BR202019003843U2 - Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos - Google Patents

Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos Download PDF

Info

Publication number
BR202019003843U2
BR202019003843U2 BR202019003843-3U BR202019003843U BR202019003843U2 BR 202019003843 U2 BR202019003843 U2 BR 202019003843U2 BR 202019003843 U BR202019003843 U BR 202019003843U BR 202019003843 U2 BR202019003843 U2 BR 202019003843U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
footwear
sole
velcro
model
shoe
Prior art date
Application number
BR202019003843-3U
Other languages
English (en)
Inventor
Patrícia Nocente Espanhol
Original Assignee
Patrícia Nocente Espanhol
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Patrícia Nocente Espanhol filed Critical Patrícia Nocente Espanhol
Priority to BR202019003843-3U priority Critical patent/BR202019003843U2/pt
Publication of BR202019003843U2 publication Critical patent/BR202019003843U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos. trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma disposição construtiva aplicada em calçado (c1) para a confecção de múltiplos modelos de diferentes calçados a partir da manutenção de uma parte inferior (1), ou sola, e uma parte superior (2), ou cabedal, que realiza com a dita parte inferior, diferentes modelos de calçados.

Description

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CALÇADO PARA MÚLTIPLOS MODELOS BREVE SUMÁRIO
[001] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma disposição construtiva aplicada em calçado para a confecção de múltiplos modelos de diferentes calçados a partir da manutenção de uma parte inferior, ou sola, e uma parte superior, ou cabedal, que realiza com a dita parte inferior, diferentes modelos de calçados.
[002] A invenção traz uma significativa e revolucionária melhora na forma de usufruir do calçado, facilitando a vida do usuário, que, com um único calçado, poderá dispor de vários modelos passíveis de serem acoplados utilizando a mesma sola e várias combinações, mudando somente a parte de cima do mencionado calçado, reduzindo também espaço na hora de guardar ou transportar dentro de malas quando em viagem.
CAMPO DE APLICAÇÃO
[003] A solicitação de patente de modelo de utilidade em questão enquadra-se no segmento calçadista.
ESTADO DA TÉCNICA
[004] No atual estado da técnica existem várias modificações feitas em calçados disponíveis ao consumidor, como, por exemplo: calçado fechado com correia que passa atrás do tornozelo (estilo crocs), a qual uma vez posicionada para frente vira um chinelo; são conhecidos também sapatos de salto, com saltos removíveis, podendo o mencionado salto ser retirado transformando o calçado em uma sapatilha.
[005] Nas pesquisas realizadas foi encontrado o documento BR202013010966-2, depositado em 03/05/2013, intitulado “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CALÇADO COM SISTEMA DE ENTRESSOLA SUBSTITUÍVEL”, constituída por uma adequação junto ao solado do calçado através do encaixe e fixação da entressola, que poderá ser removida e novamente colocada, proporcionando ao usuário portador de necessidades especiais a oportunidade de adequar determinada entressola, conforme a sua necessidade, em um calçado de sua preferência. Este documento revela uma entressola que faz uso de “velcro” para ser fixada à sola, objetivando interpor um elemento intermediário para auxiliar a pessoa com deficiência.
[006] O documento BR202012028579-2, depositado em 08/11/2012, intitulado “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ESTRUTURA DE CALÇADO COM PARTES SUBSTITUÍVEIS”, descreve uma estrutura que pode ser incorporada em calçados, dotados com solado, palmilha, salto e que configuram uma base geral, sendo que tais calçados apresentam uma parte de cabedal/gáspea, sendo que os calçados incorporam um zíper que permite a separação de uma parte substituível de uma parte de cabedal/gáspea; o modelo de calçado conta com um zíper, que tem uma porção inferior e urna porção complementar, sendo que a porção inferior é unida a uma tira de interface, que pode ser produzida em couro ou outro material que se mostre adequado; a tira de interface pode ser unida ao solado mediante utilização de adesivo ou outro meio usualmente empregado, enquanto que previamente a referida tira de interface recebe a fixação da porção inferior do zíper através de costura; a tira de interface, como também uma parte substancial da porção inferior do zíper fica oculta tanto por urna primeira camada de revestimento de acabamento, como também pela palmilha; uma linha de costura é utilizada para unir a porção complementar do zíper à parte substituível da parte de cabedal/gáspea.
[007] O documento PI0214122-1, depositado em 20/11/2002, intitulado "ARTIGO DO TIPO CALÇADO COM UM ELEMENTO SUBSTITUÍVEL QUE ENCAIXA NO SOLO E MÉTODO DE FIXAÇÃO DE UM ELEMENTO QUE ENCAIXA NO SOLO", descreve artigo do tipo calçado dotado de elementos de encaixe por pressão, substituíveis, que encaixam no solo particularmente pontas de encaixe por pressão e um kit e método para alterar as características de encaixe no solo de um artigo do tipo calçado, tal como um sapato atlético. Um artigo do tipo calçado de acordo com a presente invenção inclui uma sola e/ ou um solado externo tendo pelo menos um elemento que encaixa no solo em encaixe por pressão com a mesma. Em particular, o elemento que encaixa no solo é encaixável sob a aplicação de força não rotacional (especialmente uma força manual). De acordo com um aspecto da presente invenção, uma realimentação claramente discernível (especialmente uma realimentação audível, tal como um som de clique ou de estalo) é proporcionada para indicar, claramente, o encaixe entre o elemento que encaixa no solo e a sola.
[008] Os modelos descritos acima objetivam, cada qual dentro da sua proposta, apresentar uma diferente solução para um problema relatado. No entanto, nenhum deles, descreve um calçado composto de uma base que é mantida na forma de solado, à qual podem ser aplicados, por simples desencaixe seguido de novo encaixe, um cabedal, ou parte superior diferente, de maneira que o calçado se componha em harmonia com os mais diferentes tipos de usuários, ambientes e vestimentas.
DO NOVO MODELO
[009] Assim, cabe esclarecer que, em relação a qualquer calçado que tenha sido modificado, nenhum deles se divide em duas partes, a partir de uma técnica de separação completa da base ou solado da parte superior, ou cabedal, a partir de uso de camadas de “velcro” confrontantes e estendidas a toda a área da base em recuo, e também a toda a área da superfície inferior da parte superior, ou cabedal, que se encaixa e se aloja na base e fica contornada por um filete que impede a visualização da união entre as mencionadas partes.
[010] Assim, além de poder alternar e colocar o modelo desejado na mesma sola, o usuário ganha em praticidade e economia de espaço gerada. Caso tenha, por exemplo, um calçado extremamente confortável, mas com a parte de cima suja, a solução é desgrudá-la, colocar a outra parte do modelo desejado e higienizar aquela que foi retirada, e ainda assim continuar com o seu calçado favorito.
OBJETIVOS DO MODELO
[011] É, portanto, um objetivo do novo modelo atingir a vaidade do consumidor a primeira vista, ou seja, aquela vontade de possuir vários pares de calçados, muitas vezes sem espaço para guardá-los.
[012] Outro objetivo do modelo é atuar positivamente com relação à questão da sustentabilidade e impacto ambiental, particularmente pela quantidade de matéria prima empregada em um calçado normal, gerando melhorias expressivas neste sentido.
[013] Outro objetivo do modelo é propor ao mercado um produto mais compacto para se guardar e que possui menos material inserido em relação aos similares do mercado, porém com a mesma funcionalidade a que se destina.
[014] É, ainda, um objetivo do novo modelo, trazer ao mercado um produto inovador, cuja aplicação irá mudar o conceito do usuário em relação a calçados e gerar uma redução no impacto ambiental no momento do descarte, a isso associando-se a praticidade e economia de espaço.
DESCRIÇÃO GERAL DO MODELO
[015] O modelo em questão é composto, essencialmente, de duas partes, sendo a parte inferior denominada sola, cuja superfície superior recebe a inserção, por exemplo mediante colagem, de um elemento de “velcro” que se alojam em uma área em recuo em relação à borda; ao passo que a parte superior, ou cabedal, possui a face inferior, confrontante com o elemento de “velcro” da parte inferior, também dotada de correspondente elemento de “velcro”, ditas camadas de “velcro” que, uma vez justapostas e encostadas, promovem a união de ambas as mencionadas partes, configurando um calçado onde a parte superior pode sempre variar sobre uma mesma sola.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[016] O modelo será, a seguir, descrito em sua forma preferencial de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:
Figura 1: Vista em perspectiva do calçado com as partes inferior e superior separadas entre si, exemplificando um modelo de realização;
Figura 2: Vista superior de um modelo aplicado à parte superior do calçado;
Figura 3: Vista inferior de um modelo aplicado à parte superior do calçado;
Figura 4: Vista em perspectiva da parte superior do calçado exemplificado nas figuras 2 e 3;
Figura 5: Vista superior da parte inferior, ou sola, do calçado;
Figura 6: Vista inferior da parte inferior, ou sola, do calçado;
Figura 7: Vista em perspectiva de do calçado montado, segundo um modelo de exemplificação adotado neste pedido de patente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODELO
[017] A DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CALÇADO PARA MÚLTIPLOS MODELOS, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, compreende um calçado (C1) composto de uma parte inferior (1), ou sola, e uma parte superior (2), ou cabedal, as quais são unidas entre si por elementos de "velcro” (3) dispostos de maneira confrontante e com mesmas configurações, na face superior (4) da parte inferior (1) e face inferior (5) da parte superior (2); a parte inferior (1), numa realização preferida, mas não obrigatória, terá a parte ‘fêmea’ do elemento de “velcro” (3), ao passo que a parte superior (2) a parte ‘macho’ do mencionado elemento de “velcro” (3), não sendo esta uma obrigatoriedade construtiva.
[018] O meio de aplicação dos elementos de “velcro” (3) nas respectivas faces superior (4) e inferior (5) pode ser preferencialmente a colagem.
[019] A parte inferior (1), ou sola, recepciona em sua borda um filete (6) contornante que atua como meio de acabamento, milimetricamente acima da base recuada onde está o elemento de “velcro” (3), com o objetivo de não deixar à mostra o mencionado elemento de “velcro” (3). O material empregado neste acabamento pode ser de diferentes padronizações, dentre os quais pode-se citar, a título de exemplo, cordas, tecidos ou outros, sendo idealizado de maneira que, ao ocorrer a sobreposição das partes envolvidas, não fique evidente a junção entre as mesmas.
[020] Com relação à parte superior (2), ou cabedal, do calçado (C1), esta será fabricada na palmilha com as mesmas medidas da parte inferior (1), ou sola. Vários modelos poderão ser adotados, como, por exemplo, correia estilo chinelo, tamanco, sandália com tira de fechar no calcanhar, sandália com tira de amarrar no tornozelo, mule, etc. Todos os modelos deverão ser confeccionados no mesmo formato e tamanho de palmilha a ser encaixada na parte inferior (1).
[021] Portanto, de acordo com o modelo, a partir de uma única parte inferior (1), ou sola, poder-se-á usar vários modelos de calçados (C1), ou seja, a parte superior (2) poderá assumir diferentes formas para uma única parte inferior (1), ou sola, o que viabiliza, além das vantagens já preconizadas, a possibilidade de tornar o produto colecionável, além de poder ser adaptado a várias situações cotidianas.
[022] O presente modelo possui ainda a particularidade de prover a redução de matéria prima na fabricação do calçado (C1), pois a partir de uma mesma parte inferior (1), ou sola, se pode criar diferentes, ou seja, múltiplos modelos de calçados (C1), os quais poderão ser adquiridos no mercado.
[023] Não obstante, o modelo ganha uma importante função ambiental, haja vista que, no momento do descarte do material componente da parte inferior (1), ou sola, somente uma sola será descartada, e não várias, reduzindo assim de forma importante o impacto ambiental.

Claims (1)

  1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CALÇADO PARA MÚLTIPLOS MODELOS, compreende um calçado (C1) caracterizado por uma parte inferior (1), ou sola, e uma parte superior (2), ou cabedal, as quais são unidas entre si por elementos de "velcro” (3) dispostos de maneira confrontante e com mesmas configurações, na face superior (4) da parte inferior (1) e face inferior (5) da parte superior (2); a parte inferior (1), ou sola, recepciona em sua borda um filete (6) contornante que atua como meio de acabamento, milimetricamente acima da base recuada onde está o elemento de “velcro” (3); um elemento de “velcro” (3) compõe a parte macho e outro a parte fêmea do mesmo.
BR202019003843-3U 2019-02-25 2019-02-25 Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos BR202019003843U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019003843-3U BR202019003843U2 (pt) 2019-02-25 2019-02-25 Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019003843-3U BR202019003843U2 (pt) 2019-02-25 2019-02-25 Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202019003843U2 true BR202019003843U2 (pt) 2020-10-06

Family

ID=73024924

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019003843-3U BR202019003843U2 (pt) 2019-02-25 2019-02-25 Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019003843U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4297798A (en) Footwear system
US7650704B2 (en) Footwear system with interchangeable portions
US2261125A (en) Shoe
US4114296A (en) Interchangeable sandal
US20180325208A1 (en) Convertible Shoe
US2126094A (en) Shoe
JP2023546086A (ja) カメレオンソール履物装置
US20190045878A1 (en) Shoe constructions
BR202019003843U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em calçado para múltiplos modelos
US20230320460A1 (en) Shoe sole with interchangeable outsole
US20120330795A1 (en) Shoe with reconfigurable insole and method
KR101754515B1 (ko) 조립식 슬리퍼
WO2016179675A1 (pt) Calçado feminino com salto alto removível, comutável para sapatilha, rasteirinha e congênere
US20240180293A1 (en) Interchangeable footbed for footwear and a modular shoe system having an interchangeable footbed
US2073543A (en) Shoe construction
KR20040092094A (ko) 조립식 신발
KR20100103909A (ko) 자석을 이용한 슬리퍼 겸용 신발
KR100605291B1 (ko) 신발코의 분리가 가능한 한복 코신 겸용 일상화
BR112020015911A2 (pt) Sola mais externa para calçado e calçado proporcionado com referida sola mais externa
KR20220165028A (ko) 탈부착이 가능한 신발 밑창
US1265755A (en) Heel-attaching means.
KR200259512Y1 (ko) 앞뒤로 신는 슬리퍼
BR202019027284U2 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em calçado alternável
KR200363975Y1 (ko) 신발굽의 높이를 조절할 수 있는 신발
IT201800001853U1 (it) Struttura di suola e sottopiede e calzatura ottenuta con detta suola o sottopiede

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention