BR102021012878A2 - Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica - Google Patents

Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica Download PDF

Info

Publication number
BR102021012878A2
BR102021012878A2 BR102021012878-0A BR102021012878A BR102021012878A2 BR 102021012878 A2 BR102021012878 A2 BR 102021012878A2 BR 102021012878 A BR102021012878 A BR 102021012878A BR 102021012878 A2 BR102021012878 A2 BR 102021012878A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
optical
box body
insulator
splice
box
Prior art date
Application number
BR102021012878-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Bruno Nogueira Aires
Claudio Antonio Hortencio
Eduardo Ferreira Da Costa
João Guilherme Dias De Aguiar
Rodrigo Peres
Rodrigo Pereira
Original Assignee
Cemig Distribuição S.A.
FUNDAÇÃO CPQD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Indústria Eletromecânica Balestro Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cemig Distribuição S.A., FUNDAÇÃO CPQD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Indústria Eletromecânica Balestro Ltda filed Critical Cemig Distribuição S.A.
Priority to BR102021012878-0A priority Critical patent/BR102021012878A2/pt
Publication of BR102021012878A2 publication Critical patent/BR102021012878A2/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables

Landscapes

  • Light Guides In General And Applications Therefor (AREA)
  • Processing Of Terminals (AREA)
  • Cable Accessories (AREA)

Abstract

A presente invenção revela um dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica constituído por uma caixa de emenda óptica (2) utilizada em redes sinérgicas, que possuem cabos condutores com fibras ópticas integradas (11), em que além de acomodar as emendas ópticas também fornece uma continuidade óptica e elétrica por meio de qualquer uma de suas configurações (derivação, continuidade e terminação). Além disso, a caixa de emenda óptica e elétrica (2) possui terminais de fixação (3) móveis, revelando uma característica importante no que diz respeito à mobilidade, segurança e facilidade dos procedimentos realizados em campo. Outra característica de destaque, diz respeito à forma de vedação da caixa de emenda óptica (2) e ao sistema de drenagem que em conjunto tem o objetivo de evitar a entrada e/ou acúmulo de líquido e outros corpos no interior do corpo da caixa (2).

Description

DISPOSITIVO DE INTERLIGAÇÃO ÓPTICA E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA Campo da invenção:
[001] A presente invenção se insere no campo das tecnologias dedicadas à área de infraestrutura de sistemas ópticos e de isolamento de energia elétrica, mais especificadamente referente aos dispositivos instalados em redes sinérgicas que permitem a continuidade do sistema óptico e elétrico por meio de um dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica.
Fundamentos da invenção:
[002] A revolução tecnológica promovida pela disseminação da Internet em todo o mundo tem demandado o emprego de redes de alta performance cada vez mais robustas, no que diz respeito ao transporte de dados, tendo a fibra óptica um protagonismo cada vez mais significativo.
[003] A construção de uma rede óptica necessita de itens como cabos ópticos, caixas de emendas, caixa de distribuição, elementos de fixação, entre outros. Detalhadamente, as caixas de emendas ópticas são utilizadas para acomodar o local onde os cabos ópticos foram unidos seja por emenda por fusão ou qualquer outro tipo de conexão/junção para produzir continuidade, derivação, terminação e/ou ampliação do alcance da rede, ou promover a capilaridade para que o sinal óptico chegue a um determinado usuário ou região específica, dependendo do serviço agregado. Além disso, fornece vedação e proteção para os pontos de emendas do cabo óptico, impedindo, desse modo, a entrada de líquido, sujeira, pequenos animais ou outros materiais.
[004] No entanto, atualmente um dos inconvenientes do processo de implementação desta tecnologia encontra-se na disponibilidade de infreestrutura, onde a rede óptica, que possui uma cobertura menor, muitas vezes necessita de um espaço especifico, o qual já ocupado pela rede elétrica. Como solução em muitas situações, utilizam a mesma infreestrutura (posteamento) compartilhada por meio de convênios pela concessionária de energia elétrica e empresas de telecomunicações. Aliado ao exposto congestionamento de postes, tem-se a elevada poluição visual oriunda do número de cabos ópticos e elétricos habitados na mesma infraestrutura.
[005] Dessa forma, ao somar tais inconvenientes com a crescente necessidade de uma rede mais dominante, eficiente e robusta tendo em vista tecnologias emergentes cada vez mais exigentes, criou-se o conceito de redes sinérgicas como solução, que consiste em uma rede na qual sua estrutura possui a capacidade simultânea de transmissão de energia elétrica e comunicação de dados em banda larga por meio do mesmo cabo, que possui em sua composição, condutores especiais integrados com fibras ópticas em seu núcleo. Possuindo tais características, um tipo de cabo conhecido como OPPC (Optical Phase Conductor) foi elaborado para possivel implementação nas redes sinérgicas.
[006] O cabo OPPC ao contrário dos cabos utilizados nas instalações convencionais, é energizado ao longo da linha de transmissão e/ou distribuição que requerem todos os componentes que compõem a construção de uma rede óptica sejam especialmente adaptados, como caixas de emendas e isoladores, para suportar as propriedades elétricas e ópticas presentes de maneira segura e satisfatória.
[007] Tendo isto em vista, a presente invenção consiste em uma caixa de interligação óptica e condutividade elétrica para ser integrada em redes sinérgicas que utilizam cabos condutores com fibras ópticas integradas (11), OPPC por exemplo, para alta e média tensões, mas não limitado a estas, possibilitando a continuidade, derivação ou terminação óptica e elétrica conforme a necessidade do usuário, além de continuidade da rede elétrica. Com isso, o dispositivo permite que, por meio de adaptações, como utilização de tampas, o mesmo possa ser utilizado em múltiplas ocasiões no âmbito óptico além de não sofrer prejuízos quanto ã condução elétrica, demonstrando uma formidável eficácia e versatilidade.
Estado da técnica:
[008] Alguns documentos do estado da técnica descrevem dispositivos que podem realizar continuação, derivação e/ou terminação em redes sinérgicas que utilizam cabos do tipo OPPC em sua estrutura.
[009] O documento CN102636853 "Intermediate joint device of insulation optical fiber composite overhead phase line" refere-se a um dispositivo conector intermediário de uma linha de transmissão associado à um isolador, sendo responsável por acomodar as emendas ópticas dos cabos OPPC e prover continuidade da linha. 0 documento ainda revela sua forma de vedação que possui como objetivo evitar a entrada de água. Esta patente tem como objetivo a interligação de dois cabos OPPC e não permite a derivação ou a terminação, conforme proposto pela presente invenção. Além disto, tal patente não revela o tipo de fixação móvel conforme proposto pela presenta invenção.
[010] O documento CN201656385 "Photoelectric separation device of optical fiber composite phase line" revela um dispositivo o qual é aplicado em cabos OPPC para conexões ópticas, possuindo dupla possibilidade de configuração, onde pode ser usada uma única caixa de emenda ou uma caixa superior e outra inferior dependendo de sua aplicação. Quando utilizado a primeira configuração, com apenas uma única caixa, os cabos são conectados ao dispositivo e existe no seu interior o local onde as emendas ópticas são acomodadas. Já na segunda configuração, que utiliza caixa superior e caixa inferior, o isolador interliga as caixas, no qual seu núcleo, possuindo fibras ópticas em seu interior, conecta as caixas superior e inferior. Deve-se salientar que o presente dispositivo possui dupla funcionalidade: de continuidade, quando utiliza caixa de emenda única, e de derivação, ao utilizar duas caixas de emenda. Além disso, esse documento revela apenas a forma de vedação que possui objetivo de evitar a entrada de água. No entanto, a presente invenção possui o mesmo campo de atuação, sendo aplicado em redes OPPC, porém devido a versatilidade do dispositivo, não é necessária a utilização de dois modelos separados para cada função. Ou seja, a presente invenção consegue atender tanto a continuidade quanto a distribuição por meio do mesmo dispositivo. Ademais, a forma de vedação da presente invenção, além de contar com os habituais itens de vedação, é associada a um sistema de drenagem que funciona escoando-se o liquido que possa entrar no interior do dispositivo.
[011] O documento CN102636850 "Pole middle conector device of Insulated optical fiber composition phase conductor" refere-se a um dispositivo central para redes OPPC, compreendendo um suporte, o corpo da caixa de emenda, seus terminais e um isolador. As extremidades dos cabos OPPC são emendadas e armazenadas no interior da caixa de emenda e a base inferior do isolador é fixada no suporte. Dessa forma, a única possibilidade existente é a continuidade da rede, não sendo possível realizar terminação e tampouco derivação.
[012] O documento CN103336342 "Intermediate joint box device for 500kV optical fiber composition phase conductor" revela um dispositivo intermediário condutor de fase para uma linha de transmissão OPPC. O documento revela um dispositivo fixo com objetivo de realizar a continuidade da rede e mesmo citando a tensão da rede é informado que por meio de redimensionamento do isolador, o dispositivo pode ser utilizado em redes de menor tensão. No quesito de vedação, cita formas de vedação habituais.
[013] Sendo assim, embora existam documentos do estado da técnica que revelam invenções no mesmo campo tecnológico da presente invenção, a presente invenção apresenta configurações de montagem e funcionamento distintas ao ser comparada ã matéria já revelada no estado da técnica, sendo que tais configurações serão detalhadas a seguir.
[014] Portanto, nenhuma das anterioridades contempla integralmente e até mesmo considerando-se a junção das matérias já reveladas, todos as características fundamentais da presente invenção, sendo estas: possuir uma caixa única, terminais móveis, isolador elétrico contendo fibras ópticas em seu interior, capacidade do dispositivo em conduzir corrente elétrica, versatilidade do dispositivo em atender demandas de continuidade, derivação ou terminação e seu sistema de drenagem.
[015] A presente invenção compreende um dispositivo destinado à acomodação de emendas ópticas de cabos fase com fibras ópticas integradas, além de permitir a continuidade elétrica e óptica em configurações distintas por meio de características particulares. O dispositivo possui funcionalidade eficiente em configurações que permitem realizar continuidade elétrica entre os cabos condutores com fibras ópticas integradas e possibilita: a terminação, onde apenas um cabo fase com fibras ópticas integradas é inserido no dispositivo e todas as fibras ópticas do cabo fase são emendadas às fibras ópticas contidas no interior do isolador elétrico e óptico; a continuidade, onde dois cabos fases com fibras ópticas integradas são inseridos no dispositivo e todas as fibras ópticas são emendadas entre si; e a derivação, onde dois cabos fases com fibras ópticas integradas são inseridos no dispositivo, uma parcela das fibras, proveniente dos cabos, é emendada com as fibras ópticas contidas no interior do isolador e outra parcela das fibras é emendada entre si.
[016] Além disso, o dispositivo possui também a característica de conter terminais móveis que facilitam de maneira relevante a execução de procedimentos em solo, sendo o corpo do dispositivo (2) capaz de conduzir corrente elétrica, além de possuir um sistema de drenagem que permite o escoamento de liquido a partir do interior do dispositivo. Breve descrição das figuras:
[017] Para obter uma total e completa visualização da presente invenção, são apresentadas as figuras as quais se faz referências, conforme se segue:
[018] A figura 1 ilustra ο dispositivo na sua configuração mais completa, contendo a caixa de emenda com derivação das fibras.
[019] A figura 2 ilustra o dispositivo em uma configuração distinta (continuidade), contendo a caixa de emenda sem derivação das fibras.
[020] A figura 3 ilustra o dispositivo em outra configuração distinta que apresenta a caixa de emenda para terminação, onde um dos terminais (3) é substituído por um tampão (8) e as fibras oriundas do único cabo condutor com fibras ópticas integradas (11) são todas emendadas com as que se encontram no interior do isolador (5) por meio do cabo óptico dielétrico de derivação (7).
[021] A figura 4 ilustra o terminal (3), que é fixado ao dispositivo, de forma detalhada.
[022] A figura 5 ilustra o terminal (3), que é fixado ao dispositivo, em uma vista explodida, explicitando todos os itens pertencentes dessa estrutura.
[023] A figura 6 ilustra a vista em detalhe da parte interna do terminal (3), mais precisamente dos postiços (3.3) e sua fixação.
[024] A figura 7 ilustra como é feita a fixação dos terminais móveis (3) ao corpo da caixa de emenda (2).
[025] A figura 8 ilustra parte do sistema de drenagem, mais especificamente da junção do corpo da caixa (2) com a base flange superior do isolador (4).
[026] A figura 9 ilustra em detalhe ο formato cônico do corpo da caixa de emenda (2.1).
[027] A figura 10 ilustra o corpo da caixa de emenda (2) e sua tampa (1), destacando também o anel de vedação (1.1) contido na tampa (1).
[028] A figura 11 ilustra em detalhe a região do terminal (3) do cabo fixado ao corpo da caixa (2).
[029] A figura 12 ilustra o interior do dispositivo, destacando-se as bandejas de emendas ópticas (2.3) que ficam sobre um suporte (2.4) fixado no corpo da caixa (2) por meio de parafusos.
[030] A figura 13 ilustra o modo que o isolador é fixado ao corpo da caixa de emenda por meio da base flange superior (4) do isolador (5) e por meio de quatro parafusos.
[031] A figura 14 ilustra uma visão geral da tampa e os detalhes do posicionamento das dobradiças e do parafuso de fechamento.
Descrição detalhada da invenção:
[032] A presente invenção, conforme pode ser observado na figura 1, revela um dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica compreendendo uma caixa de emenda óptica contendo tampa (1); corpo da caixa (2) com parafuso de fechamento; pelo menos um terminal de fixação dos cabos condutores com fibras ópticas integradas (3); e opcionalmente, um conjunto isolador preferencialmente compreendendo: base flange superior (4), isolador (5) e base flange inferior (6). A base flange superior (4) proporciona a fixação do corpo da caixa (2) com o isolador (5) por meio de parafusos, preferencialmente quatro parafusos de aço inoxidável, conforme ilustrado na figura 13.
[033] As partes do corpo da caixa (2) são projetadas em material condutor e de forma a se garantir a capacidade de condução da corrente elétrica e, desse modo, assegurando a condutividade da rede elétrica através do dispositivo.
[034] Ο isolador (5) possui preferencialmente saias poliméricas que possibilitam a continuidade das fibras ópticas por meio do seu núcleo quando perfurado. O núcleo do isolador é preferencialmente preenchido com silicone de modo a possibilitar a salda de ar. Desse modo, são garantidas as características dielétricas do isolador durante o processo de derivação das fibras. Como pode ser observado a partir das figuras 1, 2 e 3, a base flange inferior (6) é fixada ã parte inferior do isolador (5) e é o local onde o cabo óptico dielétrico de derivação (7) é inserido para posteriormente seguir pelo furo central do isolador (5) e alcançar o interior da corpo da caixa (2) para realização das emendas no processo de terminação ou derivação.
[035] O dispositivo da presente invenção possui pelo menos três possibilidades de configuração sendo que cada uma das configurações a ser usada irá depender do cenário que o dispositivo será inserido.
[036] A primeira configuração que pode ser aplicada ao dispositivo, pode ser observada na figura 3. Nessa configuração, o cabo condutor com fibras ópticas integradas (11) é recebido apenas em um dos terminais (3) do dispositivo. No local do terminal ou terminais (3) oposto (s), o(s) qual(is) não recebe(m) o cabo, pode ser colocado um tampão (8) já que todas as fibras ópticas contidas serão emendadas às fibras ópticas contidas no interior do isolador (5) oriundas do cabo óptico dielétrico de derivação (7).
[037] A segunda configuração que pode ser aplicada ao dispositivo pode ser observada na figura 2. Tal configuração é definida de modo a realizar a continuidade tanto da corrente elétrica quanto do sinal óptico e utiliza o dispositivo de maneira em que seus terminais (3) recebem cabos condutores com fibras ópticas integradas (11) e todas as fibras ópticas são emendadas entre si, sem derivação, não sendo necessária a perfuração do isolador (5) e existência de cabo óptico dielétrico de derivação (7).
[038] A terceira configuração que pode ser aplicada ao dispositivo pode ser observada na figura 1. Tal configuração é definida para realizar a derivação, e utiliza o dispositivo de maneira em que cada um dos seus terminais (3) recebe um cabo condutor com fibras ópticas integradas (11), onde uma parcela das fibras ópticas provenientes dos cabos são emendadas entre si dando continuidade à corrente elétrica e ao sinal óptico, e a outra parcela das fibras sofre a derivação emendando-se com as fibras ópticas provenientes do cabo óptico dielétrico de derivação (7) por meio do furo central realizado no isolador (5).
[039] A Figura 4 revela em detalhe o terminal (3) de fixação dos cabos condutores com fibras ópticas integradas (11) que é fixado no corpo da caixa (2). O terminal (3) possui algumas características vantajosas por ser móvel, poder ser desafixado do corpo da caixa (2), o que possibilita a execução de importantes procedimentos em solo como manutenção e reparos, facilitando o processo de instalação e manutenção. Além disso, na Figura 5, o terminal (3) é ilustrado em vista explodida, revelando todas as partes que o compõem, sendo elas: o cabo condutor com fibras ópticas integradas (11), a parte superior (3.1), parte inferior (3.2), postiços (3.3) e os parafusos de fixação (3.4). Devido à existência de cabos condutores com fibras ópticas integradas (11) de diferentes diâmetros, os postiços (3.3) possuem importante função na composição do terminal (3), uma vez que, tais postiços (3.3), possuindo diâmetros internos diferentes, podem contemplar diferentes tipos de cabos condutores com fibras ópticas integradas (11), sendo necessário apenas utiliza-los com o diâmetro adequado.
[040] A figura 6, ilustra em detalhe o local, a maneira de fixação no terminal e a atuação dos postiços (3.3), que são fixados em um pino de fixação (3.5) contido nas partes superior (3.1) e inferior (3.2) do terminal (3) que não deixa o conjunto com o cabo condutor com fibras ópticas integradas (11) torcer e romper.
[041] No que diz respeito a fixação do terminal (3) ao corpo da caixa (2), tal fixação é realizada por meio de um encaixe inicial nos locais destinados aos terminais (3) e aparafusados diretamente no corpo da caixa (2), conforme ilustrado na Figura 7. A forma como o terminal é fixado aliada ao material utilizado no corpo da caixa (2) e tampa (1), respectivamente alumínio e aço inoxidável, mas não limitado a estes, permitem a continuidade da rede elétrica, já que uma das características do invento é a caixa de emenda ser capaz de conduzir corrente elétrica. Além disso, a Figura 7, ilustra o cone de entrada e saída (2.1) pertencente ao sistema de drenagem e que também é usado para entrada do cabo óptico dielétrico de derivação (7) do corpo da caixa (2).
[042] O formato do corpo da caixa (2) em conjunto com a tampa (1) foi projetado para evitar a entrada de água no seu interior. No entanto, um sistema de drenagem foi desenvolvido caso ocorra a entrada de líquido no dispositivo. O sistema de drenagem é composto por: sobressaltos (9) contidos na base flange superior (4), um cone de saida (2.1) contido no corpo da caixa (2) e um canal de drenagem (10). A figura 8 revela em detalhe os sobressaltos (9) que criam um espaçamento durante a fixação da base flange superior (4) com o corpo da caixa (2). Em sequência, na figura 9, é mostrado em detalhe o cone de entrada e saída (2.1) que possibilita a passagem das fibras ópticas oriundas do cabo óptico dielétrico de derivação (7) por meio do furo central do isolador (5) e caso ocorra a entrada de água em qualquer ponto do interior da caixa de emenda a mesma será conduzida para o sistema de drenagem e, consequentemente, para o ambiente externo. Além disso, o sistema de drenagem é complementado com o canal de drenagem (10) oriundo do espaçamento originado da fixação da base flange superior (4) com os sobressaltos (9) ao corpo da caixa (2).
[043] Ainda no âmbito da vedação, conforme ilustra a Figura 10, demonstra-se o corpo da caixa (2), sua tampa (1) e o local onde o anel de vedação (1.1), preferencialmente de material Neoprene, mas não limitado a este, é posicionado em uma cavidade especifica da tampa (1) para bloquear a entrada de poeira e água decorrente das chuvas no interior da caixa de emenda. Outro detalhe da vedação, pode ser observado na figura 11, onde é ilustrada a região do terminal (3) onde os cabos condutores com fibras ópticas integradas são fixados ao corpo da caixa (2), sendo que a tampa (1) apresenta uma pingadeira (1.2) ao longo de toda a sua borda, que se encaixa entre o terminal (3).
[044] As emendas ópticas realizadas em todas as configurações existentes possuem lugar de destaque na presente invenção. Para acomodar os protetores das emendas ópticas podem ser utilizadas preferencialmente até três bandejas de emenda (2.3) com capacidade para 12 emendas cada, uma sobre a outra de forma articulada. Entretanto, modalidades alternativas com número diferentes de bandejas e respectivas capacidades também podem ser contempladas pela presente invenção.
[045] As bandejas de emendas (2.3) situam-se sobre um suporte de bandeja de emendas (2.4) fixado por meio de quatro parafusos, preferencialmente de aço inoxidável, tornando a execução das emendas mais adequada em uma altura correta. As reservas técnicas de fibras ópticas do cabo óptico dielétrico de derivação (7) são alojadas sob o suporte de bandeja de emendas (2.4) e as fibras são direcionadas para as bandejas de emendas (2.3) por meio das aberturas laterais (2.2) do suporte de bandejas de emendas (2.4).
[046] A presente invenção está descrita em função de uma das suas concretizações possíveis, a qual está também ilustrada pelos desenhos acompanhantes deste pedido. Porém, outras concretizações para o invento também são possíveis e o mesmo não deve ser compreendido de maneira limitada a concretização descrita e desenhos apresentados.

Claims (13)

  1. Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica caracterizado pelo fato de que compreende uma caixa de emenda óptica e elétrica contendo tampa (1), corpo da caixa (2) e pelo menos um terminal (3).
  2. Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica caracterizado pelo fato de que compreende uma caixa de emenda óptica e elétrica contendo tampa (1), corpo da caixa (2), pelo menos um terminal (3) e pelo menos um conjunto isolador.
  3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a tampa (1) é composta de material condutor elétrico e compreende ainda:
    anel de vedação (1.1), preferencialmente composto de material plástico, posicionado no interior de uma cavidade localizada na tampa (1);
    pingadeira (1.2);
    pelo menos um parafuso de fechamento (1.4) entre a tampa (1) e corpo da caixa (2); e
    dobradiças (1.3).
  4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo da caixa (2) é composto de material condutor elétrico, compreendendo formato de cone de saída (2.1) no interior do corpo da caixa (2) e local para fixação do terminal (3).
  5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2 caracterizado pelo fato de que o terminal (3) é móvel, composto por material condutor elétrico e compreende:
    parte superior (3.1);
    parte inferior (3.2);
    postiços (3.3) que são fixados na parte superior (3.1) e na parte inferior (3.2) através de pino de fixação (3.5); e
    parafusos de fixação (3.4) para união da parte superior (3.1) com a parte inferior (3.2).
  6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2 caracterizado pelo fato de que o conjunto isolador compreende:
    base flanqe superior (4);
    isolador (5); e
    base flanqe inferior (6).
  7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a base flange superior (4) fixa o conjunto isolador ao corpo da caixa (2) por meio de parafusos, preferencialmente quatro parafusos de aço inoxidável.
  8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o isolador (5) é preferencialmente composto por saias poliméricas podendo ter seu núcleo perfurado para inserção de fibras ópticas oriundas do cabo óptico dielétrico de derivação (7).
  9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a base flange inferior (6) é fixada ao isolador (5), onde o cabo óptico dielétrico de derivação (7) é inserido para posteriormente seguir pelo furo central do isolador (5) e alcançar o interior da corpo da caixa (2).
  10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um sistema de drenagem composto por: sobressaltos (9) contidos na base flange superior (4), um cone de saída (2.1) contido no corpo da caixa (2) e um canal de drenagem (10).
  11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o cabo óptico dielétrico de derivação (7) é fixado a base flange inferior (6) onde as fibras óticas são introduzidas através do furo central no interior do isolador (5) e alojadas sob o suporte de bandeja de emendas (2.4) contidas no interior do corpo da caixa (2).
  12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que bandejas de emendas (2.3) são posicionadas sobre o suporte de bandeja de emendas (2.4) fixados por meio de parafusos, preferencialmente quatro parafusos de aço inoxidável.
  13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 11 caracterizado pelo fato de que reservas técnicas de fibras ópticas do cabo óptico dielétrico de derivação (7) são alojadas sob o suporte de bandeja de emendas (2.4) e as fibras são direcionadas para as bandejas de emendas (2.3) por meio das aberturas laterais (2.2) do suporte de bandejas de emendas (2.4).
BR102021012878-0A 2021-06-29 2021-06-29 Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica BR102021012878A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021012878-0A BR102021012878A2 (pt) 2021-06-29 2021-06-29 Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021012878-0A BR102021012878A2 (pt) 2021-06-29 2021-06-29 Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021012878A2 true BR102021012878A2 (pt) 2023-01-10

Family

ID=84786844

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102021012878-0A BR102021012878A2 (pt) 2021-06-29 2021-06-29 Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102021012878A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4415217A (en) Cable joining connector and method
US5567173A (en) Electrical connector
US5199905A (en) Lay-in pedestal connector bar and method
US20140197958A1 (en) 7-Way Crab Joint
BR102021008619A2 (pt) Aparelho submergível para teste de sistemas de cabos submarinos de alta tensão e método de teste de sistemas de cabos submarinos de alta tensão
CN109378612A (zh) 一种旋转插座及分配装置
BR102021012878A2 (pt) Dispositivo de interligação óptica e condutividade elétrica
US10263375B1 (en) Busbar connector
US5017739A (en) Jacket for cable connector
KR20120125821A (ko) 광전복합 팬아웃 케이블
KR100295902B1 (ko) 고압기기용모선접속장치
KR200455128Y1 (ko) 지중 및 해저 전력케이블의 분리 접지 접속함
US2707203A (en) Electrical junction box
CN218445774U (zh) 一种接线箱
US9588138B2 (en) Electric base, electric gateway, and electric gateway body
RU2362246C2 (ru) Концевая муфта для низковольтного электрического кабеля
CN212258322U (zh) 一种电缆接线绝缘保护盒
EP3405826B1 (en) Termination module and termination assembly with said termination module
CN204424698U (zh) 一种漏电保护组件及包含这种组件的配电箱/配电柜
CN202997455U (zh) 一种电缆接线盒
CN216489655U (zh) 一种城域配电网用光纤复合架空绝缘电缆敷设接续总成
BR112020018132A2 (pt) Barra de conexão e método de montagem de barra para conectar várias bobinas de alta tensão de um transformador do tipo seco, transformador do tipo seco e método de montagem de um transformador do tipo seco
CN210775941U (zh) 一种终端型光缆分纤箱
CN103022940A (zh) 一种电缆接线盒及电缆在线监测方法
KR20000012198A (ko) 통신용케이블단자판

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]