BRPI0404725B1 - sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão - Google Patents

sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0404725B1
BRPI0404725B1 BRPI0404725A BRPI0404725A BRPI0404725B1 BR PI0404725 B1 BRPI0404725 B1 BR PI0404725B1 BR PI0404725 A BRPI0404725 A BR PI0404725A BR PI0404725 A BRPI0404725 A BR PI0404725A BR PI0404725 B1 BRPI0404725 B1 BR PI0404725B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
low voltage
maintenance
extraction
door
motor control
Prior art date
Application number
BRPI0404725A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz De Melo Aguiar José
Original Assignee
Orteng Equipamentos E Sist Ltda
Orteng Equipamentos E Sist S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Orteng Equipamentos E Sist Ltda, Orteng Equipamentos E Sist S A filed Critical Orteng Equipamentos E Sist Ltda
Priority to BRPI0404725A priority Critical patent/BRPI0404725B1/pt
Publication of BRPI0404725A publication Critical patent/BRPI0404725A/pt
Publication of BRPI0404725B1 publication Critical patent/BRPI0404725B1/pt

Links

Landscapes

  • Control Of Electric Motors In General (AREA)
  • Trip Switchboards (AREA)
  • Patch Boards (AREA)

Abstract

"dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção e/ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão". patente de invenção, de dispositivos mecânicos para utilização em gavetas extraíveis de um centro de controle de motores de baixa tensão (ccm-bt), classe de tensão 600v, painéis elétricos, a fim de proteger o operador durante sua operação, manutenção, inserção e/ou extração de gavetas. destinado para utilização em segmentos variados, como mineração, siderurgia, petroquímica, etc.. este ccm consiste em coluna de saída, com modulação, denominados 'gavetas' para alimentação de equipamentos. estas gavetas podem, de acordo com a necessidade, ter várias dimensões moduladas, menores ou maiores, dependendo da potência e/ou do tipo de acionamento, sendo que os dispositivos foram desenvolvidos a fim de atender às necessidades da norma regulamentadora nr-10 (instalações e serviços em eletricidade) e da norma nbr iec 60439-1 (conjunto de manobra e controle de baixa tensão).

Description

"SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO”, A presente patente de invenção, trata de dispositivos mecânicos para utilização em gavetas extraíveis de um centro de controle de -motores de baixa tensão (CCM-BT), classe de tensão 6ÜGV, painéis elétricos, a fim de proteger o operador durante sua operação, manutenção, inserção elou extração de gavetas.
Destinado para utilização em segmentos variados, como mineração, siderurgia, petroquímica, etc. Este CCM consiste em coluna de saída, com modulação, denominados "gavetas1 para alimentação de equipamentos.
Estas gavetas podem, de acordo com a necessidade, ter várias dimensões moduladas, menores ou maiores, dependendo da potência elou do tipo de acionamento.
No estado da técnica atual, as garras de força de um CCM, entram em contato com o barra mento energizado antes do fechamento da porta, ou antes da completa vedação do compartimento da gaveta. Quando ’' da extração das garras de força com disjuntor fechado, esta inadvertida tentativa pode causar arco elétrico e possíveis danos ao operador.
Saiiente-se a não existência de um obturador físico, ou seja, uma guilhotina, para impedir o toque acidental no barramento energizado e manutenção da segregação do compartimento do barramento energizado e compartimento das gavetas, bem como de seu quadro que é formado por perfis estruturais a parafusa d os com blindagens internas e suportes para amarração de cabos.
O CCM atual permite a inserção ou extração das garras de força com a porta aberta, em sendo a extração somente da garra de força, que está em contato com o barramento energizado, permitindo acesso à gaveta com a garra de carga conectada, sujeitando o operador, ao risco de tensões. O sistema de trava mento da gaveta é frágil, bem como, permite a possibilidade de abertura de porta com o disjuntor desligado, porém com garras de força conectada ao barra mento energizado.
Com intuito de solucionar tais inconvenientes, os dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção elou extração de gavetas de CCM-BT, foram desenvolvidos a fim de atender às necessidades da Norma Regulamentadora NR-IO (Instalações e Serviços em Eletricidade) e da Norma NBR IEC 60439-1 (Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tensão). A fim de um melhor entendimento, objeto da presente patente de invenção, são apresentadas as figuras, nas quais os dispositivos de proteção atenderão às seguintes situações, onde: FIGURA 1 - representa a gaveta como um todo; FIGURA 2 — representa o posicionamento em que as garras não podem ser conectadas estando a porta aberta; FIGURA 3 - representa o posicionamento em que as garras não podem ser conectadas estando o disjuntor ligado; FIGURA 4 - representa o posicionamento em que a gaveta não pode ser inserida estando as garras de força na posição conectada; FIGURA 5 - representa o posicionamento em que o disjuntor não pode ser ligado estando a porta aberta; FIGURA 6 - representa que as garras não podem ser desconectadas estando o disjuntor ligado; FIGURA 7 - representa que a gaveta não pode ser extraída estando o disjuntor ligado; FIGURA 8 - representa que a gaveta não pode ser extraída estando as garras de força conectadas aos barramentos de entrada e saída; FIGURAS 9 e 10 - representam a guilhotina contra toque acidental; FIGURAS 11 e 12 - representam as garras de força para conexão aos barramentos de entrada e saída; FIGURAS 13 e 14 - representam o conjunto lateral e estrutura do CCM-BT.
Conforme figuras que ilustram e integram este relatório, na gaveta (I), as garras não podem ser conectadas devido a existência de uma ferramenta especial de acionamento (2), solidária à porta (3), que somente com ela, é permitido o encaixe da manívela (4) de inserção do eixo de movimentação (5) da placa de montagem (8} onde são instaladas as garras de força (16) de entrada e saída. Estando a porta (3) aberta, existe um distanciamento entre a ferramenta especial (2) e a ponta do eixo de movimentação (5) das garras (16).
Devido à existência de um dispositivo mecânico (6), as garras não podem ser conectadas estando o disjuntor ligado, sendo que o mesmo é acoplado ao eixo de acionamento (7) do disjuntor, que bloqueia a introdução da ferramenta especial (2), solidária à porta (3), e que comanda a movimentação da placa de montagem (8) onde são instaladas as garras de força de entrada e saída. A gaveta (I) não pode ser inserida estando as garras de força (16) na posição conectada, dado à existência de um bloqueio mecânico central (9) que não permite que as travas laterais (10) da gaveta sejam movimentadas, de forma a permitir a inserção da gaveta. O disjuntor não pode ser ligado, estando a porta aberta, uma vez que a manopla está solidária à porta (3). Caso seja utilizada uma ferramenta (um alicate, por exemplo), para girar o eixo do disjuntor, ligando-o, mesmo assim não será permitida a conexão das garras (16), porque existe uma ferramenta especial de acionamento (2), solidária à porta (3), que somente com ela, é permitido o encaixe da manívela de inserção (4) do eixo de movimentação da placa de montagem (8), onde são 10 instaladas as garras (16) de força de entrada e saída.
Estando a porta aberta, existe um distanciamento entre a ferramenta especial e a ponta do eixo de movimentação (11) das garras.
Quando da extração das gavetas, as garras não podem ser desconectadas estando o disjuntor ligado, devido a existência de um dispositivo mecânico {6), acoplado ao eixo de acionamento do disjuntor {12), que bloqueia a introdução da ferramenta especial (2), solidária à porta (3), e que comanda a movimentação da placa de montagem onde são instaladas as garras de força de entrada e saída. A gaveta (1) não pode ser extraída estando o disjuntor ligado, pois, para a extração da mesma, é necessário, primeira mente abrir a porta (3), e esta só poderá ser aberta estando o disjuntor desligado (bloqueio por sua própria manopla) e as garras de forçai 16) desconectadas. Uma vez conectadas, o dispositivo central (21) aciona uma peça articulável (13) que trava (14) mecanicamente a abertura da porta (3), mesmo estando o disjuntor desligado. A gaveta (I) não pode ser extraída estando as garras de força conectadas aos barramentos de entrada e saída. O dispositivo centrai (21) aciona uma peça articulável que trava mecanicamente a abertura da porta, não permitindo então a abertura da porta. A porta (3) também não pode ser aberta estando as garras (16) conectadas aos barramentos de entrada e saída. Estando conectadas as garras de força, o dispositivo central (21) aciona uma peça articulável que trava mecanicamente a abertura da porta, não permitindo então a abertura da porta. A porta (3) não pode ser aberta, mesmo estando o disjuntor desligado, e também as garras (16) estando conectadas aos barramentos de entrada e saída. Estando conectadas as garras de força, o dispositivo central (21) aciona uma peça articulável que trava mecanicamente a abertura da porta, mesmo estando o disjuntor desligado, não permitindo então a abertura da porta.
Visando maior proteção e segurança, durante uma extração da gaveta (I), para uma eventual manutenção, uma guilhotina isolante (15), descerá (por gravidade), bloqueando as aberturas de acesso das garras (16) aos barramentos de entrada e saída da gaveta, evitando qualquer toque acidental do operador nos barramentos, .Quando da inserção da gaveta (I), esta guilhotina (15) será automaticamente acionada para cima, por um pino (17) empurrado pela própria gaveta, permitindo a conexão das garras aos barramentos. A fim de propiciar maior aplicabilidade e resistência adequada, as garras de força para conexão aos barramentos, se apresentam em um conjunto trifãsico, com contatos condutores (18), preferentemente em cobre, e fundidos em base isolante (19), podendo ser em epóxí, moldada, com conchas fixadas por molas, parafusos e pinos a estes contatos fundidos. Os contatos deverão ser revestidos em estanho ou prata, de acordo com a aplicação desejada.
Os conjuntos, lateral e estrutural do CCM-BT foram projetados através de estruturas verticais (20), laterais, frontal e posterior, unindo-se ao fechamento lateral do painel, tornando-se uma só peça dobrada, substituindo assim todas as peças laterais (quais sejam; 16 peças, incluindo as colunas dianteiras, traseiras e junções, bem como de todos os parafusos e arrue Ias necessários à sua fixação) em ambos os lados, esquerdo e direito do painel.
REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1- "SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO”, que compreende gavetas extraíveis (1) caracterizado pelo fato de que, estando a porta (3) aberta, as garras de força (16) não podem ser conectadas devido a existência de uma ferramenta especial de acionamento (2), solidária à porta (3), onde somente por meio da referida ferramenta (2) se permite o encaixe da manivela (4) de inserção do eixo de movimentação (5) da placa de montagem (8) onde são instaladas as garras de força (16) de entrada e saída,
2 - "SISTEMA DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO E/OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um dispositivo mecânico (6), em que as garras não podem ser conectadas estando o disjuntor ligado, sendo que o mesmo é acoplado ao eixo de acionamento (7) do disjuntor, que bloqueia a introdução da ferramenta especial (2), solidária ã porta (3), e que comanda a movimentação da placa de montagem (8) onde são instaladas as garras de força de entrada e saída.
3 - "SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela gaveta (I) não poder ser inserida estando as garras de força (16) na posição conectada, dado à existência de um bloqueio mecânico central (9) que não permite que as travas laterais (10) da gaveta sejam movimentadas.
4 - "SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por impedir a ligação do disjuntor estando a porta aberta, uma vez que a manopla está solidária à porta (3).
5 - "SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por não permitir serem as gavetas abertas estando o disjuntor ligado, devido a existência de um dispositivo mecânico (6), acoplado ao eixo de acionamento do disjuntor (12), que bloqueia a introdução da ferramenta especial (2), solidária à porta (3), e que comanda a movimentação da placa de montagem onde são instaladas as garras de força de entrada e saída.
6- "SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO”,, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, estando as garras conectadas, o dispositivo central ( 21 ) aciona uma peça articulável (13) que trava (14) mecanicamente a abertura da porta (3).
7 - "SISTEMA DE DISPOSITIVOS MECÂNICOS PARA PROTEÇÃO DO OPERADOR DURANTE A OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, INSERÇÃO OU EXTRAÇÃO DE GAVETA DE CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES DE BAIXA TENSÃO”, de acordo com a reivindicação I, caracterizado por compreender uma guilhotina isolante (15), que através de um pino (17), bloqueia as aberturas de acesso das garras (16) aos barramentos de entrada e saída da gaveta (I).
BRPI0404725A 2004-08-04 2004-08-04 sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão BRPI0404725B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0404725A BRPI0404725B1 (pt) 2004-08-04 2004-08-04 sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0404725A BRPI0404725B1 (pt) 2004-08-04 2004-08-04 sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0404725A BRPI0404725A (pt) 2006-03-21
BRPI0404725B1 true BRPI0404725B1 (pt) 2017-04-11

Family

ID=36096002

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0404725A BRPI0404725B1 (pt) 2004-08-04 2004-08-04 sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0404725B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR102014007559B1 (pt) * 2014-03-28 2022-03-03 Melquisedec Francisquini Sistema para o acionamento externo de operação da gaveta extraível de um ccm com dispositivo autônomo de segurança acoplado à porta
CN103956666B (zh) * 2014-05-19 2016-02-17 慈溪奇国电器有限公司 分体结构式抽屉装置的增力推进和防误联锁机构

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0404725A (pt) 2006-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3896353A (en) Enclosed high voltage motor control with interlocking elements
DE102007030344B4 (de) Einrichtung für die Kontrolle eines sanften Anlaufs oder Auslaufs von Drehstrommotoren, - sog. Soft-Starter
EP2482400B1 (en) Withdrawable circuit breaker shutter systems
BR112014030707B1 (pt) Dispositivo obturador para um painel de comutadores elétricos , e painel de comutadores relacionado
BRPI1000796A2 (pt) mecanismo de distribuição elétrico
BRPI0404725B1 (pt) sistema de dispositivos mecânicos para proteção do operador durante a operação, manutenção, inserção ou extração de gaveta de centro de controle de motores de baixa tensão
KR101756726B1 (ko) 비상 인터록 해제장치가 구비된 배전반의 도어 잠금장치
CN210246109U (zh) 一种小容量变电站用高压隔离柜
CN201780898U (zh) 断路器柜五防联锁操作装置
CN218161316U (zh) 一种高压配电柜安装结构
KR101608928B1 (ko) 모터 컨트롤 센터의 셔터 배리어
KR100625412B1 (ko) 가스 절연 배전반의 3단 개폐장치
CN205070271U (zh) 隔离手车及中置式金属封闭开关设备
CN103730855A (zh) 移开式开关柜
CN112072487A (zh) 一种具有双重防触功能的分体式高压配电柜
CN201656250U (zh) 矿用隔爆兼本质安全型真空电磁起动器
EP2302748B1 (en) Medium or high voltage switchgear apparatus and method of earthing
CN206332364U (zh) 电动抽出式抽屉单元
CN103594945A (zh) 一种抽屉式低压开关柜
CN215266133U (zh) 金属铁底座
JP5944083B1 (ja) スイッチギヤ
CN214543070U (zh) 一种紧凑型多腔室电源柜
CN212085493U (zh) 一种安全型母排开合闸
CN210429603U (zh) 一种矿用馈电开关的闭锁装置
CN215267156U (zh) 一种高压开关柜五防联锁装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ORTENG EQUIPAMENTOS E SISTEMAS S.A. (BR/MG)

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ORTENG EQUIPAMENTOS E SISTEMAS LTDA (BR/MG)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ORTENG EQUIPAMENTOS E SISTEMAS LTDA (BR/MG)

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/04/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.