BRMU8803453Y1 - Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes - Google Patents

Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes Download PDF

Info

Publication number
BRMU8803453Y1
BRMU8803453Y1 BRMU8803453-4U BRMU8803453U BRMU8803453Y1 BR MU8803453 Y1 BRMU8803453 Y1 BR MU8803453Y1 BR MU8803453 U BRMU8803453 U BR MU8803453U BR MU8803453 Y1 BRMU8803453 Y1 BR MU8803453Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
clamp
patient
upper face
fabric
strap
Prior art date
Application number
BRMU8803453-4U
Other languages
English (en)
Inventor
Maria Aparecida Carmona Lauriano
Original Assignee
Maria Aparecida Carmona Lauriano
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maria Aparecida Carmona Lauriano filed Critical Maria Aparecida Carmona Lauriano
Priority to BRMU8803453-4U priority Critical patent/BRMU8803453Y1/pt
Publication of BRMU8803453Y1 publication Critical patent/BRMU8803453Y1/pt

Links

Landscapes

  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Description

“ABRAÇADEIRA MÉDICA, PARA SISTEMA DE IMOBILIZAÇÃO DE PACIENTES” Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de modelo de utilidade para uma abraçadeira fabricada em tecido macio, envolvendo camada de espuma, o qual recebe a costura de tiras de velcros, em suas faces e lados opostos, ditas tiras de velcro completadas por passantes alinhados a uma cinta prolongada em uma de suas faces. A abraçadeira será utilizada para envolver partes do corpo humano como punhos, tornozelos e outros pontos dos braços e das pernas, de modo a imobilizar, de forma suave, sem contusões, pacientes que em estado de acentuada agitação.
ESTADO DA TÉCNICA São conhecidos nos meios médicos ou hospitalares, os cuidados a serem tomados em casos onde pacientes, por variados motivos de saúde, tenha que ser imobilizados no leito.
Por exemplo, em casos de dor intensa, o paciente pode apresentar um comportamento pelo qual desesperadamente queira mexer-se, atrapalhando os procedimentos médicos para ministrar os medicamentos adequados. O mesmo acontece em casos de convulsões, ataques de epilepsia e em outras situações tais como pacientes com problemas mentais que devam ser, por esses motivos, imobilizados.
Nesses casos, os enfermeiros e paramédicos costumam munir-se de faixas de tecido ou gazes, com as quais, por um extremo amarram as partes necessárias para a imobilização do paciente como punhos, tornozelos e outros pontos e, pelo outro extremo, efetuam a amarração na estrutura da cama ou maca.
Ocorre que, conforme o estado de agitação do paciente, é imposto grande esforço do corpo humano contra o tecido, o qual, pela sua pouca espessura e estando fortemente amarrado, acaba por provocar lesões que podem apresentar contribuir para agravar o estado do paciente.
OBJETIVO DA PATENTE
Para evitar esse tipo de situação, foi desenvolvida a abraçadeira em questão, confeccionada em tecido macio, cortado em formato retangular, com duas partes costuradas entre si, de modo a envolver uma fina camada de espuma. O tecido, assim almoíadado recebe, em faces opostas e em laterais opostas, tiras de velcro, de modo que, ao dobrar-se o tecido pelos seus extremos, as tiras sobreponham-se e fechem a abraçadeira sobre o punho do paciente por exemplo. O aperto é dado por meio de uma cinta envolvente e passada por passante também de tecido, fixadas em alinhamento sobre a face externa da abraçadeira. A cinta, após envolver a abraçadeira, é amarrada pelo seu extremo livie na estrutura da cama ou maca, sendo que, com tal arranjo, quanto maior o esforço do paciente, mais repuxo da cinta será dado contra a abraçadeira e, conseqüentemente, contra o corpo do paciente.
Porém, pela maciez do tecido espumado e pela abrangência de seu contato com o paciente, não haverá riscos de lesões nos pontos de amarração, possibilitando a imobilização adequada para o trabalho dos médicos.
Explicada superficialmente, passa a abraçadeira a ser melhor detalhada, através dos desenhos anexos, pelos quais se vêem: Figura 1 - Vista de um conjunto de abraçadeiras planificadas (abertas), de tamanho pequeno, médio e grande, mostradas a partir de suas faces externas;
Figura 2 - Vista segundo figura anterior, das abraçadeiras planificadas (abertas) mostradas a partir de suas faces internas;
Figura 3 - Vista em perspectiva de uma abraçadeira de tamanho médio, aberta, em posição anterior ao uso, posicionada com extremos dotados de tiras de velcros em faces e lados opostos. Nessa vista é mostrado, por linhas tracejadas, o sentido de fixação entre os velcros e a passagem da cinta pelos passantes;
Figura 4 - Vista em perspectiva da abraçadeira envolvendo o punho de um paciente;
Figura 5 - Vista em perspectiva da abraçadeira já fechada pelas suas tiras de velcro opostas, de modo a abraçar o punho do paciente. A cinta já foi passada pelos passantes e está com seu extremo livre para ser amarrada à estrutura da cama ou maca;
Figura 6 - Vista em perspectiva da abraçadeira em uso, fixada no punho do paciente e em um ponto da estrutura da cama. Como se observa, quanto mais o paciente esticar a cinta, maior será o aperto do tecido espumado, possibilitando a imobilização sem lesões.
Em conformidade com os desenhos anexos, a “ABRAÇADEIRA MÉDICA, PARA SISTEMA DE IMOBILIZAÇÃO DE PACIENTES”, objeto desse presente pedido de patente de modelo de utilidade, constitui-se de uma abraçadeira (1) confeccionada em tecido-malha, macio, formado por duas partes retangulares, unidas por costura ao longo de suas bordas laterais de maior extensão (2) e fechadas com viés de arremate em suas bordas de menor extensão (3).
As partes são costuradas de modo a envolver uma camada de espuma de espessura adequada, formando assim um tecido macio e almofadado, com face superior (4) e face inferior (5).
Como mostra a figura 1, em sua face superior (4) a abraçadeira (1) recebe a costura de dois passantes (6) distanciados e alinhados entre si, completados pela costura de uma cinta (7) de longa extensão, por sua vez, também alinhada aos passantes (6) e que projeta-se da área retangular que compõe o tecido almofadado da abraçadeira (1).
Ainda em sua face superior (4), a partir de uma das laterais de menor extensão (3), a abraçadeira (1) recebe tiras de velcro (8) que prolongam-se até um ponto aproximadamente intermediário do tecido almofadado, como ilustra a figura 1, pela qual se vêem abraçadeiras (1) em três tamanhos, pequeno, médio e grande.
Logicamente, a abraçadeira (1) poderá ser confeccionada em diversos tamanhos, de acordo com as necessidades de seu uso.
Como ilustra a figura 2, a abraçadeira (1), em seus três tamanhos, possui, na face inferior (5), outras tiras de velcro (9), dispostas também a partir de um dos lados de menor extensão (3) porém opostas às tiras (8) da face superior (4).
Dessa forma, pelo tecido almofadado, pela combinação do alinhamento da cinta (7) aos passantes (6) e as tiras de velcro opostas (8) e (9), a abraçadeira (1) torna-se um eficaz elemento para abraçar, sem lesões, pontos do corpo como punhos, tornozelos de pacientes agitados que necessitem ser imobilizados, prendendo-os preferencialmente a partir da estrutura da cama ou maca.
Para tanto, a abraçadeira (1) envolve por exemplo o punho, como ilustra a figura 4, de modo que com a sobreposição das faces opostas superior (4) e inferior (5), as tiras de velcros (8) e (9) opostas unam-se. Com a união dos velcros, a abraçadeira (1) é fechada, mantendo-se exposta sua face superior (4), a qual é envolvida pela cinta (7). A cinta (7), após envolver a própria abraçadeira e, conseqüentemente o ponto do corpo do paciente, é passada pelos passantes (6) e, em seguida, direcionada por seu extremo livre, por exemplo à estrutura (E) da cama, efetuando-se a amarração, como mostra a figura 6.
Pelo arranjo da cinta (7) e passantes (6), combinado ao fechamento oferecido pelo velcro (8) e (9), quanto maior o esforço por parte do paciente, maior será o repuxo contra o ponto de amarração de seu corpo (seja o punho, tornozelo ou outro ponto desejado), sendo que, pela maciez do tecido almofadado, a abraçadeira impedirá lesões ou estrangulamento, mantendo-se a imobilização de forma totalmente correta e adequada para os procedimentos médicos.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1) “ABRAÇADEIRA MÉDICA, PARA SISTEMA DE IMOBILIZAÇÃO DE PACIENTES”, constituída por uma abraçadeira (1) confeccionada em tecido-malha macio, formado por duas partes retangulares, unidas por costura ao longo de suas bordas laterais de maior extensão (2) e fechadas com viés de arremate em suas bordas de menor extensão (3), ditas partes costuradas envolvendo camada de espuma, para a formação de uma tira de tecido macio e almofadado, com face superior (4) e face inferior (5), que a partir das laterais de menor extensão (3), recebem, na face superior (4), tiras de velcro (8) que prolongam-se até um ponto aproximadamente intermediário do tecido almofadado, ditas tiras (8) combinadas com outras tiras (9), opostas, costuradas na face inferior (5), caracterizada pela abraçadeira (1) receber, em sua face superior (4), a costura de dois passantes (6) distanciados e alinhados entre si, completados pela costura de uma cinta (7) de longa extensão, por sua vez, também alinhada aos passantes (6) e que projeta-se da área retangular que compõe o tecido almofadado da abraçadeira (1).
BRMU8803453-4U 2008-02-28 2008-02-28 Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes BRMU8803453Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8803453-4U BRMU8803453Y1 (pt) 2008-02-28 2008-02-28 Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8803453-4U BRMU8803453Y1 (pt) 2008-02-28 2008-02-28 Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8803453Y1 true BRMU8803453Y1 (pt) 2015-06-02

Family

ID=53191418

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8803453-4U BRMU8803453Y1 (pt) 2008-02-28 2008-02-28 Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8803453Y1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4971041A (en) Splint apparatus
US9579237B2 (en) Postoperative compression binder
US6582383B2 (en) Bandage for application of therapeutic cold or heat treatments to injuries
US20090005718A1 (en) Compression, thermal and support bandaging system
US20100100019A1 (en) Abdominal support
US11833086B2 (en) Pad assembly, system, method of pre-load positioning of patient for medical procedure and kit
US20140031757A1 (en) Site guard for intravenous sites and other sensitive areas
US20130110048A1 (en) Patient site protective cover
US6526981B1 (en) Site guard for intravenous sites and other sensitive areas
US20020092529A1 (en) Site guard for intravenous sites and other sensitive areas
US8056148B1 (en) Shower/glove system
ES2233265T3 (es) Vendaje para descargar o aliviar la musculatura en un desgarro de la fibra muscular.
JP2006506133A (ja) 骨盤部補強装具
WO2004058123A1 (en) Adjustable protective covers for medical devices and wounds
US20140025145A1 (en) Segmented ice wrap
WO2007064855A2 (en) Wound cover/stabilizer
BRMU8803453Y1 (pt) Abraçadeira médica, para sistema de imobilização de pacientes
ES2895644T3 (es) Tobilleras
US10687971B2 (en) Protective sleeve and treatment method thereof
TWM278409U (en) Adjustable type magnetic belt
US20150320623A1 (en) Post-surgical drain management garment
BR102019027586A2 (pt) cinta hospitalar, com sistema de imobilização de pacientes acamados
US20120265148A1 (en) Body line management system
US20180027897A1 (en) Protective sleeve and treatment method thereof
US20090036813A1 (en) Apparatus and method for assisting sternal rehabilitation

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: granting
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/02/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.