BR202020006350U2 - Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte - Google Patents

Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte Download PDF

Info

Publication number
BR202020006350U2
BR202020006350U2 BR202020006350-8U BR202020006350U BR202020006350U2 BR 202020006350 U2 BR202020006350 U2 BR 202020006350U2 BR 202020006350 U BR202020006350 U BR 202020006350U BR 202020006350 U2 BR202020006350 U2 BR 202020006350U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
trailer
vessels
boat
transporting
vessel
Prior art date
Application number
BR202020006350-8U
Other languages
English (en)
Inventor
Elizete Favoretto Guiraldelli
Original Assignee
E. F. Guiraldelli E Cia Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by E. F. Guiraldelli E Cia Ltda filed Critical E. F. Guiraldelli E Cia Ltda
Priority to BR202020006350-8U priority Critical patent/BR202020006350U2/pt
Publication of BR202020006350U2 publication Critical patent/BR202020006350U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Handcart (AREA)

Abstract

disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte. a presente patente de modelo de utilidade pertence ao campo dos acessórios para transporte de embarcações e, refere-se a uma carreta para realização do transporte de embarcações de pequeno e médio porte; dito acessório dispõe de um sistema basculante para auxiliar o embarque e desembarque da embarcação com agilidade e praticidade em rios e mares, sem a necessidade do veículo que o transporta entrar na água. além disso, também possui um sistema telescópico para alterar o alongamento da carreta quando necessário.

Description

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CARRETA PARA TRANSPORTE DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[1] A presente patente de modelo de utilidadepertence ao campo dos acessórios para transporte de embarcações e, refere-se a uma carreta para realização do transporte de embarcações de pequeno e médio porte.
[2] Dito acessório dispõe de um sistema basculante para auxiliar o embarque e desembarque da embarcação com agilidade e praticidade em rios e mares, sem a necessidade do veículo que o transporta entrar na água. Além disso, também possui um sistema telescópico para alterar o alongamento da carreta quando necessário.
[3] Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um acessórioque fora especialmente projetado e desenvolvido com perfeição e eficiência, no intuito de oferecer praticidade e segurança aos seus usuários, e também traz grandes vantagens em sua utilização.
[4] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar uma carreta para transportar embarcações de pequeno e médio porteque preenche todos os requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que em relação ao que se apresenta no mercado atual, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado setorial.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[5] Designa-se por embarcação, grande barco e/ou "nave" (utilizado no Brasil muitas vezes como sendo de mesma espécie, segundo a maioria dos dicionários), porém para os especialistas existe distinção a todas as construções de grande porte, cujo objetivo é navegar, tanto no mar, como em lagos, rios, etc., independentemente do tamanho, forma de propulsão, função ou material de construção.
[6] As embarcações dividem-se por vários tipos entre os quais se destacam: barcos de grande porte, navios, botes de uso Militar, que se transformam em Pontes flutuantes, pela Engenharia Militar, e outros como o da figura, que podem ser estendidos, com ligaduras, formando um grande plano de transporte, como os catamarãs de dois, três ou mais cascos. Estes ainda se subdividem em grupos, subgrupos, famílias, com base em inúmeros critérios navais.
[7] Dada à utilização generalizada do termo "barco" como unidades de boca (convés a quilha), ponte (boreste a bombordo) e pequeno calado (área submersa), vemos muitas vezes de forma errada à divisão entre embarcação e barco, ou entre embarcação e navio, devido ao pequeno navio e nave (soma de navios). Na realidade tanto um como o outro são primeiramente embarcações, devido a possibilidade de se processar nas suas unidades, dessa forma, e só depois Barco ou pequeno Navio, sendo veleiro, moto propulsado ou velomotor. Da mesma forma que um submarino convencional e um submarino atômico, às vezes do tamanho de pequenos portaaviões ou balsas que possibilitam as justas posições, são embarcações. Ou seja, todos os barcos são embarcações, mas nem todas as embarcações são barcos, pois embarcação é maior que barco, no Brasil.
[8] O que distingue um pequeno Navio de um barco, segundo os dicionários é o seu uso especifico ou seja, o porta-aviões é um grande navio, como o é também o submarino, os pequenos e grandes barcos tanto grandes como pequenos, de uso genérico como os chamados Iates em que existem verdadeiros Transatlânticos, são barcos grandes, embora haja Iates com o tamanho de pequenos navios.
[9] Desde os tempos mais remotos, os barcos têm sido usado para transporte de curta distância. Evidências circunstanciais, como um primitivo acampamento da Austrália de mais de 40 mil anos, e descobertas em Creta datadas de 130 mil anos sugerem que barcos têm sido usado desde a Idade da Pedra. Considera-se que os primeiros barcos tenham sido as canoas de tronco. Os mais antigos barcos descobertos por escavações arqueológicas são canoas de tronco de 7.000-10.000 anos atrás. O mais antigo barco recuperado no mundo é a canoa de Pesse, uma canoa de tronco escavado de Pinus sylvestris, construída entre 8200 e 7600 a.C. Esta canoa está exibida no museu Drents, na cidade holandesa de Assen. Muitas outras canoas de tronco antigas têm sido descobertas.
[10] Atualmente as embarcações já se desenvolveram demasiadamente, então encontramos os mais variados tipos de embarcações de todos os tamanhos e tipos com muita tecnologia empregada.
ESTADO DA TÉCNICA
[11] As embarcações são essenciais para o transporte hidroviário tanto para comercio quanto parao lazer, todavia para transportar tais embarcações de um local térreo para a água é uma tarefa extremamente difícil, pois na maioria das vezes se faz necessário o uso de um guincho ou trator.
[12] No mercado podemos encontrar algumascarretas que realizam até que de forma satisfatória o transporte da embarcação, porém, o problema maior reside no momento para se tirar ou colocara embarcação na carreta, pois as mesmas para não serem danificadas necessitam ter um ponto de contato com água que as permita flutuar. Na maioria dos casos que é necessário o veículo/automóvel que está puxando a carreta “dar ré” até eimergir parte do automóvel dentro da água, para assim a embarcação ter a flutuabilidade e se desprender da carreta.
[13] Ocorre que tal operação realizada acima é extremamente delicada e oferece um grande risco do carro atolar e não conseguir mais sair de dentro da água sem a ajuda de um veículo do tipo guincho.
[14] Visando à colocação de um produto completamente inédito no mercado, foi realizada uma pesquisa em busca de anterioridades em alguns bancos de dados especializados e neles foram encontrados os seguintes processos:
[15] PI 0104294-7– "CARRETA TELESCÓPICA PARA TRANSPORTE DE BARCOS", a carreta telescópica para transporte de barcos é um veículo utilizado no transporte de barcos de passeio que contêm duas partes: uma parte principal (carreta tradicional) e uma parte deslizante (parte telescópica). Esta carreta, que utiliza o mesmo princípio de uma gaveta de armário telescópica, tem por finalidade evitar que a carreta fique submersa ou semi-submersa na água para que o barco deslize para fora da carreta. Na carreta telescópica, somente a parte telescópica, sobre a qual está colocado o barco, ficará submersa, evitando que a parte principal da carreta, sobre a qual estão instalados as rodas, molas e amortecedores, entre em contato com a água, evitando dessa forma os problemas frequentes de corrosão nestes elementos, assim como os problemas de atolamento da carreta.
[16] MU 7800982-0 – "CARRETA PARA TRANSPORTES DE BARCOS", constituída por chassi definido por duas chapas laterais (1), paralelas na metada traseira e convergindo, na parte dianteira e após leve curvatura, para um ponto terminal (2) onde tem incluído um dispositivo de engate (3) para acoplamento ao veículo de tração, ditas chapas laterais (1) sendo unidas por travessas de reforço (4) com ligeira angulação que permite formar um "leito" para apoio do casco do barco, e na parte posterior tendo uma chapa (5) para instalação das lanternas traseiras (6), e nas faces externas de cada chapa lateral (1) tendo vinculadas duas barras perpendiculares (7) usadas para amarração do barco, e no terminal anterior tendo fixada uma barra (9) dotada com suporte em "V" (10) para apoiar a parte dianteira do barco, e o chassi estando montado sobre duas rodas pneumáticas (11) com sistemas de suspensão - molas (12) e amortecedores (15), sendo protegidas por para-lamas (16), e tendo na parte ínfero-posterior elementos para sustentação de estepe (19).
[17] Os documentosacima relacionados, apesar de pertencerem ao mesmo campo técnico, qual seja, carretas para transporte de embarcações, não apresentam as mesmas característicastécnicas do acessório ora aperfeiçoado e nem mesmo trazem qualquer solução que permita que a embarcação seja lançada diretamente dentro da água sem a submersão dos pneus do veículo, portanto, o mesmo atende aos requisitos legais de patenteabilidade exigidos.
BREVE DESCRITIVO DA INVENÇÃO
[18] Levando em contatodosos problemas apresentados no estado da técnica, o inventor, com notório conhecimento setorial, criou e desenvolveu a referida “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CARRETA PARA TRANSPORTE DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE”, o qual visa transportar embarcações nos mais diversos tipos de terrenos, sejam eles em terra ou asfalto e também realizar o embarque e/ou desembarque dos barcos de forma completamente segura e prática.
[19] O grande diferencial desta solução reside no fato da carretapossuir um alongamento no eixo para levar a carreta diretamente para a água, sem que haja a necessidade de imergir o automóvel, além disso, a solução também dispõe de um sistema para bascular a carreta e assim retirar a embarcação fazendo apenas um movimento de deslize simples e seguro.
[20] É de se compreender que o presente acessório desenvolvido para a aplicação da técnica em questão é simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade industrial, logo, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, incorporando um equipamento inovador que possibilita minimizar os inconvenientes que podem ocorrer.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[21] No intuito de ilustrar e esclarecer as características do presente invento segundo uma forma básica e preferida de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência aos desenhos ilustrativos anexos, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo, e nos quais vê-se:
A Fig. 1 ilustra uma vista em perspectiva da carreta inteira, pronta para receber a embarcação;
A Fig. 2 mostra uma vista em perspectiva do sistema telescópico em foco;
A Fig. 3 exibea vistado sistemabasculante em uso; e
A Fig. 4 exibe a vista ilustrativa da carreta com um barco sobre a mesma.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[22] De conformidade com o quanto revela-se através dos parágrafos acima, a“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CARRETA PARA TRANSPORTE DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE”, concebe uma carreta (1), com um chassi (2) o qual possui duas rodas (3)presas a um eixo (4) para a sua locomoção, sendo que em sua extremidade oposta está alocado o suporte para engate (5) nos automóveis.
[23] Dito produto contém um sistema telescópio (6) para o aumento do comprimento da carreta conforme a necessidade do usuário, como também um sistema basculante (7) por intermédio de um pino (8) para auxiliar o desembarque da embarcação da carreta com agilidade, segurança e sem exigir força.
[24] Além disso, a solução dispõe também de uma carretilha (9) fixa no chassi (2) com um gancho (10) que se prende na embarcação para coloca-la novamente sobre a carreta (1) de forma simples e eficaz através de um movimento de puxo.
[25] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.
[26] Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma concepção completamente inovadora que apresenta, conforme se pode evidenciar pelas análises realizadas e figuras mostradas, características técnicas construtivas e funcionais inéditas.
[27] Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CARRETA PARA TRANSPORTE DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE”, reúne condições necessárias para merecer a patente de modelo de utilidade.

Claims (1)

  1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CARRETA PARA TRANSPORTE DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE”,concebe uma carreta (1), sendo um chassi (2), comduas rodas (3)presas aum eixo (4), um suporte para engate (5), o qual é caracterizado por conter um sistema telescópio (6), um sistema basculante (7) com um pino (8) e uma carretilha (9) com um gancho (10).
BR202020006350-8U 2020-03-30 2020-03-30 Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte BR202020006350U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020006350-8U BR202020006350U2 (pt) 2020-03-30 2020-03-30 Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020006350-8U BR202020006350U2 (pt) 2020-03-30 2020-03-30 Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202020006350U2 true BR202020006350U2 (pt) 2021-10-05

Family

ID=90731096

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202020006350-8U BR202020006350U2 (pt) 2020-03-30 2020-03-30 Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202020006350U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3659546A (en) Motor boat propelled pontoon boat
US6305306B1 (en) Watercraft stabilizer system
US4337543A (en) Collapsible trimaran boat
CN202337334U (zh) 自浮式下水托架平台
US3750607A (en) Shallow-draft boat
KR880002109B1 (ko) 해상 작업대
US5243924A (en) Amphibious multihull boat
US3828379A (en) Camper converta boat
US3134111A (en) Retractable wheel support
US2984845A (en) Combination boat and trailer
US3091208A (en) Pontoon-carrying camper
BR202020006350U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em carreta para transporte de embarcações de pequeno porte
FR3073200B1 (fr) Structure flottante pour le deploiement et la recuperation d'au moins un engin aquatique autonome par un navire, procede, systeme et navire correspondants
US3370309A (en) Retractable wheel system for pontoon rafts
AU2019226199A1 (en) Boat mooring apparatus
US3199127A (en) Amphibious vehicle
ES2315561T3 (es) Embarcacion provista de aleta hidrodinamica sustentadora situada debajo de la linea de flotacion.
US6786168B1 (en) Portable boat beaching device
US3662412A (en) Hull design useful with houseboats
US3720967A (en) Boat trailer
KR20120133324A (ko) 안전성이 향상된 소형 보트
US6502523B1 (en) Road-towed heavy ferry
CN2532016Y (zh) 助推半回转汽车渡轮
US3460502A (en) Catamaran
US3098245A (en) Boat and trundling mechanism

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: E. F. GUIRALDELLI E CIA LTDA (BR/PR)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA, REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870210106120 DE 17/11/2021, E NECESSARIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE O REPRESENTANTE DA CEDENTE TEM PODERES PARA REALIZAR TAL ATO. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: E. F. GUIRALDELLI E CIA LTDA (BR/PR)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA, REQUERIDA ATRAVES DAS PETICOES NO 870210106120 DE 17/11/2021 E 870220030905 DE 11/04/2022, E NECESSARIO APRESENTAR DOCUMENTO DE CESSAO ASSINADO PELOS REPRESENTANTES DA EMPRESA CEDENTE, POIS O DOCUMENTO DE CESSAO APRESENTADO NAO FOI ASSINADO PELOS ADMINISTRADORES DA SOCIEDADE. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25B Requested transfer of rights rejected

Owner name: E. F. GUIRALDELLI E CIA LTDA (BR/PR)

Free format text: INDEFERIDO O PEDIDO DE TRANSFERENCIA CONTIDO NAS PETICOES 870210106120 DE 17/11/2021 E 870220030905 DE 11/04/2022, POR AUSENCIA DE CUMPRIMENTO DA EXIGENCIA PUBLICADA NA RPI NO 2682, DE 31/05/2022.

B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]