BRPI0200224B1 - aquecedor químico sem chamas - Google Patents

aquecedor químico sem chamas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0200224B1
BRPI0200224B1 BRPI0200224A BR0200224A BRPI0200224B1 BR PI0200224 B1 BRPI0200224 B1 BR PI0200224B1 BR PI0200224 A BRPI0200224 A BR PI0200224A BR 0200224 A BR0200224 A BR 0200224A BR PI0200224 B1 BRPI0200224 B1 BR PI0200224B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bag
heater
citric acid
powdered reagent
outer bag
Prior art date
Application number
BRPI0200224A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0200224A (pt
Inventor
José Luiz Bellix Favrin
Loudervin Lagroteria
Original Assignee
José Luiz Bellix Favrin
Loudervin Lagroteria
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by José Luiz Bellix Favrin, Loudervin Lagroteria filed Critical José Luiz Bellix Favrin
Priority to BRPI0200224A priority Critical patent/BRPI0200224B1/pt
Publication of BR0200224A publication Critical patent/BR0200224A/pt
Publication of BRPI0200224B1 publication Critical patent/BRPI0200224B1/pt

Links

Landscapes

  • Cookers (AREA)

Abstract

"aquecedor químico sem chamas". composto de um saco transparente (1), lacrado e tendo em seu interior um composto reagente em pó (2) (hidróxido de sódio) e um saco metálico (alumínio) (3) contendo pó químico (ácido cítrico), e trazendo impresso numa determinada altura acima da sua borda inferior uma linha dupla transversal (4) que define o nível de água a ser colocada dentro do saco (1) e uma linha de corte (5) na parte superior, sendo que a água, ao entrar em contato com os compostos reagentes em pó (2) no fundo do saco faz com que o aquecedor seja ativado, quando os compostos reagentes em pó (2) reagem liberando calor até que o sachê metálico (3) seja furado e seu conteúdo (ácido cítrico) seja liberado, terminando a reação e o conseqüente aquecimento dos alimentos básicos dentro das suas respectivas embalagens colocadas no interior do saco (1).

Description

" AQUECEDOR QUÍMICO SEM CHAMAS " Trata a presente patente de Invenção de Aquecedor Químico Sem Chamas, o qual foi desenvolvido para aquecimento de alimentos prontos para uso e esterilizados em embalagens flexíveis tipo sachê, hermeticamente seladas, dito aquecedor sendo composto de um saco externo transparente (em polietileno de alta densidade), lacrado e alojando em seu interior um composto reagente em pó (Hidróxido de Sódio) e um saco r metálico (alumínio) contendo pó químico (Acido Cítrico).
Aquecedores deste tipo já são conhecidos no mercado, porém, comparados com o Aquecedor Químico Sem Chamas objeto da presente patente, são efetivamente superados por este, que apresenta uma série de vantagens sobre aqueles, tais como: dimensões externas do saco externo mais adequadas e práticas; capacidade para dois saches (embalagens) de alimentos básicos, de até 250 g cada, contra um só sachê, de 227 g do convencional, portanto, pelo mesmo preço aquece mais do que o dobro de alimentos, no mesmo tempo; contém saco metálico interno, com pó químico, ao contrário do convencional, que possui sachê interno permeável contendo pós reagentes; utiliza menos componentes: Hidróxido de Sódio e Ácido Cítrico em pó e Alumínio em folha (o convencional utiliza: Magnésio metálico, Ferro metálico, Cloreto de Sódio, Hidróxido de Magnésio e Tripolifosfato de Sódio Hexahidratado, todos em pó); o saco externo é mais resistente; os compostos utilizados oferecem menores riscos pirofóricos; funciona na vertical, melhorando a eficiência na condução do calor (o convencional funciona inclinado); a solução residual oferece menores riscos à ingestão; melhor isolamento térmico do conjunto.
Tanto o aquecedor objeto da presente patente como o aquecedor convencional, são ativados quando se introduz água no interior do saco externo, porém, no aquecedor aqui proposto os compostos reagem liberando calor até que o sachê metálico contendo pó químico seja furado, liberando seu conteúdo (ácido cítrico), que termina a reação (tempo aproximado de 10 minutos), sendo que, neste momento, a temperatura inicial deve ter-se elevado de aproximadamente 35°C. No aquecedor convencional os compostos reagem liberando calor até o final da reação (tempo entre 12 a 15 minutos), e neste momento a temperatura inicial deve ter-se elevado de 100°F.
Para que se tenha uma clara visualização do presente Aquecedor Químico Sem Chamas e um claro entendimento do seu funcionamento, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, aos quais se faz referências a fim de melhor elucidar a descrição detalhada que se segue. FIGURA 1: Representa vista geral, frontal e lateral, do saco externo do aquecedor, lacrado e tendo alojado em seu interior um composto rea-gente em pó e um saco metálico contendo pó químico. FIGURA 2: Representa vista em perspectiva da caixinha contendo os dois saches (embalagens) de alimentos básicos. FIGURA 3: Representa vista lateral do saco externo contendo os dois saches de alimentos básicos. FIGURA 4: Representa vista do saco externo com os saches de alimentos básicos recebendo a quantidade ideal de água. FIGURA 5: Representa o saco externo com os saches de alimentos básicos, introduzido dentro da caixinha em posição para processamento do aquecimento.
De acordo com essas ilustrações e em seus pormenores, o Aquecedor Químico Sem Chamas ora proposto (figura 1) caracteriza-se essencialmente por ser composto de um saco externo transparente (1), em polietileno de alta densidade, lacrado e alojando em seu interior um composto reagente em pó (2) (Hidróxido de Sódio) e um saco metálico (alumínio) (3) contendo pó quími- r co (Acido Cítrico), tendo impresso numa determinada altura acima da sua borda inferior uma linha dupla transversal (4) que define o nível de água a ser colocada dentro do saco externo quando do seu uso, e superiormente uma linha de corte (5).
Os alimentos básicos a serem aquecidos por meio deste Aquecedor Químico Sem Chamas são do tipo usado como rações militares, humanitárias e recreacionais, que vêm prontos para consumo, acondi-cionados e esterilizados em embalagens impermeáveis her-meticamente seladas do tipo sache (6), fornecidas dentro de uma caixinha (7) - (figura 2).
Como o Aquecedor Químico Sem Chamas, objeto da patente, tem capacidade para duas embalagens de alimentos, ao contrário dos aquecedores convencionais, a referida caixinha é provida com dois as-chês de alimentos, podendo, no entanto, ter mais de dois.
Para utilização do Aquecedor Químico Sem Chamas deve-se inicialmente segura-lo em pé e sacudi-lo levemente, de forma a fazer com que seu conteúdo (composto reagente em pó (2) e saco metálico (3) contendo pó químico) fique todo na parte de baixo (figura 1).
Tira-se os dois sacos de alimentos básicos (6) da caixinha (7), sem descartar esta última. Com um objeto cortante (tesoura, faca, etc.) faz-se um rasgo pela linha de corte (5) na parte superior do saco externo (1) do aquecedor, abrindo-o por completo no sentido de largura. Coloca-se os dois sacos de alimentos básicos (6) dentro do saco (1) do aquecedor, de maneira que se apoiem em seu fundo e que, de preferência, o saco metálico (3) fique entre eles (figura 3).
Joga-se água dentro do saco do aquecedor até atingir um nível entre a linha dupla (4) impressa acima da borda inferior do saco (figura 4).
Dobra-se a parte de cima do saco do aquecedor e introduz-se o mesmo dentro da caixinha (7) que antes continha os sacos de alimentos básicos, sem fechá-la (figura 5). Agita-se levemente o conjunto e depois deixa-se a caixinha de pé por cerca de 12 minutos, quando se processa o aquecimento.
A água introduzida no saco (1) do aquecedor, ao entrar em contato com os compostos rea-gentes em pó (2) no fundo do saco, faz com que o aquecedor seja ativado. Os compostos reagentes em pó (2) reagem liberando calor até que o sachê metálico (3) seja furado, quando seu conteúdo (ácido cítrico) é liberado, terminando a reação e, neste momento, a temperatura inicial deve ter-se elevado de 35°C
Após decorrido o tempo de reação, suspende-se o saco do aquecedor de dentro da caixinha sem retirá-lo totalmente. Verifica-se se o líquido parou de borbulhar. Em caso positivo, retira-se com cuidado os sacos de alimentos básicos de dentro do saco do aquecedor, abre-se os mesmos e consome-se os alimentos aquecidos. O líquido está tratado quimicamente para não provocar danos ao contato com a pele.
Deste modo, o Aquecedor Químico Sem Chamas em questão satisfaz plenamente os objetivos propostos, cumprindo de maneira prática e eficiente as funções para as quais é destinado, proporcionando uma série de vantagens e benefícios inerentes à sua aplicabilidade.

Claims (1)

  1. Ia) "AQUECEDOR QUÍMICO SEM CHAMAS", caracterizado por ser composto de um saco externo transparente (1), em polietileno de alta densidade, lacrado e tendo alojado em seu interior um composto reagente em pó (2) (hidróxido de sódio) e um saco metálico (alumínio) (3) contendo pó químico (Ácido Cítrico), e trazendo impresso numa determinada altura acima da sua borda inferior uma linha dupla transversal (4) que define o nível de água a ser colocada dentro do saco externo quando o seu uso, e uma linha de corte (5) na parte superior; o saco externo (1) comporta pelo menos dois sacos de alimentos básicos (6) que permanecem apoiados no fundo do saco (1) tendo, entre eles, o saco metálico (3); o saco (1), dotado dos sacos (3) e (6), tem sua borda livre dobrada e é acondicionado numa caixa (7).
BRPI0200224A 2002-01-24 2002-01-24 aquecedor químico sem chamas BRPI0200224B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0200224A BRPI0200224B1 (pt) 2002-01-24 2002-01-24 aquecedor químico sem chamas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0200224A BRPI0200224B1 (pt) 2002-01-24 2002-01-24 aquecedor químico sem chamas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0200224A BR0200224A (pt) 2003-12-02
BRPI0200224B1 true BRPI0200224B1 (pt) 2015-11-17

Family

ID=29554819

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0200224A BRPI0200224B1 (pt) 2002-01-24 2002-01-24 aquecedor químico sem chamas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0200224B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2020183034A1 (es) 2019-03-08 2020-09-17 Global Termobiomasa S.L. Dispositivo térmico autónomo desechable

Also Published As

Publication number Publication date
BR0200224A (pt) 2003-12-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103415449B (zh) 防潮容器
ES2280418T3 (es) Aplicador de liquido con alas diametralmente opuestas.
US6074415A (en) Hot or cold applicator with inner element
US5907908A (en) Dehumidifying pouch
US2602302A (en) Combination ice and hot pack
ES2252289T3 (es) Recipiente para un agente de tratamiento para el lavado de ropa.
WO2003002425A1 (en) Self-heating/self-cooling package
PT1777173E (pt) Embalagem em vácuo flexível de abertura fácil para doses individuais de fluidos pastosos
JP2018513341A (ja) 熱形成可能材料用ヒータ
BRPI0518113B1 (pt) dosador químico flutuante e método para tratar um corpo d'água
US20110126821A1 (en) Air Activated Warmer Assembly
BRPI0200224B1 (pt) aquecedor químico sem chamas
NO792586L (no) Pakning.
JPH10113117A (ja) 保冷箱
ES2408383T3 (es) Dispositivo humidificador que se puede calentar para uso con productos de tabaco.
US11661261B2 (en) Self-contained meal assembly with steam vent
WO2011131818A2 (es) Dispositivo deshumidificador portátil, y carga de producto higroscópico para dicho dispositivo
JPH0137543Y2 (pt)
EP2095863A1 (en) Anti-Humidity Bag
AU2012101329A4 (en) Food pouch warmer
KR100429328B1 (ko) 가열 패키지
WO2007084012A1 (en) Flexible flameless heating or cooling device
JPH034819A (ja) 飲食物用加熱装置
JPH0133744B2 (pt)
US20220047991A1 (en) Storage protection for forward osmosis hydration or dewatering system

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B06G Technical and formal requirements: other requirements

Free format text: CUMPRIR A EXIGENCIA FORMULADA NO PARECER, DO QUAL PODERA SER SOLICITADA FOTOCOPIA, ATRAVES DO FORMULARIO MODELO 1.05.

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE 9A. E 10A. ANUIDADE(S).

B06G Technical and formal requirements: other requirements

Free format text: PARA QUE SEJA ACEITA PETICAO 018120007499, SOLOCITAMOS PROCURACAO COM PODERES PARA O MESMO.

B08G Application fees: restoration
B15V Prolongation of time limit allowed

Free format text: REFERENTE A RPI 2120, DE 23/08/2011, DESPACHO 6.7, DEVOLVEM-SE 46 (QUARENTA E SEIS) DIAS DE PRAZO PARA O CUMPRIMENTO DA EXIGENCIA, CONTADOS A PARTIR DA DATA DESTA NOTIFICACAO.

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2551 DE 26-11-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.