BRMU8902703U2 - mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária - Google Patents

mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária Download PDF

Info

Publication number
BRMU8902703U2
BRMU8902703U2 BRMU8902703U BRMU8902703U2 BR MU8902703 U2 BRMU8902703 U2 BR MU8902703U2 BR MU8902703 U BRMU8902703 U BR MU8902703U BR MU8902703 U2 BRMU8902703 U2 BR MU8902703U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mini
screw
implant
thread
anchorage
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Claudio Piccoli
Evandro Correa
Original Assignee
Claudio Piccoli
Evandro Correa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Claudio Piccoli, Evandro Correa filed Critical Claudio Piccoli
Priority to BRMU8902703 priority Critical patent/BRMU8902703U2/pt
Publication of BRMU8902703U2 publication Critical patent/BRMU8902703U2/pt

Links

Landscapes

  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Dental Prosthetics (AREA)

Abstract

MINI-IMPLANTE PARA REABILITAçãO DE FORçAS CONTRáRIAS PARA ARCADA DENTáRIA. Tratou a presente solicitação de modelo de utilidade, a um novo mini-implante desenvolvido especialmente para ser aplicado na arcada dentária, que consiste em um mmi parafuso perfurante, com sua parte superior oca e provida de rosca para receber internamente um segundo parafuso, compreendido por um corpo (1) formado por um mmi parafuso superior (2) com fuso (8) com rosca (9), e mmi parafuso inferior (3) com cabeça (6a) oca e sextavada, provida de fuso (8a) e rosca (9a) com ponta perfurante (10); e espaçador (7) provido de encaixes (11), provido de compartimento (12) com rosca fêmea (13), de encaixe por aperto do fuso (8) com rosca (9) macho.

Description

"MINI-IMPLANTE PARA REABILITAÇÃO DE FORÇASCONTRÁRIAS PARA ARCADA DENTÁRIA".
Refere-se a presente solicitação de modelo de utilidade, aum novo mini-implante desenvolvido especialmente para ser aplicado na arcadadentária, para possibilitar a ancoragem e a fixação de outros componentes eassessórios para o tratamento ortodôntico. O autor projetou o presente mini-implante que em síntese consiste em um mini parafuso perfurante, com sua partesuperior oca e provida de rosca para receber internamente um parafuso queserve para fixar um assessório intermediário, sendo este parafuso provido emsua cabeça de um canal em forma de cruz, que conjuntamente com um furolongitudinal, servem para fixar , prender ou amarrar um fio de aço utilizado noamarrilho, bem como para fixar e dar sustentação para outros implantes,aplicado na parte interna da boca do paciente. Sua produção será realizadapelas fábricas de ferramentas e acessórios ortodônticos, e sua aplicaçãofuncionará como meios ortodônticos para obtenção da manutenção na posiçãodesejada dos dentes, por exemplo, por endireitamento, igualamento, regulagem,reparação, ou por correção das más oclusões.
No atual estado da técnica a mecânica ortodôntica atualrequer especial atenção à seleção de dispositivos de ancoragem, que podem serclassificados como intrabucais ou extrabucais, sendo que nenhum métodoservirá satisfatoriamente para todos os casos. A escolha depende dasnecessidades apresentadas, mediante uma análise criteriosa e individualizadados objetivos de tratamento.
Os aparelhos extrabucais têm sido utilizados para obtençãode uma ancoragem eficaz, podendo orientar o crescimento em pacientes jovens,assim como eliminar o perigo de movimentação dentária indesejada, causadapor forças recíprocas intermaxilares. Uma das grandes limitações deste tipo demecânica é a necessidade de colaboração do paciente, que por motivosestéticos e sociais, podem interferir na aceitabilidade do uso destes aparelhos .
Ancoragem intrabucal é vastamente utilizada e pode serclassificada em intramaxilar ou intermaxilar. Intramaxilar consiste na utilizaçãode grupos de dentes dentro do mesmo arco e que se opõem à movimentação dedentes individuais ou de grupos menores. A incorporação de dentes à unidadede ancoragem aumenta a área radicular que dissipará as forças de reação.Vários dispositivos são utilizados para aumentar a resistência da ancoragemintramaxilar, como botão de nance, barra transpalatina, placa lábio ativa e arcoIingual de nance, dentre outros.
Na ancoragem intermaxilar se utiliza à arcada oposta comoapoio para a transmissão de força, podendo a direção dessas forças variarconforme as necessidades clínicas e tendo em vista que, movimentaçõesdentárias indesejadas podem ocorrer na arcada de ancoragem. Apesar de nãoser necessária à colaboração dos pacientes nos mecanismos intrabucais deancoragem, nos casos onde é necessária ancoragem máxima, estes dispositivospode apresentar eficiência limitada.
Os implantes são uma excelente alternativa de ancoragempara os tratamentos ortodônticos quando os recursos extrabucais não sãoaceitos pelos pacientes. Existe uma crescente demanda de métodos detratamentos ortodônticos de maior simplicidade, mais estéticos e que nãonecessitam de colaboração dos pacientes, principalmente para os adultos.
Implantes dentais têm sido usados com sucesso parasubstituição de dentes perdidos, com o objetivo de restabelecer funçãomastigatória e melhorar a situação psico-social dos pacientes, reabilitadosinadequadamente por próteses convencionais.
Por outro lado à ortodontia tem encontrado problemas nocontrole da ancoragem para movimentação dentária. Dessa forma, implantesosseointegráveis vêm ganhando mais popularidade para a ancoragemortodôntica devido à estabilidade da interface osso/biomaterial responsável pelaausência de mobilidade durante a sua exposição ao estresse mecânico.
Implantes osseointegráveis são uma excelente alternativadentro dos métodos de ancoragem ortodôntica tradicional e se tornamnecessários quando há ausência de unidades dentárias, ou os artifícios extra-orais se tornam impraticáveis Porém seu uso ainda é restrito, pois, sua instalaçãorequer a presença áreas edêntulas ou utilização de regiões alternativas como aretromolar ou palatina, apresentam também alto custo, necessidade de doisprocedimentos cirúrgicos, o que causará maior desconforto, maior tempo detratamento devido ao período necessário para osseointegração, limitação nadireção de aplicação de forças e dificuldade da manutenção da higienização.
Implantes retromolares promovem melhor ancoragem paratração de dentes posteriores num plano horizontal. No entanto, esses implantesse tornam inadequados para ancoragem na parte anterior do arco dental,particularmente para movimentação dentária no plano vertical (extrusão ouintrusão dentária).
Implantes palatinos evitam o problema de limitação deespaço, porém só são instalados na área mediosagital ou pára-mediana dopalato. Outras dificuldades podem ser consideradas como: procedimentoslaboratoriais e pré-cirúrgicos mais complexos, risco de perfuração da cavidadenasal e necessidade de explantação após o término do tratamento.
Com o aumento da demanda de pacientes adultos para otratamento ortodôntico, o planejamento da ancoragem ficou em muitos casos,comprometida devido à rejeição destes pacientes em usar dispositivosextrabucais, devido a sua mecânica visível na parte externa do rosto. A freqüenteausência de algumas unidades dentárias dificulta utilizá-los como unidade desuporte e o desconforto de dispositivos convencionais de ancoragem damecânica ortodôntica, leva a um aumento de interesse por dispositivos paraimplante, que fique alojado internamente na boca do paciente, dando maisdescrição no tratamento.
A ancoragem é decisiva para o sucesso do tratamentoortodôntico, existindo vários recursos intra e extrabucais a serem utilizados. Osdispositivos intrabucais podem ser limitados quanto ao seu potencial deancoragem e os recursos extrabucais dependem da colaboração do paciente,que facilmente pode rejeitar seu uso, comprometendo o resultado final dotratamento. Em pacientes adultos é freqüente a perda de unidades dentárias, oque pode inviabilizar o uso dos próprios dentes como ponto de apoio e fixaçãopara a ancoragem.
Os mini-implantes atualmente não passam de um parafusocom a cabeça provida de um rebaixo lateral para se engatar algo, muito utilizadonos últimos anos, apresentando algumas variações de diâmetro, onde os demaior comprimento são os escolhidos para ancoragem. Citamos como exemplo omodelo de utilidade "MU8403305-3 U2 MINI-IMPLANTE ORTODÔNTICO.
Patente de modelo de utilidade para implante intra-ósseo temporário na cavidadebucal, utilizado na área de odontologia como apoio (ancoragem) paramovimentação de dentes, em diversas situações clínicas. É constituído por uma(1) área externa compreendida por (4) extremidade de implante em forma debotão, (5) pescoço e (6) cabeça com desenho circular e corte hexagonal parareceber as chaves de inserção do parafuso. A (6) cabeça possui ainda uma (7)caneleta retangular de diâmetro 0.017 χ 0.025 polegada ou um orifício esféricode 0,7mm de diâmetro. A (8) área de transição possui 1,0 a 2,0 mm decomprimento por 2,Omm de diâmetro e não possui roscas. A (9) Rosca cervicalpossui um desenho trapezoidal enquanto que na (10) região mediana da área derosca, o parafuso apresenta uma rosca triangula". Este requerimento descreve oque é conhecido no estado da técnica, e não traz a novidade aqui requeridaspelo autor que vai desde a aplicação, até os recursos de fixação de assessóriosintermediários entre os dois mini parafusos que formam o mini implante, comdetalhes presentes na cabeça do mini parafuso superior, que na prática facilita eresolve os problemas fixação e amarração dos componentes necessários parauma perfeita ancoragem.
Com base nestes conhecimentos é que o autor desenvolveuo presente modelo, para contribuir de forma valiosa para uma ancoragemintrabucal estável, sem risco de movimentação recíproca da unidade ativa comoreação à ação de forças ortodônticas geradas na unidade de ancoragem. Pois podem ser fixados em diversas áreas do osso alveolar e basal, facilitando odirecionamento da linha de ação de forças em relação ao centro de resistência.Desta maneira, podem-se obter movimentos de dentes e de grupos de dentessem os efeitos colaterais presentes nas mecânicas ortodônticas convencionais. Autilização do mini-implante, como ancoragem facilita a mecânica e até mesmomodificar o planejamento que antes seria inviável sem cirurgia. Sendo que osmesmos podem ser indicados para intrusão de molares, intrusão de dentesanteriores, correção de mordidas cruzadas dentárias, retração anterior comancoragem máxima, correção de linha média e distalização de dentes, entreoutras.
A ponta e o tipo de rosca aplicado no mini-implante foidesenvolvido para facilitar o procedimento cirúrgico de instalação, comcicatrização rápida, e simplificando a aparatologia ortodôntica. Com o objetivoúnico de minimizar os efeitos indesejados das forças devido à possibilidade dese escolher o local mais conveniente para sua instalação na arcada dentária dopaciente.
Enfim, no atual estado da técnica são várias as novidadesinventivas, voltadas ao ramo odontológico, principalmente a fabricação de novaspeças e assessórios para os implantes e intervenções cirúrgicas, que facilitem osprocedimentos odontológicos, especialmente os mais complexos. Onde cadaautor busca proteger sua forma construtiva com seus detalhes de utilidadeprática e funcional. Justamente para garantir sua tecnologia que tem como alvoas vendas diferenciadas no mercado, que acabam atraindo a preferência dosprofissionais da área, que adquire aquele produto dentre tantos.
Todos com suas características próprias de novidadeinventiva, que no atual estado da técnica, se diferem do requerimento aquipleiteado pelo autor. Entre as anterioridades podemos citar que o presentemodelo trás consigo como sua novidade inventiva, detalhes construtivos defundamental importância, para facilitar e aumentar a segurança da utilização domini-implante, especialmente pelo fato do mini-implante ser formado por doisparafusos, sendo que o primeiro é fixada no osso, e o segundo se encaixa porrosqueamento dentro do primeiro, para segurar uma terceira peça intermediária.Sendo a cabeça do mini parafuso provido de canais em forma de cruz (+) queconjuntamente com um furo longitudinal abaixo, for elaborado para receber apassagem e ponto de apoio para amarrar um fio de aço, ou outro filamentoqualquer. Ou seja para finalizar a amarração final da ancoragem sem apossibilidade de escapar a amarração e colocar em risco todo o procedimentocirúrgico e de tratamento do paciente.
O desenvolvimento do mini-implantes, para o aumento daancoragem ortodôntica em todos os segmentos dos arcos dentais, possui grandeaplicabilidade clínica. Suas vantagens são muitas e vai desde seu baixo custo,técnica cirúrgica para a sua instalação bastante simplificada, diâmetro reduzidodo implante possibilitando a sua instalação em diversas áreas do processoalveolar e osso basal, inclusive entre as raízes, alta versatilidade, fácilhigienização, dispensa colaboração dos pacientes.
O mini-implante quando utilizado para implantes ósseointegráveis resistem a cargas de alta magnitude e a forças intermitentes deoclusão, implantes de ancoragem ortodôntica são submetidos a forçasconsideravelmente menores, controladas e unidirecionais, sendo assim, osrequisitos para esses implantes devem ser diferentemente considerados. Destaforma tanto o mini parafuso fixado ao osso, quanto o parafuso superior são ideaispara o trabalho de ancoragem ortodôntica pois são resistentes a forçasortodônticas.
O presente modelo foi exaustivamente testado e aprimorado,para ter sua funcionalidade prática testada e comprovada, com a finalidade únicade tornar os procedimentos odontológicos para este serviço, mais rápidos,eficientes, trazendo maior segurança e tranqüilidade tanto para paciente, quantopara o odontólogo.
Outro ponto importantíssimo no projeto tecnológico elaboradopelo cliente, é que tanto o parafuso inferior, quanto o parafuso superior, queforma o mini-implante, tem sua cabeça sextavada necessitando apenas de umaferramenta para aplicar ambos os parafusos de forma manual.
Todos os inúmeros testes realizados, apresentaram totaleficiência, reduzindo o tempo para esta intervenção, e principalmente alcanço oresultado desejado, que a comodidade, conforto e a segurança do paciente emseu tratamento ortodôntico. Atendendo todas as novidades tecnológicas desegurança, robustez e novidade a serviço da qualidade nos tratamentos dasaúde humana, especificadamente as que compreendem a arcada dentária.
A eficiência do mini-implante pode ser descrito como porexemplo no caso de um padrão facial Classe Ill com deficiência maxilar,aumento do terço inferior da face e sorriso gengival, que apresenta uma oclusãocompensada com inclinação excessiva dos incisivos superiores e incisivosinferiores. Neste caso o tratamento seria um tratamento ortodôntico ou umacirurgia ortognatia. Com a utilização do mini-implante, o risco da cirurgia édescartada, optando exodontia dos primeiros pré-molares para descompensaçãodentária com retração máxima dos incisivos superiores, devido à eficiência daancoragem superior apresentada pelo mini-implante, sem risco de mesializaçãodos dentes posteriores, pois os mesmos podem ser posicionados entre as raízesdos segundos pré-molares e primeiros molares superiores, neste caso, e assimsucessivamente.
Ou seja a concepção do mini-implante formado por doisparafusos que se encaixam entre si, e o formato da cabeça do parafuso superior,traz melhorias nítidas, que vai desde a aplicação no paciente, quanto àamarração final da ancoragem, que devido aos canais superiores e o furolongitudinal, presente na cabeça do mini parafuso superior, tornam todo oconjunto seguro, confiável e prático.
Outro detalhe importantíssimo, está no fato do mini parafusoinferior ser fixado na arcada dentária, e o segundo mini parafuso superior, poderser substituído para adaptações de outros acessórios intermediários durante otratamento, sem a necessidade de submeter o paciente a outras intervençõescirúrgicas. Este avanço na ortodontia possibilita que o paciente possa receber oencaixe de novas tecnologias a serem desenvolvidas, sem a necessidade deremoção e nova aplicação do mini parafuso existente. Ou seja, o mini-implanteprojetado pelo autor, elimina as várias perfurações do osso da arcada dentária,para colocação e remoção do atual parafuso utilizado para ancoragem.
As figuras em anexo, e o detalhamento explicativo feito aseguir destina-se ao entendimento preciso, sendo que dispõem de referênciasnuméricas.
Figuras 1 e 2 - Vista em perspectiva explodida superior dalateral direita, dos mini parafusos que formam o mini implante com distanciador,sendo o lado oposto idêntico.
Figura 3 - Vista ortogonal frontal, com linhas tracejadas,sendo o lado oposto idêntico.Figura 4 - Vista ortogonal lateral, com linhas tracejadasmostrando a parte interna, sendo o lado oposto idêntico.
Figura 5 - Vista ortogonal lateral com linhas tracejadas,mostrando a parte interna dos dois mini parafusos encaixados.
Figura 6 - Vista lateral em corte parcial, mostrando o encaixedo mini parafuso superior com rosca reduzida sem o distanciador, enrascado nocompartimento do mini parafuso inferior.
Em conformidade com as figuras em anexo, destinadas parailustrar o presente requerimento de modelo de utilidade, é compreendido por umcorpo (1) fabricado em titânio, aço cirúrgico, inox e outros, formado por um miniparafuso superior (2) com fuso (8) com rosca (9) e cabeça (6) sextavada, e miniparafuso inferior (3) com cabeça (6a) oca e sextavada, provida de fuso (8a) erosca (9a) com ponta perfurante (10); e espaçador (7) provido de encaixes (11), evazado longitudinal (14), onde o mini parafuso inferior (3), é caracterizado por serprovido de compartimento (12) com rosca fêmea (13), de encaixe por aperto dofuso (8) com rosca (9) macho, com cabeça (6) provida de canais (4) e furo (5)longitudinal.
O mini parafuso superior (2) e o mini parafuso inferior (3),foram projetados com a cabeça (6 e 6a) no mesmo formato sextavado, para queo ortodontista utilize apenas uma ferramenta, para aplicação e fixação na arcadadentária do paciente.
A cabeça (6) foi projetada com canais (4) e furo (5)longitudinal, para fixar e prender o fio de aço, de forma segura impedindo que omesmo escorregue para os lados e se solte, bem como possibilitar sua fixaçãosem sobra de pontas ou aresta do fio de aço utilizado para ancoragem,eliminando a possibilidade de perfuração da boca do paciente durante o tempode uso dos aparelhos fixados e ancorados no corpo (1).Tratou a presente solicitação de modelo de utilidade, a umnovo mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária,projetado para atender as exigências de funcionalidade, resistência mecânica,robustez, durabilidade que sua utilização exige. Envolvendo-se de todos osrequisitos de segurança, combinando modificações de elementos conhecidos emforma e disposição inovadora.

Claims (2)

1.
"MINI-IMPLANTE PARA REABILITAÇÃO DE FORÇASCONTRÁRIAS PARA ARCADA DENTÁRIA", compreendido por um corpo (1)fabricado em titânio, aço cirúrgico, inox e outros, formado por um mini parafusosuperior (2) com fuso (8) com rosca (9) e cabeça (6) sextavada, e mini parafusoinferior (3) com cabeça (6a) oca e sextavada, provida de fuso (8a) e rosca (9a)com ponta perfurante (10); e espaçador (7) provido de encaixes (11), e vazadolongitudinal (14), onde o mini parafuso inferior (3), é caracterizado por ser providode compartimento (12) com rosca fêmea (13), de encaixe por aperto do fuso (8)com rosca (9) macho, com cabeça (6) provida de canais (4) e furo (5)longitudinal.
BRMU8902703 2009-11-13 2009-11-13 mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária BRMU8902703U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902703 BRMU8902703U2 (pt) 2009-11-13 2009-11-13 mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902703 BRMU8902703U2 (pt) 2009-11-13 2009-11-13 mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8902703U2 true BRMU8902703U2 (pt) 2011-07-05

Family

ID=44212441

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8902703 BRMU8902703U2 (pt) 2009-11-13 2009-11-13 mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8902703U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Melsen Mini-implants: where are we?
US3474537A (en) Dental prosthetic appliance
ES2753967T3 (es) Implante dental
US20130209956A1 (en) System, method and apparatus for implementing dental implants
JP3933205B2 (ja) カストマイズされた歯科用橋脚歯
JPWO2014088116A1 (ja) スクリューの結合力維持具及び結合力維持具付きスクリュー
Bajaj et al. Implants in orthodontics-A brief review
Eom et al. Displacement and stress distribution of the maxillofacial complex during maxillary protraction using palatal plates: A three-dimensional finite element analysis
KR101094139B1 (ko) 치과교정기구
KR100950200B1 (ko) 정밀유도 식립을 위한 임플란트용 스텐트 고정체
TWI700076B (zh) 貼骨人工牙體
BRMU8902703U2 (pt) mini-implante para reabilitação de forças contrárias para arcada dentária
KR20100119593A (ko) 치조골 두께 측정자
RU2661019C1 (ru) Зубной имплантат и комплект для дентальной имплантации
JP2007244890A (ja) カストマイズされた歯科用橋脚歯
Sanap et al. Temporary anchorage devices in orthodontics–a brief review
CN220442752U (zh) 新型错颌矫治装置
CN213665867U (zh) 一种微种植支抗钉导向器
BR202012008696U2 (pt) Mini-implante mono cortical
Baghel et al. Temporary Anchorage Devices–An Update
EP4295809A1 (en) Oroantral prosthetic attachment
RU196881U1 (ru) Устройство для стабилизации зубного имплантата
KR20230013342A (ko) 교정용 앵커
BR102017006657B1 (pt) Aperfeiçoamento em mini implante para ancoragem e otimização ortodôntica
Kurtzman et al. Improving denture stabilization with the ERA Mini™ implant

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.