BRPI0207911B1 - método e aparelho de teste para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel - Google Patents

método e aparelho de teste para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0207911B1
BRPI0207911B1 BRPI0207911A BR0207911A BRPI0207911B1 BR PI0207911 B1 BRPI0207911 B1 BR PI0207911B1 BR PI0207911 A BRPI0207911 A BR PI0207911A BR 0207911 A BR0207911 A BR 0207911A BR PI0207911 B1 BRPI0207911 B1 BR PI0207911B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
test
decoder
data
frame
channel
Prior art date
Application number
BRPI0207911A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0207911A (pt
Inventor
Lemieux Berthier
Bache Lene
Original Assignee
Nokia Corp
Sisvel Int S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8560759&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0207911(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Nokia Corp, Sisvel Int S A filed Critical Nokia Corp
Publication of BR0207911A publication Critical patent/BR0207911A/pt
Publication of BRPI0207911B1 publication Critical patent/BRPI0207911B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/24Testing correct operation
    • H04L1/242Testing correct operation by comparing a transmitted test signal with a locally generated replica
    • H04L1/243Testing correct operation by comparing a transmitted test signal with a locally generated replica at the transmitter, using a loop-back
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/06Testing, supervising or monitoring using simulated traffic

Landscapes

  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)
  • Maintenance And Management Of Digital Transmission (AREA)
  • Liquid Developers In Electrophotography (AREA)
  • Monitoring And Testing Of Transmission In General (AREA)
  • Measurement Of Radiation (AREA)
  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Optical Recording Or Reproduction (AREA)
  • Compression, Expansion, Code Conversion, And Decoders (AREA)
  • Test And Diagnosis Of Digital Computers (AREA)
  • Constituent Portions Of Griding Lathes, Driving, Sensing And Control (AREA)
  • Detection And Prevention Of Errors In Transmission (AREA)
  • Monitoring And Testing Of Exchanges (AREA)

Abstract

método e aparelho de teste para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel. método para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação compreendendo um decodificador e um aparelho de teste, para fornecer os dados de teste para o decodificador. os dados de teste compreendendo os dados de sinalização em um formato de quadro de sinalização são gerados, e os dados de teste são mapeados em dois quadros consecutivos e transmitidos do aparelho de teste para o decodificador para decodificação. os dados de sinalização são decodificados dos dois quadros de dados recebidos e transmitidos de volta para o aparelho de teste codificados em um quadro. o desempenho de decodificação é determinado ao comparar os dados de sinalização transmitidos e os dados de sinalização recebidos no aparelho de teste.

Description

“MÉTODO E APARELHO DE TESTE PARA DETERMINAR O DESEMPENHO DE DECODIFICAÇÃO EM UM SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÃO, E, ESTAÇÃO MÓVEL”.
Campo da Invenção A invenção descreve um método para medir o desempenho de decodifícação no sistema de telecomunicação.
Descrição da Técnica Anterior No sistema de telecomunicação digital sem fio, a informação de voz analógica tem de ser codificada na forma digital e então assegurada pela codificação de canal antes da transmissão, para assegurar uma qualidade de voz adequada ao receber o sinal. Por exemplo, na codificação de voz GSM tradicional, os codecs de voz tem tido uma taxa fixa. Existem dois codecs de voz de taxa-máxima e um codec de voz de meia-taxa em uso no sistema GSM. Os codecs de voz de taxa-máxima têm a taxa de bit de saída de 13 ou 12,2 kbit/s, considerando que o codec de voz de meia-taxa entrega a uma taxa de bit de saída de 5,6 kbit/s. Estes bits de saída que representam os parâmetros de voz codificados são alimentados no codificador de canal. A codificação de canal é o conjunto de funções responsáveis por adicionar a redundância à seqüência de informação. A codificação é usualmente executada em um número fixo de bits de entrada. A taxa de bits de saída do codificador de canal é ajustada para 22,8 kbits/s em um canal de tráfego de taxa-máxima ou, respectivamente, a 11,4 kbit/s em um canal de tráfego de meia-taxa.
Assim, todos os codecs GSM tradicionais operam com o particionamento fixo entre as taxas de bit de codificação de voz e de canal, indiferente da qualidade do canal. Estas taxas de bit nunca alteram a menos que uma mudança no canal de tráfego ocorra, que ademais é um processo lento. Consequentemente, esta aproximação é bastante inflexível em vista da qualidade de voz desejada, por um lado, e a otimização da capacidade do sistema, por outro lado tem conduzido ao desenvolvimento do codec AMR (Múltiplas-Taxas Adaptativo). O codec AMR adapta o particionamento entre as taxas de bit de codificação de voz e de canal de acordo com a qualidade do canal, para entregar da melhor forma possível toda a qualidade de voz. O codificador de voz AMR consiste de um codificador de voz de múltiplas taxas, da fonte controlada por um esquema de taxa que inclui um detector de atividade de voz e um sistema de geração de ruído de conforto, e de um mecanismo de encobrimento de erro para combater os efeitos dos erros de transmissão e a perda dos pacotes. O codificador de voz de múltiplas-taxas é um único codec de voz integrado com oito taxas de fonte de 4.75 kbit/s a 12.2 kbit/s, e um modo de codificação a uma taxa baixa de ruído de fundo.
Existem vários critérios de desempenho estabelecidos para os codecs usados, por exemplo, no sistema GSM, cuja performance pode ser medida por, por exemplo, pela taxa de erro de quadro (FER), pela taxa de erro de bit (BER) ou pela taxa de erro de bit residual (RBER) dos dados recebidos em qualquer canal de tráfego TCH. Em adição, para habilitar uma medida automática do desempenho, tem sido desenvolvido um conjunto de ciclos de teste. Um conjunto de ciclos de teste pré-definidos é implementado na estação móvel conectada ao simulador do sistema. O simulador do sistema ativa um ciclo de teste específico e inicia o fornecimento randômico ou pré-definido dos dados de teste no codec. Os ciclos da estação móvel retomam os dados obtidos após executar a decodificação de canal para o simulador do sistema. O simulador do sistema é então capaz de comparar os dados retomados do ciclo aos dados enviados. Desta forma, a performance da parte do decodificador de canal do codec, por exemplo, pode ser medida em relação aos vários critérios. O problema envolvido com o dispositivo descrito acima é que estes ciclos de teste são designados para serem particularmente adequados aos codecs GSM anteriores. O codec AMR, contudo, inclui características as quais não são envolvidas nos codecs anteriores e, então, todas as características do codec AMR não podem ser testadas ao usar os ciclos de teste conhecidos.
Breve Descrição da Invenção O objeto da invenção é prover então um método melhorado e um aparelho implementando o método para evitar ao menos alguns dos problemas acima. Os objetos da invenção são alcançados pelo método e aparelho, os quais são caracterizados no que é descrito nas reivindicações independentes. As incorporações preferidas da invenção são descritas nas reivindicações dependentes. A invenção é baseada na idéia de que quando a performance de decodificação é determinada no sistema de telecomunicação compreendendo um decodificador e um aparelho de teste para fornecer os dados de teste para o decodificador, a medida é iniciada ao gerar os dados de teste no aparelho de teste, cujos dados de teste compreendem um campo de dados de sinalização em um formato de quadro de sinalização, que é então mapeado em dois quadros consecutivos, os quais são então transmitidos para o decodificador para decodificação. O decodificador decodifica o campo dos dados de sinalização dos dois quadros de dados de teste recebidos, e transmite o campo dos dados de sinalização decodificados de volta para o aparelho de teste codificados em um quadro de volta para o aparelho de teste, desse modo nenhum dos parâmetros de voz ou quaisquer outros dados são transmitidos. Então, a performance de decodificação é determinada ao comparar o campo dos dados de sinalização transmitido e o campo de dados de sinalização recebido no aparelho de teste.
Outra incorporação da invenção é baseada na idéia de que quando a performance de decodificação é medida no sistema de telecomunicação, o qual compreende um decodificador e um aparelho de teste para fornecer os dados de teste para o decodificador, a medida é iniciada ao gerar os dados de teste no aparelho de teste, cujos dados de teste compreendem um campo de dados de sinalização no formato de sinalização de quadro, que é então mapeado em dois quadros consecutivos, os quais são então transmitidos para o decodificador para decodificação. O decodificador extrai os dois quadros de dados de teste recebidos separadamente e transmite cada um dos dois quadros de teste de volta para o aparelho de teste codificados em um formato de quadro possuindo um comprimento do quadro de voz, desse modo nenhum dos parâmetros de voz ou quaisquer outros dados são transmitidos. Então a performance de decodificação é determinada ao comparar o campo de dados de sinalização transmitido e o campo de dados de sinalização recebido no aparelho de teste.
Uma vantagem do método e do aparelho de acordo com a invenção é que a performance do decodificador para os dados de sinalização possuindo o comprimento de dois quadros pode também ser medida. Outra vantagem da invenção é que os problemas de sincronização em relação à decodificação dos dados de sinalização têm comprimento de dois quadros. Ainda outra vantagem da invenção é que o aparelho de teste existente pode ser utilizado com apenas algumas modificações.
Breve Descrição das Figuras A seguir, a invenção será descrita em maiores detalhes em conexão com as incorporações preferidas e com referência aos desenhos apensos, nos quais: Figura 1 - apresenta um sistema de rádio que usa o método da invenção; Figura 2 - apresenta a estrutura geral da cadeia de codificação de canal no codificador;
Figura 3 - ilustra a formação dos quadros TCH/AFS para diferentes modos de codec;
Figura 4 - ilustra a formação dos quadros TCH/AHS para diferentes modos de codec;
Figura 5 - apresenta um fluxograma ilustrando o novo método de teste de acordo com a invenção; e Figura 6 - apresenta um diagrama em blocos ilustrando o aparelho de teste implementando o método de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada da Invenção A invenção será descrita em maiores detalhes a seguir, usando o sistema GSM como uma plataforma preferida para as incorporações da invenção. A invenção, contudo, não está limitada apenas ao sistema GSM, mas este pode ser utilizado em qualquer sistema correspondente, onde a implementação dos ciclos de teste é contrária aos problemas similares. Em adição, a invenção pode ser aplicada, por exemplo, nos sistemas WCDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Larga), onde o codec AMR (Múltiplas-taxas Adaptativo) é também suportado. A Figura 1 apresenta um exemplo de um sistema de rádio sem fio, algumas partes das quais utilizam o método da invenção. O sistema de rádio celular apresentado compreende o controlador 120 da estação base, as estações 110 base transceptoras e um conjunto de terminais de assinante 100, 101. As estações 110 base transceptoras e os terminais do assinante atuam como transceptores no sistema de rádio celular. Os terminais do assinante estabelecem uma conexão a cada outro por meio dos sinais propagados através da estação 110 base transceptora. O terminal do assinante 100 pode ser um telefone móvel, por exemplo. O sistema de rádio apresentado na Figura 1 pode, por exemplo, ser um sistema GSM e o método de acesso múltiplo TDMA, pode ser usado no sistema de rádio.
No sistema GSM, existem vários canais lógicos, os quais são transportados na grade dos canais físicos. Cada canal lógico executa uma tarefa específica. Os canais lógicos podem ser divididos em 2 categorias: os canais de tráfego (TCHs) e os canais de controle (CCHs). Os canais de tráfego de voz GSM são TCH/FS (Full rate Traffic CHannel for Speech/canal de tráfego de taxa máxima para voz), TCH/HS (Half-rate Traffic CHannel for Speech/canal de tráfego de meia-taxa para voz), TCH/EFS (Enhanced Full rate Traffic CHannel for Speech/canal de tráfego de taxa-máxima otimizado para voz), TCH/AFS (Adaptive Full rate Traffic CHannel for Speech/canal de tráfego de taxa-máxima adaptativo para voz) e TCH/AHS (Adaptative Half rate Traffic CHannel for Speech/canal de tráfego de meia-taxa adaptativo para voz). Em adição, existem vários canais de controle definidos no GSM, a maioria deles sendo usada para estabelecer uma chamada e para sincronização. Contudo, os canais SACCH (Slow Associated Çontrol CHannel/Canal de Controle Associado Lento), FACCH (Fast Associated Çontrol CHannel/Canal de Controle Associado Rápido) e RATSCCH (Robust AMR Traffic Synchronized Çontrol CHannel/Canal de Controle Sincronizado de Tráfego AMR Robusto) são envolvidos, enquanto uma chamada AMR está ativa. Ambos, o SACCH e o FACCH são usados para transmissão dos dados de sinalização durante a conexão, mas existe uma fenda de tempo SACCH alocada a cada 26 quadros TDMA, considerando que o canal FACCH é usado apenas se necessário. Também o RATSCCH, que é usado para modificar as configurações AMR na interface de rádio durante a conexão, é usado apenas se necessário. Quando o FACCH ou o RATSCCH for necessário, eles são alocados para as fendas de tempo necessárias por “roubo” deles dos canais de voz TCH.
Na codificação de voz GSM tradicional, os codecs de voz tem tido uma taxa fixa. Existem três codecs de voz em uso no sistema GSM: codec de voz de taxa-máxima (FR/Full-Rate), baseado no método RPE-LTP (Regular Pulse Excited - Long Term Prediction/Predição de Longo Termo - Excitado por Pulso Regular), o codec de voz meia-taxa (HR/Half-Rate), baseado no método CELP/VCELP (Çodebook Excited Linear Prediction/Predição Linear Excitada por Livro-código) e o codec de voz de taxa-máxima otimizado (EFR/Enhanced Full-Rate), baseado no método ACELP (Algebric Çodebook Excited Linear Prediction Predição Linear Excitada por Livro-código Algébrico). Os codecs de voz entregam os parâmetros de voz para o codec de canal a cada 20 ms. Uma vez que, o canal lógico de chamada ativo mapeia os últimos 120ms, este contém 6 quadros de voz. Ambos, o canal de tráfego de taxa-máxima (TCH/FS) e o canal de tráfego de taxa-máxima usando uma codificação otimizada (TCH/EFS), um novo quadro de voz é enviado a cada 4 rajadas contendo a informação TCH. Para cada quadro de voz de 20ms, o codec de voz de taxa-máxima FR entrega 260 bits e o codec de voz de taxa-máxima otimizado EFR entrega 244 bits representando os parâmetros de voz codificados, resultando na taxa de bit de saída de 13 kbit/s e de 12, 2 kbit/s, respectivamente. No canal de tráfego de meia-taxa (TCH/HS), um novo quadro de voz é enviado a cada 2 rajadas contendo a informação TCH. Para cada quadro de voz de 20ms, o codec de voz de meia-taxa HR entrega 112 bits representando os parâmetros de voz codificados, resultando na taxa de bit de saída de 5,6 kbit/s.
Estes bits de saída representando os parâmetros de voz codificados são alimentados em um codificador de canal. A codificação de canal é o conjunto de funções responsáveis por adicionar a redundância à seqüência de informação. A codificação é usualmente executada em um número fixo de bits de entrada. Os ganhos de codificação mais elevados são alcançados ao aumentar a complexidade da codificação. Contudo, o retardo de transmissão e os recursos de hardware limitados limitam a complexidade que pode ser usada no modelo em tempo real. A seguir, referência é feita à Figura 2, que ilustra a cadeia de codificação de canal no codificador. A codificação de canal dos parâmetros de voz consiste de vários blocos. A re-ordenação (200) de bit é executada para os bits dos parâmetros de voz de acordo com uma importância relativa, dividindo os bits nas categorias ΙΑ, 1B e 2. Para os bits mais importantes, isto é, classe de bits 1, a CRC (Cyclic Redundancy Check/Verificação de Redundância Cíclica, 202) é computada. A técnica CRC transmite poucos bits adicionais que podem ser usados pelo receptor para detectar os erros no quadro transmitido. Os bits da classe 1B não são protegidos pelo CRC. Ambas, a classe de bits IA e a classe 1B são protegidas pela codificação convolucional (204), que é um método para adicionar a redundância aos bits transmitidos no canal. O codificador convolucional produz mais bits de saída do que de entrada. O modo de redundância é adicionado para permitir ao receptor a executar o algoritmo de verossimilhança máxima nos bits codificados convolucionalmente, de forma a permitir a correção dos erros de sinal introduzidos durante a transmissão. O número de bits que podem ser enviados no canal é limitado. O mapeamento (206) é um método para reduzir o número de bits enviado no canal ao apagar os bits dos dados codificados convolucionalmente. O decodificador sabe quais bits são mapeados e adiciona os marcadores para este. No canal FR, os 456 bits por 20ms podem ser enviados, resultando na taxa bruta de 22,8 kbit/s no canal de tráfego de taxa-máxima. Respectivamente, no canal HR, 228 bits por 20ms podem ser enviados, resultando em uma taxa bruta de 11,4 kbit/s, que é exatamente a metade da taxa bruta da que é usada no canal de tráfego de taxa-máxima.
Como descrito acima, todos os codecs GSM prévios operam com um particionamento fixo entre as taxas de bit de codificação de voz e de canal, indiferente da qualidade do canal. Estas taxas de bits nunca se alteram a menos que ocorra a alteração do canal de tráfego (de FR para HR ou vice versa), o que adicionalmente é um processo lento que requer a sinalização da camada 3 (C3). Este particionamento fixo não usa o fato de que a proteção fornecida pela codificação de canal é altamente dependente das condições do canal. Quando as condições do canal estão boas, a taxa mais baixa de bit de codificação de canal podería ser usada, permitindo uma taxa de bit mais elevada para o codec de voz. Em adição, permite que o particionamento dinâmico entre a taxa de bit de codificação de voz e de canal aumente toda a qualidade de voz. O desenvolvimento desta idéia conduz a padronização do codec AMR. O codec AMR adapta o nível de proteção de erro para as condições do canal de rádio e de tráfego, uma vez que este sempre ajuda a selecionar o canal ótimo e o modo do codec (taxas de bit de voz e de canal) para alcançar a melhor de todas as qualidades de voz. O codec AMR opera no canal FR ou HR GSM e este também provê ao usuário uma qualidade de voz comparável a cabeada para o canal de meia-taxa nas condições boas do canal. O codificador de voz AMR consiste do codificador de voz de múltiplas taxas, uma fonte controlada pelo esquema de taxa incluindo um detector de atividade de voz e o sistema de geração de ruído de conforto, e de um mecanismo de encobrimento de erro para combater os efeitos dos erros de transmissão e a perda dos pacotes. O codificador de voz de múltiplas-taxas é um único codec de voz integrado com oito taxas de fonte de 4.75 kbit/s para 12.2 kbit/s, e o modo de codificação de ruído de fundo a uma taxa baixa. O codificador de voz é capaz de comutar sua taxa de bit a cada quadro de voz de 20ms sob comando. O codec AMR contém oito codecs de voz com taxas de bits de 12.2, 10.2, 7.95, 7.4, 6.7, 5.9, 5.15 e 4.75 kbit/s. Todos os codecs de voz são definidos para o canal de taxa-máxima, enquanto os seis mais baixos são definidos para o canal de meia-taxa, como apresentado na tabela a seguir. _______12.2 10.2 7.95 7.4 6.7 5.9 5.15 4.75 TCH/AFS XXXXXXXX TCH/AHS__________X X X X X X A estação móvel deve implementar todos os modos do codec. Contudo, a rede pode suportar qualquer combinação deles. Para o AMR, a seleção do modo do codec é feita de um conjunto de modos do codec (ACS - Active Codec Set/Conjunto de Codec Ativo), cujo conjunto pode incluir 1 - 4 modos de codec AMR. Este conjunto pode ser re-configurado na fase de estabelecimento da chamada, na situação de transferência ou através da sinalização RATSCCH. Cada modo do codec provê um nível diferente de proteção de erro através de uma distribuição diferente entre a codificação de voz e de canal. Todos os modos do codec de voz são permitidos para trocar sem a intervenção da sinalização C3, habilitando a transição rápida entre o modo, quando as condições do canal estiverem variando. A Figura 3 ilustra a formação dos quadros TCH/AFS para diferentes modos de codec. Usando, por exemplo, o caso dos 12.2 kbit/s, o quadro é construído ao iniciar os 244 bits de saída pelo codec de voz. Os bits do quadro de voz são reordenados e divididos nas classes IA (81 bits) e 1B (163 bits). Para a proteção dos 81 bits da classe IA, os 6 bits CRC são computados. Os últimos quatro bits são adicionados ao bloco dos 250 bits, cujos bits finais são usados para terminação do codificador de canal. A codificação convolucional de Vi taxa é executada sobre o bloco de 254 bits (244 + 6 + 4), resultando no bloco de 508 bits. O bloco de 508 bits é então mapeado, assim reduzindo o número de bits para 448 bits. Finalmente, os 8 bits contendo os dados dentro da banda são adicionados. O bloco final de dados é de 456 bits longos.
Como apresentado na Figura 3, todos os quadros codificados do canal TCH/AFS têm o mesmo comprimento (456 bits) através do número de bits na entrada (parâmetros de voz) diferindo de modo para modo. Um número diferente de bits de entrada é codificado para exatamente os 456 bits de saída ao alterar a taxa de codificação convolucional e a taxa de mapeamento para cada modo. Os 456 bits enviados para cada 20ms, resultando na taxa bruta de 22,8 kbit/s, fazem uso de todos os bits disponíveis do canal de tráfego de taxa-máxima do sistema GSM.
Respectivamente, a Figura 4 demonstra a formação dos quadros TCH/AHS para os seis diferentes modos de codec. O princípio da construção do quadro é semelhante ao caso dos quadros TCH/AFS, com algumas exceções. Na reordenação de bit, os bits são divididos na classe de bits ΙΑ, 1B e 2, enquanto nos quadros TCH/AFS apenas as classes IA e 1B são usadas. Estes bits da classe 2 não são codificados convolucionalmente. Além disso, apenas os 4 bits de dados dentro-banda são adicionados ao quadro codificado convolucionalmente. Em todos os modos de codec TCH/AHS, os quadros codificados do canal são de 228 bits longos. Os 228 bits enviados por 20 ms, resultando na taxa bruta de 11.4 kbit/s, preenchem as exigências do sistema GSM para o canal de tráfego de meia-taxa.
Como descrito anteriormente, existem 8 modos de codec de voz definidos para o AMR e o codec AMR pode ser usado em ambos os canais existentes, no FR e no HR. Então, existem 14 modos de codec diferentes definidos (8 para o canal TCH/AFS, 6 para o canal TCH/AHS) para o AMR. O processo de adaptação do enlace tem a responsabilidade de medir a qualidade do canal. Dependendo da qualidade e das possíveis restrições de rede (por exemplo, carga de rede), a adaptação do modo seleciona uma voz ótima e os codecs de canal. A estação móvel (EM) e a estação base transceptora (EBT) ambas executam a estimação de qualidade de canal para o seu próprio caminho de recepção. Baseado nas medidas de qualidade de canal, a EBT envia a EM o Comando do Modo do Codec (CMC, o modo a ser usado pela EM no enlace ascendente) e a EM envia a EBT o Pedido do Modo do Codec (CMR, o modo solicitado a ser usado no enlace descendente). Esta sinalização é enviada dentro-banda, junto com os dados de voz. O modo do codec no enlace ascendente pode ser diferente do usado no enlace descendente, mas o modo de canal (taxa-máxima ou meia-taxa) deve ser o mesmo. A sinalização de dentro-banda foi projetada para permitir uma rápida adaptação para as rápidas variações do canal. A rede controla os modos do codec de enlace ascendente e de enlace descendente e os modos do canal. A estação móvel tem que obedecer ao Comando do Modo do Codec da rede, enquanto a rede pode usar qualquer informação complementar para determinar o modo dos codecs de enlace descendente e de enlace ascendente. O codec de voz continuamente monitora se o usuário está falando ou não. Tipicamente, o usuário do telefone fala menos que 40% do tempo. Quando o usuário não estiver falando, é possível, se habilitado pela estação base, a deixar de enviar as rajadas para a EB. Esta tem a vantagem de armazenar a energia da batería da EM e diminuir a interferência da interface aérea. Se uma transmissão fosse parada de repente durante o tempo que o usuário não fala, o usuário do enlace ascendente ficaria aborrecido e pensaria existir uma falha na transmissão. Para evitar o efeito aborrecedor, assim denominado de ruído de conforto (codificado como parâmetros de silêncio), este tem de ser transmitido em intervalos regulares. Este tipo de transmissão intermitente é chamado DTX (TX Descontínua).
Quando o codec de voz percebe que o usuário não está falando, este entra no modo DTX, onde codifica os parâmetros de silêncio em vez dos parâmetros de voz e informa ao codificador de canal que os parâmetros de silêncio foram codificados. O subsistema do codificador de canal deve então seguir um conjunto de regras para determinar se o quadro tem de ser transmitido ou não, e o que deveria ser transmitido. O conjunto de regras usado para o AMR difere significativamente do DTX dos canais de tráfego de voz de taxa-máxima e dos canais de meia-taxa. Vários tipos de novos quadros foram definidos para AMR DTX: o quadro ATUALIZAR SID (SID - Descritor Silêncio) que contém os parâmetros de silêncio; o quadro PRIMEIRO SID que indica começo de um período DTX no TCH/AFS; os quadros PRIMEIRO SID Pl e PRIMEIRO SID P2 que indicam o começo de um período DTX nos TCH/AHS; o quadro ONSET que indica o fim de um período DTX; o quadro ATUALIZAR SID INH (INH - INHibif) indica que a voz começa no meio do quadro ATUALIZAR_SID no TCH/AHS; e o quadro PRIMEIRO_SID_INH indica que a voz começa antes que o PRIMEIRO_SID seja completado no TCH/AHS.
Todos estes novos tipos de quadro são identificados por um marcador especial, para permitir a detecção pelo receptor. Todos os quadros podem ser usados pelo receptor para manter a sincronização da máquina no estado DTX e para manter a informação dentro-banda atualizada. Apenas o quadro ATUALIZAR_SID transmite os parâmetros que podem ser usados pelo codec de voz, isto é, os parâmetros de ruído. Os quadros ATUALIZAR_SID carregam os 35 bits usados para codificar os parâmetros de silêncio. Todos estes bits são protegidos pela CRC de 14 bits. Os 4 bits finais são adicionados ao bloco de 49 bits. A codificação convolucional a uma taxa de % é executada sobre o bloco de 53 bits (35+14+4), resultando em um bloco de 212 bits. Um marcador de 212 bits é incorporado aos 212 bits que contêm os parâmetros de ruído codificados. Finalmente, os dois padrões de 16 bits longos que contêm o padrão de dados dentro-banda (um para MI - Mode Indication/Indicação do Modo, outro para MR/MC - Mode Request/Mode Çommand - Pedido do Modo/Comando do Modo). O bloco final de dados é de 456 bits longo até mesmo para o caso do TCH/AHS.
De acordo com as definições da máquina de estado DTX do codificador de canal, para o primeiro quadro identificado como silêncio pelo codec de voz, o quadro PRIMEIRO_SID deve ser codificado. Se nenhuma voz for detectada nos quadros a seguir, a EM não transmitirá nada para os próximos dois quadros, então o codificador de canal codificará o quadro ATUALIZARSID. Após, o primeiro quadro ATUALIZARSID, o quadro ATUALIZAR_SID deve ser transmitido a cada 8 quadros. Além dos quadros PRIMEIRO SID e ATUALIZAR SID, as especificações definem vários outros tipos de quadros DTX, usados para transmitir a informação dentro-banda. Estes quadros preenchem o espaço nas rajadas que seriam, por outro lado, deixados vazios pelo entrelaçamento diagonal. O quadro ONSET é gerado ao término de um período DTX. A indicação do modo é transmitida pelo quadro ONSET, após um período DTX, o receptor é capaz de buscar qual modo é usado, indiferente da fase atual da indicação do modo/pedido do modo transmitido ao longo do quadro de voz. No TCH/AHS apenas, o quadro PRIMEIRO_SID_INH é gerado quando o quadro de voz é detectado após as 2 primeiras rajadas do PRIMEIRO SID tendo já sido enviadas. O quadro ATUALIZAR_SID_INH tem a mesma regra para o quadro ATUALIZARSID.
Quando possível este é desejável para melhorar a qualidade de voz, cuja voz transmitida não seja decodificada e então várias vezes re-codificadas; por exemplo, no caso das chamadas de móvel-para-móvel (MMC), a trans-codificação da chamada em duas unidades transcodificadoras na rede é indesejável. Por conseguinte, método para prevenir isto é denominado de codificação tandem e tem sido desenvolvido, por exemplo, no sistema GSM. Devido ao fato, deste não ser um comportamento de falha da rede, um controle especial dos quadros de voz codificados pela rede é requerido. Este controle especial é denominado de Operação Livre Tandem (Tandem Free Operation - TFO). O mecanismo RATSCCH (Canal de Controle Sincronizado de Tráfego AMR Robusto) pode ser usado no caso do TFO para modificar a configuração AMR na interface de rádio sem usar a sinalização C3 adicional.
Cada mensagem RATSCCH consiste em seu identificador de mensagem RATSCCH e potencialmente dos parâmetros de mensagem. Um total de 35 bits de rede está disponível para cada mensagem. Assim, 3 pedidos diferentes executados sobre o protocolo RATSCCH têm sido definidos. Apenas um pedido é transmitido por quadro RATSCCH. O primeiro pedido é para trocar a fase da Indicação do Modo do Codec (CMI) no enlace descendente. Devido aos bits dentro-banda serem multiplexados no tempo, um quadro contém o CMI e o próximo contém o Pedido do Modo do Codec CMR. Esta mensagem mudará o significado dos bits dentro-banda recebidos. O segundo pedido é para trocar a configuração de AMR na interface de rádio sem a interrupção da transmissão de voz. O pedido contém vários parâmetros: Conjunto Codec Ativo, Modo do Codec Inicial, e alguns pares de valores limiares e de histerese. Os valores limiares e de histerese são usados para modificar o comportamento do algoritmo de adaptação de enlace. O terceiro pedido é para trocar apenas os valores limiares e de histerese.
Um total de 35 bits de rede está disponível para cada mensagem RATSCCH. Todos estes bits são protegidos por um CRC de 14 bits. Os 4 bits finais são adicionados ao bloco de 49 bits. A codificação convolucional a uma taxa de lA é executada sobre o bloco de 53 bits (35+14+4), resultando em um bloco de 212 bits. Um marcador de 212 bits é incorporado aos 212 bits que contêm a mensagem RATSCCH. Finalmente, os dois padrões de 16 bits longos contendo o padrão de dados dentro-banda (um para o MI, outro para o MR/MC). O bloco final de dados é de 456 bits longos. No TCH/AHS RATSCCH é mapeado em dois quadros de voz consecutivos, o MARCADOR RATSCCH e o DADOSRATSCCH. Ambos, sempre serão enviados como um par.
Como o FACCH, o RATSCCH também é baseado no quadro de roubo. No TCH/AFS, um quadro de voz é roubado para cada mensagem RATSCCH, e no TCH/AHS dois quadros de voz são roubados.
No sistema GSM, por exemplo, os algoritmos de codificação de canal são especificados completamente. Em vez de especificar o algoritmo do decodificador de canal, os critérios de desempenho são definidos e têm que ser conhecidos pela EM. Existem vários critérios de desempenho estabelecidos para os codecs de canal usados no sistema GSM, cujo desempenho pode ser medido, por exemplo, pela taxa de apagamento de quadro (FER), pela taxa de erro de bit (BER) ou pela taxa de erro de bit residual (RBER) dos dados recebidos em qualquer canal de tráfego TCH. Para o sistema GSM, o critério é definido mais precisamente, por exemplo, no documento “3GPP TS 05.05 V8.7.1, Sistema de Telecomunicações Celular Digital (Fase 2+); Transmissão e Recepção de Rádio". Para facilitar o desenvolvimento e a implementação dos codecs de canal e medir o desempenho do receptor, um aparelho específico denominado simulador do sistema (SS) tem sido definido, o qual pode ser usado, por exemplo, para os propósitos do tipo de aprovação. Tem sido desenvolvido um conjunto de ciclos de teste para medir o desempenho do decodificador de canal. Um ciclo de teste pré-definido é ativado na estação móvel conectada ao simulador do sistema e o desempenho é medido em relação aos vários critérios. Para o sistema GSM, estes ciclos de teste são mais precisamente definidos no documento “GSM 04.14 ETSI TS 101 293 V8.1.0, Sistema de Telecomunicações Celular Digital (Fase 2+); Exigências e Interfuncionamento dos Tipos dos Equipamentos Individuais; Função de Teste de Conformidade Especial Estes ciclos de teste são projetados para serem particularmente adequados aos codecs GSM anteriores. O codec AMR, contudo, inclui características que não são envolvidas nos codecs anteriores e, então, todas as características do codec AMR não podem ser testadas usando os ciclos de teste conhecidos. A presente invenção soluciona ao menos alguns dos problemas envolvidos no teste AMR.
Alguns dos problemas são relacionados à medição do desempenho de decodificação do quadro DTX. Problemas similares são também relacionados à medição do desempenho de decodifícação do quadro RATSCCH.
No AMR, para cada quadro de 20 ms, o decodificador de canal é esperado para entregar ao decodifícador de voz os parâmetros de voz decodificados (ou parâmetros de silêncio no caso do DTX) e um identificador TIPO_RX. Este identificador classifica o tipo de quadro recebido. O identificador TIPO RX é definido na tabela a seguir.
Uma vez que o decodifícador de canal é denominado com base em 20 ms, o decodificador de canal é invocado duas vezes quando o quadro mapeado nos dois quadros de voz consecutivos (os quadros ATUALIZAR_SID TCH/AHS e o TCH/AHS RATSCCH) é decodificado. No caso ATUALIZAR SID TCH/AHS, o primeiro quadro é classificado como NENHUM_PROCESSAMENTO e o segundo quadro é classificado como ATUALIZAR_SID. No caso do TCH/AHS RATSCCH, ambos os quadros são classificados como NENHUM_PROCESSAMENTO para o decodificador de voz. Em adição a esta classificação, um dos dois quadros será sinalizado como RATSCCH para o bloco de controle do protocolo RATSCCH.
De acordo com o princípio do ciclo existente, o tipo dos quadros laçados que voltam pela estação móvel é baseado no tipo do ciclo de desempenho usado. Se o ciclo está testando o desempenho de decodificação do canal dos quadros de voz, os quadros de voz são laçados de volta para o SS. Se o ciclo estiver testando o desempenho de decodificação ATUALIZAR SID, os quadros ATUALIZAR SID são laçados de volta para o SS. Como esperado, este leva 2 quadros de voz para enlaçar de volta os quadros que são mapeados nos 2 quadros de voz.
Um problema surge ao medir o desempenho de decodificação de ambas, a transmissão RATSCCH e da ATUALIZAR_SID ao usar o canal de meia-taxa TCH/AHS. O problema é devido ao mapeamento do quadro atual em dois quadros de voz consecutivos. Considerando que, o formador dos quadros do canal de tráfego dos codecs de canal de taxa fixa apenas inclui os quadros com duração de um quadro de voz, os métodos de teste existentes não podem ser usados para medir o desempenho de decodificação de transmissão do RATSCCH ou do ATUALIZAR_SID no TCH/AHS. Se o desempenho do decodificador é tentado para ser medido com os ciclos de teste atuais e com o equipamento de teste (simulador de sistema, SS), problemas de sincronização ocorrerão.
Se o ciclo de teste estiver fechado na fase correta, a informação laçada que volta pela EM conterá os parâmetros ATUALIZAR_SID (para o ciclo de desempenho ATUALIZAR SID) e os parâmetros RATSCCH (para o ciclo de desempenho RATSCCH). Nesta situação, o SS pode medir corretamente o desempenho do decodificador de canal RATSCCH e ATUALIZAR_SID.
Contudo, se o ciclo de teste estiver fechado na fase errada, a informação enviada de volta pela EM será toda zerada. Para o ciclo de desempenho ATUALIZARSID, o ciclo ocorrerá no momento em que NENHUM_PROCESSAMENTO for sinalizado para o codec de voz. Para o ciclo de desempenho RATSCCH, o ciclo ocorre no momento em que o quadro não for sinalizado como RATSCCH. Isto resultará em uma situação de erro no SS e o desempenho do decodificador de transmissão RATSCCH e ATUALIZAR SID não poderá ser determinado ao medir os dados recebidos.
Um novo ciclo de teste interno foi desenvolvido para superar este problema. No novo ciclo de teste, quando os quadros RATSCCH ou ATUALIZAR_SID recebidos forem decodificados corretamente pelo decodificador, os parâmetros RATSCCH decodificados ou os parâmetros de silêncio são levados da saída do decodificador e laçados de volta como um quadro de voz AMR. O resto dos bits de quadro de voz é então codificado como zeros (quadro apagado). O quadro de voz é então codificado e transmitido para o SS. Devido ao fato, dos quadros de voz durarem apenas 20 ms, os dois quadros serão laçados de volta para o SS. Um deles contém os parâmetros decodificados (os parâmetros de silêncio ou os parâmetros RATSCCH), o outro não contém nenhuma informação útil. Devido ao fato dos parâmetros serem laçados de volta, o desempenho do decodificador de transmissão ATUALIZAR SID ou RATSCCH poderá ser determinado vantajosamente. O método de acordo com o novo ciclo de teste é ilustrado com referência ao fluxograma na Figura 5. Para estabelecer um ciclo de teste transparente para os quadros TCH, o TCH deve ser ativo entre o SS e a EM. O TCH é preferivelmente um canal de meia-taxa especificado no sistema GSM. O ciclo de teste é ativado na EM ao transmitir uma mensagem de comando apropriada para a EM, cujo comando pode ser, por exemplo, a mensagem FECHARCICLOTCHCMD (CMD - Confirmed Mail Delivery/endereço de entrega confirmado) de acordo com o sistema GSM. O SS ordena que a EM feche seu ciclo TCH ao transmitir a mensagem de FECHARCICLOTCHCMD (500), especificando o TCH a ser laçado e que os quadros ATUALIZAR_SID ou RATSCCH válidos apagados são para ser sinalizados pela EM. O SS então inicia o temporizador TT01 (502) que estabelece o tempo limite para a EM responder. Se nenhum TCH estiver ativo, ou qualquer ciclo de teste já estiver fechado (504), a EM ignorará qualquer mensagem FECHAR_CICLO_TCH_CMD (506). Se o TCH estiver ativo, a EM fechará o seu ciclo TCH para o TCH especificado e envia de volta ao SS um REC_FECHAR_CICLO_TCH (508). Na recepção desta mensagem, o SS pára o temporizador TT01 (510).
Após a EM ter fechado o seu ciclo TCH, os parâmetros decodificados para cada quadro identificado como ATUALIZARSID válido ou quadro RATSCCH deverão ser levados da saída do decodificador de canal (512) para a entrada do codificador de canal (514). Os bits de dados dos quadros ATUALIZAR SID ou RATSCCH mais um número adequado de bits de preenchimento são codificados como um quadro de voz AMR (516). O quadro de voz incluindo apenas os bits de dados dos quadros ATUALIZAR_SID ou RATSCCH é transmitido codificado convolucionalmente no mesmo TCH/AHS de enlace ascendente para o SS (518). Se um quadro ATUALIZAR_SID válido ou quadro RATSCCH não for detectado pelo decodificador, que é indicado para o SS ao estabelecer o quadro de voz a ser codificado como zero, transmitir este quadro codificado convolucionalmente no mesmo TCH/AHS de enlace ascendente para o SS. Por exemplo, isto podería acontecer se o padrão do quadro recebido não for identificado como um padrão de quadro ATUALIZAR SID ou RATSCCH, ou o padrão de quadro for identificado, mas os bits CRC estiverem corrompidos. O SS determina o desempenho do quadro do decodificador ATUALIZAR_SID ou RATSCCH dos quadros ATUALIZAR SID ou RATSCCH apagados recebidos (520), por exemplo, ao determinar a taxa de quadro ATUALIZAR_SID válida apagada (TCH/AHS EVSIDUR, Erased Valid SID UPADTE frame Rate) ou, respectivamente, a taxa de quadro RATSCCH válida apagada (TCH/AHS EVRFR, Erased Valid RATSCCH Frame Rate). O conteúdo da mensagem FECHARCICLOTCHCMD é definido mais precisamente no documento acima-mencionado GSM 04.14. Esta mensagem é enviada apenas na direção SS para a EM. A mensagem FECHAR CICLO TCH CMD inclui quatro elementos de informação: um campo discriminador de protocolo e um campo indicador de salto, ambos possuindo um comprimento de quatro bits e sendo definido mais precisamente no documento “GSM 04.07, seção 11.1.1 e 11.1.2”, um campo do tipo de mensagem possuindo um comprimento de oito bits, todos definidos como zero e, um campo do subcanal que também têm um comprimento de oito bits. Dos cinco bits, o bit do campo do sub- canal possui um significado específico definindo o conteúdo de mensagem e, eles são denominados de bits X, Y, Z, A e B. Três bits são os bits excedentes estabelecidos em zero. A ativação do ciclo de teste de acordo com a invenção pode ser implementada por meio da mensagem FECHARCICLOTCHCMD, se um dos bits excedentes for também vantajosamente alocado, um significado específico define o conteúdo da mensagem. Este bit novo pode ser chamado, por exemplo, de bit C. Ao definir o bit C possuindo o valor um, um novo conteúdo da mensagem pode ser definido por uma combinação de bit particular. Por exemplo, a seguir a combinação de bit podería ser definida: A=0, B=0 e C=l, significando que se o TCH laçado for um TCH/AHS que envia os quadros SID UPDATE, então o quadro ATUALIZAR_SID válido apagado é para ser sinalizado. Respectivamente, outra combinação de bit podería ser definida: A=0, B=1 e C=l, significando que se o TCH laçado for um TCH/AHS que envia os quadros RATSCCH, então o quadro RATSCCH válido apagado é para ser sinalizado. Para o técnico, é óbvio que também qualquer outra combinação de bit apropriada pode ser usada. O valor do bit X indica se existe apenas um canal de meia-taxa ativo ou qual dos sub-canais possivelmente disponíveis é usado. Os valores dos bits Y e de Z podem ser descartados.
De acordo com a segunda incorporação da invenção, particularmente aplicável à transmissão do RATSCCH, cada um dos quadros RATSCCH recebidos é levado separadamente da saída do decodificador. O primeiro quadro é denominado de quadro MARCADOR_RATSCCH e o segundo quadro é denominado de quadro DADOSRATSCCH. Ambos, o quadro MARCADORRECEPTOR e o quadro DADOS_RATSCCH são levados separadamente da saída do decodificador e, eles são entrados no codificador respectivamente como o quadro MARCADOR RECEPTOR e o quadro DADOSRECEBIDOS. Se o quadro MARCADOR RECEPTOR não for identificado ou o quadro DADOS RATSCCH tiver um CRC corrompido, o quadro QUADRO_RUIM é entrado no codificador. Ambos, o quadro MARCADOR RECEPTOR e o quadro QUADRO RUIM consistem em um padrão pré-definido, considerando que, o quadro DADOSRECEBIDOS inclui os bits de dados transmitidos no quadro DADOSRATSCCH. Todos os quadros anteriores laçados, isto é, o quadro MARCADORRECEPTOR, o quadro QUADRO_RUIM e o quadro DADOS_RECEBIDOS podem ser codificados e mapeados em um quadro de 20 ms. Este quadro de 20 ms pode ser, por exemplo, um quadro de voz AMR, onde o resto dos bits do quadro de voz é codificado como zero, ou o quadro DADOSRATSCCH. Este quadro de 20 ms é transmitido então para o SS. Desta forma uma identificação bem sucedida do quadro MARCADOR_RATSCCH é sempre reportada de volta para o SS. Nenhuma sincronização entre a EM e o SS, é vantajosamente necessária, porque os quadros enviados de volta para o SS possuem o comprimento de apenas um quadro de voz.
De acordo com a terceira incorporação da invenção, a sincronização da transmissão do quadro entre a EM e o SS (enlace descendente/enlace ascendente) pode ser alcançada ao estabelecer vários quadros TDMA particulares para a transmissão de enlace descendente e a transmissão de enlace ascendente, quando o ciclo de teste for fechado. Deste modo, o quadro RATSCCH ou ATUALIZAR_SID recebido será transmitido automaticamente de volta da EM para o SS em um quadro pré-definido, e nenhum outro mecanismo para a sincronização é necessário.
De acordo com a quarta incorporação da invenção, a sincronização da transmissão do quadro entre a EM e o SS (enlace descendente/enlace ascendente), especialmente ao enviar os quadros RATSCCH a meia-taxa, pode ser alcançada ao impor a EM para cancelar o quadro RATSCCH sendo enviado atualmente se um quadro RATSCCH válido já tiver sido recebido. Os parâmetros RATSCCH do quadro RATSCCH válido são então laçados de volta no canal RATSCCH de enlace ascendente. Também deste modo, o quadro RATSCCH recebido será transmitido automaticamente de volta da EM para o SS, de uma maneira onde a sincronização é explicitamente especificada. O diagrama em blocos da Figura 6 ilustra um aparelho que pode ser aplicado na configuração de teste de acordo com a invenção. O simulador 600 do sistema inclui um gerador 602 para gerar os padrões dos parâmetros randômicos/constantes de voz, os quais são então entrados no codificador de canal 604 para codificação. Os quadros de voz codificados do canal são então providos para o dispositivo transmissor 606 para transmitir também através do simulador de canal 608 para a estação 610 móvel. A estação 610 móvel inclui o dispositivo receptor 612 para receber a transmissão, da qual os quadros de voz codificados do canal são entrados no decodificador de canal 614. A estação 610 móvel inclui um dispositivo 616 para implementar os ciclos de teste e para executar um ciclo de teste específico de acordo com as instruções dadas pelo simulador 600 do sistema. O ciclo de teste a ser usado pode ser definido, por exemplo, pela mensagem FECHAR_CICLO_TCH_CMD, como descrito acima. A saída do ciclo de teste é provida ao codificador de canal 618 para codificação. Os dados codificados do canal são então fornecidos ao dispositivo transmissor 620 para transmitir também para o simulador 600 do sistema. O simulador 600 do sistema também inclui um dispositivo receptor 622 para receber a transmissão da qual os dados codificados do canal são entrados no decodificador de canal 624. O simulador 600 do sistema inclui o dispositivo comparador 626 para comparar os dados recebidos para o padrão enviado e como resultado da comparação, o desempenho da decodificação pode ser medido.
Para o técnico qualificado na arte, é óbvio que no curso do progresso técnico, o conceito inventivo da invenção pode ser executado de vários modos. Assim, a invenção e as suas incorporações não estão limitadas aos exemplos prévios, mas podem variar dentro do escopo das reivindicações apensas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. Método para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação compreendendo um decodificador e um aparelho de teste, para fornecer os dados de teste para o decodificador, o método compreende os passos de: - gerar os dados de teste compreendendo os dados de sinalização em um formato de quadro de sinalização; - transmitir os dados de teste mapeados em dois quadros consecutivos do aparelho de teste para o decodificador para decodifícação, o método é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende os passos de: - decodificar os dados de sinalização dos dois quadros de dados de teste recebidos; - transmitir os dados de sinalização decodificados de volta para o aparelho de teste codificado em um quadro, e - determinar o desempenho de decodifícação ao comparar os dados de sinalização transmitidos e os dados de sinalização recebidos no aparelho de teste.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende os passos de: - ativar o canal de tráfego do sistema de telecomunicação antes de transmitir os dados de teste, e - transmitir os dados de teste do aparelho de teste para o decodificador no canal de tráfego de enlace descendente e do decodificador para o aparelho de teste no canal de tráfego de enlace ascendente.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende: - transmitir os dados de sinalização de volta para o aparelho de teste nos primeiros quadros de tempo do canal de tráfego de enlace ascendente disponível.
4. Método de acordo com a reivindicação 2 ou 3, é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende o passo de: - transmitir, antes de transmitir os dados de teste, uma mensagem do aparelho de teste para ativar o ciclo de teste no decodificador, cujo ciclo de teste é implementado em uma conexão funcional com o decodificador e, - reconhecer a mensagem do decodificador para o aparelho de teste, em resposta ao canal de tráfego sendo ativado.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, é CARACTERIZADO pelo fato de que a mensagem é uma combinação de bit da mensagem FECHARCICLOTCHCMD de acordo com o sistema GSM.
6. Método de acordo com as reivindicações 1 a 5, é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende o passo de: - determinar o desempenho de decodificação do canal do quadro RATSCCH em um canal de voz de meia-taxa AMR.
7. Método de acordo com as reivindicações 1 a 5, é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende o passo de: - determinar o desempenho da decodificação de canal do quadro ATUALIZAR_DSI em um canal de voz de meia-taxa AMR.
8. Aparelho de teste para determinar o desempenho do decodificador, cujo aparelho de teste é disposto para ser funcionalmente conectado ao decodificador, o aparelho de teste compreende: - um dispositivo compositor para compor os dados de teste compreendendo os dados de sinalização; - um transmissor para transmitir os dados de teste mapeados em dois quadros consecutivos para o decodificador para decodificação, o aparelho de teste é CARACTERIZADO pelo fato de que também compreende: - um receptor para receber os dados de teste em um quadro do decodificador, os dados de teste compreendendo os dados de sinalização; e - um comparador para determinar o desempenho de decodificação ao comparar os dados de sinalização transmitidos e os dados de sinalização recebidos.
9. Aparelho de teste de acordo com a reivindicação 8, é CARACTERIZADO pelo fato de que é disposto para: - ativar o canal de tráfego em direção ao decodificador antes de transmitir os dados de teste; - transmitir os dados de teste para o decodifícador no canal de tráfego de enlace descendente, e - receber os dados de teste do decodifícador no canal de tráfego de enlace ascendente.
10. Aparelho de teste de acordo com a reivindicação 9, é CARACTERIZADO pelo fato de que também é disposto para: - transmitir, antes de transmitir os dados de teste, uma mensagem do decodifícador para ativar o ciclo de teste no decodifícador, cujo ciclo de teste é implementado em uma conexão funcional com o decodifícador e, - receber um reconhecimento da mensagem do decodifícador, em resposta ao canal de tráfego sendo ativado.
11. Estação móvel compreendendo: - um receptor para receber os dados de teste compreendendo os dados de sinalização mapeados em dois quadros consecutivos do aparelho de teste; - um decodifícador para decodificar os dados de teste, a estação móvel é CARACTERIZADA pelo fato de que também compreende: - um decodifícador sendo disposto para decodificar os dados de teste dos dois quadros de dados de teste recebidos, e- um transmissor para transmitir os dados de teste decodificados de volta para o aparelho codificado em um quadro.
BRPI0207911A 2001-03-16 2002-03-15 método e aparelho de teste para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel BRPI0207911B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20010532A FI110735B (fi) 2001-03-16 2001-03-16 Kanavakoodekkien testisilmukoita
PCT/FI2002/000215 WO2002075985A1 (en) 2001-03-16 2002-03-15 Testing loops for channel codecs

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0207911A BR0207911A (pt) 2004-07-27
BRPI0207911B1 true BRPI0207911B1 (pt) 2017-04-11

Family

ID=8560759

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0207911A BRPI0207911B1 (pt) 2001-03-16 2002-03-15 método e aparelho de teste para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7082299B2 (pt)
EP (1) EP1389372B1 (pt)
JP (1) JP2004530339A (pt)
KR (1) KR100639310B1 (pt)
CN (1) CN1258890C (pt)
AT (1) ATE361600T1 (pt)
BR (1) BRPI0207911B1 (pt)
CA (1) CA2440348C (pt)
DE (2) DE60219909T2 (pt)
DK (1) DK1389372T3 (pt)
ES (1) ES2284821T3 (pt)
FI (1) FI110735B (pt)
HK (1) HK1061122A1 (pt)
MX (1) MXPA03008190A (pt)
RU (1) RU2263404C2 (pt)
WO (1) WO2002075985A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2401005B (en) * 2002-04-16 2005-03-30 Toshiba Res Europ Ltd Methods and apparatus for alternative mode monitoring
US20040247993A1 (en) * 2003-05-21 2004-12-09 Sony Ericsson Mobile Communications Ab System and Method of Improving Talk-Time at the End of Battery Life
JP2004362111A (ja) * 2003-06-03 2004-12-24 Hitachi Global Storage Technologies Inc 外部記憶装置
US7475299B1 (en) * 2004-02-06 2009-01-06 Cisco Technology Inc. Method and system for real-time bit error ratio determination
US7558286B2 (en) * 2004-10-22 2009-07-07 Sonim Technologies, Inc. Method of scheduling data and signaling packets for push-to-talk over cellular networks
US7720046B2 (en) * 2005-09-23 2010-05-18 St-Ericsson Sa Synchronizing a channel codec and vocoder of a mobile station
US7734469B1 (en) * 2005-12-22 2010-06-08 Mindspeed Technologies, Inc. Density measurement method and system for VoIP devices
EP1956856B1 (en) * 2007-02-06 2010-11-10 Motorola, Inc. Method of generating test response information by a communication device for a repeated control message decoding performance test, method of testing a control message decoding performance of a communication device, communication device, and test system
JP5001983B2 (ja) * 2009-07-21 2012-08-15 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 通信制御システム、及び通信制御方法
KR20120116137A (ko) * 2011-04-12 2012-10-22 한국전자통신연구원 음성 통신 장치 및 그 방법
US9467879B2 (en) * 2015-02-03 2016-10-11 The Boeing Company Automated close-loop electromagnetic (EM) datalink testing
CN106897205B (zh) * 2015-12-18 2021-01-05 创新先进技术有限公司 一种测试数据生成方法及装置
RU2646968C1 (ru) * 2016-11-28 2018-03-12 Акционерное общество "Калужский научно-исследовательский институт телемеханических устройств" Способ контроля аппаратуры комплексов телекодовой связи

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5292413A (en) * 1976-01-30 1977-08-03 Toshiba Corp Data transfer system
DE3854465T2 (de) * 1987-11-27 1996-05-02 Nec Corp Verfahren zum Umschalten in einem digitalen Zellularmobilkommunikationssystem und mobile Einheit.
JPH01158862A (ja) * 1987-12-15 1989-06-21 Nec Corp 遠隔試験方式
JPH06508008A (ja) * 1991-06-12 1994-09-08 ヒューレット・パッカード・カンパニー パケットベースネットワークをテストするための方法および装置
JP3537577B2 (ja) * 1996-02-21 2004-06-14 富士通株式会社 通信回線品質測定システム及びtdma装置
FI106834B (fi) 1998-06-03 2001-04-12 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä ja järjestelmä datakanavien toimivuuden testaamiseksi radiolaitteessa
JP3403950B2 (ja) * 1998-09-07 2003-05-06 松下電器産業株式会社 移動局装置、移動局装置における報知チャンネル受信方法、及び移動局装置におけるセルサーチ方法
US6931022B1 (en) * 1999-05-28 2005-08-16 Cisco Technology, Inc. Background test system for time division multiplexing switching systems
US7010001B2 (en) 2000-01-10 2006-03-07 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for supporting adaptive multi-rate (AMR) data in a CDMA communication system
GB0008119D0 (en) 2000-04-03 2000-05-24 Nokia Networks Oy Estimating communication quality

Also Published As

Publication number Publication date
HK1061122A1 (en) 2004-09-03
JP2004530339A (ja) 2004-09-30
KR100639310B1 (ko) 2006-10-26
DE60219909D1 (de) 2007-06-14
US7082299B2 (en) 2006-07-25
EP1389372A1 (en) 2004-02-18
FI20010532A (fi) 2002-09-17
DE60219909T2 (de) 2008-01-17
FI110735B (fi) 2003-03-14
EP1389372B1 (en) 2007-05-02
DE02706806T1 (de) 2004-07-08
KR20040008138A (ko) 2004-01-28
FI20010532A0 (fi) 2001-03-16
MXPA03008190A (es) 2004-01-29
CN1498467A (zh) 2004-05-19
WO2002075985A1 (en) 2002-09-26
CA2440348A1 (en) 2002-09-26
RU2003130466A (ru) 2005-04-10
DK1389372T3 (da) 2007-10-29
BR0207911A (pt) 2004-07-27
ATE361600T1 (de) 2007-05-15
US20030040307A1 (en) 2003-02-27
RU2263404C2 (ru) 2005-10-27
CA2440348C (en) 2008-01-22
ES2284821T3 (es) 2007-11-16
CN1258890C (zh) 2006-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0207912B1 (pt) método e aparelho de teste para determinar o desenpenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel
BRPI9915652B1 (pt) processo para realizar transmissão descontínua num sistema de comunicações, e, sistema de comunicações de fala
BRPI0207911B1 (pt) método e aparelho de teste para determinar o desempenho de decodificação em um sistema de telecomunicação, e, estação móvel
KR20000062867A (ko) 다중 정보 레이트를 갖는 무선 통신 시스템에서의 전력제어 방법
BRPI0715131B1 (pt) método e arranjo para adaptar a transmissão de mídia codificada em uma rede comutada por pacote para diferentes condições de operação
US7567529B1 (en) Method and system for selecting vocoder data rates and transmit powers for air interface communications
BRPI9912994B1 (pt) "metodo, sistema, estação móvel e estação rádio base para transmitir informação de ruído de fundo na transmissão de quadros de dados em redes celulares gsm."
BR0014105B1 (pt) Método de medição da qualidade de um serviço comutado por um circuito transmitido em um canal de tráfego entre um transmissor e um receptor em uma rede de rádio celular, e, rede de rádio celular
Uvliden et al. Adaptive multi-rate. A speech service adapted to cellular radio network quality
JP2004500783A (ja) 通信クオリティの推定
AU2003231679B2 (en) Efficient in-band signaling for discontinuous transmission and configuration changes in adaptive multi-rate communications systems
BR9917905B1 (pt) Processo para efetuar mudanças de configuração num sistema de comunicações de taxa múltipla adaptável

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SISVEL INTERNATIONAL S.A. (LU)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04B 17/00 , H04Q 7/34

Ipc: H04B 17/00 (2006.01), H04B 7/26 (2006.01), H04L 1/

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/04/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 21A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2714 DE 10-01-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.