BRPI0318986B1 - extrator de suco e método para a fabricação de um cortador - Google Patents

extrator de suco e método para a fabricação de um cortador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0318986B1
BRPI0318986B1 BRPI0318986A BRPI0318986A BRPI0318986B1 BR PI0318986 B1 BRPI0318986 B1 BR PI0318986B1 BR PI0318986 A BRPI0318986 A BR PI0318986A BR PI0318986 A BRPI0318986 A BR PI0318986A BR PI0318986 B1 BRPI0318986 B1 BR PI0318986B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cutter
cup
base
fruit
juice
Prior art date
Application number
BRPI0318986A
Other languages
English (en)
Inventor
Juzar Lokhandwala
Guiwen Cheng
Original Assignee
John Bean Technologies Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US10/271,249 external-priority patent/US6805043B2/en
Application filed by John Bean Technologies Corporation filed Critical John Bean Technologies Corporation
Publication of BRPI0318986B1 publication Critical patent/BRPI0318986B1/pt

Links

Landscapes

  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Abstract

extrator de suco e método para a fabricação de um cortador a presente invenção se refere ao campo de processamento de alimento e, mais particularmente, a um extrator de suco, que compreende um primeiro e segundo copos (22, 24) sendo relativamente móveis ao longo de um caminho de percurso substancialmente linear recíproco; dito primeiro copo (22) compreendendo uma primeira pluralidade de dedos (23) que se estendem radialmente externamente e definem um orifício do primeiro copo (26); dito segundo copo (24) compreendendo uma base de anel (50) que define um orifício do segundo copo (52), e uma segunda pluralidade de dedos (25) que se estendem externamente a partir da dita base de anel (50) e inter-entrelaçam com a dita primeira pluralidade de dedos (23) para comprimir uma fruta (21) entre elas durante a extração do suco; um primeiro cortador (28) compreendendo: uma base do primeiro cortador (30), e uma primeira lâmina de corte (34) que se estende externamente a partir da dita base do primeiro cortador (30); e um segundo cortador (54) compreendendo: uma segunda lâmina de corte (56) dimensionada para ser recebida dentro do dito primeiro cortador (28), e uma borda (58) que se estende externamente a partir da dita segunda lâmina . de corte (56) e sendo montada no dito segundo cortador (54)no furo do segundo copo (52), dita borda (58) sendo a um nível de descarga com ou acima da porção adjacente da dita base de anel (50).

Description

“EXTRATOR DE SUCO E MÉTODO PARA A FABRICAÇÃO DE UM CORTADOR”
Dividido do PI 0314887-4, depositado em 25/08/2003
Campo da Invenção
A presente invenção se refere ao campo de processamento de alimento e, mais particularmente, a extratores de suco.
Antecedentes da Invenção
A extração de suco cítrico em uma escala comercial pode ser vantajosamente realizada com um extrator de frutas incluindo copos superior e inferior que movem reciprocamente um em relação ao outro ao longo de um percurso. As laterais de ambos os copos, superior e inferior, tipicamente compreendem dedos que suportam uma fruta de tal modo que possa ser espremida sem explodi-la. Os dedos do copo superior interdigitam ou entrelaçam com aqueles do copo inferior.
Por exemplo, pode-se colocar uma laranja ou outra fruta, no copo inferior através do acionamento de um dispositivo alimentador. Os copos, superior e inferior, são então trazidos juntos, de tal modo que os respectivos dedos do copo se entrelacem e a fruta entre eles seja espremida adequadamente.
Os cortadores, afiados, normalmente circulares, estão posicionados no topo e no fundo dos copos. Como os copos movem-se um contra o outro, a fruta é pressionada contra os cortadores. Os cortadores cortam as tampas de ambas as porções, do topo e do fundo da fruta de modo que os dedos interdigitados dos dois copos se entrelacem juntos.
O corte da parte da tampa do topo da fruta, promove a separação da casca das porções internas da fruta (que são, suco e polpa). O corte a partir da tampa inferior da fruta permite que as porções internas da fruta sejam forçadas para baixo dentro de um tubo coador exatamente abaixo do cortador do copo inferior. O tubo coador, em volta, é posicionado dentro de um tubo de distribuição.
Após as porções internas das frutas terem sido espremidas dentro do tubo coador, um tubo com orifício move-se para cima dentro do tubo coador aplicando uma pressão à porção interna da fruta. Isto produz o suco e receptáculos de suco, devido ao pequeno tamanho das partículas, para fluir através dos pequenos furos do tubo coador e dentro do tubo de distribuição de suco, assim, separando o suco e a polpa. O material do núcleo que normalmente inclui membrana, sementes, e tampões da casca são descartados pelo fundo do tubo de orifício. Tais extratores estão descritos, por exemplo, nas Patentes US 5.970.861 e 5.992.311 por Suter et al.
Devido às considerações de eficiência econômica, o extrator de suco deverá efetuar a extração de suco rapidamente com uma alta taxa de produção (que é, a quantidade de suco recuperado em relação à quantidade de fruta processada). Considerações de qualidade, ainda que determinados por aqueles cuidados que devem ser tomados com relação ao óleo extraído da casca durante o corte e aperto. Tal óleo, se misturado com suco em grandes quantidades reduz a qualidade do suco.
A patente US 5.070.778 de Cross et al. descreve uma cabeça cortante incluindo um núcleo e uma porção de lâmina cilíndrica que envolve o núcleo em uma relação espaçada. As aberturas laterais ou janelas são formadas na superfície lateral da porção da lâmina cilíndrica, e o núcleo tem uma forma cônica adjacente às janelas. Conseqüentemente, a pressão do tubo de orifício empurra parte do óleo da casca para fora dos lados da cabeça de corte através das janelas. Anéis da casca da fruta resultantes do corte das tampas da fruta, não podem ser misturados com a porção interna da fruta. Se ocorrer, o resultado é um incremento do óleo da casca no suco produzido, e, consequentemente, uma redução na qualidade do suco.
Extração sucessiva de suco envolve uma alta taxa de rendimento e uma diminuição da qualidade do suco. Com relação ao último, por exemplo, a quantidade de óleo de casca que é introduzido dentro do suco durante a extração deve ser limitada.
Outra abordagem para melhorar o rendimento e a qualidade de performance foi tentada pela FMC, para isto foram incluídos diferentes tamanhos de componentes para o extrator. Em particular, os extratores de suco típicos da FMC são testados nas denominações das versões 2,54 cm’’ e 1,90 cm” (uma polegada e três quartos de polegada). A medida é a dimensão nominal do diâmetro interno do cortador cilíndrico inferior. O cortador superior é um pouco maior do que o cortador inferior. A abertura da casca que é o espaço entre o diâmetro externo do cortador superior e a porção adjacente do copo superior, é tipicamente a mesma para ambos componentes, de 2,54 cm (uma polegada) ou de 1,90 cm (três quartos de polegada), e depende da fruta. Na tentativa de produzir-se um suco de alta qualidade e ainda provendo um alto rendimento, um cortador inferior de 2,22 cm (sete oitavos de polegada) foi construído e usado ao longo do processo com um copo superior do tamanho padrão com componente extrator de 2,54 cm (uma polegada). Consequentemente, para obter a abertura adequada da casca, a espessura da parede do cortador superior foi ampliada em cerca de 0,24 cm (0,094 polegadas). A parede espessa do cortador superior também requer uma cavidade maior no copo inferior para fornecer a abertura adequada. Infelizmente, desde que esta disposição de componentes foi testada não se obteve metas de qualidade e rendimento satisfatórias.
Descrição Resumida da Invenção
Em vista dos antecedentes acima é, portanto, o objetivo da presente invenção fornecer um extrator de suco com métodos associados que produzem um suco de alta qualidade e com um rendimento relativamente alto.
Este e outros objetivos têm características e vantagens, que de acordo com a presente invenção, são fornecidas por um extrator de suco, o qual inclui um primeiro cortador superior compreendido por uma base tendo pelo menos uma base aberta nele, e uma lâmina de corte estendida exteriormente a partir da base do cortador em uma relação espaçada para definir a passagem interna através da qual os detritos (por exemplo, casca da fruta ou óleo da casca) podem ser liberados.
Diferente da montagem com a cabeça de corte convencional que é desprovida de passagem, pedaços da casca da fruta bem como outros detritos podem passar mais facilmente através da base do cortador ao invés de prender nela ou se misturado com uma porção interna de uma fruta. Consequentemente, há menos óleo de casca para diminuir a qualidade do suco extraído.
O extrator de suco pode compreender um primeiro e segundo copos que se movem um de encontro ao outro, para espremer uma fruta entre eles durante a extração do suco. O primeiro e segundo copos podem se mover um de encontro ao outro, ao longo de uma passagem linear de percurso substancial em algumas realizações.
O primeiro copo compreende a uma pluralidade de dedos estendidos radialmente para exterior de modo a definir a primeira abertura do furo do copo, o qual, um de cada vez, pode receber o primeiro cortador.O primeiro cortador pode incluir uma primeira base de corte tendo pelo menos uma base aberta que pode abrir externamente para uma periferia definida por porções adjacentes da base. Uma primeira lâmina de corte pode estender externamente a partir da primeira base de corte para definir a passagem interna. A passagem interna pode estar em comunicação com pelo menos uma base aberta para liberar os detritos através dela.
Um primeiro cortador pode adicionalmente compreender um eixo estendido externamente a partir da base do primeiro cortador, oposta a primeira lâmina de corte, e a primeira lâmina de corte pode ter a forma cilíndrica e uma extremidade de corte chanfrada. O primeiro cortador pode ainda incluir um núcleo estendido externamente a partir da primeira base de corte em uma relação espaçada a partir da primeira lâmina de corte. A primeira lâmina de corte pode ter pelo menos uma lâmina aberta, e pelo menos uma lâmina aberta pode estar em comunicação com pelo menos uma base aberta.
O extrator de suco pode também incluir pelo menos um defletor de detritos adjacente a primeira base de corte. Pelo menos um defletor de detritos pode ter uma extremidade pontuda direcionada ao longo da passagem interna. Com uma primeira lâmina de corte tendo pelo menos uma lâmina aberta em comunicação com pelo menos uma base aberta, pelo menos um conector em forma de “L” pode ser definido. De pelo menos um conector em forma de “L” pode-se conectar a primeira base de corte e a primeira lâmina de corte juntas, e pelo menos um defletor de detritos pode ser adjacente numa porção interna de pelo menos uma perna suporte em forma de “L”.
O segundo copo pode compreender uma base de anel que define o orifício do segundo copo e uma segunda pluralidade de dedos estendidos externamente a partir da base do anel. O segundo copo pode adicionalmente compreender um segundo cortador que inclui uma segunda lâmina de corte que é dimensionada para ser recebida dentro da passagem interna do primeiro cortador.
Uma borda pode estender externamente a partir da segunda lâmina de corte para apertar o segundo cortador no orifício do segundo copo. A borda pode ser no nível de descarga ou abaixo da porção adjacente da base do anel. A borda pode servir para o corte direto da casca da fruta pelo primeiro e segundo cortadores para fora da porção interna das frutas, obtidas após espremer-se a fruta entre o primeiro e o segundo copos. Para prevenir que a casca da fruta se misture com as porções internas, a borda reduz a quantidade de óleo de casca no suco que é produzido no fim do processo. A borda então melhora a qualidade do suco sem reduzir o rendimento de suco.
Um aspecto adicional da invenção, está relacionado ao método de fabricar um cortador para o uso em um extrator de suco compreendendo o primeiro e o segundo copos, que se movem um contra o outro para espremer a fruta entre eles durante a extração do suco. O método pode incluir o fornecimento de uma base de corte tendo pelo menos uma base nela aberta. O método também pode incluir a conexão de uma lâmina de corte estendida externamente a partir da base de corte para definir a passagem interna que está em comunicação com pelo menos uma base aberta, onde os detritos podem ser descartados nela.
Breve Descrição das Figuras
A Figura 1 é uma vista esquemática da secção transversal e parcial da porção de um extrator de suco antes de espremer a fruta de acordo com a presente invenção.
A Figura 2 é uma vista da secção da porção do extrator de suco da Figura 1 durante a compressão da fruta.
A Figura 3 é uma vista em perspectiva ampliada do primeiro cortador do extrator de suco da Figura 1.
A Figura 4 é uma vista lateral em elevação parcial ampliada do primeiro cortador da Figura 2.
A Figura 5 é uma vista plana de topo do segundo copo do extrator de suco ilustrado na Figura 1.
A Figura 6 é uma vista da secção transversal do segundo copo e do segundo cortador associado, do extrator de suco ilustrado na Figura 1.
A Figura 7 é uma vista lateral em elevação ampliada do primeiro e segundo cortador do extrator de suco ilustrado na Figura 1.
A Figura 8 é um fluxograma de um método para fabricar um cortador para um extrator de suco de acordo com a presente invenção.
A Figura 9 é uma vista da secção transversal da primeira e segunda lâminas de corte como mostrado na Figura 7 com várias dimensões marcadas para clareza de explicação.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção será descrita agora detalhadamente, com referência às figuras anexas, em que as realizações preferidas da invenção são mostradas. A presente invenção pode, entretanto, ser aperfeiçoada em muitas formas diferentes e não pode ser construída tão quanto limitada ao conjunto de realizações expostas adiante. Sem dúvida, estas realizações são fornecidas de modo que esta descrição seja meticulosa e completa, e compreenda inteiramente o escopo da invenção para técnicos no assunto. Os números semelhantes se referem à elementos inteiramente equivalentes.
Referindo-se inicialmente as Figuras 1 a 4, um extrator de suco (20) é descrito de acordo com a presente invenção. O extrator de suco (20) ilustrativa mente inclui o primeiro e segundo copos (22, 24) entre os quais uma fruta (21) (por exemplo, laranja, uva, etc...) pode ser segurada. Com a fruta entre eles, o primeiro e segundo copos (22, 24) caminham juntos traçando o movimento de um contra o outro, ilustrativamente ao longo de um percurso substancialmente linear, por exemplo. A casca da fruta é separada e as porções internas da fruta são extraídas, visto que o primeiro e o segundo copos (22, 24) caminham junto comprimindo a fruta (21) como é rapidamente compreendido pelos técnicos no assunto.
A fruta é segura no segundo copo (24) com o primeiro copo (22) ilustrativamente internamente descendente sobre o segundo copo (24) e sobre a fruta (21). Ilustrativamente, um mecanismo de direção de came (31) conectado ao primeiro copo (22) por um acoplamento de direção (29) direciona o primeiro copo linearmente para baixo. Como será prontamente apreciado pelos técnicos no assunto, outras orientações do primeiro e segundo copos (22, 24), como também outros mecanismos para movê-los relativamente um contra o outro podem ser alternativamente usados. Por exemplo, o primeiro e segundo copos (22, 24) podem ser orientados no mesmo plano horizontal, e cada um possa mover-se para o outro em uma direção horizontal direcionados por um ou vários 5 mecanismos de direção conhecidos pelos técnicos no assunto.
Conforme ilustrado adicionalmente, o primeiro copo (22) compreende uma primeira pluralidade de dedos (23), e o segundo copo (24)
compreende uma segunda pluralidade de dedos (25). Ambas pluralidades de dedos (23, 25) são estendidos externamente para entrelaçar-se e comprimir a fruta (21) com os respectivos copos (22, 24) movendo-se juntos.
Ilustrativamente, a primeira pluralidade de dedos (23) estende radialmente externamente para definir um diâmetro para o primeiro copo (26). Um primeiro cortador (28) é recebido dentro do primeiro orifício do copo (26) de modo que este esteja posicionado dentro da porção de topo do primeiro copo 15 (22). O primeiro cortador (28) corta uma tampa no topo da fruta (21) para permitir uma separação da casca da fruta da porção interna da fruta. Como será prontamente entendido pelos técnicos no assunto, isto ajuda a prevenir o estouro da fruta (21), visto que ela é apertada entre as respectivas pluralidades de dedos (23, 25) do primeiro e segundo copos (22, 24).
O primeiro cortador (28) ilustrativamente compreende uma base do primeiro cortador (30) que possui três aberturas na base (32A, 32B, 32C).
Como será prontamente entendido pelos técnicos no assunto, o primeiro cortador (28) pode alternativamente possuir mais do que três aberturas na base ou pode ter poucas, tal como uma. O primeiro cortador (28) adicionalmente possui uma primeira lâmina de corte (34) estendida externamente a partir da base do primeiro cortador (30). Ilustrativamente, a primeira lâmina de corte (34) possui uma forma cilíndrica e uma ponta de corte chanfrada. A primeira lâmina de corte (34), estendida externamente a partir da base do primeiro cortador (30), define a passagem interna (36). A passagem interna (36), como mostrado, está em comunicação com as aberturas da base (32A, 32B e 32C) e então permite a liberação dos detritos através destas.
A passagem interna (36), através da qual os detritos como a casca da fruta é liberada, confere ao primeiro cortador (28), vantagens distintas sobre os cortadores convencionais tendo apenas aberturas laterais ou nenhuma abertura. Em contraste com os cortadores convencionais, quando o
primeiro cortador (28) da presente invenção corta dentro da fruta (21), a casca da fruta ou outro detrito é muito menos desejável para se tornar apanhado ou calçado dentro dele. Ao invés disto, sob a pressão que resulta no primeiro e segundo copos (22, 24) vindo juntos espremendo a fruta (21) entre eles, os detritos são empurrados ao longo e par fora da passagem interna (36).
Especificamente, se o primeiro copo (22) é orientado sobre o segundo copo (24) de modo a mover a fruta (21) para baixo, a pressão resultante força os detritos para cima e para fora do primeiro cortador (28) (como indicado pelas referências (27) na Figura 2).
Ilustrativamente, cada uma das aberturas de base (32A, 32B,
32C) do primeiro cortador (28) abre externamente para uma periferia definida pelas porções de base adjacentes (40A, 40B e 40C). Conseqüentemente, isto 20 aumenta a liberação de detritos através da passagem interna (36).
Adicionalmente, a primeira lâmina de corte (34) possui três aberturas de lâminas (42A, 42B e 42C) nela. Contudo, cada abertura de lâmina (42A, 42B, 42C) está ilustrativamente em comunicação com uma das três bases abertas (32A, 32B, 32C), de modo que adicionalmente aumenta a liberação de detritos 25 através da passagem interna (36).
Opcionalmente, o primeiro cortador (28) pode incluir um núcleo (38) que se estende externamente a partir da base do primeiro cortador (30) de modo que o núcleo seja posicionado dentro da primeira lâmina de corte (34). Como mostrado, opcionalmente o núcleo (38) que inclui dentro da primeira lâmina de corte (34) está em uma relação espaçada a partir da primeira lâmina de corte.
Adicionalmente, o primeiro cortador (28) pode opcionalmente incluir defletores de detritos (44) adjacentes à base do primeiro cortador (30). Como 5 ilustrado, cada defletor de detritos (44) possui uma extremidade pontuda (46) direcionada no sentido da passagem interna (36). Uma abertura de lâmina (42A) em comunicação com uma abertura de base (32A) define uma perna de suporte
em forma de “L” que conecta junto à base do primeiro cortador (30) e a primeira lâmina de corte (34). O defletor de detritos (44) é ilustrativamente adjacente a uma porção interna da perna de suporte em forma de “L” como mostrado.
Referindo-se adicionalmente agora as Figuras 5 a 7, um outro aspecto do extrator de suco (20) em relação à qualidade e rendimento é agora descrito. O segundo copo (24) ilustrativamente compreende uma base de anel (50) definindo um segundo orifício de copo (52). A segunda pluralidade de 15 dedos (25) se estende externamente pela base de anel (50). Ilustrativamente, o segundo copo (24) adicionalmente possui um segundo cortador (54) dentro do segundo orifício de copo (52). O segundo cortador (54) ilustrativamente inclui uma segunda lâmina de corte (56). Como talvez seja mais bem mostrada na figura (7), a segunda lâmina de corte (56) é dimensionada de modo que possa 20 ser recebida dentro da passagem interna (36) do primeiro cortador (28).
Conforme também ilustrado, uma borda (58) se estende externamente a partir da segunda lâmina de corte (56) para montar o segundo cortador (54) no segundo orifício de copo (52). A borda (58) está ilustrativamente em um nível de descarga com as porções adjacentes da base 25 de anel (50). Como será, prontamente, entendido pelos técnicos no assunto, a borda (58) pode também estar a um nível acima da base de anel (50). A borda (58) serve para prevenir o corte e a separação da casca de fruta, incluindo o anel da casca resultante a partir do corte dos tampões da fruta (21), a partir da mistura adequada com as partes internas espremidas da fruta pelo primeiro e segundo copos (22 e 24). Conseqüentemente, sem a redução do rendimento do suco, a borda (58) aumenta a qualidade do suco através da diminuição da quantidade de óleo da casca que pelo contrário poderia ser adicionada ao suco durante a prensagem.
Os defletores de detritos (44) opcionalmente incluídos, ilustrativamente possuem extremidades pontudas (46), que podem cooperar
com a borda (58) por uma segmentação adicional da casca da fruta e desviando-a para fora do primeiro e segundo cortadores (22, 24) e, dessa forma, para fora das porções internas da fruta (21). Novamente, a deflexão do anel de casca para fora das porções internas espremidas a partir da fruta (21), reduz a quantidade de óleo da casca no suco produzido, desse modo, aumenta-se a qualidade sem reduzir o rendimento do suco.
Ilustrativamente, um eixo (60) se estende externamente a partir da 15 base do primeiro cortador (30), oposta a primeira lâmina de corte (34). O eixo (60) pode segurar o primeiro cortador (28) na ligação de direção (29) conectada ao mecanismo de direção de came (31) que ilustrativamente dirige o primeiro copo (22) para baixo para dentro da fruta (21) durante a extração de suco.
Referindo-se novamente as figuras (1 e 2), em particular, a fruta (21) 20 é espremida, em vista de que o mecanismo de direção de came (31) dirige o primeiro copo (22) junto com o segundo copo (24). O primeiro cortador (28) corta a tampa de topo da fruta, visto que o primeiro copo (22) move-se contra a fruta (21). A fruta (21) é também forçada contra a segunda lâmina de corte (56), a qual corta a tampa de fundo da fruta (21). As partes internas (62) da fruta (21) são forçadas 25 através da porção de fundo da tampa e para dentro do tubo pré-finalizador (64) como resultado do aumento da pressão durante o processo de extração. A casca separada da fruta é descartada entre o primeiro copo (22) e o primeiro cortador (28). Como detalhado acima, qualquer casca de fruta ou detritos dentro do primeiro cortador (28) é liberado através da passagem interna (36).
Como as porções internas (62) da fruta (21) são extraídas, elas se movem dentro de um tubo pré-finalizador (64). Quando a extração é concluída, um tubo de orifício (66) move-se para cima a partir de baixo do tubo préfinalizador (64) criando pressão no seu conteúdo, o qual produz a extração de suco para fluir para fora através de orifícios no tubo pré-finalizador e dentro de um distribuidor de tubos de suco (68). A liberação da casca de fruta e outros detritos através da passagem interna (36) e sua deflexão pela borda (58) evita que os detritos se misturem com as partes internas da fruta (21). Conseqüentemente, a qualidade do suco extraído é maior.
Um aspecto adicional da presente invenção se refere ao método de fabricar um cortador (28) para uso em um extrator de suco (20) que inclui, um primeiro e um segundo copos (22, 24), que se movem relativamente um contra o outro para comprimir a fruta entre eles durante a extração de suco. O método ilustrado pelo fluxograma (70) projetado na Figura 8 inclui, após partida (Bloco 72), fornecer uma base de cortador (30) que possui pelo menos uma abertura de base (32A, 32B, 32C) nela (Bloco 74). Provendo uma base do cortador (30) que possui pelo menos uma abertura de base (32A, 32B, 32C) pode realizar pelo menos uma abertura de base que abre externamente em uma periferia definida pelas porções de base adjacentes (40A, 40B, 40C).
O método adicional e ilustrativamente inclui, no Bloco (76), a conexão de uma lâmina de corte (34) que se estende externamente a partir da base do cortador (28) para desse modo definir uma passagem interna (36) em comunicação com pelo menos uma abertura de base (32A, 32B, 32C) de modo que estes detritos possam ser liberados através dela. O método opcionalmente pode adicionalmente realizar uma lâmina de corte (34) com pelo menos uma abertura de lâmina (42A, 42B e 42C) nela de modo que pelo menos uma abertura de lâmina esteja em comunicação com pelo menos uma abertura de base (32A, 32B, 32C).
Ilustrativamente, o método adicionalmente inclui, no Bloco (78), Opcionalmente, a conexão de um núcleo (38) que se estende externamente a partir da base do cortador (28) de modo que seja posicionado dentro da lâmina de corte em uma relação espaçada dela. O método também ilustrativamente inclui, no Bloco (80), opcionalmente a conexão de pelo menos um defletor de detritos (44) para a base do cortador (30). A conexão de pelo menos um defletor de detritos (44) pode opcionalmente implicar na conexão de pelo menos um defletor de detritos que possui uma extremidade pontuda (46) direcionada ao longo da passagem interna (36).
Retornando agora adicionalmente à Figura 9 outras características do extrator (20) em relação ao aumento da qualidade do suco e rendimento são agora descritos. Estas características podem ser usadas independentemente ou juntas com aquelas características já discutidas acima como será apreciada pelos técnicos no assunto. Mais particularmente, a primeira lâmina de corte cilíndrica (34) pode preferivelmente ter um diâmetro interno Dh em uma faixa de cerca de 2,51 a 2,56cm (0,990 a 1,010 polegada), e uma espessura de parede em uma faixa de cerca de 0,17 a 0,22cm (0,068 a 0,088 polegada). A segunda lâmina de corte cilíndrica (56) pode preferivelmente ter um diâmetro externo DE2 para ser recebida dentro do diâmetro interno Dh da primeira lâmina de corte cilíndrica (34). Com esses tamanhos de componentes em particular tem sido encontrado o alto rendimento e a qualidade do suco desejada.
As tentativas do estado da técnica com tamanhos variados de cortadores, etc. não produzem um alto rendimento de suco e alta qualidade de suco desejados inesperadamente produzidos por dimensões particulares dos componentes. Entretanto, ele é teorizado, sem que os depositantes desejem ser ligados a isso, que pelo menos alguns dos aperfeiçoamentos inesperados vem a partir da limpeza mais eficientemente da casca da porção interna da fruta como resultado da finura da parede da lâmina de corte cilíndrica (34) do primeiro cortador (28) de acordo com este aspecto da invenção, e como comparado à espessura da parede da lâmina, tal como usada no estado da técnica. É também teorizado, sem os depositantes desejarem ser ligados a isso, que o diâmetro interno da primeira lâmina de corte (34) também coopera com 2,22 cm (sete oitavos de polegada) do segundo cortador (54) para prover alto rendimento e sem excesso de óleo de casca misturando no suco durante a extração.
O diâmetro interno Dh da primeira lâmina de corte cilíndrica (34) pode mais preferivelmente estar em uma faixa de cerca de 2,530 a 2,547cm (0,997 a 1,003 polegada). Adicionalmente, a espessura da parede Ti da primeira lâmina de corte cilíndrica (34) pode mais preferivelmente estar em uma faixa de cerca de 0,19 a 0,20cm (0,075 a 0,081 polegada). Estes valores estão baseados em tolerâncias desejadas de + 0,007cm (± 0,003 polegada), por exemplo, embora outros valores de tolerância sejam também contemplados pela presente invenção como será apreciado pelos técnicos no assunto.
A segunda lâmina de corte cilíndrica (56) pode preferivelmente ter um diâmetro interno Dl2 em uma faixa de cerca de 2,14 a 2,30 cm (0,845 a 0,905 polegada), e, preferivelmente em uma faixa de cerca de 2,23 a 2,24cm (0,878 a 0,884 polegada). A segunda lâmina de corte cilíndrica (56) pode também ter um diâmetro externo DE2 menor que mais ou menos 2,46cm (0,970 polegada). Por exemplo, o diâmetro externo DE2 pode estar na faixa de 2,45 a 2.46cm (0,963 a 0,970 polegada). Consequentemente, a espessura da parede T2 da segunda lâmina de corte cilíndrica (56) pode estar em uma faixa de cerca de 0,10 a 0,12cm (0,040 a 0,046 polegada).
A liberação de casca LC pode estar em uma faixa de cerca de 0,20 a 0,28cm (0,078 a 0,110 polegada) para a maioria das laranjas, por exemplo. Naturalmente, outros valores de liberação de casca podem, também, ser usados como será apreciado pelos técnicos no assunto.
O espaçamento das porções de dedos adjacentes do segundo copo a partir do segundo cortador pode estar na faixa convencional de cerca de 0,50 a 0,51cm (0,196 a 0,202 polegada), por exemplo. Adicionalmente, o tubo pré-finalizador (64) e o tubo de orifício (66) como descrito acima pode também ser dimensionado apropriadamente para o segundo cortador (56) tendo os diâmetros interno e externo como mencionados, assim como será prontamente apreciado pelos técnicos no assunto sem requerer discussões adicionais.
Outros aspectos relacionados ao extrator (20) e métodos associados estão descritos em um pedido co-pendente intitulado EXTRATOR DE SUCO INCLUINDO COMPONENTES CORTADORES PARA AUMENTAR QUALIDADE E O RENDIMENTO DE PERFORMANCE E MÉTODOS ASSOCIADOS”, depositado concorrentemente com este em 15 de outubro de 2002 e tendo procurador n°. 56063, e Número de Série 10/272,533. Conseqüentemente, muitas modificações e outras modalidades da invenção virão à mente de um técnico no assunto tendo o benefício dos ensinamentos apresentados nas descrições anteriores e nas figuras associadas. Além disso, é para ser entendido que a invenção não é para estar limitada às realizações específicas descritas, e que outras modificações e realizações são pretendidas para serem incluídas dentro do escopo das reivindicações anexadas.

Claims (3)

  1. Reivindicações
    1. EXTRATOR DE SUCO, que compreende:
    primeiro e segundo copos (22, 24) sendo relativamente móveis ao longo de um caminho de percurso substancialmente linear recíproco;
    dito primeiro copo (22) compreendendo uma primeira pluralidade de dedos (23) que se estendem radialmente externamente e definem um orifício do primeiro copo (26);
    dito segundo copo (24) compreendendo uma base de anel (50) que define um orifício do segundo copo (52), e uma segunda pluralidade de dedos (25) que se estendem externamente a partir da dita base de anel (50) e inter-entrelaçam com a dita primeira pluralidade de dedos (23) para comprimir uma fruta (21) entre elas durante a extração do suco;
    um primeiro cortador (28) compreendendo:
    - uma base do primeiro cortador (30), e
    - uma primeira lâmina de corte (34) que se estende externamente a partir da dita base do primeiro cortador (30); e um segundo cortador (54) compreendendo:
    - uma segunda lâmina de corte (56) dimensionada para ser recebida dentro do dito primeiro cortador (28), caracterizado por compreender adicionalmente uma borda (58) que se estende externamente a partir da dita segunda lâmina de corte (56) e sendo montada no dito segundo cortador (54) no furo do segundo copo (52), dita borda (58) sendo a um nível de descarga com ou acima da porção adjacente da dita base de anel (50).
  2. 2. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um núcleo (38) que se estende externamente a partir da dita base do primeiro cortador (30) e é posicionado dentro da dita primeira lâmina de corte (34) em uma relação espaçada dela.
  3. 3. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita primeira lâmina de corte (34) possui uma 5 forma cilíndrica e uma extremidade chanfrada.
BRPI0318986A 2002-10-15 2003-08-25 extrator de suco e método para a fabricação de um cortador BRPI0318986B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/271,249 US6805043B2 (en) 2002-10-15 2002-10-15 Juice extractor with enhanced quality and yield performance and methods of making same
BRPI0314887 2003-08-25
PCT/US2003/026613 WO2004034823A1 (en) 2002-10-15 2003-08-25 Juice extractor with enhanced quality and yield performance and methods of making same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0318986B1 true BRPI0318986B1 (pt) 2019-08-13

Family

ID=67613002

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0318986A BRPI0318986B1 (pt) 2002-10-15 2003-08-25 extrator de suco e método para a fabricação de um cortador

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0318986B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN104473549B (zh) 用于榨汁机的汁液提取模块
US3736865A (en) Fruit processing apparatus
CN1236717C (zh) 挤汁器
CN103732108B (zh) 一种用于将水果或蔬菜的汁液与果肉进行分离的粉碎分离器
DE202009014480U1 (de) Hochleistungsentsafter
JPH0628568B2 (ja) 果汁抽出機
US8261659B2 (en) Peeling cup for fruit juice extraction device
AU2014378034B2 (en) Juice extraction devices with hollow juice extraction screw
US6095038A (en) Egg white and yolk separator
US20150201666A1 (en) Extractor for producing enhanced quality pulp and associated methods
US5170700A (en) Fluted column for juice extractor
BRPI0318986B1 (pt) extrator de suco e método para a fabricação de um cortador
EP1578216B1 (en) Juice extractor with enhanced quality and yield performance and methods of making same
US6923112B2 (en) Juice extractor including cutter components for enhanced quality and yield performance and associated methods
KR20210039480A (ko) 착즙기 및 그 나선 압출 착즙 스크류
WO2017138804A1 (es) Aparato exprimidor de cítricos
CN109393525A (zh) 一种花生高效炒料装置
US2705452A (en) Fruit juicers
CN211533867U (zh) 榨汁机刀盘及榨汁机
CN218133687U (zh) 一种山茶油生产用清洗装置
KR102610067B1 (ko) 열매씨 및 과육 분리장치
KR200212707Y1 (ko) 전기녹즙기
CN220402984U (zh) 一种杨梅酒去核榨汁机
CN212165562U (zh) 一种挤压式榨汁机
CN215936220U (zh) 新型便携式开椰器

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 6 DA LPI

B12B Appeal: appeal against refusal
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS