BRPI0307098B1 - método para produção de polpa de celulose - Google Patents

método para produção de polpa de celulose Download PDF

Info

Publication number
BRPI0307098B1
BRPI0307098B1 BRPI0307098A BR0307098A BRPI0307098B1 BR PI0307098 B1 BRPI0307098 B1 BR PI0307098B1 BR PI0307098 A BRPI0307098 A BR PI0307098A BR 0307098 A BR0307098 A BR 0307098A BR PI0307098 B1 BRPI0307098 B1 BR PI0307098B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
black liquor
cooking
stage
liquor
evaporated
Prior art date
Application number
BRPI0307098A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0307098A (pt
Inventor
Lindstrom Mikael
Snekkenes Vidar
Original Assignee
Kvaerner Pulping Tech
Metso Fiber Karlstad Ab
Metso Paper Sweden Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=20286743&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0307098(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Kvaerner Pulping Tech, Metso Fiber Karlstad Ab, Metso Paper Sweden Ab filed Critical Kvaerner Pulping Tech
Publication of BR0307098A publication Critical patent/BR0307098A/pt
Publication of BRPI0307098B1 publication Critical patent/BRPI0307098B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C3/00Pulping cellulose-containing materials
    • D21C3/22Other features of pulping processes
    • D21C3/222Use of compounds accelerating the pulping processes
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C11/00Regeneration of pulp liquors or effluent waste waters
    • D21C11/10Concentrating spent liquor by evaporation

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)

Abstract

"método para fabricação de polpa de celulose e dispositivo para realização do método". a presente invenção se refere a um método que se realiza durante o cozimento de polpa de celulose, no qual a matéria-prima, preferencialmente na forma de cavacos, se submete a uma sucessiva elevação de temperatura na direção da temperatura de cozimento, enquanto os cavacos são inicialmente impregnados com um licor de impregnação, seguido de cozimento em um licor de cozimento, que é preferencialmente alcalino. através da adição de licor negro pré-evaporado, tanto no início como no estágio de impregnação ou durante o subseqüente estágio de cozimento, é obtido um aperfeiçoado processo de deslignificação, no qual a polpa obtém aperfeiçoadas propriedades, principalmente com relação à resistência/viscosidade para um determinado grau de deslignificação e, também, com relação ao rendimento. o método pode ser usado tanto para cozimento contínuo, como para cozimento em bateladas de polpa de celulose.

Description

"MÉTODO PARA PRODUÇÃO DE POLPA DE CELULOSE" A presente invenção se refere a um método para produção de polpa de celulose, conforme disposto na introdução da reivindicação 1.
Estado da Técnica A tecnologia do cozimento foi submetida a um significativo desenvolvimento durante diversas décadas. Durante as décadas de 60 e 70, foram usados sistemas em que essencialmente todo o licor de cozimento, inclusive o licor branco, eram adicionados em bateladas no estágio de pré- tratamento. 0 cozimento em digestores contínuos ocorreu subseqüentemente no mesmo licor descendente através do digestor, após o que, o licor era retirado. Níveis relativamente altos de álcalis foram estabelecidos no início do estágio de cozimento, de modo que uma suficiente alcalinidade se mantinha em todo o estágio de cozimento. Observou-se, de modo evidente, que altos níveis de álcalis no início do estágio de cozimento se tornavam prejudiciais para a qualidade da polpa, isso acarretando diversas variações em tal sistema sugerido. Essas variações incluíam as técnicas conhecidas como (MCC), sigla em Inglês de "Modified Continuous Cooking" - cozimento contínuo modificado; (ITC), sigla em Inglês de "Isothermal Cooking" - cozimento isotérmico, que utiliza a mesma temperatura de cozimento em todo o digestor e (EMCC) , sigla em Inglês de "Extended Modified Cooking" - cozimento modificado prolongado.
Posteriormente, durante os anos 80, a técnica de impregnação com licor negro, em que o licor usado no estágio de cozimento é novamente introduzido para constituir parte do licor de impregnação, foi desenvolvida para os estágios de cozimento em modo de batelada e cozimento em modo continuo. Nesse caso, o licor branco pode ser adicionado em.modo de batelada no final da impregnação ou no inicio do estágio de cozimento. 0 licor de cozimento usado, isto é, o licor negro, que foi retirado do estágio . de cozimento, pode, desse modo, apresentar um teor de álcali residual relativamente alto, no qual, esse licor negro retirado foi novamente introduzido para a impregnação. Assim, a maior parte do álcali residual foi consumida antes do licor de impregnação usado ser enviado para recuperação, em seguida ao estágio de retirada (concentração por evaporação e forno de recuperação de soda) . Essa técnica permitiu um nível mais baixo de álcali ser estabelecido no inicio do estágio de cozimento.
Diversas soluções são conhecidas em que o licor negro é usado como um licor de impregnação, em uma zona de impregnação, antes do cozimento. Um sistema revelado no documento de patente US No. 5.080.755, mostra que o licor negro se dispõe na entrada. Uma variante é revelada no documento de patente US No. 5.053.108, em que o licor negro retirado do digestor é reciclado para a camada de alta pressão, a fim de formar a parte principal do licor de tratamento, na circulação de transferência para o digestor. Uma variante que foi desenvolvida posteriormente é revelada no documento de patente EP 477059, em que cavacos de madeira impregnados com licor negro são elevados para a temperatura de cozimento antes da principal adição do licor branco. Essas técnicas mostram que diversas e diferentes sugestões para o processo foram estudadas, com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da polpa, ao mesmo tempo em que é mantido um alto grau de deslignificação da polpa, a qual é lavada após o cozimento.
Comercializada por Andritz-Ahlstrom, uma outra tecnologia de cozimento, referenciada como LQ-SOLIDS, começou a ser posta em prática durante a década de 90. Essa técnica envolve a continua retirada do licor de cozimento com um alto grau de material orgânico e a substituição deste por um novo licor ou um licor de cozimento tratado, que apresenta um nivel mais baixo de material orgânico dissolvido (DOM) - sigla em Inglês de "Dissolved Organic Material". No entanto, esse sistema sofre da desvantagem de que o processo de cozimento freqüentemente resulta em um rendimento mais baixo, causado pelo fato da retirada do material orgânico, tal como a lignina, também conter carboidratos, principalmente hemicelulose.
Outros métodos de aperfeiçoamento do estágio de cozimento, tanto com relação ao rendimento, como com relação à qualidade da polpa, incluem a adição de poliss.ulfeto (AQ) ou de xilano dissolvido. O rendimento do processo é altamente significativo durante o cozimento, uma vez que um aumento de apenas 1% significa que uma instalação de produção de tamanho normal, tendo uma produção de 1500 toneladas/dia, irá experimentar um aumento na produção de 15 toneladas, o que, com um preço de polpa de 700 USD/ADT, proporciona um aumento de ganho de 10500 USD/dia.
Objetivo e Finalidade da Invenção Submetidas a desenvolvimentos na tecnologia de cozimento, principalmente à tecnologia usada no cozimento continuo, duas tecnologias dominantes são atualmente disponíveis. Estas incluem a técnica conhecida como "LO-SOLIDS" e a técnica desenvolvida pela Kvaerner Pulping AB, conhecida como "COMPACT COOKING". Proporções de licor/madeira extremamente altas são estabelecidas durante a técnica de COMPACT COOKING nas fases iniciais do estágio de cozimento, com um nível bastante alto de licor negro presente no licor de cozimento. Isso contraria acentuadamente os princípios da tecnologia LO-SOLIDS. Assim, o licor de cozimento com um alto grau de material orgânico dissolvido não é retirado, sendo substituído pelo licor de cozimento com um nível mais baixo de material orgânico dissolvido, como é o caso da tecnologia LO-SOLIDS. O problema verificado é mais propriamente o contrário: é desejado se aumentar a fração^ de material orgânico dissolvido, ao mesmo tempo em que se mantém os níveis de outros licores adicionados, licor branco, etc., com relação à quantidade e concentração. É particularmente desejado se enriquecer o licor de -cozimento com o material orgânico, que, vantajosamente, influencia a deslignificação e que também contribui, em um certo grau, para um aumento de rendimento. O tipo relevante de suplemento desejado para o licor de cozimento já se encontra disponível nas instalações de polpa, estando presente no estágio de evaporação antes da recuperação. Ninguém até o momento imaginou que um licor negro parcialmente evaporado tenha um vantajoso efeito no estágio de cozimento, nem imaginou que o licor negro parcialmente evaporado possa ser retornado ao estágio de cozimento, vindo do estágio de evaporação. 0 objetivo principal da invenção é de aumentar a seletividade no estágio de cozimento mediante aceleração da deslignificação. Isso resulta na obtenção de uma aperfeiçoada qualidade de polpa (viscosidade/resistência da polpa) e um rendimento mais alto no mesmo grau de deslignificação (redução do valor kapa), ou na obtenção de um grau mais alto de deslignif icação, com a mesma resistência de polpa e o mesmo rendimento. A invenção também permite um aumento positivo nos ions 0H~ e HS~ durante o estágio de cozimento, algo que, de uma maneira conhecida, proporciona uma melhor seletividade e melhor condição de alvejamento para a polpa de celulose produzida.
Uma outra finalidade da invenção é a permuta do aperfeiçoado efeito de deslignificação durante o estágio de cozimento, que proporciona, pelo menos, uma das seguintes vantagens: menores digestores contínuos, ou seja, sistemas mais baratos para ,um determinado volume de produção (tempos de parada mais curtos); aumento da capacidade de produção para o estágio de cozimento em batelada e cozimento continuo, com manutenção da qualidade da polpa; - reduzida necessidade de produtos químicos (álcalis), o que acarreta custos mais baixos de produção. A invenção pode ser usada em digestores de fase vapor e em digestores hidráulicos; com separadores de topo invertidos, com separadores de topo de alimentação descendente e com tipos que não apresentam separadores de topo; e~ pode também ser usada durante ■ a produção de polpa de celulose usando o processo sulfito e o processo sulfato. Do mesmo modo, espécies de madeiras efêmeras, madeiras coníferas, e espécies de ciclo anual (por exemplo, bagaço, etc.) e outros podem constituir a fonte de celulose. A invenção pode ser usada no cozimento do tipo batelada, em que os cavacos são alimentados em um vaso, no qual ocorre um tratamento seqüencial com diversos licores de impregnação e subseqüentes licores de cozimento sobre os cavacos, que são mantidos estacionários no vaso. A invenção pode também ser usada em. digestores contínuos, em que o licor negro pré-evaporado é adicionado aos licores de cozimento, que passam a montante ou a jusante dos cavacos durante o estágio de cozimento, no começo, no meio ou no final do estágio de cozimento. Descrição do Desenho A figura 1 mostra os princípios de aplicação da invenção em um sistema de cozimento de, polpa.
Descrição Detalhada de Modalidades Preferidas A figura 1 mostra, de forma esquemática, um sistema de cozimento com a associada recuperação dos produtos químicos de cozimento. Os cavacos são primeiro manipulados em um sistema 1 de manipulação de cavacos (Chip), em que os cavacos são preferencialmente tornados básicos com vapor, para expulsão do ar e para o primeiro aquecimento dos cavacos. Assim, ocorre uma primeira adição de liquido do processo, de modo que os cavacos se tornam misturados dentro de uma mistura de cavacos/liquido. 0 licor negro (BL1) que foi retirado de um subseqüente estágio de cozimento, é adicionado em um subseqüente estágio de impregnação (BL-Imp). 0 licor negro pode ser adicionado com os cavacos no inicio do estágio de impregnação e pode acompanhar os cavacos, o que é conhecido como tratamento a jusante, após o que o licor negro é retirado do vaso de impregnação. Esse licor negro (BL2), normalmente apresenta um nivel de álcali relativamente baixo, de cerca de 5-20 g/1, podendo, após uma redução de pressão em um ciclone/vaso de redução de pressão (FL) ser enviado para o estágio de recuperação. A pressão é normalmente reduzida para um nivel de pressão que não excede uma pressão superior a 0,5 bar, e, freqüentemente, a uma pressão que é essencialmente a pressão atmosférica. O processo de cozimento ocorre sob uma pressão elevada, normalmente com uma pressão superior a 5-25 bar.no digestor e uma impregnação anterior com licor negro pode ocorrer abaixo da pressão atmosférica ou na pressão atmosférica.
Os cavacos tratados após o estágio de impregnação com licor negro são transferidos para o digestor (Cook), onde é adicionado o licor de cozimento (Cliq). Os cavacos são cozidos durante o estágio de cozimento sob uma temperatura de cozimento que permanece no intervalo de 150±20°C, após o que, a polpa de celulose é transferida para posterior deslignificação e branqueamento (Bleach), preferencialmente, passando através de um estágio de lavagem intermediário (não mostrado na figura 1). A recuperação consiste de uma maneira convencional, de um determinado número de estágios de evaporação (5a-5e), em que o licor negro, que se encontra essencialmente numa pressão em excesso de zero (BL2 após passar através de FL) , é submetido a uma evaporação em diversos estágios, a partir de um nível inicial de teor de matéria seca (TS) no licor negro (BL2) de 17-20%, para um nível que permanece acima de 70-80%. A linha de evaporação (5a-5e) consiste de um determinado número de estágios de evaporação, conhecidos como efeitos, nos quais o licor negro passa de modo seqüencial, enquanto vapor de aquecimento é passado na direção oposta ao fluxo de licor negro. Normalmente, o primeiro vapor e mais quente, é usado no estágio de evaporação que trata o licor negro com o nível mais alto de material seco, isto é, o estágio final, visto do ponto-de-vista do fluxo do licor negro.
Substâncias voláteis expelidas são também obtidas em cada .estágio de evaporação, sendo tratadas através de sistemas de tratamento com gás especial (não mostrado na figura 1) ou através de sistemas de recuperação de aguarrás, ou são levadas para outros estágios, a fim de serem misturadas com o agente de aquecimento (vapor).
Super-concentradores (6) podem ser incluídos como um último estágio de evaporação, antes do licor negro ser queimado em um forno de recuperação de soda (7). Um produto fundido ou derretido é formado nesse forno, o qual é removido pela base (conforme mostrado na figura 1), sendo depois suspenso para formar o licor verde (não mostrado) e enviado para uma instalação de caustificação, onde o licor branco é reformado.
Naturalmente, ao contrário do que é mostrado na figura 1, o primeiro estágio de evaporação pode ser constituído por um estágio de evaporação especialmente projetado, que realiza a evaporação apenas da quantidade de licor negro que deve ser reciclada para o estágio de impregnação ou estágio de cozimento. Tal estágio pode, assim, ser localizado próximo ao digestor e não necessariamente precisa ser disposto em associação com os outros estágios de evaporação, antes do forno de recuperação de soda.
De acordo com a invenção, uma porção do licor negro parcialmente evaporado (PV_BL) é então removida, por exemplo, do primeiro estágio (5a) e levada de volta ao estágio de cozimento. Conforme mostrado esquematicamente na figura, o licor negro pré-evaporado (PV_BL) pode ser adicionado a uma circulação de digestor, em que o licor de cozimento é retirado do estágio de cozimento, normalmente através de ralos na parede de um digestor contínuo, sendo depois retornado ao centro do digestor, através de um tubo central localizado na mesma altura dos ralos. Dessa maneira, o licor negro pré-evaporado irá se misturar com outro líquido de tratamento, antes de ser adicionado ao material de celulose, antes deste ser cozido no presente estágio de deslignificação. 0 licor negro pré-evaporado pode, em tal processo de adição, ser adicionado em uma certa localização no digestor, onde se inicia o estágio de deslignificação de grande volume.
Alternativamente, o licor negro pré-evaporado pode ser adicionado aos licores de cozimento (CLiq), que devem ser adicionados ao digestor antes do estágio de cozimento. Essa alternativa é mostrada usando linhas pontilhadas na figura 1. Desse modo, o licor negro pré- . evaporado pode ser misturado a outros licores de cozimento, antes da adição ao digestor e em um tal.estágio anterior, que o licor negro pré-evaporado constitua parte do licor de cozimento no estágio de deslignificação inicial do estágio de cozimento. A presente invenção pode ser modificada em um certo número de maneiras dentro da estrutura das reivindicações anexas.
Por exemplo, a invenção pode também ser usada durante o cozimento dos cavacos em forma de batelada, os quais completaram o vaso, seguindo a sequência: 1 - Enchimento do vaso com cavacos; 2 - Aquecimento dos cavacos com vapor; 3 - Aquecimento/impregnação com licor negro aquecido; 4 - Aquecimento/impregnação com licor negro quente; 5 - Cozimento com o licor de cozimento; 6 - Limpeza por compressão após o estágio de cozimento, em que o licor de cozimento expelido é armazenado em tanques para o licor negro quente; 7 - Limpeza por compressão após os estágios anteriores com um licor de limpeza, onde o liquido expelido é primeiro armazenado em tanques para o licor negro quente, tendo um seguinte esvaziamento dos cavacos cozidos e lavados.
Nesse tipo de seqüência de cozimento, o licor negro pré-evaporado pode ser adicionado em bateladas/lotes ao licor de cozimento que é adicionado aos cavacos na etapa 5, acima. Alternativamente, pode ser usado um estágio de impregnação modificado, de acordo com a etapa 4 acima, em que o licor negro pré-evaporado é adicionado em bateladas ao licor negro quente adicionado na etapa 4, purgando, de modo alternativo, o vaso com o licor negro pré-evaporado, como uma conclusão da etapa 4, a fim de expelir as quantidades residuais de licor negro quente que não foram enriquecidas com o licor negro pré-evaporado.
Como alternativa adicional, o licor negro pré-evaporado pode ser adicionado em bateladas ao estágio de cozimento durante o começo da etapa 5, pelo que o licor negro pré-evaporado é incluído dentro de uma circulação do digestor, para se misturar com o licor de cozimento que permanece em circulação no vaso durante o estágio de cozimento.
De acordo com a invenção, o licor negro pré-evaporado consiste de um licor negro tratado com calor, que apresenta um teor de matéria seca (TS) que excede o nível de matéria seca que pode ser obtido no licor negro que é retirado do processo e cuja pressão é subseqüentemente reduzida. Isso.é equivalente ao licor negro que é indicado por (BL2) na figura 1 e cuja pressão é reduzida em pelo menos um vaso de redução de pressão (FL), na figura 1. 0 teor de matéria seca (TS) nesse licor pode, normalmente, ser em torno de 17-20% e o teor de matéria seca (TS) do licor negro pré-evaporado, de acordo com a invenção, deve ser elevado de pelo menos 10% desse nível, para 27-30%.
Um efeito aperfeiçoado do processo de deslignificação é obtido mesmo com esse modesto aumento no teor de matéria seca. O licor negro é preferencialmente evaporado, posteriormente, para um teor de matéria seca de pelo menos 30-40% e, preferencialmente,' .de pelo menos 50%.
Quanto maior for o teor de matéria seca, menor será afetada a proporção ótima de licor/madeira durante o estágio de cozimento, sem que se tenha de reduzir a necessária adição em batelada de outros licores de cozimento. O licor negro, que de acordo com a invenção, é pré-evaporado, pode ser constituído de licor negro pressurizado que foi diretamente retirado do digestor ou indiretamente retirado através de um procedimento de impregnação de licor negro, podendo se encontrar abaixo da pressão atmosférica ou essencialmente na pressão atmosférica, e :subseqüentemente pré-evaporado. O licor negro pode também ser constituído de um licor negro que tenha passado através de um refervedor, em que o licor negro é primeiro usado para gerar vapor, antes de ser pré-evaporado da maneira conforme a invenção.
Duas vezes do licor negro pré-evaporado recirculado com um teor de matéria seca de 27-30% é normalmente necessário em relação ao que seria requerido se o teor de matéria seca fosse em torno de 60%, em condições similares no digestor, com relação aos outros parâmetros.
As quantidades que são disponíveis para retorno ao estágio de cozimento dependem dos seguintes fatores: teor de matéria seca presente no licor negro pré-evaporado; - proporção de liquido/madeira presente durante o estágio de cozimento; quantidade de licor negro que acompanha os cavacos provenientes de uma impregnação de licor negro anterior; - matéria-prima presente (madeira do tipo efêmera, madeira conífera,, matérias primas de ciclo anual, eucalipto, etc.); adição de batelada requerida de licor branco e sua concentração de álcali; - outros tipos de produtos químicos de cozimento que são adicionados.
Quando a proporção de liquido/madeira permanecer no limite inferior da variação, em torno de 3-3,5:1, isto é, 3 a 3,5 m3 de líquido para cada metro cúbico de cavacos, a quantidade de licor negro pré-evaporado com um teor de matéria seca em torno de 40% deve exceder pelo menos em 5% da quantidade total de líquido, o que corresponde a uma quantidade de licor negro pré-evaporado de cerca de 0,15-0,175 m3, para cada metro cúbico de cavacos, a fim de que seja alcançado um apreciável efeito de deslignificação. Quando do uso de maiores proporções de liquido/madeira durante o estágio de cozimento, de cerca de 7:1 e de até 8:1, pode ser requerido um equivalente aumento da quantidade mínima de licor negro pré-evaporado, que, no máximo, pode ser em torno de 0,35-0,40 m3 por metro cúbico de cavacos, para se obter um apreciável efeito no estágio de deslignificação. Se o aumento de proporção líquido/madeira na zona de cozimento for estabelecido pela circulação interna do licor de cozimento, o aumento necessário para proporcionar efeito na etapa de deslignificação será menor.
Portanto, quantidades relativamente modestas de licor negro pré-evaporado recirculado são suficientes, que em condições normais, alcançam um pequeno percentual da quantidade total de licor negro no estágio de cozimento.
Uma quantidade de 20-40% da quantidade total de licor pode ser constituída de licor negro pré-evaporado em situações de cozimento em que o processo de cozimento foi estabelecido com uma fração bastante baixa de licor negro residual proveniente da impregnação. A invenção, no entanto, não é unicamente determinada pelas quantidades que são recicladas, uma vez que, conforme mencionado anteriormente, outros parâmetros do processo durante o estágio de cozimento, podem influenciar a quantidade requerida, assim como o tipo de celulose (madeira tipo efêmera, madeira conífera, materiais de ciclo anual, etc.) que está sendo cozida. A presente invenção, ao contrário de outros métodos de cozimento, se baseia no princípio do retorno do material orgânico dissolvido ao processo de cozimento, cujo material orgânico liberado foi enriquecido pela submissão inicial a uma substancial evaporação, com a finalidade de aumentar o teor de matéria seca no licor negro. Assim, a concentração do material orgânico é aumentada, o que, de modo surpreendente, faz com que haja uma influência de forma vantajosa no processo de deslignificação, contribuindo para um aumento de rendimento, principalmente devido a presença de hemicelulose no licor negro pré-evaporado que está sendo precipitada sobre as fibras de celulose. É importante para a obtenção do melhor efeito, que o licor negro pré-evaporado esteja presente durante a parte principal do estágio de deslignificaçâo de grande volume, isto é, mais que 50% do tempo de retenção dos cavacos no estágio de deslignificação de grande volume e, preferencialmente, durante o estágio inicial de deslignificação. O licor negro pré-evaporado reciclado pode ser posteriormente tratado com calor em um estágio separado e/ou certas frações podem ser mecanicamente separadas, podendo ser ajustadas com relação aos níveis de outros produtos químicos.

Claims (11)

1. Método para produção de polpa de celulose, em que uma matéria-prima, preferencialmente de cavacos de madeira cortada (1), é tratada em diversos estágios (2-7) com sucessivos aumentos de temperatura, com pelo menos um estágio (2) em que a matéria-prima é pelo menos um licor de impregnação, tratado com uma primeira temperatura de impregnação, seguido de cozimento (3) por meio de pelo menos um licor de cozimento (CLiq), preferencialmente, um licor de cozimento alcalino, em uma segunda temperatura de cozimento, cuja temperatura de cozimento permanece no intervalo de 150±20°C, pelo que a matéria-prima se submete a diversos estágios de deslignificação, caracterizado em que pelo menos uma fração do licor de cozimento durante um dos estágios de deslignificação é constituída de um licor negro pré-evaporado, o qual é adicionado à matéria-prima antes do particular estágio de deslignificação (4), e em que o licor negro pré-evaporado que é adicionado antes do estágio de cozimento (3), apresenta um teor de matéria seca (TS) que excede o teor de matéria seca que pode ser obtido no licor negro que é retirado do processo e, subseqüentemente, é submetido à redução de pressão.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que o licor negro pré-evaporado que é adicionado antes do estágio de cozimento (3) apresenta um teor de matéria seca (TS) que permanece pelo menos 10% acima do teor de matéria seca que pode ser obtido do licor negro que é retirado do processo e, subseqüentemente, sendo submetido à redução de pressão.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado em que o licor negro que é adicionado ao estágio de cozimento (3) apresenta um teor de matéria seca (TS) que excede em 30%, preferencialmente, em 40%.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que o licor negro que é adicionado ao estágio de cozimento (3) apresenta um teor de matéria seca (TS) que excede em 40%.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado em que o licor negro que é adicionado ao estágio de cozimento (3) apresenta um teor de matéria seca (TS) que excede em 50%.
6. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado em que o licor negro pré-evaporado é misturado com outro licor de tratamento antes de ser adicionado ao material de celulose, antes de ser cozido no relevante estágio de deslignificação (4).
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado em que o licor negro que foi obtido do primeiro estágio de impregnação (2) ou estágio de cozimento (3) apresenta sua pressão reduzida em pelo menos um tanque de redução de pressão, baixando a pressão para um valor de pressão que não excede de 0,5 bar, após o que o licor negro de pressão reduzida é evaporado em pelo menos uma etapa principal de evaporação, na qual o licor negro é aquecido durante a remoção de substâncias voláteis provenientes do licor negro, proporcionando a obtenção de um licor negro após o estágio de evaporação com um teor mais alto de material seco.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado em que a principal e relevante etapa de evaporação (5) faz parte de uma instalação de recuperação de licor negro, em que os estágios principais de evaporação (5a-5e) que são usados para aumentar o teor de material seco no licor negro antes de seu retorno ao estágio de impregnação ou cozimento, são constituídos de iniciais estágios em uma linha de evaporação com diversos estágios de evaporação e a partir de tais principais estágios de evaporação, uma parte do licor negro pré-evaporado proveniente da quantidade total de licor negro que foi tratada nos principais estágios de evaporação é removida para retornar ao estágio de impregnação (2) ou cozimento (3) e, a partir de tal linha de evaporação, é finalmente obtido um licor negro acentuadamente evaporado, que é subseqüentemente queimado em um forno de recuperação (7) de soda para recuperação do álcali, obtendo-se um material fundido que é subseqüentemente misturado, de modo a proporcionar um licor verde.
9. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado em que o estágio principal de evaporação (5) é constituído de um estágio de evaporação especialmente dedicado, que realiza a evaporação apenas da quantidade de licor negro que deve ser retornada ao estágio de impregnação (2) ou cozimento (3).
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado em que o licor negro pré-evaporado é adicionado ao licor de cozimento, pelo que esse licor negro pré-evaporado se encontra presente durante pelo menos uma parte do estágio inicial de deslignificação (4) do estágio de cozimento (3).
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado em que o licor negro pré-evaporado é adicionado ao licor de cozimento, pelo que esse licor negro pré-evaporado se encontra presente durante mais de 50% do estágio de deslignificação (4) de grande volume, que ocorre no estágio de cozimento (3).
BRPI0307098A 2002-01-24 2003-01-17 método para produção de polpa de celulose BRPI0307098B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0200189A SE518993E (sv) 2002-01-24 2002-01-24 Framställning av cellulosamassa genom kokning med en kokvätska innehållande förindunstad svartlut
PCT/SE2003/000066 WO2003062524A1 (en) 2002-01-24 2003-01-17 Cooking of cellulose pulp in a cooking liquor containing pre-evaporated black liquor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0307098A BR0307098A (pt) 2004-12-28
BRPI0307098B1 true BRPI0307098B1 (pt) 2015-09-29

Family

ID=20286743

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0307098A BRPI0307098B1 (pt) 2002-01-24 2003-01-17 método para produção de polpa de celulose

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7351306B2 (pt)
EP (1) EP1470287B1 (pt)
JP (1) JP4741797B2 (pt)
AT (1) ATE483058T1 (pt)
BR (1) BRPI0307098B1 (pt)
DE (1) DE60334363D1 (pt)
SE (1) SE518993E (pt)
WO (1) WO2003062524A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE518993E (sv) * 2002-01-24 2013-04-23 Metso Paper Sweden Ab Framställning av cellulosamassa genom kokning med en kokvätska innehållande förindunstad svartlut
FI122841B (fi) * 2004-10-04 2012-07-31 Metso Paper Inc Menetelmä ja laitteisto selluloosamassan valmistamiseksi
FI120547B (fi) * 2004-10-04 2009-11-30 Metso Paper Inc Alkalinen keittomenetelmä ja laitteisto massan valmistamiseksi
US8709204B1 (en) * 2013-03-14 2014-04-29 Veolia Water Solutions & Technologies North America Inc. System and process for recovering heat from weak black liquor in a wood pulping process
CN109843932A (zh) * 2016-03-31 2019-06-04 凯米罗总公司 制备半纤维素组合物的方法

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1987214A (en) * 1933-07-18 1935-01-08 Brown Co Cyclic process of pulping raw cellulosic material
US2747552A (en) * 1952-04-05 1956-05-29 Kyrklund Gunnar Method of generating vapour from waste sulfite liquor or dregs
US3258390A (en) * 1962-10-20 1966-06-28 Domtar Ltd Method and apparatus for maintaining a water balance during impregnation and digestion of cellulosic material
US3303088A (en) * 1963-04-19 1967-02-07 Lummus Co Continuous liquid-phase rapid pulping
US3525666A (en) * 1964-08-31 1970-08-25 Mo Och Domsjoe Ab Process for preparing kraft pulping liquor from black liquor including separate carbonation with combustion gases and evaporation steps
US3414038A (en) * 1965-06-21 1968-12-03 Kamyr Ab Heat recovery method and apparatus
SE453673B (sv) * 1985-07-02 1988-02-22 Kamyr Ab Sett vid kontinuerlig kokning for uppvermning av fibermaterialet vid kokarens topp
SE463316B (sv) * 1988-01-14 1990-11-05 Ahlstroem Foeretagen Foerfarande och anordning foer indunstning av avlut i samband med kokning av cellulosahaltigt fibermaterial i en kontinuerlig kokare
SE468053B (sv) * 1988-12-20 1992-10-26 Kamyr Ab Saett vid kontinuerlig uppslutningskokning av cellulosahaltigt fibermaterial
US5480512A (en) * 1990-07-09 1996-01-02 A. Ahlstrom Corporation Method of controlling sulfidity of a sulfate pulp mill
ATE125010T1 (de) * 1990-09-20 1995-07-15 Kvaerner Pulping Tech Tränkung mit schwarzlauge vor der zufuhr der weisslauge.
FI92224C (fi) * 1991-06-28 1994-10-10 Sunds Defibrator Rauma Oy Eräprosessi kraftmassan valmistamiseksi
FI102976B1 (fi) * 1994-02-28 1999-03-31 Valtion Teknillinen Menetelmä lisäkeittokemikaalien tuottamiseen ja käyttämiseen sulfaattiprosessissa
US5660686A (en) * 1994-09-02 1997-08-26 Ahlstrom Machinery Inc. Cooking with spent liquor pretreatment of cellulose material
SE506702C2 (sv) * 1996-04-30 1998-02-02 Kvaerner Pulping Tech Förbehandling av fibermaterial med in situ bildad vätesulfid
US5885414A (en) * 1997-08-18 1999-03-23 Kvaerner Pulping Ab Method of producing pulp with high alkali cooking in the last cooking stage
JP4922485B2 (ja) * 1998-08-24 2012-04-25 メトソ ペイパー スウエーデン アクチボラグ リグノセルロース繊維材料の連続蒸煮方法
US6468390B1 (en) * 1998-08-24 2002-10-22 Kvaerner Pulping Ab Method for continuous cooking of lignocellulosic fiber material
US20010032711A1 (en) * 1998-10-26 2001-10-25 C. Bertil Stromberg Pulp cooking with particular alkali profiles
US6346166B1 (en) * 1999-06-14 2002-02-12 Andritz-Ahlstrom Inc. Flash tank steam economy improvement
FI991618A (fi) * 1999-07-19 2001-01-20 Andritz Ahlstrom Oy Menetelmä massan valmistamiseksi
FI115640B (fi) * 2000-11-03 2005-06-15 Metso Paper Inc Kuumaa mustalipeää käyttävä keittoprosessi
SE518538C2 (sv) * 2001-12-14 2002-10-22 Kvaerner Pulping Tech Förbehandling av flis med färsk vitlut före behandling med svartlut
SE518993E (sv) * 2002-01-24 2013-04-23 Metso Paper Sweden Ab Framställning av cellulosamassa genom kokning med en kokvätska innehållande förindunstad svartlut
SE0200937L (sv) * 2002-03-25 2002-12-23 Kvaerner Pulping Tech Förfarande för modifiering av cellulosafibrer i samband med kokning
SE522415C2 (sv) * 2002-06-03 2004-02-10 Kvaerner Pulping Tech Förfarande och kokerisystem för framställning av cellulosamassa
FI122841B (fi) * 2004-10-04 2012-07-31 Metso Paper Inc Menetelmä ja laitteisto selluloosamassan valmistamiseksi
US20070131363A1 (en) * 2005-10-24 2007-06-14 Andritz Inc. Fiberline systems, processes and methods

Also Published As

Publication number Publication date
WO2003062524A1 (en) 2003-07-31
SE0200189D0 (sv) 2002-01-24
DE60334363D1 (de) 2010-11-11
US20050115691A1 (en) 2005-06-02
SE0200189L (sv) 2002-12-17
JP4741797B2 (ja) 2011-08-10
EP1470287A1 (en) 2004-10-27
JP2005515319A (ja) 2005-05-26
US7351306B2 (en) 2008-04-01
SE518993C2 (sv) 2002-12-17
EP1470287B1 (en) 2010-09-29
BR0307098A (pt) 2004-12-28
SE518993E (sv) 2013-04-23
ATE483058T1 (de) 2010-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2546497C1 (ru) Компактный способ производства предварительно гидролизованной целлюлозы
PT1126075E (pt) Controlo de sólidos dissolvidos na produção de pasta de papel
EP2212468B1 (en) Use of polysulfide in modified cooking
CN101068977B (zh) 用于生产纸浆的改进的方法和系统
PT103701A (pt) Sistemas e processos de produção alcalina de pasta de madeira dura
US20110056637A1 (en) Prehydrolysis sulfate cooking process
BR112013005731B1 (pt) método e sistema para impregnar e fornecer vapor a cavacos e seção de peneiras de retirada
JP3623469B2 (ja) 直立式連続細砕セルロース繊維材蒸解カンの圧力制御方法
JP4280636B2 (ja) セルロースパルプの製造方法
BRPI0609343A2 (pt) método e arranjo para cozimento contìnuo de polpa
BRPI0307098B1 (pt) método para produção de polpa de celulose
CN101184889B (zh) 使用气体有机试剂作为加热和反应加速介质生产纸浆
US20060070710A1 (en) Method and a device for preparing cellulose pulp
Brännvall Pulping technology
SE0200189A1 (sv) System och förfarande för styrning av en operation av 16
EP3901367A1 (en) Method for prehydrolysis of lignocellulosic material
EP3186439B1 (en) Cost efficient kraft cooking method using polysulfide cooking liquor
JP2010255171A (ja) リグノセルロース材の緑液による前処理方法
BR112017009620B1 (pt) Método para cozinhar material celulósico triturado
ES2978947T3 (es) Método de producir pulpa de celulosa
WO2002042550A1 (en) Method for alkaline cooking of fiber material

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: METSO FIBER KARLSTAD AB (SE)

Free format text: ALTERADO DE: KVAERNER PULPING AB

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: METSO PAPER SWEDEN AB (SE)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: METSO FIBER KARLSTAD AB

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)
B25E Requested change of name of applicant rejected
B25H Request for change of headquarter rejected

Free format text: INDEFERIDO O PEDIDO DE ALTERACAO DE ENDERECO CONTIDO NA PETICAO 020110029361 DE 28/03/2011, CONFORME DISPOSTO NO ART. 59 DA LEI 9279/96 DE 14/05/1996, PELO FATO DA PATENTE TER SIDO EXTINTA NA RPI 2408 DE 01/03/2017.