BRMU8800714U2 - disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados - Google Patents

disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados Download PDF

Info

Publication number
BRMU8800714U2
BRMU8800714U2 BRMU8800714U BRMU8800714U2 BR MU8800714 U2 BRMU8800714 U2 BR MU8800714U2 BR MU8800714 U BRMU8800714 U BR MU8800714U BR MU8800714 U2 BRMU8800714 U2 BR MU8800714U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
key
lock
cylindrical
locking
tubular body
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Paulo Roberto Martins
Original Assignee
Paulo Roberto Martins
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Paulo Roberto Martins filed Critical Paulo Roberto Martins
Priority to BRMU8800714 priority Critical patent/BRMU8800714U2/pt
Publication of BRMU8800714U2 publication Critical patent/BRMU8800714U2/pt

Links

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTõES E ASSEMELHADOS. Que trata de um aperfeiçoamento aplicado em tambor para fechaduras, pertencente ao ramo da mecânica, e de uso em portas de enrolar, portões e similares, e ao qual foi dada original disposição construtiva, com vistas a melhorar o direcionamento da chave quando disposta dentro do interior da fechadura, visto ser constituído de uma fechadura (1) dotada de tambor (3) contendo um corpo tubular menor (11), em cuja galeria cilíndrica (12) interna está disposta uma projeção-guia (20), solidária longitudinalmente à sua superfície interna, a qual se encaixa por dentro de uma fenda retangular delgada (21) contida na porção superior do corpo maciço cilíndrico (22) da chave (4), cuja superfície radial (23) contém diversas cavidades semi-esféricas (24) de profundidades pré-definidas e com alinhamentos coincidentes com todos os pinos de acionamento (18).

Description

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTÕES E ASSEMELHADOS".
O presente Relatório Descritivo apresenta um aperfeiçoamento aplicado em tambor para fechaduras, pertencente ao ramo da mecânica, e de uso em portas de enrolar, portões e similares, e ao qual foi dada original disposição construtiva, com vistas a melhorar o direcionamento da chave quando disposta dentro do interior da fechadura.
Tem-se, no pedido de patente em questão, uma fechadura que mantém os elementos de travamento e destravamento, acionados por meio de molas, distribuídos radialmente no tambor, em regiões perimetrais distintas, porém, com o diferencial de possuir uma projeção-guia no centro do tambor, aonde se aloja a chave, de forma que uma chave cilíndrica maciça, dotada em sua superfície de cavidades semi-esféricas, se encaixe por meio do deslizamento de sua cavidade súpero-retangular dentro da projeção-guia, até alojar os elementos de projeção posteriores aos respectivos elementos de travamento e destravamento, permitindo a rotação da chave e do cilindro de comando do tambor da fechadura, que, por sua vez, movimenta a lingüeta no sentido de abertura ou de fechamento da porta de enrolar ou portão. Com essa configuração, a presente disposição pretende conferir um aperfeiçoamento à fechadura com maior funcionalidade e desempenho, em relação aos outros modelos de fechaduras usualmente encontrados no mercado.
É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um modelo de fechadura com baixos custos para sua exeqüibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez,segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios aos seus usuários, tornando-se um modelo de grande 5 aceitação no mercado consumidor.
A proteção de bens patrimoniais imóveis e seu conteúdo, através do uso de trancas, fechaduras e tramelas se faz necessário, para controlar o acesso de pessoas estranhas ao local protegido e para prevenir contra eventuais furtos que possa ocorrer na ausência de seus proprietários ou responsáveis.
No caso de portas de enrolar e portões de comércios, a aplicação de fechaduras é de extrema responsabilidade e versatilidade para manutenção da integridade física de mercadorias, visto o tambor contendo o segredo ficar exposto ou dar acesso ao público externo.
Como é sabido, notadamente por técnicos no assunto, as fechaduras para portas de enrolar ou portões tradicionalmente utilizadas são constituídas de cilindros interpostos do tipo tambor, dotados radialmente de pinos de comprimentos diferenciados, preferencialmente alinhados ao longo de seu comprimento e pressionados por meio de mola na direção central, contendo uma fenda, de forma que, com a introdução de uma chave plana dotada de recortes diagonais de profundidades pré-definidas, ocorra o reposicionamento perfeito dos pinos no interior do tambor, sem permanecer entre a união dos cilindros, permitindo o giro do cilindro interno do tambor em torno de seu próprio eixo, que movimenta, por sua vez, uma engrenagem tipo coroa engatada na cremalheira de uma lingüeta tipo haste, movimentando-a perpendicularmente à direção de enrolamento da porta ou domovimento da dobradiça do portão.
Na forma usual, esse tipo de fechadura, apensar de vastamente utilizado, não proporciona garantia e um nível de segurança, principalmente quando se trata de comércios ou depósitos contendo mercadorias de alto valor.
E apesar do desenvolvimento constante de fechaduras e novos segredos, através do uso de chaves de quatro pontos, multipontos laterais, entre outros, ainda permitem que meliantes ou ladrões burlem as codificações das fechaduras, por meio e ferramentas apropriadas, chaves-mestra ou equipamentos especializados.
As fechaduras existentes atualmente permitem a efetivação das tentativas pelo fato das codificações utilizadas possibilitarem que o executor preveja qual é o alinhamento e a posição dos elementos de travamento e, com isso, consiga produzir chaves ou ferramentas que os movimente simultaneamente. Esse alinhamento preferencial é adotado em função do modelo da chave, dotada de um ou mais elevações delgadas contendo recortes diagonais e de profundidades prédefinidas.
Com isso foi desenvolvido o PI 0504543-6, de 03.10.2005, que consiste em uma fechadura dotada de um tambor cujo segredo tem por base a distribuição radial dos elementos de travamento e destravamento em duas regiões perimetrais do tambor, porém, sem a necessidade do alinhamento longitudinal entre os elementos dispostos em diferentes regiões perimetrais. A partir dessa disposição tornou-se impraticável a elaboração de uma chave ou ferramenta sem que se conheça a distribuição radial e perimetral exata dos elementos de travamento edestravamento contidos dentro do tambor.
Além disso, a presente disposição também prevê o uso de uma chave de formato cilíndrico, cuja superfície ostenta cavidades semi-esféricas coincidentes com os elementos de travamento e destravamento do tambor, de forma a acioná-los simultaneamente, quando a chave é totalmente inserida no tambor, com uma posição preferencial, guiada por meio de uma fenda, coincidente com uma projeção retangular, contida do final de curso do orifício cilíndrico, no qual é introduzida a chave.
Ainda, a distribuição radial e perimetral dos elementos de travamento e destravamento contribui para a elaboração de uma quantidade infindável de segredos, por possibilitar a colocação dos elementos de maneiras totalmente diversificadas e não seguindo um padrão definido e facilmente previsível.
No entanto, percebeu-se com a aplicação do modelo de fechadura proposto a necessidade de aperfeiçoar o elemento de direcionamento da chave, haja vista que qualquer pequeno desalinhamento da chave em relação à posição de introdução da mesma dificultava o perfeito encaixe dos elementos nos pontos de segredo contidos na chave.
A partir dessa constatação, o inventor desenvolveu o presente aperfeiçoamento, utilizando um tambor dotado de uma projeção-guia de formato retangular ao longo de sua superfície súpero-interna, capaz de se encaixar por dentro de uma cavidade retangular delgada prevista na porção superior do corpo maciço cilíndrico da chave, quando inserida por dentro do tambor, de forma a impor uma orientação preferencial à chave.
Assim, a presente patente mostra que nemsó as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência. De forma a atender as necessidades cruciais do meio consumidor, a presente disposição construtiva foi projetada visando aperfeiçoar a fechadura sem aumentar demasiadamente a complexidade do conjunto, convenientemente configurado e arranjado para permitir o seu satisfatório funcionamento, com segurança e isento de possibilidade de falhas ou de burla do segredo por parte de larápios e ladrões.
Apresenta-se no presente pedido de patente, um prático e inovador modelo de fechadura com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua mais variada utilização, desde o uso em portas de acesso de residências, comércios e indústrias até seu uso em portas internas entre ambiente ou de salas distintas.
Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um modelo de fechadura monitorada por alarme que possui grande durabilidade, tendo sido projetada para suportar inúmeros ciclos de travamento e destravamènto.
É de se compreender assim que o dispositivo em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
Idealizado com desenho inovador, resulta emum conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo, característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTÕES E ASSEMELHADOS", que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:
A FIG. 1 - Mostra uma vista em corte lateral da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos antes do encaixe da projeção cilíndrica da chave no interior do tambor propriamente dito.
A FIG. 2 - Mostra uma vista em corte lateral da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos após o encaixe da projeção cilíndrica da chave no interior do tambor.
A FÍG. 3 - Mostra uma vista superior em transparência e parcial da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos, antes do encaixe da projeção cilíndrica da chave no interior do tambor.
A FÍG. 4 - Mostra uma vista superior em transparência e parcial da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos, após o encaixe da projeção cilíndrica da chave no interior do tambor propriamente dito.
A FIG. 5 - Mostra uma vista em perspectiva frontal, ilustrativa e em transparência, do tambor, ilustrando a disposição da projeção-guia no interior do orifício contido no tambor (os elementos de travamento e destravamento não foram apresentados, para melhor visualização).A FIG. 6 - Mostra uma vista posterior da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos antes do encaixe da projeção cilíndrica da chave no interior do tambor.
A FIG. 7 - Mostra uma vista posterior da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos após o encaixe da projeção cilíndrica da chave no interior do tambor.
A FIG. 8 - Mostra uma vista posterior da fechadura contendo o tambor, ilustrando os seus componentes internos após o encaixe da projeção cilíndrica e rotação da chave no interior do tambor.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTÕES E ASSEMELHADOS" é aplicável a uma fechadura (1) de porta de enrolar (2), porta comum, portão ou similar, residenciais ou comerciais, sendo a fechadura (1) dotada de um tambor (3), cujo segredo é destravado por meio de chave (4), e cujo extremo posterior aciona uma engrenagem tipo coroa (5), capaz de engatar-se à cremalheira de uma lingüeta (6), movimentando-a longitudinalmente a estrutura (7), quando a chave é rotacionada no sentido de abertura da fechadura (1), de forma a introduzir ou retirar a lingüeta do batente (8) da porta (2).
Dita fechadura (1) é constituída de um tambor (3), formado pela disposição interposta de dois corpos tubulares, sendo o corpo tubular maior (9) circundado externamente por uma capa (10) e ostentando internamente e em contato o corpo tubular menor (11), que por sua vez prevê uma galeria cilíndrica(12) em seu interior, além de permitir o engate de uma engrenagem tipo coroa (5) no pescoço (13) contido no extremo posterior do corpo tubular menor (11), com o travamento por meio de uma mola anelar (14).
O conjunto formado pelos dois corpos tubulares (9) e (11) ostentam diversos pares de orifícios radiais (15) e (16) alinhaveis, dispostos em duas regiões perimetrais distintas, distantes variavelmente entre si e cujas regiões perimetrais podem variar de posição ao longo do comprimento do corpo tubular maior (9).
Dentro dos orifícios radiais (15) e (16), estão dispostos pinos pareados, sendo cada pino de travamento (17) disposto preferencialmente em seu respectivo orifício radial (15), enquanto que cada pino de acionamento (18) está disposto preferencialmente em seu respectivo orifício radial (16). Todos os pinos de travamento (17) possuem o mesmo comprimento, porém, os pinos de acionamento (18) são dotados de comprimentos diferentes entre si.
Entre o pino de travamento (17) e a capa (10) está previsto uma mola (19), que pressiona o pino de travamento (17) propriamente dito sobre o pino de acionamento (18), que por sua vez é pressionado em direção do cilindro (12), de forma que os pinos de travamento (17) permanecem posicionados entre os orifícios radiais (15) e (16), travando o movimento rotacional entre os dois corpos tubulares (9) e (11).
Por dentro da galeria cilíndrica (12) está disposta uma projeção-guia (20), solidária longitudinalmente à sua superfície interna, a qual se encaixa por dentro de uma fenda retangular delgada (21) contida na porção superior do corpo maciçocilíndrico (22) da chave (4), cuja superfície radial (23) contém diversas cavidades semi-esféricas (24) de profundidades pré-definidas e com alinhamentos coincidentes com todos os pinos de acionamento (18), projetados para dentro da galeria cilíndrica (12), de forma que, quando o corpo maciço cilíndrico (22) da chave (4) é introduzido na galeria cilíndrica (12), na direção preferencial orientada pela projeção-guia (20) na fenda retangular delgada (21), cada cavidade semi-esférica (24) aloja o seu respectivo pino de acionamento (18), empurra-o na direção do seu pino de travamento (17) a uma distância pré-definida, até alojá-lo totalmente no orifício radial (15) correspondente, executando o total destravamento entre os corpos tubulares (9) e (11), e permitindo o livre giro do corpo tubular menor (11) por dentro do corpo tubular maior (9), através da rotação da chave (4).
Analogamente, quando o corpo maciço cilíndrico (22) da chave (4) é retirado da galeria cilíndrica (12), cada cavidade semi-esférica (22) é retirada de seu respectivo pino de acionamento (18), provocando a sua projeção da dentro da galeria cilíndrica (12), pela pressão exercida pelo pino de travamento (17), que volta a permanecer entre os orifícios radiais (15) e (16) correspondentes, executando o total travamento entre os corpos tubulares (9) e (11), e evitando o giro do corpo tubular menor (11) por dentro do corpo tubular maior (9).
Pode-se assim, constatar através do exposto que a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTÕES E ASSEMELHADOS" ora em questão, caracteriza-se como um dispositivo de grande utilidade, apresentando conforme pudemos evidenciar pela análise realizada e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelosconvencionais existentes no mercado consumidor, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica.
Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTÕES E ASSEMELHADOS" reúne condições necessárias para merecer o privilégio de Modelo de Utilidade.
Enquanto a presente solicitação foi descrita com referência à modalidade pretendida acima, será aparente aos versados na técnica que outras modificações na composição e detalhes de processo podem ser realizadas aqui, sem que se distancie do espírito e escopo do requerido, como fica bem definido na reivindicação anexa.

Claims (2)

1.
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM FECHADURA PARA PORTAS DE ENROLAR, PORTÕES E ASSEMELHADOS", aplicável a uma fechadura (1) de porta de enrolar (2), porta comum, portão ou similar, residenciais ou comerciais, sendo a fechadura (1) dotada de um tambor (3), cujo segredo é destravado por meio de chave (4), e cujo extremo posterior aciona uma engrenagem (5), capaz de engatar-se à cremalheira de uma lingüeta (6), movimentando-a longitudinalmente a estrutura (7), quando a chave é rotacionada no sentido de abertura da fechadura (1), de forma a introduzir ou retirar a lingüeta do batente (8) da porta (2); dito tambor (3) é constituído pela disposição interposta de dois corpos tubulares, sendo o corpo tubular maior (9) circundado externamente ou não por uma capa (10) e ostentando internamente e em contato o corpo tubular menor (11), que por sua vez prevê uma galeria cilíndrica (12) em seu interior, além de permitir o engate de uma engrenagem tipo coroa (5) no pescoço (13) contido no extremo posterior do corpo tubular menor (11), com o travamento por meio de uma mola anelar (14); o conjunto formado pelos dois corpos tubulares (9) e (11) ostentam diversos pares de orifícios radiais (15) e (16) alinhaveis, dispostos em duas regiões perimetrais distintas, distantes variavelmente entre si e cujas regiões perimetrais podem variar de posição ao longo do comprimento do corpo tubular maior (9), sendo que dentro dos orifícios radiais (15) e (16), estão dispostos pinos pareados, sendo cada pino de travamento (17) disposto preferencialmente em seu respectivo orifício radial (15), enquanto que cada pino de acionamento (18) está disposto preferencialmente em seu respectivo orifício radial (16), sendo que todos os pinos detravamento (17) possuem o mesmo comprimento, porém, os pinos de acionamento (18) são dotados de comprimentos diferentes entre si; entre o pino de travamento (17) e a capa (10) está previsto uma mola (19), que pressiona o pino de travamento (17) propriamente dito sobre o pino de acionamento (18), que por sua vez é pressionado em direção do cilindro (12), de forma que os pinos de travamento (17) permanecem posicionados entre os orifícios radiais (15) e (16), travando o movimento rotacional entre os dois corpos tubulares (9) e (11); o interior da galeria cilíndrica (12) do corpo tubular menor (11) é caracterizado por conter uma projeção-guia (20), solidária longitudinalmente à sua superfície interna, a qual se encaixa por dentro de uma fenda retangular delgada (21) contida na porção superior do corpo maciço cilíndrico (22) da chave (4), cuja superfície radial (23) contém diversas cavidades semi-esféricas (24) de profundidades pré-definidas e com alinhamentos coincidentes com todos os pinos de acionamento (18), projetados para dentro da galeria cilíndrica (12); de forma que, quando o corpo maciço cilíndrico (22) da chave (4) é introduzido na galeria cilíndrica (12), na direção preferencial orientada pela projeção-guia (20) na fenda retangular delgada (21), cada cavidade semi-esférica (24) aloja o seu respectivo pino de acionamento (18), empurra-o na direção do seu pino de travamento (17) a uma distância pré-definida, até alojá-lo totalmente no orifício radial (15) correspondente, executando o total destravamento entre os corpos tubulares (9) e (11), e permitindo o livre giro do corpo tubular menor (11) por dentro do corpo tubular maior (9), através da rotação da chave (4); analogamente, quando o corpo maciço cilíndrico (22) da chave (4) é retirado da galeria cilíndrica (12), cada cavidade semi-esférica (22) é retirada de seu respectivo pino de acionamento (18), provocandoa sua projeção da dentro da galeria cilíndrica (12), pela pressão exercida pelo pino de travamento (17), que volta a permanecer entre os orifícios radiais (15) e (16) correspondentes.
BRMU8800714 2008-02-01 2008-02-01 disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados BRMU8800714U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800714 BRMU8800714U2 (pt) 2008-02-01 2008-02-01 disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800714 BRMU8800714U2 (pt) 2008-02-01 2008-02-01 disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8800714U2 true BRMU8800714U2 (pt) 2009-09-22

Family

ID=41077931

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8800714 BRMU8800714U2 (pt) 2008-02-01 2008-02-01 disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8800714U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230151639A1 (en) Indicator lever
KR20060090610A (ko) 자석식 로크장치
EP2770139B1 (en) Assembly comprising a security key and a lock barrel
ATE342414T1 (de) Schliesszylinder mit schlüssel
CA2977903A1 (en) Security device for trailer doors
BRMU8800714U2 (pt) disposição introduzida em fechadura para portas de enrolar, portões e assemelhados
KR20160003617U (ko) 타임캡슐수단이 구비된 이벤트용 자물쇠
JP3183840U (ja) 引戸の隙間防止装置
US20150176306A1 (en) Double lock device for a luggage case
JP2005200939A (ja) 鍵穴保護装置
CN104675205A (zh) 隐藏同步弹子锁开锁方法和钥匙与锁芯
TWM556272U (zh) 逆止封鎖之改良構造
CN203742274U (zh) 防盗门锁芯
ES2337289T3 (es) Cerradura y llave asociada.
GB2064638A (en) Security Sealing of Locks
BR202021005300Y1 (pt) Disposição introduzida em protetor para cadeado
KR101456197B1 (ko) 사물함 도어용 잠금장치
CN203308209U (zh) 一种防盗锁芯
ITTO960633A1 (it) Serratura, con dispositivo di sicurezza per abilitare l'introduzione della chiave nella serrtura.
CN105756435A (zh) 防盗型电磁锁机械解锁装置
RU32164U1 (ru) Висячий замок
BR202021016835U2 (pt) Disposição introduzida em capa de proteção para cadeado
ES1220735U (es) Pestillo de cerradura para puerta cortafuegos
ES1153083U (es) Dispositivo de cierre y bloqueo para maletas
KR200381068Y1 (ko) 전시용 진열장의 잠금장치

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2156 DE 02/05/2012.