BRPI0109635B1 - junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo - Google Patents

junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0109635B1
BRPI0109635B1 BRPI0109635A BR0109635A BRPI0109635B1 BR PI0109635 B1 BRPI0109635 B1 BR PI0109635B1 BR PI0109635 A BRPI0109635 A BR PI0109635A BR 0109635 A BR0109635 A BR 0109635A BR PI0109635 B1 BRPI0109635 B1 BR PI0109635B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
joint
oil well
degrees
pipes
outside diameter
Prior art date
Application number
BRPI0109635A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0109635A (pt
Inventor
Jun Maeda
Katsutoshi Sumitani
Shigeo Nagasaku
Original Assignee
Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp
Nippon Steel Corp
Sumitomo Metal Ind
Vallourec Mannesmann Oil & Gas
Vallourec Oil & Gas France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp, Nippon Steel Corp, Sumitomo Metal Ind, Vallourec Mannesmann Oil & Gas, Vallourec Oil & Gas France filed Critical Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp
Publication of BR0109635A publication Critical patent/BR0109635A/pt
Publication of BRPI0109635B1 publication Critical patent/BRPI0109635B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/02Couplings; joints
    • E21B17/04Couplings; joints between rod or the like and bit or between rod and rod or the like
    • E21B17/042Threaded
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L15/00Screw-threaded joints; Forms of screw-threads for such joints
    • F16L15/06Screw-threaded joints; Forms of screw-threads for such joints characterised by the shape of the screw-thread

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Non-Disconnectible Joints And Screw-Threaded Joints (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)

Abstract

"junta roscada do tipo delgado para tubos de poço de petróleo". a invenção refere-se a uma junta roscada para tubos de poço de petróleo que é fornecida, a qual pode garantir uma eficiência de junta suficiente para uma utilização prática em poços profundos, a qual tem um diâmetro externo de junta diminuído e a qual tem uma resistência à flexão, uma resistência à compressão e uma resistência ao sobretorque melhoradas, as quais são suficientes para utilização pela técnica de trilha lateral. é uma junta roscada integral para os tubos de poço de petróleo na qual ela tem uma eficiência de junta de pelo menos 70%, o diâmetro externo da junta é maior do que e no máximo 1,08 vez o diâmetro externo dos corpos de tubo de poço de petróleo, e as porções roscadas têm uma seção transversal de uma forma trapezoidal com um ângulo de flanco de carga (<244>) das roscas na faixa de 0 a -20 graus e um seu ângulo de flanco de ataque (<sym>) na faixa de 35 a 50 graus.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "JUNTA INTEGRAL DO TIPO DELGADO PARA TUBOS DE POÇO DE PETRÓLEO".
CAMPO DA TÉCNICA
[001] Esta invenção refere-se a uma junta roscada para tubos de poço de petróleo ou tubos de poço de gás os quais estão profundamente enterrados no solo para a recuperação de gás natural ou de óleo bruto do subsolo. Em particular, ela se relaciona a uma junta roscada do tipo delgado para os tubos de poço de petróleo que tem um pequeno diâmetro externo da junta.
TÉCNICA ANTERIOR
[002] Atualmente, os poços de gás natural e de óleo bruto estão se tornando profundos tendo uma profundidade que alcança vários milhares de metros. As juntas roscadas são amplamente utilizadas para a conexão de tubos de poço de petróleo e tubos de poço de gás (coletivamente referidos abaixo como tubos de poço de petróleo) para utilização em tais poços de petróleo ou poços de gás.
[003] Nos anos recentes, conforme o preço do gás natural e do óleo bruto tem diminuído, a perfuração de novos poços tem sido executada com um diâmetro de furo dos poços decrescente de modo a diminuir o custo de desenvolvimento do poço. A reutilização de antigos poços esgotados também tem sido empregada para economia de custo utilizando a técnica de trilha lateral na qual um furo é formado dentro do tubo de revestimento de um poço antigo e um tubo de tubulação é inserido através do furo e avançado para uma camada que contenha óleo.
[004] Nestas situações, é eficiente utilizar uma junta roscada do tipo delgado, a qual é uma junta que tem um diâmetro externo pequeno.
[005] Tal junta roscada do tipo delgado para os tubos de poço de petróleo é descrita na JP-A 10-89554 (1998). É uma junta roscada do tipo integral para os tubos de poço de petróleo que tem porções roscadas para um acoplamento roscado de uma porção de pino e de uma porção de caixa» porções de vedação metálica para manter a estan-queidade ao gás, e ressaltos de torque para regular o torque de aperto. A resistência das porções [006] de ressalto de torque é feita mais alta do que as outras porções da junta do corpo de tubo de poço de petróleo com o objeto de aumentar a resistência à compressão. A publicação Japonesa mostra um exemplo no qual uma porção de ressalto de torque está localizada no centro de uma porção roscada.
[007] Outra forma de uma junta roscada do tipo delgado é mostrada na Patente Francesa 7622543. Neste caso, o diâmetro externo da junta é diminuído pela expansão de uma extremidade de um corpo de tubo de poço de petróleo para formar uma porção de caixa roscada da junta e um encalcamento da outra extremidade do tubo para formar uma porção de pino roscado nela.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[008] É verdade que com uma tal tecnologia convencional, é possível tornar o diâmetro externo de uma junta mais delgado. No entanto, existe um limite para o efeito, o qual pode ser obtido com as juntas do tipo delgado convencionais acima descritas» e elas têm os seguintes problemas.
[009] Primeiramente, a razão de área da menor seção transversal da junta a qual é a sua seção transversal crítica em relação â área de seção transversal do corpo de tubo de poço de petróleo é pequena, de modo que a resistência da junta é baixa.
[0010] Em adição, as juntas do tipo delgado convencionais não são adequadas à resistência à compressão, à resistência de flexão, e à resistência de sobretorque.
[0011] O objeto da presente invenção é de fornecer uma junta roscada a qual possa garantir uma eficiência de junta, a qual seja suficiente para uma utilização prática em poços profundos, a qual tenha um diâmetro externo de junta diminuído, e a qual tenha uma resistência à flexão, uma resistência à compressão e uma resistência ao sobretor-que melhoradas, as quais são necessárias para um projeto de trilha lateral.
[0012] Como um resultado de várias investigações planejadas para atingir o objeto, os presentes inventores descobriram que pelo emprego de uma combinação das seguintes estruturas, uma junta de tipo delgado para os tubos de poço de petróleo pode ser fabricada pela primeira vez a qual afina o diâmetro externo de uma junta roscada para no máximo 1,08 vez o diâmetro externo de um corpo de tubo de poço de petróleo, a qual pode garantir uma alta resistência de uma eficiência de junta de pelo menos 70%, e a qual tem uma excelente resistência à flexão, resistência à compressão e resistência de sobretorque, e eles executaram a presente invenção.
[0013] A forma de rosca para as roscas fêmea e macho de uma junta tem uma seção transversal trapezoidal com um ângulo de flanco de carga (a) de 0 a -20 graus e um ângulo de flanco de ataque (Θ) de 35 a 50 graus.
[0014] Um ressalto de torque para regular o torque de aperto está localizado sobre o lado da superfície externa de um tubo de poço de petróleo. Preferivelmente ele tem uma forma a qual seja substancialmente perpendicular ao eixo geométrico do tubo.
[0015] Uma porção de vedação para garantir a estanqueidade de gás contra a pressão interna ou a pressão externa ou ambas aplicada a um tubo de poço de petróleo está localizada sobre o lado da superfície interna do tubo de poço de petróleo.
[0016] Preferivelmente, uma junta é constituída pela formação da forma de rosca acima descrita em um tubo API EUE (Extremidade Recalcada Externa).
[0017] Conseqüentemente, a presente invenção é como segue.
[0018] Uma junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo que tem porções roscadas fêmea e macho para juntar ros-queadas uma porção de pino e uma porção de caixa e porções de vedação metálica localizadas sobre o lado da superfície interna dos tubos de poço de petróleo para garantir a estanqueidade de gás contra a pressão interna ou a pressão externa ou ambas aplicadas nos tubos de poço de petróleo, e ainda tendo porções de ressalto de torque localizadas sobre os lados da superfície externa dos tubos de poço de petróleo para regular o torque de aperto, caracterizada pelo fato de que ela tem uma eficiência de junta de pelo menos 70%, o diâmetro externo da junta é maior do que e no máximo 1,08 vez o diâmetro externo dos corpos de tubo de poço de petróleo, e as porções roscadas têm uma seção transversal de uma forma trapezoidal com um ângulo de flanco de carga das roscas na faixa de 0 a -20 graus e um seu ângulo de flanco de ataque na faixa de 35 a 50 graus.
[0019] Uma junta do tipo delgado para tubos de poço de petróleo como descrita acima em (1) em que a forma de seção transversal das porções de ressalto de torque se estende substancialmente perpendicular ao eixo geométrico dos tubos.
[0020] Uma junta do tipo delgado para tubos de poço de petróleo obtida pela formação de roscas como descrita acima em (1) ou (2) sobre tubos API EUE (Extremidade Recalcada Externa).
[0021] Uma junta do tipo delgado para tubos de poço de petróleo como descrita acima em qualquer uma de (1) a (3) em que o ângulo de flanco de carga (a) das roscas é de 0 a -15 graus.
[0022] Uma junta do tipo delgado para tubos de poço de petróleo como descrita acima em qualquer uma de (1) a (4) em que o ângulo de flanco de ataque (Θ) das roscas é de 40 a 50 graus.
[0023] Uma junta roscada integral para os tubos de poço de petróleo utilizada aqui significa uma junta roscada para tubos de poço de petróleo a qual conecta rosqueada os tubos de poço de petróleo, cada tubo tendo uma porção de pino em uma sua extremidade na qual uma rosca é formada sobre a superfície externa do tubo e uma porção de caixa na sua extremidade oposta na qual uma rosca é formada sobre a superfície interna do tubo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0024] Figura 1 é uma vista em corte transversal parcial esquemá-tica para ilustrar a estrutura completa de uma junta roscada.
[0025] Figura 2 é uma vista em corte transversal parcial esquemá-tica para ilustrar a forma da rosca.
MELHOR MODO DE EXECUTAR A INVENÇÃO
[0026] A presente invenção será descrita abaixo enquanto referi n-do-se aos desenhos anexos.
[0027] A Figura 1 é um diagrama esquemático que mostra a estrutura completa de uma junta roscada de acordo com a presente invenção.
[0028] Uma junta roscada de acordo com a presente invenção é uma junta roscada integral para tubos de poço de petróleo na qual uma porção de pino e uma porção de caixa são formadas sobre as extremidades opostas de cada corpo de tubo de poço de petróleo, cada uma das porções de pino e de caixa tendo uma porção roscada.
[0029] A porção de pino e a porção de caixa são acopladas ros-queadas por roscas fêmea e macho. No exemplo ilustrado somente a porção de pino 12 que tem uma porção roscada 10 na extremidade de um corpo de tubo de poço de petróleo é mostrada, mas uma porção de caixa é omitida jã que ela é auto-evidente para alguém versado na técnica da explicação da presente descrição.
[0030] De acordo com a presente invenção, uma junta roscada para os tubos de poço de petróleo ainda tem uma porção de vedação metálica 14 sobre o lado da superfície interna de um tubo de poço de petróleo para garantira estanqueidade de gás contra a pressão interna ou a pressão externa ou ambas. Em adição, uma porção de ressalto de torque 16 para regular o torque de aperto é fornecida sobre o lado da superfície externa do tubo de poço de petróleo.
[0031] A vantagem de localizar a porção de ressalto de torque sobre o lado da superfície interna de um tubo de poço de petróleo é que comparado com o caso quando uma porção de ressalto de torque está localizada no centro das roscas ou no lado da superfície interna, é fácil manter uma grande área para a porção de ressalto de torque. Conse-qüentemente, a resistência à compressão, a resistência à flexão, e a resistência ao sobretorque podem ser aumentadas. Em adição, é também importante que a condição apertada de uma junta roscada para os tubos de poço de petróleo possa ser facilmente assegurada de fora dos tubos. A forma de seção transversal da porção de ressalto de torque preferivelmente se estende substancialmente perpendicular à direção axial do tubo.
[0032] A razão pela qual a forma de seção transversal da porção de ressalto de torque é preferivelmente substancialmente perpendicular à direção axial do tubo é como segue.
[0033] Se a forma de seção transversal da porção de ressalto de torque não se estender substancialmente perpendículamnente, em um estado onde a junta está apertada com um sobretorque, a força na direção radial dos tubos atua sobre a porção de ressalto de torque do pino ou a porção de ressalto de torque da caixa para fazer com que elas se deformem facilmente. Em contraste, quando a forma de seção transversal da porção de ressalto de torque se estende substancialmente perpendicularmente, é difícil que uma tal deformação aconteça, de modo que a resistência ao sobretorque e a resistência à compressão são aumentadas.
[0034] O diâmetro externo da junta é mostrado por D-ι, e a eficiência da junta é definida pela razão (S’/S) da área de seção transversal S’ no local onde a seção transversal da porção de junta é menor em relação à área de seção transversal S do corpo de tubo de poço de petróleo.
[0035] A eficiência da junta indica a resistência da junta em relação ao corpo de tubo. Conseqüentemente, uma eficiência de junta de 100% significa que a resistência da junta é a mesma que do corpo de tubo.
[0036] Na presente invenção, apesar de que existe alguma variação com a espessura de parede do corpo de tubo, a eficiência ou a resistência da junta é de pelo menos 70% em relação ao corpo de tubo. A eficiência da junta pode também ser expressa como a razão da área de seção transversal da localização mais crítica da junta, isto é, a localização tendo a menor área de seção transversal tal como a porção onde as roscas ficam livres do acoplamento na extremidade da porção roscada com respeito à área de seção transversal do corpo de tubo.
[0037] Quanto menor a eficiência da junta, mais baixa é a resistência da junta. Conseqüentemente a eficiência da junta é preferivelmente tão grande quanto possível, mas a este ponto o diâmetro externo da junta aumenta, e se torna difícil obter uma junta do tipo delgado. No caso da presente invenção, com uma junta integral na qual uma rosca macho é formada sobre uma extremidade de um tubo e uma rosca fêmea é formada sobre a outra extremidade do tubo, é possível conseguir um afinamento tendo uma eficiência da junta na ordem de 70%.
[0038] De acordo com um modo preferido de executar a presente invenção, os tubos API EUE (Extremidade Recalcada Externa) são utilizados como os tubos para formar tais roscas. Eles são tubos nos quais a espessura de parede é aumentada somente sobre o lado da superfície externa ou para fora em ambas as extremidades de um tubo. Utilizando tais tubos, uma junta roscada para os tubos de poço de petróleo que tem uma eficiência da junta de pelo menos 70% e um diâmetro externo de junta o qual é maior do que mas no máximo 1,08 vez tão grande quanto o diâmetro externo do corpo de tubo de poço de petróleo pode ser facilmente fabricada.
[0039] A Figura 2 é uma vista ampliada de uma porção de uma rosca macho de uma junta roscada. Na figura, uma porção roscada tendo uma seção transversal trapezoidal é definida com um ângulo de flanco de carga (a) e um ângulo de flanco de ataque (θ). O ângulo de flanco de carga (a) da rosca é medido na direção horária, e na presente invenção está na faixa de 0 a -20 graus. Por outro lado, o ângulo de flanco de ataque (Θ) é medido na direção anti-horária, e na presente invenção, está na faixa de + 35 a + 50 graus. Preferivelmente, α = 0 a -15 graus e θ = +40 a +50 graus.
[0040] Se o ângulo de flanco de carga for menor do que -20 graus, isto é, se o valor absoluto do valor negativo se torna maior do que 20, fica fácil que falhas de trabalho tais como limalhas sejam formadas na vizinhança desta porção de flanco no momento das operações de corte para formarem uma rosca, de modo que ele é de pelo menos -20 graus. Preferivelmente ele é de pelo menos -15 graus.
[0041] O ângulo de flanco de ataque é de 35 a 50 graus de modo a melhorar a estabilidade no momento do ataque. Isto é porque se ele for menor do que 35 graus ou maior do que 50 graus, fica desvantajoso dos seguintes pontos de vista. A saber, quando o ângulo de flanco de ataque é menor do que 35 graus, no momento do ataque, se os eixos geométricos longitudinais dos tubos da porção de pino e da porção de caixa não estiverem alinhados e forem desviados um do outro de algum ângulo, é difícil retorná-los a um estado de ataque apropriado no qual os eixos geométricos longitudinais dos tubos estão alinhados um com o outro. Por outro lado, se o ângulo de flanco de ataque excede 50 graus, a seção transversal da rosca se torna pequena de modo que a resistência das roscas diminui.
[0042] Se o diâmetro externo da junta for maior do que 1,08 vez o diâmetro externo do corpo de tubo, quando o processamento é executado para aumentar a espessura de parede das extremidades de um tubo, a quantidade de espessura de parede a ser aumentada é tão grande que o processamento se torna difícil e os custos de fabricação de um tubo aumentam.
[0043] Na presente invenção, quando utilizando um tubo API EUE para trabalhar, o diâmetro externo da porção recalcada pode ser facilmente feito no máximo 1,08 vez.
[0044] A razão pela qual é preferido utilizar um tubo EUE é que no caso do trabalho para fazer um tubo recalcado, uma grande quantidade de trabalho pode ser obtida trabalhando para aumentar para fora a espessura de parede de uma extremidade de tubo (formando uma extremidade recalcada externa ou EUE), e o custo de trabalho é menor do que quando fazendo um tubo recalcado pesado no qual o trabalho é executado sobre as extremidades do tubo também para aumentar a espessura de parede para dentro.
[0045] A operação e os efeitos da presente invenção serão descritos abaixo mais especificamente por meio de exemplos.
EXEMPLOS
[0046] Blanques de tubos de poço de petróleo API EUE tendo um corpo de tubo com um diâmetro externo de 101,6 milímetros e uma espessura de parede de 6,65 milímetros foram preparados. Roscas de acordo com esta invenção foram formadas como mostrado na Figura 1 e na Figura 2, e uma junta roscada integral para um tubo de poço de petróleo que compreende uma porção de pino e uma porção de caixa foram fabricadas.
[0047] Os seguintes testes foram executados sobre eles.
[0048] Como um exemplo comparativo, roscas foram formadas sobre tubos comuns que têm um diâmetro externo de 101,6 milímetros e uma espessura de parede de 6,65 milímetros para fabricar uma junta roscada integral para tubos de poço de petróleo, e testes foram executados sobre eles. Estes testes foram executados de acordo com os métodos de teste especificados pela API.
[Teste de Fratura sob Tensão] [0049] Uma carga de tensão foi aplicada a um conjunto de teste inteiro que inclui uma junta apertada na direção axial dos tubos, e uma avaliação foi executada com base na carga no momento da fratura. [Teste de Resistência à Compressão] [0050] Enquanto um conjunto de teste foi sujeito a uma pressão interna com gás, cargas de tensão e de compressão foram repetidamente aplicadas na direção axial dos tubos, e a carga de compressão no momento em que um vazamento começou a ocorrer devido à pressão interna foi medida. Com base no valor desta carga de compressão, a razão com respeito à carga de cedimento da junta foi calculada e utilizada para a avaliação.
[Teste de Resistência à Flexão] [0051] Enquanto um conjunto de teste foi sujeito a uma pressão interna e a uma carga de tensão na direção axial dos tubos, uma força de flexão mecânica foi aplicada no conjunto de teste, e o ângulo de flexão no qual um vazamento começou a ocorrer devido à pressão interna foi medido. A resistência à flexão foi avaliada pelo ângulo de flexão por 30,48 metros (100 pés) de comprimento.
[Teste de Resistência ao Sobretorque] [0052] O aperto de uma junta foi continuado após a porção de ressalto de torque do pino e a porção de ressalto de torque da caixa entraram em contato uma com a outra, e a avaliação foi executada com base no valor do torque no momento do cedimento das porções de ressalto de torque.
[0053] Os resultados dos testes estão resumidos na Tabela 1.
[0054] A fratura por tensão do exemplo desta invenção ocorreu em uma porção de rosca incompleta do pino, e a carga neste momento era de 78% da carga de fratura de tensão dos corpos de tubo de poço de petróleo. Este valor foi grandemente aumentado comparado com o valor de 55% para o exemplo comparativo. Em adição foi um valor o qual excedeu o valor de aproximadamente 74% antecipado do valor da eficiência da junta para o exemplo desta invenção.
[0055] Com respeito à resistência à compressão, enquanto foi de 40% do valor para os corpos de tubo de poço de petróleo para o exemplo comparativo, no exemplo desta invenção, 80% do valor para os corpos de tubo de poço de petróleo foi obtido, de modo que um desempenho excelente o qual foi de duas vezes aquele do exemplo comparativo foi exibido.
[0056] Com respeito à resistência à flexão, o ângulo de flexão foi de 10 graus para o exemplo comparativo, mas para o exemplo desta invenção, um valor de 60 graus para o ângulo de flexão foi obtido, de modo que um desempenho extremamente bom de seis vezes o valor do exemplo comparativo foi obtido.
[0057] Já para a resistência ao sobretorque, quando o valor do torque para o exemplo comparativo foi determinado a 1,0, um valor de torque de 2,0 foi obtido para o exemplo desta invenção, de modo que um desempenho excelente o qual foi de duas vezes aquele do exemplo comparativo foi obtido. TABELA 1 (Notas) α: ângulo de flanco de carga 0; ângulo de flanco de ataque resistência â flexão: ângulo de flexão por 34,48 metros (100 pés) resistência ao sobretorque: um indicador relativo a um valor de torque de 1,0 em relação ao Exemplo Comparativo Di / D0: razão do diâmetro externo da junta (Df) com aquele do corpo do tubo de poço de petróleo (Do) APLICABILIDADE INDUSTRIAL
[0058] De acordo com a presente invenção, (i) formando roscas sobre um tubo API EUE, o diâmetro externo de uma junta pode ser diminuído e a eficiência da junta pode ser aumentada, (ii) aumentando a razão de área das porções de ressalto, o desempenho de compressão e o desempenho de sobretorque pode ser melhorado, e (iii) utilizando uma estrutura na qual o ângulo de flanco de carga é um ângulo negativo, a resistência da junta pode ser aumentada. Por um efeito sinergístico da combinação desses fatores, uma junta roscada pode ser fornecida a qual tem uma alta eficiência de junta, a qual tem um pequeno diâmetro externo da junta, e a qual tem uma boa resistência à flexão, resistência à compressão, e resistência ao sobretorque.

Claims (5)

1. Junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo que tem um único conjunto de porções roscadas fêmea e macho para rosqueadamente unir uma porção de pino (12) e uma porção de caixa, e porções de vedação metálica (14) localizadas sobre o lado da superfície interna dos tubos de poço de petróleo, e ainda tendo um único conjunto de porções de ressalto de torque (16) localizadas sobre o lado da superfície externa e o lado da superfície interna dos tubos de poço de petróleo, a junta sendo caracterizada por possuir um diâmetro externo (D-ι) maior do que e no máximo 1,08 vez o diâmetro externo (D0) dos corpos de tubo de poço de petróleo, e as porções roscadas (10) têm uma seção transversal (S’) de uma forma trapezoidal com um ângulo de flanco de carga (a) das roscas na faixa de 0 a -20 graus e um seu ângulo de flanco de ataque (Θ) na faixa de 35 a 50 graus.
2. Junta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a forma de seção transversal (S’) das porções de ressalto de torque (16) se estender substancialmente perpendicular à direção axial dos tubos.
3. Junta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por ser formada sobre tubos API EUE (Extremidade Recalcada Externa).
4. Junta, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por o ângulo de flanco de carga (a) das roscas ser de 0 a -15 graus.
5. Junta, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por o ângulo de flanco de ataque (Θ) das roscas ser de 40 a 50 graus.
BRPI0109635A 2000-03-30 2001-03-29 junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo BRPI0109635B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2000094020 2000-03-30
PCT/JP2001/002609 WO2001075347A1 (fr) 2000-03-30 2001-03-29 Raccord a diametre reduit de tuyaux pour puits de petrole

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0109635A BR0109635A (pt) 2003-04-22
BRPI0109635B1 true BRPI0109635B1 (pt) 2016-05-10

Family

ID=18609120

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0109635A BRPI0109635B1 (pt) 2000-03-30 2001-03-29 junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6755444B2 (pt)
EP (1) EP1271037A4 (pt)
CN (2) CN1651712A (pt)
AU (1) AU4460601A (pt)
BR (1) BRPI0109635B1 (pt)
CA (1) CA2404885C (pt)
MX (1) MXPA02009479A (pt)
WO (1) WO2001075347A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2863681B1 (fr) * 2003-12-11 2006-02-24 Vallourec Mannesmann Oil & Gas Joint tubulaire a filetages coniques resistant a la fatigue
US20070035132A1 (en) * 2005-08-11 2007-02-15 Grinaldi Ltd Expandable tubular connection
US20070257486A1 (en) * 2006-05-03 2007-11-08 Grinaldi Ltd. Elastomeric Seal for Expandable Connector
US8246086B2 (en) * 2008-09-10 2012-08-21 Beverly Watts Ramos Low cost, high performance pipe connection
CN102536994A (zh) * 2010-12-17 2012-07-04 上海底特精密紧固件有限公司 具有外螺纹的紧固构件和螺纹紧固组件
EP3078893B1 (en) * 2013-12-05 2018-06-20 Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation Threaded joint for steel pipes
CN104563904B (zh) * 2014-12-31 2017-02-22 达力普石油专用管有限公司 一种气井套管密封连接结构

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3508771A (en) * 1964-09-04 1970-04-28 Vallourec Joints,particularly for interconnecting pipe sections employed in oil well operations
GB1583038A (en) * 1976-04-22 1981-01-21 Hydril Co Screw thread connection for pin and box pipe joints
US4192533A (en) * 1976-04-22 1980-03-11 Hydril Company Dovetail connection for pin and box joints
FR2359353A1 (fr) 1976-07-23 1978-02-17 Vallourec Joint pour tubes, notamment pour tubes petroliers
US4373754A (en) * 1978-08-09 1983-02-15 Hydril Company Threaded connector
GB2064041B (en) * 1979-11-19 1983-07-27 Hunting Oilfield Services Ltd Pipe connectors
JPS6115351Y2 (pt) * 1981-01-26 1986-05-13
DZ508A1 (fr) * 1982-02-18 2004-09-13 Vallourec Nouveau joint pour tubes d'acier étanche aux pressions élevees et peu sensible au phénomene de grippage.
US4753460A (en) * 1985-04-26 1988-06-28 The Hydril Company Tubular connection having two thread sets with multiple interengaging characteristics
US4707001A (en) * 1986-06-20 1987-11-17 Seal-Tech, Inc. Liner connection
US4696498A (en) * 1986-10-29 1987-09-29 Quanex Corporation Tubular connection
US4796928A (en) * 1987-09-28 1989-01-10 Baker Hughes Incorporated Threaded connection for pipes and method of fabricating same
US5092635A (en) * 1990-04-27 1992-03-03 Baker Hughes Incorporated Buttress thread form
US5419595A (en) * 1994-09-23 1995-05-30 Sumitomo Metal Industries, Ltd. Threaded joint for oil well pipes
JPH09119564A (ja) * 1994-11-22 1997-05-06 Sumitomo Metal Ind Ltd 油井管用ねじ継手
CA2163282C (en) * 1994-11-22 2002-08-13 Miyuki Yamamoto Threaded joint for oil well pipes
JPH1089554A (ja) * 1996-09-17 1998-04-10 Sumitomo Metal Ind Ltd 異強度部を有するスリム型油井管用ねじ継手およびその製造方法
US5788401A (en) * 1996-12-24 1998-08-04 Boart Longyear International Holdings, Inc. Rod joint

Also Published As

Publication number Publication date
CA2404885A1 (en) 2002-09-25
WO2001075347A1 (fr) 2001-10-11
CN1651712A (zh) 2005-08-10
EP1271037A4 (en) 2009-02-25
EP1271037A1 (en) 2003-01-02
BR0109635A (pt) 2003-04-22
CN1419638A (zh) 2003-05-21
US20040075275A1 (en) 2004-04-22
MXPA02009479A (es) 2003-10-14
US6755444B2 (en) 2004-06-29
AU4460601A (en) 2001-10-15
CA2404885C (en) 2006-02-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4535064B2 (ja) 鋼管用ねじ継手
US5829797A (en) Threaded joint for oil well pipes
US6174000B1 (en) Screw joint for oil well piping
BRPI0817497B1 (pt) Junta rosqueada para tubos de aço
BRPI0818829B1 (pt) União roscada para tubulações de aço
JP6512586B2 (ja) 鋼管用ねじ継手
JPH0225075B2 (pt)
WO2017069030A1 (ja) 鋼管用ねじ継手
BR112019017165B1 (pt) Conexão roscada para tubo de aço
WO2019093163A1 (ja) 鋼管用ねじ継手
BR112018015968B1 (pt) junta roscada para tubos de aço
BR112017020910B1 (pt) junta de tubo rosqueada
BR112013011960B1 (pt) Junção de tubo para vedação aprimorada entre tubos
BR112015005576B1 (pt) componente de coluna de perfuração com rosca
BRPI0109635B1 (pt) junta integral do tipo delgado para tubos de poço de petróleo
ES2277619T3 (es) Junta roscada para tuberias.
BR112021007350A2 (pt) conexão roscada para tubo de aço
JP2705505B2 (ja) 油井管用ねじ継手
JP5665653B2 (ja) ダブルショルダ型ツールジョイント
JP2705506B2 (ja) 油井管用ねじ継手
WO2020183860A1 (ja) ねじ継手
BR112020017885B1 (pt) Junta de parafuso para um tubo de poço de petróleo de um tipo integral
BR112015018445B1 (pt) junta rosqueada para tubos
JP3401859B2 (ja) 疲労特性に優れた油井管用ねじ継手
CN215408508U (zh) 一种基于位置控制的螺纹接头

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8O E 13O DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: VALLOUREC MANNESMANN OIL AND GAS FRANCE (FR) , NIP

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: VALLOUREC MANNESMANN OIL AND GAS FRANCE (FR) , NIP

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL AND SUMITOMO METAL CORPORATION (JP) ,

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/05/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 21A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2664 DE 25-01-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.