BRPI0318472B1 - A method and device for automatically registering the presence of a wireless local area network " - Google Patents

A method and device for automatically registering the presence of a wireless local area network " Download PDF

Info

Publication number
BRPI0318472B1
BRPI0318472B1 BRPI0318472B1 BR PI0318472 B1 BRPI0318472 B1 BR PI0318472B1 BR PI0318472 B1 BRPI0318472 B1 BR PI0318472B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wlan
base station
local area
area network
mobile device
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"MÉTODO E DISPOSITIVO PARA REGISTRAR AUTOMATICAMENTE A PRESENÇA DE UMA REDE DE ÁREA LOCAL SEM FIOS" FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Campo da Invenção A presente invenção relaciona-se em geral com sistemas de comunicação e mais particularmente, com um método e aparelho para automaticamente registrar a presença de uma rede de área local sem fios.
Descrição da Técnica Relacionada Atualmente, as redes celulares da geração 2.5 (2.5G) e da terceira geração (3G) podem proporcionar serviços de dados sem fios, tal como serviço Internet sem fios, possuindo taxas de dados de até 2 Mbps. Por outro lado, as redes de área local sem fios (WLANs), tal como as redes sem fios IEEE 802.11a, IEEE 802.11b e HiperLAN/2, por exemplo podem proporcionar serviço de dados com taxas superiores a 10 Mbps. O serviço WLAN também tipicamente é mais barato de se implementar do que o serviço celular devido ao uso de bandas de freqüência não licenciadas pelas WLANs. Como tal, é desejável trocar do serviço celular para o serviço WLAN quando um dispositivo móvel está dentro da área de serviço de uma WLAN. A troca entre o serviço celular e o serviço WLAN pode proporcionar a utilização ótima do espectro disponível e pode reduzir a sobrecarga das redes celulares durante momentos de pico de atividade.
Os pontos de acesso públicos sem fios baseados na tecnologia WLAN estão se tornando populares mas os usuários com dispositivos sem fios ainda defrontam-se com o desafio de determinar onde os pontos dé acesso estão localizados. Os dispositivos móveis tipicamente possuem recursos de energia limitados. Continuamente verificar a presença de uma WLAN por ligar um subsistema WLM completo pode resultar em drenagem considerável de energia. Assim, existe uma necessidade de minimizar a energia utilizada pelos dispositivos móveis por automaticamente detec:ar e registrar a localização de redes de área local sem fios.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO 0 presente método inclui varrer para detectar a presença de uma rede de área local sem fios WLAN, detectando a presença da rede de área local sem fios, entrando em contato com uma estação base da rede de área local sem fios detectada para requisitar a localização da estação base e recebendo a localização da rede de área sem fios. De preferência, existe um registro da localização da estação base para referência futura.
Um dispositivo sem fios é configurado para varrer para detectar a presença de uma rede de área local sem fios (WLAN), requisitando que uma estação base da rede de área local sem fios detectada transmiua a localização da estação base e recebendo e registrando a localização da estação base da rede de área sem fios.
Um dispositivo móvel operável para comunicar-se com uma rede de comunicação sem lios e com uma rede de área local sem fios (WLAN) é configurado para varrer para detectar a presença de uma rede de área local sem fios (WLAN), detectando a presença da rede d£ área local sem fios, en- trando em contato com uma estaçãb base da rede de área local sem fios detectada para requisitar a localização da estação base e recebendo a localização dia rede de área sem fios.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DEiüENHOS
De modo que a maneira na qual os aspectos citados acima da presente invenção sejam realizados e possam ser entendido em detalhes, uma descrição mais particular da invenção, resumidamente sumarizada acima, pode ser obtida por referência às modalidades da mesma, que são ilustradas nos desenhos anexos.
Entretanto, é para ser observado que os desenhos anexos ilustram somente modalidades típicas desta invenção e portanto não são para ser consi.derados como limitando seu escopo, devido a invenção poder admitir outras modalidades igualmente eficazes. A Figura IA é um fluxograma de uma detecção e registro automáticos de localizações WLAN da invenção. A Figura 1B descreve um sistema de comunicação i-lustrativo no qual a presente invenção pode ser empregada de forma vantajosa. A Figura 2 descreve um diagrama de blocos de alto nível apresentando uma modalidade de uma parte de um dispositivo móvel ilustrativo da Figura 1 possuindo um varredor de rede de área local sem fios (WLAN) para uso com a invenção. A Figura 3 é um diagrama de blocos mais detalhado apresentando a parte do dispositivo móvel da Figura 2. A Figura 4 descreve um fluxograma apresentando uma modalidade de um método ilustrativo para transferir comunicações em um dispositivo móvel a partir de uma rede celular para uma WLAN. A Figura 5 descreve um diagrama de blocos apresentando uma modalidade de um detector de energia WLAN ilustrativo. A Figura 6 descreve um diagrama de estado apresentando uma operação do detector de; energia de WLAN da Figura 5. A Figura 7 graficamente ilustra um sinal de fre-qüência de rádio recebido a partir de uma WLAN. A Figura 8 graficamente ilustra o sinal RF da Figura 7 filtrado pelo detector de energia de WLAN. A Figura 9 descreve um diagrama de estado apresentando uma modalidade de um método ilustrativo para de forma controlada executar uma varredura por uma WLAN em um dispositivo móvel. A Figura 10 descreve um diagrama de estado apresentando outra modalidade ilustrativa de um método para de forma controlada executar uma varredura por uma WLAN em um dispositivo móvel, DESCRIÇÃO DETALHADA A presente invenção é um método e aparelho para automaticamente detectar e registrar a localização de localizações de rede de área local sem fios (WLAN), isto é, pontos de acesso WLAN. Se o aspecto de detecção e registro automáticos for capacitado, o dispositivo móvel pesquisa pontos de acesso WLAN a medida que q usuário move-se. O regis- tro automático de pontos de acesso WLAN da invenção será descrito dentro do contexto de varrer por pontos de acesso WLAN por detectar flutuações de energia. Os com conhecimento na técnica, entretanto, irão apreciar que o registro automático de pontos de acesso WLAN da invenção pode ser praticado com métodos de varredura WLAN diferentes, tal como detectar seqüências de assinatura únicas para uma WLAN e um sistema de localização de posição. Assim, a presente invenção possui ampla aplicabilidade além do método de detecção de WLAN detalhado aqui dentro.
Um diagrama de blocos de alto nivel 1100 do registro automático de localizações WLAN da presente invenção é apresentado na Figura IA. De preferência, permitir a um dispositivo móvel automaticamente detectar e registrar a localização de redes de área local é uma opção que pode ser selecionada pelo usuário, também referida aqui dentro como opção prowler (tipo de programa Daemon ativo em background executado quando solicitado) WLAN. A opção prowler WLAN consume energia de bateria extra a medida que o dispositivo pesquisa pontos de acesso WLAN. 0 usuário pode decidir se ativa ou não o mesmo. Se a opção prowler WLAN for habilitada 1106, o dispositivo móvel pesquisa pontos de acesso WLAN a medida que o usuário se move 1105. Vários métodos podem ser utilizados para a varredura, isto é, para a pesquisa, de pontos de acesso WLAN 1104. Se o dispositivo móvel detectar a presença de uma WLAN 1103, ele irá automaticamente ativar seu transmissor WLAN e entrar em contato com a estação base WLAN 1102. Ao invés de entrar em contato com a estação base para configurar uma conexão real, o dispositivo móvel irá simplesmente requisitar que a estação móvel envie para o mesmo uma mensagem contendo o endereço fisico da estação base. Por exemplo, a estação base pode enviar para o dispositivo alguma coisa como "Starbucks 731, 5th Avenue, Manhattan, NY, USA". O dispositivo então registraria este endereço em uma base de dados em sua memória 1101. Se o dispositivo móvel detectar a baliza da estação base e perceber que ela é de uma estação móvel com uma identificação de controle de acesso de meio MAC ID (um identificador de hardware único) que já está na base de dados, ela não irá consultar a estação base desde que ela já sabe sua localização. Não consultar as estações base que já estão na base de dados de localizações irá reduzir o tráfego da rede.
Posteriormente, o usuário do dispositivo móvel pode acessar a base de dados e localizar um ponto de acesso WLAN próximo ao mesmo. Alternativamente, o usuário pode digitar seu endereço corrente e o dispositivo móvel pode pesquisar a base de dados por um ponto de acesso mais próximo. O dispositivo também pode exibir as localizações de ponto de acesso em uma mapa em tela. Em uma modalidade alternativa, o dispositivo móvel também pode utilizar informação manualmente informada. Por exemplo, se o usuário do dispositivo móvel estiver em algum lugar em uma cidade e obter um bom sinal, o usuário do dispositivo móvel pode entrar com sua localização atual em uma mapa para referência futura. Alternativamente, se o dispositivo móvel tiver um receptor GPS, o usuário pode simplesmente pressionar uma tecla ou op- ção de menu e o dispositivo automjaticamente salvaria sua Γ&-' calização atual. A Figura 1B descreve um sistema de comunicação 100 no qual a presente invenção pode ser de forma vantajosa empregada. O sistema de comunicação 100 compreende uma rede de comunicação sem fios 102, uma pluralidade de pontos de acesso WLAN 104 (por exemplo, os pontos de acesso WLAN 104x e 1042) e uma pluralidade de dispositivos móveis 110 (por exemplo, os dispositivos móveis 110χ e 1102). A rede de comunicação sem fios 102 proporciona serviço para os dispositivos móveis 110 localizados dentro de uma área de serviço 106 (por exemplo, os dispositivos móveis 110x e 1102) . Por exemplo, a rede de comunicação sem fios 102 pode compreender uma rede de telefone celular proporcionando serviços de voz e/ou dados para os dispositivos nóveis 110 dentro da área de serviço 110 localizada dentro das áreas de serviço 108x e 1082, respectivamente (por exemplo, o dispositivo móvel 1102 localizado dentro de área de serviço 108i). Por exemplo, os pontos de acesso WLAN 104 podem compreender pontos de acesso WLAN IEEE 802.11b proporcionando serviços de voz e/ou de dados para os dispositivos móveis 110 dentro das áreas de serviço 108. 0 sistema de comunicação 100 é ilustrativamente apresentado não possuindo áreas c.e serviço 108 se sobrepondo correspondendo aos pontos de acesso WLAN 104 que estão localizados com a área de serviço 106 correspondendo à rede de comunicação sem fios 102. Outras disposições podem ser utilizadas com a presente invenção, tal como área de serviço 108 se sobrepondo.
Como descrito abaixo, a) presente invenção permite que cada rnn dos dispositivos móveis 110 detecte a presença de uma WLAN. Como tal, a presente invenção permite que cada um dos dispositivos móveis 110 comunique-se com um ou mais pontos de acesso WLAN 104, ao invés do que com a rede de comunicação sem fios 102, quando o dispositivo móvel 110 está localizado dentro das áreas de serviço 108. Por exemplo, o dispositivo móvel 1102, o qual está localizado dentro da á-rea de serviço 108i, é capaz de comunicar-se com o ponto de acesso WLAN 104χ e com o sistena de comunicação sem fios 102. Assim, o dispositivo móvel 1102 pode transferir comunicações entre o ponto de acesso WLAN 1042 e o sistema de comunicação sem fios 102 como desejado. 0 dispositivo móvel 110i, entretanto, irá continuar a comunicar-se com o sistema de comunicação sem fios 102 até c;ue o dispositivo móvel HOi mova-se dentro de uma ou mais das áreas de serviço 108 dos pontos de acesso WLAN 104. A decisão para trocar entre o sistema de comunicação sem fios 102 e a WLAN pode ser tomada no dispositivo móvel 110 ou pela inteligência no sistema de comunicação sem fios 102. Para o sistema de comunicação sem fios 102 tomar a decisão, o sistema de comunicação sem fios 102 requer o conhecimento preciso da localização do dispositivo móvel 110 e da localização dos pontos de acesso WLAN 104. A localização do dispositivo móvel 110 pode ser obtida de forma precisa, por exemplo, pela utilização de um receptor do Sistema de Posicionamento Global (GPS) no dispositivo móvel 110 e pelo envio das coordenadas para q> sistema de comunicação sem fios 102. A Figura 2 descreve um diagrama de blocos de alto nível apresentando uma modalidade de uma parte de um dispositivo móvel 110 no qual a presen;e invenção é empregada. 0 dispositivo móvel 110 compreende uma interface de celular 202 acoplada com uma antena 210, uma interface WLAN 204 acoplada com uma antena 212, um circiitamento de banda base celular 206, o circuitamento de banda base WLAN 208, o multi-plexador 216, a camada de rede 2|18 e a camada de aplicação 220. A interface do celular 202' transmite e recebe sinais de freqüência de rádio (RF) em uma banda de freqüência de telefone celular, os quais são processados pelò circuitamento de banda base do celular 2C6. A interface WLAN 204 transmite e recebe sinais RF en uma banda de freqüência WLAN, os quais são processados pelo circuitamento de banda base WLAN 208. As saídas de dadcs do circuitamento de banda base WLAN 208 e do circuitamentc de banda base celular 206 são acoplados para a camada de rede 218. A saída da camada de rede 218 é acoplada para a camada de aplicação 220 para exibição visual e/ou de áudio paia um usuário. Por exemplo, o dispositivo móvel 110 pode compreender um telefone celular. Em outro exemplo, o dispositivo móvel 110 compreende um assistente digital pessoal (PIA) com um cartão de conexão WLAN (por exemplo, um cartão de conexão da associação interna de cartão de memória de computador pessoal (PCMCIA). A interface WLAN 204 incluí um dispositivo de varredura WLAN 214 para detectar a presença de uma WLAN. Resumidamente dito, a presente invenção inicializa uma varredura WLAN para pesquisar a presença dd uma WLAN. Os métodos pára de forma controlada executar a varredura WLAN são descritos abaixo com respeito às Figuras 9 e 10. Até agora, a interface do celular 202 tem estado recebendo e transmitindo sinais de dados e o circuitamento c.e banda base do celular 206 tem estado processando os sinais de dados. Quando da detecção da presença de uma WLAN, o dispositivo de varredura WLAN 214 notifica a camada de rede 213 que uma WLAN está presente, A camada de rede 218 pode então ativar o circuitamento de banda base WLAN 208 se desejado através do multiplexador 216. Ou seja, a interface WLAN 204 agora recebe e transmite sinais de dados e o circuitamer.to de banda base WLAN 208 processa os sinais de dados.
Quando o circuitamento de banda base WLAN 208 é ativado, o circuitamento de banca base do celular 206 pode ser desativado. Se o dispositivo móvel 110 depois disso mover-se para fora da faixa da WLAN, a camada de rede 218 pode ativar o circuitamento de banda oase do celular 206 através do multiplexador 216 e o circuitamento de banda base WLAN 208 pode ser desativado. Em uma modalidade, a camada de rede 218 ativa o circuitamento de banda base de celular 206 em resposta a uma diminuição na qualidade de sinal no dispositivo móvel 110 abaixo de um limite predeterminado (por exemplo, o dispositivo móvel 110 move-se para fora da faixa da WLAN). Os com conhecimento na técnica irão apreciar que a presente invenção pode ser utilizada em outras disposições, tal como um dispositivo móvel configurado somente para comunicar- se com uma WLAN (por exempljo, um computador laptop) . A Figura 3 descreve um diagrama de blocos apresentando uma modalidade mais detalhada de uma parte de um dispositivo móvel 110 de acordo con a presente invenção. Os elementos na Figura 3 que são os mesmos ou similares aos e-lementos na Figura 2 são designados com números de referência idênticos. A interface WLAN 204 ilustrativamente compreende um filtro RF 302, um amplificador de ruído baixo (LNA) 306, um misturador 310, um circuito de laço fechado em fase (PLL) 314, um filtro passa-bandas (BPF) 318, um circuito de controle de ganho automático (AGC) 322 e um demodula-dor em fase e de quadratura (I/Q) 326. A interface do celular 202 ilustrativamente compreende um filtro RF 302, um LNA 306, um misturador 312, um circuito PLL 316, um BPF 320, um circuito AGC 324 e um demodulador 328. Na modalidade apresentada, o dispositivo de varredura WLAN 214 compreende um detector de energia WLAN 338, um controlador 330, um multi-plexador 336 e um multiplexador AGC 332.
Em operação, um sinal RF propagando-se em uma banda de frequência WLAN é acoplado com o LNA 306 a partir do filtro RF 302. 0 filtro RF 302 é designado para passar os sinais RF na banda de freqüência WLAN de interesse, por e-xemplo, a faixa de 2,4 GHz. 0 LNA 306 amplifica o sinal RF sob o controle do AGC e acopla o sinal RF para o misturador 310. 0 misturador 310 multiplica o sinal RF pela saída a partir do circuito PLL 314 para produzir um sinal RF sintonizado possuindo uma freqüência associada com um canal de interesse particular. O circuito PLL 314 também está sob o controle do AGC. 0 sinal RF sin;onizado é acoplado para o BPF 318 para remover componentes de freqüência de ordem máii elevada gerados pelo misturador 310. A saída do BPF 318 < acoplada com o circuito AGC 322 para controle de ganho, i saída do circuito AGC 322 ê entãc acoplada com o demoduladoi I/Q 326, o qual demodula o sinal RF sintonizado de uma maneira conhecida. A saída do demodulador I/Q é um sinal d< banda base ou próximo da banda base. A operação da interface do celular 202 é similar t esta da interface WLAN 204. Resumidamente dito, um sinal RI propagando-se em uma banda de freqüência de celular é acoplado com o LNA 308 a partir do Eiltro RF 302. O filtro RI 302 é designado para passar sinais RF em uma banda de freqüência de celular de interesse, por exemplo a faixa de 1,£ GHz. 0 LNA amplifica o sinal RF e o misturador 312 gera uri sinal RF sintonizado sob controle do PLL 316. 0 BPF 320 remove os componentes de freqüência de ordem mais elevada gerados pelo processo de mistura e o circuito AGC 324 proporciona o controle de ganho. 0 demodulador 328 emite um sinal de banda base ou próximo da banda base para o circuitamentc de banda base celular 206. O sinal de banda base ou próximo da banda base ε partir do demodulador I/Q 326 é acoplado com o detector de energia WLAN 338. 0 detector de energia WLAN 338 varre poi uma ou mais flutuações de energic. no sinal RF demodulado que corresponde à atividade da camaca de controle de acesso de meio (MAC) em uma WLAN. Alterações periódicas abruptas na energia tipo ruído (por exemplo, flutuações de energia nc sinal RF) irão indicar atividade resultante dos processos da camada de controle de acesso de meio (MAC) nas WLANs. Em uma modalidade, o detector de energia WLAN 338 varre por flutuações de energia que correspondem às balizas periódicas transmitidas no sinal RF. Por exemplo, nos padrões IEEE 802.11, as balizas são periodicamente transmitidas em uma taxa programável (por exemplo, tipicamente 10 Hz). Detectar a presença destas flutuações de energia de 10 Hz no sinal RF pode proporcionar uma indicação da presença de uma WLAN, Em resposta à detecção de uma ou mais flutuações de energia, o detetor de energia WLAN 338 indica a presença de uma WLAN para o controlador 330. O controlador 330 proporciona um sinal de detecção de WLAN para a camada de rede 218. A camada de rede 218 de forma controlada seleciona o sinal de saída a partir do circuLtamento de banda base WLAN 208 através do multiplexador 336. O método para transferir comunicações em um dispositivo mcvel a partir de uma rede de celular para uma WLAN é descrito abaixo com respeito à Figura 4. 0 controlador 330 também proporciona controle de ganho para elementos na interface WLAN 204 através do multiplexador AGC 332 enquanto o circuitamento de banda base WLAN 208 não está ativado. A Figura 5 descreve um diagrama de blocos apresentando uma modalidade do detector de energia WLAN 338. O detector de energia WLAN 338 compreende um conversor analógico para digital (A/D) 504, um circuito de valor absoluto 506, um filtro passa-baixas (LPF) 510 e um detector de alteração de energia 516. 0 sinal RF demodulado a partir da interface WLAN 204 é digitalizado pelo conversor A/D 504 e acoplado com o circuito de valor absoluto 506. O circuito de valor absoluto 506 calcula valores absolutos das amostras no sinal RF demodulado digitalizado. Alternativamente, o circuito de valor absoluto 506 pode ser substituído por um circuito de quadrado de magnitude, o qual elevaria ao quadrado as amostras do sinal RF demodulado digitalizado. A saída do circuito de valor absoluto 506 é acoplada com o LPF 510. A saída do LPF 510 ê acoplada com o detector de alteração de e-nergia 516, o qual detecta as flutuações de energia descritas acima. Apesar do detector de energia WLAN 338 ser descrito como possuindo um conversor A/D, os com conhecimento na técnica irão apreciar que o conversor A/D pode estar na interface WLAN 204, ao invés de que no detector de energia WLAN 338. Como descrito acima, o sinal RF demodulado pode ser um sinal de banda base ou próximo da banda base a partir do demodulador I/Q 326. Alternativamente, o sinal RF demodulado pode ser um sinal de frequência intermediária baixa (IF) tipicamente utilizado em sistemas que executam demodu-lação de banda base no domínio digital. A energia de pulso característica do sinal estará presente em cada abordagem.
Em operação, o detector de energia WLAN 338 calcula uma média recursiva do valor absoluto ou do quadrado do sinal RF demodulado a partir da interface WLAN 204. O resultado é apresentado graficamente nas Figuras 7 e 8. Em particular, a Figura 7 graficamente ilustra um sinal RF recebido. No presente exemplo, o sinal RF recebido é um sinal de espetro de difusão de sequência direta (DSSS) possuindo uma proporção de sinal para ruído (SNR) de -3 dB. Tal sinal é empregado em uma WLAN IEEE 802.11b, por exemplo. O.-eixo 702 representa a magnitude do sinal RF e o eixo 704 representa o número da amostra em milhões de amostras. Como a-presentado, o sinal RF é um sinal possuindo características de energia tipo ruído. A Figura 8 graficamente ilustra a saída do LPF 510 no detector de energia WLAN 338 após o calculo de média recursivo descrito acima. O eixo 802 representa a magnitude do sinal de saída e o eixo 804 representa o número da amostra em milhões de amostras. Como apresentado na Figura 8, a saída do LPF 510 é uma pluralidade de pulsos periódicos de energia 806. Os pulsos de energia 806 são um exemplo de uma ou mais flutuações de energia resultando da atividade da camada MAC em uma WLAN. O LPF 510 no presente exemplo implementa a seguinte média recursiva: y(n) = x(n) + 0,9999 y((n - 1) onde y(n) é a amostra de saída corrente do LPF 510, x(n) é a amostra de entrada corrente do LPF 510 e y(n -1) é a amostra de saída anterior do LPF 510.
Para detectar pulsos de energia 806, a presente invenção emprega o detector de alteração de energia 516. Como descrito abaixo com respeito à Figura 6, o detector de alteração de energia 516 detecta os pulsos de energia 806 e gera um sinal de presença de WLAN para enviar para o controlador 330. Como que a presente invenção está somente varrendo pela presença de flutuações de energia em um sinal RF e não está recuperando dados a partir do sinal RF, a presente invenção de forma vantajosa obvia a necessidade de sincronizar o sinal RF e executar a recuperação de portadora. A precisão de referência da fre<[üência especificada nos padrões WLAN (por exemplo, +25 ppin como especificado no padrão IEEE 802.11b) pode permitir ao circuito PLL 314 operar sem controle automático de freqüência (AFC) proporcionado pelo circuitamento de banda base WLAN. Como tal, o circuitamento de banda base WLAN 208 não tem qae ser ativado para detectar a presença da WLAN, desse modo conservando energia e economizando a vida útil da batería no dispositivo móvel. 0 conversor A/D 304 proporciona um indicador de sobrecarga para controlar os ganhos do LNA 306 e do circuito AGC 322 (Figura 3) da interface WLAN 204. O indicador de sobrecarga é fornecido para o controlador 330 para evitar o efeito de remoção de picos de umi forma de onda no conversor A/D 304 que poderia causar detecção errônea do sinal. 0 controlador 330 pode empregar o indicador de sobrecarga para executar controle de ganho através do multiplexador 332. Uma vez que o circuitamento de banda base WLAN 208 é ativado e o dispositivo móvel está recebendo serviço a partir da WLAN, o controle de ganho é passado para o circuitamento de banda base WLAN 208 através do multiplexador 332.
Retornando à Figura 5, em outra modalidade do detector de energia WLAN 338, circuitos de decimação 508 e 512 são proporcionados na entrada e na saída do LPF 510. Os circuitos de decimação 508 e 512 controlam a taxa de amostragem, a qual pode ser ajustada dependendo da SNR do sinal RF recebido. Por exemplo, se a SNR for alta, o sinal RF pode ser digitalizado em uma taxa :.nferior. A energia de ruído ficará incógnita, mas os pulsos de energia 806 ainda se- rão detectáveis. Assim, com a SNR de 0 dB, uma decimação 100:1 da entrada e da saída do LPF ainda irá permitir que os pulsos de energia 806 sejam detectados pelo detector de alteração de energia 516. Por outro lado, se a SNR for baixa, taxas de amostragem mais elevadas são utilizadas para permitir mais cálculo médio no LPF 510. Ainda em outra modalidade, um detector de borda 514 pode ser utilizado para acentuar a elevação e a queda dos pulsos de energia 806 e para remover o deslocamento DC produzido pelo LPF 510. A Figura 6 descreve um diagrama de estado apresentando uma modalidade do detector de alteração de energia 516. Na presente modalidade, o detector de alteração de e-nergia 516 é uma máquina de esto do operando em uma frequência na ordem de duas vezes a atividade da camada MAC da WLAN (por exemplo, 1 KHz). NO estadc 602, o detector de alteração de energia 516 inicializa. Se não existirem pulsos de energia 806, o detector de alteração de energia 516 permanece inativo. Quando da detecção de um dos pulsos de energia 806, o detector de alteração de energia 516 move-se para o estado 606. Se outro dos pulsos de energia 806 chegar dentro de uma duração predeterminada, o detector de alteração de energia 516 move-se para o estado 606. caso contrário, o detector de alteração de energic. 516 retorna para o estado 602. 0 detector de alteração de energia 516 continua a partir do estado 604 para os estados 606, 608 e 610 de uma maneira semelhante. A duração predeterminada pode ser implementada por um retardo de um tenporizador, por exemplo, 150 ms. Assim, no presente exemple, quatro pulsos de energia 806 devem ser recebidos dentro c.e 150 ms antes do detector de alteração de energia 516 indicar a presença de uma WLAN. Os com conhecimento na técnica irão apreciar que um ou mais estados podem ser utilizados correspondendo â detecção de um ou mais pulsos de energia ou flutuações no sinal RF através de uma dada duração.
Como descrito acima, o detector de energia WLAN da presente invenção pode permitir que um dispositivo móvel transferia comunicaçÕeB a partir de uma rede celular para uma WLAN quando o dispositivo móvel está localizado dentro da área de serviço da WLAN. A Figura 4 é um fluxograma a-presentando uma modalidade de um método 400 para transferir comunicações a partir de uma rede celular para uma WLAN em um dispositivo móvel. O método 400 é melhor entendido com referência simultânea á Figura 3. O método 400 começa na etapa 402 e continua para a etapa 404, onde a interface WLAN 204 seleciona um canal WLAN a processar. Até agora, a interface do celular 202 e o circuitamento de banda base celular 206 estão ativos e o dispositivo móvel está se comunicando com uma rede celular. Na etapa 406, o ajuste de ganho é executado como descrito acima pelo controlador 330. Na etapa 408, o dispositivo de varredura WLAN 214 varre por flutuações de energia como descrito acima, Se o dispositivo de varredura WLAN 214 detectar tais flutuações de energia, o método 400 continua da etapa 410 para a etapa 414, caso contrário, o método 400 continua para a etapa 412.
Se o dispositivo de varredura WLAN 214 detectar a presença de uma WLAN, o circuitampnto de banda base WLAN 208 é ativado para determinar a capacidade de acesso da WLAN na etapa 414. Se uma conexão for possível, o método 400 continua da etapa 420 para a etapa 422, onde o dispositivo móvel transfere comunicações a partir da rede celular para a WLAN. Se uma conexão não for possível, o método continua da etapa 420 para a etapa 412. O método 100 termina na etapa 424.
Na etapa 412, a interface WLAN 204 seleciona o próximo canal WLAN a processar. Se não existirem mais canais a processar, o método 400 continua da etapa 416 para a etapa 418, onde a interface WLAN 204 é desativada e o métòdo novamente executado após um retardo predeterminado. Se e-xistirem mais canais a processar, o método 400 continua para a etapa 404, onde o método 400 é novamente executado como descrito acima. 0 método 400 descrito acima pode ser executado pelo controlador 330. A Figura 9 descreve um diagrama de estado apresentando uma modalidade de um método 900 para de forma controlada executar uma varredura por uma WLAN em um dispositivo móvel. O método 900 começa no estado 902, onde o dispositivo móvel é inicializado e permanece inativo. 0 método 900 continua para o estado 904 se o dispositivo de varredura WLAN 214 detectar uma transmissão de dados pelo dispositivo móvel. Por exemplo, o dispositivo móvel pode começar a se comunicar com uma rede celular, tal como verificando correio eletrônico, ou iniciando um navegador da Rede dentro do dispositivo móvel. Até agora, o dispositivo de varredura WLAN 214 tem estado inativo. No estado 904, o dispositivo de varredura WLAN 214 varre por umc| WLAN como descrito acima. 0 dispositivo de varredura WLAN 214 continua a pesquisar por uma WLAN até que o dispositivo móvel cesse a transmissão de dados. Se não existir transmissão de dados pelo dispositivo móvel, o método 900 retorna para o estado 902, onde o dispositivo de varredura WLAN 214 fica inativo. Se uma WLAN for detectada pelo dispositivo de varredura WLAN 214, o método 900 continua para o estado 906, onde o dispositivo móvel começa a utilizar a WLAN como descrito acima. 0 dispositivo móvel continua a utilizar a WLAN contanto que o dispositivo móvel esteja dentro da área de serviço da WLAN. Quando da saída da área de serviço da WLAN, o método 900 retorna para o estado 902. A Figura 10 descreve um diagrama de estado apresentando outra modalidade de um método 1000 para de forma controlada executar uma varredura por uma WLAN em um dispositivo móvel. 0 método 1000 começa em um estado 1002, onde o dispositivo móvel é inicializado e permanece inativo, 0 método 1000 continua para o estado 1004 se o dispositivo de varredura WLAN 214 detectar uma requisição a partir do dispositivo móvel para começar uma varredura WLAN. Até agora, o dispositivo de varredura WLAN 214 tinha estado inativo. Por exemplo, um usuário pode manualmente requisitar uma varredura WLAN por apertar um botãc no dispositivo móvel, ou por selecionar uma opção de menu, por exemplo. Isto permite a um usuário somente executar transmissão de dados se o usuário pode fazer isto através de una WLAN. Se a rede celular for o único meio de transmissão de dados, o usuário pode escolher abster-se da transmissão qe dados até o momento em que um serviço WLAN esteja disponível.
Em outro exemplo, um usuário pode estabelecer a freqüência de varredura WLAN, Ou seja, o dispositivo de varredura WLAN 214 pode receber requisições por uma varredu-5 ra WLAN periodicamente ou de acordo com uma programação fixa. A freqüência de varredura WLAN pode ser uma opção de menu dentro do dispositivo móvel, por exemplo. Reduzir a freqüência de varredura WLAN conserva a energia da bateria no dispositivo móvel, mas introduz latência no processo de ) detecção WLAN, desde que a varredura não irá ocorrer tão freqüentemente. Aumentar a freqüência de varredura WLAN irá resultar em detecção WLAN mais rápida com as desvantagens acompanhantes na performance da bateria.
Ainda em outro exemplo, a requisição por varredura WLAN pode ser gerada pelo usuário ativando um aspecto de varredura WLAN. Especificamente, o dispositivo móvel pode possuir um aspecto de varredura WLAN que pode ser alternado ativo e inativo. Se o aspecto de varredura WLAN for alternado para ativo, a requisição pode ser transmitida para o dispositivo de varredura WLAN 21< como uma requisição manual ou como uma requisição periódica. Em adição, a opção do aspecto de varredura WLAN pode ser utilizado com a modalidade descrita acima com respeito à Figura 9. Um usuário podería desativar a varredura WLAN quando o usuário estiver fazendo uma transmissão de dados, mas sabe que não existe cobertura WLAN na área (por exemplo, o usuário está em um carro na estrada) . Desativar o aspeto de varredura WLAN conserva energia da bateria.
Em qualquer caso, no estado 1004, o dispositivo de varredura WLAN 214 pode varrer por uma WLM como descrito acima. Se uma WLAN não for detectada, o método 1000 retorna para o estado 1002. Se uma WLAN for detectada, o método 1000 continua para o estado 1004, onde o dispositivo móvel começa a utilizar a WLAN, como descrito acima. O dispositivo móvel continua a utilizar a WLAN contanto que o dispositivo móvel esteja dentro da área de serviço da WLAN. Quando da saída da área de serviço da WLAN, o método 1000 retorna para o estado 1002.
Apesar do dito anteriormente ser direcionado para a modalidade ilustrativa da presente invenção outras modalidades e modalidades adicionais da invenção podem ser imaginadas sem sair do escopo básico ca mesma e o escopo da mesma é determinado pelas reivindicaçõqs que seguem.
REIVINDICAÇÕES

Claims (5)

1. Método, CARACTERIZADO por compreender: varrer para detectar a presença de uma rede de área local sem fios (108); detectar (1104) a presença da dita rede de área local sem fios; determinar uma identificação do controle de acesso de meio da estação base (104) da dita rede de área local sem fios (108); comparar a identificação do controle de acesso de meio da dita estação base para uma base de dados da rede de área local e não requisitar uma localização a partir da estação base se a estação base já estiver na dita base de dados ; receber uma localização da dita estação base (104) através da dita rede de área local sem fios (108) se a dita estação base não estiver na dita base de dados; e registrar (1101) a identificação do controle de acesso da dita estação base (104) e a localização recebida na dita base de dados.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita localização compreende um endereço de rua para a dita estação base.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito registro da dita localização é um registro automático.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita detecção compreende detectar seqüências de assinatura a partir de uma rede de área local sem fios.
5. Dispositivo sem fios (110), CARACTERIZADO por compreender: meios para varredura para detectar uma presença de uma rede de área local sem fios (108); meios para determinar uma identificação do controle de acesso de meio da estação base (104) da dita rede de área local sem fios (108); meios para comparar a identificação do controle de acesso de meio da dita estação base (104) com uma base de dados de localizações conhecidas de estações base de redes de área local e não requisitar uma localização a partir da estação base (104) se a estação base (104) já estiver na dita base de dados; meios para receber uma localização da dita estação base (104) da dita rede de área local sem fios (108) se a dita estação base (104) não estiver na dita base de dados; e meios para registrar a identificação do controle de acesso de meio da dita estação base (104) e a localização recebida na dita base de dados.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20030174681A1 (en) Method and apparatus for indicating the presence of a wireless local area network by detecting energy fluctuations
KR101080299B1 (ko) 광역 네트워크에서 무선 로컬 영역 네트워크의 위치를 찾기위한 방법 및 장치
KR102363102B1 (ko) 셀 정보 포착 방법 및 장치
US7345630B2 (en) System and method for position detection of a terminal in a network
US8594666B2 (en) Unused frequency band detection method and radio communication apparatus in cognitive radio system
US9490935B2 (en) Blind search for network positioning reference signal (PRS) configuration parameters
JP2013530620A (ja) Bluetooth(登録商標)走査活動時のBluetooth受信機を使用したWLAN信号の検出
EP2436217A1 (en) Signalling measurements for positioning in a wireless network
BRPI0308490B1 (pt) Method and apparatus for indicating the presence of a wireless local network detecting sequence of signature
WO2020063110A1 (zh) 定位方法及装置
US8527621B2 (en) Autologging the presence of a wireless local area network
WO2014032310A1 (en) Local cell discovery in macro-assisted enhanced local area
JP3848375B2 (ja) モバイル通信環境における低デューティーサイクル基準信号の取得方法及び装置
US20150056996A1 (en) Methods for determining whether to perform cell measurement on a predetermined neighbor cell and for ping-pong avoidance during cell reselection and communication apparatus utilizing the same
KR101028653B1 (ko) 무선 근거리 통신망의 존재 자동로깅
BRPI0318472B1 (pt) A method and device for automatically registering the presence of a wireless local area network &#34;
US8081976B2 (en) Mobile radio terminal and base station search method
JP2005065010A (ja) 複数モード通信機
US20130329700A1 (en) Mobile terminal with a reduced handoff delay time and a wireless network system comprising same
CN101868006B (zh) 自动记录无线局域网的存在
JP6590282B2 (ja) 端末装置、通信システム、通信制御方法及びプログラム
MXPA06002081A (en) Autologging the presence of a wireless local area network
WO2023078259A1 (zh) 定位方法、装置及相关设备
JP2003289563A (ja) 移動端末