BR122021000054B1 - Conjuntos para elevar e assentar um carretel de tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados - Google Patents

Conjuntos para elevar e assentar um carretel de tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados Download PDF

Info

Publication number
BR122021000054B1
BR122021000054B1 BR122021000054-9A BR122021000054A BR122021000054B1 BR 122021000054 B1 BR122021000054 B1 BR 122021000054B1 BR 122021000054 A BR122021000054 A BR 122021000054A BR 122021000054 B1 BR122021000054 B1 BR 122021000054B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
spool
tube
laying
assembly
vessel
Prior art date
Application number
BR122021000054-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Leland Harris Taylor
Original Assignee
J. Ray Mcdermott, S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by J. Ray Mcdermott, S.A. filed Critical J. Ray Mcdermott, S.A.
Publication of BR122021000054B1 publication Critical patent/BR122021000054B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L1/00Laying or reclaiming pipes; Repairing or joining pipes on or under water
    • F16L1/12Laying or reclaiming pipes on or under water
    • F16L1/20Accessories therefor, e.g. floats, weights
    • F16L1/202Accessories therefor, e.g. floats, weights fixed on or to vessels
    • F16L1/203Accessories therefor, e.g. floats, weights fixed on or to vessels the pipes being wound spirally prior to laying
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L2/00Non-alcoholic beverages; Dry compositions or concentrates therefor; Their preparation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Storing, Repeated Paying-Out, And Re-Storing Of Elongated Articles (AREA)
  • Storage Of Web-Like Or Filamentary Materials (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Ship Loading And Unloading (AREA)

Abstract

Um carretel de armazenamento de tubos enrolados (10) com um eixo cilíndrico oco de grande diâmetro, estruturas de suporte de mancal de eixo de carretel (14) instaladas na embarcação, e uma disposição de acionamento de carretel montada na embarcação. O eixo através da largura do carretel provê rigidez estrutural e alinhamento consistente dos mancais em cada extremidade do eixo (12). Cada extremidade do eixo (12) se estende além do carretel e inclui uma seção para conexão a uma língua de elevação, uma seção para superfície de mancal de máquina, e uma seção para absorver contato inicial com a embarcação durante instalação. As estruturas de suporte de mancal de eixo de carretel (14) na embarcação incluem uma porção fixa para corresponder à área de mancal do eixo de carretel, e uma porção móvel para absorver contato inicial durante instalação do carretel. A disposição de acionamento de carretel (50) fica localizada em acoplamentos (56) de modo que eles podem ser manipulados no plano do flange de carretel para movimento de engate com a engrenagem de acionamento no flange de carretel.

Description

Reivindicação de Prioridade
[001] Este pedido reivindica prioridade de Pedido Provisório no. 61/310,798, depositado em 5 de março de 2010.
Campo e Fundamento da Invenção
[002] A invenção refere-se, genericamente, à instalação de tubulação de grande diâmetro offshore e, mais particularmente, às estruturas de carretel usadas nestas instalações.
[003] A instalação de tubulações de grande diâmetro submarinos mediante enrolamento de tubo de aço em um carretel, transportando o carretel carregado ao local de instalação de tubulação de grande diâmetro e desenrolando o tubo a partir de uma embarcação marinha offshore é uma arte bem estabelecida. As vantagens econômicas de instalação de tubulação de grande diâmetro enrolada comparadas a outros meios de instalação de tubulação de grande diâmetro submarina incluem quantidade reduzida de mão-de-obra requerida para trabalhar offshore, uma quantidade reduzida de equipamento marítimo e embarcações requeridas para suportar as operações de instalação, e velocidades de instalação de tubulação de grande diâmetro mais rápidas que reduzem a exposição da instalação a atrasos decorrentes das condições meteorológicas marinhas.
[004] O fundamental para o método de instalação de tubulação de grande diâmetro é o processo de união normalmente soldando comprimentos manufaturados de seções de tubo de aço em uma coluna de tubos contínua que pode então ser enrolada (“bobinada”) no carretel de tubos. Devido aos esforços no tubo de aço decorrente do enrolamento, a qualidade da solda precisa ser superior a soldas de tubo tipicamente usadas para instalações de tubulação de grande diâmetro não enrolada. Isto requer uma grande instalação em terra (para armazenar longas colunas de tubos) e uma força de trabalho altamente qualificada. Este tipo de instalação é conhe- cido como uma “base de bobinamento de tubos”. Colunas mais longas são preferidas, porque isto reduz o número de vezes que o enrolamento em processo precisa ser interrompido para permitir que outra coluna de tubos seja soldada.
[005] A menos que o carretel de tubos seja pequeno o bastante que ele possa praticamente ser embarcado e carregado na embarcação, a embarcação de lançamento de tubos enrolados precisa transitar para/da base de bobinamento de tubos, de modo a permitir que o tubo seja enrolado em um carretel instalado na embarcação.
[006] Uma vez na base de bobinamento de tubos, a embarcação de lançamento de tubos precisa então aguardar enquanto a coluna de tubos é engatada no carretel, enrolada, a coluna subsequente soldada na extremidade da coluna previamente enrolada no carretel, e a repetição da soldagem e enrolamento em processo até o momento em que o carretel esteja totalmente carregado com colunas de tubos. Uma vez carregado, a embarcação de lançamento de tubos precisa então transitar para o local de instalação de tubulação de grande diâmetro.
[007] Para convenientemente enrolar tubos na embarcação de lançamento de tubos, a instalação de base de bobinamento de tubos precisa prover longos comprimentos de tubos, minimizando, desse modo, a quantidade de tempo gasto soldando colunas de tubos.
[008] A necessidade de a embarcação de lançamento de tubos enrolados transitar a uma base de bobinamento de tubos distante, o alto custo fixo de estabelecimento deste tipo de instalação com uma capacidade de armazenamento de coluna de tubos, e a necessidade de que a embarcação fique aguardando durante o enrolamento dos tubos são acionadores de custo econômico primário de instalação de lançamento de tubos enrolados para tubulação de grande diâmetro bobinado. A fim de diminuir o volume de custo de deslocamento da embarcação de lançamento de tubos enrolados para/da base de bobinamento de tubos, é necessário incorrer-se em custo operacional fixo adicional para construir mais bases de enrolamento de tubos mais próximas aos locais de instalação de tubulação de grande diâmetro.
[009] Para tubo de menor dimensão (incluindo tubo flexível de aço que pode ser usado em manutenção de tubulação de grande diâmetro) carretéis menores podem ser carregados com tubos em terra, em uma instalação de bobinamento central, e os carretéis menores elevados e transportados para um local adequado onde eles podem ficar situados em uma embarcação de lançamento de tubos adequada.
[010] Nestes casos onde são usados carretéis pequenos, são usadas máquinas roletes de suporte usadas para suportar e rotacionar o carretel a partir do aro do carretel, ou uma máquina usada para engatar o eixo de carretel em um suporte de carretel. As máquinas usadas para manejar carretéis pequenos podem ser montadas em qualquer embarcação adequadamente dimensionada de oportunidade para permitir que a embarcação trabalhe como uma embarcação de lançamento de tubos enrolados. As máquinas manejamento de carretel usadas com estes carretéis pequenos são típicas de máquinas usadas para dispensar tubo flexível durante ope-rações com tubagem de fundo de poço petrolífero e o lançamento de tubulações flexíveis de grande diâmetro. O precedente permite que tubulações de menor diâmetro sejam enroladas em locais remotos (tais como um local central único), de onde a embarcação de instalação pode eventualmente ser carregada com os pequenos carretéis. Isto remove a desvantagem econômica de precisar levar a embarcação de instalação ao ponto onde os tubos são enrolados, ou estabelecer e operar múltiplas bases de enrolamento.
[011] Para tubulações maioresinstaladas pelo método de lançamento de tubos enrolados, grandes carretéis são tipicamente instalados permanentemente em embarcações dedicadas para instalações de lançamento de tubos enrolados. A instalação dos carretéis nestas embarcações é essencialmente permanente, porque a estrutura de suporte de carretel precisa ser muito robusta para tolerar as cargas dinâmicas que atuam sobre o carretel devido a movimentos da embarcação na rota marítima. Estas embarcações dedicadas precisam transitar para e de bases de enrolamento distantes, para enrolar tubos, ou instalações de enrolamento dispendiosas precisam ser estabelecidas para minimizar, de outro modo, a distância de trânsito navegada pela embarcação de lançamento de tubos enrolados.
[012] Os carretéis grandes precisam ser instalados na embarcação de lançamento de tubos enrolados usando mancais substanciais e sistemas de acionamento para assegurar desempenho mecânico robusto do sistema durante operações de enrolamento. Estes sistemas precisam engatar-se de modo preciso ao carretel para atuar confiavelmente. Ao elevar grandes carretéis de tubos carregados na embarcação, estes sistemas ficam sob risco de avaria devido a contato incidental e cargas de impacto. Grandes carretéis carregados com tubos tipicamente pesam 2.500 toneladas. A presente invenção está dirigida a um carretel capaz de um peso carregado de 3.000 toneladas. Avaria por impacto aos mancais e sistemas de acionamento resultará em problemas mecânicos e operações de enrolamento abortadas correspondentes a um grande risco financeiro.
[013] Devido aos desafios técnicos relacionados à elevação e assentamento de grandes carretéis carregados em uma embarcação de lançamento de tubos, tem havido pouco uso prático de grandes carretéis elevados para instalações de tubulação de grande diâmetro enrolada.
[014] Como tal, todas as embarcações de lançamento de tubos enrolados dedicadas atualmente em serviço possuem carretéis que são permanentemente instalados na embarcação, e a embarcação precisa carregar com tubos enrolando tubos provenientes de uma instalação de enrolamento, e os operadores destas embarcações de lançamento de tubos dedicadas estabeleceram uma profusão de bases de enrolamento de tubos em todo o mundo para apoiar as embarcações e reduzir custo/tempo de viagem da embarcação. Outra desvantagem de embarcações dedicadas para lançamento de grandes tubos é que os grandes tambores requeridos para grandes tubos rígidos limitam a versatilidade destas embarcações, limitando a capacidade de tubos flexíveis ou tubagem que podem ser colocados em carretéis com os tambores maiores, mesmo que os tubos flexíveis ou tubagem tenham capacidade de curvatura maior que tubos de aço e não requeiram o tambor maior.
[015] A partir do acima exposto, fica prontamente compreendido que existe uma necessidade de se poder prover tubos enrolados em uma embarcação de lan-çamento de tubos enrolados que seja mais eficiente no que se refere a tempo e custo do que ter a embarcação fazendo múltiplas viagens para a base de soldagem e enrolamento de tubos e/ou tendo múltiplas bases de enrolamento de tubos dispendi-osas ao redor do mundo.
Sumário da Invenção
[016] A presente invenção trata das questões relacionadas à elevação, assentamento e intercâmbio de grandes carretéis de tubos pesados em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados dedicada, e provê um carretel de armazenagem de tubos enrolados com um eixo cilíndrico oco de grande diâmetro, estruturas de suporte de mancal de eixo de carretel instaladas na embarcação, e uma disposição de acionamento de carretel montada na embarcação. O eixo através da largura do carretel provê rigidez estrutural e alinhamento consistente dos mancais em cada extremidade do eixo. Cada extremidade do eixo estende-se além do carretel e inclui uma seção para conexão a uma linga de elevação, uma seção para a superfície de apoio a máquina, e uma seção para absorver contato inicial com a embarcação du-rante instalação. As estruturas de suporte de mancal de eixo de carretel na embarcação incluem uma porção fixa para corresponder à área de mancal do eixo de carretel e uma porção móvel para absorver contato inicial durante instalação do carretel. A disposição de acionamento de carretel fica localizada em acoplamentos, de modo que eles podem ser manipulados no plano do flange de carretel para movimento de engate com a engrenagem de acionamento no flange de carretel.
[017] As várias características de novidade que caracterizam a invenção são assinaladas com particularidade nas reivindicações anexas a e que fazem parte da divulgação. Para um melhor entendimento da presente invenção, e das vantagens operacionais atingidas por seu uso, faz-se referência aos desenhos anexos e matéria descritiva, que fazem parte desta divulgação, em que é ilustrado um modo de realização preferido da invenção.
Breve Descrição dos Desenhos
[018] Nos desenhos anexos, que fazem parte deste relatório, e em que números de referência mostrados nos desenhos designam partes iguais ou correspondentes por todo o desenho.
[019] A fig. 1 é uma vista de elevação lateral que ilustra a disposição geral do suporte de carretel.
[020] A fig. 2 é uma vista de elevação parcial rotacionada em 90° da fig. 1 que ilustra a disposição geral do suporte de carretel.
[021] A fig. 3 - 6 são vistas detalhadas que ilustram a operação do suporte de carretel durante carregamento de um carretel.
[022] A fig. 7 é uma vista aumentada tomada ao longo de linhas 7-7 da fig. 5.
[023] A fig. 8 - 11 ilustram a disposição de acionamento para o carretel.
Descrição dos Modos de Realização Preferidos
[024] A fig. 1 é uma vista de elevação lateral que ilustra a disposição da invenção. Como visto na fig. 1-4, a invenção é compreendida em geral de um carretel de armazenamento de tubos enrolados 10 com um eixo cilíndrico oco de grande diâmetro e enrijecido em anel 12, estruturas de suporte de mancal de carretel 14 instaladas na embarcação, equipamento de assentamento de eixo de carretel 16, e uma disposição de acionamento de carretel 50 (fig.8) instalada na embarcação.
[025] A construção geral de carretéis de tubos é conhecida na indústria. Como misto na fig. 2, um carretel de tubos 10 é compreendido geralmente de um eixo cilíndrico central 12, flanges 20, e um tambor 22. Os flanges 20 são recebidos e distanciados próximos a cada extremidade do eixo 12. O tambor 22 é rigidamente afixado entre os flanges 20 e tem um diâmetro dimensionado para permitir curvatura e enrolamento de tubo de aço ou flexível no tambor 22 entre os flanges 20 sem causar flambagem do tubo. O eixo cilíndrico oco de grande diâmetro 12 alcança toda a largura do tambor 22 para prover rigidez estrutural e prover alinhamento consistente dos mancais 24 instalados em cada extremidade do eixo 12.
[026] Cada extremidade do eixo 12 estende-se além dos flanges 20 (ambos os lados do carretel 10). Uma diferença de carretéis de tubo fixos em embarcações é que cada extremidade do eixo 12 tem três segmentos distintos. O segmento mais externo 26 é projetado para conectar-se a uma linga de elevação ou anel ascensor. O segmento intermediário 28 é projetado para ser recebido nos mancais rotacionais 30 das estruturas de suporte de mancais 14 instaladas na embarcação. O segmento mais interno 32 está localizado de modo a ser recebido no equipamento de assentamento de eixo de carretel 16 referenciado acima. O carretel de armazenamento de tubos 10 pode ser provido com uma engrenagem de acionamento padronizada em torno do aro em um ou ambos os flanges de carretel 20.
[027] As estruturas de suporte de mancal de eixo de carretel 14 (fig. 2) instaladas na embarcação suportam o carretel 10 quando ele está instalado na embarcação para rotação e desenrolamento de tubo. Cada estrutura de suporte de mancal 14 contém dois elementos: uma porção fixa e uma porção que pode ser acionada verticalmente.
[028] Como visto na fig. 1-3, a porção fixa suporta uma superfície de man- cal rotacional de copo aberto 30 que tem tolerâncias precisamente usinadas para corresponder a tolerância usinada da área de mancal de eixo de carretel 12. A porção fixa também tem um guia vertical de aço estrutural rígido 34 e um guia de aço inclinado 36 (fig. 7), ambos os guias preferencialmente sendo revestidos com polieti- leno de peso molecular ultra-alto para reduzir atrito e cargas de contato de ponto na eventualidade de qualquer contato incidental quando o carretel 10 está sendo abaixado na embarcação.
[029] Como mais bem visto na fig. 3 - 7, a porção que pode ser acionada verticalmente (equipamento de assentamento de eixo de carretel 16) inclui um man- cal ou copo de assentamento 38, uma fundação 40 de ou molas e/ou elastômeros, meios de travamento 42 para seletivamente limitar movimento vertical, e meios 44 para seletivamente provocar movimento vertical. O copo de mancal 38 é conformado e dimensionado para receber a seção mais interna 32 do eixo 12 com suficiente rigidez para eliminar o risco de cargas de alto impacto entre a embarcação e o eixo de carretel 12 devido a diferenças em movimento vertical relativo.
[030] O copo de assentamento 38 e sua fundação elástica 40 (fig. 3 e 7) são montados em um cartucho instalado dentro da estrutura de suporte de mancal de tal modo que ela pode ser acionada verticalmente usando meios de movimento vertical 44, pistões hidráulicos ou macacos, de modo a elevar o copo de suporte 38 acima do mancal rotacional de carretel fixo 30. Isto assegura que o mancal de eixo de carretel não possa entrar em contato com o mancal rotacional de carretel fixo quando o carretel 10 está sendo abaixado nos copos de assentamento 38. O conjunto do copo de assentamento inserido no cartucho é doravante conhecido como o “dispositivo de assentamento suave de carretel (DASC). A distância de deslocamento vertical do copo de assentamento 38 dentro do DASC irá permitir que o eixo de carretel 12 seja suportado nominalmente a uma curta distância pré-selecionada acima de sua posição de engate final com o mancal rotacional em copo 30. Como visto nos desenhos, o DASC está preferencialmente instalado dentro do mancal rotacional em copo 30. Quando o DASC é acionado para cima e tenha elevado o eixo 12 livre do mancal rotacional 30, o mancal rotacional 30 fica acessível para manutenção e/ou troca.
[031] As figs. 3 - 6 ilustram a sequência durante a instalação de um carretel. Na fig. 3, o carretel 10 é elevado e suportado em cada extremidade do eixo 12 por uma linga 46. Nas figs. 4 e 5, o eixo 12 é abaixado em contato com e suportado pelo copo de mancal 38. A fundação 40 comprime e absorve impacto e o peso do carretel carregado 10 enquanto impede contato do eixo 12 com o mancal rotacional 30. Na fig. 6, o pino 48 dos meios de travamento 42 foi retraído para permitir que o eixo 12 continue movimento em contato com o mancal rotacional 30.
[032] Ter a habilidade de remover e instalar um carretel de tubos significa que o equipamento de acionamento de carretel precisa ser capaz de ser desengatado do carretel durante operações de remoção e instalação de carretel, para impedir avaria tanto ao carretel como ao equipamento de acionamento de carretel. A invenção provê uma disposição de acionamento de carretel retrátil e autoalinhante.
[033] A disposição de acionamento de carretel 50, nas figs. 8 - 11, inclui pelo menos um motor 52 montado na embarcação e ao qual uma engrenagem de acionamento 54 está conectada. O motor 52 fica preferencialmente localizado em acoplamentos 56 conectadas à embarcação, de tal modo que elas podem ser manipuladas no plano do flange 20 do carretel de tubos 10 de modo a mover-se em engate com a engrenagem de acionamento 54 no flange 20 do carretel de tubos 10. Durante elevação ou assentamento do carretel de tubos 10, o motor 52 é retraído de engate com a engrenagem de acionamento de carretel. Os acoplamentos 56 são presos universalmente à embarcação em dois eixos: um eixo sendo transversalmente perpendicular à trajetória tangencial da rotação de aro do carretel e o outro eixo perpendicular em relação ao eixo de rotação do carretel. O primeiro eixo 58 (indicação de rotação por setas) permite ao acoplamento ser acionado para ou contra engate com a engrenagem de aro de carretel, e o segundo eixo 60 (rotação indicada por setas) permite ao acoplamento 56 oscilar conforme necessário para manter a engrenagem de acionamento engatada na engrenagem de aro de carretel, mesmo se a trajetória da engrenagem de aro de carretel não estiver em um plano perfeito devido a movimento global do carretel devido à tolerância requerida para um encaixe e movimento intercambiáveis práticos devido à deflexão elástica e tolerâncias práticas deste tipo de engrenagem grande neste tipo de estrutura em concha intercambi- ável e maleável de um grande carretel.
[034] A retração da disposição de acionamento de carretel 50 contra e na direção do carretel 10 durante elevação e/ou assentamento é realizada seletivamente movendo o motor de acionamento 52 e engrenagem 54 contra o ponto normal de engate durante operações de lançamento de tubos. O meio 62 para manter pressão da engrenagem de acionamento 54 contra a engrenagem de acionamento de carretel durante operações de lançamento de tubos é indicado esquematicamente na fig. 8 e 11 e pode usar molas ou hidráulica.
[035] A invenção provê várias vantagens.
[036] A invenção permite que um carretel de tubos grande seja elevado e assentado com segurança em posição ou removido de uma embarcação de lançamento de tubos enrolados dedicada, e reduz o risco de avaria ao mancal de carretel e a disposições de acionamento de carretel instalados na embarcação de lançamento de tubos enrolados. Isto provê a vantagem econômica de intercâmbio de carretéis em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados ser concretizado.
[037] A invenção permite que mais carretéis sejam usados intercambiavel- mente com mais de uma embarcação de lançamento de tubos enrolados. Isto permite o abaixo descrito, que reduz certa economia operacional relacionada a instalações de linha de tubos enrolados:
[038] O enrolamento de tubos no carretel sem requerer que a embarcação de lançamento de tubos enrolados fique de reserva aguardando o processo de enrolamento. Isto reduz o custo de reserva da embarcação de lançamento de tubos enrolados.
[039] Devido ao fato de que longos comprimentos não é mais um fator causador de parada em reserva da embarcação de lançamento de tubos enrolados durante enrolamento, comprimentos de coluna de tubos podem ser mais curtos. Isto permite que uma instalação de enrolamento de tubos seja estabelecida de uma maneira produtiva em um espaço de terra muito menor e menos intrusivo.
[040] Isto permite que seja armazenado um inventário de tubos de grande diâmetro em um ou mais dos carretéis intercambiáveis. Isto evita a necessidade de se manter uma grande área de armazenamento para colunas de tubos. Isto permite que uma instalação de enrolamento de tubos seja estabelecida de uma maneira produtiva com um espaço de terra muito menor.
[041] Isto permite que um inventário de tubos de grande diâmetro seja armazenado em um ou mais dos carretéis intercambiáveis. Estes carretéis então podem ser despachados para um local remoto mais próximos ao local de instalação e carregados um por vez na embarcação de lançamento de tubos enrolados. Estes locais remotos precisam apenas ter suficientes métodos de elevação para carregar e descarregar os carretéis da embarcação de lançamento de tubos enrolados.
[042] O uso de carretéis intercambiáveis permite que carretéis de vários diâmetros de tambor de carretel sejam construídos e empregados na embarcação. O diâmetro de tambor de carretel determina o esforço incorrido no produto de tubo enrolado. Permitir que uma embarcação use carretéis de vários diâmetros de tambor permite minimizar esforço no produto de tubos enquanto ainda atende às necessidades de carga útil de produto de tubos. Isto também aumenta a versatilidade de uma embarcação com a invenção porque a embarcação não fica limitada a lançar apenas um tipo de tubulação, tal como tubo de aço ou tubo flexível.
[043] O DASC permite a manutenção/reparo do mancal rotacional de carretel quando o carretel está totalmente carregado sem a necessidade de equipamento externo. Isto irá reduzir risco de falha mecânica e custo de manutenção em geral.
[044] Embora modos de realização específicos e/ou detalhes da invenção tenham sido mostrados e descritos acima para ilustrar a aplicação dos princípios da invenção, fica compreendido que esta invenção pode ser integrada conforme mais completamente descrito nas reivindicações, ou como de outro modo conhecido por aqueles que são versados na arte (incluindo quaisquer e todos os equivalentes), sem se afastar destes princípios.

Claims (22)

1. Conjunto para elevar e assentar carretel de tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um mecanismo de assentamento configurado para absorver uma carga de assentamento de um carretel de tubos (10), o mecanismo de assentamento compreendendo: um copo de mancal (38) dimensionado para receber um eixo central (12) que estende além de ambos os lados do carretel de tubos (10), uma fundação (40) fixada ao copo de mancal (38) e tendo um ou mais elas- tômeros configurados para absorver a carga de assentamento do carretel de tubos (10), e meios de travamento liberáveis (42) fixados à fundação (40) para limitar se-letivamente movimento vertical do copo de mancal (38), da fundação (40) e do carretel de tubos (10); meios (44) para movimento vertical seletivo do copo de mancal (38), da fundação (40) e do carretel de tubos (10); e um equipamento de suporte de mancal de carretel configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante operações de lançamento de tubos.
2. Conjunto, de acordo com reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os meios (44) para mover seletivamente de modo vertical o copo de mancal (38), a fundação (40) e o carretel de tubos (10) compreende pelo menos um macaco ou pistão hidráulico e os meios de travamento liberáveis (42) compreende um pino retrátil (48).
3. Conjunto, de acordo com reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento de suporte de mancal de carretel compreende uma estrutura de suporte de mancal de eixo de carretel (14) configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante as operações de lançamento de tubos, a estrutura de suporte de mancal de eixo de carretel (14) compreendendo uma porção fixada configurada para suportar um mancal rotacional (30) para suportar uma área de mancal do eixo cen- tral (12), a porção fixada compreendendo um guia vertical (34) e um guia inclinado (36).
4. Conjunto para elevar e assentar carretel de tubos carregados com tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um carretel de tubos (10) compreendendo um tambor (22), flanges (20) e um eixo central (12) que se estende além de ambos os lados dos flanges (20), com cada extremidade do eixo central (12) tendo um segmento externo (26) para conexão a um equipamento de elevação, um segmento intermediário (28) para ser recebido em uma pluralidade de mancais rotacionais (30) sobre a embarcação de lançamento de tubos enrolados, e um segmento interno (32) para ser recebido em um mecanismo de assentamento; o mecanismo de assentamento, em que o mecanismo de assentamento é configurado para absorver uma carga de assentamento do carretel de tubos (10) carregado com tubos e evitar contato do eixo central (12) com a pluralidade de mancais rotacionais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados durante assentamento do carretel de tubos (10); meios (44) para movimento vertical seletivo do mecanismo de assentamento durante elevação ou assentamento do carretel de tubos (10); e um equipamento de suporte de mancal de carretel configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante operações de lançamento de tubos.
5. Conjunto, de acordo com reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de assentamento compreende: um copo de mancal (38) dimensionado para receber o eixo central (12) do carretel de tubos (10); uma fundação (40) fixada ao copo de mancal (38) e configurado para absorver a carga de assentamento do carretel de tubos (10); meios de travamento liberáveis (42) fixados à fundação (40) para limitar se-letivamente movimento vertical do copo de mancal (38), da fundação (40) e do carre- tel de tubos (10).
6. Conjunto, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a fundação (40) compreende um ou mais elastômeros.
7. Conjunto, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que os meios (44) para movimento vertical seletivo do mecanismo de assentamento compreende pelo menos um macaco ou pistão hidráulico.
8. Conjunto, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento de suporte de mancal de carretel compreende uma estrutura de suporte de mancal de eixo de carretel (14) configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante as operações de lançamento de tubos, a estrutura de suporte de mancal de eixo de carretel (14) compreendendo uma porção fixada configurada para suportar uma área de mancal do eixo central (12).
9. Conjunto, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção fixada suporta uma da pluralidade de mancais rotacionais (30) e a porção fixada compreende um guia vertical (34) e um guia inclinado (36).
10. Conjunto, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de assentamento é separado da pluralidade de mancais rotaci- onais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados.
11. Conjunto para elevar e assentar carretel de tubos carregados com tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um mecanismo de assentamento configurado para absorver uma carga de assentamento de um carretel de tubos (10) carregado com tubos e evitar contato de um eixo central (12) que estende além de ambos os lados do carretel de tubos (10) com uma pluralidade de mancais rotacionais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados durante assentamento do carretel de tubos (10), o mecanismo de assentamento compreendendo: um copo de mancal (38) dimensionado para receber o eixo central (12) do carretel de tubos (10); uma fundação (40) fixada ao copo de mancal (38) e tendo um ou mais elas- tômeros configurados para absorver a carga de assentamento do carretel de tubos (10), e meios de travamento liberáveis (42) fixados à fundação (40) para limitar se-letivamente movimento vertical do copo de mancal (38), da fundação (40) e do carretel de tubos (10), meios (44) para movimento vertical seletivo do mecanismo de assentamento durante elevação ou assentamento do carretel de tubos (10); e um equipamento de suporte de mancal de carretel configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante operações de lançamento de tubos.
12. Conjunto, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o carretel de tubos (10) compreende um tambor (22) e flanges (20), e o eixo central (12) se estende além de ambos os lados dos flanges (20), com cada extremidade do eixo central (12) tendo um segmento externo (26) para conexão a um equipamento de elevação, um segmento intermediário (28) a ser recebido na pluralidade de mancais rotacionais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados, e um segmento interno (32) para ser recebido no mecanismo de assentamento.
13. Conjunto, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que os meios (44) para movimento vertical seletivo do mecanismo de assentamento compreendem pelo menos um macaco ou pistão hidráulico.
14. Conjunto, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento de suporte de mancal de carretel compreende uma estrutura de suporte de mancal de eixo de carretel (14) configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante as operações de lançamento de tubos, a estrutura de suporte de mancal de eixo de carretel (14) compreendendo uma porção fixada configurada para suportar uma área de mancal do eixo central (12).
15. Conjunto, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção fixada suporta um da pluralidade de mancais rotacionais (30), e a porção fixada compreende um guia vertical (34) e um guia inclinado (36).
16. Conjunto, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de assentamento é separado da pluralidade de mancais ro- tacionais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados.
17. Conjunto para elevar e assentar carretel de tubos carregados com tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um mecanismo de assentamento configurado para absorver uma carga de assentamento de um carretel de tubos (10) carregado com tubos e evitar contato de um eixo central (12) que estende além de ambos os lados do carretel de tubos (10) com uma pluralidade de mancais rotacionais (30) sobre a embarcação de lançamento de tubos enrolados durante assentamento do carretel de tubos (10), compreendendo: um copo de mancal (38) dimensionado para receber o eixo central (12) do carretel de tubos (10); uma fundação (40) fixada ao copo de mancal (38) e tendo um ou mais elas- tômeros configurados para absorver a carga de assentamento do carretel de tubos (10), e meios de travamento liberáveis (42) fixados à fundação (40) para limitar se-letivamente movimento vertical do copo de mancal (38), da fundação (40) e do carretel de tubos (10), meios (44) para movimento vertical seletivo do mecanismo de assentamento durante elevação ou assentamento do carretel de tubos (10); uma disposição de acionamento de carretel (50) que é seletivamente retrátil durante elevação ou assentamento do carretel de tubos (10); e um equipamento de suporte de mancal de carretel configurado para suportar o carretel de tubos (10) durante operações de lançamento de tubos.
18. Conjunto, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que o carretel de tubos (10) compreende um tambor (22) e flanges (20), e o eixo central (12) se estende além de ambos os lados dos flanges (20), com cada extremidade do eixo central (12) tendo um segmento externo (26) para conexão a um equipamento de elevação, um segmento intermediário (28) a ser recebido na pluralidade de mancais rotacionais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados, e um segmento interno (32) para ser recebido em um mecanismo de assentamento.
19. Conjunto, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de assentamento é separado da pluralidade de mancais ro- tacionais (30) na embarcação de lançamento de tubos enrolados.
20. Conjunto, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que a disposição de acionamento de carretel (50) compreende: um motor (52) montado sobre a embarcação de lançamento de tubos enrolados; e uma engrenagem de acionamento (54) conectada ao motor (52).
21. Conjunto, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o motor (52) é localizado em um ou mais acoplamentos (56) conectados à embarcação de lançamento de tubos enrolados, e o um ou mais acoplamentos (56) é afixado à embarcação de lançamento de tubos enrolados em: um primeiro eixo (58) que é transversalmente perpendicular a uma trajetória tangencial de uma rotação de aro de carretel, e um segundo eixo (60) perpendicular a um eixo de rotação do carretel de tubos (10).
22. Conjunto, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente meios (62) para manter pressão da engrenagem de acionamento (54) contra uma engrenagem de acionamento de carretel do carretel de tubos (10) durante operações de lançamento de tubos.
BR122021000054-9A 2010-03-05 2011-03-02 Conjuntos para elevar e assentar um carretel de tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados BR122021000054B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US31079810P 2010-03-05 2010-03-05
US61/310,798 2010-03-05
US13/031,405 2011-02-21
US13/031,405 US8608406B2 (en) 2010-03-05 2011-02-21 Landing mechanism for lifted pipe reel
BRPI1101084-3A BRPI1101084B1 (pt) 2010-03-05 2011-03-02 mecanismo de assentamento para carretel de tubos elevado

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122021000054B1 true BR122021000054B1 (pt) 2022-04-19

Family

ID=44531468

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122021000054-9A BR122021000054B1 (pt) 2010-03-05 2011-03-02 Conjuntos para elevar e assentar um carretel de tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados
BRPI1101084-3A BRPI1101084B1 (pt) 2010-03-05 2011-03-02 mecanismo de assentamento para carretel de tubos elevado

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101084-3A BRPI1101084B1 (pt) 2010-03-05 2011-03-02 mecanismo de assentamento para carretel de tubos elevado

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8608406B2 (pt)
EP (1) EP2363624B1 (pt)
CN (1) CN102190067B (pt)
AU (1) AU2011200820B2 (pt)
BR (2) BR122021000054B1 (pt)
DK (1) DK2363624T3 (pt)
MX (1) MX2011002416A (pt)
MY (1) MY161914A (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2012216815A1 (en) * 2012-09-13 2014-03-27 Louvix Pty Ltd A cable dispensing apparatus
ITMI20122049A1 (it) 2012-11-30 2014-05-31 Saipem Spa Sistema e metodo di manipolazione di rocchetti adibiti alla posa di elementi allungati su un letto di un corpo d'acqua, struttura ausiliaria, e natante di posa
US9932201B2 (en) * 2014-09-25 2018-04-03 Tenaris Coiled Tubes, Llc Coil tubing spool handling device
CN108233115A (zh) * 2017-03-31 2018-06-29 浦江县安恒进出口有限公司 一种改进型焊接装置
EA202091764A1 (ru) * 2018-02-01 2020-12-01 Тринити Бэй Эквипмент Холдингс, Ллк Поддон с боковыми направляющими, предназначенный для бухты труб, и способ применения
BR102021015706A2 (pt) 2021-08-10 2023-02-14 Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Sistema e método de reel drive submarino para recolhimento e lançamento de dutos flexíveis e umbilicais

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US447012A (en) * 1891-02-24 Xglue a
US2008612A (en) * 1932-06-07 1935-07-16 Heath Amos Edward Winding and reeling device
US2891764A (en) * 1956-07-13 1959-06-23 Frank S Pearne Jack structure supported by spring mounted wheels
GB827826A (en) * 1957-06-19 1960-02-10 Standard Tel Kabelfab As Pay-off and take-up stand for cable drums and/or reels
US3944094A (en) * 1975-01-08 1976-03-16 Compton Ralph M Warp beam dolly
US4187573A (en) * 1977-07-05 1980-02-12 Watson Bowman Associates, Inc. High load bearing for bridges and similar structures
US4345855A (en) * 1979-05-02 1982-08-24 Santa Fe International Corporation Self propelled dynamically positioned reel pipe laying ship
US4538937A (en) * 1981-01-19 1985-09-03 Lyntech Corporation Marine continuous pipe laying system
US4447012A (en) * 1981-03-12 1984-05-08 Woodruff Harold F Portable reel jack stand
CN1006569B (zh) * 1985-07-02 1990-01-24 麦克德莫特公司 卷筒式海底管线连续敷设系统
US5573353A (en) * 1994-05-24 1996-11-12 J. Ray Mcdermott, S.A. Vertical reel pipe laying vessel
US5836536A (en) * 1997-07-02 1998-11-17 Bodden; Roland L. Cable storage assembly
NO311777B1 (no) * 1998-07-29 2002-01-21 Jm Consult As Anordning ved kveilrörstrommel
GB0112376D0 (en) * 2001-05-22 2001-07-11 Portland Maritime Services Ltd Apparatus
GB0302279D0 (en) * 2003-01-31 2003-03-05 Stolt Offshore Ltd Pipelaying vessel
CN101156013B (zh) * 2005-02-08 2012-07-04 伊特里克公司 安装具有一或多个附件的离岸管线的海上布管系统

Also Published As

Publication number Publication date
EP2363624A1 (en) 2011-09-07
BRPI1101084A2 (pt) 2012-08-07
EP2363624B1 (en) 2013-05-29
MX2011002416A (es) 2011-11-28
AU2011200820A1 (en) 2011-09-22
CN102190067B (zh) 2014-09-17
MY161914A (en) 2017-05-15
BRPI1101084B1 (pt) 2021-02-09
AU2011200820B2 (en) 2012-11-29
US8608406B2 (en) 2013-12-17
DK2363624T3 (da) 2013-08-12
US20110217124A1 (en) 2011-09-08
CN102190067A (zh) 2011-09-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122021000054B1 (pt) Conjuntos para elevar e assentar um carretel de tubos em uma embarcação de lançamento de tubos enrolados
BR112020020788A2 (pt) dispositivo para acionar a rotação de bobinas, conjunto de desenrolamento e/ou enrolamento e método de enrolamento
US10527198B2 (en) Pipelay reel with flange chute and method of use
KR101839865B1 (ko) 릴 부설 시스템
JP5647355B2 (ja) 可撓性ラインを海に敷設する敷設船および方法
CN111373189B (zh) 便于管线检修的装置
EP2867572B1 (en) Lining of pipelines to offshore installations
BRPI0912068B1 (pt) Método e sistema para armazenamento, enrolamento e distribuição de uma tubulação
US7028781B2 (en) Deep-well, continuous-coiled-tubing apparatus and method of use
EP2800686B1 (en) Laying of conduit at sea using horizontal reels
US10926972B1 (en) Mobile cradle frame for pipe reel
NO311177B1 (no) Rorledningslagring
WO2007120035A1 (en) Pipeline laying vessel and method for laying a pipeline in a marine environment
BR112016024258B1 (pt) Método de instalação e utilização de um tubo rígido a partir de um navio ou plataforma flutuante e instalação útil para realizar tal método
JP5170882B2 (ja) 可撓管の敷設装置
BRPI0317799B1 (pt) Instalação e processo para a fabricação de um conduto tubular rígido enrolado
CN104044703B (zh) 用于在船和装于船中的转台结构之间传送流体的传送组件
JP5170883B2 (ja) 可撓管の敷設装置
WO2015112007A1 (en) Manufacturing of a subsea pipeline and spooling said pipeline onto a reel of a pipelaying vessel at a spoolbase
AU1633701A (en) Device for holding and storing at least two distinct spoolable pipes
RU2813637C2 (ru) Способ непрерывного изготовления, сборки и строительства с постепенным перемещением трубных секций на трубосварочной базе (варианты)
NL2020187B1 (en) A method of laying a pipeline by reel-lay.
US20220153392A1 (en) System and method for laying a pipe with a large radius of curvature and low weight on the seabed
EA037730B1 (ru) Раздвигаемый узел барабана для разворачивания бухтованной трубы и способ его использования
CN102548839A (zh) 用于在第一船和第二船之间运输流体的方法、及实施该方法的运输系统

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/03/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.