BRMU8800202U2 - disposiÇço construtiva aplicada em climatizador - Google Patents

disposiÇço construtiva aplicada em climatizador Download PDF

Info

Publication number
BRMU8800202U2
BRMU8800202U2 BRMU8800202U BRMU8800202U2 BR MU8800202 U2 BRMU8800202 U2 BR MU8800202U2 BR MU8800202 U BRMU8800202 U BR MU8800202U BR MU8800202 U2 BRMU8800202 U2 BR MU8800202U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air
air conditioner
motor
constructive arrangement
liquid
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Alcione Rodrigues De Oliveira
Original Assignee
Alcione Rodrigues De Oliveira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alcione Rodrigues De Oliveira filed Critical Alcione Rodrigues De Oliveira
Priority to BRMU8800202 priority Critical patent/BRMU8800202U2/pt
Publication of BRMU8800202U2 publication Critical patent/BRMU8800202U2/pt

Links

Landscapes

  • Air Humidification (AREA)

Abstract

DISPOSIÇçO CONSTRUTIVA APLICADA EM CLIMATIZADOR. Modular, que permite modificar a sua capacidade de produzir o aerossol pela adição da mais atomizadores, dependendo da área que se deseja climatizar, utilizando-se um único motor para que se faça o funcionamento e a climatização do ambiente.

Description

Disposição construtiva aplicada em cumatizador
Campo técnico
O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de modelo deutilidade refere-se ao desenvolvimento de um climatizador modular, que permitemodificar a sua capacidade de produzir o aerossol pela adição da maisatomizadores, dependendo da área que se deseja climatizar, utilizando-se um únicomotor para que se faça o funcionamento e a climatização do ambiente.
Estado da arte
O ar atmosférico é uma mistura de ar seco e vapor de água. Para umadada condição de temperatura e pressão esta mistura tem capacidade de conteruma quantidade máxima de vapor d'água (ar saturado = 100% de umidade relativaou 100% UR). Na prática esta condição de ar saturado só é observada duranteou logo após chuva. Normalmente o ar encontra-se insaturado (UR<100%) e,portanto, apto a absorver mais umidade. Quanto mais seco o ar (menor UR), maiora quantidade de vapor de água que pode ser absorvida. Para que haja estaabsorção é necessário que a água utilizada passe da fase líquida para a fasevapor. Esta mudança de fase demanda uma quantidade de energia que é retiradado meio, no caso o ar, resfriando-o. No resfriamento evaporativo de ar, o princípioutilizado é: o ar cede energia (calor) para que a água evapore, resultando numacorrente de ar mais fria à saída do resfriador.
Existe um princípio básico nas reações físico-químicas, segundo o qual,quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior a velocidade dareação. Assim sendo, devemos procurar aumentar a área de contato entre a águae o ar. Como o ar já se encontra diluído e ocupando todos os espaços disponíveis,resta-nos a água para dispersar.
Uma maneira de se conseguir isso é com o disco rotativo. Nestamodalidade, o líquido é injetado no centro de um disco rotativo, com perfil especial.Ao ser arremessado para as bordas do disco, absorve a energia gerada pela forçacentrípeta e se rompe em gotas. Mais uma vez, o tamanho da gota está associadoà velocidade de rotação, tamanho do disco e quantidade de líquido injetada.Quando 1 litro de água (~1Kg) se evapora, consome aproximadamente 580 Kcal.É a mesma quantidade de energia necessária para resfriar 60 litros de água de30°C até 20°C, ou para resfriar 208m3 de ar (242Kg) dos mesmos 30°C até 20°C.Como se pode observar pelos números acima, a energia envolvida na mudança defase da água (calor latente) corresponde a uma grande variação de temperatura damesma (calor sensível).
É importante no processo de ventilação em um local fechado, que arenovação total do ar se proceda pela exaustão do ar velho, e conseqüentereingresso de ar novo, por meio de aberturas compatíveis com a vazão de arexpelida. Assim sendo: portas, janelas, frestas ou exaustores são elementos queauxiliam nesta troca de ar, facilitando a circulação. Da mesma forma, quanto menoro tamanho da gota expelida pelo climatizador maior será a área coberta com estevolume de nevoa e também maior será o tempo que a mesma permaneceráflutuando antes de atingir o solo.
Pelo anteriormente exposto, se pode concluir que nebulizar é "partir oudividir" um líquido em gotas de diâmetro compreendido entre 10 e 100 mícron.
Em buscas efetuadas no estado da arte pertinente ao campo técnico domodelo (B05B 3/02 e A01M 7/00) foram encontrados diversos documentos de patenteque revelam climatizadores, atomizadores, nebulizadores etc.
O documento BR 8.600.948 de OLIVEIRA (2006) revela um atomizadorrotativo, destinado a criar um aerossol líquido de um determinado líquido, com afinalidade de controlar a temperatura e a umidade em um determinado ambientecontrolado, tal como, um criadouro, pavilhão industrial, linha de produção etc,compreende um conjunto de discos que estão adequadamente dispostosempilhados uns sobre os outros, separados entre si por uma determinada distância,de modo a forma um espaço entre eles por onde pode passar o líquido a sernebulizado, sendo que estes discos ficam agrupados e presas por intermédio deparafusos que atravessam cada um dos discos atomizadores, onde os referidosdiscos apresentam uma grande abertura circular por onde se insere uma tela emformato de cilindro responsável pela distribuição do líquido, sendo que o conjuntode discos fica preso entre um disco traseiro de fechamento e o disco frontal, ondeo referido conjunto de discos é acoplado ao eixo motor por intermédio de porca eparafuso.
Também é da arte um pulverizador com atomização por disco rotativoe assistência de ar, descrito no BR 0.502.672 de PONTELLI (2005), constituído deatomizadores rotativos, de ventiladores, de difusores e defletores de ar. Possuindoatomizadores rotativos acionados por motores elétricos independentes, ventiladoresacionados por motores hidráulicos independentes, atuadores de posição) quedirecionam os defletores para as plantas, módulo de controle, sensores develocidade de caminhamento, receptor de posição global, sensores de planta,estação metereológica e injetores de ingredientes ativos, programável por mapasde prescrição de dosagens, possuindo um painel de comandos para os comandosdo operador, permitindo ajustes e controles das variáveis da pulverização, pelavontade e ação do operador no painel, pela ação automática do módulo de controleou ainda de forma semi-automática.
Ainda de PONTELLI (2005) é um dispositivo de pulverização com injeçãodireta de ingrediente ativo e atomizador rotativo e sistema de pulverização cominjeção direta de ingrediente ativo e atomizador rotativo, revelado pelo BR0.502.673.
Um outro atomizador de líquidos, rotativo, eletrostático e com assistênciade ar, tendo aplicação para a pulverização de líquidos é descrito no BR 0.600.305de SASAKI (2006), formado por um corpo cilíndrico externo com uma entrada dear e uma saída de ar para o ar de assistência, por uma entrada de líquido, por umanel de distribuição de líquido, por um terminal elétrico, por um eletrodo de indução,por um disco rotativo e por um elemento de acionamento do disco rotativo que podeser uma turbina de pés com ângulos de ataque reguláveis, um motor elétrico, ummotor pneumático ou um motor hidráulico.
Um atomizador elétrico é descrito no BR 9.303.783 de ANSALDI (1993),para pulverizar líquidos no ambiente por ação aspirante exercida por corrente dear sob bocal de tubo pescador do líquido em recipiente inferior, sendo o conjuntoacionado por motor elétrico, consistindo a novidade em se alojar o motor e conjuntode pás do ventilador em um cabeçote ou parte superior do conjunto, situando-seentre o mesmo e o recipiente inferior portador de líquido a ser pulverizado, sendoprevisto mecanismo intermediário de união que possibilita pronta liberação daspartes por ele reunidas por ação sobre mola, que atua sobre presilhas apropriadas.
Modelo propostoAssim, devido às considerações pertinentes ao estado da arteanteriormente discutido é um dos objetivos da presente aplicação de modelo deutilidade, o desenvolvimento de um climatizador que se pode agregar um ou maisatomizadores na mesma peça, sendo montado sobre um eixo que está preso a ummancai, composto por polias, eixo central, rolamento e capa do mancai. Estemancai é preso ao motor através de um suporte que é ostentado por parafusos àcarcaça do motor. O motor central é dotado de eixo central com porcas e arruelas,que seguram um conjunto de hélices do ventilador e uma polia expansiva develocidade do atomizador. Esta última, por sua vez, se atrita por correia à polia doconjunto atomizador, promovendo à velocidade do atomizador e a borrifagem daágua, que é alimentada diretamente no atomizador por um duto. A vantagem é quese utiliza um único motor para que o funcionamento e a climatização do ambiente.O tamanho do ambiente regula a quantidade de peças do atomizador.
Descrição das figuras
A caracterização do presente documento para patente de modelo deutilidade é feita por meio de desenhos representativos do climatizador, de tal modoque o equipamento possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada,permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
A partir das figuras elaboradas, que expressam a melhorforma ou formapreferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a partedescritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, ondeesta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representaçãoadotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações,desde que não fujam do inicialmente pleiteado.Neste caso tem-se que:
- a figura 1 ilustra o climatizador montado com o atomizador disposto junto aocentro;
- a figura 2 ilustra uma vista em perspectiva explodida do climatizador; e
- a figura 3 mostra uma montagem com três atomizadores.
Descrição do modelo
Uma forma preferencial de realização do modelo é descrita a partir deuma carcaça (1), contendo gradeado inferior (2) e superior (3) que protege oconjunto de pás do ventilador (4), sendo movido por intermédio de um motorelétrico central (5), dotado do suporte (6) do conjunto do atomizador (7), ondereferido motor recebe na sua parte superior a polia (8), multiplicando e transferindo,através da correia (8a), rotação do motor (5) para outra polia menor (9) que fazparte do conjunto do atomizador, fazendo esse conjunto girar em alta rotação,produzindo a nebulização do líquido.
O conjunto do atomizador (7) fixado à lateral do motor (5), compreendeum mancai (10) que contém dois rolamentos nas extremidades (11 e 12),transpassados por um eixo (13) que passa também a polia movida (9), sendo quenesse eixo são fixados um ou mais discos (14) responsáveis pela atomização dolíquido.
O eixo (13) permite que sejam acoplados um ou mais discos (14), demodo a aumentar a capacidade de atomização, elevando a capacidade denebulização e resfriamento do ambiente. * * *

Claims (2)

1.- Disposição construtiva aplicada em climatizador compreendendouma carcaça (1), contendo gradeado inferior (2) e superior (3) que protege oconjunto de pás do ventilador (4), sendo movido por intermédio de um motorelétrico central (5), dotado do suporte (6) do conjunto do atomizador (7), ondereferido motor recebe na sua parte superior a polia (8), multiplicando e transferindorotação do motor (5) para outra polia menor (9) que faz parte do conjunto doatomizador, por meio da correia (8a), fazendo esse conjunto girar em alta rotação,produzindo a nebulização do líquido, caracterizado pelo fato do conjunto doatomizador (7) fixado à lateral do motor (5), compreender um mancai (10) quecontém dois rolamentos nas extremidades (11 e 12), transpassados por um eixo(13) que passa também a polia movida (9), sendo que nesse eixo são fixados umou mais discos (14) responsáveis pela atomização do líquido.
2.- Disposição construtiva aplicada em climatizador de acordo coma reivindicação 1 e caracterizado pelo fato do eixo (13) permitir que sejamacoplados um ou mais discos (14), de modo a aumentar a capacidade deatomização, elevando a capacidade de nebulização e resfriamento do ambiente.
BRMU8800202 2008-02-15 2008-02-15 disposiÇço construtiva aplicada em climatizador BRMU8800202U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800202 BRMU8800202U2 (pt) 2008-02-15 2008-02-15 disposiÇço construtiva aplicada em climatizador

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800202 BRMU8800202U2 (pt) 2008-02-15 2008-02-15 disposiÇço construtiva aplicada em climatizador

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8800202U2 true BRMU8800202U2 (pt) 2010-03-23

Family

ID=42036098

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8800202 BRMU8800202U2 (pt) 2008-02-15 2008-02-15 disposiÇço construtiva aplicada em climatizador

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8800202U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105509186A (zh) * 2015-12-24 2016-04-20 Tcl空调器(中山)有限公司 一种空调室外机

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105509186A (zh) * 2015-12-24 2016-04-20 Tcl空调器(中山)有限公司 一种空调室外机
CN105509186B (zh) * 2015-12-24 2018-08-14 Tcl空调器(中山)有限公司 一种空调室外机

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5585932B2 (ja) 回転式噴霧機構を備えた冷房装置
US20210131684A1 (en) Humidifier system
ES2744815T3 (es) Pulverizador y procedimiento de funcionamiento asociado
JP5912354B2 (ja) 植物栽培室の冷房装置
CA2532432A1 (en) Humidifier
CN102144133B (zh) 液体微细化装置及使用该液体微细化装置的加湿装置
US5143293A (en) Mist-producing device
CN109945673B (zh) 一种蒸发冷却换热器
JP2011058728A (ja) 液体微細化ユニットおよび液体微細化装置とそれを用いたサウナ装置
WO1998005432A1 (fr) Appareil de pulverisation et methode correspondante
BRMU8800202U2 (pt) disposiÇço construtiva aplicada em climatizador
JP3429263B2 (ja) 加湿装置
JP2006057977A (ja) 回転式加湿器
WO2013190564A1 (en) An improved mist or fogging device for air conditioning
CN202328580U (zh) 移动式散热喷雾加湿冷风机
CN213514244U (zh) 空气处理装置
CN210663185U (zh) 喷雾降温风扇
JP5824269B2 (ja) 遠心散水装置
US3595536A (en) Air-cooling device
KR102049068B1 (ko) 사이클론을 이용한 증발식 가습기
JP2012102997A (ja) 除加湿装置及びそれを備えた空気調和機
CN207815558U (zh) 一种提高降温效果的喷雾风机
KR100342074B1 (ko) 농작물용 가습장치
KR20010067639A (ko) 포그 냉방팬
KR20080002497U (ko) 전방향 저온,가습선풍기

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO MEMO/INPI/PROC/NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE, CONFORME ART. 10 DA RESOLUCAO 124/06.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2192 DE 08/01/2013.