BRMU9100769U2 - disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos - Google Patents

disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos Download PDF

Info

Publication number
BRMU9100769U2
BRMU9100769U2 BRMU9100769U BRMU9100769U2 BR MU9100769 U2 BRMU9100769 U2 BR MU9100769U2 BR MU9100769 U BRMU9100769 U BR MU9100769U BR MU9100769 U2 BRMU9100769 U2 BR MU9100769U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
collection box
waste collection
constructive arrangement
stool
arrangement applied
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Marcia Regina Velloso
Original Assignee
Marcia Regina Velloso
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marcia Regina Velloso filed Critical Marcia Regina Velloso
Priority to BRMU9100769 priority Critical patent/BRMU9100769U2/pt
Publication of BRMU9100769U2 publication Critical patent/BRMU9100769U2/pt

Links

Landscapes

  • Housing For Livestock And Birds (AREA)

Abstract

DISPOSIÇçO CONSTRUTIVA APLICADA EM CAIXA COLETORA DE DEJETOS DE GATOS. Patente de modelo de utilidade composta por uma vasilha (1) de formato predominantemente paralelepipedal provida nas laterais de paredes (2) inclinadas tendo internamente junto à base, dispositivos de trava (6) e uma grade (3) para retenção das fezes, sendo dita grade (3) predominantemente retangular provida na parte inferior de pinos (7) de trava e de ressaltos (4) que permitem à mesma ficar ligeiramente distante do fundo (5) da vasilha (1).

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CAIXA COLETORA
DE DEJETOS DE GATOS"
Trata o presente relatório descritivo da patente de modelo de utilidade de uma inédita disposição construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos, notadamente um produto idealizado para, num primeiro momento, adestrar o gato condicionando-o a deixar de usar o coletor de dejetos que contém areia, para num segundo momento, o gato urinar e defecar na caixa sem areia, de concepção inovadora e dotado de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo os mais modernos conceitos de higiene e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de características próprias e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e ato inventivo, fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e econômicas.
Existem atualmente no mercado diversos modelos de coletores de dejetos de animais. Como é do conhecimento dos técnicos no assunto, um dos problemas inerentes desses produtos é que contém areia, fato que acaba sendo incorreto higienicamente, pois os animais, principalmente gatos, costumam revolver a areia, escondendo as fezes embaixo. Outro problema desses coletores está no fato dos animais espalharem areia por todos os cantos da edificação, carregando-a em suas patas.
Neste sentido alguns inventores idealizaram os produtos objeto dos documentos de patentes abaixo indicadas, porém não atentaram para o adestramento dos animais.
ESTADO DA TÉCNICA
O documento de patente MU7902855-1 depositado em 11/10/1999 intitulado coletor descartável de dejetos de cães ensina um produto feito em uma só peça, de plástico ou papel, em três tamanhos diferentes com a forma de uma sacola sanfonada. Possui dois cortes laterais, possibilitando uma dobra na parte superior. A parte inferior, com material mais resistente para ser encaixado entre as patas traseiras do cão ao defecar. Após a coleta, os dejetos vão para o fundo do coletor com um simples movimento, sendo o mesmo dobrado e lacrado por um fecho especial para ser jogado na lixeira.
O documento de patente MU7601007-4 depositado em 12/06/1996 intitulado disposições construtivas introduzidas em aparato coletor de dejetos de animais domésticos ensina um produto que permite uma remoção rápida e higiênica dos detritos, sem que seja preciso abaixar-se, evitando ainda o contato com o material recolhido. Em suas linhas gerais, a novidade consiste de um aparato fabricado em metal ou em material termoplástico, formado por um corpo tubular alongado, à semelhança de urna bengala, superiormente exibindo em seu cabo uma tecla giratória a que é pivotada uma haste vertical, disposta ao longo do corpo, podendo tangenciá-lo externamente ou ser alojada em seu interior, o extremo inferior desta haste estando conectado por um mecanismo a uma tampa basculante existente na parte frontal de um receptáculo de formato trapezoidal fixado à parte inferior do corpo, exibindo a chapa inferior deste receptáculo com uma curvatura que favorece a coleta do detritos, sendo o fechamento a tampa obtido por simples gravidade ou através da ação de uma mola.
O documento de patente PI0304017-8 depositado em 16/10/2003 intitulado coletor de dejetos de animais ensina uma caixa de forma cônica fechada na base, e suas quatro paredes laterais, sendo a parede frontal menor que a parede posterior, fazendo uma forma de pá, tendo uma borda saliente na parede posterior que permite uma melhor coleta das fezes em superfícies irregulares. A aba, na parede frontal protege os dedos do usuário na hora da coleta. A espátula auxilia na coleta das fezes e ao mesmo tempo serve como tampa isolando os dejetos.
Como poderá ser observado, nenhum desses documentos de patente conhecidos do estado da técnica apresentam integralmente as características construtivas do coletor objeto da presente patente.
Em vista disso, ao longo do tempo foram
procedidos estudos visando eliminar todos esses problemas e inconvenientes e, como resultado, foi desenvolvido este modelo que possibilita a concepção de uma nova disposição construtiva para caixa coletora de dejetos de gatos, através do qual surge a possibilidade de eliminar a areia, fazendo com que o gato seja condicionado a largar seus dejetos diretamente na tela do receptáculo, obtendo-se então um produto integrado com reais possibilidades de uma econômica industrialização, minimizando custos, tempo de montagem e despesas de mão-de-obra, além de um efeito preciso de montagem, com melhores resultados e elevado padrão de segurança.
Portanto, esta patente de modelo de utilidade tem por objetivo proporcionar uma caixa coletora de dejetos de gatos, sem areia, que tem como finalidade principal, num primeiro momento, adestrar o animal a largar seus dejetos na caixa, possibilitando ao dono ou ao tratador, descartar as fezes e a urina na bacia do banheiro, higienizando-a em seguida com água sanitária.
O gato deve ser ensinado da seguinte forma: cubra o engradado parcialmente com areia; conforme ele for sujando, vá retirando a areia suja e não recoloque mais; repita este processo mais uma única vez, permanecendo sempre com a caixa no mesmo lugar a que ele já estiver acostumado; não deixe tapetes ou panos no chão perto da mesma; proceda com a higiene da caixa e de 15 em 15 dias lave-a com água sanitária e esponja, da mesma forma que na troca da areia. É muito importante que a cada seis meses recolocar um pouco de areia na caixa para que o animal não perca a referência do local.
Estes e outros objetivos são alcançados com uma vasilha de formato predominantemente paralelepipedal provida nas laterais de paredes inclinadas tendo internamente junto à base, dispositivos de trava e uma grade para retenção das fezes, sendo dita grade predominantemente retangular provida na sua parte inferior de pinos de trava e de ressaltos que permitem à mesma ficar ligeiramente distante do fundo da vasilha, de modo que esse espaço é usado para depósito de urina, ficando as fezes perfeitamente separadas da urina.
Para complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente, e de acordo com uma preferencial realização prática da mesma, acompanha em anexo um conjunto de desenhos, onde de maneira exemplificada embora não limitativa, se representa o seguinte:
A figura 1 representa a vista em elevação da vasilha integrante do conjunto objeto da presente patente;
A figura 2 representa a vista em planta da vasilha integrante do conjunto objeto da presente patente;
A figura 3 representa a vista em planta do conjunto objeto da presente patente; A figura 4 representa uma vista em corte do conjunto objeto da presente patente;
A figura 5 representa uma vista em corte da grade integrante do conjunto objeto da presente patente;
A figura 6 representa a vista em planta da
grade integrante do conjunto objeto da presente patente.
De acordo com as referidas figuras, e em seus pormenores, o objeto da presente patente é composto por uma vasilha (1) de formato predominantemente paralelepipedal provida nas laterais de paredes (2) inclinadas tendo internamente junto à base, dispositivos de trava (6) e uma grade (3) para retenção das fezes, sendo dita grade (3) predominantemente retangular provida na parte inferior de pinos (7) de trava e de ressaltos (4) que permitem à mesma ficar ligeiramente distante do fundo (5) da vasilha (1). Não se tem conhecimento de nenhuma caixa
coletora de dejetos de gatos que reúna conjuntamente, todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que direta ou indiretamente, é ou foi tão efetivo quanto a caixa coletora objeto da presente patente.
Será evidente para os conhecedores da
matéria que enquanto se descreve a realização preferida da disposição construtiva introduzida neste objeto, quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo de patente de modelo de utilidade, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que a definem, ou seja, a combinação e modificação de elementos já conhecidos em nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

Claims (3)

1.
- "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CAIXA COLETORA DE DEJETOS DE GATOS", caracterizada pelo fato de ser composta por uma vasilha (1) de formato
predominantemente paralelepipedal provida nas laterais de paredes (2) inclinadas tendo internamente junto à base, dispositivos de trava (6) e uma grade (3) para retenção das fezes, sendo dita grade (3) predominantemente retangular provida na parte inferior de pinos (7) de trava e de ressaltos (4) que permitem à mesma ficar ligeiramente distante do fundo (5) da vasilha (1).
BRMU9100769 2011-04-29 2011-04-29 disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos BRMU9100769U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9100769 BRMU9100769U2 (pt) 2011-04-29 2011-04-29 disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9100769 BRMU9100769U2 (pt) 2011-04-29 2011-04-29 disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9100769U2 true BRMU9100769U2 (pt) 2013-06-11

Family

ID=48608588

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9100769 BRMU9100769U2 (pt) 2011-04-29 2011-04-29 disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9100769U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4711198A (en) Throw away cat litter box
US3771493A (en) Litter and waste receptacle for small pet animals
BR112017025402A2 (pt) sistema cilíndrico para a remoção de excrementos de animal com bandeja de areia removível
CN204994424U (zh) 一种便于清洁的家禽笼
US20100071628A1 (en) Portable Waste box and Absorbent Pad Holder for Housebreaking Dogs
CN201888141U (zh) 宠物笼
CN208159685U (zh) 一种全封闭式猫砂盆
BRMU9100769U2 (pt) disposiÇço construtiva aplicada em caixa coletora de dejetos de gatos
BR102022016748A2 (pt) Bolsa porta-sacos portátil para descarte dos dejetos de animais de estimação
RU168856U1 (ru) Устройство ручного сбора и удаления экскрементов животных
CN210841070U (zh) 猫砂盆
CN210929048U (zh) 一种易于清理且防臭效果好的便携式猫砂盆
KR101992710B1 (ko) 고양이 배설물 분리장치
JP2000188988A (ja) ペット用トイレ
RU112608U1 (ru) Устройство ручного сбора и удаления экскрементов животных
KR20190003077U (ko) 애완동물용 화장실
BR202018076475U2 (pt) disposição técnica introduzida em pá coletora de fezes de animais e sistema de transporte
RU179316U1 (ru) Приспособление для уборки экскрементов животных
BR202016011957U2 (pt) Disposal applied in sanitary box for cats with urine reservoir
BR202017027697U2 (pt) Coletores de fezes de animais
JP4001155B2 (ja) 犬用携帯小便具
JPS6211415Y2 (pt)
BRPI0804587A2 (pt) embalagem descartável para coleta de excrementos de animais de estimação
KR200480171Y1 (ko) 애완 동물의 배설물 수거기
BR202019001527U2 (pt) Disposição aplicada em luva descartável biodegradável para recolher dejetos de animais de estimação

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014.