BR202020010442U2 - Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta - Google Patents

Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta Download PDF

Info

Publication number
BR202020010442U2
BR202020010442U2 BR202020010442-5U BR202020010442U BR202020010442U2 BR 202020010442 U2 BR202020010442 U2 BR 202020010442U2 BR 202020010442 U BR202020010442 U BR 202020010442U BR 202020010442 U2 BR202020010442 U2 BR 202020010442U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
medicines
primary packaging
ultraviolet light
decontamination
health
Prior art date
Application number
BR202020010442-5U
Other languages
English (en)
Inventor
Sergio Augusto Guerreiro
Original Assignee
Sergio Augusto Guerreiro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sergio Augusto Guerreiro filed Critical Sergio Augusto Guerreiro
Priority to BR202020010442-5U priority Critical patent/BR202020010442U2/pt
Publication of BR202020010442U2 publication Critical patent/BR202020010442U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)

Abstract

dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta. a presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma câmara com a finalidade de higienização da embalagem primária contendo medicamentos por emissão de radiação de luz ultravioleta. a melhoria apresenta aperfeiçoamentos ténicos na metodologia de execução específica, inclusive com controle temporizador, e até mesmo de produção que busca higienizar a embalagem primária contendo medicamentos, contaminada por micro-organismos resistentes que afetem a saúde das pessoas e possam progredir causando sintomas agressivos como, por exemplo, o vírus sars-cov-2 que causa a covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus, dentre muitas outras doenças de fácil contágio e que possam causar danos graves à saúde.

Description

DISPOSITIVO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA EMBALAGEM PRIMÁRIA DE MEDICAMENTOS COM USO DE LUZ ULTRAVIOLETA Campo de aplicação
[001] A presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma câmara com a finalidade de higienização da superfície das embalagens primárias contendo medicamentos, que foram enviados para os tratamentos de pacientes com doenças contagiosas em ambientes hospitalares ou clínicas de saúde, porém não foram utilizados. Na maioria das vezes, poderiam ser aproveitados para outros pacientes, mas acabam sendo descartados por terem estado em ambiente de contaminação e, diante disso, os que não são descartados passam a ficar em quarentena e isso requer nova retirada na farmácia e reposição de estoque, ocasionando em uso mais recorrente do que realmente necessário. Com o uso do dispositivo para descontaminação com luz ultravioleta, o medicamento já estará apto para uso em poucos minutos, gerando uma maior economia e segurança na administração dos mesmos.
Estado da técnica
[002] Existem algumas tecnologias voltadas para desinfecção, higienização, descontaminação e ação germicida utilizando a luz ultravioleta para utilização em equipamentos e produtos em todo o mundo, porém, apesar de algumas tecnologias apresentarem proposta de higienização de produtos, o estado da técnica não se relaciona com a metodologia utilizada na presente patente de modelo de utilidade proposto.
Vários métodos de esterilização são conhecidos dos especialistas na técnica, incluindo, por exemplo, esterilização por calor, por exemplo, autoclave, esterilização por irradiação, por exemplo, usando radiação gama e esterilização química.
[003] Uma das tecnologias que podem ser mencionadas que constam no estado da técnica é o DISPOSITIVO EMISSOR DE CORTINA DE LUZ ULTRAVIOLETA EM AUTOCLAVES (BR 20 2016 021213 3) que se trata de um dispositivo emissor de luz ultravioleta capaz de produzir uma cortina de luz com ação germicida, a qual impede a entrada de microrganismos e gera uma diminuição da contaminação por agentes presentes no ambiente em que se encontram nas autoclaves, quando estes equipamentos estiverem com a porta aberta após concluída a esterilização. A presente proposta descreve características semelhantes à Câmara Ultravioleta Germicida, porém, mesmo sendo também para aplicação na área da ciência da saúde, a descrição do dispositivo é para aplicabilidade em utensílios de atendimento ao paciente com necessidade de esterilização em autoclaves.
[004] Outro processo de pedido de patente que utiliza de tecnologia de luz ultravioleta é o SISTEMA DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA PARA ESTERILIZAÇÃO DE FLUIDOS COM SISTEMA AUTO-LIMPANTE (BR 10 2013 015650 7), onde a tecnologia destina-se à inativação de larvas e microrganismos a partir da aplicação de radiação ultravioleta (UV) em uma seção de escoamento confinada dentro de uma câmara hiperbárica, na qual há um sistema de limpeza das lâmpadas emissoras de RUV. O equipamento tem como principal característica ser equipado com um sistema auto-limpante que tem a função de impedir que partículas em suspensão aderissem na superfície da câmara e dos tubos que envolvem as lâmpadas e ou sistemas similares de emissão de RUV. Esse sistema tem como inovação o fato de ser acionado hidraulicamente e de inverter periodicamente o sentido do fluxo de água no interior do sistema de RUV.
[005] Uma das tecnologias que apresentam outra proposta com utilização da luz UV é o do processo de pedido de patente ESTERILIZAÇÃO DE EMBALAGENS E SEU CONTEÚDO USANDO LUZ APARELHO E MÉTODOS (Sterilization of packages and their contents using light) (USPTO 7,038,219) relacionados para esterilizar microorganismos em um recipiente, o aparelho consiste no recipiente incluindo um blister formado no mesmo e um material de suporte que, juntamente com o blister, forma uma cavidade na qual está contida uma lente de contato e um fluido conservante. Uma lâmpada de flash gera pulsos de luz de alta intensidade e curta duração para desativar microorganismos dentro do recipiente, iluminando o recipiente com os pulsos de luz gerados.
[006] Esta tecnologia se trata de um método de desativação de microorganismos sobre e / ou dentro de um objeto alvo envolve o uso de pulsos de alta intensidade e curta duração de luz policromática incoerente em um amplo espectro. Ainda mais particularmente, a tecnologia deste processo do USPTO refere-se ao monitoramento e controle de parâmetros-chave de luz pulsada na desativação de microrganismos em e / ou dentro de objetos-alvo, usando pulsos de alta intensidade e curta duração de luz policromática incoerente em um amplo espectro para verificar se a esterilização foi alcançado.
[007] Diante das tecnologias apresentadas, embora possam ser utlizadas para higienização até mesmo de blister, no caso da tecnologia encontrada na base do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), o DISPOSITIVO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA EMBALAGEM PRIMÁRIA DE MEDICAMENTOS COM USO DE LUZ ULTRAVIOLETA apresenta aperfeiçoamentos ténicos na metodologia de execução específica, inclusive com controle temporizador, e até mesmo de produção, conforme consta na descrição da patente de modelo de utilidade, que busca higienizar embalagens primárias, contendo medicamentos, contaminadas por microorganismos resistentes que afetem a saúde das pessoas e possam progredir causando sintomas agressivos como, por exemplo, o vírus Sars-Cov-2 que causa a Covid-19, popularmente conhecido como novo coronvavírus, dentre muitas outras doenças de fácil contágio e que possam causar danos graves à saúde.
Descrição do modelo de utilidade
[008] A figura 1 mostra os materiais de composição para produção e funcionamento do dispositivo do modelo de utilidade apresentado para descontaminação de medicamentos com uso de luz UV. Sendo o item 1 a tampa em MDF revestida internamente por papel alumínio. O item 2 representa as superfícies refletoras internas da tampa, partes laterais, partes da frente e de trás e parte inferior da câmara, todas também em MDF e revestidas por papel alumínio. O item 3 se refere à lâmpada emissora de luz ultravioleta tipo C (UV-C) de comprimento de onda de 180 nm a 254 nm e o item 4 se trata do temporizador para determinação do tempo a que o produto inserido no dispositivo ficará sob exposição da radiação da luz UV para descontaminação. As opções de intervalo de tempo para escolha no temporizador são de 5 min, 15 min, 30min, 60 min, 2 horas e 4 horas, ou, o aparelho pode ser ligado no botão “ON/OFF”, que também consta no temporizador, para acionamento da lâmpada sem contagem de tempo. Esse mesmo botão “ON/OFF” também desliga o aparelho e encerra a contagem regressiva.
[009] A figura 2 mostra o ângulo da parte de trás externa do dispositivo.
[010] A figura 3 mostra a parte inferior externa do dispositivo.
[011] A figura 4 mostra as opções do temporizador, no qual pode-se selecionar o intervalo de tempo durante o qual a lâmpada ficará acesa emitindo a radiação ultravioleta.
[012] Consiste em uma câmara de pequenas dimensões em forma de paralelepípedo, com tampa contendo dobradiças, feita de material leve, tal como MDF de 3 mm de espessura, conforme mostra o item 1 (Figura 1). Por dentro é revestida com material reflexivo leve, tal como papel alumínio, de acordo com o item 2 (Figura 1). O item 2 mostra todas as partes do compartimento em MDF revestidas por papel alumínio.
[013] Ainda internamente, contém uma lâmpada que emite luz ultravioleta tipo C (UV-C) de comprimento de onda de 180 nm ou 254 nm, correspondendo às apresentações mais comuns disponíveis comercialmente, verificado no item 3 (Figura 1). A câmara não apresenta dimensões definidas por poder ser desenvolvida de forma adaptável, de acordo com a localização do espaço a ser utilizada.
[014] Lâmpadas que geram radiação UV-C, muitas delas compatíveis com luminárias fluorescentes convencionais, bombardeiam seus alvos com raios UV suficientemente intensos para higienizá-los de forma eficaz, com isso a luz de 254 nm possui propriedade germicida, enquanto a de 180 nm possui, adicionalmente, a propriedade de converter oxigênio em ozônio, gás também germicida, tendo, portanto, dupla ação degermante. A ação se dá por doses da referida radiação eletromagnética, portanto pelo tempo de exposição à luz.
[015] A câmara possui ainda um teclado temporizador, item 4 (Figura 1), no qual pode-se selecionar o intervalo de tempo durante o qual a lâmpada ficará acesa emitindo a radiação ultravioleta. Micro-organismos tem sensibilidades diferentes à radiação UV e, portanto, o tempo de exposição deve ser selecionado de acordo com o tipo de germes detectados como sendo os principais contaminantes.

Claims (3)

  1. DISPOSITIVO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA EMBALAGEM PRIMÁRIA DE MEDICAMENTOS COM USO DE LUZ ULTRAVIOLETA caracterizado pela capacidade de utilização de radiação ultravioleta tipo C (UV-C) de comprimento de onda de 180 nm a 254 nm para descontaminação temporizada da superfície das embalagens primárias dos medicamentos, sem afetar sua estabilidade físico-química;
  2. DISPOSITIVO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA EMBALAGEM PRIMÁRIA DE MEDICAMENTOS COM USO DE LUZ ULTRAVIOLETA caracterizado por apresentar teclado temporizador, no qual pode-se selecionar o intervalo de tempo durante o qual a lâmpada ficará acesa emitindo a radiação ultravioleta;
  3. DISPOSITIVO PARA DESCONTAMINAÇÃO DA EMBALAGEM PRIMÁRIA DE MEDICAMENTOS COM USO DE LUZ ULTRAVIOLETA caracterizado por dupla ação degermante, onde a ação se dá por doses da referida radiação eletromagnética, portanto pelo tempo de exposição à luz.
BR202020010442-5U 2020-05-25 2020-05-25 Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta BR202020010442U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020010442-5U BR202020010442U2 (pt) 2020-05-25 2020-05-25 Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020010442-5U BR202020010442U2 (pt) 2020-05-25 2020-05-25 Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202020010442U2 true BR202020010442U2 (pt) 2021-12-07

Family

ID=90824223

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202020010442-5U BR202020010442U2 (pt) 2020-05-25 2020-05-25 Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202020010442U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Govindaraj et al. Systematic review on sterilization methods of implants and medical devices
US20060147339A1 (en) Methods and apparatus for ultraviolet sterilization
WO2017135190A1 (ja) 殺菌装置
JP6128407B2 (ja) 消毒装置
EP1973578B1 (en) Use of ultraviolet germicidal irradiation in health care environments
US9114182B2 (en) Germicidal systems and apparatuses having hollow tumbling chambers
Roy et al. Role of disinfection and hand hygiene: a COVID-19 perspective
US20090304553A1 (en) Tool and tray sanitation
JP2012516197A5 (pt)
Pereira et al. Ultraviolet C irradiation: A promising approach for the disinfection of public spaces?
JP2010119777A (ja) キー入力装置の殺菌装置
BR202020010442U2 (pt) Dispositivo para descontaminação da embalagem primária de medicamentos com uso de luz ultravioleta
US20200101182A1 (en) Methods for inactivating, on medical instruments and devices, viruses containing rna and dna, and apparatuses for implementating same
JP3229286U (ja) マスク紫外線除菌装置
BR102019012952A2 (pt) Caixa espelhada degermadora
BR102020015086A2 (pt) aparelho de raios x para inspeção de segurança com sistema de desinfecção por radiação ultravioleta integrado
Rahmani et al. Health impacts of long-term exposure to disinfectants during SARS-Cov-2 pandemic
JP2006095308A (ja) 低温消毒滅菌方法及びその装置
Clebis et al. Eficácia antimicrobiana e esporicida da radiação UV-C em materiais odontológicos e médicos
JP7116873B2 (ja) 病原微生物増殖抑制装置
JPH0819592A (ja) 手指殺菌機
BR102020007531A2 (pt) Aperfeiçoamento no processo automático de sanitização por radiação ultravioleta
Strekalovskaya et al. Disinfection of Medical Devices
Almakrami et al. Disinfection of Hospitals: International Experience during COVID-19 Pandemic
BR202021006030U2 (pt) Equipamento rotativo de luz ultravioleta para descontaminação de mercadorias, pacotes e similares

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.