BR202019014358U2 - disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica - Google Patents

disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica Download PDF

Info

Publication number
BR202019014358U2
BR202019014358U2 BR202019014358-0U BR202019014358U BR202019014358U2 BR 202019014358 U2 BR202019014358 U2 BR 202019014358U2 BR 202019014358 U BR202019014358 U BR 202019014358U BR 202019014358 U2 BR202019014358 U2 BR 202019014358U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lens
filter
anamorphic
spherical
lenses
Prior art date
Application number
BR202019014358-0U
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Frederico Rangel De Souza
Original Assignee
Carlos Frederico Rangel De Souza
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlos Frederico Rangel De Souza filed Critical Carlos Frederico Rangel De Souza
Priority to BR202019014358-0U priority Critical patent/BR202019014358U2/pt
Publication of BR202019014358U2 publication Critical patent/BR202019014358U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Lenses (AREA)

Abstract

Refere-se a presente patente de modelo de utilidade pertencente ao campo dos produtos eletrônicos, mais precisamente aqueles destinados as máquinas fotográficas, cinematográficas e/ou áudio visual, e tem por objeto um produto inovador desenvolvido para ser uma espécie filtro para transformação de forma simples e eficaz de lentes esféricas em lentes anamórficas; o maior objetivo do presente invento é transformar a textura de uma lente esférica simulando as características únicas de uma lente anamórfica, trazendo desta forma uma enorme economia a uma produção audiovisual; o presente filtro traz alguns efeitos como o flare e até mesmo o fundo desfocado (bokeh) das imagens, que aparecerão mais alongados ao invés de circulares. Além disso o filtro permite uma redução considerável da sensação de dureza que as lentes esféricas transmitem.

Description

DISPOSIÇÃO APLICADA EM FILTRO PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA LENTE ESFÉRICA EM UMA LENTE ANAMÓRFICA CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente patente de modelo de utilidade pertence ao campo dos produtos eletrônicos, mais precisamente aqueles destinados as máquinas fotográficas, cinematográficas e/ou áudio visual, e tem por objeto um produto inovador desenvolvido para ser uma espécie filtro para transformação de forma simples e eficaz de lentes esféricas em lentes anamórficas.
[002] O maior objetivo do presente invento é transformar a textura de uma lente esférica simulando as características únicas de uma lente anamórfica, trazendo desta forma uma enorme economia a uma produção audiovisual.
[003] O presente filtro traz alguns efeitos como o flare e até mesmo o fundo desfocado (bokeh) das imagens, que aparecerão mais alongados ao invés de circulares. Além disso o filtro permite uma redução considerável da sensação de dureza que as lentes esféricas transmitem.
[004] Além disso, o presente filtro poderá ser usado em máquinas fotográficas, cinematográficas, áudio visual e celulares, ou seja, o presente filtro é completamente versátil, podendo até mesmo ser alocado em câmeras com películas.
[005] Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um filtro especialmente projetado e desenvolvido com perfeição e eficiência, no intuito de oferecer praticidade, agilidade e economia, que traz grandes vantagens em sua utilização. Além de tornar acessível a todas as pessoas, das mais variadas classes sociais um efeito novo em suas fotos.
[006] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um filtro com baixos custos para sua exequibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que em relação ao que se apresenta no mercado atual, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado setorial.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[007] Uma câmera fotográfica é um instrumento óptico para captação de imagens na forma de fotografias individuais, que são armazenadas localmente, transmitidas para outro local, ou ambos. Como capta informações sobre elementos externos sem ter contato físico com eles, tecnicamente é classificada como um dispositivo de sensoriamento remoto.
[008] A palavra câmera vem de câmera obscura, latim para câmera escura, um dispositivo originalmente usado para projetar uma imagem sobre um superfície plana. Tendo evoluído desse aparato, mesmo os equipamentos modernos mais sofisticados guardam seu princípio fundamental: uma caixa à prova de luz com um orifício em um dos lados. Semelhante ao funcionamento do olho humano, por esse orifício penetram raios de luz e outras porções de espectro eletromagnético que são registrados em um filme fotográfico ou por um sensor de imagem. Além disso, tipicamente câmeras contam com objetivas, obturadores e diafragmas, que controlam a quantidade de luz recebida; um sistema de foco, que permite ajustar a distância entre a objetiva e o filme ou sensor; e um visor, que auxilia na composição da que se quer fotografar.
[009] A primeira câmera fotográfica desenvolvida para produção comercial, fora construída por Alphonse Giroux, um parente de Gaguerre, a mesma foi lançada em 1839 e era destinada à produção de daguerreótipos. Giroux assinou um contrato com Daguerre e Isidore Niépce para produzir câmeras na França, e cada dispositivo e acessórios custava 400 francos, o equivalente a um ano de salário de um trabalhador médio. Essa câmera consistia em uma dupla caixa de madeira com uma lente montada na caixa exterior e um suporte na caixa interna, no qual acoplava-se um vidro fosco emoldurado que funcionava com tela de focagem. Deslizando a caixa interna, variando a distância, pois poderiam ser mais ou menos focalizadas. Depois de compor a imagem desejada, o vidro fosco era substituído por uma placa sensibilizada com produtos químicos. Uma roda estriada na aba da lente funcionava como um obturador e era controlada manualmente. As câmeras daguerreótipo necessitavam de longos tempos de exposição, que iam de 5 a 30 minutos, e portanto algumas variações de tempo eram toleradas.
[010] Graça a melhorias nos processos químicos e no desenho das lentes, por volta de 1840 os tempos de exposição foram reduzidos a apenas alguns segundos. Daguerreotipistas americanos lançaram placas produzidas em massa e em tamanhos padronizados, que tornaram-se padrões internacionais: placa inteira (6, 5 x 8, 5 polegadas), placa de três quartos (5, 5 x 7 1/8 polegadas), meia placa (4, 5 x 5, 5 polegadas), placa de um quarto (3, 25 x 25, 04 polegadas), placa de um sexto (2, 75 x 3, 25 polegadas), e placa de um nono (2 x 2, 5 polegadas). Placas maiores e menores também continuaram a serem produzidas, embora em menor escala.
[011] Durante a década de 1860 o processo de placas de colódio úmido gradualmente substituiu o daguerreótipo, graças principalmente ao seu menor tempo de exposição. Esse processo requeria que os fotógrafos revestissem e sensibilizassem placas de vidro ou de ferro finos pouco antes da utilização, e as expusesse enquanto ainda molhadas. Gradualmente foram aparecendo projetos mais sofisticados de câmeras, e o modelo Dubroni n. 1, de 1864, permitiu pela primeira vez a sensibilização das placas no interior da própria câmera, eliminando a necessidade de uma câmera escura em separado. Outras câmeras surgiram, equipadas com múltiplas lentes para fotografar vários pequenos retratos em uma única placa maior, e que permitiam ao fotógrafo aumentar grandemente sua produtividade e reduzir seu custo de trabalho. Foi durante a época de popularidade da placa molhada de colódio que se difundiu o uso de foles no mecanismo de foco das câmeras, que ao aposentar a caixa interna das câmeras permitia torná-las menores e mais leves.
[012] Por muitos anos, os tempos de exposição bastante longos permitiam ao fotógrafo contar o tempo de exposição em minutos e segundos e controlar a exposição com o simples desacoplar ou acoplar da tampa da lente. Com o surgimento de materiais fotográficos mais sensíveis, novos modelos de câmeras passaram a incorporar mecanismos de obturador mecânico, que permitem expor por frações de tempo muito mais curtas e com grande ganho de precisão.
[013] O uso de filme fotográfico foi iniciado por George Eastman, que em 1885 iniciou a fabricação de películas em papel, antes de mudar para um suporte de celulóide em 1889. Sua primeira câmera, que batizou de Kodak, foi colocada à venda em 1888 com o slogan "você pressiona o botão - nós fazemos o resto" (you press the button - we do the rest). Essa, era composta por uma caixa simples com uma lente de foco fixo e obturador de velocidade única, mas seu preço relativamente alto restringiu seu público às camadas mais afluentes. Cada uma das câmeras Kodak vinha pré-carregada com filme suficiente para 100 exposições e precisava ser enviada de volta para a fábrica para revelação e recarga.
[014] Até o final do século XX o filme fotográfico foi a mídia primária para câmeras fotográficas e de vídeo, mas, embora sua utilização ainda ocorra em certos nichos, sua dominância foi interrompida pela emergência de câmeras digitais, que utilizam um sensor de imagem para captar imagens, convertendo-as em sinais elétricos que podem ser armazenados, exibidas em uma tela e impressas.
[015] Câmeras digitais e analógicas compartilham a maior parte de suas características e componentes, e a principal diferença entre ambas é que na câmera digital o filme dá lugar a um sensor de imagem. Além disso, normalmente câmeras digitais são capazes de exibir imagens em uma tela imediatamente após serem gravadas e permitem apagar imagens gravadas em sua memória. Câmeras digitais mais avançadas frequentemente incluem outras funcionalidades como produção de fotografias em high dynamic range (HDR), junção de múltiplas imagens (photo stitching), múltiplas capturas por segundo e outros.
[016] A primeira câmera a usar um sensor digital para capturar e armazenar imagens foi desenvolvida pelo engenheiro da Kodak Steven Sasson em 1975. Ele usou um dispositivo de carga acoplada (CCD) fornecido pela Fairchild Semiconductor, que possibilitou capturar imagens com apenas 0, 01 megapixels de resolução. Sasson combinou o dispositivo CCD com peças de uma câmera de filme e outros dispositivos que lhe permitiram salvar as imagens em preto e branco captadas em uma fita cassete. As imagens foram então visualizadas em um televisor. Em 1986, a empresa japonesa Nikon apresentou durante a Photokina o primeiro protótipo de uma câmera reflex monobjetiva digital, a Nikon SVC. [77]
[017] Desde o início dos anos 2000 a maioria das câmeras vendidas é digital, e equipamentos desse tipo são incorporados em uma variedade de dispositivos que vão desde telefones celulares a veículos, sendo que as mesmas continuam em constante evolução, tornando as imagens capturadas cada dia mais reais.
ESTADO DA TÉCNICA
[018] Com o avanço da tecnologia, já podemos encontrar diversos modelos de câmeras fotográficas, cinematográficas e/ou áudio visual, com as mais variadas tecnologias que tentam cada vez mais fazer com que a nitidez e efeitos de uma máquina fotográfica e cinematrográfica tenham o maior números de variações possíveis disponíveis para o fotógrafo/usuário.
[019] Ocorre que estas máquinas em sua grande maioria possuem lentes esféricas, sendo que para se ter uma lente anamorfica é necessario que o usuário compre ou alugue uma, sendo que a mesma possui custos extremamente elevados. Por conta disso, sua utilização e benefícios se tornam limitados, pois não é qualquer pessoa que se pode tê-la.
[020] Além disso, torna-se também as produções audiovisuais extremamente caras, tendo em vista que para se ter um efeito de uma lente anamorfica, é necessário comprar ou alugar diversas destas.
[021] Em pesquisas realizadas em bancos de dados especializados, foram encontrados documentos referentes à lentes ópticas, tal como, o documento de n. ° BR 10 2016 002957-0 - "LENTE ACESSÓRIA PARA CÂMERA FOTOGRÁFICA DE APARELHO CELULAR, SMARTPHONE E SIMILARES", patente de Invenção para lente(s) acessória para câmera fotográfica de aparelho celular, smartphone, e similares, representado por peça acessório com lente(s) com funcionalidade de ampliar elou projetar 41 e lou dar zoom a imagem captada por maquina fotográfica de aparelho celular, smartphone, e similares.
[022] Também foi encontrado o documento de n. ° BR 11 2015 027529-0 - "LENTE FOTOGRÁFICA, E APARELHO ELETRÔNICO", é provida uma lente fotográfica e um aparelho eletrônico incluindo a mesma. A lente fotográfica inclui: uma primeira lente que inclui uma superfície convexa pelo lado de objeto e tem um poder de refração positiva; uma segunda lente que inclui uma superfície convexa pelo lado de imagem e tem um poder de refração positiva ou negativa; uma terceira lente que tem um poder de refração negativa; uma quarta lente que tem um poder de refração positiva ou negativa; uma quinta lente que inclui uma superfície convexa pelo lado de imagem e tem um poder de refração positiva; e uma sexta lente que inclui uma superfície pelo lado de imagem que é côncava próxima a um eixo ótico, e tem um poder de refração negativa, em que a primeira até sexta lente são dispostas sequencialmente a partir de um lado de objeto.
[023] Por fim, citamos mais um documento, que se trata da patente de n. ° PI 9106718-9 - "SISTEMA ÓPTICO PARA PRODUZIR UMA FONTE DE LUZ DE ALTA POTÊNCIA", um sistema ótico para produzir uma fonte de luz de alta potência compreende um número de diodos laser, ou fontes similares, que emitem luz a partir de uma faixa de emissão (8) tendo uma dimensão longa a (eixo-x) e uma dimensão curta b (eixo-y) e que tem uma abertura numérica mais alta no eixo-y do que no eixo-x. Os feixes laser (9) são colimados por uma lente (10) e focalizados sobre uma fibra ótica por uma lente adicional (20). Anteriormente à focalização, os feixes de colimação (11) são anamorficamente expandidos/reduzidos por dispositivos modeladores de feixe (12) de maneira que a largura de cada feixe (11) no eixo-x é aumentada em relação à largura no eixo-y. As imagens produzidas sobre a extremidade da fibra são assim anamorficamente ampliadas de forma que a razão anamórfica entre a ampliação da faixa (8) no eixo-y e no eixo-x é maior que 1. Pelo teorema de luminância, esta ampliação anamórfica resulta em um decréscimo correspondentemente relativo na abertura numérica do eixo-y para habilitar um aumento correspondente no número de feixes (11), que podem caber no ângulo sólido do alvo.
[024] Como podemos verificar nos documentos citados acima, apesar de existirem soluções que permitem a evolução das máquinas fotográficas e seus efeitos, não se encontra no estado técnica filtro que realize traga todas as propriedades singulares de uma lente anamórfica sem que se tenha de fato uma.
[025] Como se observa, os documentos citados nos parágrafos acima, apesar de pertencerem ao mesmo campo técnico, não apresentam nenhuma das características do objeto ora aperfeiçoado, garantindo, assim, que o mesmo atenda aos requisitos legais de patenteabilidade exigidos.
BREVE DESCRITIVO DA INVENÇÃO
[026] Pela necessidade técnica e de usabilidade em se ter um dispositivo eficiente a fim de evitar os inconvenientes já mencionados, levou o inventor, com notório conhecimento setorial, pessoa ligada ao ramo, a criar e desenvolver o objeto do presente pedido de patente, intitulado "DISPOSIÇÃO APLICADA EM FILTRO PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA LENTE ESFÉRICA EM UMA LENTE ANAMÓRFICA", o qual idealiza um filtro que tem como função principal trazer a possibilidade de transformar uma lente esférica comum em uma lente anamórfica de forma extremamente simples e eficaz.
[027] Este equipamento não leva em conta apenas as qualidades mecânicas e funcionais, mas também a forma, a disposição e a localização estratégica de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum aos seus usuários.
[028] A presente patente transforma a textura de uma lente esférica, simulando as características únicas de uma lente anamórfica, com o objetivo de baratear o custo de uma produção audiovisual.
[029] O filtro tem a capacidade de trazer alguns efeitos como flare e mesmo o fundo desfocado (bokeh) das imagens que aparecerão mais alongados ao invés de circulares. Além disso o filtro também reduz de forma significativa a sensação de dureza das lentes esféricas.
[030] O filtro poderá ter formato circular, quadrado ou retangular, feito com material que pode ser acrílico preto fosco, ou, de qualquer material que mantenha suas características necessárias a invenção. Com medidas diversas, pois dependerá de qual lente esférica será destinada o seu uso.
[031] Além disso, o presente filtro poderá ser usado em máquinas fotográficas, cinematográficas, áudio visual e celulares, ou seja, o presente filtro é completamente versátil, podendo até mesmo ser alocado em câmeras com películas.
[032] É de se compreender que o filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade industrial, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[033] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
A Figura 1 ilustra uma vista do filtro isoladamente;
A Figura 2 mostra o filtro sendo aplicado a lente de uma câmera;
A Figura 3 revela o filtro já aplicado e em utilização na lente da câmera fotográfica; e
A Figura 4 exibe uma vista do filtro retangular.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[034] De conformidade com o quanto ilustra as figuras acima relacionadas a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM FILTRO PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA LENTE ESFÉRICA EM UMA LENTE ANAMÓRFICA", concebe um dispositivo a ser aplicado as lentes esféricas (3) das máquinas fotográficas, cinematográficas e/ou áudio visual (2) que as transformam em lentes anamórficas.
[035] O objeto do presente pedido de patente é constituído por um filtro (1) poderá ter formato circular, quadrado ou retangular, feito com material que pode ser acrílico preto fosco, ou, de qualquer material que mantenha suas características necessárias a invenção. Com medidas diversas, pois dependerá de qual lente esférica será destinada o seu uso.
[036] Suas medidas internas que tem o forma OVAL (4), também pode variar conforme a lente (3) a ser usada, essas mudanças de medidas internas atua diretamente na forma a qual o filtro (1) se comporta, ou seja, quanto mais estreito for essa medida mais pincelado fica o efeito no desfoque, em contra partida quando menor for e estreio esse formato OVAL menor quantidade de luz será capaz de penetrar na lente (3).
[037] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.
[038] Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma concepção completamente inovadora que apresenta, conforme se pode evidenciar pelas análises realizadas e figuras mostradas, características técnicas construtivas e funcionais inéditas.
[039] Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO APLICADA EM FILTRO PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA LENTE ESFÉRICA EM UMA LENTE ANAMÓRFICA", reúne condições necessárias para merecer a patente de modelo de utilidade.

Claims (1)

  1. "DISPOSIÇÃO APLICADA EM FILTRO PARA TRANSFORMAÇÃO DE UMA LENTE ESFÉRICA EM UMA LENTE ANAMÓRFICA", mais precisamente concebe um dispositivo a ser aplicado as lentes esféricas (3) das máquinas fotográficas, cinematográficas e/ou áudio visual (2) que as transformam em lentes anamórficas, o qual é caracterizado por ser constituído por um filtro (1), com uma medida oval (4) em sua parte interna.
BR202019014358-0U 2019-07-11 2019-07-11 disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica BR202019014358U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019014358-0U BR202019014358U2 (pt) 2019-07-11 2019-07-11 disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019014358-0U BR202019014358U2 (pt) 2019-07-11 2019-07-11 disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202019014358U2 true BR202019014358U2 (pt) 2021-01-19

Family

ID=74504327

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019014358-0U BR202019014358U2 (pt) 2019-07-11 2019-07-11 disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019014358U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Präkel The visual dictionary of photography
Stroebel View camera technique
TWI231050B (en) Moveable mirror module for an image capturing apparatus capable of taking multi angle pictures
WO2021218536A1 (zh) 一种高动态范围图像合成方法和电子设备
Taheri et al. Focusing and depth of field in photography: application in dermatology practice
BR202019014358U2 (pt) disposição aplicada em filtro para transformação de uma lente esférica em uma lente anamórfica
JPH10133271A (ja) 両目的カメラ
JP2005006271A (ja) 映像取り込み装置
Stone A user's guide to the view camera
CN209943927U (zh) 一种微型相机三角架
Johnston et al. Basic Photographic Concepts
JP2627598B2 (ja) カメラ
JP4059624B2 (ja) 撮影画像の補正方法
Sagers et al. History of Photography
CN2502297Y (zh) 数码测光屏
JALIU et al. FROM CAMERA OBSCURA TO THE DIGITAL PHOTO CAMERA
Pershan Digital Photography Explained
Credit CPM411: PHOTOGRAPHIC IMAGING THEORIES AND TECHNIQUES
Verhoeven Did the digital (r) evolution change the concept of focal length?
Anghel Camera Sensors in Forensic Photography–Does Bigger Means Better?
Montabone Digital Photography
Gupta et al. Photography of the nail unit
Thies RetroCameras!(Thies)
IT202100004103U1 (it) Dorso digitale per fotocamere analogiche di medio formato - 6x7, 6x6cm e 6x4,5cm
KR20050079903A (ko) 고해상도 35밀리미터 디지털 필름

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2692 DE 09-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.