BR122019027176B1 - Sistema de anel de trava de junta para tubo revestido e método de conectar tubos revestidos - Google Patents

Sistema de anel de trava de junta para tubo revestido e método de conectar tubos revestidos Download PDF

Info

Publication number
BR122019027176B1
BR122019027176B1 BR122019027176-3A BR122019027176A BR122019027176B1 BR 122019027176 B1 BR122019027176 B1 BR 122019027176B1 BR 122019027176 A BR122019027176 A BR 122019027176A BR 122019027176 B1 BR122019027176 B1 BR 122019027176B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ring
tube
wall
gasket
fact
Prior art date
Application number
BR122019027176-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert P. Raber
Original Assignee
Imperial Pipe Services, Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Imperial Pipe Services, Llc filed Critical Imperial Pipe Services, Llc
Publication of BR122019027176B1 publication Critical patent/BR122019027176B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L13/00Non-disconnectible pipe-joints, e.g. soldered, adhesive or caulked joints
    • F16L13/02Welded joints
    • F16L13/0218Welded joints having an inner or outer ring
    • F16L13/0227Welded joints having an inner or outer ring having an inner ring
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L13/00Non-disconnectible pipe-joints, e.g. soldered, adhesive or caulked joints
    • F16L13/02Welded joints
    • F16L13/0254Welded joints the pipes having an internal or external coating
    • F16L13/0263Welded joints the pipes having an internal or external coating having an internal coating

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Joints With Sleeves (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)

Abstract

um sistema de anel de junta para tubos revestidos inclui um primeiro tubo e um segundo tubo unidos extremidade com extremidade, cada tubo tendo um revestimento interior cobrindo substancialmente uma parede interior do tubo respectivo. um primeiro anel é disposto em e substancialmente nivelado com a extremidade unida do primeiro tubo, e um segundo anel é disposto em e substancialmente nivelado com a extremidade unida do segundo tubo. o primeiro anel é configurado para criar uma primeira vedação de pressão circunferencial contra a parede interior do primeiro tubo, e o segundo anel é configurado para criar uma segunda vedação de pressão circunferencial contra a parede interior do segundo tubo. pelo menos um do primeiro anel e segundo anel é configurado para criar uma vedação de pressão de junta de tubo contra o outro anel.

Description

REFERÊNCIA REMISSIVA A PEDIDOS RELACIONADOS
[001]Reivindica-se prioridade ao pedido provisional US número 61/775.749, depositado em 11 de março de 2013, cuja revelação é incorporada aqui a título de referência na íntegra.
Campo da invenção
[002]O campo da presente invenção são sistemas e métodos para unir tubos revestidos e particularmente tubos revestidos de borracha ou cimento.
Antecedentes da invenção
[003]Nas indústrias que usam tubos revestidos, entre as quais está a indústria de mineração, tubo de aço é fabricado e pode ser instalado para múltiplas finalidades. Tubo de aço pode ser conectado ou unido em uma variedade de modos dependendo das exigências de design e aplicação. Uma das lutas que existem atualmente com tubos tendo revestimentos internos de cimento ou borracha é obter soldas de qualidade ao conectar duas peças de tubo revestido com borracha ou revestido com cimento, aço, com extremidade chanfrada. Atualmente quando duas seções de tubo são unidas, extremidade chanfrada contra extremidade chanfrada, e a passagem de solda inicial (mencionada como a “passagem de raiz”) contata diretamente o revestimento de borracha ou cimento, resultando tanto em contaminação da soldagem como enfraquecimento do cimento ou borracha durante a passagem de raiz. O resultado é que a resistência da junta de solda completa é reduzida devido a essa contaminação. Também, esse tipo de junta não permite um teste não destrutivo ou de qualidade mecânica da junta soldada concluída.
[004]Para superar esse problema com contaminação de concreto, a espessura da parede do tubo foi aumentada em aproximadamente 20% ou mais do que necessário para a maioria das aplicações. Tal solução resulta em um aumento de aproximadamente 20% ou mais no custo de materiais. Uma solução mais eficaz em termos de custo para evitar contaminação de concreto ao unir tubos revestidos por soldagem é, portanto, desejada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[005]A presente invenção é dirigida a um tubo revestido e a um sistema e método para unir tais tubos revestidos. Os tubos podem ser tubos de aço carbono revestidos de borracha ou revestidos de cimento embora aqueles versados na técnica possam reconhecer usos para o sistema com outros tipos de tubo e com outros tipos de revestimento.
[006]Em um primeiro aspecto separado da presente invenção, um anel é disposto em e substancialmente nivelado com a extremidade de um tubo tendo um revestimento interior que cobre substancialmente toda a parede interior do tubo. O anel forma uma vedação de pressão circunferencial contra a parede interior do tubo, e a espessura radial do revestimento interior e do primeiro anel é substancialmente a mesma.
[007]Em um segundo aspecto separado da presente invenção, o sistema inclui dois tubos unidos extremidade com extremidade, cada tubo tendo um revestimento interior que cobre substancialmente toda a parede interior do tubo respectivo. Um dos dois anéis é disposto na extremidade unida de cada tubo, com cada anel sendo substancialmente nivelado com a extremidade unida respectiva. Os dois anéis são configurados para criar uma vedação de pressão circunferencial contra a parede interior do tubo respectivo. Além disso, pelo menos um dos anéis é configurado para criar uma vedação de pressão de junta de tubo contra o outro dos anéis.
[008]Vários aperfeiçoamentos diferentes podem ser incorporados nesse sistema, individualmente ou em combinação com outros aperfeiçoamentos. Como aperfeiçoamento, a espessura radial de cada anel pode ser aproximadamente igual à espessura radial do revestimento de cada tubo respectivo. Como outro aperfeiçoamento, as vedações de pressão circunferenciais podem ser formadas por um anel-O colocado em um entalhe circunferencial na superfície circunferencial externa do anel, ou podem ser formadas por uma solda. Como outro aperfeiçoamento, as superfícies circunferenciais internas dos anéis podem incluir um revestimento configurado para resistir à corrosão quando expostas a um fluido transportado no tubo durante uso.
[009]Em um terceiro aspecto separado da presente invenção, um método de conectar tubos revestidos inclui inserir um de dois anéis nas respectivas extremidades de dois tubos a serem unidos extremidade com extremidade. Cada anel é inserido de modo que seja substancialmente nivelado com a extremidade do tubo respectivo, e cada anel forma uma vedação de pressão circunferencial contra a parede interior do tubo respectivo. Com os anéis inseridos, as duas extremidades de tubo são soldadas juntas ao longo de uma circunferência exterior dos tubos. Esse método pode ser aperfeiçoado pelo uso de um prendedor de duas peças configurado para assentar os anéis nas extremidades dos tubos respectivos à medida que duas peças de fixação são puxadas juntas.
[010]Em um quarto aspecto separado da presente invenção, quaisquer dos aspectos acima podem ser empregados em combinação.
[011]Por conseguinte, um sistema de anel de trava de junta aperfeiçoado é revelado. As vantagens dos aperfeiçoamentos serão evidentes a partir dos desenhos e descrição da modalidade preferida.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[012]O sumário acima, bem como a seguinte descrição detalhada das modalidades exemplares, será entendido melhor quando lido em combinação com os desenhos apensos. Deve ser entendido, entretanto, que a invenção não é limitada aos arranjos e meios precisos mostrados nas seguintes figuras:
[013]As figuras 1A-E ilustram um primeiro sistema de anel de trava de junta;
[014]As figuras 2A-C ilustram um segundo sistema de anel de trava de junta;
[015]As figuras 3A-C ilustram um terceiro sistema de anel de trava de junta;
[016]As figuras 4A-E ilustram um quarto sistema de anel de trava de junta;
[017]As figuras 5A-D ilustram um quinto sistema de anel de trava de junta;
[018]As figuras 6A-C ilustram um sexto sistema de anel de trava de junta;
[019]As figuras 7A-D ilustram uma primeira metade de uma montagem de fixação de tubo;
[020]As figuras 8A-C ilustram uma segunda metade de uma montagem de fixação de tubo; e
[021]As figuras 9A-D ilustram uma modalidade alternativa da primeira metade da montagem de fixação de tubo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[022]Voltando em detalhe para os desenhos, as figuras 1A-E ilustram um sistema de anel de trava de junta 101 adequado para uso com um tubo revestido com cimento 103. Um tubo revestido com cimento é descrito aqui como uma modalidade exemplificada e aqueles versados na técnica reconhecerão que o mesmo sistema pode ser usado com qualquer tipo de tubo revestido, quer o revestido seja formado por cimento, borracha ou quaisquer outros materiais. Desse modo, deve ser entendido que o sistema inclui dois anéis 105, 107, cada inserido nas respectivas extremidades 109, 111 dos tubos revestidos de cimento 103, cada anel sendo nivelado com a respectiva extremidade do tubo. O revestimento de cimento 113 reveste a parede interna 114 dos tubos 103 entre os anéis 105, 107. Cada anel 105, 107 é preferivelmente formado de aço de carbono, e preferivelmente do mesmo tipo de aço e propriedades como o tubo, que é laminado em um diâmetro específico e usinado em uma tolerância especificada. O diâmetro e tolerância são uma questão de escolha de desenho, dependendo do tamanho e espessura de parede do tubo no qual o anel deve ser colocado.
[023]Cada anel 105, 107 inclui um entalhe circunferencial 115 na superfície circunferencial externa 117, na qual é colocado um anel-O 119, que veda contra a parede interna do tubo 114. Esse primeiro anel-O 119 restringe fluido no tubo de atingir ou afetar a zona de solda da junta soldada 121. O primeiro anel 105 inclui um entalhe circunferencial de lado anterior 123 em que outro anel-O 125 é assentado. Esse segundo anel-O 125 cria uma vedação de pressão de junta de tubo contra o segundo anel 107, como mostrado na figura 1A, quando os tubos 103 são alinhados e soldados juntos, e de modo semelhante restringe o fluido no tubo de atingir ou afetar a zona de solda da junta soldada 121. Os anéis-O são preferivelmente formados de uma borracha de elastômero de fluorocarbono, como a marca Viton® vendida por E.I. du Pont de Nemours and Company de Wilmington, DE.
[024]Espera-se que os locais de anel-O do lado anterior retenham a pressão de linha em excesso de 200 PSI no evento de uma falha de solda. O benefício fornecido é um sistema de vedação dual que evita que fluidos potencialmente escapem para dentro do ambiente no evento de uma falha de solda.
[025]Superfícies internas 127 dos anéis 105, 107 que contatam o fluido nos tubos são recobridas com um recobrimento cerâmico não condutivo, resistente a desgaste 129. Esse recobrimento 126 estende preferivelmente totalmente ao longo da superfície posterior inteira 131 dos anéis 105, 107 e parcialmente ao longo da superfície anterior 133, pelo menos até aproximadamente onde o anel-O 119 contata as superfícies anteriores 133 de cada anel 105, 107 para formar a vedação de pressão de junta de tubo. Preferivelmente, um óxido de alumínio, A1203 (como disponível a partir de Accuratus Corporation de Phillipsburg, NJ), recobrimento é aplicado por um processo de pulverização de plasma a uma espessura de aproximadamente 15 mils a 20 mils. Tal recobrimento é altamente resistente à abrasão, calor e corrosão.
[026]Um segundo sistema de anel de trava de junta 201 é ilustrado nas figuras 2A-C. esse segundo sistema 201 é como o primeiro, exceto que em vez de um anel-O ser colocado no entalhe circunferencial lateral 115 do primeiro anel 105, uma gaxeta flexível plana 205 é colocada no mesmo. Essa gaxeta flexível plana é preferivelmente do tipo obtenível a partir de Garlock Sealing Technologies de Palmyra, NY, particularmente o modelo de gaxeta flexível Garlock BLUE-GARD 3400.
[027]Um terceiro sistema de anel de trava de junta 301 é ilustrado nas figuras 3A-C. esse terceiro sistema 301 é também como o primeiro, exceto que esse sistema 301 não inclui um recobrimento cerâmico de proteção, e em vez de um anelO ser colocado no entalhe circunferencial lateral de um anel, a superfície interna 305 de cada anel 303 é formada com um ou mais entalhes de travamento 307. Esses entalhes de travamento 307 são formados para serem complementares a entalhes de travamento similares 309 formados em um revestimento circunferencial de proteção 311, que é preferivelmente moldado com borracha de elastômero de fluorocarbono Viton®. Os entalhes de travamento 307 de cada anel 303 e os entalhes de travamento 309 de cada revestimento 311 podem assumir um formato de acordo com preferência de design, com a finalidade de que os respectivos entalhes 307, 309 servem para manter o revestimento no lugar na superfície interna 305 do anel 303. As bordas anterior e posterior 313, 315 de cada revestimento 311 estendem levemente além da borda do anel 303 de modo que uma vedação possa ser criada com o revestimento de cimento em uma borda 313 e com o segundo anel na outra borda 315. Esses pontos de vedação evitam que fluidos escapem potencialmente para o meio ambiente no evento de uma falha de solda.
[028]Um quarto sistema de anel de trava de junta 401 é ilustrado nas figuras 4A-E. esse quarto sistema 401 incorpora características tanto do primeiro sistema como do segundo sistema. Nesse quarto sistema 401, o primeiro anel 403 inclui um entalhe circunferencial lateral anterior 407 no qual um anel-O 409 é assentado, e um revestimento 411, que é novamente preferivelmente moldado com borracha de elastômero de fluorocarbono Viton®, é afixado na superfície interna 413 de cada anel 403, 405. Furos passantes 415 são formados em torno de cada anel 403, 405, o revestimento 411 estende para dentro dos furos passantes. Os furos passantes 415 são formados para ter diâmetros variáveis, e o revestimento 411 é formado com dedos 417 tendo um formato complementar em comparação com os furos passantes 415 para auxiliar a manter o revestimento 411 no lugar em cada anel 403, 405. O revestimento 411 cobre a borda posterior inteira 419 de cada anel 403, 405 de modo que uma vedação ligada possa ser criada com o revestimento de borracha ou cimento adjacente à borda posterior 419. Esse ponto de vedação evita que fluidos escapem potencialmente para o meio ambiente no evento de uma falha de solda.
[029]Um quinto sistema de anel de trava de junta 501 é ilustrado nas figuras 5A-D. nesse quinto sistema 501, o primeiro anel 503 pode ser similar a quaisquer dos anéis descritos acima nas figuras 1A e 2A. o segundo anel 505 inclui um flange circunferencial 507 que estende entre o revestimento de cimento 509 e o tubo 511. A extremidade 513 do flange 507 é afixada à parede de tubo interna 515 por uma solda 516, antes de o revestimento ser colocado, para formar uma vedação de pressão e reter o anel 505 no lugar. Os dois anéis 503, 505 incluem um recobrimento cerâmico 517. O anel-O que é usado para criar a vedação de pressão de junta de tubo pode ser localizado em qualquer anel, como mostrado na figura 5C como estando no primeiro anel 503, e é mostrado na figura 5D como estando no segundo anel 505a. esse tipo de anel com um flange é particularmente útil para tubo curvo, em forma de T, em forma de T, redutores, e outras seções de tubo não lineares.
[030]Um sexto sistema de anel de trava de junta 601 é ilustrado nas figuras 6A-C. nesse sexto sistema 601, os dois anéis 603, 605 são similares ao segundo anel ilustrado nas figuras 5A-C. Os dois anéis incluem um flange circunferencial 607 que estende entre o revestimento de cimento 609 e as paredes interiores 613 dos tubos 611, cada flange circunferencial 607 sendo afixado à parede interior 613 do tubo respectivo 611 por uma solda 615, que forma uma vedação de pressão para evitar vazamento no evento da solda entre os dois tubos falhar. Esse tipo de sistema é particularmente útil para adaptar tubos revestidos no campo.
[031]Durante o processo de fabricação, os anéis são fabricados para atender a condições de uso pretendidas para o tubo, e as exigências de revestimento interno para o uso pretendido são determinadas. Os anéis são primeiramente instalados em cada extremidade do tubo na planta de fabricação, após o que o tubo então passa através de um processo de revestimento de cimento centrífugo acionado por máquina, como bem conhecido na indústria de tubo revestido com cimento.
[032]Na planta de fabricação comprimentos de tubo de aço, especificados pelo cliente, têm suas extremidades internas esmerilhadas com um chanfro 0,040 e qualquer emenda de solda interna em excesso é lixada lisa. Os anéis de acordo com especificação de um cliente são adaptados com anéis-O nos entalhes nas superfícies circunferenciais externas de cada anel. Uma lubrificação de base não petróleo, não tóxica é aplicada à extremidade interna do tubo. O anel é então prensado em posição. Após o anel estar no lugar, quatro soldas de pega com 2,54 cm de comprimento são aplicadas no lado posterior do anel. Esse procedimento é repetido para cada extremidade do tubo. O tubo é então carregado na máquina de revestimento de cimento, na qual pasta de cimento é bombeada para dentro do tubo a partir de uma extremidade até a outra. O tubo é enrolado na máquina e girado em uma velocidade apropriada para centrifugamente compactar o revestimento até a espessura e qualidade predeterminadas. Uma vez que o anel inserido foi usinado para casar com a espessura exigida do revestimento de cimento aplicado, uma superfície interior lisa geral do tubo é formada por comprimir o revestimento de cimento contra a extremidade de cada anel, criando uma vedação e ligação com o tubo e o anel inserido. O tubo é removido da máquina, acabado manualmente e coberto para passar pelo processo de cura. Após o cimento ser curado e atingir sua resistência designada a seção de tubo está pronta para transporte até o cliente para instalação.
[033]Embora as modalidades acima sejam apresentadas a partir da perspectiva dos sistemas de anel sendo colocados no momento de fabricação, é possível, embora de certo modo intenso em mão de obra, colocar os anéis no campo quando um tubo necessita ser cortado em um comprimento mais curto. No campo, após o tubo ser cortado até o comprimento, a etapa seguinte é remover quantidade suficiente do revestimento de cimento para permitir que o anel seja colocado na extremidade cortada do tubo. A remoção de pelo menos 1-2 cm extra do revestimento é preferida. Com o revestimento de cimento parcialmente removido, e a extremidade cortada do tubo de outro modo preparada para receber o anel por remoção de rebarbas e bordas pontudas, o prendedor de duas peças mostrado nas figuras 7A-D e 8A-C é usado para posicionar o anel na extremidade do tubo cortado. A primeira parte de fixação 701 mostrada nas figuras 7A-D inclui duas metades 703, 705, que são afixadas à extremidade do tubo cortado usando furos 707 nos flanges 709 para prender as duas metades 703, 705 em torno da parede externa da extremidade de tubo cortado. A primeira parte de flange 701 também inclui pelo menos 4 outros flanges de fixação 713, com furos 715, que são suados para fixar a primeira parte de fixação 701 na segunda parte de fixação 717. Preferivelmente a primeira parte de fixação 701 é posicionada para ter uma borda aproximadamente nivelada com a extremidade cortada do tubo, com os flanges de guia 711 estendendo para longe da extremidade cortada do tubo para sustentar o anel sendo inserido no tubo. Em modalidades alternativas mais flanges de guia podem ser incluídos, ou podem ser totalmente excluídos. Com a primeira parte de fixação 701 afixada na extremidade cortada do tubo, o anel é parcialmente assentado na extremidade cortada até onde pode ser inserido com a mão, o que será tipicamente no ponto onde o anel-O é pressionado para cima contra a extremidade cortada do tubo. Com o anel parcialmente assentado, a segunda parte de fixação 717 é fixada na primeira parte de fixação por alinhar os quatro furos periféricos 719 na segunda parte de fixação 717 com os quatro furos 715 na primeira parte de fixação 701 e inserindo cavilhas através dos furos 715 na primeira parte de fixação 701 para engatar os furos periféricos 719 (que podem ser rosqueados, ou uma porca pode ser usada) da segunda parte de fixação 717. A segunda parte de fixação 717 é então puxada em direção à primeira parte de fixação 701 por apertar as cavilhas, e a segunda parte de fixação 717 prensará subsequentemente o anel na extremidade cortada do tubo por compressão do anel-O. após o anel ser totalmente assentado, aproximadamente nivelado com a extremidade cortada do tubo, o anel-O criará a vedação desejada, como descrito acima. Como uma última etapa, antes da soldagem do tubo cortado em outro tubo, é encher o espaço deixado entre a borda do revestimento de cimento e o anel agora assentado com cimento apropriado para o uso pretendido do tubo.
[034]As figuras 9A-D ilustram uma modalidade alternativa da primeira parte de fixação 901. Essa parte de fixação é similar à primeira parte de fixação mostrada nas figuras 7A-D, com a adição de flanges de estabilização 903 que são colocados estendendo ao longo da superfície exterior do tubo. Esses flanges de estabilização 903 auxiliam na colocação da primeira parte de fixação no tubo, ajudando a assegurar que as cavilhas da primeira parte de fixação sejam alinhadas com o eixo longitudinal do tubo.
[035]Duas seções de tubo são unidas por colocar as mesmas extremidade com extremidade em preparação para soldagem. E para anéis com um entalhe circunferencial lateral, um anel-O ou gaxeta flexível é colocado no entalhe circunferencial lateral, e duas das primeiras partes de fixação, mostradas nas figuras 5A-D, são usadas para puxar as duas seções de tubo juntas e comprimir o anel-O ou gaxeta entre as superfícies de anel. A junta pode ser então soldada por pega em preparação para a soldagem completa das duas seções de tubo. Cada junta de tubo é conectada do mesmo modo. As juntas de solda formadas desse modo podem ser submetidas a teste de solda não destrutivo e o exame de controle de qualidade final, sem preocupação com inclusão de cimento ou enfraquecimento adicional do revestimento de cimento.
[036]Alguns dos benefícios que podem ser realizados a partir dos sistemas de anel de trava de junta descritos acima incluem:
[037]Permite soldagem de junta com penetração total sem contaminação de revestimento de borracha ou cimento interna na zona de solda.
[038]Permite teste mecânico e não destrutivo da junta de solda acabada.
[039]Permite redução em espessura de parede de tubo e tempo de solda em relação a designs de penetração de junta parcial.
[040]Substitui um padrão desafiado na indústria para junção de tubo revestido com cimento.
[041]Realiza um ressalto de tubo interno permanente para contenção e proteção de revestimento de cimento que está fora da zona de solda, e nenhum remendo de cimento é necessário antes ou após a soldagem de junta para anéis instalados na fábrica.
[042]Os anéis podem ser instalados na fábrica em tubo reto total e conexões soltas a serem soldadas em extremidade no campo.
[043]Os anéis podem ser facilmente instalados no campo após corte e chanfro do tubo.
[044]Remendos de revestimento de cimento interno de qualidade de loja podem ser realizados por equipes de instalação para todas as aplicações de junta de campo de “cortar para encaixar”.
[045]Alguns designs do sistema de anel utilizam uma gaxeta de anel-o que fornece uma vedação de pressão secundária que protegerá o meio ambiente no evento de uma falha de solda.
[046]Os anéis podem ser usados com todos os designs de revestimentos de borracha e cimento.
[047]O material de base de anel, recobrimentos ID, e vedação de anel-O podem ser construídos e adaptados para atender a tipos específicos de tubo, várias condições de serviço e tipos de fluido.
[048]Desse modo, um sistema de anel de trava de junta é revelado. Embora modalidades da presente invenção tenham sido mostradas e descritas, será evidente para aqueles versados na técnica que um número muito maior de modificações é possível sem se afastar dos conceitos inventivos da presente invenção. A invenção, portanto, não deve ser limitada exceto no espírito das reivindicações a seguir.

Claims (14)

1. Sistema de anel de junta (101, 301, 401, 501, 601) para tubos revestidos (103), o sistema sendo CARACTERIZADO pelo fato de compreender: um primeiro tubo (103) e um segundo tubo (103), cada tubo (103) tendo um revestimento interior (113) cobrindo uma parte de uma parede interior (114) do tubo respectivo, os tubos (103) sendo unidos extremidade com extremidade; um primeiro anel (105) assentado contra a parede interior (114) do primeiro tubo (103) e substancialmente nivelado com a extremidade (109) unida do primeiro tubo (103), o primeiro anel (105) sendo configurado para criar uma primeira vedação de pressão circunferencial contra a parede interior (114) do primeiro tubo (103); e um segundo anel (107) assentado contra a parede interior (114) do segundo tubo (103) e substancialmente nivelado com a extremidade (111) unida do segundo tubo (103), o segundo anel (107) sendo configurado para criar uma segunda vedação de pressão circunferencial contra a parede interior (114) do segundo tubo (103), em que pelo menos um do primeiro anel (105) e do segundo anel (107) compreende uma superfície circunferencial anterior (133) formando um entalhe com uma gaxeta assentada no entalhe (123) para criar uma vedação de pressão de junta de tubo contra o outro do primeiro anel (105) e do segundo anel (107).
2. Sistema de anel de junta (101, 501, 601), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o revestimento (113, 509, 609) interior de cada tubo (103, 511, 611) compreende um de cimento ou borracha.
3. Sistema de anel de junta (101), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma das vedações de pressão circunferencial compreende uma solda.
4. Sistema de anel de junta (101), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma das vedações de pressão circunferencial compreende um anel-O (119) assentado em um entalhe circunferencial (115) na superfície circunferencial externa (117) do anel respectivo.
5. Sistema de anel de junta (501, 601), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um dos anéis compreende um flange circunferencial (507, 607) estendendo-se entre o revestimento interior (509, 609) e o tubo respectivo (511, 611).
6. Sistema de anel de junta (101, 501), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda um recobrimento (129, 517) disposto na superfície circunferencial interna de cada anel, em que o recobrimento (129, 517) é configurado para resistir à corrosão quando exposto a um fluido transportado no interior de cada tubo durante uso.
7. Sistema de anel de junta (401), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender ainda um revestimento (411) afixado a uma superfície interna (413) de cada um dos primeiro e segundo anéis (403, 405).
8. Sistema de anel de junta (401), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que os primeiro e segundo anéis (403, 405) possuem furos passantes (415), e em que o revestimento (411) se estende para o interior dos furos passantes (415).
9. Sistema de anel de junta (301), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o revestimento (311) possui entalhes de travamento (309) correspondendo a entalhes de travamento complementares (307) em cada um dos primeiro e segundo anéis (303).
10. Método de conectar tubos revestidos, o método sendo CARACTERIZADO pelo fato de compreender: inserir um primeiro anel (105) em uma extremidade (109) de um primeiro tubo (103) de modo que o primeiro anel (105) seja assentado contra a parede interior (114) do primeiro tubo (103) e seja substancialmente nivelado com uma primeira extremidade (109) do primeiro tubo (103), o primeiro anel (105) formando uma primeira vedação de pressão circunferencial contra uma parede interior (114) do primeiro tubo (103); inserir um segundo anel (107) em uma extremidade (111) de um segundo tubo (103) de modo que o segundo anel (107) seja assentado contra a parede interior (114) do segundo tubo (103) e seja substancialmente nivelado com a segunda extremidade (111) do segundo tubo (103), o segundo anel (107) formando uma segunda vedação de pressão circunferencial contra uma parede interior (114) do segundo tubo (103); e soldar a primeira extremidade (109) do primeiro tubo (103) à segunda extremidade (111) do segundo tubo (103) ao longo de uma circunferência exterior dos tubos; em que pelo menos um do primeiro anel (105) e do segundo anel (107) compreende uma superfície circunferencial anterior (133) formando uma ranhura, com uma gaxeta assentada na ranhura, para criar uma vedação de pressão de junta de tubo contra o outro do primeiro anel (105) e do segundo anel (107) seguindo a solda.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que inserir o primeiro anel (105) na extremidade do primeiro tubo (103) inclui inserir o primeiro anel (103) após um revestimento interior (129) ser colocado para cobrir substancialmente toda a parede interior (114) do primeiro tubo (103).
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda remover uma parte do revestimento interior (129) a partir do primeiro tubo (103) para fornecer um espaço para inserção do primeiro anel (105).
13. Método, de acordo com as reivindicações 11 ou 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a inserção do primeiro anel (105) na extremidade (109) do primeiro tubo (103) inclui encher um vão entre o anel e o revestimento interior (113) do primeiro tubo (103).
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, CARACTERIZADO pelo fato de que inserir o primeiro anel (105) na extremidade do primeiro tubo (103) inclui soldar o primeiro anel (105) ao primeiro tubo (103) para formar a vedação de pressão circunferencial contra a parede interior (114) do primeiro tubo (103).
BR122019027176-3A 2013-03-11 2014-03-11 Sistema de anel de trava de junta para tubo revestido e método de conectar tubos revestidos BR122019027176B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201361775749P 2013-03-11 2013-03-11
US61/775.749 2013-03-11
BR112015022847-0A BR112015022847B1 (pt) 2013-03-11 2014-03-11 sistema de anel de junta para tubos revestidos e método de conectar os mesmos
PCT/US2014/023652 WO2014164862A1 (en) 2013-03-11 2014-03-11 Joint lock ring system for lined pipe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122019027176B1 true BR122019027176B1 (pt) 2021-07-06

Family

ID=51486926

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015022847-0A BR112015022847B1 (pt) 2013-03-11 2014-03-11 sistema de anel de junta para tubos revestidos e método de conectar os mesmos
BR122019027176-3A BR122019027176B1 (pt) 2013-03-11 2014-03-11 Sistema de anel de trava de junta para tubo revestido e método de conectar tubos revestidos

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015022847-0A BR112015022847B1 (pt) 2013-03-11 2014-03-11 sistema de anel de junta para tubos revestidos e método de conectar os mesmos

Country Status (5)

Country Link
US (2) US9599257B2 (pt)
BR (2) BR112015022847B1 (pt)
CA (2) CA2904609C (pt)
MX (2) MX363012B (pt)
WO (1) WO2014164862A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108856971A (zh) * 2017-05-10 2018-11-23 江西省水电工程局 压力钢管组合钢衬垫单面对接焊工艺
US10302289B2 (en) * 2017-06-09 2019-05-28 Kearney-National Inc. Lighting pole with isolated axial chambers
BR102017018910A2 (pt) * 2017-09-04 2019-03-19 Jose Anisio De Oliveira E Silva Anel compósito de suporte para soldas de topo e sistema que emprega o dito anel na fabricação de juntas de topo soldadas de seções tubulares metálicas revestidas internamente com materiais sensíveis ao calor
DE102019105367A1 (de) * 2019-03-04 2020-09-10 Mannesmann Line Pipe Gmbh Verfahren zum Verbinden der Enden von innenbeschichteten Stahlrohren sowie Stahlrohrleitung
WO2022031769A1 (en) * 2020-08-05 2022-02-10 Lps Ip, Llc Sealed pipeline connection and raised pipeline sleeve, and method of making same

Family Cites Families (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2188925A (en) * 1939-02-24 1940-02-06 Ronay Bela Welding joint and chill ring therefor
US2312712A (en) 1941-04-16 1943-03-02 Mine Safety Appliances Co Fluid pump
US2372712A (en) * 1941-12-01 1945-04-03 Smith Corp A O Butt-welded joint between lined parts
US2646995A (en) 1948-09-10 1953-07-28 Roland J Thompson Brazed joint with backing ring
US3217922A (en) * 1960-12-23 1965-11-16 Nat Tank Co High pressure-low pressure seal assembly
US3142499A (en) * 1962-02-05 1964-07-28 Pan American Petroleum Corp Anchor and fluid seal for conduit liner
US3195931A (en) * 1963-03-18 1965-07-20 Space Technology And Res Corp Symmetrical hose coupling
US3235291A (en) * 1963-04-29 1966-02-15 Phillips Petroleum Co Coupling for a thermoplastic liner in a metal conduit
US3325191A (en) * 1964-05-01 1967-06-13 Gulf Oil Corp Lined pipe joint and process of forming same
US3284108A (en) * 1965-08-27 1966-11-08 Dow Chemical Co Pipe joint
US3498645A (en) * 1968-07-12 1970-03-03 Interpace Corp Pipe joints with limited extensibility
US3508766A (en) * 1968-10-25 1970-04-28 American Mach & Foundry Welded joint for pipe having internal coating
GB1480061A (en) * 1973-04-06 1977-07-20 English Clays Lovering Pochin Joints between two metallic pipe members
US3965555A (en) * 1973-06-06 1976-06-29 English Clays Lovering Pochin & Company Limited Method of forming joints for protectively lined or coated metal
US4277091A (en) 1979-04-19 1981-07-07 Hunter John J Coupling for lined pipe
US4400019A (en) * 1981-04-22 1983-08-23 Unisert Systems, Inc. Multilayer pipe joint
DE3404739C1 (de) * 1984-02-10 1985-07-25 Rasmussen Gmbh, 6457 Maintal Steckkupplung zum Verbinden der Enden zweier Rohre
ATE37437T1 (de) * 1984-02-20 1988-10-15 Fischer Ag Georg Flanschverbindung fuer faserverstaerkte kunststoffrohrteile.
FR2614086A1 (fr) 1987-04-16 1988-10-21 Atochem Tubes metalliques assembles par leurs extremites, procede de fabrication et appareillage pour sa mise en oeuvre
US4913465A (en) * 1988-08-24 1990-04-03 Tuboscope Inc. Coupled pipe assembly
US5236231A (en) * 1989-10-26 1993-08-17 Union Oil Company Of California Brittle lined pipe connector
US5405171A (en) * 1989-10-26 1995-04-11 Union Oil Company Of California Dual gasket lined pipe connector
US5779276A (en) * 1989-10-26 1998-07-14 Union Oil Company Of California Lined pipe connector containing end rings
US5346261A (en) * 1993-03-25 1994-09-13 Tuboscope Vetco International, Inc. Coupled pipe assembly having a tapered interior sleeve
GB9307083D0 (en) * 1993-04-03 1993-05-26 Ball Daniel G Pipe coupling
US5584512A (en) * 1993-10-07 1996-12-17 Carstensen; Kenneth J. Tubing interconnection system with different size snap ring grooves
US5566984A (en) * 1994-04-01 1996-10-22 Abbema; William D. Cylindrical corrosion barrier for pipe connections
US5547228A (en) * 1994-04-01 1996-08-20 Abbema; Wiliam D. Cylindrical corrosion barrier for pipe connections
US5480196A (en) * 1994-08-15 1996-01-02 American Cast Iron Pipe Company Ductile iron pipe joint employing a coupling and coupling therefor
US5984370A (en) * 1997-08-05 1999-11-16 Lewis; John K. Corrosion barrier with antibacterial protection for pipe connections
KR20010015688A (ko) * 1997-12-24 2001-02-26 미꾸니플라스틱 주식회사 경질 열 가소성 수지 제 관, 관이음구조 및 그 제조방법
US6863313B1 (en) * 1998-02-25 2005-03-08 Grant Prideco, L.P. Threaded connection for internally clad pipe
DZ3365A1 (fr) * 2001-03-06 2002-09-12 Weldshield Dev N V Methode et appareil pour soudage bout a bout des conduites revetues
BR0211785B1 (pt) * 2002-05-30 2011-01-11 acoplamento para tubulação.
AR034477A1 (es) 2002-06-12 2004-02-25 Formar S A Union soldada de tubos metalicos, anillo separador para la realizacion de dicha union soldada, y uso de dicho anillo separador.
GB0217274D0 (en) * 2002-07-25 2002-09-04 Boreas Consultants Ltd Pipe liner connector
FR2876773B1 (fr) * 2004-10-19 2007-02-02 Saipem S A Sa Conduite comportant une chemise interne, notamment conduite sous-marine
GB0818693D0 (en) 2008-10-11 2008-11-19 Advanced Specialist Moulders L Electrofusion fitting
US8596692B1 (en) * 2013-01-28 2013-12-03 Robert S. Gourlay Method and apparatus for sleeve for hose coupling
US20150069753A1 (en) * 2013-09-10 2015-03-12 Maroko Limited Advancements in mechanical sealing apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
US9599257B2 (en) 2017-03-21
CA2904609C (en) 2019-02-26
BR112015022847B1 (pt) 2021-06-08
MX2019002367A (es) 2019-07-04
US9909695B2 (en) 2018-03-06
CA3004635A1 (en) 2014-10-09
MX2015011987A (es) 2016-04-07
CA2904609A1 (en) 2014-10-09
US20170045162A1 (en) 2017-02-16
CA3004635C (en) 2019-02-19
BR112015022847A2 (pt) 2017-07-18
BR112015022847A8 (pt) 2020-02-18
MX363012B (es) 2019-03-04
WO2014164862A1 (en) 2014-10-09
US20140252757A1 (en) 2014-09-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122019027176B1 (pt) Sistema de anel de trava de junta para tubo revestido e método de conectar tubos revestidos
BR112018069097B1 (pt) Terminação de tubo compósito, encaixe de extremidade de tubo compósito, e, métodos para prover uma terminação de tubo compósito e um encaixe de extremidade de tubo compósito
CN106461131B (zh) 具有释放辅助组件和装置的推入式连接配件
US8424925B2 (en) Split fitting for pipe
US10632518B2 (en) Pipe end forming methods and pipe clamp
EA030571B1 (ru) Трубное соединение
BR112014032236B1 (pt) Método, montagem e kit de partes para testar a integridade de um anel de vedação de um tubo flexível
JP2011208801A (ja) 継手要素及びその組立方法
BR112014032301B1 (pt) Tubo flexível para transporte de fluidos a partir de uma localização submarina e seu método de montagem
BRPI0717081B1 (pt) elemento de conduto de elevada pressão, comportando uma ligação de tubulações guarnecidas com aros e método de fabricação.
US10563808B2 (en) Tube leak repair clamp sealing apparatus for use in a nuclear power plant
US9915383B2 (en) Welded connections of lined pipe
CN106287075A (zh) 一种快速拆装管道连接装置
EP2096347B1 (en) Method for joining together steel pipes for conveying fluids under pressure
JP4981783B2 (ja) 管継手構造用の流体管
WO2013019633A1 (en) Pipeline liner non-flange connection
GB2047834A (en) Coupling joint and method for plastic lined pipe
WO2019070152A1 (ru) Способ внутренней монолитной изоляции сварного соединения трубопровода
JP2009115167A (ja) クランプ
BR102017018910A2 (pt) Anel compósito de suporte para soldas de topo e sistema que emprega o dito anel na fabricação de juntas de topo soldadas de seções tubulares metálicas revestidas internamente com materiais sensíveis ao calor
RU2628972C2 (ru) Способ ремонта трубопровода, смонтированного из труб с внутренним покрытием
JPH047437Y2 (pt)
WO2022007264A1 (zh) 连接管组件、输送管组件、修复输送管连接接头的方法以及修复输送管的方法
RU2518999C1 (ru) Способ соединения труб металлических с внутренней трубой пластмассовой
BR112020019852B1 (pt) Luva de união e método para conectar os revestimentos internos de duas seções de tubo e duto

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/03/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.