindo através de tubos ou condutos similares é que os mesmos produzem ondas acústicas, isto é, som ou vibração. 0 som produzido pelo fluxo de gãs natural ou outro artigo de energia pode ser caracterizado por sua amplitude e freqüência. A esse respeito, a amplitude e fre- qüência são genericamente relacionadas diretamente à velocidade do fluido através do conduto, e desse modo a taxa de fluxo do fluido. Portanto, um transdutor de som ou sensor similar pode ser posicionado para detectar as ondas acústicas que emanam de um conduto específico causado pelo fluxo de fluido através daquele conduto, e pelo registro e análise das ondas acústicas, a taxa de fluxo através do conduto pode ser estimada. A esse respeito, a taxa de fluxo é comumente expressa como uma taxa de fluxo volumétrica, isto é, caracterizado como o volume de fluido que passa por um ponto designado durante um período de tempo predeterminado.
Um ou mais transdutores de som são posicionados em proximidade com uma tubulação de tal modo que ondas acústicas possam ser detectadas de forma segura. Cada transdutor de som detecta a amplitude e/ou freqüência das ondas acústicas geradas pelo fluxo de gás através da tubulação e gera um sinal representativo daquela medição. 0 sinal gerado por cada transdutor de som é transmitido para um dispositivo de monitoração acima do solo em proximidade geral com os transdutores de som e a tubulação monitorada. 0 dispositivo de monitoração aloja os diversos equipamentos eletrônicos necessários para processar os sinais dos transdutores de som e transmitir dados coletados para uma instalação de processamento central. Especificamente, o dispositivo de monitoração é programado de tal modo que colete periódica ou continuamente dados dos transdutores de som, processe esses dados em uma forma apropriada para transmissão, e transmita os dados para uma instalação de processamento central remota.
Na instalação de processamento central, uma análise de computação é executada por um programa de computador digital para determinar a taxa de fluxo do fluido através da tubulação monitorada. Além disso, para qualquer instalação específica ou outro componente do sistema de produção, transporte, armazenagem e/ou distribuição para o qual todas ou a maioria das tubulações conectadas são monitoradas de acordo com a presente invenção, através de uma simples soma das taxas de fluxo volumétricas em cada tubulação a saída ou produção da instalação pode ser determinada. Então, as informações associadas à produção ou saída de uma ou mais instalações ou componentes podem ser então comunicadas a terceiros. Essas informações podem incluir não somente as taxas de fluxo medidas ou estimativas de saída, como também dados históricos, estimativas de capacidade, ou dados similares que colocam as taxas de fluxo medidas ou estimativas de saída no contexto para participantes do mercado e outras partes interessadas. Considera-se e prefere-se que essa comunicação para terceiros seja através da exportação dos dados para um local de rede da Internet de acesso controlado, o qual usuários finais possam acessar através de um programa de navegador de Internet comum.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma representação esquemãtica de um sistema de gás natural; A Figura 2 é uma representação esquemática de uma implementação exemplar do método e sistema da presente invenção; A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um dispositivo de monitoração exemplar feito de acordo com a presente invenção; A Figura 4 é um diagrama de blocos funcional dos transdutores de som e dispositivo de monitoração em uma implementação exemplar do método e sistema da presente invenção; A Figura 5 é um diagrama de blocos funcional dos componentes de comunicação e da instalação de processamento central em uma implementação exemplar do método e sistema da presente invenção; A Figura 6 ilustra a monitoração de uma instalação de armazenagem à qual três tubulações são conectadas de a-cordo com o método e sistema da presente invenção; A Figura 7 é um gráfico ilustrando as amplitudes de sinais medidos provenientes de um transdutor de som posicionado adjacente a um conduto específico por um período de tempo definido, de tal modo que uma equação de melhor ajustamento possa ser desenvolvida para medições subseqüentes de taxa de fluxo através desse conduto específico; e A Figura 8 é um gráfico ilustrando as amplitudes de sinais medidos provenientes de um transdutor de som posicionado adjacente a outro conduto específico por um período de tempo definido, de tal modo que uma equação de melhor a-justamento possa ser desenvolvida para medições subseqüentes de taxa de fluxo através desse conduto específico.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção é um método e sistema para monitorar fluxo de fluido, como fluxo de fluido através de tu- bulações ou condutos similares para distribuir gás natural, óleo bruto, e outros artigos de energia gasosos ou líquidos similares. 0 método e sistema se baseiam na medição de ondas acústicas geradas pelo fluido de um local externo ao conduto no qual o fluido está fluindo, desse modo permitindo a monitoração da taxa de fluxo sem acesso direto ao fluido. Além disso, o método e sistema da presente invenção permitem estimativa da produção ou saída de componentes ou instalações dos sistemas de produção, transporte, armazenagem e distribuição para os artigos de energia. Para fins do presente pedido, a produção, saída e/ou outra medição do fluxo de um artigo de energia através ou em relação a um componente ou instalação pode ser mencionada como a "dinâmica operacional" daquele componente ou instalação.
Para realizar isto, é primeiramente importante reconhecer que a produção, transporte, armazenagem e distribuição de artigos de energia gasosos ou líquidos ocorrem mais frequentemente através de redes de tubulações. Essas tubulações conectam diversos componentes de sistemas, como poços de produção, instalações de armazenagem de vários tipos, e redes de distribuição compreendidas de tubulações cada vez menores.
Por exemplo, com relação â indústria de gás natural e como ilustrado na figura 1, gás natural é localizado e coletado por companhias de produção de poços geograficamente dispersos, os quais são genericamente indicados pelos numerais de referência 10A, 10B e 10C na figura 1. 0 gás natural coletado desses poços é fornecido através de uma rede de tu- bulações (ou condutos similares) 12Ά, 12B, 12C a uma linha de tronco primária 14. Dessa linha de tronco 14, o gás natural é fornecido a instalações de armazenagem 16, que são tipicamente campos de gás natural esgotados, cúpulas de sal ou estruturas subterrâneas similares; e/ou companhias de distribuição locais 18 as quais por sua vez, vendem e fornecem o gás natural a usuários finais industriais, comerciais e residenciais para consumo final.
Em qualquer caso, uma propriedade geral de fluidos que fluem através de tubos ou condutos similares é que os mesmos produzem ondas acústicas, isto é, som ou vibração. 0 som produzido pelo fluxo de gás natural ou outro artigo de energia pode ser caracterizado por sua amplitude e freqüên-cia. A esse respeito, a amplitude e freqüência estão genericamente diretamente relacionadas à velocidade do fluxo, e desse modo â taxa de fluxo do fluido. Além disso, para fluidos compressíveis, a amplitude e freqüência também são genericamente relacionadas diretamente I densidade do fluido, e desse modo à taxa de fluxo volumétrica do fluido. Portanto, um transdutor de som ou sensor similar pode ser posicionado para detectar as ondas acústicas que emanam de um conduto específico causado por fluxo de fluido através daquele conduto. Pelo registro e análise das ondas acústicas, a taxa de fluxo através do conduto pode ser estimada. Como mencionado acima, a taxa de fluxo é comumente expressa como uma taxa de fluxo volumétrica, isto é, caracterizado como o volume de fluido que passa por um ponto designado através de um período de tempo predeterminado. A Figura 2 é uma representação esquemãtica de uma implementação exemplar do método e sistema da presente invenção. Nesse exemplo, uma tubulação subterrânea 32 é monitorada. Por conseguinte, um ou mais transdutores de som 34a, 34b, .. . 34n (também mencionados como sensores acústicos ou sensores de gás) são posicionados em proximidade com a tubulação 32, isto é, em contato físico com a tubulação 32 ou suficientemente próximo à referida tubulação 32 de tal modo que ondas acústicas possam ser detectadas de forma segura. A esse respeito, múltiplos sensores são freqüentemente preferíveis para fornecer múltiplas medições em locais ao longo da tubulação 32, que podem ser então mediados para reduzir erro. Considera-se que diversos transdutores ou sensores comercialmente disponíveis poderíam ser utilizados para obter os objetivos da presente invenção. Por exemplo, um transdu-tor de som preferido apropriado para fins da presente invenção é um acelerômetro de alta sensibilidade, sísmico fabricado e distribuído pela PCB Piezotronics, Inc. de Depew, Nova York como modelo no. 393B12.
Como mencionado acima, os transdutores de som 34a, 34b...34n são posicionados em contato com a tubulação 32 ou sufícientemente próximos à referida tubulação 32 de tal modo que ondas acústicas possam ser detectadas de forma segura. Por exemplo, muitos transdutores comercialmente disponíveis fornecem ímãs de montagem para fixação direta dos transdutores em uma tubulação ou conduto similar. Alternativamente, quando não é fornecido nenhum ímã, cada transdutor de som 34a, 34b... 34n pode ser montado na tubulação 32 pela fixa- ção de um ímã substancialmente plano ao transdutor utilizando um material adesivo, com o ímã sendo então utilizado para fixar o transdutor de som 34a, 34b... 34n â tubulação 32. A esse respeito, cada transdutor de som 34a, 34b... 34n podería ser dotado de um ímã curvo que casa melhor com o contorno da tubulação ao qual é fixado. Além disso, diversos adesivos poderíam ser utilizados para fixar cada transdutor de som 34a, 34b... 34n diretamente na tubulação 32. Finalmente, em circunstâncias onde acesso físico à tubulação 32 não é possível ou é impraticável, os transdutores de som 34a, 34b...34n podem ser montados em um suporte ou armação similar que mantém a posição dos transdutores de som 34a, 34b... 34n em relação à tubulação 32 sem contatar necessariamente a tubulação 32.
Em qualquer caso, nesse exemplo, cada transdutor de som 34 detecta a amplitude das ondas acústicas geradas pelo fluxo de gás através da tubulação 32 e gera um sinal representativo daquela amplitude. 0 sinal gerado por cada transdutor de som 34a, 34b... 34n é transmitido através de um cabo apropriado 36a, 36b... 36n a um dispositivo de monitoração acima do solo 30, o qual é preferivelmente "local" em que é localizado em proximidade geral com os transdutores de som 34a, 34b... 34n e a tubulação 32. Como ilustrado na figura 3, um dispositivo de monitoração exemplar 30 inclui um envoltório substancialmente impermeável 31 que é fixado em um montante e aloja os diversos equipamentos eletrônicos necessários para processar os sinais dos transdutores de som 34a, 34b... 34n e transmitir dados coletados para uma insta- lação de processamento central, como é adicionalmente descrito abaixo. A Figura 4 é um diagrama de blocos funcional dos transdutores de som 34a, 34b... 34n e dispositivo de monitoração 30. Como mostrado, o dispositivo de monitoração 30 é programado de tal modo que coleta periódica ou continuamente dados dos transdutores de som 34a, 34b... 34n, processa esses dados em uma forma apropriada para transmissão, e transmite os dados para uma instalação de processamento central remota onde diversas análises computacionais são executadas nos dados para determinar a taxa de fluxo de gás natural ou outro artigo de energia através da tubulação monitorada.
Especificamente, a voltagem de saída do primeiro transdutor de som 34a é aplicada a um circuito de amplificação e filtração 40a, que tem uma função dupla. Uma função do circuito de amplificação e filtração 40a é amplificar a voltagem de saída relativamente pequena do transdutor de som 34a a um nível que será apropriado como uma entrada para um conversor de analógico em digital. A função secundária do circuito 40a é servir como um filtro, remover ruído estranho da voltagem de saída de cada transdutor de som 34a. Similarmente, a voltagem de saída do segundo transdutor de som 34b é aplicada em outro circuito de amplificação e filtração 40b para amplificar a voltagem e remover ruído estranho e assim por diante. 0 desenho específico dos circuitos de amplificação e' filtração 40a, 40b... 40n não é importante, e diversos circuitos de amplificação e filtração poderíam ser projetados para obter os objetivos duplos de amplificar a voltagem e remover ruído estranho por uma pessoa com conhecimentos comuns na arte.
Após a amplificação e filtração dos respectivos sinais, as voltagens de saída são então aplicadas às entradas de um multiplexor analógico (MUX) 42. Além disso, embora não mostrado na figura 4, pode ser aconselhável aplicar-se as voltagens de saída dos respectivos circuitos de amplificação e filtração 40a, 40b...40n às entradas de respectivos amplificadores de amostrar-e-reter antes que tais voltagens de saída sejam aplicadas ao MUX 42 a fim de evitar inclinação de tempo na subseqüente conversão desses sinais de forma analógica para digital. Amplificadores de amostrar-e-reter são genericamente conhecidos na arte, e qualquer meio convencional para executar a função de amostrar e reter pode ser incorporado na presente invenção como aqui considerado.
Do MUX 42, os sinais são separadamente passados através de um conversor de analógico para digital (A/D) 44. Qual dos múltiplos sinais é passado através para o conversor de analógico em digital 44 em qualquer momento dado é determinado por uma lógica de controle associada a um microprocessador 50. Os dados convertidos, representativos da amplitude das ondas acústicas medidas e agora em forma digital, são armazenados na memória associada ao microprocessador 50. O sinal transmitido do microprocessador 50 é então transmitido para um ou ambos de um transceptor de radiofrequência (RF) 58 com antena de transmissão associada 60 (que também é mostrada na figura 3) e uma rede de linha física 62 para transmissão subseqüente do sinal para uma instalação de pro- cessamento central.
Finalmente, os componentes eletrônicos individuais do dispositivo de monitoração 30 são preferivelmente acionados por uma bateria 70 que pode ser continuamente recarregada por um conjunto de painéis solares 72 {que também é mostrado na figura 3). A Figura 5 á um diagrama de blocos funcional dos componentes de comunicação e da instalação de processamento central nessa implementação exemplar do método e sistema da presente invenção. Esses componentes não são instalados no campo com o dispositivo de monitoração 30, porém em vez disso são localizados em algum local remoto. Especificamente, os dados transmitidos do microprocessador 50 representado na figura 3 são transmitidos para a instalação de processamento central através de um ou ambos de um transceptor de radio-freqüência (RF) 58 com antena de transmissão associada 60 e uma rede de linha física 62. Uma antena de recepção 100 ou componente de comunicação similar, que está no alcance de um ou mais dispositivos de monitoração 30 no campo, recebe esses dados, os quais são representativos das medições acústicas. A antena de recepção 100 é eficientemente conectada a uma rede de comunicação analógica ou digital 102 que transmite o sinal para a instalação de processamento central 110. Essa transmissão pode ser realizada, por exemplo, por um enlace de satélite 104, um enlace de microonda 106, e/ou um enlace de fibra óptica 108, embora outros meios de transmissão de dados possam ser certamente utilizados sem se afastar do espírito e âmbito da presente invenção.
Na instalação de processamento central 110, uma análise computacional, como será descrita em detalhe abaixo, é executada por um programa de computador digital 112 para determinar a taxa de fluxo do gás (ou fluido similar) através da tubulação 32. Além disso, para qualquer instalação de gás natural específica ou outro componente do sistema de produção, transporte, armazenagem e/ou distribuição para o qual todas ou a maioria das tubulações conectadas são monitoradas de acordo com a presente invenção, através de uma simples soma das taxas de fluxo em cada tubulação, a produção de gás natural da instalação pode ser determinada. Então, as informações associadas à produção ou saída de uma ou mais instalações ou componentes podem ser então comunicadas a terceiros. Essas informações podem incluir não somente as 1 taxas de fluxo medidas ou estimativas de saída, como também dados históricos, estimativas de capacidade, ou dados similares que colocam as taxas de fluxo medidas ou estimativas de saída no contexto para participantes de mercado e outras partes interessadas. Considera-se e prefere-se que essa co-) municação para terceiros seja através de exportação dos dados para um local de rede da Internet de acesso controlado 114, que usuários finais podem acessar através de um programa de navegador de Internet comum 116, como Microsoft Internet Explorer®. Evidentemente, a comunicação de informações 5 e dados para terceiros também pode ser realizada através de uma ampla variedade de outros meios de comunicações conhecidos sem se afastar do espírito e âmbito da presente invenção .
Como aperfeiçoamento adicional, o canal de comunicações do microprocessador 50 do dispositivo de monitoração local 30 até a instalação de processamento central 110 pode ser bidirecional de modo que as informações mantidas e armazenadas no microprocessador 50 possam ser enviadas para fora em uma base programada ou possam ser recebidas. Além disso, através de comunicações bidirecionais, o microprocessador 50 é remotamente reprogramável.
Com relação à análise computacional mencionada a-cima, a relação das ondas acústicas medidas através de um conduto com a taxa de fluxo é de um certo modo matematicamente complexa porque as ondas acústicas podem resultar não somente de fluxo de fluido, como também da interação do fluido com componentes mecânicos da tubulação, incluindo compressores, medidores de fluxo de gás, reguladores de pressão e fluxo, válvulas de controle e/ou equipamentos similares conectados a e/ou externos à tubulação. Entretanto, em circunstâncias onde a interação de tais componentes ou equipamento é independente de condições mutantes no próprio fluido, a amplitude das ondas acústicas genericamente aumenta com aumentos na taxa de fluxo. Para detalhes adicionais e discussão das fontes de ruído e dos níveis de ruído produzidos em tubulações de gás, faz-se referência a Nelson, D.A.; e Cooper, B.A.; Reduced-Noíse gas flow Design Guide para . NASA Glenn Research Center, Proceedings de InterNoise 99, o Congresso Internacional sobre Engenharia de Controle de Ruído, Institute of Noise Control Engineering (Washington, D.C., 1999) uma publicação que é aqui incorporada a título de referência.
Por conseguinte, pela seleção de um local apropriado ao longo de uma tubulação, um local onde a interação do fluido com outros componentes ou equipamento é mínima, através da comparação de ondas acústicas medidas com taxas de fluxo conhecidas, pode-se desenvolver uma relação matemática apropriada para previsão de taxa de fluxo.
Por exemplo, a figura 7 é um gráfico ilustrando as amplitudes de sinal medidas de um transdutor de som posicionado adjacente a um conduto específico para um período de tempo maior do que 105 horas. Durante esse período de tempo, o fluxo de gãs efetivo também foi monitorado. Com a aplicação de uma análise de regressão linear nesse conjunto de dados, uma relação matemática foi desenvolvida, especificamente: Fluxo estimado (Mcfh) = [K (Amplitude de sinal) + C]* 1000 (1) onde Mcfh se refere a 28 metros cúbicos por hora, e onde K = 1.6159 e C=0.5158/ Evidentemente, essa relação matemática é de um certo modo exclusiva para o conduto específico. Realmente, o tamanho do conduto, as características dos transdutores de som específicos, e condições ambientais podem todos ter um efeito sobre a relação entre ondas acústicas medidas e taxa de fluxo.
Para outro exemplo, a figura 8 é um gráfico ilustrando as amplitudes medidas de um transdutor de som posicionado adjacente a outro conduto por um período de tempo de 180 horas. Novamente, durante esse período de tempo, o fluxo de gás efetivo foi também monitorado. Com a aplicação de uma análise de regressão linear nesse conjunto de dados, uma relação matemática foi desenvolvida, especificamente: Fluxo estimado (mcfh) = K (Amplitude de sinal)c (2) onde K=2100 e C=0.30 Essa relação matemática também é exclusiva para o conduto específico e condições ambientais. Não obstante, pelo desenvolvimento de equações de "melhor ajustamento" para vários condutos em várias definições, como os exemplos acima demonstram, quando um novo conduto deve ser monitorado, uma equação apropriada pode ser selecionada com base no tamanho do conduto, condições ambientais, etc. Além disso, através de acúmulo e análise de dados, espera-se que correlações a-dicionais possam ser deduzidas, como a relação das constantes K e C para: (1) certas características identificáveis do conduto, como diâmetro interno do conduto e espessura de parede do conduto; (2) características do fluido, como temperatura, pressão, velocidade, etc.; e (3) características associadas a diferentes tipos de fontes de ruído mecânico próximas, como compressores e válvulas de controle. A esse respeito, para estimativas de ruído que resultem de muitas dessas características, faz-se referência novamente a Nelson, D,A.; e Cooper, B.A.; Reduced-Noise gas flow design Guide para NASA Glenn Research Center, Proceedings de InterNoise 99, o Congresso Internacional sobre Engenharia de Controle de Ruído, Instítute of Noise Control Engineering (Washington, D.C., 1999), uma publicação que foi incorporada aqui a título de referência.
Em qualquer caso, após desenvolvimento da relação· matemática apropriada, um conduto específico pode ser monitorado em tempo substancialmente real. Após recebimento dos dados digitalizados associados à monitoração daquele conduto específico na instalação de processamento central, a análise computacional necessária é realizada, de preferência por um programa de computador digital, para determinar a taxa de fluxo do gás (ou fluido similar) através do conduto.
Como mencionado acima, através dessas computações, o método e sistema da presente invenção permitem a estimativa da dinâmica operacional de componentes ou instalações dos sistemas de produção, transporte, armazenagem e distribuição para os artigos de energia. Por exemplo, na indústria de gás natural, as instalações de armazenagem recebem e armazenam gás coletado por companhias de produção durante períodos de uso mais baixo (isto é, os meses de verão) e então distribuem o gás armazenado para companhias de distribuição locais durante períodos de uso elevado (isto é, os meses do inverno) como genericamente descrito acima com referência à figura 1.· Evidentemente, gás é transportado para dentro e para fora dessas instalações de armazenagem através de diversas tubulações. Através de uma estimativa da quantidade de gás que flui através de cada tubulação como descrito acima, acoplado a um conhecimento da direção de fluxo através de cada tubulação, através de uma simples soma das taxas de fluxo em cada tubulação, a injeção líquida ou retirada de gás para uma instalação de armazenagem específica pode ser determinada. Então, como também descrito acima, essa estimativa pode ser comunicada a terceiros através de um local de rede de Internet de acesso controlado ou de outro modo. A Figura 7 ilustra essa estimativa da saída de uma instalação de armazenagem 16 na qual três tubulações 32, 132, 232 são conectadas. Cada tubulação 32, 132, 232 é monitorada por um pacote de um ou mais transdutores de som 34, 134, 234 e dispositivos de monitoração associados 30, 130, 230. Os dados coletados e processados por cada dispositivo de monitoração 30, 130,2 30 são transmitidos através de um enlace de satélite 104 para uma instalação de processamento central 110, onde através de uma simples soma das taxas de fluxo computadas em cada tubulação 32, 132, 232, a injeção líquida ou retirada de gás para a instalação de armazenagem 16 pode ser determinada.
Com relação à direção de fluxo através de cada tubulação associada a uma instalação, várias técnicas podem ser utilizadas para deduzir a direção de fluxo. Por exemplo, redes de tubulação em instalações de armazenagem incluem estruturas e componentes mecânicos similares, com a função desses componentes e estruturas sendo frequentemente dependente da direção de fluxo através da tubulação. Por conseguinte, uma avaliação da disposição física das redes de tubulação pode fornecer alguma indicação da direção de fluxo. Além disso, uma análise das ondas acústicas medidas pode fornecer uma indicação da direção de fluxo em que certos componentes mecânicos podem ser ativados quando fluxo de gás está em uma certa direção (por exemplo, um compressor para injeção de gás para dentro da instalação de armazenagem). Em outro exemplo, o conhecimento da operação sazonal da instalação de armazenagem, como mencionado acima, pode ser utilizado para deduzir a direção de fluxo. Independente da técnica utilizada, a injeção líquida ou retirada de gás para uma instalação de armazenagem específica pode ser desse modo determinada .
Uma pessoa com conhecimentos comuns na arte reconhecerá que modalidades e/ou implementações adicionais são possíveis sem se afastar dos ensinamentos da presente invenção ou do âmbito das reivindicações que se seguem. Essa descrição detalhada, e particularmente os detalhes específicos da implementação exemplar revelada na mesma, é fornecida principalmente para clareza de entendimento, e nenhuma limitação desnecessária deve ser subentendida a partir da mesma, pois modificações tornar-se-ão óbvias para aqueles versados na técnica após leitura dessa revelação e podem ser feitas sem se afastar do espírito ou âmbito da invenção reivindicada.
REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1. Método para fornecer informações referentes à produção ou saída de uma instalação (16) para uma terceira parte remota, CARACTERIZADO por compreender as etapas de; posicionar um ou mais transdutores de som sísmico (34a, 34b, 34n) nas proximidades de e externamente a cada um de uma série de condutos selecionados (32, 132, 232) da instalação (16), cada referido transdutor de som sísmico (34a, 34b, 34n) tendo uma faixa de frequência de operação com um limite superior de aproximadamente 1000HZ ou menor, e cada referido transdutor de som sísmico {34a, 34b, 34n) gerando um sinal representativo de ondas acústicas geradas pelo fluxo de fluido através de cada referido conduto (32, 132, 232) e pela interação do fluido com componentes mecânicos de cada referido conduto; coletar referidos sinais de referidos um ou mais transdutores de som sísmico (34a, 34b, 34n) em uma base substancialmente contínua; processar referidos sinais para determinar a taxa de fluxo através de cada referido conduto (32,132, 232); estimar uma produção ou saída da instalação (16) baseada na taxa de fluxo determinada através de cada referido conduto (32, 132, 232) e uma direção predeterminada do fluxo através de cada referido conduto (32,132, 232); e comunicar informações referentes a produção ou saída da instalação (16) para dita terceira parte remota,
2. O método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os sinais gerados por referidos um ou mais transdutores de som sísmico (34a, 34b, 34n) são recebidos e coletados por um dispositivo local de monitoração (30) e, então, transmitidos do dispositivo local de monitoração (30) para uma instalação central de processamento remota (110) para processamento de referidos sinais para determinar a taxa de fluxo através de cada referido conduto (32, 132, 232).
3. O método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que referidos um ou mais transdutores de som sísmico (34a, 34b, 34n) estão próximos, mas sem contato físico, com cada referido conduto (32,132, 232).
4. O método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que cada um dos ditos transdutores de som sísmico (34a, 34b, 34n) geram um sinal representativo da amplitude medida das ondas acústicas geradas pelo fluxo de fluido através de referido conduto, e as etapas de coleta e processamento de referidos sinais incluem as sub-etapas de: receber referidos sinais e processar os sinais em dados digitalizados representativo da amplitude medida em uma base substancialmente contínua; e realizar uma análise computacional nos dados digitalizados para determinar a taxa de fluxo de fluido em cada referido conduto (32, 132, 232) baseado na amplitude medida.
5. O método de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o recebimento e processamento dos sinais em dados digitalizados representativos da amplitude medida é realizado pelo dispositivo de monitoração (30) na proximidade geral dos transdutores de som sísmico (34a, 34b, 34n).
6.0 método de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a etapa de transmitir os dados digitalizados de um dispositivo de monitoração (30) para uma instalação central de processamento (110) para realizar a análise computacional dos dados digitalizados para determinar a taxa de fluxo de fluido em cada referido conduto (32,132, 232).
7.0 método de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de monitoração (30) inclui um ou mais circuitos de amplificação e filtração (40a, 40b, 40n) para amplificar o sinal de cada transdutor de som sísmico (34a, 34b, 34n) e para remover ruídos estranhos antes do processamento dos sinais em dados digitalizados representativos da amplitude medida.
8. O método de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a transmissão dos dados digitalizados é realizada por um transceptor de radiofrequência (58) associado com o dispositivo de monitoração (30).
9. O método de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de monitoração (30) é alimentado por uma bateria (70) que é continuamente recarregada por um conjunto de painéis solares (72).
10. O método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a comunicação de informação para dita terceira parte remota (114) é realizada por meio da exportação de dita informação para um local de rede de internet acessível pela dita terceira parte remota (114).
BRPI0415549A 2003-10-20 2004-10-19 método e sistema para monitoração de fluxo de fluido BRPI0415549B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US51264903P 2003-10-20 2003-10-20
US10/967,737 US7274996B2 (en) 2003-10-20 2004-10-18 Method and system for monitoring fluid flow
PCT/US2004/034584 WO2005042984A2 (en) 2003-10-20 2004-10-19 Method and system for monitoring fluid flow

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0415549A BRPI0415549A (pt) 2006-12-26
BRPI0415549B1 true BRPI0415549B1 (pt) 2016-11-29

Family

ID=34526751

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0415549A BRPI0415549B1 (pt) 2003-10-20 2004-10-19 método e sistema para monitoração de fluxo de fluido

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7274996B2 (pt)
EP (1) EP1678465A4 (pt)
JP (1) JP4903573B2 (pt)
CN (2) CN101408279B (pt)
AU (1) AU2004286209B2 (pt)
BR (1) BRPI0415549B1 (pt)
CA (1) CA2543453C (pt)
NO (1) NO20062296L (pt)
RU (1) RU2006118369A (pt)
WO (1) WO2005042984A2 (pt)

Families Citing this family (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10331730A1 (de) * 2003-07-11 2005-01-27 Endress + Hauser Gmbh + Co. Kg Feldgerät zur Bestimmung und/oder Überwachung einer Prozessgröße
US8746043B2 (en) 2006-01-23 2014-06-10 Stefan Windisch Method for permanently monitoring pressurized pipelines and line systems which carry fluid media
US7784544B2 (en) * 2006-01-24 2010-08-31 Schlumberger Technology Corporation Method of treating a subterranean formation using a rheology model for fluid optimization
US7647136B2 (en) * 2006-09-28 2010-01-12 Exxonmobil Research And Engineering Company Method and apparatus for enhancing operation of a fluid transport pipeline
US8230934B2 (en) 2009-10-02 2012-07-31 Baker Hughes Incorporated Apparatus and method for directionally disposing a flexible member in a pressurized conduit
GB2475257A (en) 2009-11-11 2011-05-18 Ably As A method and apparatus for the measurement of flow in gas or oil pipes
CA3116787C (en) 2010-06-16 2023-07-11 Mueller International, Llc Infrastructure monitoring devices, systems, and methods
MY164743A (en) 2011-02-16 2018-01-30 Genscape Intangible Holding Inc Method and system for collecting and analyzing operational information from a network of components associated with a liquid energy commodity
US8494932B2 (en) * 2011-03-18 2013-07-23 International Business Machines Corporation Fluid flow measurement system
US8839856B2 (en) 2011-04-15 2014-09-23 Baker Hughes Incorporated Electromagnetic wave treatment method and promoter
US8903558B2 (en) 2011-06-02 2014-12-02 Ipixc Llc Monitoring pipeline integrity
ES2873940T3 (es) * 2011-08-02 2021-11-04 Rubicon Res Pty Ltd Sistema de gestión de demanda para redes de fluidos
US9772250B2 (en) 2011-08-12 2017-09-26 Mueller International, Llc Leak detector and sensor
WO2013033789A1 (en) * 2011-09-09 2013-03-14 Techlynx Holdings Pty Ltd A method and system for monitoring, control and/or diagnosis of a solenoid
WO2014089249A1 (en) 2012-12-04 2014-06-12 Horne Stephen J Fluid flow detection and analysis device and system
US10274381B2 (en) * 2014-06-30 2019-04-30 Exxonmobil Upstream Research Company Pipeline constriction detection
CA2972616C (en) * 2015-01-19 2022-11-29 Domino Taverner Transducers and acoustic emitters for fiber-optic-based acoustic sensing
US20160341583A1 (en) * 2015-02-02 2016-11-24 John M. Stencel Vibroacoustic determination of gas and solids flow rates in gas conveyance piping
CN107430748A (zh) * 2015-02-11 2017-12-01 真斯开普无形控股有限公司 通过射频扫描监测商品网络的方法和系统
JP6258255B2 (ja) * 2015-04-23 2018-01-10 東京瓦斯株式会社 ガスメーターシステムおよび発熱量導出方法
JP6258254B2 (ja) 2015-04-23 2018-01-10 東京瓦斯株式会社 ガスメーターシステムおよび発熱量推定方法
WO2016209894A1 (en) 2015-06-22 2016-12-29 Saudi Arabian Oil Company Systems, methods, and computer medium to provide entropy based characterization of multiphase flow
US9857298B2 (en) 2015-07-06 2018-01-02 Saudi Arabian Oil Company Systems and methods for near-infrared based water cut monitoring in multiphase fluid flow
US10317384B2 (en) 2015-09-21 2019-06-11 AMI Investments, L.L.C. Remote monitoring of water distribution system
CN105258745B (zh) * 2015-11-09 2018-03-27 山东省科学院激光研究所 井下光纤分布式流量监测系统
US10283857B2 (en) 2016-02-12 2019-05-07 Mueller International, Llc Nozzle cap multi-band antenna assembly
US10305178B2 (en) 2016-02-12 2019-05-28 Mueller International, Llc Nozzle cap multi-band antenna assembly
EP3440428B1 (en) 2016-04-08 2022-06-01 Orbital Insight, Inc. Remote determination of quantity stored in containers in geographical region
US10217236B2 (en) 2016-04-08 2019-02-26 Orbital Insight, Inc. Remote determination of containers in geographical region
US10529221B2 (en) 2016-04-19 2020-01-07 Navio International, Inc. Modular approach for smart and customizable security solutions and other applications for a smart city
US10704935B2 (en) 2016-12-04 2020-07-07 Buoy Labs, Inc. Fluid flow detector with tethered drag block
US11105705B1 (en) * 2017-03-31 2021-08-31 Leaksentinel Inc. Non-invasive, independently powered leak detector and valve shut-off apparatus
USD866375S1 (en) 2017-08-02 2019-11-12 Buoy Labs, Inc. Water flow monitoring device
GB201713028D0 (en) * 2017-08-14 2017-09-27 Unify Group (Emea) Ltd Detecting fluid flow
US11781895B2 (en) 2018-02-23 2023-10-10 Buoy Labs, Inc. Fluid flow analysis and management
JP6948969B2 (ja) * 2018-03-14 2021-10-13 株式会社キーエンス クランプオン式超音波流量センサ
JP6948968B2 (ja) * 2018-03-14 2021-10-13 株式会社キーエンス クランプオン式超音波流量センサ
CN108954020B (zh) * 2018-08-10 2020-01-07 常州大学 一种管道定位方法
US10859462B2 (en) 2018-09-04 2020-12-08 Mueller International, Llc Hydrant cap leak detector with oriented sensor
US11342656B2 (en) 2018-12-28 2022-05-24 Mueller International, Llc Nozzle cap encapsulated antenna system
US11473993B2 (en) 2019-05-31 2022-10-18 Mueller International, Llc Hydrant nozzle cap
US11542690B2 (en) 2020-05-14 2023-01-03 Mueller International, Llc Hydrant nozzle cap adapter

Family Cites Families (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2936619A (en) 1958-07-10 1960-05-17 Gulton Ind Inc Device for measuring liquid flow
US3580092A (en) * 1969-12-23 1971-05-25 Scarpa Lab Inc Acoustic flowmeter
GB1372724A (en) 1971-02-05 1974-11-06 Ici Ltd Detection of velocities of fluids in conduits
GB1393103A (en) 1972-01-27 1975-05-07 Kent Instruments Ltd Flow velocity measurement
US3958458A (en) 1974-08-26 1976-05-25 Grumman Aerospace Corporation Acoustic emission flow measurement system
US3940985A (en) 1975-04-18 1976-03-02 Westinghouse Electric Corporation Fluid flow measurement system for pipes
GB2082324A (en) * 1980-08-20 1982-03-03 Redding Robert James Flow monitoring apparatus
US4607254A (en) 1981-05-11 1986-08-19 Kennecott Corporation Flow detector
US4402230A (en) 1981-07-17 1983-09-06 Raptis Apostolos C Method and apparatus for measuring flow velocity using matched filters
EP0104004A1 (en) 1982-09-06 1984-03-28 Graham Cameron Grant Fluid flowmeter and method of measuring flow rate
DE3235750C2 (de) 1982-09-27 1984-12-13 Endress U. Hauser Gmbh U. Co, 7867 Maulburg Sensor zur Detektion zufälliger, zur korrelativen Signalverarbeitung geeigneter Signale
US4527432A (en) 1983-11-07 1985-07-09 General Motors Corporation Dual frequency acoustic fluid flow method and apparatus
US4572003A (en) 1983-11-03 1986-02-25 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Sidetone generator flowmeter
DE3504622A1 (de) 1985-02-11 1986-08-14 Endress U. Hauser Gmbh U. Co, 7867 Maulburg Anordnung zur beruehrungslosen messung der geschwindigkeit eines bewegten mediums
DE3627162A1 (de) 1986-08-11 1988-02-25 Endress Hauser Gmbh Co Anordnung zur beruehrungslosen messung des volumen- oder massenstroms eines bewegten mediums
US4796466A (en) * 1987-02-17 1989-01-10 Ed Farmer System for monitoring pipelines
JPH0524073Y2 (pt) * 1989-01-12 1993-06-18
JPH05296824A (ja) * 1992-04-24 1993-11-12 Toshiba Corp 管流路の状態監視装置
US5416724A (en) 1992-10-09 1995-05-16 Rensselaer Polytechnic Institute Detection of leaks in pipelines
US5392645A (en) 1993-11-15 1995-02-28 Scientific Engineering Instruments, Inc. Method and apparatus for flow rate measurement
FI94909C (fi) 1994-04-19 1995-11-10 Valtion Teknillinen Akustinen virtausmittausmenetelmä ja sitä soveltava laite
US5741980A (en) * 1994-11-02 1998-04-21 Foster-Miller, Inc. Flow analysis system and method
US5600073A (en) * 1994-11-02 1997-02-04 Foster-Miller, Inc. Method and system for analyzing a two phase flow
JP2565146B2 (ja) * 1994-12-26 1996-12-18 日本電気株式会社 液体定量輸送装置
US5571974A (en) * 1995-01-06 1996-11-05 Nauful; Eli S. Method and apparatus for the measurement of particle flow in a pipe
US5675071A (en) 1995-12-22 1997-10-07 Exxon Research & Engineering Company Passive acoustics process to monitor transfer lines of a reactor
US7644759B2 (en) * 1997-03-24 2010-01-12 Wavefront Energy & Environmental Services Inc. Enhancement of flow rates through porous media
US5974862A (en) * 1997-05-06 1999-11-02 Flow Metrix, Inc. Method for detecting leaks in pipelines
US5941305A (en) * 1998-01-29 1999-08-24 Patton Enterprises, Inc. Real-time pump optimization system
US6236894B1 (en) 1997-12-19 2001-05-22 Atlantic Richfield Company Petroleum production optimization utilizing adaptive network and genetic algorithm techniques
US6397683B1 (en) 1998-07-22 2002-06-04 Flowtec Ag Clamp-on ultrasonic flowmeter
US6035240A (en) 1998-11-12 2000-03-07 Moorehead; Jack Flexible distributed processing system for sensor data acquisition and control
CA2354622A1 (en) * 1998-12-15 2000-06-22 Daniel Industries, Inc. Internet enabled network flow computer system
US6412352B1 (en) 1999-03-24 2002-07-02 Bechtel Bwxt Idaho, Llc Method and apparatus for measuring the mass flow rate of a fluid
US6494105B1 (en) 1999-05-07 2002-12-17 James E. Gallagher Method for determining flow velocity in a channel
US6453247B1 (en) 2000-01-14 2002-09-17 National Research Council Of Canada PC multimedia-based leak detection system for water transmission and distribution pipes
GB2363455B (en) * 2000-06-12 2002-10-16 Schlumberger Holdings Flowmeter
US6480793B1 (en) 2000-10-27 2002-11-12 Westinghouse Electric Company Lcl Flow condition monitor
US6609069B2 (en) 2000-12-04 2003-08-19 Weatherford/Lamb, Inc. Method and apparatus for determining the flow velocity of a fluid within a pipe
US6891477B2 (en) * 2003-04-23 2005-05-10 Baker Hughes Incorporated Apparatus and methods for remote monitoring of flow conduits

Also Published As

Publication number Publication date
CN1871493A (zh) 2006-11-29
EP1678465A4 (en) 2007-11-07
US20050086012A1 (en) 2005-04-21
CA2543453A1 (en) 2005-05-12
JP2007509347A (ja) 2007-04-12
AU2004286209A1 (en) 2005-05-12
CN100472172C (zh) 2009-03-25
JP4903573B2 (ja) 2012-03-28
WO2005042984A3 (en) 2006-04-20
NO20062296L (no) 2006-05-22
CN101408279A (zh) 2009-04-15
RU2006118369A (ru) 2007-12-10
EP1678465A2 (en) 2006-07-12
BRPI0415549A (pt) 2006-12-26
CN101408279B (zh) 2012-05-23
AU2004286209B2 (en) 2009-04-30
US7274996B2 (en) 2007-09-25
CA2543453C (en) 2014-07-08
WO2005042984A2 (en) 2005-05-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0415549B1 (pt) método e sistema para monitoração de fluxo de fluido
US11566957B2 (en) Pipe sensors
Kim et al. NAWMS: nonintrusive autonomous water monitoring system
US20090007968A1 (en) Pipe network, with a hierarchical structure, for supplying water or gas and/or for removing industrial water, process for detecting a leak in such a pipe network and process for determining, with the aid of a computer, the operating life theoretically remaining for a renewable power source for at least one flowmeter in such a pipe network
WO2020247984A1 (en) Detection device for a fluid conduit or fluid dispensing device
US11698314B2 (en) Detection device for a fluid conduit or fluid dispensing device
WO2020247982A1 (en) Detection devices
US20230069390A1 (en) Monitoring sites of a fluid delivery infrastructure
US20220291066A1 (en) Detection devices
US11221245B2 (en) Water metering system
US20230324244A1 (en) Detection device for a fluid conduit or fluid dispensing device
US11821770B2 (en) Water metering system
WO2018085904A1 (pt) Sistema de detecção de vazamentos na rede de abastecimento de água
MXPA06004317A (es) Metodo y sistema para monitorizar flujo de fluido
WO2023034882A1 (en) Monitoring sites of a fluid delivery infrastructure

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved