BRMU8501288Y1 - capa para inalador de partículas sólidas - Google Patents

capa para inalador de partículas sólidas Download PDF

Info

Publication number
BRMU8501288Y1
BRMU8501288Y1 BRMU8501288U BRMU8501288U BRMU8501288Y1 BR MU8501288 Y1 BRMU8501288 Y1 BR MU8501288Y1 BR MU8501288 U BRMU8501288 U BR MU8501288U BR MU8501288 U BRMU8501288 U BR MU8501288U BR MU8501288 Y1 BRMU8501288 Y1 BR MU8501288Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
inhaler
cover
solid particle
capsule
utility
Prior art date
Application number
BRMU8501288U
Other languages
English (en)
Inventor
Alcebíades De Mendonça Athayde
Original Assignee
Libbs Farmacêutica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Libbs Farmacêutica Ltda filed Critical Libbs Farmacêutica Ltda
Priority to BRMU8501288U priority Critical patent/BRMU8501288Y8/pt
Publication of BRMU8501288U publication Critical patent/BRMU8501288U/pt
Publication of BRMU8501288Y1 publication Critical patent/BRMU8501288Y1/pt
Publication of BRMU8501288Y8 publication Critical patent/BRMU8501288Y8/pt

Links

Abstract

"capa para um inalador de partículas sólidas". o presente modelo de utilidade refere-se a uma capa para um inalador de partículas sólidas que impede o acionamento acidental do dito inalador, bem como permite que pelo menos uma cápsula que contém o princípio ativo terapêutico seja carregada juntamente com inalador. de acordo com uma realização particular, a capa (30) do presente modelo de utilidade compreende paredes frontal (31), laterais (32, 33) e posterior em que ditas paredes frontal (31) e posterior encaixam-se por interferência ao dito inalador (10); e também compreende pelo menos um compartimento (34) apropriado para receber uma cápsula (13) de um medicamento, sendo que dito compartimento (34) é fechado por uma tampa (36).

Description

“CAPA PARA INALADOR DE PARTÍCULAS SÓLIDAS” Campo do Modelo de Utilidade O presente modelo de utilidade refere-se, de maneira geral, a uma capa para um inalador de partículas sólidas. Mais especificamente, o presente modelo de utilidade refere-se a uma nova forma e disposição de uma capa para um inalador de partículas sólidas que provê compartimentos específicos para a acomodação das cápsulas que contêm o princípio ativo terapêutico, além de ter conformação que evita acionamento acidentalmente do dito inalador.
Histórico do Modelo de Utilidade Inaladores de partículas sólidas, conhecidos para inalação de medicamentos, são bastante disseminados no estado da técnica. Compreendem, essencialmente, um corpo com uma base, acionadores laterais dotados de perfis perfurantes, e um tubo para inalação. Fundamentalmente, uma cápsula que contém o princípio terapêutico a ser inalado é colocada dentro do inalador e perfurada pelo perfil perfurante ativado pelos acionadores laterais, e o usuário inala, pelo tubo, o conteúdo liberado pela cápsula.
Esses inaladores de partículas sólidas vem sendo utilizados com freqüência no tratamento de broncopatias, pneumopatias, transtornos respiratórios, infecções respiratórias, hipersensibilidade respiratória etc, tanto para uso humano como veterinário.
No entanto, tais inaladores, se utilizados isoladamente, apresentam alguns inconvenientes. Primeiramente, o usuário geralmente carrega o inalador em seu bolso ou bolsa, o que pode ocasionar o acionamento acidental do perfil perfurante, liberando o princípio ativo da cápsula sem haver necessidade. Desse modo, além de perder a cápsula contida no inalador, o que acarreta em prejuízo para o usuário, o mesmo poderá ficar sem cápsula para quando houver necessidade de inalação.
Ademais, caso o usuário decida por carregar a cápsula separadamente do inalador, a fim de contornar o inconveniente descrito acima, é obrigado, então, a levar consigo a carteia ou caixa contendo as cápsulas com o princípio ativo terapêutico. Isso é oneroso porque obriga ao usuário sempre carregar consigo a carteia ou caixa com as cápsulas, o que significa um volume a mais para carregar.
Portanto, o presente modelo de utilidade tem por finalidade contornar os problemas encontrados nos inaladores de partículas sólidas do estado da técnica.
Constitui, desse modo, um primeiro objetivo do presente modelo de utilidade uma capa protetora para um inalador de partículas sólidas pela qual elimina-se o problema de acionamento acidental do perfil perfurante.
Constitui um outro objetivo do presente modelo de utilidade prover uma capa para um inalador de partículas sólidas capaz de carregar uma ou mais cápsulas, eliminando, assim, a necessidade de carregar carteias ou caixas contendo ditas cápsulas.
Ainda outro objetivo do presente modelo de utilidade constitui uma capa para um inalador de partículas sólidas de fácil manuseio e esteticamente agradável.
Descrição do Modelo de Utilidade Os objetivos acima citados, dentre outros, são alcançados com o presente modelo de utilidade, que constitui uma capa para um inalador de partículas sólidas que compreende paredes frontais, laterais e posterior, sendo que ditas paredes frontal e posterior são encaixáveis por interferência ao dito inalador; e que compreende ainda pelo menos um compartimento apropriado para receber pelo menos uma cápsula de um medicamento que contém um princípio ativo terapêutico para inalação, sendo que dito compartimento é fechado por uma tampa.
Alternativamente, a capa compreende ainda um recorte inferior para facilitar a inserção ou remoção do dito inalador com pelo menos dois dedos das mãos. Ainda opcionalmente, a capa compreende um rebaixo interno apropriado para se encaixar juntamente no interior do conduto do inalador, de modo a evitar que dito inalador fique solto dentro da dita capa.
De forma particular, a capa do presente modelo de utilidade compreende dois compartimentos apropriados para receber pelo menos uma cápsula, e a tampa é fixada à capa por meio de um pino que permite a fixação, abertura e fechamento de dita tampa por rotação.
Breve Descrição dos Desenhos Os aperfeiçoamentos e efeitos do presente modelo de utilidade serão aparentes aos técnicos no assunto a partir da descrição detalhada apresentada a seguir, fazendo-se referência às figuras anexas, dadas apenas a título ilustrativo de realização particular do modelo de utilidade. As figuras são esquemáticas e suas dimensões e proporções podem não corresponder à realidade, uma vez que visam apenas ilustrar o presente modelo de utilidade de forma didática, sem impor quaisquer limitações senão aquelas contidas nas reivindicações apresentadas mais adiante, sendo que: - A figura 1 é uma vista frontal em corte de um inalador de partículas sólidas comumente encontrado no mercado; - A figura 2 é uma vista em perspectiva explodida, ilustrando o inalador para partículas sólidas e a capa para encaixe, de acordo com uma realização do presente modelo de utilidade; - A figura 3 é uma vista em perspectiva ilustrando a capa encaixada em um inalador de partículas sólidas, de acordo com uma realização do presente modelo de utilidade; e - A figura 4 é uma vista frontal em corte do inalador e da capa de acordo com uma realização do presente modelo de utilidade.
Descrição de Uma Realização Particular Com referência, primeiramente, à figura 1, está ilustrada uma vista em corte de um inalador de partículas sólidas tipicamente encontrado no mercado.
Esses inaladores, de maneira geral, compreendem uma base (11) no interior (12) da qual é inserida uma cápsula (13) contendo o princípio terapêutico para inalação. A inserção da cápsula (13) no interior (12) do inalador é realizada girando-se o bocal (20) que é fixado à base (11) por meio de um pino (22). Depois de inserida a cápsula (13), fecha-se o bocal (10) para proceder-se à inalação. A inalação pode ser feita após perfurar-se a cápsula (13) através dos acionadores (14, 15) que compreendem perfis perfurantes (18, 19). Quando em repouso, os perfis perfurantes (18, 19) ficam distantes da cápsula devido à força das molas (16, 17) que tensionam ditos perfis (18, 19) em sentido distante à cápsula (13). É necessário, portanto, que os perfis (18, 19) sejam pressionados contra a cápsula por meio dos acionadores (14,15), tal como indicado pelas setas. Uma vez perfurada, a cápsula libera seu conteúdo e 0 usuário realiza a inalação aspirando, através do conduto (21) do bocal (20), 0 princípio ativo.
Acontece que, conforme mencionado anteriormente, esses inaladores são vendidos isoladamente, e os usuários geralmente os levam consigo em bolsas ou bolsos. Desse modo, caso a cápsula esteja contida no interior (12) do inalador (10), pode ocorrer o acionamento acidental dos acionadores (14, 15). Ademais, caso o usuário não deseje carregar a cápsula dentro do inalado (10), para evitar o inconveniente acima, fica obrigado, então, a carregar consigo a carteia ou caixa contendo ditas cápsulas, o que significa um volume a mais para carregar.
Portanto, de acordo com o presente modelo de utilidade, é apresentada uma capa (30) para um inalador de partículas sólidas, tal como representada nas figuras 2 a 4, de acordo com uma realização particular. A capa (30) compreende uma forma aproximadamente troncônica, compreendendo uma parede frontal (31), paredes laterais (32, 33), e uma parede posterior (não ilustrada) oposta à parede frontal (31). A distância interna entre as paredes frontal (31) e posterior deve ser adequada para encaixe por interferência à base (11) do inalador (10), conforme ilustrado na figura 3. Dessa forma, uma vez encaixada a capa (30) no inalador (10), os acionadores (14,15) ficam protegidos e não podem ser acionados sem a retirada da capa (30), tal como representado nas figuras 3 e 4. A capa (30) compreende ainda pelo menos um compartimento (34) apropriado para receber pelo menos uma cápsula (13) contendo o princípio ativo terapêutico. De acordo com a realização aqui ilustrada, a capa (30) compreende dois compartimentos (34, 35) apropriados para receberem pelo menos uma cápsula (13) cada um. Os compartimentos (34, 35) têm forma substancialmente semelhante à forma de uma cápsula, com medidas apropriadas para comportarem dita pelo menos uma cápsula (13). O acesso ao interior de ditos compartimentos (34, 35) é realizado por meio de uma tampa (36) localizada na porção mais superior da capa (30). A abertura e fechamento da tampa (36) podem ser feitos ao girá-la em torno de um pino (37) que tem por finalidade tanto a fixação da dita tampa à capa (30) como permitir a rotação da dita capa (36) em torno do eixo do pino (37). O pino (37) é fixado à capa por meios adequados em uma parede (39) que define o fechamento superior interno da capa (30).
Neste exemplo de realização, a capa compreende ainda um recorte inferior (38) para auxiliar a colocação e remoção do inalador (10) com os dedos de uma mão.
Neste exemplo de realização, a capa (30) compreende também um rebaixo (40) concêntrico ao pino (37) e de forma substancialmente igual à forma do conduto (21) do inalador, de modo que um pode se encaixar ao outro. Esse rebaixo (40) tem por finalidade fixar o conduto (21) do inalador (10) à capa, dessa forma evitando que dito inalador (10) fique solto dentro da dita capa (30).
Portanto, de acordo com o presente modelo de utilidade, suprem-se os inconvenientes encontrados no estado da técnica em relação aos inaladores de partículas sólidas, porque impede o acionamento acidental dos acionadores (14, 15) do inalador, bem como permite que sejam carregadas juntamente com o inalador uma ou mais cápsulas (13). Dessa forma, evita-se o desperdício de cápsulas, caso o inalador seja acionado acidentalmente, bem como evita que sejam carregados carteias ou frascos com cápsulas.
Deve ser reconhecido que, embora o presente modelo de utilidade tenha sido descrito com relação a uma realização particular, os técnicos no assunto poderão desenvolver variações de detalhes de forma ou disposição, assim como poderão expandir o objeto acima descrito para outros tipos de aplicações, sem, no entanto, se desviar dos princípios do presente modelo de utilidade. Portanto, as reivindicações anexas devem ser interpretadas como cobrindo todos os equivaientes que se enquadram dentro do âmbito e escopo do modelo de utilidade.
Reivindicações

Claims (1)

1. CAPA (30) PARA UM INALADOR DE PARTÍCULAS SÓLIDAS (10), que compreende uma forma troncônica compreendendo: paredes frontal (31), laterais (32, 33) e posterior oposta à parede frontal, em que ditas paredes frontal (31) e posterior encaixam-se por interferência ao dito inalador (10); uma parede (39) superior e perpendicular em relação às paredes laterais (32, 33), frontal (31) e posterior, sendo que a dita parede (39) superior define o f echamento superior interno da capa (30); um recorte inferior (38) oposto à parede (39) superior, sendo o dito recorte dotado de formato côncavo; um rebaixo interno (40) e central que se projeta para baixo a partir da parede (39) superior para encaixar-se a um conduto (21) do inalador (10); sendo que a dita capa é caracterizada por compreender dois compartimentos (34, 35) apropriados para receber pelo menos uma cápsula (13) de medicamento; sendo que os ditos compartimentos (34, 35) são dotados de uma tampa (36); e a dita tampa (36) é fixada à parede (39) superior da capa por meio de um pino (37) que permite a fixação, abertura e fechamento de dita tampa por rotação em torno do eixo do dito pino (37).
BRMU8501288U 2005-07-08 2005-07-08 capa para inalador de partículas sólidas BRMU8501288Y8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8501288U BRMU8501288Y8 (pt) 2005-07-08 2005-07-08 capa para inalador de partículas sólidas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8501288U BRMU8501288Y8 (pt) 2005-07-08 2005-07-08 capa para inalador de partículas sólidas

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRMU8501288U BRMU8501288U (pt) 2007-02-27
BRMU8501288Y1 true BRMU8501288Y1 (pt) 2016-10-18
BRMU8501288Y8 BRMU8501288Y8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=37770552

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8501288U BRMU8501288Y8 (pt) 2005-07-08 2005-07-08 capa para inalador de partículas sólidas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8501288Y8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8501288U (pt) 2007-02-27
BRMU8501288Y8 (pt) 2021-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1238251A (en) Medical administration devices
ES2355392T3 (es) Mejora de un inhalador de polvo seco.
ES2603556T3 (es) Inhalador
ES2362429T3 (es) Dispositivo inhalador.
ES2715630T3 (es) Dispositivos de inhalación y sistemas
ES2567954B1 (es) Dispositivo nebulizador
ES2770764T3 (es) Mejoras relacionadas con dispositivos de suministro
US20170106154A1 (en) Dry powder inhaler
BR112013006254B1 (pt) Câmara de inalação valvulada
IE59026B1 (en) Devices for administering medicaments to patients
JPH03505679A (ja) 粉末化された医薬の投与器具
RU129400U1 (ru) Капсульный порошковый ингалятор
BRPI0516701B1 (pt) Inhaler device for inhalation of a medication of a perforable capsule
KR930008911B1 (ko) 분상 약제 시약 용기
US10675419B2 (en) Decongesting device for infants
BR112015002014B1 (pt) Receptáculo para conter e distribuir pílulas medicinais sólidas e uso do mesmo
BR112017011064B1 (pt) Inalador de pó de dose única de uma caixa do inalador, e método para a fabricação de um inalador de pó de dose única
JPS636024B2 (pt)
US3027897A (en) Nasal inhaler
ES2758371T3 (es) Inhalador de polvo seco
BRMU8501288Y1 (pt) capa para inalador de partículas sólidas
RU2533949C1 (ru) Устройство для ингаляции летучими лекарственными веществами
CN211383252U (zh) 便携式吸药装置
JP2006280629A (ja) 吸引式の粉体投与器
US20180133109A1 (en) Toothbrush head storage unit with pill dispenser

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: LIBBS FARMACEUTICA LTDA (BR/SP)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/10/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/07/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO

B21A Expiry acc. art. 78, item i of ipl- expiry of the term of protection

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 09/07/2020