BRMU9102997U2 - Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas - Google Patents

Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas Download PDF

Info

Publication number
BRMU9102997U2
BRMU9102997U2 BRMU9102997U BRMU9102997U2 BR MU9102997 U2 BRMU9102997 U2 BR MU9102997U2 BR MU9102997 U BRMU9102997 U BR MU9102997U BR MU9102997 U2 BRMU9102997 U2 BR MU9102997U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
light
wound
flexible
infrared
emitting
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Marcos Pinotti Barbosa
Maria Emilia De Abreu Chaves
Daniel Neves Rocha
Original Assignee
Univ Minas Gerais
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Minas Gerais filed Critical Univ Minas Gerais
Priority to BRMU9102997 priority Critical patent/BRMU9102997U2/pt
Priority to BR202012033571-4U priority patent/BR202012033571Y1/pt
Publication of BRMU9102997U2 publication Critical patent/BRMU9102997U2/pt

Links

Landscapes

  • Radiation-Therapy Devices (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO FLEXÍVEL EMISSOR DE LUZ PARA TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS. O presente pedido de patente de modelo de utilidade compreende um dispositivo (Figuras 1 e 2) flexível emissor de luz, constituído por um conjunto de pares de fontes luminosas do tipo LED (Diodo Emissor de Luz) e/ou OLED (Diodo Orgânico Emissor de Luz), dispostos em círculos concêntricos. O dispositivo é capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de onda, sendo um na faixa do vermelho (nas bordas da ferida) e outro na faixa do infravermelho (no leito da ferida), com acionamento independente de cada círculo e de cada LD e/ou OLED. As fontes luminosas podem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estão contidas em uma unidade emissora de luz impressa em material maleável do tipo têxtil, como algodão, nylon e poliéster, na forma de lençóis, blusas, shorts, calças, sutiãs ou meias; ou do tipo não têxtil como plástico, silicone e borracha, na forma de curativos ou bandagens. Dessa forma, o dispositivo é anatomicamente ajustável à área a ser tratada, inclusive às superfícies irregulares. Além disso, o dispositivo é portátil e apresenta fácil aplicação e manuseio.

Description

"DISPOSITIVO FLEXÍVEL EMISSOR DE LUZ PARA TRATAMENTO DE
FERIDAS CUTÂNEAS"
O presente pedido de patente de modelo de utilidade compreende um dispositivo (Figuras 1 e 2) flexível emissor de luz, constituído por um conjunto de pares de fontes luminosas do tipo LED (Diodo Emissor de Luz) e/ou OLED (Diodo Orgânico Emissor de Luz), dispostos em círculos concêntricos. O dispositivo é capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de onda, sendo um na faixa do vermelho (nas bordas da ferida) e outro na faixa do infravermelho (no leito da ferida), com acionamento independente de cada círculo e de cada LED e/ou OLED. As fontes luminosas podem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estão contidas em uma unidade emissora de luz impressa em material maleável do tipo têxtil, como algodão, nylon e poliéster, na forma de lençóis, blusas, shorts, calças, sutiãs ou meias; ou do tipo não têxtil como plástico, silicone e borracha, na forma de curativos ou bandagens. Dessa forma, o dispositivo é anatomicamente ajustável à área a ser tratada, inclusive às superfícies irregulares. Além disso, o dispositivo é portátil e apresenta fácil aplicação e manuseio.
As feridas cutâneas caracterizam-se por apresentarem margens irregulares e podem estar localizadas em qualquer região do corpo. Sua incidência parece aumentar paralelamente com o avanço da expectativa de vida da população, uma vez que a pele de idosos é mais vulnerável, seja pelo próprio processo do envelhecimento, seja como complicação de doenças crônicas como a diabetes, ou pela imobilidade e restrição ao leito (BORGES, E.L. Fatores intervenientes no processo de cicatrização. In: BORGES, E.L.; SAAR, S.R.C.; LIMA, V.L.A.N.; GOMES, F.S.L.; MAGALHÃES, M.B.B. Feridas: como tratar. Belo Horizonte: Coopmed, 2001).
Feridas cutâneas não cicatrizadas representam um grave problema de saúde com conseqüências funcionais, psicossociais e econômicas, promovendo um encargo financeiro significativo sobre os pacientes e os sistemas de saúde. A abordagem terapêutica das feridas cutâneas engloba medidas preventivas, aplicação tópica de substâncias cicatrizantes e uso de recursos físicos. Contudo, os resultados nem sempre são satisfatórios (LUCAS, C.; STANBOROUGH, R.W.; FREEMAN, C.L.; DE HAAN, R.J. Efficacy of Iow- Ievel laser therapy on wound healing in human subjects: a systematic review. Lasers in Medicai Science, 15: 84-93, 2000; BREM, M. D.; LYDER, C. Protocol for the successful treatment of pressure ulcers. The American Journal of
Surgery, 118 (1A Suppl): 9-17, 2004).
Uma alternativa para o tratamento das feridas cutâneas é a fototerapia de baixa intensidade, também denominada como fotobiomodulação. Essa consiste de ondas eletromagnéticas em determinada faixa espectral que estimulam as funções celulares promovendo efeitos terapêuticos. Ao aplicar recursos de fototerapia devem ser considerados fatores como localização anatômica, formato, tamanho e profundidade da ferida (DESMET, K.D.; PAZ,
D.A.; CORRY, J.J.; EELLS, J.T.; WONG-RILEY, M.T.T.; HENRY, M.M.; BUCHMANN, E.V.; CONNELLY, M.P.; DOVI, J.V.; LIANG, H.L.; HENSHEL, D.S.; YEAGER, R.L.; MILLSAP, D.S.; LIM, J.; GOULD, L.J.; DAS, R.; JETT, M.;
HODGSON, B.D.; MARGOLIS, D.; WHELAN, H.T. Clinicai and experimental applications of NIR-LED photobiomodulation. Photomedicine and Laser Surgery, 24(2): 121-128, 2006).
Os dispositivos de fototerapia existentes no mercado demonstram resultados positivos, favorecendo o fechamento das feridas cutâneas. Contudo, a maioria desses dispositivos são estruturas rígidas, com áreas de emissão inadequadas aos tamanhos das feridas cutâneas, ou seja, são insuficientes para irradiar uma área extensa ou irradiam regiões não lesadas adjacentes à ferida (US7198633; US2009/0296384; W02004/075984; JP75009391; PI0705193-0; PI0406340-6; US5766233; RU2232610; CA2363383). O fato descrito compromete a eficácia da radiação luminosa, sendo necessários dispositivos flexíveis de fototerapia.
O documento US7198633 refere-se a um dispositivo constituído de uma câmara de luz com uma superfície interna refletora, formada por uma pluralidade de LEDs que emitem diferentes comprimentos de onda. Um circuito elétrico é programável para ativar um ou mais LEDs para produzir substancialmente qualquer comprimento de onda. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material do tipo têxtil ou não têxtil.
O documento US2009/0296384 refere-se a um dispositivo de iluminação que compreende pelo menos um emissor de luz capaz de emitir na faixa de 600-630 nm. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, das f ontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material do tipo têxtil ou não têxtil.
O documento W02004/075984 refere-se a um método de promover a cicatrização de feridas ou lesões teciduais através de radiação policromática na faixa de comprimento de onda de 405-904 nm. Esse documento trata-se de um método de tratamento, não fazendo menção a nenhum dispositivo. Além disso, não compreende: ativação simultânea de dois comprimentos de onda, sendo vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e infravermelho no leito da ferida (região profunda), fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material têxtil ou não têxtil.
O documento JP75009391 refere-se a um dispositivo que compreende um diodo emissor de luz infravermelho e um corpo fluorescente que converte os raios infravermelhos em luz vermelha. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, ser capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de onda, sendo um na faixa do vermelho e outro na faixa do infravermelho, as fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material maleável do tipo têxtil ou não têxtil.
O documento PI0705193-0 refere-se a um dispositivo para terapia dos pés composto de um LED infravermelho e um LED vermelho. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, ser constituído por um conjunto de pares de LED e/ou OLED, das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material maleável do tipo têxtil ou não têxtil. O documento PI0406340-6 refere-se a um equipamento com diodo emissor de luz LED, utilizando LED vermelho ou infravermelho para uso terapêutico. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, ser capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de onda, sendo um na faixa do vermelho e outro na faixa do infravermelho, as fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material maleável do tipo têxtil ou não têxtil.
O documento US5766233 refere-se a um dispositivo constituído de diodos emissores de luz para cicatrização de feridas. O dispositivo emite luz infravermelha e posteriormente luz vermelha. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, ser capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de onda e as fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
O documento RU2232610 refere-se a um dispositivo constituído de diodos emissores de luz para aplicação na fisioterapia. O dispositivo emite diferentes tipos de radiações eletromagnéticas ao mesmo tempo, sendo um no comprimento de onda vermelho e outro infravermelho. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material maleável do tipo têxtil ou não têxtil.
O documento CA2363383 refere-se a um dispositivo que usa a radiação vermelha e a infravermelha para a estimulação fotodinâmica das células dos tecidos humanos. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser flexível, das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida e estarem impressas em material maleável do tipo têxtil ou não têxtil.
Existem diversas tecnologias flexíveis para a cicatrização de feridas cutâneas, constituídas por fontes luminosas do tipo LASER, LED e/ou OLED, de diferentes comprimentos de onda, embutidas em substratos moldáveis à área de tratamento, com diversas formas e tamanhos (US2010/0179469; US2010/0253225; PI0707477-8; US2004/0166146; US2005/0177093; US2006/0167532; US2006/0217690; US2007/0233208; US2007/0208395; US2007/0239232; US2008/0269849; US2010/0256541; W001/54770; W02006/101735; W02009/103165; W02010/064035; GB2360460; US2002/0029071; US2009/0163819).
O documento US2010/0179469 descreve um dispositivo de fototerapia constituído por um substrato flexível de OLEDs, transparente, impresso em um material têxtil ou não têxtil, o qual envolve as superfícies irregulares. Emite radiação visível até o infravermelho próximo, com controle dos parâmetros da radiação luminosa. Além disso, permite ativação e desativação de pelo menos uma parte dos OLEDs. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato das fontes luminosas estarem dispostas na forma de pares de LEDs e/ou OLEDs, permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, sendo o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda).
O documento US2010/0253225 compreende um substrato flexível de OLEDs, podendo ser de resina sintética, vidro, metal ou têxtil, confeccionado na forma de bandagem ou uma roupa adaptável à região de tratamento. Apresenta controle da intensidade e temperatura. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda), e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
O pedido de patente PI0707477-8 trata-se de um dispositivo flexível de LEDs e/ou OLEDs apresentando um substrato de material têxtil ou não têxtil, além de configurações de ajuste de comprimento de onda e de intensidade. A invenção aplica-se ao tratamento da icterícia e/ou Síndrome de Crigler Najjar, mas pode ser aplicado também para cicatrização de feridas cutâneas. O dispositivo emite pelo menos um comprimento de onda entre 440 nm e 480 nm. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs, permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda), e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida. O documento US2004/0166146 trata-se de uma bandagem fototerápica, capaz de emitir radiação para uma área específica, para o tratamento de feridas. A bandagem é capaz de emitir radiação visível e infravermelho próximo. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs, permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda).
Os documentos US2005/0177093 e US2010/0256541 compreendem dispositivos flexíveis para fototerapia que promove diminuição da inflamação e dor, além de cicatrização de feridas. O dispositivo abrange camadas de LEDs conectados a fibras óticas, que emitem radiação na faixa espectral do ultravioleta ao infravermelho próximo. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs, permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda), e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o
tamanho e o formato da ferida.
O documento US2006/0167532 trata-se de um conjunto de LEDs ou OLEDs fixados num substrato flexível com emissão de radiação em diversos comprimentos de onda. O substrato pode ter várias formas e tamanhos, podendo ser inserido em um polímero transparente ou em uma peça de roupa, o que permite ser moldado à área de tratamento. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs, permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda), e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
O documento US2006/0217690 compreende um dispositivo para tratamento de lesões cutâneas, formado por um conjunto de emissores de luz como LASER, LED ou OLED. Os emissores estão dispostos em um material flexível do tipo tecido, polímero, espuma, metal e similares, sendo adaptável à região de tratamento. O dispositivo permite o controle dos parâmetros da radiação luminosa bem como do aquecimento tecidual. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs1 permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda), e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
O documento US2007/0233208 compreende uma bandagem fototerápica flexível capaz de emitir luz vermelha e infravermelha. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs confeccionados em material têxtil ou não têxtil e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
O documento US2007/0208395 refere-se a substratos flexíveis de LASER e/ou LED com vários comprimentos de onda (200-2000 nm) e controle dos parâmetros de tratamento. Os substratos são constituídos por tecido, borracha, elastômero ou termoplástico, sendo adaptáveis à área de tratamento, com diversas formas e tamanhos. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda).
O documento US2007/0239232 trata-se de um dispositivo fototerápico para tratamento de feridas compreendendo um substrato óptico flexível constituído de uma fonte de luz com um ou mais emissores de luz, capaz de emitir luz vermelha e infravermelha. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato das fontes luminosas estarem dispostas na forma de pares de LEDs e/ou OLEDs confeccionados em material têxtil ou não têxtil.
O documento US2008/0269849 trata-se de um dispositivo fototerápico capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de ondas que podem compreender a faixa do vermelho e do infravermelho. O presente pedido difere- se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs confeccionados em material têxtil ou não têxtil e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida. O documento W001 /54770 descreve um dispositivo de fototerapia constituído por um substrato flexível, o qual envolve as superfícies irregulares. Emite radiação visível até o infravermelho próximo (400-2000 nm), com controle dos parâmetros da radiação luminosa. Além disso, permite ativação e desativação de pelo menos uma parte dos diodos. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs impressos em material têxtil ou não têxtil e permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda). O documento W02006/101735 refere-se a um dispositivo fototerápico
para tratamento de feridas compreendendo um substrato óptico flexível constituído de uma fonte de luz com um ou mais emissores de luz, capaz de emitir luz vermelha ou infravermelha. Além disso, o dispositivo pode ser configurado para emitir luz para uma ou mais áreas do corpo. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs impressos em material têxtil ou não têxtil e permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda).
O documento W02009/103165 trata-se de um dispositivo fototerápico que compreende uma pluralidade de fontes luminosas dispostas de forma a emitir radiação na periferia da ferida. O dispositivo pode emitir radiação visível ou infravermelha. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs impressos em material têxtil ou não têxtil e permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda).
Os documentos W02010/064035, US2002/0029071 e GB2360460, referem-se a dispositivos capazes de adaptarem-se a superfícies irregulares do corpo. O dispositivo é capaz de emitir comprimentos de onda na faixa do vermelho. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda), e das fontes luminosas poderem ser ativadas de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
O documento US2009/0163819 refere-se a um dispositivo fototerápico constituído de pelo menos um LED e/ou OLED capaz de adaptar-se a superfícies irregulares do corpo. O dispositivo é capaz de emitir comprimentos de onda vermelho e infravermelho. O presente pedido difere-se desse documento devido ao fato de ser constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs impressos em material têxtil ou não têxtil e permitir a ativação simultânea de dois comprimentos de onda, o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda).
Os dispositivos fototerápicos atuais não apresentam simultaneamente as seguintes características: flexível; portátil; constituído por pares de LEDs e/ou OLEDs; impresso em material têxtil ou não têxtil; apresentar fontes luminosas dispostas em círculos concêntricos, com acionamento independente de cada círculo; ser capaz de emitir simultaneamente dois comprimentos de onda, sendo o vermelho nas bordas da ferida (região superficial) e o infravermelho no leito da ferida (região profunda); e das fontes luminosas (LEDs e/ou OLEDs) poderem ser ativadas de forma independente de acordo com o tamanho e o formato da ferida.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 representa a vista superior do dispositivo para ser aplicado em ambiente clínico, constituído de uma unidade emissora de luz (1) que apresenta pares de fontes luminosas (3), formados por um LED ou OLED vermelho (4) e um LED ou OLED infravermelho (5), dispostos em círculos concêntricos (6), ativados por uma unidade de controle (2), que pode conectar- se a um dispositivo eletrônico (7).
A Figura 2 mostra a vista superior do dispositivo para ser aplicado em ambiente domiciliar, constituído de uma unidade emissora de luz (1), que apresenta pares de fontes luminosas (3), formados por um LED ou OLED vermelho (4) e um LED ou OLED infravermelho (5), dispostos em círculos concêntricos (6), ativados por uma unidade de controle (2).
20
25
30 A Figura 3 exibe a unidade emissora de luz (1), constituída por LED e/ou OLED vermelho (4) e infravermelho (5), flexionada.
A Figura 4 apresenta um detalhamento da unidade de controle (2), constituída de uma fonte de alimentação (8), um sistema de interface (9) e um circuito de controle (10).
DESCRIÇÃO DETALHADA DA TECNOLOGIA
O presente pedido de patente compreende um dispositivo flexível emissor de luz, constituído por uma unidade emissora de luz (1) ligada a uma unidade de controle (2). A unidade emissora de luz (1) é composta por um conjunto de pares de fontes luminosas (3) do tipo LED (Diodo Emissor de Luz) e/ou OLED (Diodo Orgânico Emissor de Luz), dispostos em círculos concêntricos (6) com diferentes diâmetros. O par (3) é formado por um LED ou OLED vermelho (4) e um LED ou OLED infravermelho (5) (Figuras 1 e 2).
A flexibilidade do dispositivo (Figuras 3) garante o direcionamento da radiação luminosa, uma vez que a direção do feixe de luz de cada fonte luminosa é determinada pela curvatura do conjunto. Dessa forma, há a possibilidade de direcionar a radiação luminosa para qualquer ponto da ferida que necessitar de maior densidade de energia, como por exemplo, o leito.
A disposição das fontes luminosas na forma de pares (3) permite a emissão simultânea de dois comprimentos de onda, sendo um na faixa do vermelho (nas bordas da ferida) e outro na faixa do infravermelho (no leito da ferida), com acionamento independente de cada círculo (6) e de cada LED e/ou OLED (4 e 5). Esse método de acionamento é vantajoso, pois à medida que a ferida fecha, não há necessidade de acionar todas as fontes luminosas, concentrando a radiação apenas na área aberta, sem irradiar as áreas adjacentes fechadas, o que favorece o processo de cicatrização que tende a ocorrer das camadas teciduais mais internas para a camada mais externa e das bordas (periferia) para o leito (centro) da ferida. A escolha da faixa espectral a ser utilizada está relacionada à profundidade da ferida. Comprimentos de onda na faixa espectral do vermelho são mais indicados para feridas superficiais e na faixa do infravermelho para feridas profundas. A unidade emissora de luz (1) é de material flexível e pode ser impressa em material do tipo têxtil, como algodão, nylon, poliéster, dentre outros, na forma de lençóis, blusas, shorts, calças, sutiãs ou meias; ou do tipo não têxtil, como plástico, silicone, borracha, dentre outros, na forma de curativos ou bandagens. Dessa forma, o dispositivo é anatomicamente ajustável à área a ser tratada, inclusive às superfícies irregulares. A sua fixação é realizada por meio de uma camada adesiva que adere na pele do paciente ou por material externo, como velcro, fita adesiva, zíper ou botão, dentre outros.
O dispositivo é caracterizado por atuar de forma não-invasiva, em contato ou próximo às feridas cutâneas, e pode ser confeccionado em tamanhos de acordo com a área da ferida. Além disso, o dispositivo é portátil, apresenta fácil aplicação e manuseio, o que permite a utilização em ambientes
clínico e domiciliar.
Para garantir a higienização do dispositivo e a segurança do paciente
de possíveis riscos elétricos, a unidade emissora de luz (1) é revestida por uma membrana transparente, sem restrição quanto ao tipo de material.
A unidade de controle (2) é responsável pelo acionamento da unidade emissora de luz (1), sendo composto de um circuito eletroeletrônico (Figura 4) dividido em uma fonte de alimentação (8), um sistema de interface (9) e um
circuito de controle (10).
A fonte de alimentação (8) é responsável por fornecer energia elétrica
ao sistema, podendo ser ligada diretamente à rede elétrica alternada ou contínua.
O sistema de interface (9) é composto por um mostrador, que apresenta de modo visual e/ou sonoro as informações do dispositivo. Por meio desse sistema é possível configurar os parâmetros da radiação luminosa, como comprimento de onda, dose (fluência), densidade de potência (taxa de fluência), modo de emissão contínuo ou pulsado, ciclo de trabalho (duty cycle)
e tempo de aplicação.
O circuito de controle (10) é constituído por um microcontrolador, um circuito de potência e um sistema de comunicação. O microcontrolador recebe os parâmetros de tratamento, estabelecido pelo usuário, por meio do sistema de interface (9) e configura o circuito de potência para acionar as fontes luminosas (LED e/ou OLED). O sistema de comunicação permite ao usuário a configuração dos parâmetros utilizando outros dispositivos eletrônicos (7), tais como computador, palm, celular, entre outros. Outra característica do sistema de comunicação é o envio de sinais dos sensores/transdutores (temperatura, fluência, entre outros) para outros dispositivos eletrônicos (7) para uma análise posterior.

Claims (6)

1. Dispositivo flexível emissor de luz, caracterizado por compreender uma unidade emissora de luz (1) flexível, portátil, revestida por uma membrana transparente, impressa em material do tipo têxtil, como algodão, nylon e poliéster, na forma de lençóis, blusas, shorts, calças, sutiãs ou meias; ou do tipo não têxtil como plástico, silicone e borracha, na forma de curativos ou bandagens, de modo que a sua fixação possa ser realizada por meio de uma camada adesiva que possa ser aderida na pele do paciente ou por material externo, como velcro, fita adesiva, zíper e botão; e possa ser confeccionado em tamanhos de acordo com a área da ferida; onde na unidade emissora de luz (1) está acoplado um conjunto de pares de fontes luminosas (3), dispostos em círculos concêntricos (6), compreendendo os pares (3), um LED ou OLED vermelho (4) e um LED ou OLED infravermelho (5), de modo que esses (4 e 5) emitam simultaneamente dois comprimentos de onda, um na faixa do vermelho e outro na faixa do infravermelho, podendo serem ativados de maneira independente, de acordo com o tamanho e o formato da ferida, por meio de uma unidade de controle (2) composta por pelo menos, um circuito eletroeletrônico (Figura 4), o qual divide-se em fonte de alimentação (8), sistema de interface (9) e circuito de controle (10), ligados entre si.
2. Dispositivo flexível emissor de luz, de acordo com a reivindicação1, caracterizado por conectar-se à um dispositivo eletrônico (7), tal como computador, palm ou celular.
3. Dispositivo flexível emissor de luz, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pela fonte de alimentação (8) poder ser ligada diretamente à uma fonte de energia elétrica alternada ou contínua.
4. Dispositivo flexível emissor de luz, de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo sistema de interface (9) ser composto de um mostrador, que apresente de modo visual e/ou sonoro as informações do dispositivo; e permita configurar os parâmetros da radiação luminosa, como comprimento de onda, dose (fluência), densidade de potência (taxa de fluência), modo de emissão contínuo ou pulsado, ciclo de trabalho (duty cycle) e tempo de aplicação.
5. Dispositivo flexível emissor de luz, de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo circuito de controle (10) ser constituído por um microcontrolador que recebe os parâmetros do tratamento programados por meio do sistema de interface (9); um circuito de potência que é configurado pelo microcontrolador para acionar as fontes luminosas (3); e um sistema de comunicação que permite a conexão a um dispositivo eletrônico (7).
6. Dispositivo flexível emissor de luz, de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por compreender meios de cicatrizar feridas cutâneas.
BRMU9102997 2011-12-29 2011-12-29 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas BRMU9102997U2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9102997 BRMU9102997U2 (pt) 2011-12-29 2011-12-29 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas
BR202012033571-4U BR202012033571Y1 (pt) 2011-12-29 2012-12-28 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9102997 BRMU9102997U2 (pt) 2011-12-29 2011-12-29 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9102997U2 true BRMU9102997U2 (pt) 2013-10-15

Family

ID=49321148

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9102997 BRMU9102997U2 (pt) 2011-12-29 2011-12-29 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas
BR202012033571-4U BR202012033571Y1 (pt) 2011-12-29 2012-12-28 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202012033571-4U BR202012033571Y1 (pt) 2011-12-29 2012-12-28 Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas

Country Status (1)

Country Link
BR (2) BRMU9102997U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023168360A1 (en) * 2022-03-04 2023-09-07 Sundance Spas, Inc. Light therapy for spa

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023168360A1 (en) * 2022-03-04 2023-09-07 Sundance Spas, Inc. Light therapy for spa

Also Published As

Publication number Publication date
BR202012033571U2 (pt) 2013-11-05
BR202012033571Y1 (pt) 2019-06-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6608382B2 (ja) 紫外光治療装置及び方法
ES2796327T3 (es) Sistema de vendaje para fototerapia
US20110264174A1 (en) Light Emmitting Apparatus
EP3068481B1 (en) System for wound care
AU2010270038B2 (en) Improved medical apparatus
JP2013532503A (ja) 使い捨てのスキンケア装置
US20140135874A1 (en) Device for wound treatment through photobiomodulation
JP2013532503A5 (pt)
WO2020077427A1 (pt) Dispositivo eletrônico flexível descartável de fototerapia
US20120330386A1 (en) Substrate patterning
BRMU9102997U2 (pt) Dispositivo flexível emissor de luz para tratamento de feridas cutâneas
TWM483061U (zh) 手持式光療儀
US12023514B2 (en) Disposable flexible electronic phototherapy device
ES2386308T3 (es) Dispositivo para la aplicación de fototerapia
KR20200000868U (ko) Led 통증 및 염증 완화 패치
BR102018007476A2 (pt) aplicador de tratamento para fissura mamária
CN115768515A (zh) 辐射治疗设备
TWM590304U (zh) 生物光子罩儀器
TW202021562A (zh) 生物光子罩儀器與其控制方法
BR102016019963A2 (pt) Adesivo microperfurado fabricado em látex, associado a fontes luminosas do tipo led para aplicação direta em processos inflamatórios humanos internos e externos
BRPI1000413A2 (pt) dispositivo anatÈmico utilizado para tratamento de queratose actinica por ação fotodinámica

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B11K Dismissal acc. art. 17, par 2 of ipl - pending earlier application (priority claim) definitively shelved

Free format text: PRIORIDADE INTERNA DO BR202012033571-4.

B03G Publication of an application: publication cancelled

Free format text: REFERENTE A RPI 2232 DE 15/10/2013.

B03F Publication of an application: publication of application definitely dismissed - article 216, par 2 and article 17, par 2 of industr. prop. law
B08H Application fees: decision cancelled

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2309 DE 07/04/2015