BR112021011098A2 - Ferramenta de perfuração - Google Patents
Ferramenta de perfuração Download PDFInfo
- Publication number
- BR112021011098A2 BR112021011098A2 BR112021011098-4A BR112021011098A BR112021011098A2 BR 112021011098 A2 BR112021011098 A2 BR 112021011098A2 BR 112021011098 A BR112021011098 A BR 112021011098A BR 112021011098 A2 BR112021011098 A2 BR 112021011098A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- wedge
- drilling tool
- shaped clamping
- clamping member
- axis
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23B—TURNING; BORING
- B23B29/00—Holders for non-rotary cutting tools; Boring bars or boring heads; Accessories for tool holders
- B23B29/03—Boring heads
- B23B29/034—Boring heads with tools moving radially, e.g. for making chamfers or undercuttings
- B23B29/03403—Boring heads with tools moving radially, e.g. for making chamfers or undercuttings radially adjustable before starting manufacturing
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B23—MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B23B—TURNING; BORING
- B23B2260/00—Details of constructional elements
- B23B2260/146—Wedges
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Cutting Tools, Boring Holders, And Turrets (AREA)
- Drilling And Boring (AREA)
Abstract
FERRAMENTA DE PERFURAÇÃO. Uma
ferramenta de perfuração tem um membro deslizador (5) conectado a um
assento de inserção de corte (9), cujo membro deslizador (5) é disposto
de modo móvel no interior de um corpo de ferramenta (2) da ferramenta de
perfuração ao longo de um percurso (P) se estendendo transversalmente a
um eixo de rotação (C) da ferramenta de perfuração para ajustar a
distância do assento de inserção de corte (9) em relação ao eixo de
rotação. Um membro de fixação no formato de cunha (14) é conectado a
uma unidade de acionamento (12) e disposto no interior do corpo de
ferramenta (2). O membro de fixação no formato de cunha (14) está em
contato com o membro deslizador (5) para fixar o membro deslizador (5)
em uma posição travada, em cuja posição travada, o membro de fixação no
formato de cunha (14) é carregado previamente para travar passivamente o
membro deslizador (5). A unidade de acionamento (12) é controlável de
modo que o membro de fixação no formato de cunha (14) seja ativamente
liberável ao ajustar a distância do assento de inserção de corte (9).
Description
“FERRAMENTA DE PERFURAÇÃO” Campo técnico
[0001] A presente invenção refere-se em geral a uma ferramenta de perfuração e especialmente uma ferramenta de perfuração na qual um assento para reter uma inserção de corte é móvel em relação a um eixo de rotação da ferramenta de perfuração, de tal modo que o diâmetro de corte da ferramenta de perfuração possa ser ajustado. Técnica antecedente
[0002] Uma ferramenta de perfuração é tipicamente utilizada para aumentar um furo já existente por meio de rotação de um corpo de ferramenta dotado de uma ou mais inserções de corte. O processo é comumente executado para obter dimensões precisas, tolerâncias justas ou um certo acabamento de superfície. Corpos típicos de ferramenta de perfuração são frequentemente fornecidos com um gume radialmente ajustável que permite um diâmetro de corte variável bem como a possibilidade de compensar desgaste da inserção de corte.
[0003] Tradicionalmente, o ajuste do diâmetro de corte é feito manualmente pelo operador da máquina, através, por exemplo, de girar um parafuso de ajuste no corpo da ferramenta. Em ambientes onde haja altas demandas para produtividade o ajuste manual de ferramentas de perfuração é considerado demorado e portanto altamente indesejável. O ajuste manual requer que um operador pare fisicamente da operação de usinagem e fisicamente contate a ferramenta de perfuração.
[0004] Nos últimos anos o ajuste de ferramentas de perfuração foi mais automatizado. Um exemplo de tal ferramenta de perfuração automatizada é revelada em EP 3222375, na qual uma ferramenta de perfuração inclui um membro deslizador que é disposto de modo móvel no interior do corpo da ferramenta ao longo de um percurso que se estende transversalmente a um eixo de rotação da ferramenta de perfuração. Um motor é ligado ao membro deslizador e controlável de modo que o membro deslizador seja móvel transversalmente ao eixo de rotação para alterar a distância do gume da inserção de corte e desse modo ajustar o diâmetro de corte do corpo de ferramenta de perfuração. Tal ferramenta de perfuração compreende ainda uma unidade de controle configurada para controlar o motor para ajustar o membro deslizador. O fornecimento da ferramenta de perfuração com tal motor e unidade de controle elimina a necessidade dos operadores alcançarem fisicamente a máquina ou remover a ferramenta de perfuração a partir da máquina para ajustar o diâmetro da ferramenta. Isso significa que o procedimento de ajuste para uma ferramenta de perfuração é consideravelmente mais rápido, mais robusto e mais seguro.
[0005] US 9,999,928 revela um sistema de setting para uma ferramenta de perfuração em que um dispositivo de acionamento compreende um atuador elétrico que exerce uma força sobre um pino de ajuste carregando uma inserção, para ajustar a posição radial da inserção. O atuador e todos os outros componentes são integrados na ferramenta de perfuração. Também é revelada uma unidade de fixação para fixar o pino de ajuste. A unidade de fixação é realizada como um elemento piezoelétrico disposto para fixar o pino de ajuste quando nenhuma tensão é fornecida ao elemento piezoelétrico. Quando o elemento piezoelétrico é energizado libera o pino de ajuste de modo que a posição radial possa ser ajustada. Um problema com elementos piezoelétricos é que são caros, complicados e não são confiáveis.
[0006] À luz do acima há necessidade de desenvolver adicionalmente uma ferramenta de perfuração e especialmente modos para eficientemente manter e fixar a posição do meio para ajustar o diâmetro de corte, de modo que o diâmetro de corte permanecerá constante durante o processo de usinagem. Sumário da Invenção
[0007] Um objetivo da presente invenção é prover uma ferramenta de perfuração do tipo definido na introdução sendo aperfeiçoada pelo menos em algum aspecto com relação a tais ferramentas de perfuração já conhecidas.
[0008] Esse objetivo é realizado por uma ferramenta de perfuração compreendendo um corpo de ferramenta, que inclui uma extremidade frontal e uma extremidade posterior, entre as quais um eixo de rotação central se estende em torno do qual o corpo de ferramenta é rotativo em uma direção de rotação. A ferramenta de perfuração compreende um membro deslizador ligado a um assento de inserção de corte e é disposta de modo móvel dentro do corpo de ferramenta ao longo de um percurso se estendendo transversalmente ao eixo de rotação para ajustar a distância do assento de inserção de corte em relação ao eixo de rotação. A ferramenta de perfuração compreende ainda um membro de fixação no formato de cunha que é ligado a uma unidade de acionamento e disposto no interior do corpo de ferramenta e em contato com o membro deslizador para fixar o membro deslizador em uma posição travada, em cuja posição travada, o membro de fixação no formato de cunha é carregado previamente para travar passivamente o membro deslizador e a unidade de acionamento é controlável de modo que o membro de fixação no formato de cunha é ativamente liberável ao ajustar a distância do assento de inserção de corte.
[0009] Graças ao membro de fixação no formato de cunha ser carregado previamente em direção à posição travada, a função a unidade de acionamento é principalmente para levar o membro de fixação até posições desejadas, enquanto a força de fixação é obtida por meio da força de carregamento prévio. Com a ferramenta inventiva, na posição travada, a força de fixação não precisa ser provida pela unidade de acionamento. Desse modo, vantajosamente, a unidade de acionamento pode ser operada para mover o membro de fixação e, na posição travada, pode ser assegurado que uma força de fixação desejada está presente também sem uma força a partir da unidade de acionamento.
[00010] Em uma modalidade exemplificadora o membro de fixação no formato de cunha é disposto ao longo de um eixo de extensão se estendendo substancialmente em paralelo ao eixo de rotação central e móvel ao longo do eixo de extensão. Em outra modalidade exemplificadora o membro de fixação no formato de cunha pode ser disposto ao invés ao longo de um eixo de extensão que se estende substancialmente em paralelo ao percurso de extensão transversal do membro deslizador e móvel ao longo do eixo de extensão. Em tal modalidade de exemplo, o membro deslizador tem uma extensão na direção do percurso a partir de uma extremidade externa ligada ao assento de inserção até uma extremidade interna. O membro de fixação é disposta de modo móvel em direção a e no sentido oposto ao membro deslizador na extremidade interna do mesmo. Em outra modalidade exemplificadora, o membro de fixação pode ser disposto ao invés ao longo de um eixo de extensão que é substancialmente perpendicular ao eixo de rotação central e à direção do percurso.
[00011] Em uma modalidade exemplificadora o membro de fixação no formato de cunha é carregado previamente por meio de uma mola de propensão. Adicionalmente, o membro de fixação no formato de cunha pode ser dotado de uma porção de recesso rosqueada em uma cavidade do membro de fixação no formato de cunha, cuja cavidade se estende ao longo do eixo de extensão do membro de fixação no formato de cunha e na qual um parafuso rosqueado é recebido, que, quando girada em uma primeira direção, faz com que a mola de propensão comprima por mover o membro de fixação no formato de cunha contra a força de propensão da mola de propensão para liberar a posição de trava do membro de fixação no formato de cunha e que, quando girada em uma segunda direção, força o membro de fixação no formato de cunha para engate de fixação com o membro deslizador.
[00012] Desse modo, quando a unidade de acionamento é operada para mover o membro de fixação em direção à posição travada, a mola atua para pressionar um primeiro conjunto de flancos das roscas juntas, isto é, os flancos da rosca do parafuso que estão voltados para a mola e os flancos da rosca de recesso que estão voltados na direção oposta à mola. Se a unidade de acionamento for permitida continuar a operar e girar a rosca do parafuso na rosca do recesso após o membro de fixação ter atingido a posição travada, um segundo conjunto de flancos das roscas engatará e pressionará um contra o outro. Esse segundo conjunto de flancos inclui os flancos da rosca do parafuso que estão voltados na direção oposta a mola e os flancos da rosca do recesso que estão voltados para a mola. Eventualmente nesse lugar a força entre o segundo conjunto de flancos pode corresponder a uma força de fixação desejada entre o membro de fixação e membro deslizador. Entretanto, vantajosamente, quando o membro de fixação atingiu a posição travada, a unidade de acionamento não tem de fornecer uma força para o parafuso para que o membro de fixação permaneça na posição travada e assegure uma força de fixação definida. Em outras palavras, os flancos da rosca de parafuso não têm de ser pressionados contra os flancos correspondentes da rosca de recesso para aplicar uma força de fixação ao membro deslizador. Ao invés, a força de propensão a partir da mola é suficiente. Desse modo, na posição travada, a força de fixação é provida pela força de propensão a partir da mola e a unidade de acionamento pode ser desligada. Em modalidades onde há uma folga entre os flancos das roscas, os flancos podem ser desengatados na posição travada.
[00013] Em uma modalidade exemplificadora, a unidade de acionamento é conectada ao membro de fixação no formato de cunha através de um arranjo de engrenagem. O parafuso rosqueado pode ser conectado a uma primeira roda de engrenagem do arranjo de engrenagem e é giratório junto com a primeira roda de engrenagem e a unidade de acionamento pode ser conectada a uma segunda roda de engrenagem, que pode ser conectada à primeira roda de engrenagem. A razão de engrenagem entre a primeira e a segunda roda de engrenagem pode estar entre 2:1 e 10: 1, de preferência 3:1.
[00014] Em uma modalidade exemplificadora o ângulo de cunha do membro de fixação no formato de cunha pode estar entre 2 e 10 graus, de preferência entre 5 e 6 graus. A aspereza de superfície do lado do membro de fixação no formato de cunha que está em contato com o membro deslizador está entre 5 e 20 µm, de preferência entre 10 e 12 µm.
[00015] Em uma modalidade exemplificadora a ferramenta de perfuração compreende adicionalmente uma unidade de controle configurada para controlar a unidade de acionamento, como um motor elétrico. Em modalidades, a unidade de acionamento é disposta no corpo de ferramenta. Breve descrição dos desenhos
[00016] A invenção é descrita agora, como exemplo, com referência aos desenhos em anexo, nos quais:
[00017] A figura 1 é uma vista em perspectiva simplificada da ferramenta de perfuração.
[00018] As figuras 2A e 2b são vistas laterais em seção transversal da ferramenta de perfuração.
[00019] As figuras 3A e 3b são vistas laterais simplificadas do membro de fixação no formato de cunha em sua interação com o membro deslizador.
[00020] A figura 4 é uma vista ampliada de uma parte superior do membro de fixação no formato de cunha. Descrição de modalidades
[00021] A seguir, será feita uma descrição detalhada de uma ferramenta de perfuração de acordo com a presente invenção. No contexto da presente revelação uma ferramenta de perfuração deve ser interpretada amplamente pode ser utilizada para corte de metal, para máquinas de remoção de aparas e processos de máquina para aumentar um furo já existente. Será feita agora referência em paralelo à figura 1, figuras 2A e 2b e figuras 3A e 3b ao descrever a ferramenta de perfuração. os mesmos numerais de referência serão utilizados para indicar a mesma característica em todas as figuras. A ferramenta de perfuração tem um corpo de ferramenta 2 incluindo uma extremidade frontal 3 e uma extremidade posterior 4, entre as quais um eixo de rotação central C se estende em torno do qual o corpo de ferramenta 2 é giratório em uma direção de rotação R. A ferramenta de perfuração compreende adicionalmente um membro deslizador 5, um assento de inserção de corte 9, uma unidade de acionamento 12, um dispositivo de fixação no formato de cunha 14, uma mola de propensão 16, um arranjo de engrenagem compreendendo uma primeira roda de engrenagem 17 e uma segunda roda de engrenagem 18 e um parafuso rosqueado 19.
[00022] O membro deslizador 5 é disposto de forma móvel no interior do corpo de ferramenta 2 ao longo de um percurso P (vide a linha tracejada na figura 2b) se estendendo transversalmente ao eixo de rotação C. O deslocamento do membro deslizador 5 pode ser feito por meio de um motor elétrico, não mostrado nas figuras. No contexto da presente revelação “transversalmente” não deve ser interpretado como “perpendicularmente”, embora na maioria dos casos possa ser preferido. Quando se refere à capacidade de deslocamento do membro deslizador 5 é importante que seja móvel em uma direção que ajusta a distância do assento de inserção de corte 9 em relação ao eixo de rotação C. O assento de inserção de corte 9 é adaptado e configurado para receber uma inserção de corte
10. Desse modo, por ajustar a distância do assento de inserção de corte 9 também a inserção de corte será ajustada. A inserção de corte 10 tem um gume e se projeta a partir do corpo de ferramenta transversalmente ao eixo de rotação C do mesmo de modo a realizar uma ação de perfuração em paredes de um furo em uma peça de trabalho ao girar o corpo da ferramenta em volta do eixo de rotação C.
[00023] Como pode ser visto na figura 2a, o membro de fixação no formato de cunha 14 é disposto no interior do corpo de ferramenta 2 de modo que o dispositivo de fixação no formato de cunha 14 esteja em contato com o membro deslizador 5. A finalidade do membro de fixação no formato de cunha 14 é fixar e travar o membro deslizador 5 em uma posição fixa após ter sido ajustado para definir o raio da ferramenta de perfuração. O membro de fixação no formato de cunha 14 pode ser disposto em posições diferentes na ferramenta de perfuração desde que esteja em contato com o membro deslizador 5 e móvel entre uma posição travada, na qual fixa o membro deslizador 5 e uma posição aberta onde o membro deslizador 5 é liberado, na qual a posição aberta do membro deslizador é ajustável. Em uma modalidade exemplificadora o membro de fixação no formato de cunha 14 é disposto ao longo de um eixo de extensão E se estendendo substancialmente em paralelo ao eixo de rotação central C e móvel ao longo do eixo de extensão E. Essa situação é mostrada nas figuras 2A e 2b. Em uma modalidade alternativa o membro de fixação no formato de cunha 14 é ao invés disposto ao longo de um eixo de extensão E se estendendo substancialmente em paralelo ao percurso de extensão transversal P do membro deslizador e móvel ao longo do eixo de extensão E. Desse modo, o membro de fixação no formato de cunha 14 pode ser disposto em diversas posições diferentes desde que seja capaz de, em relação ao membro deslizador 5, realizar uma ação de fixação em uma posição e ação de liberação em outra posição.
[00024] A unidade de acionamento 12 é conectada ao dispositivo de fixação no formato de cunha 14 para mover o membro de fixação no formato de cunha 14 para uma posição de liberação. Desde que a unidade de acionamento 12 seja passiva, isto é, esteja desligada, o membro de fixação no formato de cunha 14 é loaded previamente para fixar o membro deslizador 5 para uma posição travada. A unidade de acionamento 12 é tipicamente um motor elétrico que pode ser conectado diretamente ao membro de fixação no formato de cunha 14 ou através de um arranjo de engrenagem. Por carregamento prévio do membro de fixação no formato de cunha 14 trava passivamente o membro deslizador 5 em uma posição fixa ou travada. Isso significa que também o assento de inserção de corte 9 está em uma posição fixada e a ferramenta de perfuração é operável. A vantagem com uma trava passiva é que trava independentemente de qualquer fonte de energia. Uma trava ativa pode exigir que, por exemplo, uma unidade de acionamento seja fornecida com energia para manter um dispositivo de fixação na posição de travamento, como quando a ferramenta de perfuração está em operação. Uma falha de energia pode então levar a danos ao servidor.
[00025] Em uma modalidade exemplificadora o carregamento prévio do membro de fixação no formato de cunha 14 para travar passivamente o membro deslizador 5 é realizado por meio de uma mola de propensão 16, que induz o membro de fixação no formato de cunha 14 para engate de fixação com o membro deslizador 5 (vide a figura 3a). Para liberar o engate de fixação entre o membro de fixação no formato de cunha 14 e o membro deslizador 5, a unidade de acionamento 12 comprime a mola 19 (vide a figura 3b). A compressão da mola 19 é realizada por dotar o membro de fixação no formato de cunha 14 de uma porção de recesso rosqueada em uma cavidade 15 do membro de fixação no formato de cunha 14. A cavidade 15 estende ao longo do eixo de extensão E. Um parafuso rosqueado 19 é recebido na cavidade 15. Quando o parafuso rosqueado 19 é girado em uma primeira direção a mola de propensão 16 será comprimida e libera a posição travada do membro de fixação no formato de cunha 14 por mover o membro de fixação no formato de cunha 14 contra a força de propensão da mola de propensão
16. Quando o parafuso rosqueado 19 é girado em uma segunda direção oposta força o membro de fixação no formato de cunha 14 para engate de fixação com o membro deslizador 5.
[00026] O movimento rotacional do parafuso rosqueado 19 é realizado pela unidade de acionamento 12,
que como mencionado acima pode ser conectado diretamente ao parafuso rosqueado 19 ou através de um arranjo de engrenagem como mostrado na figura 2b. Em uma modalidade exemplificadora o parafuso rosqueado 19 é conectado à primeira roda de engrenagem 17 do arranjo de engrenagem e giratório junto com a primeira roda de engrenagem 17 e a unidade de acionamento 12 é conectada à segunda roda de engrenagem 18, que é conectada à primeira roda de engrenagem 17. A razão de engrenagem entre a primeira e a segunda roda de engrenagem 17, 18 está entre 2:1 e 10:1, de preferência 3:1. Como é entendido por um técnico no assunto o arranjo de engrenagem pode compreender duas, três ou mais engrenagens dependendo das circunstâncias. Uma vantagem com a conexão da unidade de acionamento 12 utilizando um arranjo de engrenagem é que a força de liberação pode ser adaptada à força de propensão da mola por escolher uma razão de engrenagem adequada.
[00027] A ferramenta de perfuração tem também uma unidade de controle na forma de um microcontrolador 20 disposto no interior do corpo de ferramenta 2. O microcontrolador é configurado para controlar o membro de motor para mover o membro deslizador 5 e a unidade de acionamento 12 para liberar ativamente o dispositivo de fixação no formato de cunha 14. O microcontrolador 20 também pode ser configurado para comunicar um dispositivo externo, como um laptop ou um smart phone para receber valores definidos de diâmetros de perfuração a serem obtidos por rotação do corpo de ferramenta 2 e controlar o membro de motor para mover o membro deslizador 5 para posições correspondendo ao mesmo. O microcontrolador 20 é configurado para comunicar com tal dispositivo externo por qualquer tipo de meio de comunicação sem fio, de preferência meio de comunicação de baixa energia. Uma bateria elétrica 22 também é disposta no interior do corpo de ferramenta 2 e conectada para fornecer energia elétrica à função do microcontrolador 20, o membro de motor para o membro deslizador 5 e a unidade de acionamento 12 para o membro de fixação no formato de cunha 14.
[00028] Voltando agora para a figura 4, algumas propriedades do membro de fixação no formato de cunha 14 serão descritas. Para garantir uma força de fixação adequada, os inventores descobriram que o ângulo de cunha a do membro de fixação no formato de cunha 14 está entre 2 e 10 graus é adequado, de preferência entre 5 e 6 graus. Além disso, a aspereza de superfície, Rz, do lado do membro de fixação no formato de cunha 14 que está em contato com o membro deslizador 5 está entre 5 e 20 µm, de preferência entre 10 e 12 µm.
[00029] Embora a descrição acima contenha uma pluralidade de especificidades, essas não devem ser interpretadas como limitando o escopo do conceito descrito na presente invenção, porém meramente como fornecendo ilustrações de algumas modalidades exemplificadoras do conceito descrito. Será reconhecido que o escopo do conceito atualmente descrito abrange totalmente outras modalidades que podem se tornar óbvias para os técnicos no assunto e que o escopo do conceito atualmente descrito não deve ser, por conseguinte limitado. Referência a um elemento no singular não pretende significar “um e apenas um” a menos que explicitamente assim mencionado, porém ao invés “um ou mais.” Todos os equivalentes estruturais e funcionais aos elementos das modalidades acima descritas que são conhecidos por aqueles com conhecimentos comuns na técnica são expressamente incorporados na presente invenção e pretendem ser abrangidos pela presente.
Além disso, não é necessário que a ferramenta de perfuração trate de todo e cada problema que se busca seja resolvido pelo conceito atualmente descrito, para ser abrangido pelo presente.
Nas figuras exemplificadoras, uma linha interrompida significa em geral que a característica compreendida na linha interrompida é opcional.
Claims (13)
1. Ferramenta de perfuração, compreendendo: - um corpo de ferramenta (2) incluindo uma extremidade frontal (3) e uma extremidade posterior (4), entre as quais um eixo de rotação central (C) estende em torno do qual o corpo de ferramenta (2) é giratório em uma direção de rotação (R), - um membro deslizador (5) conectado a um assento de inserção de corte (9), cujo membro deslizador (5) é disposto de modo móvel no interior do corpo de ferramenta (2) ao longo de um percurso (P) que se estende transversalmente ao eixo de rotação (C) para ajustar a distância do assento de inserção de corte (9) em relação ao eixo de rotação (C), caracterizado pelo fato de que um membro de fixação no formato de cunha (14) conectado a uma unidade de acionamento (12) é disposto no interior do corpo de ferramenta (2) e em contato com o membro deslizador (5) para fixar o membro deslizador (5) em uma posição travada, em cuja posição travada, - o membro de fixação no formato de cunha (14) é carregado previamente para travar passivamente o membro deslizador (5) e A unidade de acionamento (12) é controlável de modo que o membro de fixação no formato de cunha (14) é ativamente liberável ao ajustar a distância do assento de inserção de corte (9) em relação ao eixo de rotação (C).
2. Ferramenta de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, em que o membro de fixação no formato de cunha (14) é disposto ao longo de um eixo de extensão (E)
se estendendo substancialmente em paralelo ao eixo de rotação central (C) e móvel ao longo do eixo de extensão (E).
3. Ferramenta de perfuração, de acordo com a reivindicação 1, em que o membro de fixação no formato de cunha (14) é disposto ao longo de um eixo de extensão (E) se estendendo substancialmente em paralelo ao percurso de extensão transversal (P) do membro deslizador e móvel ao longo do eixo de extensão (E).
4. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que o membro de fixação no formato de cunha (14) é carregado previamente por meio de uma mola de propensão (16) para a posição travada.
5. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o membro de fixação no formato de cunha (14) é dotado de uma porção de recesso rosqueada em uma cavidade (15) do membro de fixação no formato de cunha (14), cuja cavidade (15)está se estendendo ao longo do eixo de extensão (E) e na qual um parafuso rosqueado (19) é recebido, cujo parafuso rosqueado (19), quando girado em uma primeira direção, faz com que a mola de propensão (16) comprima por mover o membro de fixação no formato de cunha (14) contra a força de propensão da mola de propensão (16) para liberar a posição travada do membro de fixação no formato de cunha (14) e cujo parafuso rosqueado (19), quando girado em uma segunda direção, força o membro de fixação no formato de cunha (14) para engate de fixação com o membro deslizador (5).
6. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a unidade de acionamento (12) é conectada ao membro de fixação no formato de cunha (14) através de um arranjo de engrenagem (17,18).
7. Ferramenta de perfuração, de acordo com as reivindicações 5 e 6, em que o parafuso rosqueado (19) é conectado a uma primeira roda de engrenagem (17) do arranjo de engrenagem e giratório junto com a primeira roda e engrenagem (17).
8. Ferramenta de perfuração, de acordo com a reivindicação 7, em que a unidade de acionamento (12) é conectada a uma segunda roda de engrenagem (18), que é conectada à primeira roda de engrenagem (17).
9. Ferramenta de perfuração, de acordo com a reivindicação 8, em que a razão de engrenagem entre a primeira e segunda roda de engrenagem (17; 18) está entre 2:1 e 10:1, de preferência 3:1.
10. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o ângulo de cunha a do membro de fixação no formato de cunha (14) está entre 2 e 10 graus, de preferência entre 5 e 6 graus.
11. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a aspereza de superfície, Rz, do lado do membro de fixação no formato de cunha (14) que está em contato com o membro deslizador (5) está entre 5 e 20 µm, de preferência entre 10 e 12 µm.
12. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a unidade de acionamento (12) é um motor elétrico.
13. Ferramenta de perfuração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, compreendendo ainda um microcontrolador (20) configurado para controlar a unidade de acionamento (12).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP18214626.6 | 2018-12-20 | ||
EP18214626.6A EP3670044A1 (en) | 2018-12-20 | 2018-12-20 | A boring tool |
PCT/EP2019/086287 WO2020127717A1 (en) | 2018-12-20 | 2019-12-19 | A boring tool |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112021011098A2 true BR112021011098A2 (pt) | 2021-08-31 |
Family
ID=64755167
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112021011098-4A BR112021011098A2 (pt) | 2018-12-20 | 2019-12-19 | Ferramenta de perfuração |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US11872637B2 (pt) |
EP (2) | EP3670044A1 (pt) |
JP (1) | JP7493510B2 (pt) |
CN (1) | CN113195136B (pt) |
BR (1) | BR112021011098A2 (pt) |
WO (1) | WO2020127717A1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP2022533859A (ja) | 2019-05-29 | 2022-07-26 | ビッグ カイザー プレツィヅィオンスヴェルクツォイク アーゲー | 変位可能な刃具キャリアを締め付けるための機構を備えたボーリングヘッド |
CN116765448B (zh) * | 2023-08-25 | 2023-10-27 | 烟台智远机械有限公司 | 一种齿轮加工镗削设备 |
Family Cites Families (23)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2669890A (en) * | 1953-06-19 | 1954-02-23 | Portage Machine Co | Boring bar |
US2990730A (en) * | 1957-04-24 | 1961-07-04 | Normacem Sa | Self-adjusting device for finishing tools |
US2998736A (en) * | 1960-11-04 | 1961-09-05 | Valeron Corp | Tool mounting for boring bar |
GB1081251A (en) * | 1965-11-08 | 1967-08-31 | Frank Sirola | Boring tool |
FR2033145A5 (pt) * | 1969-03-04 | 1970-11-27 | Olivetti & Co Spa | |
US3744352A (en) * | 1971-03-23 | 1973-07-10 | J Scholl | Boring and facing apparatus |
US4003670A (en) * | 1975-10-24 | 1977-01-18 | Ewing H Richard | Block boring tool |
US4318647A (en) * | 1980-04-07 | 1982-03-09 | General Electric Company | Adjustable insert seat and wedge assembly for an indexable boring cutter |
JPS614605A (ja) * | 1984-06-14 | 1986-01-10 | Mitsubishi Heavy Ind Ltd | アジヤスタブルボ−リングヘツド |
US4761103A (en) * | 1987-04-30 | 1988-08-02 | Dragisa Krstovic | Micro-adjustable boring head |
CH691435A5 (de) * | 1996-05-02 | 2001-07-31 | Kaiser Heinz Ag | Ausdrehkopf. |
FI117593B (fi) * | 2002-06-28 | 2006-12-15 | Mandrel Oy | Järjestely lastuavaan työstöön |
DE602008004087D1 (de) * | 2008-02-26 | 2011-02-03 | Comau Spa | Bearbeitungseinheit mit einer Regelungsvorrichtung zum Einstellen des Werkzeuges und eine drahtlose Steuerung für die Regelungsvorrichtung |
JP5342350B2 (ja) * | 2009-07-08 | 2013-11-13 | コマツNtc株式会社 | U軸ホルダユニット |
DE102009051843A1 (de) * | 2009-10-29 | 2011-05-05 | Wohlhaupter Gmbh | Feindrehwerkzeug |
JP2011104700A (ja) * | 2009-11-16 | 2011-06-02 | Jtekt Corp | ボーリングホルダの工具径調整システム |
JP5377240B2 (ja) * | 2009-11-16 | 2013-12-25 | 株式会社ジェイテクト | 工作機械の工具径調整方法および工作機械 |
JP5594210B2 (ja) * | 2011-03-29 | 2014-09-24 | 三菱マテリアル株式会社 | ヘッド交換式切削工具の製造方法、および該製造方法に用いられる連結部材 |
EP2792438B1 (en) * | 2011-12-15 | 2018-04-04 | Tungaloy Corporation | Clamp mechanism, cutting insert and clamp member |
DE102015114456A1 (de) | 2015-08-31 | 2017-03-02 | Kennametal Inc. | Einstellsystem und Werkzeug |
EP3135410B1 (en) * | 2015-08-31 | 2022-02-02 | Sandvik Intellectual Property AB | Metal cutting tool with coolant supply |
EP3192601B1 (en) * | 2016-01-18 | 2023-05-17 | Sandvik Intellectual Property AB | Boring bar actuatable by a centrifugal force |
EP3222375B1 (en) | 2016-03-24 | 2021-08-18 | Sandvik Intellectual Property AB | A boring tool |
-
2018
- 2018-12-20 EP EP18214626.6A patent/EP3670044A1/en not_active Withdrawn
-
2019
- 2019-12-19 EP EP19821123.7A patent/EP3898046B1/en active Active
- 2019-12-19 JP JP2021535622A patent/JP7493510B2/ja active Active
- 2019-12-19 BR BR112021011098-4A patent/BR112021011098A2/pt unknown
- 2019-12-19 CN CN201980084377.0A patent/CN113195136B/zh active Active
- 2019-12-19 US US17/415,937 patent/US11872637B2/en active Active
- 2019-12-19 WO PCT/EP2019/086287 patent/WO2020127717A1/en unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP3670044A1 (en) | 2020-06-24 |
US20220072626A1 (en) | 2022-03-10 |
US11872637B2 (en) | 2024-01-16 |
EP3898046C0 (en) | 2024-03-27 |
JP7493510B2 (ja) | 2024-05-31 |
JP2022515145A (ja) | 2022-02-17 |
EP3898046A1 (en) | 2021-10-27 |
EP3898046B1 (en) | 2024-03-27 |
CN113195136B (zh) | 2023-12-05 |
WO2020127717A1 (en) | 2020-06-25 |
CN113195136A (zh) | 2021-07-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112021011098A2 (pt) | Ferramenta de perfuração | |
KR102284552B1 (ko) | 클램핑 디바이스 | |
US8534677B2 (en) | Work-holding chuck with quick-release jaws | |
ES2916777T3 (es) | Soporte portaherramientas para máquina herramienta | |
BR102015025103A2 (pt) | mecanismo para ajuste fino, intensificado e bidirecional de cartuchos de pastilhas de corte em ferramentas de usinagem | |
CA2290178A1 (en) | Saw blade and mounting device for the same | |
KR20150073118A (ko) | 척 | |
US20150273591A1 (en) | Boring tool | |
JP2012525989A (ja) | クイックリリース式顎部材並びに一体型軸受チャック | |
US9138811B2 (en) | Method and apparatus for lathe tool alignment | |
CN104227094A (zh) | 钻孔设备 | |
JP5411686B2 (ja) | 加工工具ホルダ | |
ES2830025T3 (es) | Dispositivo de ajuste de casquillo guía | |
US10449608B2 (en) | Toolholder assembly with lock rod | |
EP3071354B1 (en) | Draw-type to stationary-type collet adapter | |
JP5368965B2 (ja) | バルブシート加工工具 | |
WO2015079841A1 (ja) | ロータリジョイント | |
BR112020000014A2 (pt) | dispositivo de troca de ferramenta, máquina-ferramenta com tal dispositivo de troca de ferramenta e respectivo método | |
CN220679412U (zh) | 一种加工中心用卡盘夹具 | |
KR101458829B1 (ko) | 내외경 및 직선용 복합면취기 | |
CN204976136U (zh) | 一种在车床上车削不同轴向位置的纵截面圆弧的装置 | |
CN209954281U (zh) | 用于机床的夹具及机床 | |
JP2003181706A (ja) | 切削工具装置 | |
JPH11156610A (ja) | 工具ホルダ着脱治具 | |
JP2003191112A (ja) | 二面拘束型工具ホルダ |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06W | Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette] |