BRMU9100688U2 - disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos - Google Patents

disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos Download PDF

Info

Publication number
BRMU9100688U2
BRMU9100688U2 BRMU9100688U BRMU9100688U2 BR MU9100688 U2 BRMU9100688 U2 BR MU9100688U2 BR MU9100688 U BRMU9100688 U BR MU9100688U BR MU9100688 U2 BRMU9100688 U2 BR MU9100688U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
distribution box
plate
coupling
perimeter
fixing plate
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Yukumi Hashimoto Galei Andreia
Marcelo Octavio Tamaki Ishuu
Original Assignee
3M Innovative Properties Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Co filed Critical 3M Innovative Properties Co
Priority to BRMU9100688 priority Critical patent/BRMU9100688U2/pt
Publication of BRMU9100688U2 publication Critical patent/BRMU9100688U2/pt

Links

Landscapes

  • Light Guides In General And Applications Therefor (AREA)

Abstract

DISPOSIÇçO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CAIXA DE DISTRIBUIÇçO DE CONDUTORES àPTICOS. Refere-se o presente relatório descritivo a uma nova disposição construtiva introduzida em caixa de distribuição de condutores ópticos, em especial, uma caixa de distribuição de cabos de fibra óptica, que foi desenvolvida para facilitar a instalação de sistemas utilizando fibras ópticas em substituição às antigas instalações que envolvem o emprego de cabos elétricos e similares. Trata-se de uma carcaça estrutural (1) composta por um gabinete ou moldura (11) e porta articulável ou removível (13), compreendendo: uma placa de fixação (2) justaposta à placa de fundo (12) da carcaça estrutural (1); a placa de fixação (2) compreendendo pelo menos um canal (21) e pelo menos um engate (22); pelo menos uma estrutura móvel (3) acoplável à placa de fixação (2), sendo dita estrutura móvel (3) compreendida por uma placa de perímetro substancialmente quadrangular, possuindo pelo menos um engate (31) projetado em um dos lados de1seu perimetro; pelo menos uma placa de ancoragem (4) disposta entre duas extremidades perimetrais da carcaça (1), tal placa de ancoragem (4) sendo compreendida por múltiplos furos passantes (41), por pelo menos um rasgo passante (42), e por pelo menos uma parede perpendicular (43) provida de área central (431) e rasgos transversais (432).

Description

Relatório Descritivo de Patente de Modelo de Utilidade para "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CAIXA DE DISTRIBUIÇÃO DE CONDUTORES ÓPTI- COS".
Campo da Invenção
Refere-se o presente relatório descritivo a uma nova disposição construtiva intro- duzida em caixa de distribuição de condutores ópticos, em especial, uma caixa de distribui- ção de cabos de fibra óptica.
Fundamentos da Invenção
Condutores ópticos, como a própria terminologia revela, consistem em meios físi- cos capazes de conduzir, de modo ordenado e direcionado, energia luminosa, isto é, luz (em sua definição mais abrangente). De modo geral, o condutor óptico mais convencional trata-se do cabo de fibra óptica. .
Como é de conhecimento dos especialistas versados no assunto, um cabo de fibra óptica compreende um segmento flexível (de vidro ou material polimérico) capaz de condu- zir luz entre suas extremidades. Fundamentalmente, um cabo de fibra óptica é composto por um núcleo condutor e por uma interface de reflexão. Esta construtividade permite que sinais luminosos sejam transportados entre as extremidades do segmento flexível sem que ocorra atraso ou atenuação significativa entre os sinais de entrada e os sinais de saída. Além disto, estes sinais luminosos são totalmente inertes à interferência eletromagnética. Desta forma, cabos de fibra óptica são especialmente utilizados em sistemas de telecomu- nicações.
Atualmente, é possível notar a crescente demanda da utilização de cabos de fibra óptica em sistemas de trafego de dados, como por exemplo, a Internet.
Esta demanda é justificada pelos avançados tecnológicos relacionados aos siste- mas de trafego de dados, onde se objetiva aumentar a velocidade do trafego de dados a custos inferiores. Desta forma, observa-se que maiores velocidades de trafego de dados demandam meios de transmissão mais eficientes, ou seja, cabos de fibra óptica.
Sendo assim, estima-se que, além de empresas e condomínios, a maioria das re- sidências e demais estabelecimentos comerciais deverão possuir infra-estrutura baseada em cabos de fibra óptica para que os usuários possam usufruir de velocidades de trafego de dados mais elevadas.
Em contraponto, nota-se que a maioria das residências e demais estabelecimentos comerciais não possui infra-estrutura baseada em cabos de fibra óptica, afinal, os conven- cionais sistemas de tráfego de dados são majoritariamente baseados em cabos elétricos e similares.
Dentre os inúmeros componentes compreendidos em uma infra-estrutura baseada em cabos de fibra óptica, destacam-se as caixas de distribuição de cabos de fibra óptica. Caixas de distribuição de cabos de fibra óptica compreendem estruturas respon- sáveis pela recepção dos cabos externos (normalmente provenientes de empresas presta- doras de serviços) e pelo fornecimento de cabos adequados ao uso. Ou seja, uma caixa de distribuição de cabos de fibra óptica compreende a interface entre os equipamentos da empresa fornecedora do sistema de tráfego de dados e os equipamentos dos contratantes e/ou usuários.
Além desta funcionalidade primordial, alguns modelos de caixa de distribuição de cabos de fibra óptica Qá pertencentes ao estado da técnica) possuem ainda estruturas des- tinadas à organização funcional dos cabos de fibra óptica. Um exemplo de caixa de distribuição de cabos de fibra óptica pode ser observado
no documento US 4,595,255. Neste exemplo é descrita uma caixa de distribuição que pre- vê, em seu interior, uma placa basculável, sobre a qual é disposto um corpo monobloco provido de duas fileiras de ranhuras (de armazenamento de cabos sobressalentes) e de bases de travamento dispostas alinhadamente entre duas ranhuras adjacentes pertencen- tes a fileiras opostas. São previstos ainda conectores (para conexão entre um cabo "de entrada" e seu respectivo cabo de "saída"), os quais são inseridos nas bases de travamen- to anteriormente citadas. Desta forma, o travamento e fixação dos cabos (tanto os cabos de entrada quanto os cabos de saída) se dá em conjunto com o travamento e fixação dos conectores.
Existem também caixas de distribuição de cabos de fibra óptica integradas por
uma unidade de conversão do sinal óptico para sinal elétrico. Nestes casos, os cabos de entrada são de fibra óptica enquanto os cabos de saída são metálicos (par trançado, coa- xial, entre outros).
De qualquer forma, estes dois modelos, além de eventuais modelos já existentes, são normalmente disponibilizados em uma caixa ou gabinete metálico, sendo ó "conjunto" comercializado integralmente, apresentando elevado custo final de venda.
Portanto, usuários dos convencionais sistemas de tráfego de dados que desejam usufruir de sistemas de tráfego de dados baseados em cabos de fibra óptica necessitam adquirir pelo menos uma caixa de distribuição de cabos de fibra óptica, mesmo que tais usuários já possuam caixas de distribuição de cabos elétricos instaladas e acopladas às edificações de sua residências e/ou estabelecimento.
Com base em todo o contexto acima explanado, resta evidente observar a neces- sidade de desenvolvimento de uma solução capaz concatenar uma infra-estrutura já exis- tente (caixas de distribuição de cabos elétricos) às necessidades de tecnologias mais a- vançadas (caixas de distribuição de cabos de fibra óptica).
Objetivos da Invenção
Desta forma, é um dos objetivos da presente invenção apresentar uma caixa de distribuição de condutores ópticos passível de adequação relativa às caixas de distribuição de cabos elétricos já existentes em uma edificação.
É ainda outro objetivo da presente invenção apresentar uma caixa de distribuição de condutores ópticos especialmente adequada à quantidade de "pontos de saída" existen- tes em uma edificação (residência, prédios, escritórios e outros). Sumário da Invenção
Estes e outros objetivos da invenção ora revelada são totalmente alcançados por meio da caixa de distribuição dé condutores ópticos, objeto da presente invenção.
Para tanto, a mencionada caixa de distribuição de condutores ópticos, é baseada na reutilização da carcaça de uma caixa de distribuição de cabos de cobre para transmis- são de dados e compreende carcaça estrutural, uma placa de fixação, pelo menos uma estrutura móvel, pelo menos uma placa de ancoragem e pelo menos uma lâmina de mate- rial de fechamento.
A placa de fixação é justaposta à placa de fundo da carcaça estrutural, e compre-
15
ende pelo menos um canal e pelo menos um engate.
Cada estrutura, móvel é compreendida por uma placa de perímetro substancial- mentequadrangular ou com outra conformação qualquer, possuindo pelo menos um enga- te projetado em um dos lados de seu perímetro.
A placa de ancoragem é compreendida por pelo menos um furo passante, por pe-
20
Ios menos um rasgo passante, e por pelo menos uma parede perpendicular. Cada parede perpendicular possui uma área central e rasgos de perímetro análogo à letra "T", destina- dos à recepção dos cabos de fibra óptica.
Em uma montagem preferencial da caixa de distribuição de condutores ópticos, nota-se que pelo menos uma estrutura móvel é fixada à placa de fixação através da junção
25
entre seus respectivos engates, conformando uma junta pivotante, permitindo que a estru- tura móvel seja passível de movimentação angular em relação à placa de fixação.
A área central da placa de ancoragem é destinada a fixação da placa de ancora- gem à placa de fixação.
A lâmina de material impermeável é disposta sobre a face externa da placa de an-
30
coragem.
Descrição Resumida dos Desenhos As figuras abaixo listadas ilustram:
Figura 1 - mostra a construção preferencial da caixa de distribuição de condutores ópticos, aberta, vista em perspectiva isométrica; . 35 Figura 2 - mostra a construção preferencial da caixa de distribuição de condutores
ópticos, aberta, vista em perspectiva isométrica com as estruturas móveis erguidas;
Figura 3 - mostra a construção preferencial ilustrada na Figura 1 em vista superior 10
15
20
25
30
35
aberta;
Figura 4 - mostra mesma vista ilustrada na Figura 3, porém sem as estruturas mó- veis;
Figura 5 - mostra, em perspectiva, uma das concretizações possíveis para a placa de ancoragem da caixa de distribuição ilustradas nas Figuras 1 a 4, e
Figura 6 - mostra, também em perspectiva, outra dentre as concretizações possí- veis para a placa de ancoragem da caixa de distribuição ilustradas nas Figuras 1 a 4.
Descrição Detalhada da Invenção
De acordo com os objetivos da presente invenção, a caixa de distribuição de con- dutores ópticos ora revelada compreende basicamente uma carcaça estrutural 1 composta por um gabinete ou moldura 11 e porta articulável ou removível 13. Esta carcaça estrutural 1 será preferencialmente confeccionada em material plástico ou similar. Notadamente, esta carcaça estrutural 1 poderá compreender a carcaça estrutural de uma caixa de distribuição de cabos de cobre para transmissão de dados já existente, desde que suas dimensões viabilizem a instalação dos componentes internos a seguir explanados, sendo a carcaça 1 provida também de elementos de fixação 14.
Sendo assim, a construção preferencial da caixa de distribuição de condutores óp- ticos ilustrada nas figuras 1 a 4, compreende uma carcaça estrutural 1, pelo menos uma placa de fixação 2, pelo menos uma estrutura móvel 3 e pelo menos uma placa de ancora- gem 4.
A carcaça 1 é fundamentalmente composta por uma moldura 11, por uma placa de fundo 12 e por uma porta articulável ou removível 13.
A placa de fixação 2, a qual é justaposta à placa de fundo 12, prevê a existência de pelo menos um canal 21, o qual se estende perpendicularmente em relação à altura da citada placa de fixação 2. Preferencialmente, cada canal 21 possui pelo menos um engate 22. Tais elementos podem ser mais bem visualizados na Figura 4, de cuja ilustração foram suprimidas as estruturas móveis 3.
Cada estrutura móvel 3 compreende uma placa de perímetro substancialmente quadrangular - sendo que, no entanto, outras conformações geométricas também podem ser utilizadas na construção das estruturas 3 - possuindo pelo menos um engate 31 proje- tado em um dos lados de seu perímetro. Observa-se então que cada estrutura móvel 3 encontra-se acoplada à placa de fixação 2, sendo este acoplamento realizado através da junção do engate 31 ao engate 22. As estruturas móveis 3, mesmo quando abaixadas, po- sicionam-se preferencialmente inclinadas em relação à placa de fixação 2. Ademais, as figuras 1 e 2 permitem visualizar que as superfícies opostas das estruturas móveis 3 são distintas, para facilitar a fixação das fibras e a distribuição das mesmas.
A junção entre o engate 31 e o engate 22 acaba por conformar uma junta pivotan- 10
15
20
25
30
35
te, a qual permite que cada estrutura móvel 3 possa ser movimentada em relação à placa de fixação 2.
A quantidade de estruturas móveis a ser utilizada na caixa de distribuição objeto da presente invenção poderá ter quantidade variada de estruturas móveis.3 a fim de se ajustar às mais diversas possibilidades de uso, sem que com isso se fuja do escopo da proteção pretendida.
A placa de ancoragem 4 - mais bem visualizada pelas Figuras 5 e 6 - compreen- de uma placa provida de pelo menos um (preferivelmente múltiplos) furo passante 41, pelo menos um rasgo passante 42, e pelo menos uma parede perpendicular 43.
Cabe esclarecer que os furos passantes 41 destinam-se a permitir a entrada de cabos contendo os elementos que serão derivados por intermédio das estruturas móveis para serem posteriormente redistribuídos. Opcionalmente, tais furos 41 e rasgos passantes 42 poderão ser fechados por material perfurável para proporcionar melhor vedação e pro- teção à região interna da peça.
Preferencialmente, são previstos dois rasgos passantes 42, cada um disposto pró- ximo a uma das extremidades da placa de ancoragem 4.
Preferencialmente, são previstas duas paredes perpendiculares 43, ambas alinha- das entre si. Em cada uma destas paredes são definidos rasgos de perímetro análogo à letra "T". Observa-se ainda que pelo menos uma das paredes 43 possui uma área central 431 e rasgos transversais 432 para retenção de cabos, sendo a área central* 431" provida de orifícios destinados a possibilitarem a fixação da placa de ancoragem 4 â placa de fixa- ção 2.
A citada placa de ancoragem 4 é disposta entre duas extremidades perimetrais da carcaça 1.
Os furos passantes 41 e os rasgos passantes 42 podem estar cobertos por de ma- terial de fechamento (não mostrado), que tem por objetivo separar o interior da carcaça do ambiente externo.
A Figura 5 ilustra uma das concretizações possíveis para a placa de ancoragem 4, provida de múltiplos furos passantes 41. Esta configuração de placa de ancoragem 4 deve- rá ser preferencialmente utilizada por usuários finais.
Já a concretização ilustrada na Figura 6 destina-se preferencialmente à utilização em edificações de porte médio — principalmente condomínios e apartamentos.
Cabe também enfatizar que os componentes internos da carcaça 1 - a saber: pla- ca de fixação 2, estruturas móveis 3 acopláveis à placa de fixação 2 e placa de ancoragem 4 - podem ser adaptados em carcaças ou caixas similares pré-existentes, ampliando ainda mais as possibilidades de utilização da invenção apresentada e, dessa forma, facilitando e proporcionando maior versatilidade à migração de instalações antigas baseadas na utiliza- ção de cabos de cobre para transmissão de dados,,e similares, para o sistema que utiliza cabos de fibra óptica.
Cabe salientar que embora tenham sido mostradas formas construtivas preferen- ciais da presente invenção, fica entendido que eventuais omissões, substituições e altera- ções construtivas podem ser feitas por um técnico versado no assunto, sem se afastar do espírito e escopo da proteção requerida. É também expressamente previsto que todas as combinações dos elementos que desempenham a mesma função substancialmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados estão dentro do escopo da invenção. Substituições de elementos de uma modalidade descrita por outros são também totalmente pretendidos e contemplados.
Deve, no entanto, ser entendido que a descrição fornecida com base nas figuras acima se refere apenas a algumas das concretizações possíveis para a presente invenção, sendo que o real escopo do objeto da invenção encontra-se definido nas reivindicações apensas.
Ϊ5

Claims (2)

1. Caixa de distribuição de condutores ópticos, compreendendo uma carcaça es- trutural (1) composta por um gabinete ou moldura (11) e porta articulável ou removível (13), CARACTERIZADA pelo fato de compreender: uma placa de fixação (2) compreendendo pelo menos um canal (21) e pelo menos um engate (22); pelo menos uma estrutura móvel (3) acoplável à placa de fixação (2), sendo dita estrutura móvel (3) compreendida por uma placa de perímetro substancialmente quadran- gular ou com outra conformação qualquer, possuindo pelo menos um engate (31) projetado em um dos lados de seu perímetro; pelo menos uma placa de ancoragem (4) disposta entre duas extremidades peri- metrais da carcaça (1), tal placa de ancoragem (4) sendo compreendida por pelo menos um furo passante (41), por pelos menos um rasgo passante (42), e por pelo menos uma parede perpendicular (43) provida de área central (431) e rasgos transversais (432).
2., Caixa de distribuição de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a estrutura móvel (3) é fixada à placa de fixação (2) através da junção entre o engate (31) e o engate (22), conformando uma junta móvel pivotante.
BRMU9100688 2011-04-06 2011-04-06 disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos BRMU9100688U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9100688 BRMU9100688U2 (pt) 2011-04-06 2011-04-06 disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9100688 BRMU9100688U2 (pt) 2011-04-06 2011-04-06 disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9100688U2 true BRMU9100688U2 (pt) 2013-06-04

Family

ID=48525157

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9100688 BRMU9100688U2 (pt) 2011-04-06 2011-04-06 disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9100688U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8437596B2 (en) System for an internal rotating storage spool combined with top and bottom cable access in a fiber distribution terminal
AU2014207835B2 (en) Grade level enclosure conversion assembly
ES2532360T3 (es) Dispositivo sujetacables
US7470859B1 (en) Cable support assembly for minimizing the bend radius of cables
US7630608B2 (en) Expandable fiber management
US8903215B2 (en) Enclosure-less fiber optic terminals
US8886005B2 (en) Adapter retaining systems
US8398039B2 (en) Mounting panel, system and method for high density fiber optic applications
ES2791754T3 (es) Módulo de terminación óptica, conjunto de terminación óptica y gabinete eléctrico
US7693385B1 (en) Workstation for fiber optic splicer
CN101189776B (zh) 接线盒
BRMU9100688U2 (pt) disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos
CN102841416A (zh) 挂壁式光分路器箱及其使用方法
US4183601A (en) Terminal post
BRPI1100072A2 (pt) meio de fechamento ao nÍvel do solo
BR112017010454B1 (pt) Conjunto para retenção e preensão de um cabo óptico
BRMU9101521U2 (pt) disposiÇço construtiva introduzida em caixa de distribuiÇço de condutores àpticos
CN202102155U (zh) 挂壁式光分路器箱
RU111694U1 (ru) Бокс оптический настенный
BR102015023980A2 (pt) caixa de terminação óptica
EP2783247B1 (en) Enclosure-less fiber optic terminals
TR2023010307A2 (tr) Opti̇k fi̇ber toplama noktasi si̇stemi̇
BR102021012878A2 (pt) Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica
BR102013014638A2 (pt) aperfeiçoamento em caixas e dispositivos terminais de acesso e conexão de redes de fibra ótica
CN111708137A (zh) 光缆连接保护装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired