BR122020017865B1 - Método e aparelho para decodificar uma representação de ambissônicos de ordem superior (hoa), meio de armazenamento não-transitório e meio de armazenamento legível por computador não-transitório - Google Patents

Método e aparelho para decodificar uma representação de ambissônicos de ordem superior (hoa), meio de armazenamento não-transitório e meio de armazenamento legível por computador não-transitório Download PDF

Info

Publication number
BR122020017865B1
BR122020017865B1 BR122020017865-5A BR122020017865A BR122020017865B1 BR 122020017865 B1 BR122020017865 B1 BR 122020017865B1 BR 122020017865 A BR122020017865 A BR 122020017865A BR 122020017865 B1 BR122020017865 B1 BR 122020017865B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vector
hoa
signals
coefficient
decoding
Prior art date
Application number
BR122020017865-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Sven Kordon
Alexander Krueger
Original Assignee
Dolby International Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dolby International Ab filed Critical Dolby International Ab
Publication of BR122020017865B1 publication Critical patent/BR122020017865B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10LSPEECH ANALYSIS TECHNIQUES OR SPEECH SYNTHESIS; SPEECH RECOGNITION; SPEECH OR VOICE PROCESSING TECHNIQUES; SPEECH OR AUDIO CODING OR DECODING
    • G10L19/00Speech or audio signals analysis-synthesis techniques for redundancy reduction, e.g. in vocoders; Coding or decoding of speech or audio signals, using source filter models or psychoacoustic analysis
    • G10L19/008Multichannel audio signal coding or decoding using interchannel correlation to reduce redundancy, e.g. joint-stereo, intensity-coding or matrixing
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04SSTEREOPHONIC SYSTEMS 
    • H04S3/00Systems employing more than two channels, e.g. quadraphonic
    • H04S3/008Systems employing more than two channels, e.g. quadraphonic in which the audio signals are in digital form, i.e. employing more than two discrete digital channels
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04SSTEREOPHONIC SYSTEMS 
    • H04S3/00Systems employing more than two channels, e.g. quadraphonic
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04SSTEREOPHONIC SYSTEMS 
    • H04S2420/00Techniques used stereophonic systems covered by H04S but not provided for in its groups
    • H04S2420/11Application of ambisonics in stereophonic audio systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Audiology, Speech & Language Pathology (AREA)
  • Computational Linguistics (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Mathematical Physics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Compression, Expansion, Code Conversion, And Decoders (AREA)
  • Compression Or Coding Systems Of Tv Signals (AREA)
  • Stereophonic System (AREA)
  • Compression Of Band Width Or Redundancy In Fax (AREA)
  • Image Processing (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)
  • Apparatus For Radiation Diagnosis (AREA)
  • Error Detection And Correction (AREA)

Abstract

Há duas representações para Ambissônicos de Ordem Superior (High Order Ambisonics) representados pela sigla HOA: domínio espacial e domínio de coeficiente. A presente invenção gera, a partir de uma representação de domínio de coeficiente, uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial, em que o número dos ditos sinais HOA pode ser variável. Um vetor de sinais de domínio de coeficiente é separado em um vetor de sinais de domínio de coeficiente, tendo um número constante de coeficientes HOA, e um vetor de sinais de domínio de coeficiente tendo um número variável de coeficientes HOA. O vetor de coeficientes HOA de número constante é transformado em um vetor de sinal de domínio espacial correspondente. A fim de facilitar a codificação de alta qualidade, sem criar descontinuidades de sinal, o vetor de coeficientes HOA de número variável de sinais de domínio de coeficiente é adaptativamente normalizado e multiplexado com o vetor de sinais de domínio espacial.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a um método e a um aparelho para a geração, a partir de uma representação de domínio de coeficiente de sinais HOA, de uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial dos ditos sinais HOA, em que o número de sinais HOA pode ser variável.
FUNDAMENTO
[002] Ambissônicos de Ordem Superior (High Order Ambisonics), represen-tados pela sigla HOA, é uma descrição matemática de um campo sonoro bi- ou tridi-mensional. O campo sonoro pode ser captado por uma rede de microfones, concebido a partir de fontes sonoras sintéticas ou é uma combinação de ambos. HOA pode ser usado como um formato de transporte para o som surround bi- ou tridimensional. Em contraste com as representações de som surround à base de alto-falantes, uma vantagem de HOA é a reprodução do campo sonoro em diferentes arranjos de alto-falante. Portanto, HOA é adequado para um formato de áudio universal.
[003] A resolução espacial de HOA é determinada pela ordem de HOA. Essa ordem define o número de sinais HOA que descrevem o campo sonoro. Há duas representações para HOA, que são chamadas de domínio espacial e domínio de co-eficiente, respectivamente. Na maioria dos casos, HOA é originalmente representado no domínio de coeficiente, e essa representação pode ser convertida em domínio es-pacial por uma multiplicação de matrizes (ou transformada) como descrito em EP 2469742 A2. O domínio espacial é composto do mesmo número de sinais que o do-mínio de coeficiente. No entanto, no domínio espacial, cada sinal está relacionado a uma direção, em que as direções são distribuídas uniformemente na esfera unitária. Isso facilita a análise da distribuição espacial da representação de HOA. Representa-ções do domínio de coeficiente, bem como representações do domínio espacial são representações de domínio temporal.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[004] A seguir, basicamente, o objetivo é utilizar, para a transmissão PCM de representações de HOA, tanto quanto possível, o domínio espacial, a fim de pro-porcionar uma faixa dinâmica idêntica para cada direção. Isso significa que as amos-tras PCM dos sinais HOA no domínio espacial têm que ser normalizadas para uma faixa de valores predefinidos. No entanto, uma desvantagem de tal normalização é que a faixa dinâmica de sinais HOA no domínio espacial é menor do que no domínio de coeficiente. Isso é causado pela matriz de transformação que gera o sinal de do-mínio espacial a partir dos sinais de domínio de coeficiente.
[005] Em algumas aplicações, os sinais HOA são transmitidos no domínio de coeficiente, por exemplo, no processamento descrito em EP 13305558.2, em que todos os sinais são transmitidos no domínio de coeficiente porque um número cons-tante de sinais HOA e um número variável de sinais HOA extras devem ser transmiti-dos. Porém, como mencionado acima e mostrado na EP 2469742 A2, uma transmis-são no domínio de coeficiente não é benéfica. Como solução, o número constante de sinais HOA pode ser transmitido no domínio espacial e apenas os sinais HOA extras com número variável são transmitidos no domínio de coeficiente. Uma transmissão dos sinais HOA extras no domínio espacial não é possível, uma vez que um número variante no tempo de sinais HOA resultaria em matrizes de transformação de domínio de coeficiente em espacial variante no tempo, e descontinuidades, que são subótimas para uma subsequente codificação perceptual dos sinais PCM, podem ocorrer em todos os sinais de domínio espacial.
[006] Para assegurar a transmissão desses sinais HOA extras sem exceder uma faixa de valores predefinida, um processamento de normalização inversível pode ser usado, o qual é concebido para impedir tais descontinuidades de sinal e o qual também atinge uma transmissão eficiente dos parâmetros de inversão.
[007] Em relação à faixa dinâmica das duas representações de HOA e nor-malização de sinais HOA para codificação por PCM, é derivada a seguir caso tal nor-malização tiver que ocorrer no domínio de coeficiente ou no domínio espacial.
[008] No domínio de tempo de coeficiente, a representação de HOA consiste em quadros sucessivos de N sinais de coeficiente dn (k), n = 0, ..., N -1, em que k indica o índice da amostra e n indica o índice de sinal. Esses sinais de coeficiente são coletados em um vetor d(k) = [d0 (k), ... , dN-1(k)]T, a fim de obter uma representação compacta.
[009] A transformação para o domínio espacial é realizada pela matriz de transformação Nx N como definido na EP 12306569.0, ver a definição de GRID em conexão com as equações (21) e (22).
[010] O vetor de domínio espacial w(k) = [w0(k) ... wN-1(k)]T é obtido de w(k) = em que 1 é o inverso da matriz .
[011] A transformação inversa do domínio espacial para o domínio de coe-ficiente é realizada por d (k) =
[012] Se a faixa de valores das amostras for definida em um domínio, então, a matriz da transformada Φ automaticamente define a faixa de valores do outro domí-nio. O termo (k) para a k-ésima amostra é omitido a seguir.
[013] Como a representação de HOA é efetivamente reproduzida no domínio espacial, a faixa de valores, a intensidade sonora e a faixa dinâmico são definidos nesse domínio. A faixa dinâmica é definida pela resolução de bits da codificação por PCM. Neste pedido, “codificação por PCM” significa uma conversão de amostras de representação de ponto flutuante em amostras de representação de número inteiro em notação de ponto fixo.
[014] Para a codificação por PCM da representação de HOA, os sinais de domínio espacial N têm que ser normalizados para a faixa de valores de -1 ≤wn ≤1, de modo que possam ser dimensionados para cima para o valor PCM máximo Wmax e arredondados para a notação PCM de número inteiro de ponto fixo W’n = [wnWmax]. (3) Nota: essa é uma representação generalizada de codificação por PCM. A faixa de valores para as amostras do domínio de coeficiente pode ser calculada pela norma infinito de matriz Φ, a qual é definida por e pelo valor máximo absoluto no domínio espacial wmax = 1 para Como o valor de é maior do que ‘1’ para a de finição utilizada de matriz a faixa de valores de dn aumenta.
[015] O inverso significa que a normalização por é necessária para uma codificação por PCM dos sinais no domínio de coeficiente desde No entanto, essa normalização reduz a faixa dinâmica dos si nais no domínio de coeficiente, o que resultaria em uma menor razão sinal-ruído de quantização. Por conseguinte, uma codificação por PCM dos sinais de domínio espacial deve ser preferida.
[016] Um problema a ser resolvido pela presente invenção é a forma de transmitir parte dos sinais HOA desejados do domínio espacial no domínio de coefici-ente utilizando normalização, sem reduzir a faixa dinâmica no domínio de coeficiente. Além disso, os sinais normalizados não devem conter saltos de nível de sinal de tal forma que possam ser perceptualmente codificados sem perda de qualidade causada por salto. Este problema é resolvido pelos métodos descritos nas reivindicações 1 e 6. Os aparelhos que utilizam esses métodos são divulgados nas reivindicações 2 e 7, respectivamente.
[017] Em princípio, o método de geração da invenção é adequado para a geração, a partir de uma representação de domínio de coeficiente de sinais HOA, de uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial dos ditos sinais HOA, em que o número de sinais HOA pode ser variável no tempo em sucessivos quadros de coeficiente, o dito método incluindo as etapas de: - separar um vetor de sinais de domínio de coeficiente HOA em um primeiro vetor de sinais de domínio de coeficiente, tendo um número constante de coeficientes HOA, e um segundo vetor de sinais de domínio de coeficiente tendo um número variável no tempo de coeficientes HOA; - transformar o dito primeiro vetor de sinais de domínio de coeficiente em um vetor correspondente de sinais de domínio espacial, multiplicando o dito vetor de si-nais de domínio de coeficiente com o inverso de uma matriz de transformação; - codificar por PCM o dito vetor de sinais de domínio espacial, de modo a obter um vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM; - normalizar o dito segundo vetor de sinais de domínio de coeficiente por um fator de normalização, em que a dita normalização é uma normalização adaptativa com relação a uma faixa de valores atual dos coeficientes HOA do dito segundo vetor de sinais de domínio de coeficiente e, na dita normalização, a faixa de valores dispo-níveis para os coeficientes HOA do vetor não é excedida, e em cuja normalização, uma função de transição uniformemente contínua é aplicada aos coeficientes de um segundo vetor atual, a fim de mudar continuamente o ganho dentro de tal vetor, a partir do ganho em um segundo vetor prévio, para o ganho em um segundo vetor posterior, e cuja normalização provê informações secundárias para uma desnormali- zação secundária do decodificador correspondente. - codificar por PCM o dito vetor de sinais de domínio de coeficiente normali-zados, de modo a obter um vetor de sinais de domínio de coeficiente normalizados e codificados por PCM; - multiplexar o dito vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM e o dito vetor de sinais de domínio de coeficiente normalizados e codificados por PCM.
[018] Em princípio, o aparelho de geração da invenção é adequado para a geração, a partir de uma representação de domínio de coeficiente de sinais HOA, de uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial dos ditos sinais HOA, em que o número de sinais HOA pode ser variável no tempo em sucessivos quadros de coeficiente, o dito aparelho incluindo: - meios adaptados para a separação de um vetor de sinais de domínio de coeficiente HOA em um primeiro vetor de sinais de domínio de coeficiente, tendo um número constante de coeficientes HOA, e um segundo vetor de sinais de domínio de coeficiente tendo um número variável no tempo de coeficientes HOA; - meios adaptados para a transformação o dito primeiro vetor de sinais de domínio de coeficiente em um vetor correspondente de sinais de domínio espacial, multiplicando o dito vetor de sinais de domínio de coeficiente com o inverso de uma matriz de transformação; - meios adaptados para a codificação por PCM do dito vetor de sinais de do-mínio espacial, de modo a obter um vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM; - meios adaptados para a normalização do dito segundo vetor de sinais de domínio de coeficiente por um fator de normalização, em que a dita normalização é uma normalização adaptativa com relação a uma faixa de valores atual dos coeficien-tes HOA do dito segundo vetor de sinais de domínio de coeficiente e, na dita normali-zação, a faixa de valores disponíveis para os coeficientes HOA do vetor não é exce-dida, e em cuja normalização, uma função de transição uniformemente contínua é aplicada aos coeficientes de um segundo vetor atual, a fim de mudar continuamente o ganho dentro de tal vetor, a partir do ganho em um segundo vetor prévio, para o ganho em um segundo vetor posterior, e cuja normalização provê informações secundárias para uma desnormalização secundária do decodificador correspondente. - meios para a codificação por PCM do dito vetor de sinais de domínio de coeficiente normalizados, de modo a obter um vetor de sinais de domínio de coefici-ente normalizados e codificados por PCM; - meios adaptados para a multiplexação do dito vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM e o dito vetor de sinais de domínio de coeficiente nor-malizados e codificados por PCM.
[019] Em princípio, o método de decodificação da invenção é adequado para a decodificação de uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais HOA codificados, em que o número dos ditos sinais HOA pode ser variável no tempo em sucessivos quadros de coeficiente e em que a dita representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais HOA codificados foi gerada de acordo com o método de geração da invenção acima, a dita decodificação incluindo as etapas de: - desmultiplexação dos ditos vetores multiplexados de sinais de domínio es-pacial codificados por PCM e sinais de domínio de coeficiente normalizados e codifi-cados por PCM; - transformação do dito vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM em um vetor correspondente de sinais de domínio de coeficiente, multiplicando o dito vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM com a dita matriz de transformação; - desnormalização do dito vetor de sinais de domínio de coeficiente normali-zados e codificados por PCM, em que a dita desnormalização inclui: - - calcular, utilizando um expoente correspondente en(j-1) da informação secundária recebida e um valor de ganho calculado recursivamente gn(J-2), um vetor de transição hn(j-1), em que o valor de ganho gn(j-1) para o processamento correspon-dente de um vetor posterior (D’’2) dos sinais de domínio de coeficiente normalizados e codificados por PCM a ser processado é mantido, j sendo um índice de execução de uma matriz de entrada de vetores de sinal HOA; - - aplicar o valor de ganho inverso correspondente a um vetor atual do sinal normalizado e codificado por PCM, de modo a obter um vetor correspondente do sinal desnormalizado e codificado por PCM; - - combinar o dito vetor de sinais de domínio de coeficiente e o vetor de sinais de domínio de coeficiente desnormalizados, de modo a obter um vetor combinado de sinais de domínio de coeficiente HOA que pode ter um número variável de coeficientes HOA.
[020] Em princípio, o aparelho de decodificação da invenção é adequado para a decodificação de uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais HOA codificados, em que o número dos ditos sinais HOA pode ser variável no tempo em quadros de coeficiente sucessivos e em que a dita representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais HOA codificados foi gerada de acordo com o método de geração da invenção acima, o dito aparelho de decodificação inclu-indo: - meios adaptados para a desmultiplexação dos ditos vetores multiplexados de sinais de domínio espacial codificados por PCM e sinais de domínio de coeficiente normalizados e codificados por PCM; - meios adaptados para a transformação do dito vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM em um vetor correspondente de sinais de domínio de coeficiente, multiplicando o dito vetor de sinais de domínio espacial codificados por PCM com a dita matriz de transformação; - meios adaptados para a desnormalização do dito vetor de sinais de domínio de coeficiente normalizados e codificados por PCM, em que a dita desnormalização inclui: - - calcular, utilizando um expoente correspondente en(j-1) da informação se-cundária recebida e um valor de ganho calculado recursivamente gn(J-2), um vetor de transição hn(j-1), em que o valor de ganho gn(j-1) para o processamento correspon-dente de um vetor posterior dos sinais de domínio de coeficiente normalizados e co-dificados por PCM a ser processado é mantido, j sendo um índice de execução de uma matriz de entrada de vetores de sinal HOA; - - aplicar o valor de ganho inverso correspondente a um vetor atual do sinal normalizado e codificado por PCM, de modo a obter um vetor correspondente do sinal desnormalizado e codificado por PCM; - meios adaptados para a combinação do dito vetor de sinais de domínio de coeficiente e o vetor de sinais de domínio de coeficiente desnormalizados, de modo a obter um vetor combinado de sinais de domínio de coeficiente HOA que pode ter um número variável de coeficientes HOA.
[021] Modalidades adicionais vantajosas da invenção são divulgadas nas reivindicações dependentes respectivas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[022] Modalidades exemplificativas da invenção são descritas com referência aos desenhos anexos, que mostram na: - Figura 1: Transmissão PCM de uma representação de HOA de domínio de coeficiente original em domínio espacial; - Figura 2: Transmissão combinada da representação de HOA nos domínios de coeficiente e espacial; - Figura 3: Transmissão combinada da representação de HOA nos domínios de coeficiente e espacial utilizando normalização adaptativa em blocos para os sinais no domínio de coeficiente; - Figura 4: Processamento de normalização adaptativa para um sinal HOA xn(j) representado no domínio de coeficiente; - Figura 5: Função de transição utilizada para uma transição nivelada entre dois valores de ganho diferentes; - Figura 6: Processamento de desnormalização adaptativa; - Figura 7: Espectro de frequência FFT das funções de transição hn(l) utili-zando diferentes expoentes en, em que a amplitude máxima de cada função é norma-lizada para 0dB; - Figura 8: Funções de transição exemplificativas para três sinais de vetores sucessivos.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
[023] Em referência à codificação por PCM de uma representação de HOA no domínio espacial, presume-se que (na representação de ponto flutuante) -1 < Wn <1 é realizado para que a transmissão PCM de uma representação de HOA possa ser executada como mostrado na Figura 1. Uma etapa ou estágio de conversor 11 na entrada de um codificador HOA transforma o sinal de domínio de coeficiente d de um quadro de sinal de entrada atual no sinal de domínio espacial w usando a equação (1). A etapa ou estágio de codificação por PCM 12 converte as amostras de ponto flutuante w nas amostras de número inteiro codificadas por PCM w’ em notação de ponto fixo usando a equação (3). Na etapa ou estágio de multiplexador 13, as amos-tras w’ são multiplexadas em um formato de transmissão HOA.
[024] O decodificador HOA desmultiplexa os sinais w’ do formato HOA de transmissão recebidos na etapa ou estágio de desmultiplexador 14, e retransforma-os na etapa ou estágio 15 nos sinais de domínio de coeficiente d’ utilizando a equação (2). Essa transformação inversa aumenta a faixa dinâmica de d’ de modo que a trans-formação do domínio espacial para o domínio de coeficiente sempre inclua uma con-versão de formato de número inteiro (PCM) para ponto flutuante.
[025] A transmissão HOA padrão da Figura 1 irá falhar se a matriz Φ for variante no tempo, que é o caso se o número ou o índice dos sinais HOA for variante no tempo para sequências de coeficiente HOA sucessivas, isto é, quadros de sinal de entrada sucessivos. Como mencionado acima, um exemplo de tal caso é o processamento de compressão de HOA descrito na EP 13305558.2: um número constante de sinais HOA é transmitido continuamente e um número variável de sinais HOA com mudança de índices de sinal n é transmitido em paralelo. Todos os sinais são transmitidos no domínio de coeficiente, que é subótimo conforme explicado acima.
[026] De acordo com a invenção, o processamento descrito em conexão com a Figura 1 é estendido, como mostrado na Figura 2. Na etapa ou estágio 20, o codificador de HOA separa o vetor de HOA d em dois vetores d1 e d2, em que o número M de coeficientes HOA para o vetor d1 é constante e o vetor d2 contém um número variável k de coeficientes HOA. Uma vez que os índices de sinal n são invariantes no tempo para o vetor d1, a codificação por PCM é executada no domínio espacial nas etapas ou estágios 21, 22, 23, 24 e 25 com sinais correspondentes w1 e w’1 mostrados nos percursos de sinal inferiores da Figura 2, correspondentes às etapas/estágios 11 a 15 da Figura 1. No entanto, a etapa/estágio de desmultiplexador 23 recebe um sinal de entrada adicional d''2 e a etapa/estágio de desmultiplexador 24 no decodificador HOA fornece um sinal de saída d''2 diferente.
[027] O número de coeficientes HOA, ou o tamanho, K do vetor d2 é variante no tempo e os índices dos sinais HOA transmitidos n podem mudar ao longo do tempo. Isso impede uma transmissão no domínio espacial, porque uma matriz de transformação variante no tempo seria necessária, o que resultaria em descontinuidades de sinal em todos os sinais HOA perceptualmente codificados (uma etapa ou estágio de codificação perceptual não está representado). Mas tais descontinuidades de sinal devem ser evitadas porque reduziriam a qualidade da codificação perceptual dos sinais transmitidos. Dessa forma, d2 deve ser transmitido no domínio de coeficiente. Devido à maior faixa de valores dos sinais no domínio de coeficiente, os sinais devem ser di-mensionados na etapa ou estágio 26 pelo fator antes da codificação por PCM pode ser aplicada na etapa ou etapa 27. No entanto, uma desvantagem de tal dimen-sionamento é que o valor máximo absoluto da ~ é uma estimativa do pior caso, cujo valor máximo absoluto da amostra não irá ocorrer muito frequentemente, porque uma faixa de valores esperada normalmente é menor. Como resultado, a resolução disponível para a codificação por PCM não é usada de forma eficiente e a razão sinal- ruído de quantização é baixa.
[028] O sinal de saída d''2 da etapa/estágio de desmultiplexador 24 é inver-samente dimensionado na etapa ou estágio 28 usando o fator. O sinal d'''2 re-sultante é combinado na etapa ou estágio 29 com o sinal d'1 resultante no sinal HOA de domínio de coeficiente descodificado.
[029] De acordo com a invenção, a eficiência da codificação por PCM no domínio de coeficiente pode ser aumentada pela utilização de uma normalização adaptativa de sinal dos sinais. No entanto, tal normalização tem que ser inversível e uniformemente contínua de amostra para amostra. O processamento adaptativo em blocos necessário é mostrado na Figura 3. A j-ésima matriz de entrada D(j) = [d (jL + 0) • • • d (jL + L-1)] compreende vetores d de sinal HOA L (índice j não representado na Figura 3). A matriz D é separada nas duas matrizes D1 e D2, como no processamento na Figura 2. O processamento de D1 nas etapas ou estágios 31 a 35 corresponde ao processamento no domínio espacial descrito em conexão com a Figura 2 e a Figura 1. Mas a codificação do sinal de domínio de coeficiente inclui uma etapa ou estágio de normalização adaptativa em blocos 36, que se adapta automaticamente ao intervalo de valores atual do sinal, seguida pela etapa de codificação por PCM ou estágio 37. A informação secundária necessária para a desnormalização de cada sinal codificado por PCM na matriz D''2é armazenada e transferida em um vetor e. O vetor contém um valor por sinal. A etapa ou estágio de desnormalização adaptativa correspondente 38 do decodificador no lado de recepção inverte a normalização dos sinais D''2 para D'''2 usando a informação do vetor e transmitido. O sinal resultante D'''2 é combinado na etapa ou estágio 39 com o sinal D'1, resultante no sinal HOA de domínio de coeficiente descodificado D'.
[030] Na normalização adaptativa na etapa/estágio 36, uma função de tran-sição uniformemente contínua é aplicada às amostras do bloco de coeficiente de en-trada atual, a fim de mudar continuamente o ganho de um último bloco de coeficiente de entrada para o ganho do bloco de coeficiente de entrada seguinte. Esse tipo de processamento requer um atraso de um bloco porque uma alteração do ganho de normalização tem que ser detectada um bloco de coeficiente de entrada à frente. A vantagem é que a modulação de amplitude introduzida é pequena, de modo que uma codificação perceptual do sinal modulado não tem quase nenhum impacto sobre o sinal desnormalizado.
[031] Em relação à implementação da normalização adaptativa, esta é rea- lizada de forma independente para cada sinal HOA de D2(j). Os sinais são represen- tados pelos vetores em linha XnT da matriz em que n indica que os índices dos sinais HOA transmitidos. xn é transposto porque originalmente é um vetor de coluna, mas aqui um vetor em linha é necessário.
[032] A Figura 4 ilustra essa normalização adaptativa na etapa/estágio 36 com mais detalhes. Os valores de entrada do processamento são: - o valor máximo temporalmente nivelado xn ,max,sm (j-2), - o valor de ganho gn(j-2), ou seja, o ganho que foi aplicado ao último coefici-ente do bloco de vetor de sinal correspondente xn(j-2), - o vetor de sinal do bloco atual xn(j), - o vetor de sinal do bloco anterior xn(j-1).
[033] Ao iniciar o processamento do primeiro bloco de xn(0), os valores de entrada recursivos são inicializados por valores predefinidos: os coeficientes de vetor xn(-1) podem ser ajustados para zero, valor de ganho gn(-2) deve ser configurado para ‘1’, e xn,max,sm(-2) deve ser definido como um valor de amplitude média predefinido.
[034] Em seguida, o valor de ganho do último bloco gn(j-1), o valor corres-pondente en(j-1) do vetor de informação secundária e(j-1), o valor máximo temporal-mente nivelado xn,max,sm (-1) e o vetor de sinal normalizado x’n(j-1) são as saídas do processamento.
[035] O objetivo desse processamento é mudar continuamente os valores de ganho aplicados ao vetor de sinal xn(j-1) a partir de gn(j-2) para gn(j-1), tal que o valor do ganho gn(j-1) normalize o vetor de sinal xn(j) para a faixa de valor apropriada.
[036] Na primeira etapa ou estágio de processamento 41, cada coeficiente de sinal de vetor xn(j) = [xn,0(J) ... xn,L-1(j)] é multiplicado pelo valor de ganho gn(j-2), em que gn(j-2) foi mantido a partir do processamento de normalização do vetor de sinal xn(j-1) como base para um novo ganho de normalização. A partir do vetor de sinal normalizado resultante xn(j), o máximo xn,max dos valores absolutos é obtido na etapa ou estágio 42, utilizando a equação (5):
[037] Na etapa ou estágio 43, um nivelamento temporal é aplicado a xn,max utilizando um filtro recursivo que recebe um valor prévio xn,max,sm(j-2) do dito máximo nivelado, e resultando em um máximo temporalmente nivelado atual xn,max,sm(j-1). A finalidade de tal nivelamento é atenuar a adaptação do ganho de normalização ao longo do tempo, o que reduz o número de mudanças de ganho e, portanto, a modula-ção de amplitude do sinal. O nivelamento temporal é somente aplicado se o valor xn,max estiver dentro de uma faixa de valores predefinida. Caso contrário, xn,max,sm(j-1) é ajustado para xn,max (isto é, o valor de xn,max é mantido como está) porque o processamento subsequente tem que atenuar o valor real de xn,max para a faixa de valores predefinida. Portanto, o nivelamento temporal é somente ativo quando o ganho normalização é constante ou quando o sinal xn(j) pode ser amplificado sem sair da faixa de valores.
[038] Xn ,max,sm(j-1 ) é calculado na etapa/estágio 43 como segue: em que 0 < a < 1 é a constante de atenuação.
[039] A fim de reduzir a taxa de bits para a transmissão do vetor e, o ganho de normalização é calculado a partir do valor máximo temporalmente nivelado atual Xn,max,sm(j- 1) e é transmitido como um expoente à base de ‘2’. Dessa forma tem de ser realizado e o expoente quantizado en(j-1) é obtido de no etapa ou estágio 44.
[040] Em períodos em que o sinal é reamplificado (isto é, o valor do ganho total é aumentado ao longo do tempo), a fim de explorar a resolução disponível para codificação por PCM eficiente, o expoente en(j) pode ser limitado (e, portanto, a diferença de ganho entre blocos sucessivos) a um pequeno valor máximo, por exemplo, '1'. Essa operação tem dois efeitos vantajosos. Por um lado, pequenas diferenças de ganho entre blocos sucessivos levam a apenas pequenas modulações de amplitude através da função de transição, resultando na redução da interferência entre sub-ban- das adjacentes do espectro FFT (veja a descrição relacionada do impacto da função de transição na codificação perceptual em conexão com a Figura 7). Por outro lado, a taxa de bits para codificar o expoente é reduzida restringindo-se a sua faixa de valores.
[041] O valor da amplificação total maxima pode ser limitado, por exemplo, para '1'. A razão é que, se um dos sinais de coeficiente apresenta uma grande variação de amplitude entre dois blocos sucessivos, dos quais o primeiro tem amplitudes muito pequenas e o segundo tem a maior amplitude possível (assumindo a normalização da representação de HOA no domínio espacial), diferenças de ganho muito grandes entre esses dois blocos levarão a grandes modulações de amplitude através da função de transição, resultando em interferência grave entre sub-bandas adjacentes do espectro FFT. Isso pode ser subótimo para uma codificação perceptual subsequente conforme discutido abaixo.
[042] Na etapa ou estágio 45, o valor do expoente en(j-1) é aplicado a uma função de transição, de modo a obter um valor de ganho atual gn(j-1). Para uma transição contínua do valor de ganho gn(j-2) para o valor de ganho gn(j-1), a função representada na Figura 5 é usada. A regra de cálculo para essa função é em que l = 0, 1, 2, ..., L-1. O vetor de função de transição real hn(j-1) = [hn(0) ... hn(L-1)]Tcom (11) é utilizado para a atenuação con tínua de gn(j-2) para gn(j-1). Para cada valor de en(j-1), o valor de hn(0) é igual a gn(j- 2), uma vez f(0) = 1. O último valor de f(L-1) é igual a 0,5, de modo que irá resultar na amplificação necessária gn(j- 1) para a normalização de xn(j) a partir da equação (9).
[043] Na etapa ou estágio 46, as amostras do vetor de sinal xn(j-1) são pon-derados pelos valores de ganho do vetor de transição hn(j-1), a fim de obter em que o operador ’ representa uma multiplicação elemento a elemento do vetor de dois vetores. Essa multiplicação pode também ser considerada como re-presentante de uma modulação de amplitude do sinal xn(j-1).
[044] Em mais detalhes, os coeficientes do vetor de transição hn(j-1) = [hn(0) ... hn(L-1)]T são multiplicados pelos coeficientes correspondentes do sinal de vetor xn(j- 1), em que o valor de hn(0) é hn(0) = gn(j-2) e o valor de hn(L-1) é hn(L-1) = gn(j-1). Por conseguinte, a função de transição diminui continuamente do valor de ganho gn(j-2) para o valor de ganho gn(j-1) como representado no exemplo da Figura 8, que mostra valores de ganho das funções de transição hn(j), hn(j-1) e hn(j-2) que são aplicadas aos vetores de sinal correspondentes xn(j), xn(j-1) e xn(j-2) por três blocos sucessivos. A vantagem em relação a uma codificação perceptual a jusante é que, nas bordas do bloco, os ganhos aplicados são contínuos: A função de transição hn(j-1) diminui conti- nuamente os ganhos para os coeficientes de xn(j-1) de gn(j-2) para gn(j-1).
[045] O processamento de desnormalização adaptativa no lado do receptor ou decodificador é mostrado na Figura 6. Os valores de entrada são o sinal normali-zado e codificado por PCM o expoente apropriado en(j-1) e o valor de ga-nho do último bloco de gn(j-2). O valor de ganho do último bloco gn(j-2) é calculado recursivamente, em que gn(j-2) tem que ser inicializado por um valor predefinido, que também foi utilizado no codificador. As saídas são o valor de ganho gn(j-1) da etapa/estágio 61 e o sinal desnormalizado da etapa/estágio 62.
[046] Na etapa ou estágio 61, o expoente é aplicado à função de transição. Para recuperar a faixa de valores de xn(j-1), a equação (11) calcula o vetor de transi-ção hn(j-1) a partir do expoente recebido en(j-1), e o ganho calculado recursivamente gn(J- 2). O ganho gn(J- 1) para o processamento do bloco seguinte é definido igual a hn(L-1).
[047] Na etapa ou estágio 62, o ganho inverso é aplicado. A modulação de amplitude aplicada do processamento de normalização é invertida por em quee mento a elemento do vetor que foi utilizada no lado do codificador ou transmissor. As amostras de não podem ser representadas pelo formato PCM de entrada de de modo que a desnormalização exige uma conversão para um formato de maior faixa de valores, como, por exemplo, o formato de ponto flutuante.
[048] Em relação à transmissão de informação secundária, para a transmis-são dos expoentes en(j-1), não pode ser assumido que sua probabilidade é uniforme porque o ganho de normalização aplicada seria constante para os blocos consecutivos da mesma faixa de valores. Dessa forma, codificação de entropia, como, por exemplo, codificação de Huffman, pode ser aplicada aos valores do expoente a fim de reduzir a taxa de dados requerida.
[049] Uma desvantagem do processamento descrito poderia ser o cálculo recursivo do valor de ganho gn(j-2). Por conseguinte, o processamento de desnorma- lização só pode iniciar a partir do início do fluxo HOA.
[050] Uma solução para esse problema é adicionar unidades de acesso ao formato HOA, a fim de fornecer a informação para calcular gn(j-2) regularmente. Nesse caso, a unidade de acesso tem que fornecer os expoentes en,access = log2gn(j-2) (14) para cada t-ésimo bloco, de forma que possa ser calculado e a desnormalização possa começar em cada t-ésimo bloco.
[051] O impacto em uma codificação perceptual do sinal normalizado analisado pelo valor absoluto da resposta de frequência (15) da função hn(l). A resposta de frequência é de finida pela Transformada Rápida de Fourier (FFT) de hn(l), como mostrado na equação (15).
[052] A Figura 7 mostra o espectro FFT de magnitude normalizada (para 0dB) hn(u), a fim de clarificar a distorção espectral introduzida pela modulação de am-plitude. O declínio deé relativamente abrupto para pequenos expoentes e torna-se plano para maiores expoentes.
[053] Uma vez que a modulação de amplitude de xn(j-1) por hn(l) no domínio de tempo é equivalente a uma convolução por Hn(u) no domínio de frequência, um declínio acentuado da resposta de frequência Hn(u) reduz a interferência entre sub- bandas adjacentes do espectro FFT de * Isso é altamente relevante para uma codificação perceptual subsequente de porque a interferência de sub-banda tem uma influência sobre as características perceptuais estimadas do sinal. Dessa forma, para um declínio abrupto de Hn(u), os pressupostos de codificação perceptual para também são válidos para o sinal não-normalizado xn(j- 1).
[054] Isso mostra que para, pequenos expoentes, uma codificação percep-tual de x'n(j- 1) é quase equivalente à codificação perceptual de e que uma codificação perceptual do sinal normalizado tem quase nenhum efeito sobre o sinal desnormalizado desde que a magnitude do expoente seja pequena.
[055] O processamento da invenção pode ser realizado por um único pro-cessador ou circuito eletrônico no lado de transmissão e no lado de recepção, ou por vários processadores ou circuitos eletrônicos operando em paralelo e/ou operando em diferentes partes do processamento da invenção.

Claims (14)

1. Método para decodificar uma representação de Ambissônicos de Ordem Superior (HOA), o método CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: receber, em um fluxo de bits codificado, uma pluralidade de sinais de domínio de coeficiente codificados por PCM da representação de HOA; decodificar perceptualmente a pluralidade de sinais de domínio de coeficiente codificados por PCM para determinar sinais de domínio de coeficiente normalizado; para cada sinal de domínio de coeficiente normalizado: receber informação de lado de expoente; determinar um vetor de transição com base na informação de lado de expo- ente, um valor de ganho anterior, e uma função f(l) que é baseada em: em que l = 0, 1, 2, ... , L-1; determinar um vetor desnormalizado de saída multiplicando o vetor de transi ção com o sinal de domínio de coeficiente normalizado; e emitir o vetor desnormalizado de saída.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o vetor de transição é determinado com base em uma multiplicação do valor de ganho anterior e valores da função f(l) elevados a um primeiro valor, em que o primeiro valor é determinado com base na informação de lado de expoente.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda decodificar por entropia informação de lado de expoente codificada por entropia a partir do fluxo de bits codificado para determinar a informação de lado de expoente.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o fluxo de bits codificado compreende uma sequência de quadros.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o valor de ganho anterior é determinado durante decodificação de um quadro anterior.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que um subconjunto dos quadros são unidades de acesso, em que em cada unidade de acesso, uma indicação do valor de ganho anterior é transmitida explicitamente, e em que decodificar uma unidade de acesso não exige decodificar um quadro anterior para determinar o valor de ganho anterior.
7. Meio de armazenamento não-transitório CARACTERIZADO pelo fato de que contém ou armazena, ou possui gravado no mesmo, um sinal de áudio digital decodificado como definido na reivindicação 1.
8. Meio de armazenamento legível por computador não-transitório CARACTERIZADO pelo fato de que possui armazenado no mesmo instruções executáveis para levar um computador a executar o método definido na reivindicação 1.
9. Aparelho para decodificar uma representação de Ambissônicos de Ordem Superior (HOA), o aparelho CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um primeiro receptor para receber, em um fluxo de bits codificado, uma pluralidade de sinais de domínio de coeficiente codificados por PCM da representação de HOA; uma primeira unidade de processamento para decodificar perceptualmente a pluralidade de sinais de domínio de coeficiente codificados por PCM para determinar sinais de domínio de coeficiente normalizado; e uma segunda unidade de processamento configurada para, para cada sinal de domínio de coeficiente normalizado: receber informação de lado de expoente; determinar um vetor de transição com base na informação de lado de expo- ente, um valor de ganho anterior, e uma função f(l) que é baseada em: em que l = 0, 1, 2, ... , L-1; determinar um vetor desnormalizado de saída multiplicando o vetor de transição com o sinal de domínio de coeficiente normalizado; e emitir o vetor desnormalizado de saída.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda unidade de processamento é configurada para determinar o vetor de transição com base em uma multiplicação do valor de ganho anterior e valores da função f(l) elevados a um primeiro valor, em que o primeiro valor é determinado com base na informação de lado de expoente.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda unidade de processamento é configurada ainda para decodificar por entropia informação de lado de expoente codificada por entropia a partir do fluxo de bits codificado para determinar a informação de lado de expoente.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o fluxo de bits codificado compreende uma sequência de quadros.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o valor de ganho anterior é determinado durante decodificação de um quadro anterior.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que um subconjunto dos quadros são unidades de acesso, em que em cada unidade de acesso, uma indicação do valor de ganho anterior é transmitida explicitamente, e em que decodificar uma unidade de acesso não exige decodificar um quadro anterior para determinar o valor de ganho anterior.
BR122020017865-5A 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para decodificar uma representação de ambissônicos de ordem superior (hoa), meio de armazenamento não-transitório e meio de armazenamento legível por computador não-transitório BR122020017865B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13305986.5 2013-07-11
EP20130305986 EP2824661A1 (en) 2013-07-11 2013-07-11 Method and Apparatus for generating from a coefficient domain representation of HOA signals a mixed spatial/coefficient domain representation of said HOA signals
PCT/EP2014/063306 WO2015003900A1 (en) 2013-07-11 2014-06-24 Method and apparatus for generating from a coefficient domain representation of hoa signals a mixed spatial/coefficient domain representation of said hoa signals
BR112016000245-8A BR112016000245B1 (pt) 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para gerar, a partir de uma representação de domínio de coeficiente de sinais hoa, uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial dos sinais hoa, método e aparelho para decodificar uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais hoa codificados, sinal de aúdio digital e meio de armazenamento não transitório

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122020017865B1 true BR122020017865B1 (pt) 2024-02-27

Family

ID=48915948

Family Applications (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122020017865-5A BR122020017865B1 (pt) 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para decodificar uma representação de ambissônicos de ordem superior (hoa), meio de armazenamento não-transitório e meio de armazenamento legível por computador não-transitório
BR122017013717-4A BR122017013717B1 (pt) 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para decodificar sinais hoa multiplexados e perceptualmente codificados, e meio de armazenamento não transitório
BR112016000245-8A BR112016000245B1 (pt) 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para gerar, a partir de uma representação de domínio de coeficiente de sinais hoa, uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial dos sinais hoa, método e aparelho para decodificar uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais hoa codificados, sinal de aúdio digital e meio de armazenamento não transitório

Family Applications After (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122017013717-4A BR122017013717B1 (pt) 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para decodificar sinais hoa multiplexados e perceptualmente codificados, e meio de armazenamento não transitório
BR112016000245-8A BR112016000245B1 (pt) 2013-07-11 2014-06-24 Método e aparelho para gerar, a partir de uma representação de domínio de coeficiente de sinais hoa, uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial dos sinais hoa, método e aparelho para decodificar uma representação mista de domínio de coeficiente/espacial de sinais hoa codificados, sinal de aúdio digital e meio de armazenamento não transitório

Country Status (14)

Country Link
US (8) US9668079B2 (pt)
EP (4) EP2824661A1 (pt)
JP (4) JP6490068B2 (pt)
KR (5) KR102534163B1 (pt)
CN (9) CN110648675B (pt)
AU (4) AU2014289527B2 (pt)
BR (3) BR122020017865B1 (pt)
CA (4) CA3131695C (pt)
MX (1) MX354300B (pt)
MY (2) MY174125A (pt)
RU (1) RU2670797C9 (pt)
TW (5) TWI669706B (pt)
WO (1) WO2015003900A1 (pt)
ZA (6) ZA201508710B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2665208A1 (en) * 2012-05-14 2013-11-20 Thomson Licensing Method and apparatus for compressing and decompressing a Higher Order Ambisonics signal representation
EP2824661A1 (en) 2013-07-11 2015-01-14 Thomson Licensing Method and Apparatus for generating from a coefficient domain representation of HOA signals a mixed spatial/coefficient domain representation of said HOA signals
CN106663434B (zh) 2014-06-27 2021-09-28 杜比国际公司 针对hoa数据帧表示的压缩确定表示非差分增益值所需的最小整数比特数的方法
KR102606212B1 (ko) 2014-06-27 2023-11-29 돌비 인터네셔널 에이비 Hoa 데이터 프레임 표현의 데이터 프레임들 중 특정 데이터 프레임들의 채널 신호들과 연관된 비차분 이득 값들을 포함하는 코딩된 hoa 데이터 프레임 표현
EP2960903A1 (en) 2014-06-27 2015-12-30 Thomson Licensing Method and apparatus for determining for the compression of an HOA data frame representation a lowest integer number of bits required for representing non-differential gain values
CN106471822B (zh) 2014-06-27 2019-10-25 杜比国际公司 针对hoa数据帧表示的压缩确定表示非差分增益值所需的最小整数比特数的设备
EP2963949A1 (en) 2014-07-02 2016-01-06 Thomson Licensing Method and apparatus for decoding a compressed HOA representation, and method and apparatus for encoding a compressed HOA representation
JP2017523452A (ja) 2014-07-02 2017-08-17 ドルビー・インターナショナル・アーベー Hoa信号表現のサブバンド内の優勢な方向性信号の方向のエンコード/デコードのための方法および装置
CN106463132B (zh) 2014-07-02 2021-02-02 杜比国际公司 对压缩的hoa表示编码和解码的方法和装置
CN106471579B (zh) 2014-07-02 2020-12-18 杜比国际公司 用于对hoa信号表示的子带内的主导方向信号的方向进行编码/解码的方法和装置
EP2963948A1 (en) 2014-07-02 2016-01-06 Thomson Licensing Method and apparatus for encoding/decoding of directions of dominant directional signals within subbands of a HOA signal representation
US9847088B2 (en) 2014-08-29 2017-12-19 Qualcomm Incorporated Intermediate compression for higher order ambisonic audio data
US9875745B2 (en) * 2014-10-07 2018-01-23 Qualcomm Incorporated Normalization of ambient higher order ambisonic audio data
EP3739578A1 (en) 2015-07-30 2020-11-18 Dolby International AB Method and apparatus for generating from an hoa signal representation a mezzanine hoa signal representation

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19526366A1 (de) * 1995-07-20 1997-01-23 Bosch Gmbh Robert Verfahren zur Redundanzreduktion bei der Codierung von mehrkanaligen Signalen und Vorrichtung zur Dekodierung von redundanzreduzierten, mehrkanaligen Signalen
US5754733A (en) * 1995-08-01 1998-05-19 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for generating and encoding line spectral square roots
CN1222996A (zh) * 1997-02-10 1999-07-14 皇家菲利浦电子有限公司 用于传输语音信号的传输系统
TW348684U (en) 1997-10-20 1998-12-21 Han An Shr Folding connection for tilting connecting rods
US8605911B2 (en) * 2001-07-10 2013-12-10 Dolby International Ab Efficient and scalable parametric stereo coding for low bitrate audio coding applications
FR2847376B1 (fr) * 2002-11-19 2005-02-04 France Telecom Procede de traitement de donnees sonores et dispositif d'acquisition sonore mettant en oeuvre ce procede
TWI360361B (en) 2004-04-13 2012-03-11 Qualcomm Inc Multimedia communication using co-located care of
US7930176B2 (en) * 2005-05-20 2011-04-19 Broadcom Corporation Packet loss concealment for block-independent speech codecs
US20090281798A1 (en) * 2005-05-25 2009-11-12 Koninklijke Philips Electronics, N.V. Predictive encoding of a multi channel signal
US7831434B2 (en) * 2006-01-20 2010-11-09 Microsoft Corporation Complex-transform channel coding with extended-band frequency coding
CN101136905B (zh) * 2006-08-31 2010-09-08 华为技术有限公司 移动IPv6中的绑定更新方法及移动IPv6通讯系统
RU2495503C2 (ru) * 2008-07-29 2013-10-10 Панасоник Корпорэйшн Устройство кодирования звука, устройство декодирования звука, устройство кодирования и декодирования звука и система проведения телеконференций
EP2154910A1 (en) * 2008-08-13 2010-02-17 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. Apparatus for merging spatial audio streams
EP2205007B1 (en) * 2008-12-30 2019-01-09 Dolby International AB Method and apparatus for three-dimensional acoustic field encoding and optimal reconstruction
WO2010086342A1 (en) * 2009-01-28 2010-08-05 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. Audio encoder, audio decoder, method for encoding an input audio information, method for decoding an input audio information and computer program using improved coding tables
CN102081926B (zh) * 2009-11-27 2013-06-05 中兴通讯股份有限公司 格型矢量量化音频编解码方法和系统
BR112012024528B1 (pt) * 2010-03-26 2021-05-11 Dolby International Ab método e dispositivo para decodificar uma representação para campo de som de áudio para reprodução de áudio e meio legível por computador
US8879771B2 (en) * 2010-04-08 2014-11-04 Nokia Corporation Apparatus and method for sound reproduction
EP4116969B1 (en) * 2010-04-09 2024-04-17 Dolby International AB Mdct-based complex prediction stereo coding
NZ587483A (en) * 2010-08-20 2012-12-21 Ind Res Ltd Holophonic speaker system with filters that are pre-configured based on acoustic transfer functions
EP2450880A1 (en) * 2010-11-05 2012-05-09 Thomson Licensing Data structure for Higher Order Ambisonics audio data
EP2469741A1 (en) * 2010-12-21 2012-06-27 Thomson Licensing Method and apparatus for encoding and decoding successive frames of an ambisonics representation of a 2- or 3-dimensional sound field
EP2541547A1 (en) * 2011-06-30 2013-01-02 Thomson Licensing Method and apparatus for changing the relative positions of sound objects contained within a higher-order ambisonics representation
JP2013050663A (ja) * 2011-08-31 2013-03-14 Nippon Hoso Kyokai <Nhk> 多チャネル音響符号化装置およびそのプログラム
JP2013133366A (ja) 2011-12-26 2013-07-08 Sekisui Film Kk 接着性フィルム、並びにこれを用いてなる太陽電池用封止フィルム、合わせガラス用中間フィルム、太陽電池及び合わせガラス
EP2743922A1 (en) 2012-12-12 2014-06-18 Thomson Licensing Method and apparatus for compressing and decompressing a higher order ambisonics representation for a sound field
CN102982805B (zh) * 2012-12-27 2014-11-19 北京理工大学 一种基于张量分解的多声道音频信号压缩方法
EP2800401A1 (en) 2013-04-29 2014-11-05 Thomson Licensing Method and Apparatus for compressing and decompressing a Higher Order Ambisonics representation
EP2824661A1 (en) * 2013-07-11 2015-01-14 Thomson Licensing Method and Apparatus for generating from a coefficient domain representation of HOA signals a mixed spatial/coefficient domain representation of said HOA signals

Also Published As

Publication number Publication date
CN117275492A (zh) 2023-12-22
AU2014289527B2 (en) 2020-04-02
ZA201807916B (en) 2020-05-27
JP2021036333A (ja) 2021-03-04
US20180048974A1 (en) 2018-02-15
US20190215630A9 (en) 2019-07-11
AU2024201885A1 (en) 2024-04-11
EP3518235A1 (en) 2019-07-31
RU2016104403A (ru) 2017-08-16
RU2018135962A3 (pt) 2022-03-31
CN110648675A (zh) 2020-01-03
EP4012704A1 (en) 2022-06-15
US10382876B2 (en) 2019-08-13
CN110648675B (zh) 2023-06-23
CN116564321A (zh) 2023-08-08
US20230179936A1 (en) 2023-06-08
TW202013353A (zh) 2020-04-01
US10841721B2 (en) 2020-11-17
AU2022204314B2 (en) 2024-03-14
CA3131695C (en) 2023-09-26
BR122017013717A8 (pt) 2017-12-05
US11540076B2 (en) 2022-12-27
CN117116273A (zh) 2023-11-24
BR112016000245A2 (pt) 2017-07-25
BR112016000245B1 (pt) 2022-06-07
JP6490068B2 (ja) 2019-03-27
ZA201508710B (en) 2019-07-31
US20160150341A1 (en) 2016-05-26
JP7158452B2 (ja) 2022-10-21
US20190356998A1 (en) 2019-11-21
ZA201903363B (en) 2020-09-30
KR20220051026A (ko) 2022-04-25
CN116884421A (zh) 2023-10-13
CA3131690A1 (en) 2015-01-15
US11863958B2 (en) 2024-01-02
ZA202202891B (en) 2023-11-29
RU2018135962A (ru) 2018-11-14
US20240171924A1 (en) 2024-05-23
AU2020204222A1 (en) 2020-07-16
RU2016104403A3 (pt) 2018-05-11
JP6792011B2 (ja) 2020-11-25
EP3020041A1 (en) 2016-05-18
MY192149A (en) 2022-08-02
JP2019113858A (ja) 2019-07-11
CN110491397A (zh) 2019-11-22
CA3131690C (en) 2024-01-02
KR102658702B1 (ko) 2024-04-19
EP3020041B1 (en) 2018-12-19
KR20160028442A (ko) 2016-03-11
TW202326707A (zh) 2023-07-01
AU2020204222B2 (en) 2022-03-24
EP2824661A1 (en) 2015-01-14
CN110459230B (zh) 2023-10-20
CN110459231A (zh) 2019-11-15
TWI779381B (zh) 2022-10-01
CN110491397B (zh) 2023-10-27
JP2022185105A (ja) 2022-12-13
WO2015003900A1 (en) 2015-01-15
CA2914904A1 (en) 2015-01-15
BR122017013717B1 (pt) 2022-12-20
US20170245084A1 (en) 2017-08-24
CA3131695A1 (en) 2015-01-15
MX354300B (es) 2018-02-23
AU2022204314A1 (en) 2022-07-07
MY174125A (en) 2020-03-10
MX2016000003A (es) 2016-03-09
TWI633539B (zh) 2018-08-21
ZA202003171B (en) 2022-12-21
KR20240055139A (ko) 2024-04-26
TW202133147A (zh) 2021-09-01
CA2914904C (en) 2021-11-09
US20210144503A1 (en) 2021-05-13
KR102226620B1 (ko) 2021-03-12
US9900721B2 (en) 2018-02-20
RU2670797C2 (ru) 2018-10-25
TWI669706B (zh) 2019-08-21
CN110459231B (zh) 2023-07-14
TW201503111A (zh) 2015-01-16
BR112016000245A8 (pt) 2017-12-05
KR20210029302A (ko) 2021-03-15
TW201832226A (zh) 2018-09-01
RU2670797C9 (ru) 2018-11-26
TWI712034B (zh) 2020-12-01
KR102386726B1 (ko) 2022-04-15
KR102534163B1 (ko) 2023-05-30
ZA202202892B (en) 2023-11-29
US20220225045A1 (en) 2022-07-14
JP2016528538A (ja) 2016-09-15
CN105378833A (zh) 2016-03-02
CA3209871A1 (en) 2015-01-15
KR20230070540A (ko) 2023-05-23
US11297455B2 (en) 2022-04-05
CN105378833B (zh) 2019-10-22
CN110459230A (zh) 2019-11-15
BR122017013717A2 (pt) 2017-07-25
US9668079B2 (en) 2017-05-30
EP3518235B1 (en) 2021-12-29
AU2014289527A1 (en) 2016-02-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122020017865B1 (pt) Método e aparelho para decodificar uma representação de ambissônicos de ordem superior (hoa), meio de armazenamento não-transitório e meio de armazenamento legível por computador não-transitório
RU2817687C2 (ru) Способ и устройство для формирования из представления hoa-сигналов в области коэффициентов смешанного представления упомянутых hoa-сигналов в пространственной области/области коэффициентов
RU2777660C2 (ru) Способ и устройство для формирования из представления hoa-сигналов в области коэффициентов смешанного представления упомянутых hoa-сигналов в пространственной области/области коэффициентов

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: RETIFICACAO DA PUBLICACAO (9.1.4)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS