BRMU8901516U2 - tampa com bocal vertedor - Google Patents

tampa com bocal vertedor Download PDF

Info

Publication number
BRMU8901516U2
BRMU8901516U2 BRMU8901516U BRMU8901516U2 BR MU8901516 U2 BRMU8901516 U2 BR MU8901516U2 BR MU8901516 U BRMU8901516 U BR MU8901516U BR MU8901516 U2 BRMU8901516 U2 BR MU8901516U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
lid
circle
nozzle
opening
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Marcio Ivair Jurk
Original Assignee
Marcio Ivair Jurk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marcio Ivair Jurk filed Critical Marcio Ivair Jurk
Priority to BRMU8901516 priority Critical patent/BRMU8901516U2/pt
Publication of BRMU8901516U2 publication Critical patent/BRMU8901516U2/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

TAMPA COM BOCAL VERTEDOR. O presente modelo de utilidade refere-se a uma tampa com bocal vertedor (1) encaixável na porção superior de uma lata de bebida, que, dotada de um bico vertedor (2) permite o consumo da bebida sem que haja contato com a parte externa da lata.

Description

TAMPA COM BOCAL VERTEDOR
O presente modelo de utilidade refere-se a uma tampa com bocalvertedor, usada para permitir o consumo do conteúdo de latas de bebidas sem quehaja contato do consumidor com a parte externa da lata.
Histórico da Inovação
As embalagens de bebidas em latas são muito populares por seu formatode fácil pega, tamanho reduzido e por permitir sua reciclagem. Para sua aberturabasta mover um anel na sua face superior contra uma linha fragilizada até rompê-la,abrindo-se uma abertura que expõe o conteúdo do interior da lata para o consumo.
O consumidor pode usar um canudo mergulhado dentro da lata ou beberdiretamente dela, encostando sua boca na borda da lata. Esta segunda opção,apesar de prática, não é muito conveniente pois não se tem garantia de que a latafoi conservada afastada de impurezas que podem ficar depositadas na superfície dalata, como poeira, urina de ratos, bactérias, ou outras sujeiras.
O manuseio da lata, desde sua saída da fábrica até seu ponto deconsumo pode ser inadequado, e não existe uma preocupação, sobretudo dosdistribuidores, com a higiene da lata.
Além disso as latas não compreendem um local adequado ou anatômicopara o consumidor posicionar sua boca para ingerir a bebida, e às vezes ocorremalguns incidentes.
Para se evitar a contaminação das latas foram criados diversos tipos detampas que são encaixadas na parte superior das latas, cobrindo-as de forma aprotegê-las do contato com agentes externos de contaminação. Mas elas só servempara impedir que as latas se sujem, e são retiradas para o consumo de seuconteúdo, o que não resolve o problema da anatomia da lata.
Existem alguns tipos de bocais para a ingestão da bebida que sãoconfeccionados em plástico, que sugerem a imitação de um gargalo de garrafa masnão oferecem proteção da parte superior da lata.
Há também dispositivos que permitem conservar dentro da própria lata oliquido que não foi totalmente ingerido, e que pode ser consumido posteriormente,mas não apresentam qualquer bocal para o consumidor. A preocupação é apenascom o armazenamento da bebida dentro da própria lata, caso a bebida não seja todaconsumida.
Essas soluções visavam mais uma questão estética ou visual do quepropriamente funcional. Além disso nada foi criado que conciliasse as necessidadesde higiene e anatomia; os dispositivos atuais ou atendem a questão de higiene ou aanatômica, mas nenhum deles atende todos esses aspectos em um único objeto.
A fim de solucionar esses problemas, o presente modelo de utilidade tratade uma tampa com bocal vertedor que além de evitar o contado da boca doconsumidor com a lata, apresenta um bocal anatômico, tornando mais prazeroso oconsumo da bebida na lata.
É também um objetivo da presente inovação uma tampa higiênica quealém de impossibilitar o contato direto da boca do consumidor com a lata, bemcomo, evita que a bebida circule sobre face superior da tampa da lata antes de seringerida.
A presente tampa com bocal vertedor é um acessório anatômico,confeccionado em plástico, não tóxico, que auxilia o consumo de bebidasarmazenadas em latas, tais como refrigerante, cerveja, sucos, e outros.
A tampa é posicionada sobre a lata, após sua abertura, e, através de seubocal, permite a ingestão da bebida com conforto e higiene para o consumidor.
Assim a presente tampa supre as deficiências de anatomia e de higienedas latas de bebidas em um único objeto.
Breve descrição da inovação
O presente modelo de utilidade trata de uma tampa com bocal vertedorcom formato semelhante a uma tampa de plástico acoplável na parte superior dalata, encaixando-se na sua borda superior.
A tampa é dotada de uma abertura voltada para a abertura da lata, e quese projeta para fora, na forma de um bico anatômico por onde escoa a bebida.
A tampa compreende ainda um respiro que facilita o fluxo de saída dabebida, permitindo a entrada do ar para o interior da lata enquanto se dá a saída dolíquido de seu interior.
A título ilustrativo são apresentadas a seguir figuras esquemáticas de umexemplo de tampa com bocal vertedor da presente inovação, cujas dimensões eproporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas afinalidade de apresentar didaticamente os diversos aspectos da inovação, cujaabrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicaçõesanexas.
Breve descrição dos desenhosA tampa com bocal vertedor será descrita a seguir com base nosdesenhos em anexo, nos quais:
- figura 1 ilustra uma vista em perspectiva superior da tampa com bocalvertedor (1) da presente inovação;
- figura 2 ilustra uma outra vista em perspectiva inferior da tampa combocal vertedor (1); e,
- figura 3 ilustra uma vista em corte da tampa com bocal vertedor (1).
Descrição da Configuração Ilustrada
Conforme ilustrado nas figuras anexas, o presente modelo de utilidadetrata de uma tampa com bocal vertedor (1) acoplável na parte superior de uma latade bebidas (não ilustrada).
A tampa (1) é formada por um circulo (5), a partir do qual se projeta umbico vertedor (2) dotado de um canal de passagem (21), cuja base éconvenientemente posicionada na direção da abertura da lata, de forma a possibilitara passagem da bebida diretamente da lata pelo canal (21), saindo pelo bico (2), semcontato com a superfície externa da lata. Dessa forma, o consumidor posiciona suaboca ao redor do bico (2) e ingere a bebida diretamente da lata, sem qualquercontato com sua superfície externa.
A borda do círculo (5) é dotada de uma canaleta anelar (3) voltada parabaixo, na forma de uma projeção superior anelar ao longo de sua borda, quepossibilita o encaixe da canaleta (3) na borda superior da lata, enquanto o circulo (5)se acomoda sobre a face superior da lata, eliminando qualquer espaço entre eles, eevitando que ocorra circulação de bebida entre o circulo (5) e a face superior da lata.
A tampa (1) compreende ainda uma porção em ressalto (6) em seucírculo (5), associada ao bico (2), que permite o alojamento do anel (não ilustrado)de abertura da lata. O ressalto é dotado de uma abertura (4) que funciona comorespiro, facilitando a vazão da bebida. Essa disposição construtiva permite que abebida saia da lata com muita facilidade, pois, o ar entra pela abertura (4) enquantoo líquido sai da lata passando pelo canal (21), possibilitando um perfeito escoamentodo líquido para fora da lata.
A canaleta (3) é dotada de um ressalto anelar (31) voltado para a bordada lata, que auxilia a fixação da tampa (1) na lata.
Para a utilização da presente tampa (1) deve-se primeiramente abrir alata, e então posicionar a tampa (1) sobre a face superior da lata, com o canal (21)voltado para a abertura da lata, e o ressalto (6) sobre o anel de abertura da lata.Pressiona-se então a canaleta (3) contra a borda superior da lata, até que o circulo(5) encontre a face superior da lata, assentando-se sobre ela. Estando a tampa (1)assim posicionada e o consumidor pode ingerir o conteúdo da lata, através do bico(2), sem qualquer contato com a lata.
O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição, váriasmaneiras de realizar a inovação sem fugir do escopo das reivindicações anexas.

Claims (4)

1. - TAMPA COM BOCAL VERTEDOR caracterizada pelo fato de serformada por um circulo (5), a partir do qual se projeta um bico vertedor (2) dotado deum canal de passagem (21), cuja base é convenientemente posicionada na direçãoda abertura de uma lata de bebidas, de forma a possibilitar a passagem da bebidadiretamente da lata pelo canal (21), saindo pelo bico (2); a tampa compreende aindauma canaleta anelar (3) voltada para baixo, a partir da borda do circulo (5), na formade uma projeção superior anelar ao longo de sua borda, sendo dita canaleta (3) deencaixe na borda superior da lata, quando da fixação da tampa (1) na lata eacomodação do circulo (5) sobre a face superior da lata.
2. - TAMPA COM BOCAL VERTEDOR de acordo com a reivindicação 1caracterizada pelo fato de que a canaleta (3) é dotada de um ressalto anelar (31)voltado para a borda da lata.
3. - TAMPA COM BOCAL VERTEDOR de acordo com a reivindicação 1caracterizada pelo fato de que compreende uma porção em ressalto (6) em seucirculo (5), associada à base do bico (2), de alojamento de um anel de abertura dalata.
4. - TAMPA COM BOCAL VERTEDOR de acordo com a reivindicação 3caracterizada pelo fato de que o ressalto (6) compreende uma abertura (4) derespiro.
BRMU8901516 2009-08-07 2009-08-07 tampa com bocal vertedor BRMU8901516U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8901516 BRMU8901516U2 (pt) 2009-08-07 2009-08-07 tampa com bocal vertedor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8901516 BRMU8901516U2 (pt) 2009-08-07 2009-08-07 tampa com bocal vertedor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8901516U2 true BRMU8901516U2 (pt) 2011-04-05

Family

ID=43824403

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8901516 BRMU8901516U2 (pt) 2009-08-07 2009-08-07 tampa com bocal vertedor

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8901516U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20080302754A1 (en) Closure Cap For Using With Containers to Allow Sharing Drinks in a Hygienic Manner
WO2013171351A1 (es) Tapa con tapon para recipiente de bebidas
KR20180085878A (ko) 빨대구멍 병뚜껑
JPH04503905A (ja) 飲用容器に関する改善
CN203776592U (zh) 儿童学饮杯
BRMU8901516U2 (pt) tampa com bocal vertedor
CN201453670U (zh) 一种安全保温玻璃奶瓶
JP6408769B2 (ja) 練習用コップ蓋
CN205513856U (zh) 一种翻盖式饮水杯
US9833089B2 (en) Weaning clip
ES1278639U (es) Envase para bebida con tapa higienica
TWI680083B (zh) 無菌飲料容器瓶蓋
CN209090673U (zh) 一种新型便于清洗的共享杯
CN205045119U (zh) 免插管自然流套管吸嘴饮料包装盒
WO2015117213A1 (pt) Lacre antisséptico para embalagens contendo líquidos e embalagem de bebida descartável
CN218219825U (zh) 一种便于清洗的保温杯
ES1221456U (es) Funda monouso para bebidas enlatadas
JP2009137647A (ja) ペットボトル・アルミ缶ボトル用飲み口器及び漏水防止キャップ
BR202018015371U2 (pt) disposição construtiva aplicada em taça para o envase de bebidas em dose individual
BR202013031754U2 (pt) boné / capacete plástico com encaixes para copos laterais - os quais possuem tampa em formato esférico - onde podem ser inseridas bebidas para consumo
CN210130707U (zh) 一种倾倒防溢水壶
ES1098356U (es) Tapón antiborbotones para bidón térmico de ciclistas
BR202015019346U2 (pt) disposição aplicada a bebedouro purificador de água
JP2001278313A (ja) 飲料缶用キャップ
CN206933901U (zh) 眼镜盒水杯

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired