BRMU9002123U2 - escova dental para cuidados especiais - Google Patents

escova dental para cuidados especiais Download PDF

Info

Publication number
BRMU9002123U2
BRMU9002123U2 BRMU9002123U BRMU9002123U2 BR MU9002123 U2 BRMU9002123 U2 BR MU9002123U2 BR MU9002123 U BRMU9002123 U BR MU9002123U BR MU9002123 U2 BRMU9002123 U2 BR MU9002123U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
special care
dental brush
brush according
duct
care dental
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Garcia Ana Carla Priscilia Galvao Vazquez De
Marcia Conceicao Dosi Flauto
Original Assignee
Marcia Conceicao Dosi Flauto
Ana Carla Priscilia Galvao Vazqez De Garcia
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marcia Conceicao Dosi Flauto, Ana Carla Priscilia Galvao Vazqez De Garcia filed Critical Marcia Conceicao Dosi Flauto
Priority to BRMU9002123U priority Critical patent/BRMU9002123Y8/pt
Publication of BRMU9002123U2 publication Critical patent/BRMU9002123U2/pt
Publication of BRMU9002123Y1 publication Critical patent/BRMU9002123Y1/pt
Publication of BRMU9002123Y8 publication Critical patent/BRMU9002123Y8/pt

Links

Landscapes

  • Brushes (AREA)

Abstract

ESCOVA DENTAL PAPA CUIDADOS ESPECIAIS. Disposição construtiva em escova dental terapêutica com sistema de sucção capaz de remover todo o resíduo retirado pela escovação da cavidade oral do paciente, com controle da intensidade de sucção, contendo duto coaxial interno ao longo do cabo que comunica orifícios dispostos na cabeça com uma conexão na extremidade do cabo e orifício de controle digital no cabo.

Description

Campo de aplicação
ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS
Refere-se o presente modelo de utilidade ao campo da odontologia/medicina e, mais especificamente, a uma disposição construtiva em escova dental terapêutica utilizada para higienização bucal e remoção de placa bacteriana, resíduos e secreções orais de pacientes que estejam acamados, impossibilitados de locomoção ou de realizar a própria higiene oral, através de uma escova dental com sistema de sucção.
Estado da Técnica
Os pacientes impossibilitados de se deslocar do leito para realizar a higiene oral dependem de outras pessoas que os ajudem a realizar ou, até mesmo, que realizem sua higiene oral.
No ambiente hospitalar, quando se trata de um paciente muito debilitado, acamado, ou até mesmo comatoso, a higiene oral é realizada em grande número de casos, de forma improvisada, utilizando-se um palito (afastador lingual) com uma gaze enrolada em uma das extremidades embebida em um colutório bucal. Em outras situações utiliza-se uma espécie de cotonete, um produto que consiste em uma haste plástica com uma espuma em uma das extremidades, embebida em solução de clorexidina a 0,12%, a fim de melhorar a flora bucal dos pacientes. No entanto, estudos comprovam que tais procedimentos não têm eficácia quanto à remoção mecânica da placa bacteriana, pois essa remoção só é realizada eficazmente através da escovação. Diversos dispositivos para a higienização bucal e remoção de placa bacteriana, resíduos e secreções orais têm sido propostos.
O pedido de patente US2007038272 descreve um dispositivo através do qual o usuário detecta e remove a placa das superfícies contaminadas, compreendendo uma escova em cuja cabeça são providos diversos furos, entre os tufos de cerdas, para alojamento de LED's que emitem radiação para eliminar as bactérias da cavidade oral.
A patente JP11113637- descreve uma escova dental com um tubo para sucção em que a força de sucção é ajustada ou interrompida através de um suporte saliente, disposto na parte superior do cabo, por onde passa o tubo de sucção que pode ser estrangulado parcial ou totalmente, pressionando-se o dito suporte com o dedo.
A patente US6632091 descreve um sistema de higiene oral que está configurado para prender uma pluralidade de instrumentos e uma fonte de lavagem para ser segura na mão do usuário que pode controlar manualmente tanto o fluxo de lavagem como o de sucção. Esse controle é exercido por meio de uma válvula deslizante disposta em comunicação com o canal de fluxo e controla seletivamente tanto o fluxo de líquido entrante, da fonte de abastecimento de lavagem, como sua sucção para fora da boca do paciente.
A patente US5463792 refere-se a uma escova de aspiração sem dispositivo de alívio de sucção, que pode provocar danos aos tecidos moles que revestem a boca.
Os procedimentos de higiene oral hoje conhecidos, conforme acima descrito, têm inconvenientes e/ou desvantagens, tais como: não promovem a total remoção da placa bacteriana, tornando os pacientes mais suscetíveis a doenças como pneumonias nosocomiais (devido a entubação), endocardites e a infecção hospitalar; são dispositivos tecnicamente complexos, demandando maior custo e necessidade de fonte de energia; possuem peças móveis e são de maior complexidade operacional e construtiva; apresentam maior risco de provocar danos ao tecido bucal ou desconforto ao paciente, pela falta de controle adequado da "força" de sucção.
Objetivo do modelo de utilidade
Em vista do exposto, tem o presente modelo de utilidade o objetivo de prover uma di-sposição construtiva em escova dental, de forma simples e econômica, para que a equipe de cuidadores promova a higiene oral, de forma eficaz, com total remoção de resíduos, placa bacteriana e biofilme oral, em pacientes que estejam acamados e/ou impossibilitados de se locomover a um local apropriado para a sua higiene.
Com o uso da escova do invento ora proposto, a placa bacteriana pode ser removida por completo com a escovação e todo o conteúdo líquido de lavagem aspirado pelo sistema de sucção para fora do paciente, diminuindo assim o risco de pneumonias e de endocardites, e a necessidade de antibioticoterapia, enfim, reduzindo os índices de infecção hospitalar que ocorrem quando é longo o tempo de internação.
Descrição Resvimida da Invenção
Os objetivos acima são atingidos pelo modelo de utilidade mediante uma disposição construtiva em escova dental dentro do conceito geral de associar o uso de uma escova dental especialmente desenvolvida, com um sistema de sucção capaz de remover todo o resíduo retirado pela escovação da cavidade oral do paciente, cuja operacionalidade no controle da sucção é simples e mais eficiente que a das escovas existentes.
O modelo de utilidade proposto reúne a escovação com a sucção das secreções orais sem causar agressão à mucosa bucal do paciente e proporciona facilidade de realização do procedimento com rapidez e eficácia, de forma simples e econômica.
Os orifícios dispostos na cabeça da escova permitem que as secreções sejam aspiradas através da escova ou pela face posterior com total controle do vácuo e, portanto, da intensidade de sucção, através do orifício localizado no cabo.
Tal procedimento, além de remover resíduos dos dentes e da língua, promove o estímulo da circulação local, com conforto para o paciente.
Descrição das Figuras
As demais características e vantagens do presente modelo de utilidade tornar-se-ão mais evidentes a partir da descrição de uma concretização preferida, dada a título de exemplo e não de limitação, e das figuras que a ela se referem, nas quais:
A figura 1 apresenta- uma vista lateral da disposição construtiva em escova dental objeto do modelo de utilidade proposto. A figura 2 apresenta um corte frontal do objeto do modelo de utilidade proposto, ilustrando seus elementos com o orifício ortogonal lateral de controle ao eixo do cabo da escova.
A figura 3 apresenta um corte frontal do objeto do modelo de utilidade proposto, ilustrando seus elementos com o orifício oblíquo lateral de controle em relação ao eixo do cabo da escova.
Descrição Detalhada de uma Realização
Preferencial
Numa concretização preferencial, compreende o modelo de utilidade proposto uma escova dental com orifícios entre as cerdas (1) que se comunicam com um duto interno coaxial (3) ao longo do cabo que termina numa conexão (4) onde será conectada uma mangueira flexível (preferencialmente em PVC) com diâmetro em corno de 7 mm e comprimento suficiente para ser ligada a um sistema de vácuo hospitalar ou de consultório dentário, possibilitando a sucção do líquido para lavagem da cavidade oral em que foi introduzida, através de uma seringa, bisnaga ou copo, durante o processo de escovação.
No cabo está disposto um orifício lateral de controle (2) do fluxo de aspiração ligando o duto coaxial (3) com o exterior, sendo que dito orifício (2) pode ser disposto ortogoçial ou obliquamente em relação ao eixo do duto (3), conforme o efeito fluido-dinâmico que se deseje.
A realização preferencial da escova é tal que sua cabeça tenha contornos arredondados e seja tão pequena quanto possível, e com cerdas macias, para não machucar o paciente.
0 duto interno de sucção, ou seja, o duto (3) , apresenta duas seções diferentes, sendo a primeira, junto à cabeça, com um diâmetro menor Dl, e a segunda, ao longo do cabo, com um diâmetro maior D2, no qual há o orifício lateral de controle (2) do fluxo de aspiração que é desviado dos orifícios entre as cerdas (1) para o orifício de controle (2) pelo próprio paciente ou pelo cuidador que opera a escova, conforme o caso.
Com essa disposição construtiva a velocidade do fluxo de aspiração Vl ao longo da primeira seção é maior que a velocidade do fluxo de aspiração V2 ao longo da segunda seção, ou seja, conforme ensina a mecânica dos fluidos: sendo D1<D2, temos que V1>V2.
O controle da sucção é feito através do orifício lateral de controle (2) vazado no cabo até o citado duto (3), para ser acionado digitalmente próprio paciente ou pelo cuidador que opera a escova, conforme o caso, a fim de regular a intensidade do vácuo, de modo que, com o orifício de controle (2) completamente liberado, não há sucção, e com o orifício de controle (2) totalmente obstruído pelo dedo, tem-se a máxima capacidade de sucção.
O líquido drenado da cavidade oral segue para um recipiente já existente no sistema de sucção, para ser desprezado posteriormente.
As disposições construtivas ilustradas nas figuras 1, 2 e 3 são exemplif icativas e não restritivas, podendo ser modificadas ou ajustadas de acordo, por exemplo, com as necessidades do processo de fabricação.
Tais disposições podem ser realizadas, por exemplo, numa escova de cabo bi-componente, injetada em plástico.
Além da aplicação hospitalar, o modelo de utilidade pode também ser utilizado em consultórios dentários, conectado ao sistema convencional de aspiração existente nos equipos odontológicos.

Claims (9)

1. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS compreendendo uma cabeça com tufo de cerdas, contendo orifícios (1) entre as citadas cerdas que comunicam as faces frontal e posterior da dita cabeça caracterizada pelo fato de conter um duto coaxial (3) ao longo do cabo que comunica os ditos orifícios (1) da cabeça com uma conexão (4) na extremidade do cabo e um orifício (2) vazado no cabo até o duto coaxial (3).
2. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o duto (3) apresenta dois diâmetros internos diferentes, o -1-5 menor (Dl) na seção proximal à cabeça da escova, o maior (D2) no cabo.
3. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o orifício de controle (2) situa-se na região de maior diâmetro do duto.
4. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o controle do fluxo é obtido pelo fechamento/abertura de um orifício lateral.
5. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o duto (3) é ligado a um sistema de vácuo através de uma conexão (4) .
6. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de poder ser utilizada conectada a um sistema de vácuo hospitalar.
7. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de poder ser utilizada conectada a um sistema de aspiração de consultório odontológico.
8. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o orifício de controle é ortogonal ao eixo do duto de sucção.
9. ESCOVA DENTAL PARA CUIDADOS ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o orifício de controle é oblíquo em relação ao eixo do duto de sucção.
BRMU9002123U 2010-11-19 2010-11-19 disposição construtiva em escova dental para cuidados especiais BRMU9002123Y8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002123U BRMU9002123Y8 (pt) 2010-11-19 2010-11-19 disposição construtiva em escova dental para cuidados especiais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002123U BRMU9002123Y8 (pt) 2010-11-19 2010-11-19 disposição construtiva em escova dental para cuidados especiais

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRMU9002123U2 true BRMU9002123U2 (pt) 2011-12-06
BRMU9002123Y1 BRMU9002123Y1 (pt) 2020-04-28
BRMU9002123Y8 BRMU9002123Y8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=45062667

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9002123U BRMU9002123Y8 (pt) 2010-11-19 2010-11-19 disposição construtiva em escova dental para cuidados especiais

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9002123Y8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU9002123Y8 (pt) 2021-06-22
BRMU9002123Y1 (pt) 2020-04-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2968026B1 (en) Oral hygiene swab
US4538631A (en) Oral hygiene instrument
CN203777085U (zh) 冲吸式口腔冲洗器
US9681932B2 (en) Intraoral biofilm control apparatus
CN204683818U (zh) 口腔清洁器
CN215271106U (zh) 一种多功能冲洗式牙刷
CN101836902B (zh) 一种口腔清洁装置
BRMU9002123U2 (pt) escova dental para cuidados especiais
CN204273605U (zh) 医护牙刷
CN202223373U (zh) 医用口腔护理器
CN203842158U (zh) 可切换式多功能口腔治疗用吸引管
CN201346242Y (zh) 注吸式洁牙手柄
CN216908192U (zh) 一种冲吸可控的口腔护理装置
CN216907180U (zh) 一种能够调节抽吸力的口腔护理装置
CN203762509U (zh) 一种冲吸式牙刷
JP3607921B2 (ja) 口腔洗浄清掃器具
CN206334155U (zh) 口腔冲洗器
TWM434490U (en) Toothbrush
CN214967000U (zh) 一种一次性吸引口腔护理刷
CN211835769U (zh) 一种新型口腔内科医用消毒装置
CN220735542U (zh) 一种口腔内间隙的冲洗消毒器
CN210960842U (zh) 一种方便卧床病人口腔护理的牙刷
CN211024032U (zh) 一次性鼻腔冲洗连接头
CN210672504U (zh) 口腔护理牙刷
CN211884118U (zh) 一种防感染口腔护理清洁装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/04/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO