BR112022001844B1 - Composição de graxa, uso de uma composição de graxa, e, juntas de velocidade constante - Google Patents

Composição de graxa, uso de uma composição de graxa, e, juntas de velocidade constante Download PDF

Info

Publication number
BR112022001844B1
BR112022001844B1 BR112022001844-4A BR112022001844A BR112022001844B1 BR 112022001844 B1 BR112022001844 B1 BR 112022001844B1 BR 112022001844 A BR112022001844 A BR 112022001844A BR 112022001844 B1 BR112022001844 B1 BR 112022001844B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
approximately
weight
grease composition
total amount
phosphorus
Prior art date
Application number
BR112022001844-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112022001844A2 (pt
Inventor
E Jisheng
Christoph Lindlahr
Mario Witzdam
Original Assignee
Gkn Driveline International Gmbh
Filing date
Publication date
Application filed by Gkn Driveline International Gmbh filed Critical Gkn Driveline International Gmbh
Priority claimed from PCT/EP2019/075038 external-priority patent/WO2021052578A1/en
Publication of BR112022001844A2 publication Critical patent/BR112022001844A2/pt
Publication of BR112022001844B1 publication Critical patent/BR112022001844B1/pt

Links

Abstract

COMPOSIÇÃO DE GRAXA, USO DE UMA COMPOSIÇÃO DE GRAXA, E, JUNTAS DE VELOCIDADE CONSTANTE. A presente invenção se refere a uma composição de graxa que é principalmente destinada para o uso em juntas de velocidade constante (juntas de CV), especialmente juntas esféricas e/ou juntas de tripé, que são usadas nas linhas de transmissão de veículos a motor. A composição de graxa para o uso em juntas de velocidade constate compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo. Adicionalmente, a presente invenção se refere a uma junta de velocidade constante compreendendo a composição de graxa de acordo com a presente invenção.

Description

[001] A presente invenção diz respeito a uma composição de graxa que é principalmente destinada para o uso em juntas de velocidade constante (juntas de CV), especialmente juntas esféricas e/ou juntas de tripé, que são usadas nas transmissões de veículos automotores. Adicionalmente, a presente invenção diz respeito a uma junta de velocidade constante compreendendo a composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[002] Os carros com tração dianteira têm juntas de CV em ambas as extremidades dos eixos acionadores (semieixos). As juntas de CV internas conectam os eixos acionadores à transmissão. As juntas de CV externas conectam os eixos acionadores às rodas. Muitos carros de tração traseira e tração nas quatro rodas bem como caminhões têm juntas de CV. As juntas de CV ou juntas homocinéticas permitem ao eixo acionador transmitir potência através de um ângulo variável, em uma velocidade de rotação constante, preferivelmente sem um aumento apreciável no atrito ou desempenho. Nos carros com tração dianteira, as juntas de CV transmitem o torque para as rodas dianteiras durante as rotações.
[003] Há dois tipos mais comumente usados de juntas de CV: uma tipo esférica e uma tipo tripé. Nos carros com tração dianteira, as juntas de CV do tipo esférica são usadas no lado externo dos eixos acionadores (juntas de CV externas), enquanto as juntas de CV do tipo tripé são principalmente usadas no lado interno (juntas de CV internas). Os movimentos dos componentes dentro das juntas de CV são complexos com uma combinação de rolagem e deslizamento. Quando as juntas estão sob torque, os componentes são carregados juntos, que podem não somente causar o desgaste nas superfícies de contato dos componentes, mas também fadiga de contato em rolamentos e forças de atrito significantes entre as superfícies.
[004] As juntas de CV também têm capas de vedação de material elastomérico que são geralmente em forma de fole, uma extremidade sendo conectada à parte externa da junta de CV e a outra extremidade ao eixo de saída de interligação ou saída da junta de CV. A capa de vedação retém a graxa na junta e impede a entrada de sujeira e água.
[005] A graxa não deve somente reduzir o desgaste e atrito e prevenir o início prematuro da fadiga de contato em rolamentos em uma junta de CV, esta também deve ser compatível com o material elastomérico a partir do qual do qual a capa de vedação é feita. De outro modo, há uma degradação do material de capa de vedação que causa a falha prematura da capa de vedação, permitindo o escape da graxa e, enfim, a falha da junta de CV. Este é um dos problemas mais comuns com as juntas de CV quando a capa de vedação protetora racha ou se danifica. Uma vez que isso acontece, além do escape da graxa, a umidade e sujeira entram, fazendo com que a junta de CV desgaste mais rápido e eventualmente falhe devido à falta da lubrificação e corrosão. Geralmente, as capas de vedação da junta de CV externa quebram primeiro, considerando que estas devem suportar mais movimento do que as internas. Se uma junta de CV em si está desgastada, esta não pode ser reparada, está terá que ser substituía com uma parte nova ou recondicionada. Os dois tipos principais de materiais usados para as capas de vedação da junta de CV são borrachas de policloropreno (CR) e elastômero termoplástico (TPE), especialmente elastômero termoplástico do copolímero de bloco de éter-éster (TPC-ET).
[006] As graxas de junta de CV típicas têm óleos base que são combinações de óleos minerais naftênicos (anéis saturados) e parafínicos (cadeias saturadas retas e ramificadas) óleos minerais. Os óleos sintéticos também podem ser adicionados. É conhecido que os ditos óleos base têm uma grande influência na deterioração (dilatação ou encolhimento) de ambas as capas de vedação feitas de CR e TPC-ET. Os óleos base tanto minerais quanto sintéticos extraem os plastificadores e outros agentes de proteção solúveis e óleo dos materiais da capa de vedação. Óleos minerais parafínicos e óleos base sintéticos de poli-α-olefina (PAO) se espalham muito pouco, especialmente nas capas de vedação, mas, por outro lado, os óleos minerais naftênicos e ésteres sintéticos se espalham nos materiais da capa de vedação como borracha e TPC-ET e agem como plastificadores e podem causar dilatação. A troca de plastificador ou composições plastificadoras para o óleo mineral naftênico pode significantemente reduzir o desempenho da capa de vedação, especialmente em baixas temperaturas, e pode fazer a capa de vedação falhar nas trincas a frio, resultando, enfim, na falha da junta de CV. Se um inchaço ou amolecimento significante ocorre, a capacidade máxima de alta velocidade da capa de vedação é reduzida devido à baixa estabilidade em velocidade e/ou expansão radial excessivas.
[007] De modo a resolver os problemas acima mencionados, a WO 99/02629 A1 sugere uma graxa especial incluindo um óleo base compreendendo óleos minerais ou sintéticos ou misturas dos mesmos, um espessante, entre 0,5 e 5% em peso do peso total dos constituintes de um ditiofosfato de molibdênio (MoDTP) e entre 0,5 e 5% em peso do peso total dos constituintes de óxido de cobre (I) em pó. Além disso, a graxa pode incluir um ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC), um ditiofosfato de zinco (ZnDTC), um agente de pressão extrema contendo enxofre livre de metal, uma amina orgânica e, se desejado, pelo menos alguns dos aditivos usuais tais como inibidores de corrosão, aditivos antioxidantes, agentes de pegajosidade e melhoradores do índice de viscosidade. A graxa é econômica em matérias- primas e tem características de baixo desgaste e baixo atrito. Entretanto, de acordo com a WO 99/02629 A1, o bom desempenho de desgaste e atrito deve ser mantido reduzindo-se o envelhecimento precoce do material de capa de vedação causado pelo fósforo ativado. Temos que admitir que a melhoria do desempenho do óleo base com características de baixo desgaste e baixo atrito alcançada na WO 99/02629 A1 foi uma enorme realização. Ainda há uma necessidade para realce adicional devido ao fato de que os aditivos contendo fósforo complexos divulgados na composição de graxa da WO 99/02629 A1 estão reagindo com o material de capa de vedação que leva ao envelhecimento precoce que também pode resultar em uma falha prematura da capa de vedação e adicionalmente dano da junta de CV completa.
[008] Como na WO 99/02629 Al, a maioria dos lubrificantes comerciais da junta de CV contêm aditivos contendo fósforo orgânico, como dialquilditiofosfato de zinco (ZnDTP), que provê bom desempenho antidesgaste com base em uma reação triboquímica nas superfícies metálicas das juntas de CV. A desvantagem especialmente de usar aditivos contendo fósforo é que eles não mostram boa compatibilidade com materiais de vedação, especialmente capas de vedação. Mais adiante, o ditiofosfato de molibdênio (MoDTP) provê desempenho antidesgaste e EP, em particular propriedades antiatrito melhoradas nos tempos de condução iniciais (rodagem) das juntas de CV. Entretanto, também é conhecido que o ditiofosfato de molibdênio (MoDTP) causa inchaço e amolecimento do material de capa de vedação que pode levar a um envelhecimento precoce da capa de vedação completa. Estes efeitos são fundamentados no fósforo que interage com o material de capa de vedação e leva ao envelhecimento precoce do material de capa de vedação. Adicionalmente, o fósforo contido nos sais metálicos orgânicos mencionados é quimicamente mais ativado, tendo assim um impacto ainda mais rápido sobre o material de capa de vedação. Em quantidades grandes, a graxa portanto resultaria em uma falha precoce das capas de vedação usadas nas juntas de CV.
[009] Se as propriedades negativas forem consideradas, certamente seria vantajoso dispensar completamente os aditivos contendo fósforo de modo a aumentar a compatibilidade da composição de graxa com o material de capa de vedação, enquanto se mantém as propriedades de lubrificação globais, de modo a obter uma vida útil mais longa da junta de CV inteira.
[0010] É o objetivo da presente invenção prover uma composição de graxa, primariamente para o uso em juntas de CV, que tenha uma boa compatibilidade com as capas de vedação feitas de borracha ou elastômero termoplástico, e que também dê durabilidade realçada para a junta de CV inteira mantendo-se bons coeficientes de desgaste baixo e atrito baixo.
[0011] O dito objetivo da presente invenção é resolvido por uma composição de graxa para o uso em juntas de CV, preferivelmente com capas feitas de pelo menos um TPE, adicionalmente preferido feito de pelo menos um TPC-EP, compreendendo a) pelo menos um óleo base; b) pelo menos um espessante; c) pelo menos um sulfeto de cobre em uma quantidade entre aproximadamente 0,01% em peso e até aproximadamente 1,5% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa; e d) dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico livre de fósforo em uma quantidade entre aproximadamente 0,1% em peso e até aproximadamente 5,0% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0012] Além de uma composição de graxa, a invenção se refere ao uso de uma composição de graxa de acordo com a invenção nas juntas de velocidade constante. Adicionalmente, a invenção se refere a uma junta de velocidade constante compreendendo uma composição de graxa de acordo com a invenção.
[0013] A vantagem da presente composição para o uso em juntas de CV é que uma formulação combinada de pelo menos um sulfeto de cobre com dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico livre de fósforo mostra um efeito sinergístico. O sulfeto de cobre incorpora duas características principais que são bom desempenho de EP, dado pelo enxofre, assim como desempenho antidesgaste e de redução de atrito enquanto a tribologia melhorada é provida pelo cobre. Deste modo, o cobre incluído do sulfeto de cobre não apenas reduz o desgaste assim como o coeficiente de atrito, também é considerado reparar as superfícies desgastadas sob alta pressão que levaria a uma vida útil prolongada dos compostos metálicos, isto é, a junta de CV inteira. Mais adiante, é mostrado que o dissulfeto de molibdênio assim como pelo menos um complexo de molibdênio orgânico livre de fósforo reduz atrito, provê antidesgaste e realça o desempenho de EP na composição de graxa. Mais adiante, o uso de aditivos contendo fósforo, como ZnDTP, CuDTP ou MoDTP, não é requerido. O efeito sinergístico mencionado é um desempenho de lubrificação superior em quantidades mais baixas de aditivos usados que também são mais compatíveis com o material de vedação levando a coeficiente de desgaste e atrito mais baixo enquanto alonga a vida útil da junta de CV. Os inventores verificaram que a composição de graxa contendo uma combinação de sulfeto de cobre com dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico livre de fósforo eficazmente substitui os aditivos de fósforo na composição de graxa enquanto possibilita uma vida útil mais longa da junta de CV inteira, que pode ser comprovado por exemplo por um teste de Standard Multi Block Program (SMBP). Em particular, a duração sob aplicação pesada da junta de CV, a estabilidade à oxidação do lubrificante, assim como a compatibilidade com o material de capa de vedação da junta de CV são melhorados pela composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[0014] Os sulfetos metálicos estão apresentando ligações mais estáveis do que no caso de sais metálicos orgânicos, como ZnDTP ou CuDTP, durante o cisalhamento mecânico e calor. É bem conhecido que os sais metálicos orgânicos se decompõem sob aplicação pesada no sal inorgânico e um radical orgânico. Ao contrário disso, o sulfeto de cobre e sulfeto de molibdênio são compostos estáveis livres de fósforo sem atividade química crítica dentro da molécula sob aplicação pesada. Vantajosamente, a reação de ambos os sulfetos com o material de capa de vedação é minimizada enquanto as propriedades de lubrificação são mantidas.
[0015] Também é vantajoso que a composição inventada de graxa requer menos material em termos de aditivos. Devido ao fato de que o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo realça as propriedades triboquímicas do sulfeto de cobre como um tipo de um efeito sinergístico, as quantidades necessárias destes aditivos são adicionalmente reduzidas. A redução mencionada de quantidades de aditivo também leva a uma diminuição de custo na produção da composição de graxa inventada.
[0016] Em relação ao termo por cento em peso ou% em peso o mesmo é usado com relação aos componentes sendo compreendidos na composição de graxa reivindicada, o termo por cento em peso é referido para a quantidade de um ou mais componentes em relação à quantidade total da composição de graxa por todo este relatório descritivo, exceto onde expressivamente de outro modo determinado. A expressão “% em peso” é usada por toda a presente invenção como uma abreviação para por cento em peso se não de outro modo determinado.
[0017] No contexto da invenção, as expressões “cerca de” e “aproximadamente” em conexão com valores ou faixas numéricas devem ser entendidas como uma faixa de tolerância, que uma pessoa versada na técnica consideraria como comum ou razoável com base no seu conhecimento geral e em vista da invenção como um todo. Em particular, as expressões “cerca de” e “aproximadamente” se referem a uma faixa de tolerância de ±20%, preferido ±10% e adicionalmente preferido ±5% com relação ao valor designado. Os valores de extremidade mais baixos e os valores de extremidade mais altos das várias faixas, especialmente as faixas em por cento em peso, mas não restritas a estas, reivindicados na presente invenção podem ser combinados uns com os outros de modo a definir novas faixas.
[0018] Adicionalmente, no contexto da presente invenção, todas as referências aos padrões, normas, ou protocolos de padronização, por exemplo, ISO, ASTM etc., em conexão com propriedades, valores numéricos ou faixas indicadas ser entendidas como a última versão atualizada do dito padrão, norma, ou protocolo de padronização em vigor na data de depósito da invenção.
[0019] Preferivelmente, o óleo base usado na composição de graxa de acordo com a presente invenção compreende poli-α-olefinas, óleos naftênicos, óleos parafínicos e/ou ésteres orgânicos sintéticos. Como um óleo base de acordo com a presente invenção, um óleo base como divulgado na US 5.670.461 A pode preferivelmente ser usado, a divulgação da qual é aqui incorporada por referência. Entretanto, adicionalmente qualquer tipo de óleo base, especialmente uma combinação de óleos minerais, uma combinação de óleos sintéticos ou uma combinação de uma mistura de óleos minerais e sintéticos pode ser usada. O óleo base deve preferivelmente ter uma viscosidade cinemática dentre aproximadamente 32 e aproximadamente 250 mm2/s a 40°C e dentre aproximadamente 5 e aproximadamente 25 mm2/s a 100°C. Os óleos minerais preferivelmente são selecionados do grupo compreendendo pelo menos um óleo naftênico e/ou pelo menos um óleo parafínico. Os óleos sintéticos utilizáveis na presente invenção são selecionados de um grupo compreendendo pelo menos uma poli-a-olefina (PAO) e/ou pelo menos um óleo naftênico. O éster sintético orgânico é preferivelmente um ácido dicarboxílico derivado tendo subgrupos com base nos álcoois alifáticos. Preferivelmente, os álcoois alifáticos têm cadeias de carbono primárias, retas ou ramificadas com 2 a 20 átomos de carbono. Preferivelmente, o éster sintético orgânico é selecionado de um grupo compreendendo bis(éster 2-etil-hexílico) do ácido sebácico (“sebacato de dioctila” (DOS)), bis-(éster 2-etil-hexílico) do ácido adípico (“adipato de dioctila” (DOA)), ftalato de dioctila (DOP) e/ou bis(éster 2-etil-hexílico) do ácido azeláico (“azelato de dioctila (DOZ)). Se a poli-a-olefina está presente no óleo base, a poli-a-olefina é preferivelmente selecionada de um grupo compreendido de oligômero de 1-dodeceno, oligômero de 1-deceno, 1-octeno ou uma mistura destes e ainda mais preferivelmente um copolímero compreendendo 1-octeno, oligômero de poli-1-deceno, oligômero de poli-1- dodeceno ou uma mistura destes, em que o oligômero de poli-1-deceno e o oligômero de poli-1-dodeceno seriam diméricos, trimérico, tetramérico, pentamérico ou mais alto. Preferivelmente, as poli-a-olefinas são selecionadas tendo uma viscosidade cinemática em uma faixa de aproximadamente 2 a aproximadamente 60 centistokes a 40°C como definido na ASTM D445. Os óleos naftênicos selecionados para o óleo base têm preferivelmente uma viscosidade cinemática em uma faixa entre aproximadamente 3 e aproximadamente 370 mm2/s, mais preferivelmente aproximadamente 20 e aproximadamente 150 mm2/s, a 40°C. Se óleos parafínicos estiverem presentes no óleo base, preferivelmente os óleos parafínicos têm uma viscosidade cinemática em uma faixa entre aproximadamente 9 e aproximadamente 170 mm2/s a 40°C.
[0020] O pelo menos um óleo base está preferivelmente presente na composição de graxa de acordo com a presente invenção em uma quantidade de aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso, e adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 63% em peso até aproximadamente 93% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 75% em peso até aproximadamente 92,5% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 78% em peso até aproximadamente 92% em peso, e ainda adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso, em cada caso com referência à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[0021] O pelo menos um óleo base pode compreender pelo menos uma poli-α-olefina em uma quantidade de aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 40% em peso, adicionalmente preferido de aproximadamente 25% em peso até aproximadamente 35% em peso, e ainda adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 27% em peso até aproximadamente 32% em peso, em cada caso com referência à quantidade total do óleo base. Mais adiante, o pelo menos um óleo base pode compreender pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade de aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 80% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 65% em peso até aproximadamente 75% em peso, e ainda adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 67% em peso até aproximadamente 72% em peso, em cada caso com referência à quantidade total do óleo base.
[0022] O termo óleo base como usado na presente invenção é entendido no sentido de que o óleo base também pode ser uma composição de óleo base compreendendo poli-α-olefinas, óleos naftênicos, óleos parafínicos e/ou ésteres orgânicos sintéticos. Preferivelmente a composição de óleo base compreende pelo menos uma poli-a-olefina e pelo menos um óleo naftênico, onde a quantidade de poli-a-olefina é aproximadamente 10% em peso até aproximadamente 60% em peso, adicionalmente preferido de aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 50% em peso, e ainda adicionalmente preferido de aproximadamente 27% em peso até aproximadamente 32% em peso, e onde a quantidade de óleo naftênico é aproximadamente 40% em peso até aproximadamente 90% em peso, adicionalmente preferido de aproximadamente 50% em peso até aproximadamente 80% em peso, e ainda adicionalmente preferido de aproximadamente 67% em peso até aproximadamente 72% em peso, em cada caso a % em peso de poli-α-olefinas e óleo naftênico se referindo à quantidade total do óleo base.
[0023] De acordo com a presente invenção, o pelo menos um espessante é preferivelmente um espessante de sabão de lítio e/ou um espessante de ureia, dos quais o uso de um espessante de sabão de lítio é mais preferido. Um espessante de sabão de lítio é um produto de reação de pelo menos um ácido graxo com hidróxido de lítio. Preferivelmente, o espessante pode ser um sabão de lítio simples formado a partir de ácido esteárico, ácido 12-hidróxi esteárico, óleo de rícino hidrogenado ou de outros ácido graxos similares ou misturas destes ou ésteres metílicos de tais ácidos. Alternativamente ou adicionalmente, um sabão de complexo de lítio pode ser usado, por exemplo, formado de uma mistura de ácido graxos de cadeia longa junto com um agente de complexação, por exemplo, um borato de um ou mais ácidos dicarboxílicos. O uso de sabões de lítio complexos permite que a composição de graxa de acordo com a presente invenção opere até uma temperatura de cerca de 180°C, considerando que com os sabões de lítio simples, a composição de graxa somente vai operar até uma temperatura de cerca de 120°C. O espessante de ureia pode ser escolhido entre os compostos de diureia bem como os compostos de poliureia. Por exemplo, os compostos de diureia são selecionados de um grupo obtido através de uma reação de monoamina com um composto de diisocianato tal como diisocianato de fenileno, diisocianato de difenila, diisocianato de fenila, diisocianato de difenilmetano, diisocianato de octadecano, diisocianato de decano e diisocianato de hexano, os exemplos de tais monoaminas são octilamina, dodecilamina, hexadecilamina, octadecilamina, oleilamina, anilina, p- toluidina, e ciclo-hexilamina; os compostos de poliureia são selecionados de um grupo obtido através de uma reação de diamina com um composto de diisocianato tais como os diisocianatos como mencionados acima e as diaminas incluem etilenodiamina, propanodiamina, butanodiamina, hexanodiamina, octanodiamina, fenilenodiamina, tolilenodiamina, e xilenodiamina; e/ou espessantes de ureia são selecionados de um grupo obtidos através de uma reação de aril amina tal como p-toluidina ou anilina, ciclohexil amina ou uma mistura destes com diisocianato. O grupo arila do composto de diureia, se presente, é preferivelmente compreendido de 6 ou 7 átomos de carbono. Contudo, as misturas de todos os espessantes acima mencionados tais como espessantes de sabão de lítio e espessantes de ureia também podem ser usados. O pelo menos um espessante é preferivelmente presente em uma quantidade de aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 4,0% em peso até aproximadamente 17,0% em peso, em cada caso a % em peso referindo à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[0024] O pelo menos um sulfeto de cobre está presente em um estado sólido. Sulfeto de cobre (II) (monossulfeto de cobre, CuS) é preferivelmente usado em relação ao sulfeto de cobre(I) (dissulfeto de cobre, Cu2S). Na natureza, o monossulfeto de cobre ocorre como o mineral Covellin. O dissulfeto de cobre ocorre naturalmente como o mineral de cristalização monoclínica Calcosina, também conhecida como lustre de cobre, e o mineral de cristalização tetragonal Wuyanziíta. Preferivelmente, pó de sulfeto de cobre industrialmente produzido é usado, entretanto, a estrutura cristalina não é adicionalmente distinguida. Na composição de graxa, o pó de sulfeto de cobre é preferivelmente usado em relação aos cristais, dispersões ou mesmo como soluções em água ou etanol. Na composição de graxa, o sulfeto de cobre(II) é preferivelmente usado como pó com um tamanho de partícula D90 de 19,9 μm medido por um CLIAS 1064 Nass com relação à ISO 13320. Mais adiante, a densidade a 20°C é até 4,6 g/cm3. O sulfeto de cobre(I) usado preferivelmente é em pó com um tamanho de partícula D90 de 53,6 μm medido por um CLIAS 1064 Nass com relação à ISO 13320. Mais adiante, a densidade a 20°C é até 5,5 g/cm3. O pelo menos um sulfeto de cobre está presente em uma quantidade de aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[0025] A composição de graxa da presente invenção compreende dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo. Dissulfeto de molibdênio (sulfeto de molibdênio(IV), Mo52) é preferivelmente usado em relação ao sulfeto de molibdênio(VI) (MoS3) e/ou sulfeto de molibdênio(V) (Mo255). Na composição de graxa, pó superfino de dissulfeto de molibdênio é preferivelmente usado em relação aos cristais, dispersões ou mesmo como soluções em água ou etanol. O pó superfino de dissulfeto de molibdênio usado preferido tem uma pureza de 97% em peso, adicionalmente preferido um número Fisher de 0,40 até 0,50 μm, mesmo adicionalmente preferida uma distribuição de tamanho de partícula D90 de 7,0 μm pelo instrumento de difração a laser, Microtrac X1002 com a padronização de ISO 13320, e uma densidade de massa de 0,4 g/cm3. Para proteger o dissulfeto de molibdênio da oxidação, preferivelmente um agente antioxidação seria usado. O pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo é preferido um ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) de acordo com a presente invenção. MoDTC é preferivelmente da seguinte fórmula geral (I): em que X ou Y representa S ou O e cada um de R9 a R12 inclusive podem ser os mesmos ou diferentes e cada um representa um grupo alquila primário (cadeia reta) ou secundário (cadeia ramificada) tendo entre 3 e 20 átomos de carbono. O pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo está presente como MoDTC sólido.
[0026] Preferivelmente, o complexo de molibdênio livre de fósforo pode estar presente na composição de graxa de acordo com a presente invenção da qual o complexo de molibdênio livre de fósforo compreendendo enxofre é preferido. A composição de graxa de acordo com a presente invenção preferivelmente contém um ou mais de MoDTCs no estado sólido, mas também pode conter pelo menos um MoDTC no estado sólido e pelo menos um MoDTC no estado líquido. Em uma modalidade preferida da invenção, a composição não contém nenhum dos compostos de molibdênio contendo fósforo. O dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo está presente em uma quantidade de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso, em cada caso com referência à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção. O dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) relativa à quantidade total (em % em peso) de sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 e aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 e aproximadamente 10:1. A quantidade total do pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio livre de fósforo é aproximadamente 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,5% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[0027] Também é possível incluir na composição de graxa da presente invenção vários aditivos conhecidos tais como agentes antioxidação, agentes antiferrugem, outros agentes modificadores de pressão extrema (EP), agentes antidesgaste e melhoradores de óleo. Preferivelmente compreendido na composição de graxa estão os aditivos de graxa mencionados a seguir. A presente composição de graxa inventiva é preferivelmente uma formulação livre de fósforo no sentido de que também todos os aditivos são aditivos livres de fósforo.
[0028] Em uma modalidade preferida adicional da presente invenção, pelo menos um agente modificador de EP contendo enxofre, na seguinte descrição aludido como aditivo de enxofre orgânico, é compreendido contendo pelo menos 10% em peso de enxofre, a % em peso se referindo à quantidade total de aditivo de enxofre orgânico. ZnDTP e MoDTP não são considerados no sentido da presente invenção estarem abrangidos pelo termo aditivos de enxofre orgânico. Em uma modalidade preferida adicional, o aditivo de enxofre orgânico é selecionado de um grupo compreendendo pelo menos um sulfeto de olefina, alquil tiadiazol, ou uma combinação dos mesmos. O sulfeto de olefina pode compreender monômeros de olefina de etileno, propileno, butano-1 e/ou 4-metilpenteno. O alquil tiadiazol pode compreender monômeros de tiadiazol de 1,2,3-tiadiazol, 1,2,4-tiadiazol, 1,2,5-tiadiazol e/ou 1,3,4-tiadiazol. O pelo menos um aditivo de enxofre orgânico está preferivelmente presente em uma quantidade de aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção. O pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso, e ainda mais preferido entre aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 70% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total de aditivo de enxofre orgânico.
[0029] Em uma modalidade preferida adicional da presente invenção, pelo menos um agente antioxidação está presente na composição de graxa. Como um agente antioxidação, a composição de graxa da presente invenção pode compreender uma amina, preferivelmente uma amina aromática, mais preferivelmente compostos de benzamina e/ou N-fenila reagidos com 2,4,4- trimetilpenteno ou derivados dos mesmos. O agente antioxidação é usado para prevenir a deterioração da composição de graxa associada com a oxidação. A composição de graxa de acordo com a presente invenção pode compreender pelo menos um agente antioxidação em uma faixa entre aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, de modo a inibir a degradação do óleo base pela oxidação e/ou dissulfeto de molibdênio, assim como para prolongar a vida da composição de graxa, prolongando assim a vida da junta de CV. O pelo menos um agente antioxidação está preferivelmente presente em uma quantidade de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso, adicionalmente preferido em uma quantidade de aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa de acordo com a presente invenção.
[0030] Adicionalmente, a presente invenção se refere ao uso de uma composição de graxa de acordo com a presente invenção nas juntas de CV, e, adicionalmente, a uma junta de CV compreendendo uma composição de graxa como reivindicada. A junta de CV especialmente abrange uma capa de vedação, a capa sendo cheia com a composição de graxa de acordo com a presente invenção, pelo menos em parte, a capa de vedação tendo uma primeira região de fixação que é designada para uma junta, e uma segunda região de fixação que é designada a uma haste. A capa de vedação pode ser fixada com dispositivos de grampo usuais na junta e/ou haste.
[0031] Em uma modalidade especialmente preferida da presente invenção, uma composição de graxa é definida compreendendo aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico livre de fósforo, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0032] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa é definida compreendendo aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico livre de fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0033] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende poli-a-olefinas e/ou óleos naftênicos e/ou óleos parafínicos e/ou ésteres orgânicos sintéticos.
[0034] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base preferivelmente compreende pelo menos uma poli-a- olefina em uma quantidade de aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 40% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde a poli-a-olefina é um oligômero de 1-deceno e ainda mais preferido um poli-1-deceno compreendido de uma mistura definida de trímero de deceno, tetrâmetro de deceno, pentâmero de deceno ou oligômeros superiores.
[0035] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende de pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade de aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 80% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde o óleo naftênico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo alcanos cíclicos saturados.
[0036] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um espessante é selecionado de um grupo compreendendo espessante de sabão de lítio e espessante de ureia, preferivelmente o espessante de sabão de lítio é um produto de reação de pelo menos um ácido graxo com hidróxido de lítio e o espessante de ureia é pelo menos um composto de diureia e/ou poliureia.
[0037] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, ambos do dito molibdênio contendo aditivos preferivelmente em um estado sólido, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um sulfeto de cobre é preferivelmente compreendido como sulfeto de cobre(II) (CuS) em um estado sólido.
[0038] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o dissulfeto de molibdênio e/ ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é compreendido em um estado sólido.
[0039] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo é preferivelmente um ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) no estado sólido.
[0040] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso, a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1.
[0041] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0042] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso, e ainda mais preferido entre aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 70% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do aditivo de enxofre orgânico, e onde o aditivo de enxofre orgânico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo pelo menos um alquil tiadiazol ou um sulfeto de olefina feito de produtos de reação com monômeros de olefina como etileno, propileno, butano-1 e/ou 4-metilpenteno.
[0043] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 95% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 2% em peso até aproximadamente 20% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um agente antioxidação é preferivelmente uma amina, mais preferivelmente aminas aromáticas, ainda mais preferivelmente compostos de benzamina e/ou N-fenila reagidos com 2,4,4-trimetilpenteno ou derivados destes.
[0044] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0045] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende de poli-a-olefinas e/ou óleos naftênicos e/ou óleos parafínicos e/ou ésteres orgânicos sintéticos.
[0046] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base preferido compreende de pelo menos uma poli-a-olefina em uma quantidade de aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 40% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde a poli-a-olefina preferivelmente é selecionada de um grupo compreendido de oligômero de 1-dodeceno, oligômero de 1-deceno, 1-octeno ou uma mistura destes, e ainda mais preferivelmente um copolímero compreendendo 1- octeno, oligômero de poli-1-deceno, oligômero de poli-1-dodeceno ou uma mistura destes, em que o oligômero de poli-1-deceno e o oligômero de poli-1- dodeceno podem ser dimérico, trimérico, tetramérico, pentamérico ou superior.
[0047] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende de pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade de aproximadamente 60% em peso até aproximadamente 80% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde o óleo naftênico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo alcanos cíclicos saturados.
[0048] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um espessante é selecionado de um grupo compreendendo espessante de sabão de lítio e um espessante de ureia, preferivelmente o espessante de sabão de lítio é um produto de reação de pelo menos um ácido graxo com hidróxido de lítio e o espessante de ureia é pelo menos um composto de diureia e/ou poliureia.
[0049] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, ambos do dito molibdênio contendo aditivos preferivelmente em um estado sólido, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um sulfeto de cobre é preferivelmente compreendido como sulfeto de cobre(II) (CuS) em um estado sólido.
[0050] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo é preferido um ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC).
[0051] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 6% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é compreendido em um estado sólido.
[0052] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1.
[0053] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente % em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0054] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso, e ainda mais preferido entre aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 70% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do aditivo de enxofre orgânico, e onde o aditivo de enxofre orgânico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo pelo menos um alquil tiadiazol ou um sulfeto de olefina feito de produtos de reação com monômeros de olefina como etileno, propileno, butano-1 e/ou 4-metilpenteno.
[0055] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um agente antioxidação é preferivelmente uma amina, mais preferivelmente uma amina aromática, ainda mais preferivelmente compostos de benzamina e/ou N-fenila reagidos com 2,4,4-trimetilpenteno ou derivados destes.
[0056] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base é selecionado de um grupo compreendendo poli-a- olefinas e/ou óleos naftênicos e/ou óleos parafínicos e/ou ésteres orgânicos sintéticos, onde o pelo menos um óleo base preferivelmente compreende de pelo menos uma poli-a-olefina em uma quantidade de aproximadamente 10% em peso até aproximadamente 60% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde a poli-a-olefina é preferivelmente selecionada de um grupo compreendido de oligômero de 1-dodeceno, oligômero de 1-deceno, 1-octeno ou uma mistura destes, e ainda mais preferivelmente um copolímero compreendendo 1-octeno, oligômero de poli- 1-deceno, oligômero de poli-1-dodeceno oligômero ou uma mistura destes, em que o oligômero de poli-1-deceno e o oligômero de poli-1-dodeceno poderiam ser diméricos, triméricos, tetraméricos, pentaméricos ou superiores, onde o pelo menos um óleo base preferivelmente compreende de pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade de aproximadamente 40% em peso até aproximadamente 90% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde o óleo naftênico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo alcanos cíclicos saturados.
[0057] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um sulfeto de cobre é preferivelmente compreendido como sulfeto de cobre(II) (CuS) em um estado sólido, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é compreendido em um estado sólido, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, e onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo é preferido um ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC).
[0058] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso, e ainda mais preferido entre aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 70% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do aditivo de enxofre orgânico, e onde o aditivo de enxofre orgânico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo pelo menos um alquil tiadiazol ou um sulfeto de olefina feito de produtos de reação com monômeros de olefina como etileno, propileno, butano-1 e/ou 4-metilpenteno, e onde o pelo menos um agente antioxidação é preferivelmente uma amina, mais preferivelmente uma amina aromática, ainda mais preferivelmente, compostos de benzamina e/ou N-fenila reagidos com 2,4,4-trimetilpenteno ou derivados destes.
[0059] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa compreende aproximadamente 79% em peso até aproximadamente 92% em peso de pelo menos um óleo base, aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 17% em peso de pelo menos um espessante, aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 1,0% em peso de pelo menos um sulfeto de cobre, aproximadamente 1,0% em peso até aproximadamente 3,0% em peso de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, aproximadamente 0,3% em peso até aproximadamente 0,7% em peso de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,5% em peso de pelo menos um agente antioxidação, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende poli-α-olefinas e/ou óleos naftênicos e/ou óleos parafínicos e/ou ésteres orgânicos sintéticos, onde o pelo menos um óleo base preferivelmente compreende pelo menos uma poli-a-olefina em uma quantidade de aproximadamente 10% em peso até aproximadamente 60% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde a poli-a-olefina preferivelmente é selecionada de um grupo compreendido de 1-dodeceno oligômero, 1-deceno oligômero, 1-octeno ou uma mistura destes, e ainda mais preferivelmente um copolímero compreendendo oligômero de 1- octeno, poli-1-deceno, oligômero de poli-1-dodeceno ou uma mistura destes, em que o oligômero de poli-1-deceno e o oligômero de poli-1-dodeceno podem ser diméricos, trimérico, tetraméricos, pentaméricos ou superiores, onde o pelo menos um óleo base compreende pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade de aproximadamente 40% em peso até aproximadamente 90% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, onde o óleo naftênico é preferivelmente selecionado de um grupo compreendendo alcanos cíclicos saturados, onde o pelo menos um espessante é selecionado de um grupo compreendendo espessante de sabão de lítio e espessante de ureia, onde o espessante de sabão de lítio é preferivelmente um produto de reação de pelo menos um ácido graxo com hidróxido de lítio e o espessante de ureia é preferivelmente pelo menos selecionado de um grupo consistindo de diureia e/ou poliureia, onde pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo estão preferivelmente em um estado sólido, onde a composição de graxa compreende preferivelmente sulfeto de cobre(II) (CuS), onde o pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo é preferivelmente um ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC), onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente10:1, e onde a quantidade total do pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso, ainda mais preferido entre aproximadamente 20% em peso até aproximadamente 70% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do aditivo de enxofre orgânico, onde o aditivo de enxofre orgânico é preferivelmente selecionado de um grupo consistindo de pelo menos um alquil tiadiazol ou um sulfeto de olefina feito de produtos de reação com monômeros de olefina como etileno, propileno, butano-1 e/ou 4-metilpenteno, onde o pelo menos um agente antioxidação é preferivelmente uma amina, mais preferivelmente uma amina aromática, ainda mais preferivelmente compostos de benzamina e/ou N-fenila reagidos com 2,4,4-trimetilpenteno ou derivados destes.
[0060] Em uma modalidade preferida adicional da presente invenção, uma composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1.
[0061] Em uma modalidade preferida adicional da presente invenção, uma composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0062] Em uma modalidade preferida adicional da presente invenção, uma composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso com relação à quantidade total da composição, distinguido em o pelo menos um sulfeto de cobre é compreendido em uma quantidade de aproximadamente 0,01% em peso até aproximadamente 1,5% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0063] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, distinguido em que o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um composto de molibdênio sem fósforo é compreendido em uma quantidade de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 5,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0064] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, onde o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico é compreendido em uma quantidade de aproximadamente 0,2% em peso até aproximadamente 1,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, e onde o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do aditivo de enxofre orgânico.
[0065] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante de sabão simples ou complexo, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, onde o pelo menos um agente antioxidação é compreendido em uma quantidade de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 2,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0066] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de no máximo 6,5% em peso, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, onde o pelo menos um espessante é selecionado de um grupo compreendendo espessante de sabão de lítio e espessante de ureia, onde o pelo menos um espessante é compreendido em uma quantidade de aproximadamente 4% em peso até aproximadamente 20% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0067] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende poli-α-olefinas, óleos naftênicos, óleos parafínicos, e/ou ésteres orgânicos sintéticos.
[0068] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 15:1, preferivelmente em uma faixa entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa, onde o pelo menos um óleo base compreende pelo menos uma poli-a-olefina em uma quantidade de aproximadamente 10% em peso até aproximadamente 60% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base, e/ou onde o pelo menos um óleo base compreende pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade de aproximadamente 40% em peso até aproximadamente 90% em peso, a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base.
[0069] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa preferivelmente entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0070] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos um espessante de sabão simples ou complexo, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa preferivelmente entre aproximadamente 1:1 a aproximadamente 10:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0071] Em uma modalidade preferida adicional, a composição de graxa para o uso em juntas de CV compreende pelo menos um óleo base, pelo menos espessante, pelo menos um sulfeto de cobre, dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio sem fósforo, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e pelo menos um agente antioxidação, onde o dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo está presente em uma quantidade (em % em peso) com relação à quantidade total (em % em peso) de pelo menos um sulfeto de cobre, também em combinação uns com os outros, em uma faixa preferivelmente entre aproximadamente 3:1 a aproximadamente 15:1, onde a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, de dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é aproximadamente de 6,5% em peso no máximo, e adicionalmente preferido de aproximadamente 0,1% em peso até aproximadamente 6,0% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
[0072] As modalidades preferidas acima mencionadas da composição de graxa são exemplos preferidos não limitantes onde a combinação diferente das ditas faixas e aditivos também são possíveis.
[0073] A presente invenção será descrita abaixo com mais detalhes com referência aos seguintes exemplos não limitantes de acordo com a presente invenção e exemplos comparativos de várias composições de graxa.
[0074] De modo a determinar o efeito da diminuição do coeficiente de atrito bem como o desgaste pela composição de graxa de acordo com a invenção, os testes SRV de Schwingungs-Reibverschleiβ são realizados usando um dispositivo de teste Optimol Instruments SRV. A amostra inferior de disco plano feita de aço de rolamento padrão 100Cr6 da Optimol Instruments PrOftechnik GmbH, West-endstrasse 125, Munique, limpa apropriadamente usando um solvente é preparada e comunicada com a composição de graxa a ser examinada. O teste SRV é um teste industrial padrão e é especialmente relevante para o teste das graxas para as juntas de CV. O teste consiste em uma amostra esférica superior com um diâmetro de 10 mm feita de aço de rolamento 100Cr6 alternando sob carga na amostra inferior do disco plano indicada acima. Nos testes para imitar as juntas de tripé, uma frequência de 40 Hz com uma carga aplicada de 500 N foi aplicada por 60 minutos (incluindo rodagem) a 80°C. O curso foi 1,5 mm. Os coeficientes de atrito obtidos foram registrados em computador. Para cada composição de graxa, o valor reportado é uma média de dois dados na extremidade de testes em duas operações. Para a medição de rodagem do coeficiente de atrito, esta é iniciada com uma carga aplicada de 50 N para 1 minuto sob as condições acima especificadas. Em seguida, a carga aplicada é aumenta por 30 segundos em 50 N até 500 N. O desgaste é medido usando um perfilômetro e um planímetro digital. Usando-se o perfilômetro, um perfil de seção transversal no meio das superfícies desgastadas pode ser obtido. A área (S) desta seção transversal pode ser medida usando o planímetro digital. A quantidade de desgaste foi avaliada por V=Sl, onde V é o volume do desgaste e l é o curso. A taxa de desgaste (Wr) foi obtida de Wr=V/L [a3/m], onde L é a distância de deslizamento total nos testes.
[0075] Um Teste de Programa de Multi Blocos Padrão SMBP foi usado para comparar e avaliar as características de durabilidade das juntas de CV. Uma junta de CV é exposta a um torque em uma taxa de aceleração de 250 Nm/s, uma deflexão de trepidação em uma taxa de 100 mm/s e uma velocidade de rotação em uma taxa de aceleração de pelo menos 40 rpm/s até valores máximos de pelo menos 1000 Nm e 2000 rpm. Durante programa, um registro permanente do torque, velocidade e deflexão de trepidação (ângulo) reais será dado por um equipamento de teste. O programa vai executar ciclos de cargas definidas até a junta de CV receber um primeiro sinal de deficiências significativas. Um ciclo é definido por 51,3 min e 39973 revo-luções. The durabilidade é avaliada pelos ciclos efetuados até a falha da junta de CV. Uma falha é definida como um aumento de temperatura superproporcionada ou aparecimento de barulhos indicando desgaste. A durabilidade da junta de CV é avaliada pelo número de ciclos completos até a falha da junta de CV. Para um maior poder estatístico, até 4 juntas de CV contendo a mesma composição de graxa foram testadas simultaneamente. Quando 4 de 4 juntas de CV falharam, o teste foi terminado e os ciclos gerais foram contados. Como comparação, uma graxa comercial foi usada.
[0076] Adicionalmente, os testes com relação às propriedades de compatibilidade de uma capa de vedação de elastômero termoplástico, isto é, Pibiflex B5050 MWR, realizados com uma composição de graxa de acordo com a presente invenção e com uma graxa comercial, isto é, composição comercial de graxa B1 (ver, a Tabela 1), foram realizados com relação à mudança da dureza (Shore D) e a mudança em por cento da tração, alongamento, e volume antes e depois de um envelhecimento por calor do material de capa de vedação imerso na graxa a 125°C por 336 horas. Os ditos valores são medidos de acordo com a ISO 868 (Shore D), ISO 37 (mudança de tração e mudança de alongamento), e ISO 2781 (mudança de volume).
[0077] O óleo base como usado para as composições de graxa Al a A10 consiste em uma poli-a-olefina em uma quantidade de 83% em peso até 84% em peso e um óleo naftênico em uma quantidade de 16% em peso até 17% em peso, em cada caso a % em peso se referindo à quantidade total do óleo base.
[0078] Os seguintes compostos indicados como segue, foram usados nas composições de graxa da Tabela 1. A graxa comercial B1 compreende um óleo base, pelo menos um agente antioxidação, pelo menos um aditivo de enxofre orgânico e 8% em peso de espessante de sabão Li e é produzido por. Como sulfeto de cobre(II) (CuS), um pó tendo um tamanho de partícula D90 de 19,9 μm foi usado. O sulfeto de cobre(II) obtenível como CB 500 da Tribotecc GmbH, Kearntner Str. 7, 1010 Viena, Áustria foi usado. O pó de sulfeto de cobre (I) (Cu2S) tendo um tamanho de partícula D90 de 53,6 μ foi usado. O sulfeto de cobre(I) obtenível como CB 300 da Tribotecc GmbH, Kearntner Str. 7, 1010 Vienna, Áustria foi usado. Como dissulfeto de molibdênio (MoS2), um pó tendo uma pureza de 97% em peso e um tamanho de partícula de 0,40 até 0,50 um foi usado. Como um complexo de molibdênio sem fósforo, o ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC), obtenível sob o nome comercial de Sakuralube 600 da Adeka, foi usado. Como um aditivo de enxofre orgânico, Anglamol 99 da Lubrizol France, 25 Quai de France, 76173 Rouen Cedex, França, foi usado. Como um agente antioxidação, Irganox L57 da BASF SE, 67056 Ludwigshafen, Alemanha foi usado. Como um espessante de sabão de Li, estearato de lítio obtido através da reação do ácido 12-hidroxiesteárico com hidróxido de lítio (LiOH).
[0079] A graxa comercial é indicada como B1 e a composição de graxa inventiva compreendendo dissulfeto de molibdênio são indicadas como A1 a A7, A9 e A10, onde a composição de graxa indicada A8 é uma amostra comparativa: Tabela 1
[0080] Os valores experimentais para o atrito, desgaste, compatibilidade e durabilidade de capa (teste SMBP) são apresentados na Tabela 2 e nas Figs 1a, 1b, 2a, 2b, e 3. As Figuras mostram: Figs. 1a e 1b: Resultados experimentais para atrito e desgaste, respectivamente, como apresentados na Tabela 2, são mostrados para o efeito aditivo do dissulfeto de molibdênio nas composições de A1 a A3 em comparação com a composição de graxa A9; Figs. 2a e 2b: Resultados experimentais para o atrito e desgaste, respectivamente, como apresentados na Tabela 2, são mostrados para o efeito aditivo de ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) em A4 a A6 em comparação com a composição de graxa A9; Figs. 3a e 3b: Resultados experimentais para o atrito e desgaste, respectivamente, como apresentado na Tabela 2, são mostrados para os efeitos aditivos do sulfeto de cobre(II) (CuS) e sulfeto de cobre (I) (Cu2S) das composições de graxa inventivas A9 e A10 em comparação com a graxa comercial B1 e uma composição de graxa sem cobre A8; Figs. 4a e 4b: Resultados experimentais, como apresentado na Tabela 3, para o teste de compatibilidade do material de capa de vedação e a durabilidade de uma junta de CV das composições de graxa inventivas A9 e A10 em comparação com a graxa comercial Bl.
[0081] Os resultados experimentais com relação ao coeficiente de atrito e a quantidade de desgaste das composições de graxa inventivas A1 a A7, A9 e A10 comparada às composições de graxa A8 e graxa comercial B1 são apresentados na Tabela 2. Tabela 2
[0082] A Tabela 2 e as Figs. 1a e 1b mostram os resultados experimentais da composição inventiva A9 em comparação com as composições de graxa de A1 a A3. A1 compreende 1,5% em peso de ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC), 0,5% em peso de sulfeto de cobre(II) (CuS) e 0,5% em peso de aditivo de enxofre orgânico sem dissulfeto de molibdênio. Adicionando-se 0,2% em peso de dissulfeto de molibdênio em A2, uma redução do coeficiente de atrito para cerca de 0,05 foi observada, enquanto a quantidade de desgaste permanece em cerca de 1000 μm3/m. aumentando-se gradativamente a quantidade de dissulfeto de molibdênio em A3 e da composição de graxa inventiva A9, o coeficiente de atrito permanece a 0,05 simultaneamente melhorando a quantidade de desgaste para cerca de 400 μm3/m.
[0083] A Tabela 2 e Figs. 2a e 2b mostram os resultados experimentais da composição inventiva A9 em comparação com as composições de graxa A4 a A6. A A4 compreende 1,0% em peso de dissulfeto de molibdênio, 0,5% em peso de sulfeto de cobre(II) (CuS) e 0,5% em peso de aditivo de enxofre orgânico sem ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC). A4 A mostra um alto coeficiente de atrito de cerca de 0,12 bem como uma alta quantidade de desgaste em cerca de 11000 μm3/m. Adicionando 1,0% em peso de ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) na composição de graxa como em A5 resulta em uma redução considerável do coeficiente de atrito para cerca de 0,6 bem como uma redução da quantidade de desgaste para cerca de 440 μm3/m. O aumento gradual do ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) em A6 e A9 leva a uma redução adicional tanto do coeficiente de atrito quanto da quantidade de desgaste.
[0084] Na oclusão, os dados experimentais mostrados nas Figs. 1a, 1b, 2a e 2b provam um efeito sinergístico usando dissulfeto de molibdênio e ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) com sulfeto de cobre(II) (CuS) em uma formulação de graxa. O desempenho tribológico é significantemente melhorado somente combinando-se três componentes, dissulfeto de molibdênio, ditiocarbamato de molibdênio (MoDTC) e sulfeto de cobre(II) (CuS).
[0085] A Tabela 2 e as Figs. 3a e 3b mostram o desempenho tribológico influenciado por aditivos de sulfeto de cobre(II) (CuS) e sulfeto de cobre(I) (Cu2S) nas composições de graxa inventivas A9 e A10 em comparação com a graxa comercial B1 e uma formulação de graxa sem cobre A8. As graxas inventivas A9 e A10 mostram um coeficiente de atrito e quantidade de desgaste melhorados em comparação com a graxa comercial B1.
[0086] Os resultados experimentais com relação a resistência da composição de graxa inventiva com as juntas de CV e a compatibilidade da composição de graxa inventiva com os materiais de capa de vedação como comparado à graxa comercial B1 são mostrados na Tabela 3. Tabela 3
[0087] A Tabela 3 e a Fig. 4a mostram os resultados experimentais das juntas de CV testadas com as composições de graxa inventivas A9 e A10 no teste de SMBP para a vida média das juntas de CV em comparação com a composição de graxa sem cobre A8 e a graxa comercial B1.
[0088] Ambas as composições de graxa inventivas A9 e A10 apresentaram uma melhora considerável da durabilidade. O impacto positivo do sulfeto de cobre(II) (CuS) e sulfeto de cobre(I) (Cu2S) é mostrado na comparação com a composição de graxa sem cobre A8.
[0089] A Tabela 3 e a Fig. 4b mostram os resultados experimentais do teste de compatibilidade do material de capa de vedação (Pibiflex B 5050 MWR) de uma junta de CV com a composição de graxa inventiva A9 e a graxa comercial B1. A composição de graxa inventiva A9 mostra uma leve melhora na força de tração, uma melhora nas propriedades de alongamento e volume.
[0090] Os exemplos das composições de graxa de acordo com a invenção demonstram claramente que a combinação de pelo menos um sulfeto de cobre e dissulfeto de molibdênio retém as propriedades lubrificantes gerais da composição de graxa, mas, além disso, aumenta a compatibilidade com o material de capa de vedação, bem como a durabilidade da junta de CV.

Claims (14)

1. Composição de graxa, caracterizada pelo fato de ser para uso em juntas de velocidade constante, compreendendo: a) pelo menos um óleo base; b) pelo menos um espessante; c) pelo menos um sulfeto de cobre em uma quantidade entre 0,01% em peso ±10% e 1,5% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa; e d) dissulfeto de molibdênio e/ou pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo em uma quantidade entre 0,1% em peso ±10% e 5,0% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
2. Composição de graxa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um sulfeto de cobre é sulfeto de cobre (II) (CuS).
3. Composição de graxa de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a razão entre a quantidade em % em peso do dissulfeto de molibdênio e/ou do pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo para a quantidade de pelo menos um sulfeto de cobre está em uma faixa entre 1:1 a 15:1.
4. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a quantidade total de pelo menos um sulfeto de cobre, do dissulfeto de molibdênio e/ou do pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo é de, no máximo, 6,5% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
5. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que pelo menos um aditivo de enxofre orgânico está compreendido em uma quantidade entre 0,2% em peso ±10% e 1,0% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
6. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um aditivo de enxofre orgânico compreende enxofre em uma quantidade de pelo menos 20% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total do aditivo de enxofre orgânico.
7. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um espessante é selecionado dentre um grupo consistindo em pelo menos um espessante de ureia, pelo menos um sabão de lítio e/ou pelo menos um sabão de complexo de lítio.
8. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que a composição de graxa compreende adicionalmente pelo menos um agente antioxidação de amina em uma quantidade entre 0,1% em peso ±10% e 2,0% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
9. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um óleo base compreende poli-α-olefinas, óleos naftênicos, óleos parafínicos, e/ou ésteres orgânicos sintéticos.
10. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um óleo base compreende pelo menos uma poli-α-olefina em uma quantidade entre 10% em peso ±10% e 60% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total do óleo base.
11. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que o pelo menos um óleo base compreende pelo menos um óleo naftênico em uma quantidade entre 40% em peso ±10% e 90% em peso ±10%, tal % em peso se referindo à quantidade total do óleo base.
12. Composição de graxa de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 all, caracterizada pelo fato de que compreende 60% em peso ±10% a 95% em peso ±10% de pelo menos um óleo base, 2% em peso ±l0% a 20% em peso ±l0% de pelo menos um espessante, 0,0l% em peso ±l0% a l,5% em peso ±l0% de pelo menos um sulfeto de cobre, 0,l% em peso ±l0% a 5,0% em peso ±l0% de dissulfeto de molibdênio e/ou de pelo menos um complexo de molibdênio orgânico sem fósforo, 0,2% em peso ±l0% a l,0% em peso ±l0% de pelo menos um aditivo de enxofre orgânico, e 0,l% em peso ±l0% a 2,0% em peso ±l0% de pelo menos um agente antioxidação de amina, em cada caso tal % em peso se referindo à quantidade total da composição de graxa.
13. Uso de uma composição de graxa como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de o uso ser em juntas de velocidade constante, especialmente juntas esféricas e/ou juntas de tripé.
14. Juntas de velocidade constante, caracterizadas pelo fato de que compreendem uma composição de graxa como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
BR112022001844-4A 2019-09-18 Composição de graxa, uso de uma composição de graxa, e, juntas de velocidade constante BR112022001844B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2019/075038 WO2021052578A1 (en) 2019-09-18 2019-09-18 A grease composition comprising copper sulfide for constant velocity joints

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112022001844A2 BR112022001844A2 (pt) 2022-03-29
BR112022001844B1 true BR112022001844B1 (pt) 2024-08-06

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2260090B1 (en) Grease composition for use in constant velocity joints
JP2008150579A (ja) 少なくとも1種類の3核モリブデン化合物およびウレア誘導体増ちょう剤を備える等速継手で使用するためのグリース組成物
US11643613B2 (en) Grease composition including copper sulfide for constant velocity joints
KR20120136365A (ko) 앵귤러 볼베어링을 사용한 허브 유닛 베어링용 그리스 조성물 및 허브 유닛 베어링
US20090247437A1 (en) Grease composition for use in constant velocity joints comprising at least two different molybdenum compounds
US11725158B2 (en) Grease composition for constant velocity joints
US20090247435A1 (en) Grease composition for use in constant velocity joints comprising at least one tri-nuclear molybdenum compound
US11732209B2 (en) Grease composition
BR112017020909B1 (pt) composição de graxa para o uso em juntas de velocidade constante, uso de composição, e, junta de velocidade constante
BR112022001844B1 (pt) Composição de graxa, uso de uma composição de graxa, e, juntas de velocidade constante
BR112022005641B1 (pt) Composição de graxa para uso em juntas homocinéticas, uso de uma composição de graxa, e, juntas homocinéticas
KR100828176B1 (ko) 내구성 및 저마찰력이 우수한 등속조인트용 그리스 조성물
JP2004339270A (ja) グリース組成物,転がり軸受,転がり軸受装置,及び転動装置