BR132017008728E2 - sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização - Google Patents

sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização Download PDF

Info

Publication number
BR132017008728E2
BR132017008728E2 BR132017008728-9A BR132017008728A BR132017008728E2 BR 132017008728 E2 BR132017008728 E2 BR 132017008728E2 BR 132017008728 A BR132017008728 A BR 132017008728A BR 132017008728 E2 BR132017008728 E2 BR 132017008728E2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
steam
valve
conditioner
pressure
vapor
Prior art date
Application number
BR132017008728-9A
Other languages
English (en)
Inventor
José Ignacio Palacios Barrasús
Original Assignee
José Ignácio Palacios Barrasus
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by José Ignácio Palacios Barrasus filed Critical José Ignácio Palacios Barrasus
Priority to BR132017008728-9A priority Critical patent/BR132017008728E2/pt
Priority to PCT/BR2017/050100 priority patent/WO2017185156A1/pt
Publication of BR132017008728E2 publication Critical patent/BR132017008728E2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23NMACHINES OR APPARATUS FOR TREATING HARVESTED FRUIT, VEGETABLES OR FLOWER BULBS IN BULK, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PEELING VEGETABLES OR FRUIT IN BULK; APPARATUS FOR PREPARING ANIMAL FEEDING- STUFFS
    • A23N17/00Apparatus specially adapted for preparing animal feeding-stuffs
    • A23N17/005Apparatus specially adapted for preparing animal feeding-stuffs for shaping by moulding, extrusion, pressing, e.g. pellet-mills

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)

Abstract

a presente invenção trata de sistema automatizado para o condicionamento de massas para peletização compreendendo sensores, aditivo coadjuvante, em pontos críticos de controle das variáveis e parâmetros ligados à qualidade final do vapor e condicionamento de massa para peletização. o sistema pode ainda ser modulado de acordo com cada fábrica, com o uso do conjunto da invenção. a presente invenção também trata de conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização, cujas funções são obtenção dos parâmetros de controle do vapor, controle da qualidade do cozimento da massa. o conjunto compreende, ainda, separadores de névoas, uso ou não de um coadjuvante, para garantir um vapor saturado seco adequado, a qualidade do condicionamento da massa, qualidade do produto peletizado final e maior eficiência produtiva.

Description

“SISTEMA PARA PASTEURIZAÇÃO DE ALIMENTOS E ELIMINAÇÃO DE PATÓGENOS E CONJUNTO PARA GARANTIR VAPOR SATURADO SECO NA PELETIZAÇÃO” Referência a Pedido Anterior [001] O presente pedido é um Certificado de Adição de Invenção do pedido de patente BR 10 2016 009250 7, depositado em 26 de abril de 2016.
Campo da Invenção [002] A presente invenção reúne conhecimentos no campo da engenharia mecânica, engenharia termodinâmica, técnica de fluídos e física, constituindo-se em um conjunto composto por um equipamento e um produto, aplicados mais especificamente nos condicionadores de qualquer tipo, para a peletização; esse conjunto da presente invenção (i) compreende equipamentos que, instalados nos equipamentos da fábrica, formem um sistema que proporcione ajuste preciso da pressão do vapor, bem como a eliminação da névoa, conseguindo um vapor saturado seco, provendo, uma melhor homogeneização no processo de cozimento da massa, no condicionador, a ser peletizada com o calor e a umidade, em temperatura controlada, provendo ainda, um efeito de eliminação de bactérias patógenas e fungos; e (ii) pode usar ou não, como aditivo coadjuvante, um produto natural ou químico, que permite a melhora do coeficiente de transmissão térmica para a garantia do vapor saturado seco com título adequado de saturação, além de calor e umidade adequados para o condicionamento da massa para a peletização e para a eliminação de bactérias patógenas e fungos, pela ação do calor.
Estado da Técnica [003] Atualmente os equipamentos que são usados para eliminação dos arrastes de água do vapor são caixas metálicas, caixas de condensação, acessórios como purgadores que eliminam normalmente perto de 90% desses arrastes, ou seja, obtém-se um título máximo de 90% de eliminação dos arrastes em forma de gotas. Mas, esses equipamentos não são capazes de eliminar os arrastes em forma de névoas, com o que há perda de (1) capacidade de transferência térmica, (2) eficiência energética e (3) poder de gelatinização dos diferentes amidos que fazem parte das fórmulas das rações compostas, por exemplo.
[004] Ao mesmo tempo quando se tem em conta que se está usando esse calor do vapor de água no cozimento da massa no condicionador da peletizadora, verifica-se que se precisa de um lado de umidade e de outro de quantidade de calor. Se só for considerada a umidade, essa névoa, inclusive parte das gotas que foram eliminadas, não prejudicariam o resultado do cozimento, mas se deve ter em conta que no cozimento se perseguem alguns pontos fundamentais: 1) a gelatinização máxima possível de todos os amidos que compõem a massa; 2) o controle do efeito Maillard, ou seja, que não se prejudiquem reações entre os aminoácidos, as proteínas e os açúcares, com consequente prejuízo ao aspecto, cor, sabor e aos componentes nutricionais, quando for o caso; 3) o aumento da produção da máquina, a partir da eliminação de atritos; 4) o alcance de uma umidade ideal para a massa, em torno de 16%; 5) a eliminação dos contaminantes patógenos - fungos e bactérias, pela ação do calor.
[005] Se considerarmos a mistura do vapor de água com uma massa heterogênea composta por partes, por exemplo, de grãos, farelos, aminoácidos, microelementos, vitaminas etc., temos que a difusão da umidade não vai ser totalmente homogênea devido às características físicas da massa e devido às características mecânicas dos condicionadores. Ainda, o calor ou as quilocalorias - quantidade de calor - que se tem que transferir para a massa encontra-se com as mesmas dificuldades de homogeneização que a umidade, mas com o agravante de que quando está levando névoa - micelas de água que se transformam em gotas - essa parte do vapor já perdeu sua entalpia, ou seja, a energia necessária para que a água passe ao estado gasoso, com o que proporciona umidade, mas não proporciona calor, sendo esse de quantidade muito pequena. O vapor cede calor de 100° para 82°, portanto, somente transfere 18 quilocalorias por quilo de massa de água. Isso significa que, pela prática atual, o calor não vai atingir todas as áreas de uma maneira homogênea e o amido da massa não gelatinizará de forma ótima. Por outro lado, com a utilização do conjunto da presente invenção para garantia de vapor saturado seco a transferência de calor é o equivalente à entalpia -energia ideal para a transformação da água em vapor- mais (+) as 18 quilocalorias transferidas por quilo de massa de água.
[006] Ao mesmo tempo, deve-se ter em conta que essa névoa - ou micelas de água - que entra em contato diretamente com a massa dissolve os sais dos componentes mais solúveis, agregando partículas que formam grumos - ou efeito de aglomeração; esses grumos que permanecem, podem ter maior ou menor volume, dependendo do tipo de condicionador e da injeção de vapor dentro do mesmo. Esses grumos podem conter contaminantes, devido aos diferentes componentes e como efeito da aglomeração, pois a parte interna do grumo não conseguirá temperatura suficiente para ser descontaminada, uma vez que haverá uma barreira externa produzida na superfície do grumo da massa que, em razão do vapor inadequado, terá uma má gelatinização, pois a umidade e o calor não atingirão o interior das partículas. Como consequência, há o funcionamento instável da peletizadora, com possíveis paradas por embuchamento - entupimento dos furos da matriz de saída da massa - e, ao mesmo tempo, a contaminação no interior desses grumos poderá ser o germe de contaminações posteriores difundidas na linha de produção.
[007] Ainda, as umidades dentro do condicionador tampouco serão homogêneas, tendo diferentes pontos que podem estar ultrapassando os limites de umidade, em torno de 16% ou ideal, normalmente utilizados para esses equipamentos, o que é mais um problema quanto ao funcionamento das práticas convencionais.
[008] Atualmente, usam-se separadores simples que eliminam o vapor condensado, ou seja, a água, e não névoas e micelas. Como não foram eliminadas todas as partículas de água e as névoas, normalmente o equipamento não só perde produtividade, como também faz perder qualidade do produto final, qualidade do cozimento do mesmo e aumento de riscos de contaminação e de recontaminação, reduzindo a eficácia dos muitos tratamentos disponíveis no mercado para controle de umidade, controle fúngico e otimização da gelatinização da massa, por exemplo.
[009] Em resumo, até hoje se utilizam eliminadores de condensados, mas são insuficientes e não eliminam as névoas. Portanto, ao não serem eliminadas as névoas, o cozimento da massa não é homogêneo. Esses problemas geram prejuízos que posteriormente aparecerão no consumo, problemas para saúde animal e humana, custos excessivos de manutenção, custos excessivos de equipamentos, custos de reposição de peças, deterioração das máquinas de purga de condensados, decorrentes do gotejamento, água e sujeira, com perda de produtividade, dentre outros já mencionados.
[0010] Portanto, estas técnicas têm se mostrado como carentes, ao menos em parte, de conseguir o objetivo do condicionamento da massa para a peletização, diminuindo em muitos casos a qualidade dos alimentos, a produtividade das máquinas ou dos alimentos, a eficiência da planta, as perdas no consumo de energia e resultando em custos desproporcionais em relação aos que são objetivos das empresas.
Descrição Resumida da Invenção [0011] A presente invenção trata de um conjunto composto por equipamentos e produtos, para garantir vapor saturado seco aos condicionadores de peletização.
[0012] Para poder obter melhores resultados no condicionamento de rações necessitamos poder transferir, à pressão de trabalho que lhe corresponda, a totalidade da entalpia que dispõe o vapor. Para conseguir isso é necessário que tal vapor esteja totalmente isento de névoas e micelas.
[0013] A pressão de vapor e a temperatura da massa é que vão ser controlados e regulados pelo conjunto da invenção, aplicados na planta da fábrica, compondo o sistema, com base em parâmetros como temperatura, umidade e pressão. São a qualidade e a pressão do vapor utilizado que serão responsáveis por conseguir uma boa peletização, sem que haja problemas de formação de condensados e a fim de que seja possível cozinhar a massa com o vapor sem névoa, com o que o funcionamento do condicionador estará perfeitamente regulado e controlado.
[0014] A principal vantagem do conjunto da invenção é garantir o cozimento mais uniforme da massa no condicionador, aportando o calor de transferência correspondente ao vapor sob a pressão que esteja sendo aplicado. É aproveitada a entalpia total, com o que o rendimento desse vapor será o máximo que possa dar a pressão que seja usada.
[0015] O conjunto da invenção consegue fornecer vapor saturado seco, isso resulta que não haverá falta de rendimento e defeitos de homogeneização no cozimento. É aplicado vapor saturado seco à pressão de acordo com o necessário para o processo de cozimento, para haver a melhor transferência de calor.
[0016] Obtém-se vapor saturado seco, mas ao mesmo tempo obtém-se que as condições termodinâmicas e de intercâmbio do calor sejam adequadas para cada tipo de processamento e para vários tipos de alimentos, preferencialmente, qualquer tipo de ração.
[0017] O referido conjunto da invenção, por seu aproveitamento e controle de calor na massa, transferido pelo vapor saturado seco controla a contaminação microbiológica, uma vez que elimina bactérias e fungos patógenos da ração, durante o processo de cozimento no condicionador.
[0018] A presente invenção considera a quantidade e a qualidade de vapor aportado à ração como parâmetro para saber que quantidade de energia térmica tem sido transferida a este.
[0019] A invenção resolve as anomalias dos sistemas atuais de adição de vapor descritas mediante os diferentes produtos coadjuvantes / aditivos, instrumentos e equipamentos, com a adequada administração dos mesmos usando sensores de umidade e temperatura (33) instalados em dispositivos da fábrica como na saída do condicionador à peletizadora. Além disso, são utilizadas válvulas de regulagem de pressão (15) e (18), separadores de névoas (6, 21) dotados de conjunto de itens para purga de condensados (7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 54 e 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 55, respectivamente), com garantia de entrega de um título de vapor adequado para o objetivo da peletização.
[0020] Os produtos coadjuvantes/aditivos hoje já são dosados por equipamentos automatizados controlados por um programa de computador que permite a armazenagem de dados para sua gestão e a definição das ações do sistema de dosagem. Na presente invenção, os parâmetros do sensor de umidade e temperatura (33) instalado na saída do condicionador (51) da peletizadora da fábrica que serão lidos pelo operador para o ajuste manual da pressão de vapor do sistema, proporcionarão uma melhora nos resultados da fábrica, com relação aos sistemas convencionais.
Breve Descrição das Figuras [0021] A presente invenção será descrita de uma forma esquemática e não limitativa de seu escopo, com referência à Figura 1 que representa a lógica da construtividade e a ligação entre (i) os componentes do conjunto da presente invenção e (ii) as instalações da fábrica, formando o sistema de vapor saturado seco para o condicionamento de massas para peletização.
Descrição Detalhada da Invenção [0022] Quando se fala de transmissão de calor, são verificados alguns problemas: por exemplo, a massa que vai ser aquecida tem produtos como gorduras, e essas gorduras têm um fator isolante que prejudica a transmissão térmica do calor. Cada ração tem características próprias que podem determinar os coeficientes de transmissão térmica. Alguns dos resultados alcançados pela invenção, portanto, são: (i) a descontaminação de patógenos presentes na massa de alimentos, (ii) uma melhor gelatinização dos amidos, (iii) uma maior eficiência produtiva, (iv) a diminuição de problemas de embuchamento das peletizadoras.
[0023] Para potencializar esses resultados, para conseguir melhorar e incrementar o uso desse vapor saturado seco no cozimento e na descontaminação bacteriana e fúngica e conservar o alimento a posteriori, pode-se utilizar um produto coadjuvante/aditivo que melhore o coeficiente de transmissão térmica da massa, para conseguir as propriedades específicas do calor, para a garantia do vapor saturado seco, ajustando o conjunto da invenção às especificidades de cada fábrica e cada formulação/composição dos alimentos, o que garante um sistema eficiente para os objetivos da invenção.
[0024] Esses produtos podem ser naturais ou químicos, preferencialmente naturais, devem ter componentes com características de boa transmissão térmica, para ajudar a aumentar a condutividade térmica da massa. Ao mesmo tempo, é preciso que esse coadjuvante tenha características que permitam chegar e levar esse calor a toda a massa, incluindo partículas finas e grossas da mistura dos ingredientes do alimento.
[0025] Para conseguir que esse cozimento possa ser melhorado com esse coadjuvante, o produto leva sais e ácidos orgânicos.
[0026] Esses produtos são adicionados já no misturador com o objetivo de que eles sejam homogeneizados continuamente na massa, deixando a massa em condições e já com o coeficiente de transmissão térmica maior a fim de que permita, no condicionador, melhor cozimento. As qualidades nutricionais, organolépticas e físicas da ração serão melhores, podendo ser observadas através de parâmetros próprios desses indicadores, como PDI, atividade de água - AW etc., cheiro de limo, aquecimento, esfarelamento.
[0027] O produto pode ser polar e não polar, desde que permita eliminar o caráter hidrofóbico de alguns componentes do alimento.
[0028] O vapor saturado seco vai permitir alcançar os parâmetros de variáveis ou características técnicas que resolvam os problemas atuais, mas, quanto mais quantidade de vapor seja usado, sem ultrapassar os limites estabelecidos para esses processos, significará melhora de todas as variáveis ou características técnicas que se pretende atingir.
[0029] Para conseguir uma melhor gelatinização dos amidos, são necessários os ajustes de umidade, temperatura e pressão do vapor.
[0030] A pressão do vapor será regulada por uma válvula de regulagem de pressão (15), regulada manualmente conforme temperatura da massa no condicionador (51), ou seja, a partir da leitura pelo operador dos parâmetros do sensor de umidade e temperatura (33) instalado na saída do condicionador da peletizadora da fábrica. Com a melhora do coeficiente de transmissão térmica, com o coadjuvante térmico, a massa terá ambos: (i) capacidade de absorver calor e, com isso, (ii) melhor grau de gelatinização.
[0031] Se houver mais calor e se o calor chegar a todos os lugares da massa, haverá também mais segurança com relação à descontaminação por bactérias patógenas e fungos.
[0032] Por fim, para poder acompanhar o processo já há a dosagem automatizada dos produtos que são usados no misturador é medida a variável de umidade no misturador (46) e, pela presente invenção, serão monitoradas as variáveis de umidade e temperatura no condicionador (51), a partir da leitura do sensor (33), a fim de que o sistema funcione de forma automática para o misturador e por indicação dos operadores na adição de vapor no condicionador.
[0033] O regulador é a válvula de pressão (15) ou (18) tendo como variáveis de referência, e não de comando, a umidade e a temperatura para evitar o embuchamento da peletizadora por excesso de umidade. O equipamento estará composto por, dentre outros elementos do conjunto da invenção: pelo menos um separador de névoas de entrada e válvulas reguladoras de pressão e sensores de temperatura e umidade.
Separador de névoas: [0034] A eliminação das névoas de vapor, na presente invenção, se realiza em separadores de névoas (06, 21). O objetivo dos separadores de névoas é entregar ao processo um vapor com um título adequado.
[0035] Por princípio, em qualquer processo no qual vapor e líquido entram em contato, o vapor arrasta um pouco de líquido. Este arraste é gerado por três mecanismos básicos, quais sejam, ação mecânica, condensação e reação química.
[0036] O separador de névoas realiza a função de “limpar” o vapor, ou seja, “garantir” que o vapor de água depois de passar por ele saia livre de névoas de água que provoquem problemas no processo, em razão da presença indesejada de água, ou de resfriamento em caso de realizar transferência de energia através do vapor, por deixar zonas “frias” na película de contato com o outro elemento a aquecer, como é a ração.
[0037] Ao se utilizar o separador de névoas (06) e (21) obtém-se o vapor saturado seco e, como consequência, há aumento da capacidade de produção, melhora na pureza do produto, eliminação da contaminação bacteriana patógena e de fungos na massa da ração e maior proteção dos equipamentos.
Conjunto da Invenção: [0038] Assim, conforme detalhado acima e de acordo com a Figura 1, observa-se que o conjunto da invenção para garantir vapor saturado seco compreende os componentes e sua combinação de acordo com cada fábrica, segundo a seguinte lógica de estruturação: Instalação no início da tubulação de vapor que alimenta o condicionador (51) da peletizadora (43), no conjunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura do circuito (1).
Instalação no início da tubulação de vapor que alimenta o condicionador (51) da peletizadora (43), no conjunto da invenção, de um filtro em Ύ” (4).
Instalação antes da válvula de controle de pressão (15), no conjunto da invenção, de um separador de névoas (6), desenhado em cada caso para a capacidade produtiva da linha e com base no descrito na presente invenção, para conseguir um título de vapor adequado.
Instalação na saída do condensado de vapor (54) do separador de névoas (6), no conjunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura da linha (7).
Instalação na saída do condensado de vapor (54) do separador de névoas (6), depois da válvula de fechamento-abertura (7), no conjunto da invenção, de um filtro em Ύ" (8).
Instalação na saída do condensado de vapor (54) do separador de névoas (6), depois do filtro em Ύ” (8), no conjunto da invenção, de uma trampa de vapor (9).
Instalação a partir de antes da válvula de fechamento-abertura (7), e entre a trampa de vapor (9) e o visor para comprovação do fluxo de condensado (11), no conjunto da invenção, de um by-pass (10) para a purga de condensados do separador de névoas (6) formado por tubulação do mesmo diâmetro que a linha de condensados e uma válvula de fechamento-abertura (similar ao item 7).
Instalação na saída do condensado de vapor (54) do separador de névoas (6), depois da trampa de vapor (9) e da saída da tubulação do by-pass (10), no conjunto da invenção, de um visor para comprovação do fluxo decondensado (11).
Instalação na saída condensado de vapor (54) do separador de névoas (6), depois do visor para comprovação do fluxo de condensado (11), no conjunto da invenção, de uma válvula de retenção (12).
Instalação na saída condensado de vapor (54) do separador de névoas (6), depois da válvula de retenção (12), no conjunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura da linha (13).
Instalação na tubulação de saída do vapor do separador de névoas (6), no coniunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura da linha (14).
Instalação depois do separador de névoas (6), no coniunto da invenção. de uma válvula de regulagem de pressão (15). Esta válvula (15) regulará a pressão de entrada do vapor ao condicionador (51), mediante leitura do sensor (33) pelo operador quando às variáveis de umidade e temperatura, podendo fechar ou abrir quando ocorrer falha de fornecimento.
Instalação depois da válvula de regulagem de pressão (15), no coniunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura da linha (16).
Instalação entre antes da válvula de fechamento-abertura da linha (14) e depois da válvula de fechamento-abertura da linha (16), no coniunto da invenção, de um bypass, formado por tubulação do mesmo diâmetro que a linha de vapor, uma válvula de regulagem (18) que, como a válvula (15) e na falha de funcionamento dela, regulará a pressão de entrada do vapor ao condicionador (51).
Instalação depois da saída da tubulação do bypass, no coniunto da invenção, de um separador de névoas (21), desenhado em cada caso para a capacidade produtiva da linha e com base do descrito na presente invenção, para conseguir um título de vapor adequado.
Instalação na saída do condensado de vapor (55) do separador de névoas (21), no coniunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura da linha (22).
Instalação na saída do condensado de vapor (55) do separador de névoas (21), depois da válvula de fechamento-abertura (22), no coniunto da invenção, de um filtro em “Y”(23).
Instalação na saída do condensado de vapor (55) do separador de névoas (21), depois de o filtro em Ύ” (23), no coniunto da invenção, de uma trampa de vapor (24).
Instalação a partir de antes da válvula de fechamento-abertura (22), e entre a trampa de vapor (24) e o visor para comprovação do fluxo de condensado (26), no conjunto da invenção, de um by-pass (25) para purga de condensados do separador de névoas (21) formado por tubulação do mesmo diâmetro que a linha de condensados e uma válvula de fechamento-abertura, pilotada ou não. (similar ao item 22).
Instalação na saída do condensado de vapor (55) do separador de névoas (21), depois da trampa de vapor (24) e da saída da tubulação do by-pass (25), no conjunto da invenção, de um visor para comprovação do fluxo de condensado (26).
Instalação na saída do condensado de vapor (55) do separador de névoas (21), depois do visor para comprovação do fluxo de condensado (26), no conjunto da invenção, de uma válvula de retenção (27).
Instalação na saída do condensado de vapor (55) do separador de névoas (21), depois da válvula de retenção (27), no conjunto da invenção, de uma válvula de fechamento-abertura da linha (28).
Instalação na tubulação de saída do vapor do separador de névoas (21), depois do sensor e transdutor de pressão online (29), no conjunto da invenção. de uma válvula de corte (30) do fornecimento de vapor ao condicionador (51).
Instalação na tubulação de saída do vapor do separador de névoas (21), depois da válvula automática de corte do fluxo de vapor (30), no coniunto da invenção, de uma válvula de controle automático de fluxo de vapor (31) de entrada ao condicionador (51). A válvula (31) é controlada automaticamente pelo software de automatização que acompanha a peletizadora.
Instalação na tubulação de saída da válvula (31), no coniunto da invenção, de uma peça de tubulação flexível (32) reforçada para amortizar os golpes de aríete na linha principal e de vapor e evitar, assim, a transmissão das vibrações da tubulação ao condicionador (51) e à peletizadora (43).
Instalação no condicionador (51), como parte do conjunto da invenção. de um sensor de umidade e temperatura (33) para faixas de temperatura de até 110°C, podendo ser, ainda, um medidor por termografía externo. Este sensor (33) será lido manualmente e a partir dos dados do sensor se executará a decisão de maior ou menor abertura da válvula reguladora de pressão (15), para aumentar ou diminuir a temperatura de entrada no condicionador (51). O dado de umidade servirá para limitar a umidade máxima -16% - a transferir à ração e, em caso de exceder o limite máximo, fechar a válvula de controle (15) e deixar de aportar mais ou menor vapor.
Conjunto regulador de pressão (20), no coniunto da invenção. compreendendo as válvulas (14), (15) e (16) e o conjunto bypass e válvula (18), que garante ao sistema o funcionamento e o controle da pressão do vapor saturado seco.
[0039] O coniunto da presente invenção compreende, portanto, sensores de umidade e temperatura ou medidor por termografía externo (33), válvulas de controle de pressão (15) e (18), todos instalados em equipamentos e instalações da fábrica de ração peletizada, condicionadores (51) e outros componentes e bypass.
[0040] A presente invenção compreende, ainda, no coniunto. separadores de névoas (6 e 21) desenhados em cada caso, para a capacidade produtiva da linha, para conseguir um título de vapor saturado seco adequado.
[0041] Dentre outros, os benefícios aportados pelo conjunto da presente invenção são: um consumo menor de energia por tonelada produzida, uma maior produtividade das máquinas, um melhor uso das ferramentas e utilitários -rolos, matrizes - desgaste em geral- e, dessa maneira, se obtém uma ração com custo menor que aquele verificado sem utilizar o conjunto da invenção, um produto final descontaminado, mas conservado, mais útil para o consumo e, ao mesmo tempo, uma fábrica com maior eficiência produtiva e, em consequência, otimiza-la ao máximo, garantindo a tendência a um processo produtivo, efetivo e de máxima qualidade.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. SISTEMA PARA PASTEURIZAÇÃO DE ALIMENTOS E ELIMINAÇÃO DE PATÓGENOS consistente em um conjunto instalado nos equipamentos da fábrica de rações, compreendendo pelo menos um misturador (46) para homogeneizar a massa, uma moega (47) para direcionar a massa, um transportador de grãos e farelos (48) e um elevador (49) para transferir a massa para um silo de espera (50), um condicionador (51) para o cozimento da massa e uma peletizadora (43) para a peletização da massa, caracterizado pelo fato de que dito condicionador (51) sendo provido de um sensor de umidade e temperatura específico ou medidor por termografia externo (33); dito sistema, compreende ainda: - uma tubulação de vapor que alimenta o dito condicionador (51) e que é provida, a partir da entrada da linha de vapor, de um separador de névoas (6) dotado de saída de condensados (54), regulada pela válvula de abertura-fechamento (7), provido, ainda, de by-pass (10) para atuar na falha da válvula (7); dito separador de névoas é seguido de tubulação de vapor, tubulação que é dotada de um conjunto regulador de pressão (20), composto por uma válvula de regulagem de pressão (15), válvulas de abertura e fechamento (14) e (16), um bypass de controle de pressão, composto por uma válvula de regulagem de pressão (18), seguido por um segundo separador de névoas (21), dotado de saída de condensados (55), regulada pela válvula de abertura-fechamento (22), provido, ainda, de by-pass (25) para atuar na falha da válvula (22).
2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da válvula de regulagem de pressão (18) ser manual, pilotada ou não, para abertura e o fechamento do fluxo de vapor ao condicionador (51), em caso de falha da válvula (15).
3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos separadores de névoas (6) e (21) serem instalados na tubulação de fornecimento de vapor, para prover um título de vapor de 97% ou mais, a partir do controle da válvula de regulagem de pressão (15) ou da válvula de regulagem de pressão manual, pilotada ou não (18).
4. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: compreender pelo menos um equipamento que proporcione ajuste preciso da pressão do vapor, eliminação da névoa, garantia de vapor saturado seco, melhor homogeneização no processo de cozimento da massa no condicionador a ser peletizada com o calor e a umidade, em temperatura controlada, eliminação de bactérias patógenas e fungos por ação do calor.
5. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do equipamento ser configurado por componentes do conjunto da invenção de acordo com a necessidade de cada fábrica;
6. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por usar ou não aditivo coadjuvante, natural ou químico, que permite a melhora do coeficiente de transmissão térmica, no misturador (46).
7. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por controlar a pressão adequada de vapor, a partir da temperatura, umidade e pressão, provendo vapor saturado seco necessário para o cozimento da massa no condicionador.
8. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por controlar a temperatura na faixa de 75° a 90° e a umidade até 16%, na saída do condicionador (51).
9. CONJUNTO PARA GARANTIR VAPOR SATURADO SECO NA PELETIZAÇÃO, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um sensor de umidade e temperatura (HT) (33), para coleta de dados de umidade e temperatura; pelo menos dois separadores de névoas (6) (21) dotados de saídas de condensados (54 e 55), reguladas pelas válvulas de abertura-fechamento (7 e 22), providos, ainda, de by-pass (10 e 25) para atuar na falha das válvulas (7 e 22), respectivamente, para conseguir um título de vapor seco adequado; pelo menos uma válvula de regulagem de pressão (15), manual, pilotada ou não para o fornecimento da pressão ao condicionador (51); podendo ter um bypass com pelo menos uma válvula de regulagem de pressão (18) manual, pilotada ou não, para acionamento em caso de falha da válvula principal (15).
10. CONJUNTO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato dos separadores de névoas (6) e (21) estarem instalados na tubulação de fornecimento de vapor, para prover, a partir do controle da pressão do vapor e da extração da umidade do vapor, um título de vapor de pelo menos 97%.
11. CONJUNTO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato do by-pass compreender uma válvula de regulagem de pressão (18) manual, pilotada ou não, para abertura e o fechamento do fluxo de vapor ao condicionador, em caso de falha da válvula (15).
12. CONJUNTO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato do sensor de umidade e temperatura (HT) (33), estar instalado no condicionador (51).
13. CONJUNTO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por controlar a pressão adequada do vapor, a partir da temperatura, umidade e pressão, provendo vapor saturado seco necessário para o cozimento da massa no condicionador.
14. CONJUNTO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por controlar a pressão do vapor saturado seco para garantir a saturação do vapor, entalpia e condicionamento da massa e controle de contaminantes bacterianos patógenos e fungos pelo calor, em níveis adequados para a peletização.
15. CONJUNTO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de ser modulável de acordo com as características da planta de fábrica onde será instalado.
BR132017008728-9A 2016-04-26 2017-04-26 sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização BR132017008728E2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR132017008728-9A BR132017008728E2 (pt) 2017-04-26 2017-04-26 sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização
PCT/BR2017/050100 WO2017185156A1 (pt) 2016-04-26 2017-04-26 Sistema automatizado para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto automatizado para garantir vapor saturado seco na peletização

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR132017008728-9A BR132017008728E2 (pt) 2017-04-26 2017-04-26 sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR132017008728E2 true BR132017008728E2 (pt) 2018-12-26

Family

ID=64958959

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR132017008728-9A BR132017008728E2 (pt) 2016-04-26 2017-04-26 sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR132017008728E2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11166482B2 (en) Modular produce drying tunnel and methods of use
CN205794021U (zh) 一种辣椒种子自动催芽装置
CN106720208A (zh) 一种快速制备干黄花菜的方法
CN1082847A (zh) 香料及草本植物的连续消毒干燥的方法及其设备
US10405501B1 (en) Growing system mixing box with CO2 containing exhaust inlet and cooling and heating coils in series
TW306872B (pt)
BR132017008728E2 (pt) sistema para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto para garantir vapor saturado seco na peletização
WO2017185156A1 (pt) Sistema automatizado para pasteurização de alimentos e eliminação de patógenos e conjunto automatizado para garantir vapor saturado seco na peletização
KR101838587B1 (ko) 고춧가루 제조 장치 및 방법
BR102016009250A2 (pt) Automated system for the conditioning of masses for peletization and automated compass to guarantee dried saturated vapor in peletization
CN109772194A (zh) 一种翻转式加湿装置
CN108185262A (zh) 一种食品加工用真空微波干燥灭菌设备
CN107136212A (zh) 优质乳巴氏杀菌温度测定方法以及优化后的巴氏杀菌工艺
CN209185579U (zh) 一种鸭产品连续杀菌装置
KR102045038B1 (ko) 전도열을 이용한 천일염 건조 장치
CN109222158B (zh) 一种核桃仁烘干设备
KR101964679B1 (ko) 제습된 공기를 사용하는 천일염 건조 장치
CN207600061U (zh) 沸腾干燥装置
CN106077006A (zh) 一种罐头瓶自动清洗装置
CN204653561U (zh) 一种马铃薯面团的熟化设备
CN207350771U (zh) 发酵库热水加热系统
CN104180484A (zh) 数据机房空调系统
CN204682149U (zh) 一种养鸡场通风系统
CN106616376A (zh) 一种快速制备干豆角的方法
CN208510006U (zh) 一种食品杀菌机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11Q Dismissal: the certificate of addition was not accessory to any patent, or a patent which was nominated accessory and no longer exists

Free format text: CONFORME O ESTABELECIDO NA NORMA DE EXECUCAO NO. 01/13 DE 18/03/13 EM SEU ARTIGO 5O, ARQUIVO O PRESENTE PEDIDO FACE AO ARQUIVAMENTO DEFINITIVO DO PEDIDO PRINCIPAL CONFORME DESPACHO 11.1.1 PUBLICADO NA RPI NO. 2533 DE 23/07/2019, DE ACORDO COM O DISPOSTO NO ART. 77 DA LPI (LEI 9279 / 96) DE 14/05/1996.

B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]