BRMU9003067Y1 - disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana - Google Patents

disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana Download PDF

Info

Publication number
BRMU9003067Y1
BRMU9003067Y1 BRMU9003067-2U BRMU9003067U BRMU9003067Y1 BR MU9003067 Y1 BRMU9003067 Y1 BR MU9003067Y1 BR MU9003067 U BRMU9003067 U BR MU9003067U BR MU9003067 Y1 BRMU9003067 Y1 BR MU9003067Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
membrane
luer
shunt
access door
access
Prior art date
Application number
BRMU9003067-2U
Other languages
English (en)
Inventor
Rosimere Dos Santos Brum
Original Assignee
Hartmann Indústria E Comércio De Produtos Médico-Hospitalares Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hartmann Indústria E Comércio De Produtos Médico-Hospitalares Ltda. filed Critical Hartmann Indústria E Comércio De Produtos Médico-Hospitalares Ltda.
Priority to BRMU9003067-2U priority Critical patent/BRMU9003067Y1/pt
Publication of BRMU9003067U2 publication Critical patent/BRMU9003067U2/pt
Publication of BRMU9003067U8 publication Critical patent/BRMU9003067U8/pt
Publication of BRMU9003067Y1 publication Critical patent/BRMU9003067Y1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Abstract

DERIVAÇÃO COM PORTA DE ACESSO EM Y COM MEMBRANA. Patente de invenção pertencente ao campo dos acessórios para uso médico que tem por finalidade proporcionar o uso dos dois sistemas de injeção de produtos - seringa ou equipos dotados de produtos Luer ou não, ou conexão direta - sem a necessidade de acoplamento de elementos intermediários Luer ou não. É compreendida por um corpo substancialmente cilíndrico (1) de cuja região central se projeta um duto inclinado (2) para acoplamento do tubo (não mostrado) proveniente do recipiente contendo o líquido injetado no paciente, enquanto o corpo da derivação (3) estende-se verticalmente até se encerrar em extremidade superior na qual é acoplada uma porta de acesso com rosca Luer (4) no interior da qual se acomoda membrana de acesso (5) preferencialmente fabricada em material plástico com silicone e provida de abertura (5.1) em sua superfície superior. Ao redor da extremidade superior (4) existe uma aba em forma de disco (6) sob a qual fixa-se uma haste vertical (7) que também fica engastada no eixo longitudinal superior do corpo da derivação (3), sendo tal haste (7) dotada de fenda vertical (8) que constitui esmagador de tubo para permitir que a solução ou droga administrada seja direcionada somente no sentido da corrente sanguínea do paciente.

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[001] A presente patente de modelo de utilidade pertence ao campo dos acessórios para uso médico, mais especificamente dos dispositivos para introduzir matérias no corpo, e foi desenvolvida para possibilitar a injeção e ministração de soluções através de um compartimento com acesso em forma de "Y" dos equipos infusionais.
ANTECEDENTES DO PRESENTE MODELO DE UTILIDADEESTADO DA TÉCNICA
[002] Conforme é do conhecimento da técnica, durante o processo de infusão ou injeção de líquidos no corpo para fins terapêuticos, é comum se efetuar a administração concomitante de solutos e medicação através de dispositivos de derivação que também são conhecidos como injetores laterais, os quais são conectados aos tubos que efetivamente conduzem os produtos até o corpo do paciente em tratamento.
[003] Ocorre, no entanto, que os canais de derivação dos dispositivos existentes são geralmente fechados com materiais semirrígidos que demandam a utilização obrigatória de acessórios pontiagudos (como, por exemplo, agulhas) para efetuar a injeção dos solutos ou medicamentos. Assim, na maioria das vezes, os instrumentais utilizados para succionar as drogas de suas embalagens originais acabam sendo muito manuseados após esse procedimento devido à necessidade de incorporação de elementos intermediários pontiagudos para possibilitar sua introdução no canal de infusão, o que resulta em elevação do risco de contaminação do produto além de tornar o procedimento mais demorado, que, em situações de emergência, pode ser extremamente prejudicial para o paciente.
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE UTILIDADE
[004] Tendo em vista tais inconvenientes e no propósito de solucioná- los, foi idealizada e desenvolvida a presente derivação com porta de acesso em Y com membrana objeto da presente patente, compreendida por um acessório que tem por finalidade proporcionar o uso dos dois sistemas - seringa ou equipos dotados de produtos pontiagudos, e/ou conexão direta - sem a necessidade de acoplamento de elementos intermediários, reduzindo portanto a manipulação dos mesmos após a sucção da droga de sua embalagem original.
[005] O referido modelo é, para tanto, provido de um canal de derivação contendo uma porta de acesso com rosca Luer no interior da qual se acopla uma membrana com desenho apropriado para receber produtos pontiagudos ou não. Tal configuração tem como vantagem tornar a peça de duplo uso, ou seja, permite-lhe receber equipos e/ou seringas com intermediários pontiagudos assim como os mesmos dispositivos sem intermediários agregados, facilitando seu uso em quadros de emergência, nos quais possibilita a injeção com o produto disponível no momento.
[006] Assim, é um objetivo do presente modelo de utilidade apresentar uma derivação com porta de acesso em Y dotada de porta de acesso com rosca Luer no interior da qual se acomoda uma membrana de acesso, sendo que na região externa da derivação existe uma plataforma de cuja superfície interior projeta-se uma aba vertical.
[007] Outro objetivo da presente patente é prover uma derivação provida de membrana de acesso preferencialmente fabricada em material plástico com silicone dotada de abertura em sua superfície superior - a qual será acionada e permitirá a entrada de pontas de seringas ou equipos padrão Luer.
[008] Outro objetivo da presente patente é prover uma derivação dotada de aba em forma de disco que constitui um elemento de manuseio e proteção para permitir que a aplicação seja feita com maior segurança e firmeza.
[009] Com o presente modelo de utilidade objetiva-se também a prover uma derivação contendo uma haste vertical composta de esmagador de tubo para permitir que a solução ou droga administrada seja direcionada somente no sentido da corrente sanguínea do paciente.
[010] Finalmente, é um objetivo do presente modelo de utilidade propor uma derivação com porta de acesso em Y com membrana que compreende meios para possibilitar a introdução de solutos ou medicação em equipos infusionais sem a necessidade de utilização de elementos intermediários pontiagudos para penetrarem nos canais de derivação.
[011] Para melhor compreensão, o objeto passará a ser mais bem descrito e ilustrado com base nos desenhos apensos, nos quais: A figura 1 apresenta uma vista explodida dos seus componentes constituintes; A figura 2 apresenta um corte longitudinal do objeto montado e pronto para o uso; A figura 3 mostra, em corte longitudinal, uma seringa pronta para ser introduzida no objeto apresentado na figura 2, e A figura 4 mostra, em seção longitudinal, a seringa completamente inserida na derivação para efetuar a infusão do medicamento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODELO DE UTILIDADE
[012] De conformidade com o quanto ilustram as figuras supra relacionadas, a derivação com porta de acesso em Y com membrana objeto da presente patente de modelo de utilidade é compreendida por um corpo substancialmente cilíndrico (1) de cuja região central se projeta um duto inclinado (2) para acoplamento do tubo (não mostrado) proveniente do recipiente contendo o líquido a ser injetado no paciente, enquanto o corpo da derivação (3) estende-se verticalmente até se encerrar em extremidade superior na qual é acoplada uma porta de acesso com rosca Luer (4) no interior da qual se acomoda membrana de acesso (5) preferencialmente fabricada em material plástico com silicone e provida de abertura (5.1) em sua superfície superior. Ao redor da extremidade superior (4) existe uma aba em forma de disco (6) sob a qual fixa-se uma haste vertical (7) que também fica engastada no eixo longitudinal superior do corpo da derivação (3), sendo tal haste (7) dotada de fenda vertical (8) que constitui esmagador de tubo para permitir que a solução ou droga administrada seja direcionada somente no sentido da corrente sanguínea do paciente.
[013] As figuras 3 e 4 ilustram um exemplo de utilização da derivação, e nelas uma seringa (10) é dotada de ponta Luer macho (9) que corresponde com a rosca Luer fêmea (4) do presente modelo de utilidade. Quando a ponta Luer macho (9) é pressionada contra a superfície da membrana de acesso (5) e empurrada para baixo, na medida em que a ponta Luer macho (9) penetra na membrana (5), a abertura (5.1) se dilata e permite sua introdução. Feito isso, a ponta Luer macho (9) abre um trajeto de fluido no interior do corpo da derivação (3), permitindo assim um fluxo contínuo de fluido até que a seringa (10) seja retirada do dispositivo.
[014] Cabe salientar que embora tenha sido mostrada uma forma construtiva preferencial do presente modelo, fica entendido que eventuais omissões, substituições e alterações construtivas podem ser feitas por um técnico versado no assunto, sem se afastar do espírito e escopo da proteção requerida. É também expressamente previsto que todas as combinações dos elementos que desempenham a mesma função substancialmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados estão dentro do escopo do presente modelo de utilidade. Substituições de elementos de uma modalidade descrita por outros são também totalmente pretendidos e contemplados.

Claims (1)

1 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM DERIVAÇÃO COM PORTA DE ACESSO EM Y COM MEMBRANA, compreendida por um corpo substancialmente cilíndrico (1) de cuja região central se projeta um duto inclinado (2) para acoplamento do tubo (não mostrado) proveniente do recipiente contendo o líquido a ser injetado no paciente, enquanto o corpo da derivação (3) estende-se verticalmente, uma porta de acesso com rosca Luer fêmea (4) no interior da qual se acomoda uma membrana de acesso (5) provida de abertura (5.1) em sua superfície superior para a introdução de pontas de seringas (9) ou equipos padrão Luer, caracterizado pelo fato de que na região externa do corpo (1) existe uma aba em forma de disco (6) sob a qual fixa-se uma haste vertical (7) provida de fenda vertical (8) que constitui esmagador de tubo, que também fica engastada no eixo longitudinal do corpo da derivação (3).
BRMU9003067-2U 2010-12-13 2010-12-13 disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana BRMU9003067Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9003067-2U BRMU9003067Y1 (pt) 2010-12-13 2010-12-13 disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9003067-2U BRMU9003067Y1 (pt) 2010-12-13 2010-12-13 disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRMU9003067U2 BRMU9003067U2 (pt) 2012-05-02
BRMU9003067U8 BRMU9003067U8 (pt) 2016-12-06
BRMU9003067Y1 true BRMU9003067Y1 (pt) 2021-05-11

Family

ID=76158939

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9003067-2U BRMU9003067Y1 (pt) 2010-12-13 2010-12-13 disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9003067Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU9003067U2 (pt) 2012-05-02
BRMU9003067U8 (pt) 2016-12-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10772797B2 (en) Liquid drug transfer devices for use with intact discrete injection vial release tool
DK201600035Y3 (da) Væskeoverføringsindretninger til anvendelse i forbindelse med infusionsvæskebeholdere
US3332418A (en) Injection site for venoclysis apparatus
BR112021004338A2 (pt) montagem de cateter intravenoso periférico que tem um conjunto de extensão
BR122020025505B1 (pt) Dispositivo de entrega de droga
JP2017513612A (ja) 流体移送デバイスおよびそのためのパッケージング
BR112019014384B1 (pt) Membrana resistente a estresse de sistema fechado
JP2013514113A (ja) 注射器
US20180296820A1 (en) Stopcock
KR101337008B1 (ko) 혈관접속을 위한 의료용 연결기구
AU2011261226A1 (en) Systems and methods for a medical syringe
AU2020315548B2 (en) Syringe tip cap
KR101228585B1 (ko) 일회용 주사기
US10286187B2 (en) Safe catheter
BRMU9003067Y1 (pt) disposição construtiva aplicada em derivação com porta de acesso em y com membrana
US20110046562A1 (en) Split syringe device
BRPI1005746A2 (pt) derivação com porta de acesso em y com membrana
JP2009201539A (ja) 留置針装置
ES2853323T3 (es) Sistemas y métodos para la administración de frascos
CN109985295A (zh) 输注泵
US11369753B2 (en) Dual needle syringe for preventing infection
ES2942987T3 (es) Catéter de acceso vascular con conector i.v. lavable sin aguja
CN209253809U (zh) 输注泵
TWM253363U (en) Protective structure of injection needle
ES2892286T3 (es) Cubierta que protege una cánula, y jeringa de seguridad que comprende dicha cubierta

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/12/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME MEDIDA CAUTELAR DE 07/04/2021 - ADI 5.529/DF

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2700 DE 04-10-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.