BR202022001213U2 - Roupa pós-operatória com mangas acopláveis para animais - Google Patents

Roupa pós-operatória com mangas acopláveis para animais Download PDF

Info

Publication number
BR202022001213U2
BR202022001213U2 BR202022001213-5U BR202022001213U BR202022001213U2 BR 202022001213 U2 BR202022001213 U2 BR 202022001213U2 BR 202022001213 U BR202022001213 U BR 202022001213U BR 202022001213 U2 BR202022001213 U2 BR 202022001213U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
animal
animals
clothing
sleeves
armholes
Prior art date
Application number
BR202022001213-5U
Other languages
English (en)
Inventor
Diana Alonso Gonzalez
Original Assignee
Diana Alonso Gonzalez
Filing date
Publication date
Application filed by Diana Alonso Gonzalez filed Critical Diana Alonso Gonzalez
Publication of BR202022001213U2 publication Critical patent/BR202022001213U2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K13/00Devices for grooming or caring of animals, e.g. curry-combs; Fetlock rings; Tail-holders; Devices for preventing crib-biting; Washing devices; Protection against weather conditions or insects
    • A01K13/006Protective coverings

Abstract

O presente modelo de utilidade descreve uma roupa pós-operatória para animais, mais especificamente cachorros e gatos, que compreende uma peça central (1) configurada para proteger o tronco do animal e mangas traseiras (4) e dianteiras (5) que são associáveis a cavas (3) da peça central (1) através de meios de engate e desengate, possibilitando personalizar a roupa pós-operatória de acordo com a necessidade.

Description

ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS Campo do Objeto
[001] O presente modelo de utilidade revela uma roupa pós-operatória com mangas acopláveis para animais, mais especificamente cachorros e gatos, impedindo que os animais lamba, mordisque ou raspe o local da operação ou ferida.
Antecedentes do Objeto
[002] Os animais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente os cachorros e gatos que são os animais de estimação mais comuns, acompanhando as pessoas ao longo de suas vidas. Uma das principais preocupações e responsabilidades dessas pessoas consiste na saúde e bem-estar de seus animais.
[003] Com o avanço da tecnologia veterinária, tem-se consequentemente um aumento na expectativa de vida dos animais, de modo que se torna cada vez mais comuns os animais de estimação serem submetidos à processos operatórios para tratar doenças.
[004] Entretanto, um desafio encontrado pela medicina veterinária em submeter esses animais aos processos operatórios consiste na cicatrização das feridas que, muitas vezes, são dificultadas pelos próprios animais que passam a lamber, coçar ou morder os pontos da operação, prejudicando o processo de cicatrização e podendo, inclusive, infeccionar o local.
[005] Desta maneira, faz-se necessário o desenvolvimento de roupas pós-operatórias para esses animais, impedindo o acesso deles às feridas e auxiliando na cicatrização das mesmas.
[006] São conhecidas no estado da técnica algumas roupas pós-cirúrgicas como, por exemplo, no documento BR202021004870-6 que descreve uma “ROUPA VETERINÁRIA COM COSTURA E TECIDO DUPLO, PARA PROTEÇÃO E COMPRESSÃO PÓS CIRÚRGICA”. Porém, tal roupa veterinária realiza apenas uma cobertura do tronco do animal, não realizando a proteção de suas patas e tampouco possibilitando uma personalização da roupa para cobrir apenas determinadas patas do animal.
[007] Outro documento, também no estado da técnica, consiste no BR202016028463- 0 que revela uma “ROUPA DESMONTÁVEL E ACOPLÁVEL PARA ANIMAIS”, porém, embora tal roupa seja desmontável, a mesma também só permite uma cobertura do tronco do animal, não realizando uma proteção de suas patas de maneira personalizada ou não.
[008] Existem, ainda no estado da técnica, algumas roupas pós-cirúrgicas para animais já disponíveis no mercado, porém, tais roupas também se limitam à proteger apenas o tronco do animal ou, em algumas variações, a proteger apenas as patas traseiras ou dianteiras do animal, impossibilitando uma personalização na própria roupa.
[009] Portanto, entende-se que não há no estado da técnica uma roupa pós-operatória para animais que permita realizar a proteção tanto do tronco quanto das patas do animal de maneira personalizada de acordo com o local da ferida ou operação.
[010] Não há, também no estado da técnica, uma roupa pós-operatória para animais com uma confecção de fácil vestimenta e que garanta o conforto do animal.
Objetivos do Objeto
[011] O presente modelo de utilidade tem como objetivo proporcionar uma roupa pósoperatória para animais que permita realizar a proteção tanto do tronco quanto das quatro patas do animal de maneira personalizada.
[012] O presente modelo de utilidade também tem como objetivo proporcionar uma roupa pós-operatória para animais com uma confecção de fácil vestimenta e que garanta o conforto do animal.
Sumário do Objeto
[013] O presente modelo de utilidade, em sua configuração preferencial, revela uma roupa pós-operatória para animais que compreende uma peça central dotada de uma porção superior configurada para se dispor em contato com as costas do animal, uma porção inferior, oposta à porção superior, configurada para se dispor em contato com a barriga do animal, uma porção dianteira dotada de uma abertura para a passagem da cabeça do animal e uma porção traseira dotada de outra abertura para a passagem do rabo do animal.
[014] A porção inferior da peça central sendo dotada de quatro cavas para a passagem das patas dos animais e dotadas de meios de engate e desengate para serem associados a mangas traseiras e mangas dianteiras. A porção superior da peça central compreende um zíper configurado para o fechamento da peça principal.
[015] Os meios de engate e desengate das cavas com as mangas consistem em botões de pressão.
Breve Descrição das Figuras
[016] A presente invenção é brevemente descrita nas figuras:
Figura 1 – revela uma vista lateral da roupa pós-operatória para animais do presente modelo de utilidade com sua funcionalidade de remoção das mangas.
Figura 2 – revela uma vista superior e inferior da roupa pós-operatória para animais do presente modelo de utilidade.
Figura 3 – revela uma fotografia da roupa pós-operatória para animais do presente modelo de utilidade em uso.
Descrição Detalhada do Objeto
[017] A principal abordagem do presente modelo de utilidade consiste em uma roupa pós-operatória para animais que permite realizar tanto a proteção do tronco quanto das patas do animal de maneira personalizada para que o mesmo não tenha acesso às feridas ou pontos de operação, garantindo também uma fácil vestimenta e o conforto do animal no momento pós-operatório.
[018] A presente roupa pós-operatória do presente modelo de utilidade compreende uma peça central 1 e pelo menos uma manga 4, 5, sendo preferencialmente duas mangas para as patas dianteiras 5 e duas mangas para as patas traseiras 4, conforme evidenciado na Figura 1 e descrito em detalhes a seguir.
[019] A peça central 1 da roupa pós-operatória é dotada de um formato cilíndrico configurada para se dispor em contato com o tronco do animal. Em sua configuração preferencial, a peça central 1 compreende uma porção superior configurada para se dispor em contato com as costas do animal e uma porção inferior, oposta à porção superior, configurada para se dispor em contato com a barriga do animal.
[020] Ainda em sua configuração preferencial, a peça central 1 também compreende uma porção dianteira, perpendicularmente disposta em relação à porção superior e inferior, dotada de uma abertura 6 para possibilitar a passagem da cabeça do animal, e uma porção traseira, paralelamente disposta em relação à porção dianteira, dotada de uma abertura para possibilitar a passagem do rabo do animal 7.
[021] A porção superior da peça central 1, em sua configuração preferencial, compreende um zíper 2 configurado para o fechamento da peça central 1 com uma faixa de tecido 10 cobrindo todo o zíper do lado interno da peça para que os pelos do animal não engate ao fechar o zíper, conforme Figura 2.
[022] Além do zíper 2, em sua configuração preferencial, a porção superior da peça central 1 também compreende uma gola com velcro 9 e uma pequena abertura 8 com um acabamento de barra costurada no final do zíper que possibilita o ajuste de diferentes medidas de pescoço garantindo o conforto do animal ao vestir a roupa pósoperatória, conforme evidenciado na Figura 2.
[023] Em configurações alternativas, a porção superior da peça central 1 pode compreender outros elementos para ajustar a abertura 6 da porção dianteira que não o velcro 9 como, por exemplo, botões, cordões ou outros tipos de feixes, sendo fundamental apenas o ajuste da medida do pescoço para garantir o maior conforto do animal.
[024] A porção inferior da peça central 1, em sua configuração preferencial, compreende quatro cavas 3 paralelamente dispostas para receber as patas traseiras e dianteiras do animal, permitindo que o animal vista a roupa pós-cirúrgica passando as suas patas por meio das cavas 3 da peça central 1. Deste modo, as cavas 3 são dispostas logo abaixo da articulação e da dobra das patas do animal, garantindo o seu conforto ao se movimentar com a roupa pós-operatória do presente modelo de utilidade, vide a Figura 1.
[025] Tais cavas 3, em sua configuração preferencial, compreendem um meio de engate e desengate em sua porção interior configurado para receber ou destacar as mangas traseiras 4 e as mangas dianteiras 5 da roupa pós-operatória do presente modelo de utilidade.
[026] O meio de engate e desengate das cavas 3, em sua configuração preferencial, consiste em botões de pressão que possibilitam que as mangas das patas que não precisam ser protegidas, tanto traseiras 4 como dianteiras 5 da roupa pós-operatória, sejam removidas com facilidade, assim como possibilita que as mangas traseiras 4 ou dianteiras 5 sejam fixadas à peça central 1 por meio desses botões de pressão, vide a Figura 1.
[027] Em configurações alternativas, o meio de engate e desengate das cavas 3 pode consistir em outros elementos que não botões de pressão como, por exemplo, velcro, zíper ou simplesmente cortando próximo a costura, sendo fundamental apenas que seja possível personalizar a quantidade de mangas 4, 5 que a roupa pós-operatória possui.
[028] Tal característica é fundamental para o presente modelo de utilidade, pois, através dos meios de engate e desengate das cavas 3 da peça central 1 é possível deixar a roupa pós-cirúrgica apenas com as mangas traseiras 4 ou dianteiras 5 para as patas que necessitam ser protegidas do animal.
[029] Por exemplo, quando a operação do animal ocorreu apenas em suas patas traseiras, não há a necessidade de realizar a proteção das suas patas dianteiras e, por meio da roupa pós-cirúrgica do presente modelo de utilidade é possível realizar a remoção das mangas dianteiras 5, deixando apenas as mangas traseiras 4, ou até mesmo deixar com 1 manga apenas ou com 3 mangas, conforme evidenciado na Figura 1.
[030] A roupa pós-operatória do presente modelo de utilidade pode ser usada em cães e gatos, macho e fêmea fazendo dela uma peça de modelo unissex. A porção inferior da peça central 1 compreende uma abertura opcional 11 que é feita descosturando o local para o órgão masculino dos animais a qual possibilita uma abertura para que o animal realize as suas necessidades sem que seja preciso retirar a roupa.
[031] Desta forma, tendo sido descrita a roupa pós-operatória para animais do presente modelo de utilidade, resta evidente que o mesmo apresenta vantagens em relação ao estado da técnica, garantindo uma proteção tanto para o tronco quanto para as patas do animal de maneira personalizável de acordo com a operação, possibilitando retirar as mangas traseiras 4 ou dianteiras 5 que não são necessárias, assim como garantindo o conforto do animal durante a utilização da roupa.

Claims (6)

  1. ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS caracterizada pelo fato de que compreende uma peça central (1) dotada de uma porção superior configurada para se dispor em contato com as costas do animal, uma porção inferior, oposta à porção superior, configurada para se dispor em contato com a barriga do animal, uma porção dianteira dotada de uma abertura (6) para a passagem da cabeça do animal e uma porção traseira dotada de outra abertura para a passagem do rabo do animal (7); a porção inferior da peça central (1) sendo dotada de quatro cavas (3) para a passagem das patas dos animais e dotadas de meios de engate e desengate para serem associados a mangas traseiras (4) e mangas dianteiras (5).
  2. ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a porção superior da peça central (1) compreende um zíper (2) configurado para o fechamento da peça com a abertura para a cabeça do animal (6) que compreende uma gola com velcro (9) e uma pequena abertura (8) com um acabamento de barra costurada no final do zíper que possibilita o ajuste de diferentes medidas de pescoço.
  3. ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o zíper (2) compreende também com uma faixa de tecido (10) cobrindo toda a abertura do lado interno da peça para que os pelos do animal não engate ao fechar o zíper.
  4. ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os meios de engate e desengate das cavas (3) consistem em botões de pressão.
  5. ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os meios de engate e desengate das cavas (3) consistem em zíperes.
  6. ROUPA PÓS-OPERATÓRIA COM MANGAS ACOPLÁVEIS PARA ANIMAIS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os meios de engate e desengate das cavas (3) consistem em velcros.
BR202022001213-5U 2022-01-24 Roupa pós-operatória com mangas acopláveis para animais BR202022001213U2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202022001213U2 true BR202022001213U2 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6234117B1 (en) Quadruped protective garment
US10238090B2 (en) Absorbent garment for a four-legged animal
US6443101B1 (en) Pet apparel with leash
US7121231B2 (en) Doggie blanket coat
US20160021852A1 (en) Harness for pets
US3895628A (en) Body encompassing bandage protector for dogs and other such animals
US2768383A (en) Patient's gown or robe
US20040031448A1 (en) Post-surgical care bandage cover for pets
US9439401B2 (en) Pet coat
US20060266294A1 (en) Animal sleeping bag
US11445696B2 (en) Bed system
US9258981B2 (en) Structural arrangement for post-surgery garment for domestic animals and the like
BR202022001213U2 (pt) Roupa pós-operatória com mangas acopláveis para animais
US20180235177A1 (en) Post-surgery Protective Garment for Preventing an Animal from Biting or Licking Incision Areas
US20220125013A1 (en) Medical pet garment
CN201830750U (zh) 动物用衣服
WO2020255175A1 (en) Collar incorporating an extractable cape therefrom when needed
JP3224600U (ja) ペット犬の術後用衣服
US20070256645A1 (en) Newborn bovine ear protector
JPH10215724A (ja) ペット運搬具
KR200337805Y1 (ko) 애완동물용 옷
JP3847640B2 (ja) 愛玩動物用衣服
JP3242621U (ja) ペット用使い捨てエプロン及び介護用ハーネス
US20220287271A1 (en) Recovery pet vest
RU2124832C1 (ru) Одежда для животного