BR112021011123B1 - Composição, uso da mesma, processo cosmético para o cuidado de um material de queratina, notavelmente a pele, e mais particularmente a pele do rosto e processo para tornar a pele do rosto opaca e/ou para reduzir o seu brilho - Google Patents

Composição, uso da mesma, processo cosmético para o cuidado de um material de queratina, notavelmente a pele, e mais particularmente a pele do rosto e processo para tornar a pele do rosto opaca e/ou para reduzir o seu brilho Download PDF

Info

Publication number
BR112021011123B1
BR112021011123B1 BR112021011123-9A BR112021011123A BR112021011123B1 BR 112021011123 B1 BR112021011123 B1 BR 112021011123B1 BR 112021011123 A BR112021011123 A BR 112021011123A BR 112021011123 B1 BR112021011123 B1 BR 112021011123B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
skin
weight
ether
oil
Prior art date
Application number
BR112021011123-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112021011123A2 (pt
Inventor
Sylvie Jalenques
Elena CATALAN-MARTIN
Chloé LAIDBOEUR
Original Assignee
L'oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR1873735A external-priority patent/FR3090371B1/fr
Application filed by L'oreal filed Critical L'oreal
Publication of BR112021011123A2 publication Critical patent/BR112021011123A2/pt
Publication of BR112021011123B1 publication Critical patent/BR112021011123B1/pt

Links

Abstract

COMPOSIÇÃO, USO DA MESMA, PROCESSO COSMÉTICO PARA O CUIDADO DE UM MATERIAL DE QUERATINA, NOTAVELMENTE A PELE, E MAIS PARTICULARMENTE A PELE DO ROSTO E PROCESSO PARA TORNAR A PELE DO ROSTO OPACA E/OU PARA REDUZIR O SEU BRILHO. A invenção se refere a uma composição, notavelmente uma composição cosmética e/ou dermatológica, particularmente para cuidar de um material de queratina, notavelmente a pele e particularmente a pele do rosto, que está na forma de uma emulsão de óleo em água, O/W, e compreendendo pelo menos a) partículas de pelo menos um aerogel de sílica hidrofóbica, b) um óleo à base de hidrocarboneto de éster, e c) um óleo à base de hidrocarboneto de éter, no qual os referidos óleos de éter e éster estão presentes em uma razão em peso de óleo de éter/óleo de éster variando de 1 a 2.

Description

Campo Técnico
[0001] A presente invenção se refere ao campo do cuidado de materiais de queratina, notavelmente a pele, e se refere mais particularmente a uma composição, notavelmente uma composição cosmética e/ou dermatológica, para cuidar da pele e notavelmente que é mais particularmente eficaz para tornar a pele do rosto opaca e/ou reduzir o seu brilho.
Estado da técnica
[0002] A obtenção de um efeito opaco na pele é altamente desejada pelos usuários, principalmente aqueles com pele mista ou oleosa. A razão para tal é que estes tipos de pele estão muitas vezes associados a uma maior secreção de oleosidade, o que produz um indesejável efeito de brilho na superfície da pele. Além disso, a pele na qual ocorre uma secreção excessiva de oleosidade pode constituir um meio favorável para a proliferação de bactérias normalmente inofensivas que vivem na pele e então dão origem a imperfeições cutâneas, tais como manchas ou erupções cutâneas. Essas manifestações não estéticas e, deste modo, indesejáveis, são particularmente exacerbadas no caso de adolescentes, mas também podem ocorrer em adultos, notavelmente como consequência da hiperprodução de andrógenos ou como uma consequência de fatores externos, tal como a poluição. Finalmente, também se sabe que a pele brilhante geralmente dá origem a um menor poder de permanência da maquiagem, que, deste modo, tende a se degradar ao longo do curso do dia.
[0003] As formulações galênicas destinadas aos cuidados com a pele e, mais particularmente, para ajustar o brilho, já foram deste modo propostas. Em geral, elas compreendem um agente "regulador de oleosidade", ou seja, um agente que é capaz de auxiliar na regulação da atividade das glândulas sebáceas por meio de uma ação que pode ser denominada biológica e/ou um ou mais preenchimento absorventes de oleosidade, por exemplo perlita (FR 2881643) e preenchimento fumê (EP 1 637 186). No entanto, esses preenchimentos podem ocasionar desconforto, principalmente penugem na pele e/ou sensação de pele suja.
[0004] Mais recentemente, a Requerente observou que os aerogéis hidrofóbicos também se mostraram eficazes para melhorar a opacidade da pele de maneira persistente. No entanto, a utilização deste tipo de material, em peso superior a 1%, se mostrou prejudicial às qualidades sensoriais das composições nas quais são eles estão incorporados. Na aplicação à pele, estas composições são julgadas como sendo excessivamente arrastantes, pegajosas e com um acabamento de pele áspero. A percepção de hidratação é pobre, imediatamente e a longo prazo e, deste modo, em divergência com as expectativas do usuário no que diz respeito a formulações galênicas deste tipo.
[0005] Há, deste modo, ainda a necessidade de composições cosméticas que proporcionem um efeito opaco eficaz (forte), imediato e de longa duração, enquanto ao mesmo tempo permanecem dotadas de propriedades cosméticas satisfatórias, tal como uma textura deslizante e não pegajosa na aplicação com um produto limpo e acabamento cutâneo não áspero e que são capazes de proporcionar sensações de hidratação e limpeza imediata e de longa duração à pele.
Divulgação da Invenção
[0006] O objetivo da presente invenção é, precisamente, satisfazer esta expectativa.
[0007] Assim, a presente invenção é principalmente direcionada a uma composição, notavelmente uma composição cosmética e/ou dermatológica, para cuidar de um material de queratina, notavelmente a pele e particularmente a pele do rosto, que está na forma de uma emulsão de óleo em água, O/W, e contendo pelo menos a) partículas de pelo menos um aerogel de sílica hidrofóbica, b) um óleo à base de hidrocarboneto de éter, e c) um óleo à base de hidrocarboneto de éster, estando os referidos óleos à base de hidrocarbonetos de éter e éster presentes em uma razão em peso de óleo de éter/óleo de éster variando de 1 a 2.
[0008] Como emerge dos exemplos abaixo, uma composição de acordo com a invenção torna possível melhorar o efeito opaco da pele de uma maneira persistente. A pele, deste modo, mantém de maneira duradoura um efeito opaco. Além desta eficácia no que diz respeito ao brilho da pele, as composições de acordo com a invenção proporcionam as propriedades sensoriais esperadas pelos usuários, na aplicação e no uso, ou seja, uma sensação fluida, deslizante, não oleosa e hidratante na aplicação, e esta sensação hidratante e o efeito não pegajoso permanecem com o tempo.
[0009] De acordo com uma modalidade preferencial, uma composição de acordo com a invenção contém, como aerogel, pelo menos um aerogel de sílica hidrofóbica, particularmente um aerogel de sílica sililada (nome INCI: sililato de sílica).
[0010] De acordo com outra modalidade preferencial, uma composição de acordo com a invenção tem, como sólidos, um teor variando de 0,5% a 13%, preferencialmente um teor variando de 1% a 5% em peso, particularmente variando de 1% a 3% em peso das partículas de pelo menos um aerogel de sílica hidrofóbica e, particularmente, de um aerogel de sílica sililada (nome INCI: sililato de sílica) em relação ao seu peso total.
[0011] De acordo com uma variante preferencial, uma composição de acordo com a invenção contém menos de 1% em peso, ou até mesmo menos de 0,5% em peso, e preferencialmente está livre de um óleo de silicone e/ou um elastômero de silicone notavelmente do tipo polissiloxano.
[0012] De acordo com outro de seus aspectos, a presente invenção se refere a um processo cosmético para o cuidado, particularmente o cuidado não terapêutico, de um material de queratina, notavelmente a pele, particularmente a pele do rosto, compreendendo pelo menos as etapas que consistem na aplicação ao referido material de queratina, notavelmente a pele a ser tratada, um revestimento de pelo menos uma composição de acordo com a invenção.
[0013] De acordo com a invenção, o termo "materiais de queratina" se refere preferencialmente à pele, do corpo, rosto e/ou área ao redor dos olhos, lábios, unhas, membranas mucosas, cílios, sobrancelhas, cabelos corporais, couro cabeludo e/ou cabelo da cabeça ou qualquer outra área da pele corporal.
[0014] Mais particularmente, os materiais de queratina, de acordo com a invenção, são o couro cabeludo, o cabelo e/ou a pele.
[0015] Preferencialmente, o material de queratina, de acordo com a invenção, é a pele.
[0016] O termo "pele" se refere a toda a pele do corpo e, preferencialmente, a pele do rosto, decote, pescoço, braços e antebraços, ou até ainda mais preferencialmente a pele do rosto, notavelmente da testa, nariz, bochechas, queixo e área ao redor dos olhos.
[0017] De acordo com ainda outro de seus aspectos, a presente invenção se refere a um processo, notavelmente um processo cosmético, para tornar a pele do rosto opaca e/ou para reduzir seu brilho, compreendendo pelo menos a etapa que consiste na aplicação à pele do rosto a ser tratada em pelo menos uma composição de acordo com a invenção.
[0018] O termo "tornar opaca" significa fazer com que a pele fique mais opaca, reduzindo o brilho da mesma e, portanto, quaisquer destaques não atraentes na pele.
[0019] A invenção também se refere ao uso cosmético da composição de acordo com a invenção para o cuidado de pele mista e/ou oleosa.
AEROGÉIS DE SILICA HIDROFÓBICA
[0020] Aerogéis de sílica são materiais porosos obtidos ao substituir (por secagem) o componente líquido de um gel de sílica com ar.
[0021] Eles são geralmente sintetizados por meio de um processo sol-gel em um meio líquido e então secos, geralmente por extração com um fluido supercrítico, o mais comumente usados sendo supercrítico CO2. Este tipo de secagem torna possível evitar a contração dos poros e do material. O processo sol-gel e as várias operações de secagem são descritos em detalhes em Brinker C.J. e Scherer G.W., SolGel Science, New York, Academic Press, 1990.
[0022] As partículas de aerogel de sílica hidrofóbica utilizadas na presente invenção têm preferencialmente uma área de superfície específica por unidade de massa (S/M) variando de 500 a 1500 m2/g, preferencialmente de 600 a 1200 m2/g e melhor ainda de 600 a 800 m2/g, e um tamanho expresso como o diâmetro médio do volume (D[0,5]) variando de 1 a 1500 μm, melhor ainda de 1 a 1000 μm, preferencialmente de 1 a 100 μm, particularmente de 1 a 30 μm, mais preferencialmente de 5 a 25 μm, melhor ainda de 5 a 20 μm e melhor ainda de 5 a 15 μm.
[0023] A área de superfície específica por unidade de massa pode ser determinada pelo método de absorção de nitrogênio, conhecido como método BET (Brunauer-Emmett-Teller), descrito em The Journal of the American Chemical Society, vol. 60, página 309, fevereiro de 1938 e correspondendo ao padrão internacional ISO 5794/1 (anexo D). A área de superfície específica BET corresponde a área total de superfície específica das partículas em consideração.
[0024] Os tamanhos das partículas de aerogel de sílica podem ser medidas por dispersão de luz estática usando um analisador de tamanho de partícula comercial, tal como a máquina MasterSizer 2000 da Malvern. Os dados são processados com base na teoria de dispersão de Mie. Esta teoria, que é exata para partículas isotrópicas, torna possível determinar, no caso de partículas não esféricas, um diâmetro de partícula "efetivo". Esta teoria é notavelmente descrita na publicação por Van de Hulst, H.C., Light Scattering by Small Particles, Capítulos 9 e 10, Wiley, New York, 1957.
[0025] De acordo com uma modalidade vantajosa, as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica usadas na presente invenção têm uma área de superfície específica por unidade de massa (SM) variando a partir de 600 a 800 m2/g.
[0026] As partículas de aerogel de sílica utilizadas na presente invenção podem ter vantajosamente uma densidade compactada de p variando de 0,02 g/cm3 a 0,10 g /cm3, preferencialmente de 0,03 g/cm3 a 0,08 g/cm3 e, particularmente, variando de 0,05 g/cm3 a 0,08 g/cm3.
[0027] No contexto da presente invenção, esta densidade, conhecida como a densidade compactada, pode ser avaliada de acordo com o seguinte protocolo: 40 g de pó são despejados em um cilindro de medição graduado e então o cilindro de medição é colocado em um dispositivo Stav 2003 da Stampf Volumeter; o cilindro de medição é subsequentemente submetido a uma série de ações de embalagem 2500 (esta operação é repetida até que a diferença de volume entre dois testes consecutivos seja menor do que 2%) e então o volume final Vf do pó embalado é medido diretamente no cilindro de medição. A densidade compactada é determinada pela razão de m/Vf, neste caso 40/Vf (Vf sendo expresso em cm3e m em g).
[0028] De acordo com uma modalidade preferencial, as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica utilizadas na presente invenção têm uma área de superfície específica por unidade de volume SV variando de 5 a 60 m2/cm3, preferencialmente de 10 a 50 m2/cm3 e melhor ainda de 15 a 40m2/cm3.
[0029] A área de superfície específica por unidade de volume é dada pela relação: SV = SM x p; onde p é a densidade compactada, expressa em g/cm3, e SM é a área de superfície específica por unidade de massa, expressa em m2/g, conforme definido acima.
[0030] Preferencialmente, as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica de acordo com a invenção têm uma capacidade de absorção de óleo, medida no ponto de umidade, variando de 5 a 18 ml/g, preferencialmente de 6 a 15 ml/g e melhor ainda de 8 a 12 ml/g.
[0031] A capacidade de absorção medida no ponto de umidade denotado e Wp, corresponde à quantidade de óleo que é necessário para adicionar a 100 g de partículas a fim de obter uma pasta homogênea.
[0032] É medida de acordo com o método de "ponto de umidade" ou o método para a determinação da captura de óleo de um pó descrito no padrão NF T 30-022. Ela corresponde à quantidade de óleo adsorvido sobre a superfície disponível do pó e/ou absorvida pelo pó pela medição do ponto de umidade, descrito abaixo:
[0033] Uma quantidade m = 2 g de pó é colocada em uma placa de vidro e então o óleo (isononanoato de isononila) é então adicionado gota a gota. Após a adição de 4 a 5 gotas de óleo ao pó, a mistura é realizada utilizando uma espátula, e a adição de óleo continuada até que conglomerados de óleo e pó tenham formado. A partir deste ponto, o óleo é adicionado a uma taxa de uma gota de cada vez e a mistura é, subsequentemente, triturada com a espátula. A adição de óleo é interrompida quando uma pasta firme e lisa é obtida. Esta pasta deve ser capaz de ser espalhada sobre a placa de vidro sem rachaduras ou a formação de caroços. O volume vs (expresso em mL) de óleo usado é então notado.
[0034] A captura de óleo corresponde à razão de vs/m.
[0035] Os aerogéis usados de acordo com a presente invenção são aerogéis de sílica hidrofóbica, preferencialmente de sílica sililada (Nome INCI: sililato de sílica).
[0036] O termo "sílica hidrofóbica" significa qualquer sílica cuja superfície é tratada com agentes sililantes, por exemplo, silanos halogenados, tal como alquilclorosilanos, siloxanos, particularmente dimetilsiloxanos, tal como hexametildisiloxano, ou silazanos, de modo a funcionalizar os grupos OH com grupos silila Si-Rn, por exemplo, grupos trimetilsilila.
[0037] No que diz respeito a preparação de partículas de aerogel de sílica hidrofóbica de superfície por modificada sililação, pode ser feita referência ao US 7 470 725.
[0038] Preferencialmente, será feito o uso de partículas de aerogel de sílica hidrofóbica de superfície modificada com grupos de trimetilsilila, preferencialmente do nome INCI, Sililato de sílica.
[0039] Como aerogéis de sílica hidrofóbica que podem ser usados na invenção, um exemplo que pode ser mencionado é o aerogel vendido sob o nome VM-2260 ou VM-2270 (nome INCI: Sililato de sílica) pela empresa Dow Corning, cujas partículas têm um tamanho médio de cerca de 1000 mícrons e uma área de superfície específica por unidade de massa variando de 600 a 800 m2/g.
[0040] Menção também pode ser feita a aerogéis vendidos pela empresa Cabot sob as referências Aerogel TLD 201, Aerogel OGD 201 e Aerogel TLD 203, Enova® Aerogel MT 1100 e Enova Aerogel MT 1200.
[0041] Será usado preferencialmente o aerogel vendido sob o nome VM-2270 (nome INCI: Sililato de sílica) pela empresa Dow Corning, cujas partículas têm um tamanho médio variando de 5 a 15 mícrons e uma área de superfície específica por unidade de massa variando de 600 a 800m2/g.
[0042] As partículas de aerogel de sílica, particularmente de aerogel de sílica sililada, podem estar presentes em uma composição de acordo com a invenção em um teor variando de 0,5% a 13% em peso, preferencialmente em um teor variando de 1% a 5% em peso e, particularmente, variando de 1% a 3% em peso em relação ao peso total da composição.
[0043] Como afirmado previamente, este material de aerogel é combinado com pelo menos um óleo à base de hidrocarboneto de éster e pelo menos um óleo à base de hidrocarboneto de éter.
[0044] Para os fins da presente invenção, o termo "óleo" significa qualquer substância graxa que está na forma líquida à temperatura ambiente (de 20 a 25 °C) em pressão atmosférica.
[0045] Para os fins da invenção, o termo "óleo à base de hidrocarboneto" abrange um único óleo à base de hidrocarboneto ou uma mistura de vários óleos à base de hidrocarboneto.
ÓLEO À BASE DE HIDROCARBONETO DE ÉSTER
[0046] Um óleo à base de hidrocarboneto de éster, também conhecido como óleo de éster, é um óleo que incorpora pelo menos uma função éster em sua estrutura à base de hidrocarboneto. Os óleos à base de hidrocarboneto de éster que são adequados para uso na invenção podem ser de origem sintética ou vegetal. Eles são, preferencialmente, não voláteis.
[0047] Para os fins da presente invenção, o termo "óleo não volátil" significa um óleo com uma pressão de vapor inferior a 0,13 Pa à temperatura ambiente (de 20 a 25 °C) e em pressão atmosférica.
[0048] Os óleos de éster podem ser escolhidos a partir de: - ésteres de ácido graxo, particularmente de 4 a 22 átomos de carbono, e notavelmente de ácido octanóico, ácido heptanóico, ácido lanólico, ácido oleico, ácido láurico ou ácido esteárico, por exemplo dioctanoato de propilenoglicol, monoisostearato de propilenoglicol ou di- heptanoato de neopentilglicol; - ésteres sintéticos, por exemplo, os óleos de fórmula R1COOR2, no qual R1 representa um resíduo de ácido graxo linear ou ramificado incluindo de 4 a 40 átomos de carbono e R2 representa uma cadeia à base de hidrocarboneto, que são notavelmente ramificada, contendo de 4 a 40 átomos de carbono, na condição de que Ri + R2 > 16, por exemplo, óleo de purcelina (octanoato de cetostearila), isononanoato de isononila, benzoato de alquila C12 a C15, palmitato de 2-etilhexila, neopentanoato de octildodecila, estearato de 2-octildodecila, erucato de 2-octildodecila, erucato oleíla, isostearato de isotearila, benzoato de 2-octildodecila, heptanoatos de álcool graxo ou poliálcool, octanoatos, decanoatos ou ricinoleatos, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, estearato de butila, laurato de hexila, palmitato de 2-etilhexila, laurato de 2-hexilhexila, laurato de 2-hexildecila, palmitato de 2-octildecila, misitato de 2- octildocecila ou succinato de 2-dietilhexila; preferencialmente, os ésteres sintéticos preferenciais R1COOR2. no qual R1 representa um resíduo de ácido graxo linear ou ramificado incluindo de 4 a 40 átomos de carbono e R2 representa uma cadeia à base de hidrocarboneto, que são notavelmente ramificada, contendo de 4 a 40 átomos de carbono são de tal modo que R1 e R2 > 20; - ésteres de ácidos graxos lineares com um número total de carbono variando de 35 a 70, por exemplo tetrapelargonato de pentaeritritila (MW = 697 g/mol); - ésteres de glicerila, por exemplo, o glicerídeo caprílico/cáprico vendido sob a referência Capmul MCM pela empresa Abitec, - ésteres hidroxilados, preferencialmente com um número de carbonos total variando de 35 a 70, por exemplo triisoestearato de poligliceril-2 (MW = 965 g/mol), lactato de isoestearila, hidroxiestearato de octila, hidroxiestearato de octildodecila, malato de diisoestearila, estearato de glicerila; diisononanoato de dietilenoglicol; - ésteres de ácidos aromáticos e de álcoois compreendendo de 4 a 22 átomos, tais como trimelitato de tridecila (PM = 757 g/mol); - ésteres de ácidos graxos ramificados C24-C28 ou álcoois graxos, tais como aqueles descritos no pedido de patente EP-A-0 955 039, e notavelmente citrato de triisoaraquidila (MW = 1033,76 g/mol), tetraisononanoato de pentaeritritila (MW = 697 g/mol), triisoestearato de glicerila (MW = 891 g/mol), tris(2-decil)tetradecanoato de glicerila (MW = 1143 g/mol), tetraisoestearato de pentaeritritila (MW = 1202 g/mol), tetraisoestearato de poligliceril-2 (MW = 1232 g/mol) ou tetraquis(2- decil)tetradecanoato de pentaeritritila (MW = 1538 g/mol); - poliésteres resultantes da esterificação de pelo menos um triglicerídeo de ácido(s) carboxílico(s) hidroxilado(s) com um ácido monocarboxílico alifático e com um ácido dicarboxílico alifático opcionalmente insaturado, por exemplo, o ácido succínico e o óleo de rícino ácido isoestárico vendidos sob a referência Zenigloss pela Zenitech, heptanóico ou triglicerídeos de ácido octanóico, ou alternativamente, por exemplo, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, óleo de abobrinha, óleo de semente de uva, óleo de semente de gergelim, óleo de avelã, óleo de damasco, óleo de macadâmia, óleo de arara ou óleo de abacate, ou então triglicerídeos ácidos caprílico/cáprico, por exemplo, os vendidos pela empresa Stéarinerie Dubois ou os vendidos sob os nomes Miglyol 810, 812 e 818 pela empresa Dynamit Nobel, óleo de jojoba e óleo de manteiga de caritê; - ésteres de um dímero de diol e de um dímero de diácido de fórmula geral HO-R1-(-OCO-R2-COO-R1-)h-OH, no qual: - R1 representa um resíduo de dímero de diol obtido por hidrogenação de diácido dilinoleico, - R2 representa um resíduo de diácido dilinoleico hidrogenado, e - h representa um número inteiro variando de 1 a 9, - notavelmente os ésteres de diácidos dilinoleicos e de dímeros de diol dilinoleíla vendidos pela empresa Nippon Fine Chemical sob os nomes comerciais Lusplan DD-DA5® e DD-DA7® e - poliésteres obtidos por condensação de um dímero e/ou trímero de ácido graxo insaturado e de diol, tais como os descritos no pedido de patente FR 0 853 634, particularmente tal como o ácido dilinoleico e 1,4-butanodiol. A este respeito pode ser feita menção notável do polímero vendido pela Biosynthis sob o nome Viscoplast 14436H (nome INCI: ácido dilinoleico/copolímero de butanodiol), ou então copolímeros de polióis e de diácido dímero e ésteres do mesmo, tal como Hailucent ISDA.
[0049] Os óleos de éster que são mais particularmente adequados para uso na invenção são preferencialmente escolhidos a partir de: - triglicerídeos de ácidos graxos líquidos incluindo de 4 a 10 átomos de carbono, por exemplo triglicerídeos de ácidos heptanoicos ou octanoicos ou, alternativamente, por exemplo, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, óleo de abobrinha, óleo de semente de uva, óleo de gergelim, óleo de avelã, óleo de damasco, óleo de macadâmia, óleo de arara, óleo de rícino, óleo de abacate, triglicérides de ácido caprílico/cáprico, notavelmente tais como aqueles vendidos pela empresa Stearineries Dubois ou aqueles vendidos sob os nomes de Miglyol 810, 812 e 818 pela empresa Dynamit Nobel, óleo de jojoba ou óleo de manteiga de caritê; - ésteres sintéticos, notavelmente de ácidos graxos, por exemplo, os óleos de fórmulas R1COOR2, na qual R1 representa um resíduo de ácido graxo incluindo de 8 a 29 átomos de carbono e R2 representa uma cadeia à base de hidrocarboneto ramificada ou não ramificada contendo de 3 a 30 átomos de carbono, por exemplo, óleo de purcelina, isononanoato de isononila, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, palmitato de 2-etilhexila, estearato de 2-octildodecil, erucato de 2-octildodecila ou isoestearato de isoestearila; - ésteres hidroxilados, por exemplo lactato de isoestearila, hidroxiestearato de octila, hidroxiestearato de octildodecila, malato de diisoestearila ou citrato de triisocetila; - heptanoatos, octanoatos ou decanoatos de álcool graxo; - ésteres de poliol, por exemplo, dioctanoato de propilenoglicol, di-heptanoato de neopentilglicol e diisononanoato de dietilenoglicol; e - ésteres de pentaeritritol, por exemplo, tetraisoestearato de pentaeritritila.
[0050] Os triglicerídeos de ácido caprílico/cáprico, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, isononanoato de isononila e misturas dos mesmos são mais particularmente adequados para uso na invenção.
[0051] Em geral, uma composição de acordo com a invenção pode conter de 1% a 15% em peso e preferencialmente de 3% a 8% em peso de óleo à base de hidrocarboneto de éster em relação ao seu peso total.
ÓLEO À BASE DE HIDROCARBONETO DE ÉTER
[0052] O óleo à base de hidrocarboneto de éter, também conhecido como óleo de éter, pode ser volátil ou não volátil e é preferencialmente não volátil.
[0053] Um óleo à base de hidrocarboneto de éter é um óleo de fórmula R1OR2, no qual R1 e R2 denotam independentemente um grupo alquila C4-C24 linear, ramificado ou cíclico, preferencialmente um grupo alquila C6-C18 e preferencialmente um grupo alquila Cs-Cn. Pode ser preferencial que R1 e R2 sejam idênticos.
[0054] Os grupos alquila lineares que podem ser mencionados incluem um grupo butila, um grupo pentila, um grupo hexila, um grupo heptila, um grupo octila, um grupo nonila, um grupo decila, um grupo undecila, um grupo dodecila, um grupo tridecila, um grupo tetradecila, um grupo pentadecila, um grupo hexadecila, um grupo heptadecila, um grupo octadecila, um grupo nonadecila, um grupo eicosila, um grupo behenila, um grupo docosila, um grupo tricosila e um grupo tetracosila.
[0055] Grupos alquila ramificados que podem ser mencionados incluem um grupo 1-metilpropila, um grupo 2-metilpropila, um grupo t-butila, um grupo 1,1-dimetilpropila, um grupo 3-metilhexila, um grupo 5-metilhexila, um grupo etilhexila, um grupo 2-etilhexila, um grupo 5-metiloctila, um grupo 1-etilhexila, um grupo 1-butilpentila, um grupo 2-butiloctila, um grupo isotridecila, um grupo 2-pentilnonila, um grupo 2-hexildecila, um grupo isoestearila, um grupo 2-heptilundecila, um grupo 2-octildodecila, um grupo 1,3-dimetilbutila, um grupo 1-(1-metiletil)-2-metilpropila, um grupo 1,1,3,3- tetrametilbutila, um grupo 3,5,5-trimetilhexila, um grupo 1-(2-metilpropila)-3- metilbutila, um grupo 3,7-dimetiloctila e um grupo 2-(1,3,3-trimetilbutila)- 5,7,7-trimetiloctila.
[0056] Os grupos alquila cíclicos que podem ser mencionados incluem um grupo ciclohexila, um grupo 3-metilciclohexila e um grupo 3,3,5- trimetilciclohexil.
[0057] Vantajosamente, o óleo de éter é escolhido a partir de éter dicaprilila, éter dicaprila, éter dilaurila, éter diisostearila, éter dioctila, éter nonilfenila, éter de dodecil dimetilbutila, éter de cetil dimetilbutila, éter de cetil isobutila e misturas dos mesmos.
[0058] Preferencialmente, é escolhido a partir de éter dicaprilila, éter dicaprila, éter dilaurila, éter diisostearila, éter dioctilila e misturas dos mesmos.
[0059] O éter dicaprilila é mais particularmente adequado para uso.
[0060] Em geral, uma composição de acordo com a invenção pode conter de 2% a 20% em peso e preferencialmente de 5% a 13% em peso de óleo à base de hidrocarboneto de éter em relação ao seu peso total.
[0061] A mistura dos dois óleos exigidos, de acordo com a invenção, é particularmente eficiente para melhorar significativamente as propriedades sensoriais das composições de acordo com a invenção e, particularmente, para garantir que essas propriedades se manifestem quando as composições contêm uma quantidade de aerogel superior a 1% em peso em relação ao seu peso total, esta quantidade sendo conhecida por prejudicar a sensação de maciez e fluidez das composições na aplicação.
[0062] A combinação dos três ingredientes exigidos de acordo com a invenção torna deste modo possível obter um compromisso vantajoso entre o efeito opaco desejado e as propriedades sensoriais esperadas.
[0063] Para fazer isto, é vantajoso para uma composição de acordo com a invenção conter os componentes de óleo à base de hidrocarboneto de éter e éster em uma razão em peso de óleo de éter/óleo de éster variando de 1 a 2 e preferencialmente de 1,2 a 1,8.
[0064] Vantajosamente, uma composição de acordo com a invenção contém partículas de aerogel de sílica hidrofóbica, particularmente de aerogel de sílica sililada e éter dicaprilílico.
[0065] Particularmente, ele contém mais de 1% em peso ou mesmo 2% em peso de partículas de aerogel de sílica em relação ao seu peso total.
[0066] Particularmente, contém a partir de 5% a 12% em peso de éter dicaprilílico em relação ao seu peso total.
[0067] Preferencialmente, esta composição também contém um triglicerídeo de ácido caprílico/cáprico como óleo de éster, preferencialmente em um teor de 4% a 8% em peso em relação ao seu peso total.
OUTROS COMPONENTES DE UMA COMPOSIÇÃO DE ACORDO COM A INVENÇÃO
[0068] Como afirmado previamente, uma composição de acordo com a invenção pode ser cosmética e/ou dermatológica, preferencialmente cosmética.
[0069] A composição de acordo com a invenção é geralmente adequada para aplicação tópica na pele e, deste modo, geralmente compreende um meio fisiologicamente aceitável, ou seja, um meio que é compatível com a pele. É, preferencialmente, um meio cosmeticamente aceitável, ou seja, um meio que tem uma cor, odor e sensação agradáveis e o qual não ocasiona nenhum desconforto inaceitável (ardência, tensão ou vermelhidão) capaz de desencorajar o usuário de aplicar esta composição.
[0070] A composição de acordo com a invenção está na forma de uma emulsão obtida pela dispersão de uma fase oleosa em uma fase aquosa (O/W).
[0071] As emulsões O/W de acordo com a invenção geralmente contêm pelo menos um emulsificante e opcionalmente um co-emulsificante.
[0072] Como os emulsificantes que são adequados para o uso na invenção, exemplos que podem ser mencionados incluem emulsificantes não iônicos, tais como ésteres de ácidos graxos oxialquilenados (mais particularmente polioxietilenados) de glicerol; ésteres de ácidos graxos oxialquilenados de sorbitano; ésteres de ácidos graxos oxialquilenados (oxietilenados ou oxipropilenados); éteres de álcool graxo oxialquilenado (oxietilenado e/ou oxipropilenado); ésteres de açúcar, tal como estearato de sacarose; e misturas destes, tal como a mistura de estearato de glicerina e estearato de PEG-40.
[0073] O emulsificante e o co-emulsificante estão geralmente presentes na composição em uma proporção variando de 0,3% a 20% em peso e preferencialmente de 0,5% a 10% em peso em relação ao peso total da composição.
FASE AQUOSA
[0074] A fase aquosa compreende água e, opcionalmente, um solvente solúvel em água.
[0075] Na presente invenção, o termo "solvente solúvel em água" denota um composto que é líquido à temperatura ambiente e miscível em água (miscibilidade em água superior a 50% em peso a 25 °C e pressão atmosférica).
[0076] Os solventes solúveis em água que podem ser usados de acordo com a invenção também podem ser voláteis. Entre os solventes solúveis em água pode ser feita menção notavelmente aos monoálcoois inferiores contendo a partir de 1 a 5 átomos de carbono, tais como etanol e isopropanol, glicóis contendo a partir de 2 a 8 átomos de carbono, tais como etileno glicol, propileno glicol, 1,3-butileno glicol e dipropileno-glicol, cetonas C3 e C4 e aldeídos C2-C4.
[0077] Preferencialmente, uma composição de acordo com a invenção compreende pelo menos um poliol C2-C32.
[0078] Para os fins da presente invenção, o termo “poliol” deve ser entendido como significando qualquer molécula orgânica incluindo pelo menos dois grupos hidroxila livres.
[0079] Preferencialmente, um poliol de acordo com a presente invenção está presente na forma líquida em temperatura ambiente.
[0080] Um poliol que é adequado para uso na invenção pode ser um composto do tipo alquila linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, exibindo na cadeia alquila pelo menos duas funções -OH, em particular pelo menos três funções -OH e, mais particularmente, pelo menos quatro funções -OH.
[0081] Os polióis que são vantajosamente adequados para uso são aqueles que contêm, notavelmente, de 2 a 32 átomos de carbono e, preferencialmente, de 3 a 16 átomos de carbono.
[0082] Vantajosamente, o poliol pode ser escolhido, por exemplo, a partir de etilenoglicol, pentaeritritol, trimetilolpropano, propileno glicol, 1,3-propanodiol, butileno glicol, isopreno glicol, pentileno glicol, hexileno glicol, glicerol, poligliceróis, tais como oligômeros de glicerol, por exemplo, diglicerol, e polietilenoglicóis, e misturas destes.
[0083] De acordo com uma modalidade preferencial da invenção, referido poliol é escolhido dentre etileno glicol, pentaeritritol, trimetilolpropano, propileno glicol, glicerol, poligliceróis, polietileno glicóis e misturas dos mesmos e é preferencialmente pelo menos glicerol.
[0084] A fase aquosa é vantajosamente texturizada com um texturizante, tal como um espessante ou agente de gelificação. É desnecessário dizer que a escolha deste composto é feita de modo a não prejudicar as outras propriedades desejadas para a composição.
[0085] Agentes gelificantes do tipo carbômero, por exemplo, homopolímeros e copolímeros de ácido acrílico reticulado, particularmente aqueles vendidos sob os nomes Carbopol® 980, 981, 954, 2984 e 5984 pela empresa Goodrich ou os produtos vendidos sob os nomes Synthalen® M e Synthalen K pela empresa 3VSA, são notavelmente adequados para uso como texturizantes.
[0086] Uma composição de acordo com a invenção pode, deste modo, compreender a partir de 0,3% a 1,5% em peso de agente gelificante de homopolímero de ácido acrílico reticulado e tipo de copolímero em relação ao peso total da composição.
[0087] De acordo com uma variante preferencial, uma composição de acordo com a invenção contém pelo menos um copolímero de ácido acrílico reticulado.
[0088] De acordo com outra variante preferencial, uma composição de acordo com a invenção contém pelo menos um poliacrilato de sódio. Pode ser, notavelmente, o produto vendido sob o nome Cosmedia SP da BASF.
[0089] Os homopolímeros e copolímeros de acrilamida, os copolímeros de ácido acrilamidometilpropanossulfônico também conhecidos como AMPS® também são adequados para uso como agentes gelificantes.
[0090] A fase aquosa também pode ser texturizada com um composto do tipo goma, por exemplo goma xantana.
[0091] Uma composição de acordo com a invenção pode, deste modo, compreender de 0,05% a 2% em peso de agente gelificante do tipo goma em relação ao peso total da composição.
[0092] Preferencialmente, a fase aquosa representa de 40% a 80% em peso e, preferencialmente, de 50% a 70% em peso em relação ao peso total da referida composição.
FASE OLEOSA
[0093] Além dos dois óleos e do aerogel hidrofóbico, exigidos de acordo com a invenção, a fase oleosa pode compreender outros compostos, desde que, é claro, eles não prejudiquem as propriedades desejadas para a composição.
[0094] Pode conter, notavelmente, outros óleos ou substâncias graxas adicionais.
[0095] Por outro lado, e como mencionado previamente, a fase oleosa é preferencialmente livre de compostos de silicone e, deste modo, de óleo de silicone e/ou elastômero.
[0096] Esses óleos complementares podem ser voláteis ou não voláteis.
[0097] Para os fins da invenção, o termo "óleo volátil", significa qualquer óleo que seja capaz de evaporar em contato com a pele em menos de uma hora, em temperatura ambiente e pressão atmosférica. O óleo volátil é um composto cosmético volátil, o qual é líquido em temperatura ambiente, notavelmente tendo uma pressão de vapor diferente de zero, em temperatura ambiente e pressão atmosférica, notavelmente tendo uma pressão de vapor variando de 0,13 Pa a 40,000 Pa (10-3 a 300 mmHg), particularmente variando de 1,3 Pa a 13,000 Pa (0,01 a 100 mmHg) e mais particularmente variando de 1,3 Pa a 1,300 Pa (0,01 a 10 mmHg).
[0098] Entre os óleos voláteis à base de hidrocarboneto contendo a partir de 8 a 16 átomos de carbono, menção pode ser feita notavelmente a alcanos C8-C16 ramificados, por exemplo, isoalcanos C8-C16 (também conhecidos como isoparafinas), isododecano, isodecano, isohexadecano e, por exemplo, os óleos vendidos sob os nomes Isopar ou Permetill, ésteres C8-C16 ramificados, por exemplo, neopentanoato de isohexila e misturas dos mesmos. Preferencialmente, o óleo volátil à base de hidrocarbonetos é escolhido a partir de óleos voláteis à base de hidrocarbonetos contendo a partir de 8 a 16 átomos de carbono e misturas dos mesmos, particularmente a partir de isododecano, isodecano e isohexadecano e é notavelmente isohexadecano.
[0099] Também pode ser feita menção a alcanos lineares voláteis compreendendo de 8 a 16 átomos de carbono, particularmente de 10 a 15 átomos de carbono e mais particularmente de 11 a 13 átomos de carbono, por exemplo, n-dodecano (C12) e n-tetradecano (C14) vendidos pela Sasol sob as respectivas referências Parafol 12-97 e Parafol 14-97 e também misturas dos mesmos, a mistura de undecano-tridecano, misturas de n-undecano (C11) e de n-tridecano (C13) obtidas nos Exemplos 1 e 2 do pedido de patente WO 2008/155 059 da empresa Cognis e misturas dos mesmos.
[00100] Como óleo à base de hidrocarboneto não volátil, pode ser feita menção, notavelmente, de álcoois graxos que são líquidos em temperatura ambiente, com uma cadeia à base de carbono ramificada e/ou insaturada contendo de 12 a 26 átomos de carbono, por exemplo, 2- octildodecanol, álcool de isoestearila, álcool de oleíla e ácidos graxos superiores à C12-C22, tais como ácido oleico, ácido linoleico, ácido linolênico e misturas dos mesmos.
[00101] Preferencialmente, a fase oleosa pode estar presente em um teor que varia de 3% a 55% em peso e preferencialmente de 8% a 31% em peso em relação ao peso total da referida composição.
[00102] Uma composição cosmética de acordo com a invenção pode ser em qualquer forma de apresentação convencionalmente usada para aplicação tópica. Estas composições são preparadas de acordo com os métodos usuais.
[00103] As composições de acordo com a invenção podem ser mais ou menos fluidas e podem ter a aparência de um creme branco ou colorido, uma pomada, um leite, um gel ou uma loção.
[00104] Vantajosamente, a composição de acordo com a invenção tem um pH variando de 3 a 8. Preferencialmente, o pH da composição varia de 4 a 6.
CORANTES
[00105] A composição de acordo com a invenção pode compreender pelo menos um corante (também conhecido como um agente de coloração), que pode ser escolhido entre corantes, pigmentos e nácares solúveis em água ou lipossolúveis e misturas dos mesmos.
[00106] A presença de um corante é mais particularmente vantajosa por proporcionar, em combinação, um efeito de maquiagem de coloração, mas também uma cobertura da pele.
[00107] Deste modo, de acordo com uma variante, uma composição de acordo com a invenção também contém pelo menos um corante, notavelmente pelo menos um pigmento. De acordo com esta variante, uma composição de acordo com a invenção pode ter a forma de uma base.
[00108] Particularmente, uma composição de acordo com a invenção pode compreender um ou mais corantes escolhidos de corantes solúveis em água e corantes pulverulentos, por exemplo pigmentos, nácares e flocos de purpurina que são bem conhecidos dos versados na técnica.
[00109] Os corantes podem estar presentes na composição em um teor que varia de 0,01% a 20% em peso, em relação ao peso da composição, preferencialmente de 0,1% a 15% em peso.
[00110] O termo "pigmentos" deve ser entendido como significando partículas brancas ou coloridas, minerais ou orgânicas que são insolúveis em uma solução aquosa, que se destinam a colorir e/ou tornar opaca a película resultante.
[00111] Os pigmentos podem estar presentes em uma proporção a partir de 0,01% a 20% em peso, notavelmente de 0,1% a 15% em peso e particularmente de 0,2% a 10% em peso em relação ao peso total da composição cosmética.
[00112] Como pigmentos minerais que podem ser usados na invenção, pode ser feita menção a óxidos de titânio, óxidos de zircônio ou óxidos de cério e também óxidos de zinco, óxidos de ferro ou óxidos de cromo, férrico azul, violeta de manganês, azul ultramarino e hidrato de cromo.
[00113] Dentre os pigmentos orgânicos que podem ser usados na invenção, pode ser feita menção a negro de carbono, pigmentos do tipo D&C, laca à base de cochonilha ou de bário, estrôncio, cálcio ou alumínio, ou alternativamente os dicetopirrolopirróis (DPPs) descritos em EP-A-542 669, EP-A-787 730, EP-A-787 731 e WO-A-96/08537.
[00114] O termo "nácares" deve ser entendido como significando partículas coloridas de qualquer forma, as quais podem ser iridescentes ou não iridescentes, notavelmente produzidas por certos moluscos dentro de suas conchas, ou alternativamente sintetizadas, e que têm um efeito de cor por meio de interferência óptica.
[00115] Os nácares podem ser escolhidos a partir de pigmentos nacarados, tais como mica de titânio revestida com óxido de ferro, mica de titânio revestida com oxicloreto de bismuto, mica de titânio revestida com óxido de cromo, mica de titânio revestida com um corante orgânico e também pigmentos nacarados à base de oxicloreto de bismuto. Estas também podem ser partículas de mica, na superfície das quais são sobrepostas pelo menos duas camadas sucessivas de óxidos de metal e/ou de corantes orgânicos. Exemplos de nácares que também podem ser mencionados incluem mica natural revestida com óxido de titânio, com óxido de ferro, com pigmentos naturais ou oxicloreto de bismuto.
[00116] Entre os nácares disponíveis no mercado, pode ser feita menção aos nácares de Timica, Flamenco e Duocromo (com base em mica) vendidos pela empresa Engelhard, os nácares Timiron vendidos pela empresa Merck, os nácares com base em mica Prestige, vendidos pela empresa Eckart e nácares sintéticos à base de mica Sunshine vendidos pela empresa Sun Chemical.
[00117] Preferencialmente, os pigmentos e/ou nácares podem estar presentes na composição em um teor total que varia de 0,01% a 20% em peso, em relação ao peso da composição, preferencialmente a partir de 0,1% a 15% em peso.
[00118] O termo "corantes" deve ser entendido como significando compostos que são geralmente orgânicos, que são solúveis em substâncias graxas, tal como óleos ou em uma fase aquosa-alcoólica.
[00119] A composição cosmética de acordo com a invenção também pode compreender corantes lipossolúveis ou solúveis em água. Os corantes lipossolúveis são, por exemplo, vermelho de Sudan, DC Vermelho 17, DC Verde 6, β-caroteno, marrom de Sudan, DC Amarelo 11, DC Violeta 2, DC Laranja 5 e amarelo quinolina. Os corantes solúveis em água são, por exemplo, suco de beterraba ou azul de metileno.
[00120] É desnecessário dizer que, de acordo com outra variante, uma composição de acordo com a invenção é livre de corantes e, particularmente, de outra cor que não o branco.
[00121] De acordo com esta variante, uma composição pode ser notavelmente na forma de um creme branco. O principal objetivo de tal composição é normalmente proporcionar um efeito hidratante em combinação com o efeito desejado de acordo com a invenção.
[00122] Uma composição de acordo com a invenção também pode conter vários adjuvantes comumente usados no setor de cosméticos, tais como preenchimentos; agentes conservantes; sequestrantes; fragrâncias; agentes cosméticos ativos, por exemplo, hidratantes, agentes de proteção UV, agentes cicatrizantes, agentes para combater a oleosidade da pele, agentes antipoluição e/ou agentes anti-idade da pele.
[00123] É desnecessário dizer que um versado na técnica terá cuidado para selecionar este ou estes compostos adicionais opcionais e/ou quantidade do(s) mesmo(s), de tal modo que as propriedades vantajosas da composição de acordo com a invenção não sejam, ou não sejam substancialmente, afetadas adversamente pela adição prevista.
[00124] Deste modo, a fim de reforçar os efeitos opacos da composição, de acordo com a invenção, pode compreender notavelmente pelo menos um agente ativo para cuidar da pele oleosa.
[00125] No contexto da presente invenção, o termo "agente ativo para o cuidar da pele oleosa" significa um composto que, por si só, ou seja, não exija a intervenção de um agente externo para ativá-lo, tem atividade biológica. Este agente ativo é escolhido preferencialmente de agentes descamativos, agentes antimicrobianos, agentes anti-inflamatórios, reguladores de oleosidade e antioxidantes.
[00126] Este ou estes agentes ativos podem representar a partir de 0,01% a 50%, preferencialmente a partir de 0,1% a 25%, e melhor ainda a partir de 0,5% a 10% em peso do peso total da composição.
[00127] Semelhantemente, uma composição de acordo com a invenção pode compreender pelo menos um hidratante que pode ser escolhido notavelmente a partir de sorbitol, álcoois poli-hídricos, preferencialmente de C2-C8 e mais preferencialmente de C3-C6, preferencialmente, tal como glicerol, propilenoglicol, 1,3-butilenoglicol, dipropilenoglicol, diglicerol, glicerol e misturas dos mesmos. De acordo com uma modalidade preferencial, o hidratante é glicerol.
[00128] O hidratante está preferencialmente presente na fase graxa em um teor entre 0,1% e 10% em peso em relação ao peso total da composição.
[00129] A invenção também se refere a um processo cosmético para cuidar de materiais de queratina, particularmente da pele, e mais particularmente para cuidar da pele do rosto, compreendendo a aplicação tópica ao referido material de queratina e, particularmente, à pele de uma composição de acordo com a invenção.
[00130] Mais especificamente, o referido processo é um processo para tornar a pele opaca e/ou reduzir o seu brilho.
[00131] A invenção também se refere ao uso cosmético da composição de acordo com a invenção para o cuidado de pele mista e/ou oleosa.
[00132] A invenção será agora ilustrada pelos exemplos não limitantes que se seguem. Nestes exemplos, as quantidades são indicadas como percentagens em peso. Os compostos são, dependendo do caso, citados como nomes químicos ou como nomes da CTFA (Manual e Dicionário de Ingredientes Cosméticos Internacional - International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook).
EXEMPLO 1
[00133] As composições que se seguem foram preparadas de acordo com o procedimento geral detalhado abaixo.
[00134] Os materiais de partida (S/M) de A1 são fundidos a 70-75 °C. A2 é então adicionado imediatamente antes da emulsificação.
[00135] Os SMs da fase D são misturados em temperatura ambiente com uma espátula.
[00136] Os SMs de B são diluídos enquanto quentes. A fase A é adicionada a ele e o todo é homogeneizado por 5 minutos em um rotor/estator 3. O todo é diluído com a água fria da fase C com agitação usando um rotor/estator 3.
[00137] Adiciona-se a fase D e o todo é homogeneizado em um rotor/estator 3, neutralizado com a fase E e homogeneizado novamente em um defloculador com resfriamento. Os SMs de F são adicionados a ele em um defloculador com resfriamento, seguido pela fase G em um defloculador.
[00138] A Tabela 1 abaixo dá origem a composição detalhada das duas composições deste modo obtidas. [Tabelas 1]
TABELA 1 EXEMPLO 2
[00139] Uma composição de acordo com a invenção é preparada de acordo com o protocolo detalhado no Exemplo 1. Esta composição foi testada por seu poder de efeito opaco e avaliada por suas qualidades sensoriais.
[00140] As composições de controle também foram preparadas para serem submetidas aos mesmos testes. Em termos de formulação galênica, elas reproduzem aquela da composição 1, mas na qual 7,5% de éter dicaprilílico e 5% de triglicerídeo caprílico/cáprico foram substituídos por outro óleo. A Tabela 2 abaixo indica, para cada composição de controle, qual outro composto substituiu esses dois componentes da composição 1 e em qual quantidade.
Teste para avaliar o poder do efeito opaco
[00141] O brilho de um depósito resultante da aplicação de uma composição pode ser comumente medido de acordo com vários métodos, tais como o método que usa um medidor de brilho Byk Micro TRI gloss 60°.
[00142] Princípio da medição que usa esse medidor de brilho
[00143] A máquina ilumina a amostra a ser analisada em uma certa incidência e mede a intensidade da reflexão especular.
[00144] A intensidade da luz refletida depende do material e do ângulo de iluminação. Para materiais não ferrosos (tinta, plástico), a intensidade da luz refletida aumenta com o ângulo de iluminação. O restante da luz incidente penetra no material e, dependendo da tonalidade da cor, é parcialmente absorvida ou dispersada.
[00145] Os resultados da medição do refletômetro não são com base na quantidade de luz incidente, mas em um padrão de vidro preto polido de índice de refração definido.
[00146] A medição é normalizada em relação a um padrão interno e levada para um valor dentre 100. Para esse padrão de calibração, o valor de medição é fixado em 100 unidades de brilho (calibração).
[00147] Quanto mais próximo o valor medido estiver de 100, mais brilhante a amostra. A unidade de medição é a Unidade de Brilho (GU).
[00148] O ângulo de iluminação usado tem uma forte influência sobre o valor do refletômetro. A fim de ser capaz de facilmente diferenciar superfícies muito brilhantes e opacas, a padronização definiu 3 geometrias ou 3 domínios de medição. Protocolo de teste: a- Em um cartão de contraste (Prufkarte tipo 24/5 - 250 cm2) vendido pela empresa Erichsen, a composição cujo brilho médio se deseja avaliar é espalhada a uma taxa de 2mg/cm2 usando um espalhador de película mecânica para obter uma película de 100 mícrons de espessura. A camada cobre o fundo branco e o fundo preto do cartão. b- Deixar secar por 24 horas a 37 °C. c- Meça o brilho a 60° no fundo branco absorvente (3 medições) usando um medidor de brilho da marca Byk Gardner de referência microTri-Gloss. 1 pulverização de uma mistura (20% de ácido oleico + 80% de água Vichy + 1% de Oleth-10) é aplicada; a quantidade depositada é de cerca de 0,3 g por pulverização.
[00149] A reflexão é medida em gonio-reflectômetro (brilho imediato em GU), após 12 minutos em temperatura ambiente (persistência de brilho em GU). O resultado obtido é a razão R entre a reflexão especular e a reflexão dispersada (unidade de brilho ou GU). O valor de R é proporcionalmente menor quanto maior o efeito opaco.
[00150] A escala de avaliação de brilho é a seguinte: -: brilhante 0: sem efeito +: moderadamente opaco ++: opaco +++: muito opaco [Tabelas 2] TABELA 2
[00151] Note-se que apenas a composição de acordo com a invenção permite obter a eficácia desejada.
Testes para avaliar as qualidades sensoriais
[00152] As qualidades de deslizamento e aderência pegajosa são avaliadas, respectivamente, durante e após a aplicação tópica de uma amostra da composição de teste na superfície das costas de uma mão.
[00153] O deslizamento é avaliado avaliando a facilidade com que os dedos deslizam na superfície das costas de uma mão durante a aplicação a esta superfície de uma amostra do teste composição. Para reforçar a avaliação tátil, a aplicação é realizada com dois dedos que são feitos para deslizar na superfície. Legenda de deslizamento: 0: arrastando +: deslizante ++: muito deslizante
[00154] A aderência pegajosa é avaliada pelo toque, batendo na pele com os dedos da aplicação. Legenda de aderência pegajosa: -: não pegajoso 0: sem efeito +: moderadamente pegajoso ++: pegajoso +++: muito pegajoso [Tabelas 3] TABELA 3
[00155] A partir dos resultados, verifica-se que apenas a composição que compreende a combinação de um óleo à base de hidrocarboneto de éster e um óleo à base de hidrocarboneto de éter de acordo com a invenção exibe os efeitos desejados.

Claims (17)

1. Composição, caracterizada pelo fato de que é notavelmente uma composição cosmética e/ou dermatológica, particularmente para cuidar de um material de queratina, notavelmente a pele e, particularmente, a pele do rosto, que está na forma de uma emulsão de óleo em água, O/W, e compreende pelo menos a) partículas de pelo menos um aerogel de sílica hidrofóbica, b) um óleo à base de hidrocarboneto de éster e c) um óleo à base de hidrocarboneto de éter, no qual os referidos óleos de éter e éster estão presentes em uma razão em peso de óleo de éter/óleo de éster variando de 1 a 2, as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica representam, como sólidos, de 0,5% a 13% em peso, em relação ao peso total da composição, a referida composição contém de 1% a 15% em peso, de óleo à base de hidrocarboneto de éster em relação ao peso total da composição, a referida composição contém de 2% a 20% em peso, óleo à base de hidrocarboneto de éter em relação ao peso total da composição, a referida composição contém um óleo à base de hidrocarboneto de éster escolhido a partir de triglicerídeos de ácido caprílico/cáprico, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, isononanoato de isononila, e misturas dos mesmos, a referida composição contém um óleo à base de hidrocarboneto de éter escolhido a partir de éter dicaprilílico, éter dicaprílico, éter de dilaurila, éter de diisoestearila, éter de dioctilila, éter de nonilfenila, éter de dodecil dimetilbutila, éter de cetil dimetilbutila, éter de cetil isobutila, e misturas dos mesmos.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica têm uma área superficial específica por unidade de massa variando de 500 a 1500 m2/g, preferencialmente de 600 a 1200 m2/g e melhor ainda de 600 a 800 m2/g, e um tamanho expresso como o diâmetro médio do volume (D[0,5]) variando de 1 a 1500 μm, melhor ainda de 1 a 1000 μm, preferencialmente de 1 a 100 μm, particularmente de 1 a 30 μm, mais preferencialmente de 5 μm a 25 μm, melhor ainda de 5 μm a 20 μm e melhor ainda de 5 a 15 μm.
3. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica têm uma capacidade de absorção de óleo, medida no ponto úmido, variando de 5 a 18 ml/g de partículas, preferencialmente de 6 a 15 ml/g e melhor ainda de 8 a 12 ml/g.
4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica são partículas de pelo menos um aerogel de sílica sililada (nome INCI: sililato de sílica).
5. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as partículas de aerogel de sílica hidrofóbica e, preferencialmente, as partículas de aerogel sililadas representam, como sólidos, de 1% a 5% em peso e mais preferencialmente de 1% a 3% em peso em relação ao peso total da composição.
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que contém de 3% a 8% em peso de óleo à base de hidrocarboneto de éster em relação ao peso total da composição.
7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que contém de 5% a 13% em peso de óleo à base de hidrocarboneto de éster em relação ao peso total da composição.
8. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que o referido óleo à base de hidrocarboneto de éter é éter dicaprilílico.
9. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que também compreende pelo menos um poliol preferencialmente escolhido a partir de etilenoglicol, pentaeritritol, trimetilolpropano, propilenoglicol, 1,3-propanodiol, butilenoglicol, isopreno glicol, pentilenoglicol, hexilenoglicol, glicerol, poligliceróis, polietilenoglicóis e misturas dos mesmos, e é preferencialmente pelo menos glicerol.
10. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que compreende também de 0,3% a 1,5% em peso de agente gelificante do tipo homopolímero e copolímero de ácido acrílico reticulado em relação ao peso total da composição.
11. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que sua fase aquosa representa a partir de 40% a 80% em peso e, preferencialmente, de 50% a 70% em peso em relação ao peso total da referida composição.
12. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que contém menos de 1% em peso, ou até mesmo menos de 0,5% em peso e, preferencialmente, é livre de óleo de silicone e/ou elastômero de silicone, notavelmente de tipo de polissiloxano.
13. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que contém também um corante e preferencialmente um pigmento.
14. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada pelo fato de que é livre de corantes.
15. Processo cosmético para o cuidado de um material de queratina, notavelmente a pele, e mais particularmente a pele do rosto, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação tópica ao referido material de queratina a ser tratado de uma composição conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 14.
16. Processo para tornar a pele do rosto opaca e/ou para reduzir o seu brilho, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação tópica na pele a ser tratada de uma composição conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 14.
17. Uso cosmético de uma composição, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que é para o cuidado de pele mista e/ou oleosa.
BR112021011123-9A 2018-12-21 2019-12-20 Composição, uso da mesma, processo cosmético para o cuidado de um material de queratina, notavelmente a pele, e mais particularmente a pele do rosto e processo para tornar a pele do rosto opaca e/ou para reduzir o seu brilho BR112021011123B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1873735 2018-12-21
FR1873735A FR3090371B1 (fr) 2018-12-21 2018-12-21 Composition cosmétique à effet matifiant
PCT/EP2019/086715 WO2020127991A1 (en) 2018-12-21 2019-12-20 Matt-effect cosmetic composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021011123A2 BR112021011123A2 (pt) 2021-08-31
BR112021011123B1 true BR112021011123B1 (pt) 2024-06-25

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10064810B2 (en) Matte cosmetic compositions
KR101940472B1 (ko) 화장 조성물
KR20160012963A (ko) 보습력 및 지속력이 우수한 화장료 조성물 및 이의 제조방법
KR20050012805A (ko) 칼슘 실리케이트를 포함하는 화장 조성물
KR102378340B1 (ko) 습윤 효과를 갖는 고형 화장료 조성물
WO2006068717A2 (en) Long wear topical composition having improved glossy appearance
WO2021132044A1 (en) Cosmetic composition in the form of w/o emulsion comprising spherical hydrophobic silica aerogel and ester oil
CN110678164B (zh) 油性保湿剂和包含其的皮肤外用组合物
CA2899608A1 (en) Long-wearing glossy lipcolor
US20150313812A1 (en) Matte Cosmetic Compositions
KR20080034169A (ko) 피부 보호용 화장품 조성물
JP7407819B2 (ja) マット効果のある化粧用組成物
EP0802785A1 (en) Anhydrous cosmetic compositions with dermatologically active agents
WO2021132532A1 (en) Cosmetic composition comprising spherical hydrophobic silica aerogel and composite silica particles and/or hollow silica particles
US20030082125A1 (en) Matt cosmetic composition comprising a non-volatile hydrocarbon oil and an inert particulate phase
CN111132735A (zh) 个人护理组合物
US8021674B2 (en) Cosmetic gel product on the basis of oils and gelling agents
BR112020025347A2 (pt) Emulsões estabilizadas com agentes ácidos
CN116270312A (zh) 一种防晒棒和该防晒棒的制备方法
BR112021011123B1 (pt) Composição, uso da mesma, processo cosmético para o cuidado de um material de queratina, notavelmente a pele, e mais particularmente a pele do rosto e processo para tornar a pele do rosto opaca e/ou para reduzir o seu brilho
KR102342903B1 (ko) 세륨옥사이드를 포함하는 광차단용 화장료 조성물
US20220117875A1 (en) Cosmetic compositions comprising a cyclodextrin having a particle size distribution
CN114144158A (zh) 含润肤剂的油包水乳剂及其使用方法
MXPA97005234A (en) Cosmetic compositions anhydration with agents dermatologically acti